A Paragem do 18 no Cabeço Verde

Este Blog é muito abrangente e heterogéneo...Destina-se aos políticos,aos cidadãos normais,aos sócios do Benfica,aos apreciadores de jaquinzinhos fritos,aos funcionários públicos,aos adeptos do Sporting,aos que pagam impostos e aos que nem sabem o que isso é,aos ouvintes da Rádio Renascença,aos descontentes com a administração do condomínio,aos internautas que acham que Linux é a Liga Internacionalista para a União dos Xiitas,aos que gastam o tempo de trabalho a ler estas coisas,aos médicos ...

sexta-feira, abril 28, 2006

COMO GOSTARIA DE, EM CERTAS SITUAÇÕES, NUNCA TER RAZÃO …


Meus caros Amigos e Camaradas do PS, digo-vos com toda a honestidade que em determinadas situações gostaria de NUNCA ter razão.

Mas por outro lado, fico satisfeito porque, penso, que estou numa altura muito favorável para jogar no Euromilhões ou no Totoloto. Vamos a ver se não me esqueço de jogar esta semana …

Mas que conversa é essa oh Zé? Mas a que propósito vens tu com uma "cantilena" destas em vésperas de fim de semana alargado ? Perguntarão vocês.

Bom, lá terei de descodificar a "cantilena". Cá vai.

1. No passado dia 22 de Abril no Blog do meu jovem Camarada André Pinotes Batista, escrevi o seguinte comentário:

«« André Batista,
Apenas duas "pinceladas":
1. De facto a verdadeira renovação do actual PS/Barreiro - e em relação ao Secretariado da CPC - fos-te apenas tu e o Presidente.Esta é uma verdade indesmentível. Na minha modesta opinião, são duas pessoas com muito valor intelectual e político. Só por isso valeu a pena realizarem-se as eleições para a CPC.
2. Se quiseres observar, para o futuro, um conselho cá do "velhote", põe- te a pau com, pelo menos, três elementos do Secretariado, os quais quando as coisas começam a "aquecer" costumam abandonar "a tripulação".Quem são ? Perguntarás. Com o tempo irás descobrir por ti próprio. Fará parte da aprendizagem da tua caminhada pela vida ... Muitas felicidades no teu trabalho no Secretariado da CPC do SEMPRE meu e GRANDE Partido Socialista. Zé. »»

O comentário ainda lá está.

2. No mesmo dia, neste Blog, A Paragem do 18, respondia a um comentário do Camarada " Onésimo da Silveira", como se transcreve:

«« Bom, " Onésimo da Silveira", três respostas telegráficas:

1. Quando refiro que o Amílcar obteve um resultado que ninguém, nem os mais cépticos esperava, pretendia referir-me ao que certo estratega desactualizado e sem visão política me disse várias vezes - como se o Zé fosse completamente parvo e acreditasse em histórias de soldadinhos de chumbo - que o Amílcar iria ser cilindrado, iria levar uma abada como nunca visto e outras frases que tais. Só isso.

A verdade verdadinha é que esse estratega ainda não acertou uma , UMA SÓ QUE SEJA e durante alguns anos já emitiu várias previsões …

Vamos ver, agora no Secretariado da CPC, se continua a fazer as suas "complicadas" dissertações políticas furadas , AH,AH.AH. »»

Este comentário também está no Blog.

3. Há uma hora atrás recebo a informação de que um Militante do PS se demitiu do Secretariado da CPC e segundo consegui perceber, também se teria demitido da própria CPC, mas aqui tenho mesmo que confirmar.

Meus Amigos, passou apenas um mês - 25 de Março - desde as eleições para a CPC do PS/Barreiro e 10 dias - 18 de Abril - desde a eleição do Secretariado da CPC. É OBRA !!!

Completando a informação, na hora, e especialmente dirigida aos meus caríssimos Camaradas André Batista e " Onésimo da Silveira".

Para o André: Um dos três já abandonou a "a tripulação". Faltam os outros dois.
Querias saber quem são, não querias, meu malandro ? Terás de esperar, penso eu ( já não digo nada ), mais algum tempo.

Para o " Onésimo da Silveira": Naturalmente logo na primeira reunião do Secretariado da CPC, a pessoa em causa começou a fazer as suas "complicadas" dissertações políticas furadas e teve de ser "corrido" sem apelo nem agravo.

