A Paragem do 18 no Cabeço Verde

Este Blog é muito abrangente e heterogéneo...Destina-se aos políticos,aos cidadãos normais,aos sócios do Benfica,aos apreciadores de jaquinzinhos fritos,aos funcionários públicos,aos adeptos do Sporting,aos que pagam impostos e aos que nem sabem o que isso é,aos ouvintes da Rádio Renascença,aos descontentes com a administração do condomínio,aos internautas que acham que Linux é a Liga Internacionalista para a União dos Xiitas,aos que gastam o tempo de trabalho a ler estas coisas,aos médicos ...

terça-feira, outubro 31, 2006

O CONGRESSO NACIONAL DO PARTIDO SOCIALISTA – BREVE PANORÂMICA DO QUE SE PASSA NA ALDEIA GLOBAL SOCIALISTA… Reflexão V



Chegou ao nosso conhecimento – através das nossas infalíveis fontes - a existência de, pelo menos, dois episódios reais passados nas eleições do ultimo fim de semana para o CN do PS.

Aqui os divulgamos para a conveniente apreciação e análise dos nossos estimados leitores, aos quais fazemos todos os esforços e sacrifícios para que nunca lhes falte absolutamente nada.


Episódio 1 – NA SECÇÃO DE CAMPO DE OURIQUE

Concorreram 2 listas, ambas apoiantes da Moção A de José Sócrates, mas o acto eleitoral foi impugnado, logo à abertura, pela lista de candidatos encabeçada pelo Coordenador da Secção, Flávio Fonte, tendo-se recorrido à COC para que decida pela sua repetição. De acordo com os regulamento, as repetições de Assembleias Eleitorais realizam-se a 3 e 4 de Novembro.


Episódio 2 – NA SECÇÃO DO PS DE PEDRAS RUBRAS/PORTO

Relativamente a esta matéria terei de denunciar:

1.- As eleições realizam-se num consultório médico, onde há alguns meses se verificaram fraudes;

2.- Não existiram até hoje condições de verificação dos cadernos eleitorais, listas e outros, dado o consultório médico estar encerrado;

3.- Não existiram assim quaisquer condições para apresentação de listas, e a que aparecer é sómente da responsabilidade dos proprietários do consultório médico;

4.- Esta situação já verificada em eleições anteriores, mantém-se, sendo assim ilegítimos os representantes que virão a ser eleitos para o Congresso.

Fiz eco desta situação junto do PS, na pessoa do Presidente da Comissão Organizadora do Congresso, sendo que até hoje não existiu alguma resposta.


Quanto a este Episódio, será oportuno transcrever aqui uma das afirmações publicas do Presidente da COC:

“Capoulas Santos destacou ainda que terminou, na data estabelecida pela COC, o prazo de reclamações em relação aos cadernos eleitorais sem que a Comissão Organizadora do Congresso tivesse recebido qualquer protesto.”

Como dizia o outro: “ E esta hem ? ”


Os meus Amigos pensavam que Episódios destes somente existiam no PS/Barreiro ?

Nã, nã pensem nisse !!!

O cenário é muito, muito mais abrangente. É ao nível Nacional …

segunda-feira, outubro 30, 2006

CONGRESSO NACIONAL DO PARTIDO SOCIALISTA – AFINAL SÓCRATES FESTEJA O QUÊ ? Reflexão IV



De acordo com a agência LUSA:

"José Sócrates foi reeleito secretário-geral do PS com cerca de 97,2 por cento dos votos e elegerá 99 por cento dos delegados para o próximo congresso, disse hoje à agência Lusa fonte oficial do partido. Segundo o presidente da Comissão Organizadora do Congresso (COC) do PS, Capoulas Santos, até ao início da madrugada de hoje foram apurados dos votos de 649 das 718 secções do partido, correspondentes a 90 por cento do total. "

"Na eleição de delegados, as listas afectas à moção de José Sócrates elegeram já 1.384 delegados, cerca de 99 por cento, contra nove da moção encabeçada por Helena Roseta (0,6 por cento) e seis de Fonseca Ferreira (0,4 por cento", disse o eurodeputado socialista."

Será que a realidade interna do PS é comparável ao que se passa da Coreia do Norte ou na China?

Será que não há pluralidade de opiniões ou os que divergem também começarão a ser apontados como "dissidentes"? Ou estão aqueles que acusaram a direcção e o governo do PS de serem uma espécie de "comissão liquidatária do PS"? Será que a direcção do PS já copiou o "centralismo burocrático" de outras realidades partidárias?

