A Paragem do 18 no Cabeço Verde

Este Blog é muito abrangente e heterogéneo...Destina-se aos políticos,aos cidadãos normais,aos sócios do Benfica,aos apreciadores de jaquinzinhos fritos,aos funcionários públicos,aos adeptos do Sporting,aos que pagam impostos e aos que nem sabem o que isso é,aos ouvintes da Rádio Renascença,aos descontentes com a administração do condomínio,aos internautas que acham que Linux é a Liga Internacionalista para a União dos Xiitas,aos que gastam o tempo de trabalho a ler estas coisas,aos médicos ...

quarta-feira, dezembro 21, 2005

MEU “CAMARADA” e “AMIGO” “INTELIGENTE” ANÓNIMO das 12:47 PM, ASSUMA-SE e TEREMOS UM DEBATE COMO o ZÉ e os BLOGUERES ADORAM … Vá lá …








Para todos os anónimos cobardolas ( há diferença, porque existem muitos anónimos civilizados ) que queriam os comentários sem restrição.

Com os cumprimentos do Zé.










Pela oportunidade e relativa importância que nos despertou o comentário que reproduzimos a seguir, não resistimos à tentação de lhe conceder a honra de ter um Post especial neste Blog. Cá vai:

"Zé; Quantas vezes 70 queres?
É só pedires, que te faremos com muito gosto a vontade.
Não sei é se depois esses tais 150 que assinaram o Vosso papel, metem a cruzinha onde tu queres.
Lembras-te das tuas listas? lembras-te?
Pois então não te esqueças, que até os teus macacos não votavam nas listas em que os incluías.
Não é verdade camarada e amigo?
Estarei a divagar, ou a dizer alguma mentira?
Amigo!... caso não saiba, alzeimmer é uma doença que infelizmente começa a ser comum no mais comum dos homens, resguarde-se, porque a dizer aquilo que diz, esquecendo aquilo que fez, só pode ser considerado como preocupante para a sua saúde.Previna-se, medicamente-se, previna-se, porque começamos a ficar preocupados consigo.
Um amigo. "

"Camarada" e "amigo" "inteligente" das 12:47 PM , " luís pais" e outros cobardolas,

Mais uma vez é agradável constatar que um dos objectivos deste Blog está a ser total e completamente atingido: ser um espaço de diálogo e de debate de ideias, facto que pede meças a muitos Blogs do género que nunca o conseguiram ser.

Ora, este objectivo que foi atingido muito dignifica, envaidece e sensibiliza o Zé do Barreiro que, nas palavras "sábias" do "camarada" e "amigo" "inteligente" das 12:47 PM, que o Zé agradece, sofre da respeitável, séria e preocupante doença de Alzeimer ( entendo que existem assuntos com os quais não se deve sequer brincar ).

É lamentável que estes espertalhões estejam completamente blindados com um seguro e conveniente anonimato. É que se não fosse assim "outro galo cantaria". Poderão ter a certeza.

É que se se identificarem correctamente terei o maior prazer em continuar a dialogar e a debater com eles neste simples e humilde Blog, mas já com toda a gente a assistir à nossa conversa. E olhem que seria uma troca de impressões muito interessante, garanto-vos.

Aliás, pelos dados que me são disponibilizados, tenho quase a certeza que sei quem é o "camarada" e "amigo" "inteligente" das 12:47 PM, o " luís pais" e outros afins.

Bom, vamos então ao que interessa: Será que as v/ 70x70x70x … assinaturas dos militantes que apoiam a v/ candidatura têm todos a cotização regularizada ? É que sem as cotitas estarem todas pagas, não há votitos p´ra ninguém. Não é assim ?

Será que a v/ candidatura aceitaria, de bom grado, as m/ 173 assinaturas, para depois esses militantes – que não votam na nossa própria lista - irem votar no futuro Presidente da CPC/PS/Barreiro que será o Luís Ferreira ? Porreiro, se quiserem vamos nessa.

Para as eleições internas do nosso Partido ainda falta, é certo, muito tempo ( em princípio Março/Abril de 2006 ) mas é bom que estes comentários fiquem escritos para, depois a gente consultar e eventualmente voltar a falar, concordam ?