OBVIAMENTE QUE SE TRATA DO FAMIGERADO ESTRATEGA DESACTUALIZADO E SEM VISÃO POLÍTICA QUE HÁ MESES VENHO REFERINDO.

A minha legítima dúvida é o que pensa de tudo isto o Presidente da CPC, Camarada Luís Ferreira.

Talvez a gente converse no Congresso da Federação, na Caparica. E se ele manifestar, publicamente, o apoio a determinado (a) candidato (a) à Presidência da Federação – será difícil de adivinhar ? - garanto-vos que lhe darei um abraço que lhe fará faltar o ar. Ai darei, darei.
Sem ressentimentos … Para que conste.

Como eu gostaria de, em certas situações, nunca ter razão …

Bom fim de semana prolongado para todos. Viajem. Descontraiam ( eu irei fazer o mesmo ).

Zé do Barreiro.

domingo, abril 23, 2006

VITOR RAMALHO – UM GENERAL ( EVENTUALMENTE ) SEM TROPAS.

Vítor Ramalho, eleito novo Presidente da Federação do PS/Setúbal, poderá vir a ser, muito provavelmente, um general sem tropas.

Mas lá que há responsáveis por essa caricata situação, há. E terão de se assumir claramente no Congresso. Ah pois terão.

Contabilizados os votos e o nº de Delegados das duas candidaturas - EMBORA AINDA FALTE CONHECER OS RESULTADOS DE IMPUGNAÇÕES E RECURSOS PARA A C.O.C. E PARA A COMISSÃO FEDERATIVA DE JURISDIÇÃO - parecem existir duas conclusões inequívocas:

1. O Camarada Vítor Ramalho venceu as eleições para a Presidência da Federação. Será o legitimo Presidente eleito dos Socialistas do Distrito de Setúbal.

2. A candidatura da Camarada Maria Amélia Antunes lidera, até ao momento, o nº de Delegados eleitos ao Congresso.

São as consequências da Democracia e da Liberdade existentes no interior do Partido Socialista. Foi assim que os Militantes quiseram.

Mas também são as consequências da aplicação do, por vezes controverso mas até agora insubstituível, MÉTODO DE HONDT, que às vezes prega destas partidas que ninguém está à espera …

As consequências imediatas destes resultados são a quase certa maioria de elementos afectos à Candidatura da Amélia Antunes em TODOS OS ÓRGÃOS SUJEITOS A SUFRÁGIO NO CONGRESSO DA FEDERAÇÃO.

Na Comissão Política da Federação, na Comissão Federativa de Jurisdição e na Comissão Económica e Financeira da Federação.

Será um berbicacho dos diabos para o Camarada Vítor Ramalho, lá isso será.

Mas, meus amigos, existem responsáveis para esta situação.

São os dois Secretários de Estado residentes no Distrito e pelo menos metade do actual Secretariado da Amélia Antunes na Federação, que pura e simplesmente a abandonaram POR RAZÕES QUE TERÃO DE SER MUITO BEM EXPLICADINHAS NO CONGRESSO e que promoveram – e empurraram - o Vítor Ramalho a candidatar-se contra a Maria Amélia.

Claro que se um deles se candidatasse seria completamente cilindrado pela única Mulher Presidente de uma Federação do PS …

São, claramente, dois Secretários de Estado sem nenhuma coragem política no interior do seu próprio Partido. Essa é que é essa …

Pois é, aqueles Camaradas terão de se justificar no Congresso, perante todos os Delegados eleitos que representam os Militantes de todo o Distrito de Setúbal.

E … com toda a modéstia, este vosso Amigo Zé vai lá estar e irá, também, intervir na Reunião Magna dos Socialistas do Distrito de Setúbal.

E será um gozo indescritível contribuir para que a Amélia ganhe , no Congresso, os três Órgãos da Federação.

Saudações,

Zé do Barreiro.

quinta-feira, abril 20, 2006

RADIOGRAFIA ( INCOMPLETA ) DO ESTADO DO ACTUAL PS/BARREIRO e … DA C.O.C. DA FEDERAÇÃO PS/SETÚBAL - Parte IV


Três Notas Prévias:

1. O meu Camarada Vitor Ramalho merece a mais elevada consideração e respeito da minha parte e não lhe podem ser atribuídas quaisquer responsabilidades naquilo que iremos aqui relatar.