Depois deste resultado na eleição (ou plebiscito?!) para secretário-geral do PS, o que se pode esperar do Congresso quanto a discussão e à afirmação do partido como espaço plural de esquerda e socialista?

Comentando os resultados internos no PS, José Sócrates afirmou que eles representavam um apoio claro dos socialistas às políticas do governo, ao mesmo tempo que considerava que as manifestações populares de contestação às políticas governamentais são um mero resultado das "acções de sindicalistas da CGTP" ...

Deveras elucidativo quanto ao grau de crescente autismo político do primeiro-ministro-secretário-geral do PS!

Poder-se-ia perguntar também se as eleições para secretário-geral são um referendo às políticas governamentais ... então para que serve um Congresso? Para que é que se elegem delegados?

Outra constatação e mais uma interrogação. A edição de ontem do Público citava um estudo do dirigente socialista Augusto Santos Silva, segundo o qual, o PS teria cerca de 90.000 (noventa mil) militantes. Nas eleições internas de ontem, terão votado 26.000 militantes. Que é feito dos restantes 64.000 (sessenta e quatro mil) militantes e - mais importante! - onde está(ão) a(s) sua(s) opinião(ões) ? E dos 26.000 votantes, quantos não são dirigentes nacionais ou distritais ou de secção ou de núcleo ou autarcas ou gestores instalados pelo governo ou ... ?

José Sócrates festeja, afinal, o quê?

Não seria esta a altura ideal para uma reflexão profunda – sobre o partido – do Secretário Geral, do Secretariado Nacional e principalmente DA PRÓPRIA COC E DO SEU DELIGENTE E AIROSO PRESIDENTE ?

sexta-feira, outubro 27, 2006

O CONGRESSO NACIONAL DO PARTIDO SOCIALISTA – Reflexão III




Decidimos, desta vez, dedicar um Post aos sindicalistas. Mais concretamente aos sindicalistas socialistas e a sua obrigatória, quanto necessária, participação no Congresso Nacional.

Pensamos que todos concordarão que se trata de uma classe/parceiro social fundamental e imprescindível no sistema democrático do nosso País, cuja importância é inquestionável na nossa Sociedade. Quanto a isto não existem dúvidas.

Sabemos que os sindicalistas socialistas estão a preparar um documento de contestação ao Executivo, que tencionam entregar no partido para debate e aprovação, durante o próximo congresso socialista, nos dias 10, 11 e 12 de Novembro, em Santarém.

Em declarações publicas, divulgadas por vários órgãos da Comunicação Social, dirigentes do Sindicato dos Professores da Grande Lisboa, estrutura ligada à Fenprof, revelaram o «desconforto» sentido no último Conselho Nacional dos sindicalistas socialistas, pela acção do Governo, sobretudo em dois sectores: o da saúde e o da educação, e em especial neste último, onde à «acentuada desvalorização da carreira docente» se soma uma forma de relacionamento da ministra ( Maria de Lurdes Rodrigues ) com os sindicatos que estes repudiam totalmente.

Tomámos conhecimento que este documento não deverá, no entanto, transformar-se em Moção, uma vez que é entendimento dos sindicalistas socialistas, que a independência das funções sindicais face às funções partidárias desaconselha este tipo de envolvimento.

João Proença, Secretário Geral da UGT, afirmou inclusivamente não esperar moções de sindicalistas do PS afectos à sua central, mas apenas intervenções no próprio congresso.

Sobre esta matéria temos – o Zé do Barreiro tem – uma opinião muito clara e inequívoca, pois consideramos mais importantes as intervenções verbais no Congresso do que as Moções Sectoriais ( cujo prazo de entrega termina em 3 de Novembro ), porque estas geralmente têm a sua discussão remetida para o secretismo da Comissão Nacional, COMO JÁ ACONTECEU QUANDO NÓS PRÓPRIOS APRESENTÁMOS UMA MOÇÃO SECTORIAL A UM CONGRESSO NACIONAL ANTERIOR.

Confirmamos que, muitas vezes, as coisas não se discutem ( nem se votam ) na Reunião Magna, mas só num momento posterior, à porta fechada.

Contudo, apesar desta prática, as críticas não deixam de surgir e sindicalistas/Militantes do PS - dirigentes nacionais da Fenprof - afirmam, sem ambiguidades que, enquanto partido, o PS está desactivado.