Já agora, será conveniente respeitar três regras fundamentais quando for a votação:

# Não falsificar assinaturas de militantes aquando da descarga no caderno eleitoral.

# Não acrescentar nomes de Militantes à mão, para certas pessoas que não constam no caderno eleitoral, poderem votar e

# Não colocar boletins de voto na urna, cuja contagem final é superior às assinaturas descarregadas no caderno eleitoral.

É que isso beneficiou, na altura, uma certa lista concorrente e prejudicou fortemente outra lista, tendo esta ficado a um voto de eleger mais um Delegado. Lembram-se ?

Compreenderão que, com situações destas, não há candidato que resista … Mesmo que os seus apoiantes votem noutras candidaturas …

E não era, nesse caso, necessário ter mais votos do que aqueles que a lista prejudicada já tinha obtido para eleger. Só que essas trafulhices influenciaram, evidentemente, o método de Hont …

Obviamente que o Zé do Barreiro, um simples militante de base, tem esse processo completo em seu poder, com TODOS os documentos …

Com as inerentes e democráticas felicitações para a v/ candidatura apresentam-se as Saudações Socialistas do

Zé do Barreiro.


PS: E ... identifiquem-se, o Zé gosta de debates escaldantes ( mas sempre com correcção e respeito pelo adversário, podem ter a certeza ). Por isso não se acanhem. Vá lá … façam-me a vontade … )


domingo, dezembro 18, 2005

ENQUANTO ESPERAMOS PELO DIA “D”, CÁ VÃO DUAS NOTÍCIAS ACTUAIS TAMBÉM COM INTERESSE ( Penso eu … ) - Notas Breves VIII

I - ASSEMBLEIA MUNICIPAL DO DIA 15 DE DEZEMBRO


O Presidente da Câmara voltou a afirmar que a situação financeira da autarquia é muito difícil. Mas não contou tudo … Irá, porventura, algum dia, divulgar a verdadeira situação aos Barreirenses ? Cá estaremos para ver.

Foram confirmadas preocupações antigas tais como:

a) POLIS – Continua c/ um problema técnico-jurídico, ao qual o antigo Presidente – Engº Emídio Xavier – desvaloriza, afirmando que “ não há nem haverá nenhum problema com o Tribunal de Contas relativamente aos trabalhos a mais que ultrapassem os limites legais”. Vamos a ver no que isto vai dar …

b) Valor actual do saldo Operacional - Cerca de 4 800.000 Euros positivos ( 950 000 contos na moeda antiga).

Considerando o valor líquido da dívida - deficit superior a 5 000 000 Euros ( ultrapassa um milhão de contos na moeda antiga ), porque carga de água não se liquidou parte significativa das dívidas em tempo útil ? Pergunta o Zé do Barreiro – “ o ingénuo”.

E, natural e alegremente, os nossos deputados municipais continuam a ter intervenções como esta: “existem outras autarquias que devem aos fornecedores durante cinco ou seis meses”. Como se os Barreirenses tenham alguma coisa a ver com aquilo que se passa nas casas dos outros.

Enfim, sequelas da derrota de 09 de Outubro …


II - APRESENTAÇÃO DA CANDIDATURA DO AMILCAR ROMANO à CPC/PS/Barreiro NO DIA 16 DE DEZEMBRO

Analisando, em diagonal, o documento de orientação política apresentado e discutido na reunião, oferece-nos opinar, para já, o seguinte:

Oh camarada AR, não estamos em época de eleições autárquicas, isso só acontecerá lá para 2009. E as de 09 de Outubro já foram. Nessas, o PS perdeu - as, lembra-se ?

É que, pelos Gabinetes que propõe criar parece-me que pretende candidatar-se à Presidência da Câmara ...

O que deveria apresentar no seu documento, entre outras soluções, é como se irá resolver os problemas das nossas Sedes – uma com ordem de despejo do senhorio e outra a braços com rendas para pagar, todos os meses, de valor considerável - isso não vi lá escrito.