2. O Jornalista Sousa Pereira, quiçá as nossas muitas divergências e por vezes, no nosso entendimento, " pisar o risco " no que respeita á emissão de certas opiniões sobre certos assuntos, cumpriu escrupulosamente a sua missão/dever profissional sobre a situação que iremos aqui apresentar, há que referi-lo.

3. Até este momento, nada temos a manifestar contra ao Camarada Luís Ferreira, Presidente da CPC/PS/Barreiro. Continuamos a ter a mesma consideração e opinião – positivas - que tínhamos há cinco meses atrás e ainda queremos acrescentar que apreciamos a sua coerência e honestidade políticas quanto ao distanciamento e isenção que pretende manter em relação aos dois candidatos à Presidência da Federação do PS/Setúbal.

Vem isto a propósito da "nota de imprensa" enviada pela tendência "Pintassilguista"/Monos/Outros – candidatos a delegados pela Lista B - apoiantes da Candidatura do Camarada Vitor Ramalho á Presidência da Federação, enviada para a redacção do " ROSTOS", onde referia, entre outras informações, que o Luís Ferreira teria manifestado, publicamente, o apoio ao Camarada Vitor Ramalho.

Transcreve-se a parte que estamos a tratar:

«"Luís Ferreira, o recém eleito Presidente da Comissão Política do PS Barreiro, bem como Sofia Cabral e Rui Carvalho, os dois cabeças de lista da candidatura nas secções do Barreiro e do Lavradio, foram alguns dos dirigentes socialistas que demonstraram publicamente o apoio à candidatura do antigo secretário de estado da Indústria" – refere a nota de imprensa enviada para a nossa redacção."»

O Jornalista Sousa Pereira não fez mais que o seu dever em publicar a informação que recebeu, não tendo alterado rigorosamente nada da sua redacção. A "nota de imprensa" foi redigida pela candidatura, existiu, foi enviada para o Jornal e foi publicada. Tudo correcto.

Posteriormente, é recebida no mesmo Jornal, nova "nota de imprensa" que esclarece que "Luís Ferreira, Presidente da C.P.C. do PS Barreiro, não demonstrou publicamente o apoio à candidatura de Vítor Ramalho".

Grossa confusão parece reinar nas hostes da Lista B de apoio à candidatura do Camarada Vitor Ramalho. Na ânsia de captar apoios de Militantes com visibilidade, a todo o custo, até envolve o nome do Presidente da CPC na contagem das " espingardas".

Como é possível, de um dia para o outro, terem-se enganado quanto ao apoio do Luís Ferreira ? Ontem apoiava publicamente, hoje é desmentido esse apoio.

Meus Amigos, isto são assuntos sérios de mais para se andar a brincar levianamente. É que foi envolvido " apenas" e "só" o nome do Presidente da CPC/PS/Barreiro, recentemente eleito.

Que imagem dará este tipo de procedimentos, passados no interior do PS, e que mensagem passará para os Cidadãos Barreirenses ?

E o que pensará o próprio Vitor Ramalho desta situação ? Eu, na sua posição, dispensaria claramente este tipo de apoios.

O Camarada Luís Ferreira, na sua qualidade institucional de Presidente da CPC/PS/Barreiro, também esteve presente – e muito bem – na reunião da candidatura da Camarada Amélia Antunes. Esteve na mesa. Interveio, tendo questionado a Amélia em matérias muito pertinentes.

Então, por isso, o Presidente da CPC apoia a candidatura ?

E se eu, que sou altamente suspeito, pretendesse divulgar publicamente que o Luís Ferreira apoiava a Amélia ?

NÃO TENHO NEM NINGUÉM TEM ESSE DIREITO A NÃO SER O PRÓPRIO.

Terminando este assunto, ainda não consigo entender como foi redigida a primeira " nota de imprensa". Será que foi usado abusivamente o nome do Luís Ferreira, sem a sua autorização ? Ou teria havido alguma alteração de ultima hora ? Mistério …

Iremos dedicar um Post sobre o assunto, mas aquilo que se pretende divulgar agora é este facto espantoso passado com a COC da Federação de Setúbal.

Numa determinada Secção Sectorial foi apresentada uma lista de candidatos a delegados só com elementos do sexo masculino, existindo pelo menos seis senhoras recenciadas nessa Secção.

Elaborada a respectiva impugnação da lista, foi a mesma considerada improcedente pela C.O.C..