O partido vive de meia dúzia de dirigentes que vão estabelecendo a linha oficial e há uma ausência total de debate no interior do partido, nomeadamente sobre as questões da educação.

Quando muito realizam-se umas sessões de esclarecimento com membros do Governo, mas aí não se pode falar em debate.

Não se pode, evidentemente, considerar que, nessas sessões, existe debate. Porque simplesmente não há.


Por tudo isto, parecem existir razões mais que suficientes para que exista um clima de grande descontentamento, do qual resultaram e resultam as várias acções de protesto que se manifestaram nas ruas no decorrer do mês de Outubro …

Atente para estes sinais, Camarada José Sócrates, atente para estes sinais !!!

quinta-feira, outubro 26, 2006

CONGRESSO NACIONAL DO PARTIDO SOCIALISTA – Reflexão II



Enquanto o PS fora do Governo se dirige à “geração do recibo verde”, o PS de Sócrates governa para a “geração Google”.

Ora veja-se – leia-se – esta pérola plasmada na Moção do Secretário Geral do Partido Socialista:

O Outono promete um “Outubro Vermelho”. Mas o primeiro-ministro não se intimida com a agitação na rua. Sócrates lidera um Governo “estável”, “sóbrio e coeso”; um Governo com “sentido de Estado”, “credível” e “determinado”; um Governo com uma “visão de futuro” e animado por um “impulso reformista”. A “palavra-chave” do Governo de Sócrates é a ambição de todos os Governos - a “modernização” de Portugal.

Estas modestas palavras podem ser encontradas na moção ao Congresso do PS intitulada “O Rumo do PS: Modernizar Portugal”, interessante documento que tem como primeiro subscritor o próprio primeiro-ministro. A moção mais parece um relatório e contas da actividade do Governo.

Aliás, para Sócrates só existe o Governo. O PS ocupa um lugar recuado nos bastidores, espécie de frente eleitoral do Executivo, e cuja função se resume ao suporte da acção esclarecida do primeiro-ministro. Compreende-se a recusa do líder do PS em discutir questões “doutrinárias” ou “ideológicas”. O projecto de Sócrates é um projecto de poder. E o poder não se discute, preserva-se.

O velho PS sempre entendeu um Congresso partidário como um “fórum de reflexão colectiva sobre a acção governativa e as novas alternativas”. Mas para Sócrates, não existe um PS no Governo e outro fora do Governo. A agenda do Executivo deve marcar o ritmo e o tom da intervenção do PS. No Congresso do “Novo Socialismo” não há lugar para a liturgia cansada de uma Esquerda que um dia sonhou salvar o mundo.

Mas a retórica sentimental estará presente no Congresso Socialista. Em representação do “Clube Margem Esquerda”, a moção intitulada “As Pessoas no Centro das Políticas” bem poderia figurar nos documentos oficiais do Bloco de Esquerda. Um caso interessante parece ser a moção “Solidariedade e Cidadania”, moção que de acordo com alguns analista estará conotada com a “tendência alegrista”.

Esta será a moção de um PS fora do Governo. Uma moção alternativa e que denuncia o “capitalismo total” que degenera em “totalitarismo anónimo”; uma moção que renega a “utopia impossível de um enriquecimento individual ilimitado”. O contraste não poderia ser mais brutal. Enquanto o PS fora do Governo se dirige à “geração do recibo verde”, o PS de Sócrates governa para a “geração Google”.

Sócrates promete “modernizar” o PS. Mas “modernizar” o PS implica perturbar a velha hierarquia antifascista, perturbar a velha aristocracia republicana, perturbar a velha galeria dos direitos adquiridos e dos ódios de estimação. Sócrates promete ser o novo Cavaco Socialista. E promete “modernizar” o PS com trabalho e competência. O mesmo trabalho e a mesma competência com que Cavaco Silva dominou o PSD. Imagine-se um PS “moderno” e obediente, garante da “estabilidade governativa” e reduzido à impotência política. Embalado pela doce melodia do poder, o PS parece rendido à ambição do primeiro-ministro – “modernizar” o PS para poder “modernizar” Portugal.

Será necessário tecer mais considerações ?

( Texto recebido por e-mail, enviado por um grande Amigo que conhecemos há largos anos e que, sem qualquer hesitação, assinamos por baixo )

quarta-feira, outubro 25, 2006

CONGRESSO NACIONAL DO PARTIDO SOCIALISTA – Reflexão I

Iremos iniciar, a partir de hoje, todos os dias – excepto aos fins de semana para a devida meditação e ponderação dos nossos leitores - uma série de Reflexões sobre o Congresso Nacional do PS.