Qual a solução para que os autarcas eleitos pelo PS/Barreiro sejam sensibilizados a contribuir financeiramente para ajudar a pagar os elevados encargos das suas Sedes e outros encargos.

Estes problemas, sim, é que são da responsabilidade e competência de um Presidente da CPC/PS/Barreiro e de uma CPC e esses assuntos nós não vimos plasmados no documento que apresentou.


Mesmo assim, desejos sinceros de um boa campanha eleitoral interna.

Zé.

segunda-feira, dezembro 12, 2005

ATENÇÃO ÀS “MOSCAS”, CAMARADA E AMIGO LUIS FERREIRA … - Notas Breves VII


Estamos perfeitamente conscientes que, para se escreverem certas coisas VERDADEIRAS acerca do actual PS/Barreiro, embora não se ofenda ninguém – que é a regra de ouro deste Blog - são necessárias, pelo menos três premissas fundamentais:

# Nunca ter pedido ou obtido favores, cunhas, tachos e outros afins, ao Presidente e aos vereadores do PS que estiveram na Câmara e/ou àqueles que tem alguma responsabilidade no PS a nível Nacional, membros do actual Governo incluídos.

# Não ter os chamados e muito utilizados " Rabos de palha" e

# Pretender caminhar SEMPRE de espinha direita, com a dignidade própria de quem é honesto, sério e que tem princípios.

Ora, desculparão a imodéstia e alguma vaidade, mas é o caso deste vosso amigo Zé do Barreiro.

Vem isto a propósito da reunião do PS realizada no dia 05 de Dezembro no auditório da Junta de Freguesia da Verderena, à qual não assistimos, simplesmente porque não fomos convidados. E aqui está um bom exemplo de boa educação e de princípios: " A casamentos e a baptizados não ides sem serdes convidados". O Zé não foi convidado, logo, não foi à reunião. Elementar.

Mas não é, que cá o Zé tem vários "passarinhos" que lhe contaram algumas coisas passadas nessa reunião e até sabe de algumas pessoas que a ela assistiram …

Transcrevem-se, com o devido cuidado e cautela - respeitando as fontes - apenas duas frases de comentários que recebemos por e-mail:

" … se for verdade, eu também tenho que ver, se for verdade eu vou apoiar o Xavier, com todos os defeitos é o mal menor."

" … Volta Xavier … estás perdoado."

Dou a minha palavra de honra que tenho os e-mails em meu poder e que os mostrarei ao Luís Ferreira – e só a ele – se estiver interessado ( o nosso e-mail está no Profile do Blog para o eventual contacto ).

O Luís Ferreira é uma pessoa jovem, com muito valor, que jamais poderá ser desperdiçado ou "queimado" no mandato da CPC/PS/Barreiro de 2008/2009, por certos "apoios" que pretendem que ele se candidate no mandato de 2006/2007.

Fizemo-nos entender ? Não é muito complicado de se perceber o " esquema".

Vou ser mais claro: EU QUERO O LUIS FERREIRA PRESIDENTE DA CPC/PS/Barreiro NO MANDATO DE 2008/2009. Perceberam agora ?

É que nessa reunião, estiveram presentes pessoas como AR; JLF; SC; FM; CD, entre outros, cujo objectivo é a colagem ao Luís. Nós não queremos fazer parte dessas "caldeiradas" …

Somos, até, de opinião que todas e todos aqueles que estiveram com o Emídio Xavier durante os últimos quatro anos deveriam, COERENTEMENTE formar a sua própria lista e irem a votos. Além de ser salutar e mostrar a vitalidade do nosso Partido, veríamos claramente as preferências concretas dos Militantes do PS do Barreiro. Veríamos quem estaria com quem, aplicando a democracia interna do P.S.. Assim é que deveria ser.

Camarada e Amigo Luís Ferreira, obviamente ainda não vi escrito em lugar nenhum, até ao momento, que pretenda apresentar a sua candidatura à Presidência da CPC/PS/Barreiro, é um facto, embora, pessoalmente, eu entenda que se deveria candidatar, o que teria em mim um dos seus mais acérrimos apoiantes.