A lista em causa é apoiante da candidatura do Camarada Vitor Ramalho.

Este Congresso Distrital vai ser lindo … E já começou antecipadamente …

Pobre PS do Barreiro e … também de Setúbal …


Zé do Barreiro.

segunda-feira, abril 17, 2006

RADIOGRAFIA ( INCOMPLETA ) DO ESTADO DO ACTUAL PS/BARREIRO - Parte III


Muito já escrevi, neste Blog – vários Posts abordando diversas matérias - sobre atitudes, procedimentos e actividades do meu Camarada Amílcar Romano, concretamente na sua qualidade de Vereador do anterior executivo da Câmara Municipal do Barreiro.

Escrevi, está escrito. Toda a gente conhece. Aliás está tudo ainda no Blog, não se apagou nada.

Sei que foram ( e continuam a ser ) feitos dowloads e cópias, às centenas, dos Posts que são depois guardadas religiosamente em ficheiros. Tudo certo. Tudo bem. O futuro irá, ou não, dar-me razão sobre aquilo que redigi sobre a matéria. Ponto final.

Hoje, porém, pretendo abordar um assunto diferente, algo polémico tenho perfeita consciência disso, mas se o Amílcar Romano tem razão e procedeu correctamente porque carga de água não se reconhecer que actuou acertadamente.

Entendo ser de elementar justiça, também, aqui e agora, ser defendido e apoiado.

O meu Camarada Amílcar Romano foi o líder da lista A à CPC/PS/Barreiro, portanto um dos dois candidatos à Presidência do Órgão político máximo do Partido Socialista no Concelho do Barreiro.

Foi derrotado, no que diz respeito à Presidência da CPC, mas obteve um resultado extraordinário, QUE NEM OS MAIS CÉPTICOS IMAGINAVAM SEQUER, ao fazer eleger, pela sua lista, 19 elementos – em 45 - para aquele Órgão.

O que se propõe fazer, neste momento, é uma análise séria e descomprometida – a que irei chamar exercício - de como foram obtidos os votos para serem eleitos os 19 elementos da lista do Amilcar Romano e de como foram obtidos os votos para serem eleitos os 26 elementos do Camarada Luís Ferreira, actual Presidente da CPC.

Uns e outros - votos – foram obtidos com a obrigatoriedade de ser condição necessária e suficiente o prévio pagamento das cotas, estatutariamente definido.

Para que a nossa análise seja correcta e isenta teremos de entrar, obrigatoriamente, com a questão das cotas de solidariedade e das cotas que simplesmente foram destruídas – rasgadas.

Comecemos o nosso exercício.

Comentário de um solicito Camarada:

"E já agora queria te sugerir uma coisa em nome da honestidade das pessoas. Vai ver quantas cotas de solidariedade foram pedidas e efectivamente aceites. Eu popo lhe trabalho no lavradio foram requesitadas 25 e entregues 75 no Barreiro foram pedidas 3 e entregues 12".

"Agora Zé, peço-te que vás ver quem são as pessoas a quem foram pagas estas cotas e quem apoiam. Peço-te ainda que esclareças os leitores do funcionamente das ditas cotas, e quem é que as sustenta ".

Outro comentário: "Agora ainda pagam alguma coisa, metade mas pagam.Antigamente, rasgavam as quotas e ninguém dizia nada. Hipócritas ".

Bom, parece não restarem dúvidas que, de facto, a grande maioria da requisição das cotas de solidariedade foi tratada/pedida pela candidatura do Amílcar Romano, concentrada, na sua maioria, em Militantes que trabalham na Câmara, cujo agregado familiar chega a ser, em muitos casos, de 4; 5; 6 e 7 pessoas, com os inerentes encargos daí resultantes.

Também se incluem, sei-o, Militantes idosos, com pensões baixas que, por informações fidedignas que obtive, declararam peremptoriamente que não podiam pagar o actual valor da sua cota e que até estavam a pensar pedir a demissão do Partido.

Esta é a realidade que os "doutores" do nosso Partido não conhecem, simplesmente porque NÃO CONTACTAM COM OS MILITANTES DE BASE.

Outro facto importantíssimo, foi a Sede Nacional do Largo do Rato que autorizou a cota de solidariedade àquele número de Militantes. Ou será que não foi ?