Aqui vai a primeira.

O PS ( Partido Socialista para os militantes, mas só PS para a direcção... ) vai ter – como é do conhecimento público - mais um Congresso Nacional.

Dois anos de governo Sócrates ( o secretário-geral e primeiro-ministro ) dão para o próximo Congresso, um candidato à (re)eleição de secretário-geral e três moções globais: uma que é do secretário-geral, outra afecta a Manuel Alegre (mas que não aparece!) e Helena Roseta e outra afecta a um grupo chamado "Margem Esquerda".

A moção apresentada por Helena Roseta tem estado a contestar a falta de debate existente no PS e os obstáculos administrativos para impedirem a sua discussão no Congresso. Mas, se é assim, porque razão não vão mais além, apresentando candidato alternativo a secretário-geral e listas alternativas para os órgãos dirigentes?

O que ressalta para quem vê a preparação deste Congresso de fora, é o aparente adormecimento dos militantes socialistas.

Será que não há socialistas que se opõem ao que se passa na Educação, ou na Saúde? Será que a acção do governo não merece nenhum reparo da parte dos socialistas? Será que ( já ) não há espaço para uma discussão ideológica, bastando a posição dos sócraticos de que tudo está bem nessa matéria?

O PS parece um partido normalizado, burocratizado e feito à imagem do seu actual líder. Parece mais um partido de apoio ao governo ( ou uma correia de transmissão do governo, como se caricaturavam outras forças noutros tempos ... ) do que um partido de militantes críticos e conscientes do seu posicionamento democrático e socialista. Diríamos que também no PS a orientação totalitária do liberalismo está a colher os seus frutos ... o que é muito mau para a definição de uma alternativa socialista !!!

terça-feira, outubro 24, 2006

SR. ENGº JOSÉ SOCRATES, S.G. DO PARTIDO SOCIALISTA, PODERÁ TER A AMABILIDADE DE ESCLARECER AS DÚVIDAS DE UM MILITANTE DE BASE DO NOSSO PARTIDO ?

O Congresso Nacional do Partido Socialista está a aproximar-se a passos largos.

É já no fim de semana da segunda semana do mês de Novembro.

Qualquer Militante ou simpatizante de qualquer partido, seja ele qual for, sabe que um Congresso serve para se discutirem – OBRIGATORIAMENTE - as políticas, as estratégias e os assuntos internos desses partidos, concretamente apresentadas por meio de Moções quer de Estratégia, quer de Orientação, quer Globais, quer Sectoriais.

Numa frase: Discute-se a vida interna, em todos os aspectos e vertentes, da família dessa Organização partidária.

Sem peias nem meias e … olhos nos olhos.

Ora é do domínio publico que o Camarada José Sócrates pretende - chega a roçar a imposição – que neste Congresso Nacional, se discutam os problemas do País, as reformas que estão a ser levadas a cabo, os contra ataques da Oposição e, eventualmente, o modo como o Governo pretende resolver esses problemas e combater a Oposição.

SÃO ASSUNTOS E MATÉRIAS EXTREMAMENTE E ABSOLUTAMENTE IMPORTANTES. Queremos deixar indelevelmente bem destacado.

Mas, entendemos nós, que existem no Partido, órgãos suficientes em número e em qualidade para se discutirem os assuntos do País e a estratégia do Governo Socialista, nomeadamente no Secretariado Nacional; na Comissão Política Nacional e, se for da vontade do Secretário Geral, na Comissão Nacional e no Grupo Parlamentar. Já que o Engº José Sócrates decidiu extinguir/acabar com a Comissão Permanente.

Tudo consta nos Estatutos do Partido !!!

Nesta sequência, um simples Militante da base do nosso partido, com todo o respeito e educação, mas também com a frontalidade que o caracteriza, gostaria de lhe formular três perguntas, quiçá com alguma pertinência, às quais, por qualquer meio, pretenderíamos um qualquer tipo de resposta da sua parte.


1ª. Por que razão não se pode apresentar e discutir, no próximo Congresso Nacional, a questão do valor da quotização dos Militantes – 24 € anuais – e as razões porque cada Militante tem de ser obrigado a receber todos os números do “Acção Socialista”, o que, devido a tal facto, agrava o valor da respectiva cota mensal ?