Agora, tenha muito cuidado com as " moscas " que se perfilam e que certamente irão querer esvoaçar e colar-se à sua Candidatura e principalmente "pousar" ( em sentido figurado, obviamente ) em si.

É um conselho amigo do Zé do Barreiro.


quarta-feira, dezembro 07, 2005

OH SENHORES DEPUTADOS MUNICIPAIS, ENTÃO É ASSIM QUE SE ATACAM AS REALIDADES CLARINHAS COMO ÁGUA ??? … - Notas Breves VI

Transcreve-se, para um melhor enquadramento, parte do texto do Post anterior:

a) Dívida actual da C.M.B., incluindo compromissos já assumidos MAS QUE AINDA NÃO FORAM FACTURADOS: Cerca de 13 Milhões de euros.

b) Existente em tesouraria em 31/10/2005 mais as verbas a receber de candidaturas apresentadas pela C.M.B. ( embora não se saiba quando se irão receber essas verbas ): Cerca de 8 Milhões de euros.

c) VALOR LÍQUIDO DA DÍVIDA: Ultrapassa os 5 Milhões de euros – mais de um milhão de contos na moeda antiga.

d) No POLIS, as verbas já gastas ultrapassaram o valor do planeado para a adjudicação.

e) A capacidade de endividamento da Câmara está esgotada, porque o empréstimo que o anterior executivo pediu aos Bancos – 10 Milhões de euros - e a recente redução do limite máximo dessa capacidade já excedeu o previsto. Ou seja, O ACTUAL EXECUTIVO NÃO PODE PEDIR MAIS FINANCIAMENTO À BANCA.

f) Apresentam-se três exemplos flagrantes onde se manifesta parte do valor da actual dívida:

· Dívidas à EDP: 476 000 €
· Dividas à SIMARSUL: 750 000 €
· Dívidas à ADSE: 1 088 000 €

Ora, perante esta situação real e gravemente preocupante, o que disseram ALGUNS deputados municipais ?

· “ Que se trata de uma “ fotografia” e de um “panfleto” da CDU “ … Sem comentários.

· “ Que não é uma análise politicamente séria “ … Então é uma análise quê ?

· “ Que bom teria sido se o PS, em 2001, tivesse herdado a situação financeira que deixou agora à CDU “ …

Será que este deputado municipal sabe que, no mandato que terminou em 2001, a CDU deixou, salvo erro, UM MILHÃO DE CONTOS EM CAIXA ?

Isto, no nosso entendimento, não abona nem beneficia o PS perante os Barreirenses e não será deste modo que se combatem os argumentos da CDU.. Existem outros factos e outros métodos mais inteligentes. Digo eu …

· “ Que o Presidente da autarquia proceda imediatamente à requisição da auditoria, mas desde 2001 “ …

Como se essa responsabilidade ( auditoria às contas do mandato 1997 – 2001 ) não fosse do executivo do PS. Não o fizeram nessa altura o que revela incompetência, desleixo e falta de visão política. É esta a realidade, sem paninhos quentes, nua e crua.

· “ Que a situação financeira actual não é dramática como a CDU quer fazer crer aos Barreirenses “ …

Oh senhor deputado municipal, então a Câmara, com a capacidade de endividamento esgotada e com uma dívida herdada desta dimensão, então não é uma situação dramática para todos os Barreirenses? Com franqueza Senhor Engº !!!

· “ Nenhum executivo fez tanta amortização de divida como o executivo do PS” …

Com toda a ingenuidade possível e imaginária pergunta humildemente o vosso amigo Zé do Barreiro: Em que planeta está, senhor deputado municipal ?

E, meus amigos, embora possa parecer a pessoas mais distraídas, não estou nem nunca estarei a defender o executivo da CDU. Eles não precisam que os defendam. É sintomático.

É por estas e por outras que certos (as) deputados (as) municipais me metem pena. Mas metem mesmo.

Meus Senhores, dia 16 de Dezembro continuaremos.