A listagem oficial enviada pela Sede com a situação da cotização de cada Militante – onde se incluem os 87 Militantes com a cota de solidariedade - foi elaborada por quem ? Pelo Amílcar ? Pelo Carlos Duarte ? Pelo Vilela ? Evidentemente que foi elaborada pelo DND do Rato. Oh meus Senhores, haja discernimento …

Relativamente ao outro comentário, é pena o ( a ) Camarada que o redigiu não possa especificar melhor, isto é, dar uma informação mais completa de quem rasgou as cotas, onde , em que Secção, de quem eram as cotas, de que anos, etc.

No entanto o v/ Amigo Zé do Barreiro VIU, SABE QUEM FOI E EM QUE SECÇÃO, onde se rasgaram centenas de cotas de dezenas de Militantes e de n anos em atraso. Foi elemento de determinado Secretariado, de determinada Secção do Concelho do Barreiro e "fervoroso" ( a ) apoiante do Camarada Luís Ferreira, fazendo parte da sua lista à CPC ( não refiro qual foi o seu lugar na lista, nem se foi ou não eleito (a) para a CPC ).

E se porventura alguém ousar, mesmo que seja fazer uma tentativa de me " apertar os calos ", divulgarei de imediato o nome deste (a) ilustre "defensor" (a) da Democracia Barreirense e ... Nacional.

MAS SEM HESITAÇÕES.

Entenderão os meus Amigos que as cotas que se destruíram, não arrecadaram quaisquer receitas nem para a Secção em causa, nem para o Partido Socialista. Parece ser elementar.

Meus Amigos, terminado o nosso exercício, a pergunta sacramental terá de ser feita neste momento:

Qual das duas candidaturas cometeu mais – ou menos – irregularidades / ilegalidades ?

Na minha modesta opinião, o Amílcar Romano até prestou um serviço social e solidário aos seus Camaradas mais necessitados e ao próprio Partido Socialista, quanto à arrecadação de receitas.

E qual a vossa opinião ?

Zé do Barreiro.

sábado, abril 08, 2006

RADIOGRAFIA ( INCOMPLETA ) DO ESTADO DO ACTUAL PS/BARREIRO - Parte II


Iremos, nesta 2ª Parte, continuar a fazer a triagem/resenha dos artigos publicados em OCS, noutros Blogs do Barreiro e nos comentários do Blog "A Paragem do 18" - excluindo, como é obvio, os comentários do seu administrador - sobre as últimas eleições para a CPC/PS/Barreiro.

Pasme-se !!! Os meus amigos sabiam que até foram requisitados tractores para transportar Militantes, à molhada, qual manada de gado, para votarem na Secção do Lavradio … Só de mentes com grade estratégia político/agricultórica … É que nestas eleições, que foram realmente " muito participadas", aplicou-se aquele velho conceito do VALE TUDO. Podem acreditar.

Houve quem tenha usado o seu cartão de crédito dourado e tenha pago a dezenas, digo dezenas, de militantes três anos de quotas, qualquer coisa como 72,00€ por militante.

Supondo que foram, PELO MENOS, duas as dezenas, temos: 20 X 3 anos X 24 € = 1 440 €. Isto na Secção do Barreiro.

Muitos dos "tickets" de multibanco, dezenas deles, tinham escrito o nome do militante, todos com a mesma letra.

Outro comentário agora referente à Secção do Lavradio:

Sinceramente, parabéns ao camarada Luís Ferreira, mas sem esquecer que foram pagos mais de 3.000 euros em quotas e que no Lavradio só se via o cartão do Sr. To Zé Gomes e do Sr. Pedro Mateus a pagar quotas à última hora ( a diferença foi de 20 votos) ...

Aqui não emito qualquer tipo de opinião, por ser completamente desnecessária.
Não me perguntem por nomes, esse é um problema deles. Os "tickets" de multibanco existem, foram todos entregues ao PS pelos militantes votantes e acompanham todo o processo eleitoral !

Entendo que é preocupante e vergonhoso a Sede do Largo do Rato e a Federação de Setúbal, para onde são enviados os processos eleitorais internos completos, admitirem que isso aconteça sem terem, ainda, manifestado qualquer posição sobre o assunto.

Como é possível, que hierarquicamente, aqueles Órgãos do nosso Partido não entendam que não é possível dois ou três Militantes, só eles, utilizarem as suas contas bancárias para pagar dezenas de cotas a outros Militantes com valores da ordem dos 3.000 Euros ?