2ª. Por que razão não se pode apresentar e discutir, no próximo Congresso Nacional, a questão de Militantes que são candidatos nas Listas do PS, em eleições Autárquicas e Legislativas ( para já referimos apenas estas ) que são eleitos – obtiveram a confiança das populações - e que depois suspendem ou renunciam aos mandatos e desaparecem dos órgãos para que foram eleitos e nunca mais ninguém os vê, porque têm outros interesses e conveniências de cariz claramente pessoal, borrifando-se nos Cidadãos que os elegeram e, em muitos casos, no próprio Partido que os promoveu ?


3ª. Por que razão não se pode apresentar e discutir, no próximo Congresso Nacional, a questão dos Militantes que tendo sido eleitos, por exemplo, para uma Câmara Municipal, o seu desempenho foi tão mau, tão mau, que os eleitores, nas eleições seguintes, já não os querem ver nunca mais nesses cargos e a sua incompetência, desleixo, negligência, autismo e teimosia é de tal modo visível que será sempre o Partido Socialista que, nos anos consequentes, apanhará sempre por tabela ?

O que fará a Direcção do Partido Socialista em situações como estas e quais serão as suas decisões e orientações, no futuro, sobre estes factos concretos e actuais ?


Camarada José Sócrates, Secretário Geral do Partido Socialista, apresentámos apenas três perguntas, haveriam certamente outras questões e assuntos que gostaríamos que fossem apresentados e discutidos no Congresso Nacional. Para terminar, deixamos-lhe uma ultima interrogação:

Não acha que seria de fundamental importância que estes assuntos fossem convenientemente dissecados na Reunião Magna de toda a família Socialista ?

Que melhor e mais adequado local para o fazer !!!


Se não considerar um abuso ou um acto desapropriado, envio-lhe um grande abraço solidário. Com toda a convicção e sem hipocrisia.


Zé do Barreiro.

quinta-feira, outubro 19, 2006

UM ESCLARECIMENTO NECESSÁRIO E INADIÁVEL, A FAZER NESTA ALTURA, A TODAS AS FORÇAS VIVAS BARREIRENSES

Tínhamos e temos totalmente preparado, para publicação, um Post com perguntas e pedidos de esclarecimento ao Secretário Geral do P.S. – Engº José Sócrates - sobre assuntos que, na nossa opinião, seriam importantíssimos discutir no próximo Congresso Nacional do Partido, a realizar em Novembro.

Todavia o aparecimento de um comentário do Cabós Gonçalves no nosso distinto colega http://barreiro2009.blogspot.com, no dia 15 de Outubro pp, precipitou as coisas, originando como resultado ser nossa obrigação e dever alterar o nosso alinhamento de publicações, a fim de prestar esclarecimentos aos Militantes do PS/Barreiro e aos Barreirenses em geral, os quais nos merecem a máxima consideração e respeito.

A parte do comentário que interessa esclarecer:

«“Queres um exemplo?

Imagina que há um camarada, que é dos que mais encomiasticamente se refere ao Aires, que tinha tanta consideração por ele que o fez ir, pouco antes de morrer, ao Tribunal, por causa de uma queixa-crime que esse camarada fez, contra o Aires e o Partido, por ter publicado publicidade paga na véspera de umas eleições... Haja decoro!”»

Em primeiro lugar é nossa firme opinião – e não só a nossa – que este tipo de comentário está totalmente desenquadrado do tema do Post publicado pelo http://barreiro2009.blogspot.com, o qual se refere, em exclusivo, à extraordinária reunião realizada na Secção do Lavradio, cujos temas são já do conhecimento de todos.

Quais teriam sido, então, os mais altos desígnios e intenções, do seu autor, ao pretender plasmar tal comentário ?

Somente o próprio saberá … E nós desconfiamos …

Vamos por partes,

«“ … O fez ir ( ao Aires ), pouco antes de morrer, ao Tribunal.”»

O Aires faleceu, infelizmente, NO DIA 05 DE JANEIRO DE 2003.

Retenhamos esta data importantíssima, por ser imprescindível.

«“ … por causa de uma queixa-crime que esse camarada fez, contra o Aires e o Partido, por ter publicado publicidade paga na véspera de umas eleições...”»