Recomendamos a atenção dos Barreirenses para a intervenção do Sr. Carlos Humberto na qualidade de Presidente da Câmara do Barreiro, na Assembleia Municipal no dia 15 de Dezembro na Biblioteca Municipal …

Até lá, teremos, como prometido, um Post sobre a reunião do PS realizada no dia 05 de Dezembro, com os comentários do “crítico em política local ”, este vosso inconveniente e impertinente Amigo,


Zé do Barreiro. ( hoje muito bem disposto porque tem cá um palpite que o seu Benfica vai ganhar ao Manchester United. Veremos … )




sábado, dezembro 03, 2005

A TENTAÇÃO DOENTIA DE SE DEFENDER O INDEFENSÁVEL - Parte III


( Continuação e Conclusão )

a) Dívida actual da C.M.B., incluindo compromissos já assumidos MAS QUE AINDA NÃO FORAM FACTURADOS: Cerca de 13 Milhões de euros.

b) Existente em tesouraria em 31/10/2005 mais as verbas a receber de candidaturas apresentadas pela C.M.B. ( embora não se saiba quando se irão receber essas verbas ): Cerca de 8 Milhões de euros.

c) VALOR LÍQUIDO DA DÍVIDA: Ultrapassa os 5 Milhões de euros – mais de um milhão de contos na moeda antiga.

d) No POLIS, as verbas já gastas ultrapassaram o valor do planeado para a adjudicação.

e) A capacidade de endividamento da Câmara está esgotada, porque o empréstimo que o anterior executivo pediu aos Bancos – 10 Milhões de euros - e a recente redução do limite máximo dessa capacidade já excedeu o previsto. Ou seja, O ACTUAL EXECUTIVO NÃO PODE PEDIR MAIS FINANCIAMENTO À BANCA.

f) Apresentam-se três exemplos flagrantes onde se manifesta parte do valor da actual dívida:

Dívidas à EDP: 476 000 €
Dividas à SIMARSUL: 750 000 €
Dívidas à ADSE: 1 088 000 €

Nunca foi, nem nunca será nossa intenção pedir a demissão de quem quer que seja, de que Órgão pertença e seja qual for a função que desempenhe ou de "obrigar" o actual Executivo da C.M.B. a solicitar uma auditoria externa às contas da Câmara . Não.

Não é propriamente, penso, as competências de um simples Cidadão. Isso é lá com eles.

Agora já será um direito e um dever de qualquer Cidadão, concretamente do Barreiro, questionar como é que seria que o Partido Socialista, perante o actual panorama financeiro da nossa Autarquia e se tivesse ganho as eleições, iria gerir o destino dos Barreirenses, com, poderemos imaginar, os credores a baterem à porta da Câmara todos os dias.

Com alguma varinha mágica ? Ou com outro tipo de solução ?

Como também, claramente nos deverá preocupar, como será que o actual executivo da CDU irá desembrulhar este "rebuçado".

Estaremos muito atentos quando forem apresentadas as Grandes Opções do Plano e Orçamento para 2006 e as justificações que o Sr. Carlos Humberto, como Presidente da Câmara, irá apresentar.

Em síntese:

1. Acreditamos que todos os vereadores do anterior e do actual executivo da C.M.B. foram/são pessoas sérias e honestas. Indiscutível.

2. Pensamos ter detectado, com factos concretos, a existência de incompetência, desleixo, falta de tacto e falta de visão estratégico-política relativamente a alguém do anterior executivo da Câmara Municipal do Barreiro - não acreditamos que tenham sido todos os cinco elementos - que é claramente o responsável pela grave situação financeira existente na nossa autarquia.

3. Resta-nos esperar, com paciência e com expectativa, que o actual executivo, para além de serem pessoas sérias e honestas, não sejam autarcas incompetentes, desleixados, com falta de tacto e com falta de visão estratégica e política.


Somente o tempo o dirá.

E cá estará o Zé, se permanecer vivo, para lhes dar na cabeça …


PS: Não percam, no próximo post, em Notas Breves, as afirmações de certos deputados municipais na ultima A.M. em relação à discussão da dívida e os comentários do Zé do Barreiro sobre essas sapientes e ilustradas afirmações …



 

Estadisticas Gratis free hit counter
free hit counter

Get Your Sign

free counter