DEVERIA SER TERMINANTEMENTE PROÍBIDO ESTE TIPO DE " ESPERTEZA SALOIA" E DE CACIQUISMO PRIMÁRIO.

Seria apenas verificar os talões do Multibanco e/ou os cheques passados pela mesma pessoa, documentação que faz parte integrante do processo eleitoral e que, pelos Estatutos, tem de ser enviada à Federação e posteriormente para o Rato.

Neste período de campanha eleitoral para a Federação Distrital do PS/Setúbal seria oportuno e fundamental que os candidatos à Presidência da Federação se pronunciassem sobre este assunto.

Houve um comentador que referiu que uma das justificações/explicações de terem votado cerca de 500 Militantes num universo de 800 nestas eleições para a CPC, deveu-se ao facto dos militantes se reconheceram nas candidaturas e nos candidatos. Com franqueza !!! Então o modo como votaram dezenas de pessoas – pagarem-lhes as cotas e indicarem-lhes a lista onde deveriam votar - significa que os militantes se reconheceram nas candidaturas e nos candidatos ? Oh meu caríssimo Camarada, arranje outro tipo de argumentação.

Quanto à renovação da CPC, temos quatro elementos novos em cada lista, isto é, oito elementos que NUNCA fizeram parte de uma CPC do PS. Ora oito em quarenta e cinco são cerca de 18 % de renovação, o que é de facto uma percentagem muito pequena para quem andou a apregoar a renovação durante o período de campanha eleitoral e o referiu, por escrito, nas suas Moções de Estratégia. E NÃO ESTÃO CONTABILIZADAS AS INERÊNCIAS PARA CADA LADO …

Alguns inerentes: Eduardo Cabrita; Emídio Xavier; António Sardinha; João Soares e cinco militantes da JS ( resta saber-se para que lado vão cair … )

Irei terminar por hoje, referindo, intencionalmente, uma frase do meu Camarada António Cabós Gonçalves num seu comentário: " O Luís achou que eu devia lá estar ( na sua lista ) e eu aceitei, sem cuidar de saber lugares ou de quem compunha a lista."

Ora, o Cabós aceitou integrar a lista do Luís Ferreira sem cuidar de saber lugares ou de quem compunha a lista e foi-lhe atribuído um lugar muito honroso nessa lista, o que é de toda a justiça e de total merecimento pelo facto inequívoco de que o Cabós, pese a sua "avançada" idade – somos os dois da mesma idade - é de uma competência e capacidade políticas inquestionáveis.

No meu caso, porém, até se deram ao trabalho de me darem duas justificações – esfarrapadas - para não poder integrar a lista, sendo uma delas o facto de existirem divergências pessoais com outros elementos que iriam integrar a lista, como se para um Órgão exclusivamente político, assuntos pessoais tenham alguma importância e relevância …

E assim vai o Partido Socialista no Barreiro … que se propõe ganhar as eleições autárquicas no Barreiro em 2009. Nem em 2017, digo eu .

QUE SEJAM - TODOS - MUITO FELIZES.

Zé do Barreiro.


[ CONTINUA ]


PS: Na Terceira Parte abordarei o assunto das cotas de solidariedade ( que arrecadam receitas para as Secções ) versus centenas de cotas que foram pura e simplesmente rasgadas em determinada Secção do Concelho do Barreiro ( que não produzem receitas para as Secções ).

sábado, abril 01, 2006

RADIOGRAFIA ( INCOMPLETA ) DO ESTADO DO ACTUAL PS/BARREIRO - Parte I


Para não acusarem o Zé de tendencioso, rancoroso e enressaivado fez-se uma recolha exaustiva dos vários escritos que apareceram na Comunicação Social, noutros Blogs e nos comentários deste Blog – de outras pessoas que não os comentários do Zé - sobre as eleições para a CPC/PS/Barreiro, realizadas no passado dia 25 de Março.

É com a ajuda dessa recolha – insuspeita penso eu – que se pretende fazer uma radiografia possível, embora muito incompleta, do estado do actual PS/Barreiro.

Será dividida em três/quatro Partes. Ainda não está completamente definido.

Nota prévia: não estive no Barreiro na tarde do dia das eleições, portanto, como já o afirmei noutro local, não votei nesse acto eleitoral. O mesmo será dizer que não assisti a certos episódios que aconteceram, nas duas Secções, no decorrer da votação e que apareceram publicados por pessoas que a eles assistiram.