Presumimos que o que se passou, muito bem narrado pelo Cabós, como bem sabe fazer e sempre o faz, até para ganhar protagonismo nas reuniões da Federação Distrital, enxovalhando e acusando os seus camaradas de Partido como aconteceu recentemente e como aconteceu, nesse assunto, em 1993 – o tal camarada também era membro da Comissão Política da Federação PS de Setúbal - presumimos estávamos a dizer, que teria ocorrido algo semelhante AQUANDO DAS ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS DE 1993.

Retenhamos, também, esta data, por ser imprescindível para o nosso raciocínio.

Não sei se o Sr. Cabós se estará a referir à situação passada naquele ano …

Será que saberá de mais algum caso semelhante ocorrido até, sei lá, por exemplo, Dezembro/Novembro/Outubro/Setembro de 2002, “POUCO ANTES DO AIRES MORRER”, como é referido no comentário ?

Quem teria sido o tal camarada que teria feito a tal queixa do Aires e do Partido até finais de 2002 ?

Coisa espantosa: somente o Sr. Cabós é que deverá saber. Aliás o Sr. Cabós sabe sempre tudo, discute sempre tudo, sejam quais forem os assuntos que sejam postos à discussão … Trata-se, claramente, de um predestinado !!!

Até já o ouvi de um Socialista, insuspeito e respeitável ancião e ex Ministro dos governos do P.S., Engº Eduardo Pereira !!!

E o que se passou em 1993 ( supondo – e apenas supondo - que será deste assunto que se refere o Cabós ) ?

O TAL CAMARADA “que mais encomiasticamente se refere ao Aires” NÃO INSTAUROU NENHUMA QUEIXA CRIME CONTRA O AIRES DE CARVALHO, CONTRA O PARTIDO SOCIALISTA NEM CONTRA QUEM QUER QUE FOSSE, perceba-se isto de uma vez por todas.

O que se passou foi que, o tal camarada “que mais encomiasticamente se refere ao Aires “, achando esquisita e intempestiva uma notícia publicada num jornal fora do período eleitoral, solicitou esclarecimentos sobre a oportunidade da mesma à Comissão Nacional de Eleições.

Se essa notícia estava correcta, se se poderia publicar nessa altura, etc, etc.

A verdade é que a CNE não só entendeu que as dúvidas desse cidadão tinham fundamento, como enviou – A PRÓPRIA CNE, sublinhe-se, a própria CNE - enviou o assunto para o Ministério Público.

Foi rigorosamente isto que se passou, e que é suportado por vasta documentação que existe arquivada no M.P. e nos arquivos particulares desse Cidadão.

Duas questões laterais se tem de pôr neste momento:

1ª Foi ou não foi um procedimento ilegal aquele que a Direcção do PS/Barreiro, na altura, fez ao ter mandado publicar uma notícia, sabendo que não o poderia fazer e que estava a violar descaradamente a Lei eleitoral ?
2ª O Partido Socialista, Organização histórica e credível ao nível Nacional e Mundial, teria de ser obrigada a pactuar com ilegalidades, irregularidades e espertezas saloias ?

Obviamente que não, entendemos nós.

Esperamos que de uma vez por todas este assunto tivesse sido devidamente esclarecido e que tenha terminado, finalmente, este equívoco.

É que o Sr. António Cabós e outros ilustres e impolutos defensores e paladinos da Democracia – não é só ele, existem outros mais, terá de se esclarecer - desde 1993, que tem esta “pedra no sapato” para com o camarada em questão …

O que o ódio, o asco e a maldade podem fazer em mentes tortuosas e personalidades tenebrosas e viperinas …

Mesmo que já se tenham passado 13 anos, estes “impolutos defensores da democracia” e “ paladinos intransigentes da legalidade” tem uma memória extraordinária !!!

Esses “intocáveis” só se esquecem … daquilo que não lhes convém …

É por isso que o PS/Barreiro está como está.

E com gente perversa e calculista deste calibre os socialistas do Barreiro nunca irão a lado nenhum, pelo menos nos próximos sete anos, que será o tempo mínimo que demorará a cura.

Ah, pois, que ninguém tenha dúvidas …

Mas aquilo que, naturalmente, nos deixa perplexos e incrédulos, serão as razões - que a nossa razão totalmente desconhece - que levaram o Sr. António Cabós a divulgar, intempestiva e inoportunamente, tal comentário.

Será que está com receio de alguma coisa que eventualmente vá acontecer a muito curto prazo no Partido Socialista do Barreiro e será conveniente começar, desde já, a arranjar “ bodes expiatórios ” para causar rombos na armada do “inimigo” ?

Não sabemos, não temos o dom da obliquidade … Mas conhecemos perfeitamente a estratégia. MAS CONHECEMOS MESMO !!!

Saudações Socialistas para todos,

Zé do Barreiro ( convenientemente escorado e documentado com documentação na posse de um Cidadão Barreirense devidamente identificado )

Ps: Por agora, estimados Barreirenses, não pretendemos, deliberadamente, esclarecer mais nada … Ficamo-nos simplesmente por aqui …

sábado, outubro 14, 2006

CARÍSSIMO “BARREIRO CÁUSTICO”, PORQUE NÃO DEDICAR-LHE, TAMBÉM, UM POST ? Cá vai com todo o gosto.

Antes de começar a atacar as questões que me colocou num comentário do Post anterior, às quais tenho muito gosto em responder, pretendo deixar muito claro que sou Socialista há mais de duas décadas, quero que o PS ganhe todas as eleições em que se envolva, quer ao nível local até ao nível Nacional e que tenho um asco do caraças a parasitas, oportunistas, espertalhaços, aldrabões e a hipócritas, incluindo aqueles que pululam no meu partido e que combaterei até se me apagar o maçarico …

Nomes ? Infelizmente são do conhecimento de muitos Barreirenses.

Para desgraça do PS …

Posto isto, vamos ao que interessa.

Fico quase comovido quando o BC diz que tem a certeza de que todo o Barreiro nos lê. Agradecemos reconhecidamente a importância que nos pretende dar. Afinal não é bem assim … nem pouco mais ou menos …

Olhe BC, cá vamos andando humildemente mas com galhardia …

Atacando, uma por uma, as suas perguntas:

«“1º É verdade que o PS denunciou que o novo regulamento de taxas e tarifas, que o presidente da CMB levou à AM, continha tantas irregularidades que se fosse aprovado seria ilegal e nulo?”»

É verdade. Mas os mesmíssimos Regulamentos já existiam no anterior mandato, tendo agora apenas algumas alterações no âmbito dos valores monetários. Que se saiba, o PS tinha, nessa altura, uma maioria de deputados municipais na A.M..

Pergunto eu, fizeram alguma alteração ou correcção ?

«”2º É verdade que tanto o Presidente da CM como os deputados da CDU ( ou será PCP ) ficaram com "cara de cão sem dono" sem saber o que fazer, pois claramente não tinham instruções do "comité central dos azulejos" sobre o que fazer numa situação daquelas?”»

Não sei. Mas sempre acabaram por fazer alguma coisa: Aprovaram a Proposta …

Sobre esta sua questão, tenho uma opinião pessoal que apresentarei mais abaixo.

«”3º É verdade que o Presidente da CMB, se armou em "calimero" (outra vez) e fez a conversa de que é uma pessoa humilde e que ainda está a aprender e que os outros que já lá estiveram é que são maus?”»

Bom, o que o CHPC disse foi que os que lá estiveram antes, também aplicaram esses mesmos Regulamentos, sem ter havido correcções e alterações. E que, para estes Regulamentos, houve um período de semanas/meses de discussão pública para se fazerem alterações e correcções e que nenhum Partido as fez. Nem na Comissão especializada que existe na Assembleia Municipal …

«“4º E já agora, o quê que o Zé pensa sobre o facto de o Barreiro estar a pagar o ordenado de Presidente da Câmara a um "humilde" senhor que afinal é apenas um mero formando num curso politico-profissional ? Então não tinham lá ninguém que já desse uns "toques" nessa coisa complexa que é o exercicio de cargos públicos?”»

Bom, amigo BC, como bem saberá, trata-se de um cargo político que o mínimo que é exigido é saber ler, escrever e contar… e olhe que o CHPC não é assim tão “humilde”. Penso que é precisamente o contrário. O meu amigo não se esqueça que ele é, actualmente, o Presidente da Área Metropolitana de Lisboa … Cargo muito apetecível por determinados Presidentes de Câmara licenciados …

«”5º E finalmente, é verdade que, perante as evidentes falhas, erros, irregularidades, etc. do regulamento, todas as forças da oposição pediram (com "jeitinho" e meiguice) que a proposta fosse retirada pelo Presidente para ser corrigida e ainda assim ela não só não foi retirada, como ainda foi aprovada (apenas com os votos do PCP) sem que fosse efectuada qualquer correcção ao texto original?”»

É verdade. E é aqui que eu discordo claramente com a CDU/PCP e com o CHPC.