Começando pelo fim, ou seja, pelo ultimo comentário publicado neste Blog:

«"Ora uma votação tão esmagadora (o máximo de votos no Barreiro tinha sido 350, em 1996) significa que os militantes reconheceram-se nas candidaturas e nos candidatos.Esta é que é a verdade, o resto é dor de corno por não serem convidados a integrar nenhuma lista! "»

Só para sublinhar que nesse ano o Zé concorreu a essas eleições com uma lista própria, tendo sido eleitos, salvo erro, quatro elementos da lista e as outras candidaturas foram a do Aires de Carvalho – eleito Presidente da CPC com um resultado tal que cilindrou completamente os outros candidatos - e uma candidatura dos "Monos", apoiada pelo Eduardo Cabrita, então Alto Comissário para a Regionalização que, salvo erro, elegeu sete elementos para a CPC .

Em relação ao segundo parágrafo, importa esclarecer que se "a dor de corno por não serem convidados a integrar nenhuma lista! "» se refere ao Zé, será oportuno clarificar que o Zé foi convidado para integrar a equipa do Hugo Farto para a Secção do Barreiro. Foi convidado pessoalmente, houve entre nós uma interessante e agradável conversa e assinou a respectiva declaração de aceitação da candidatura. Quanto a isto estamos completamente conversados.

A ruptura, TOTAL e IRREVERSÍVEL da minha parte, pretendo reforçar, deu-se quando foi explicado ao Zé as razões porque não fazia parte da lista para a CPC que, e sem divulgar publicamente nada do que não se possa divulgar, se prendiam com ASSUNTOS PESSOAIS ( … ) que existiam – e existem - com outras pessoas que integravam a lista. Obviamente, que solicitei de imediato a retirada do meu nome da equipa do Hugo Farto.

Oh Camarada Luís Ferreira, Presidente eleito da CPC, excluir da lista de um Órgão eminentemente político, um Militante só porque tem mau relacionamento pessoal com outros elementos da lista, não lembrava ao diabo.

Fazer parte de um Órgão político não se compadece com tricas pessoais. O que interessa é se as pessoas são competentes e têm valor politicamente ou não. Analise-se, por exemplo, os Deputados eleitos pelo PS na Assembleia da República. Dava um guião para telenovela …

Ou o Camarada Luís Ferreira é imaturo politicamente, o que é perfeitamente natural, ou foi muito mal aconselhado pelos tais estratégas desactualizados e sem visão política ou passou-se mais qualquer coisa que neste momento desconheço, mas que já desconfio do que seja …

E atenção Presidente da CPC eleito, irá haver tamanha salganhada para as Eleições para a Distrital que logo no primeiro mês do seu consulado, eu arriscaria que o Camarada irá sair muito debilitado políticamente.

Explico: o senhor não sabe, mas posso dizer-lhe que o Zé já está no terreno para participar nessas eleições importantíssimas para o nosso Partido – as Distritais – e pelo que já constatei poderão existir quatro ( 4 !!! ) listas de Delegados à Federação/PS/Setúbal, sendo três dos "apoiantes" da sua candidatura à CPC.

O Zé também sabe da ultima aquisição para encabeçar uma das listas, apoiada por si e pelos seus homens de confiança … É no mínimo preciso ter grande descaramento, digo eu. O que disseram desse Militante há menos de dois meses atrás …

Penso que a dignidade pessoal que ele de facto tem, irá fazê-lo recuar, senão será ele próprio que sairá irremediavelmente esturricado neste processo.

Ora este cenário que poderá perfeitamente acontecer, concordará, não abona positivamente um Presidente de CPC, eleito há poucos dias e que pretende, como líder de TODOS os Socialistas, unir o Partido no Concelho do Barreiro.

Olhe, continue a dar ouvidos aos estratégas desactualizados e sem visão política ou então comece a arrepiar caminho. A escolha é sua.

O Zé, simplesmente como Militante do PS, PORTANTO NO ÂMBITO ESTRITAMENTE POLÍTICO, continua a dizer-lhe: Quem te avisa teu amigo é.

QUE SEJAM TODOS MUITO FELIZES.

Zé.

[ CONTINUA ]
 

Estadisticas Gratis free hit counter
free hit counter

Get Your Sign

free counter