A proposta deveria ser retirada para ser alterada e corrigida e voltar mais tarde à A.M. para discussão e aprovação.

No entanto não sei uma coisa eventualmente muito importante: Os Regulamentos terão alguma data, a partir da qual devam ser aplicados ? Teriam de ser aprovados nesta AM, impreterivelmente, devido a algum prazo que estivesse a expirar ?

Não sei. Mas se não existe qualquer tipo de prazo ou obrigatoriedade de aplicação do Regulamento das Taxas, então o Sr. Presidente CHPC e a CDU/PCP precipitaram-se e procederam incorrectamente.

É que o facto dos eleitos do mandato anterior terem errado, não significa que os eleitos para este mandato possam ter de manter esses erros.

Digo-o convictamente.

Já agora, pretendemos, aqui, solicitar a seguinte informação que gostaríamos de receber de quem se sentir no direito e com competência para nos esclarecer:

Seria de todo o interesse que se fizessem as contas – previsíveis - para se conhecer, com rigor, qual o montante – qual o peso - que a receita das Taxas terá nas receitas da Autarquia … Pessoalmente gostaria de ter conhecimento desse valor. Será possível obter esta informação ?

Será uma receita assim tão importante e indispensável que não pudesse esperar pelas correcções e alterações do Regulamento ?

Fica a pergunta.

Por último e terminando, não poderíamos deixar de referir uma frase da deputada MAP, do PS, proferida nessa A.M.:

«“Madalena Alves Pereira, PS, salientou que a proposta tem problemas técnico-jurídicos porque há “cláusulas inexequíveis”( que não se poderão executar ) e “inaplicáveis” “»

E no anterior mandato, do PS, onde chegou a ser Vice-Presidente da Câmara durante 18 meses, esses mesmos Regulamentos tinham aplicabilidade, prestavam um bom serviço ao Poder Local e não existiam cláusulas inexequíveis e inaplicáveis ?

Pergunta o Zé, já um pouco agastado com tantos tiros nos pés.

De facto, desta vez, o macaco ( sem ofensa ) estava no seu galho, mas … há sempre qualquer coisa que falha. Porque será ?

Livra !!!


Apresentamos os nossos melhores cumprimentos ao BC,


Zé do Barreiro

segunda-feira, outubro 09, 2006

PARTE DA BASE DE APOIO DO AIRES DE CARVALHO NO CONGRESSO DISTRITAL …


… realizado no Cine - Teatro S. João em Palmela.

Foi aqui que começou a viragem e o Barreiro começar a ser considerado no PS Distrital e Nacional.

O Secretário Geral do partido, acabado de ser eleito era o António Guterres, o qual dedicava um carinho muito especial ao Aires, dizendo de outra maneira, gostava mesmo do Aires.

E eu sei muito bem do que estou a falar …

E hoje o que se passa ? Qual é a relação do nosso actual Secretário Geral para com o PS/Barreiro ?

Será que conhece ou sabe quem é o actual Presidente da Concelhia do Barreiro ?

Bom, este primeiro Post com texto após as comemorações do nosso aniversário, recheado de interrogações, abre o caminho – dá pistas - para os textos que pretendemos publicar a seguir e que se referirão, na sua maioria, ao próximo Congresso Nacional do PS.

É que cá o Zé está muito desiludido com os temas que o actual SG está a pretender impor que se discutam no Congresso e que já são do domínio público.

E será necessário que, desde já, tomem posição aqueles que não se deixam domesticar e controlar. Aqueles que, no PS, não se conformam com certas situações e decisões.

Aqueles que NUNCA estiveram comprometidos com o Poder e que NUNCA tiveram facturas em dívida para pagar.

Aqueles que, no Partido Socialista, não querem ser subservientes.

ESTAMOS, SEMPRE ESTIVEMOS, NESTE GRUPO.

Com toda a dignidade !!!

Aliás, concordamos absolutamente com o Presidente da Federação – Camarada Vítor Ramalho – quando afirma que “ os Partidos são os pilares do Governo, não é o Governo que cria os Partidos, são os Partidos que criam o Governo.”

“A solidariedade não é subserviente, a solidariedade é frontal, é aberta, e os militantes do Partido Socialista devem se habituar a ter este tipo de raciocínio e esta forma de agir” – Intervenção no almoço, promovido pelo PS/Barreiro no dia 05 de Outubro em Coina - Barreiro.

E não apoiámos a sua candidatura à Federação … Que fique muito claro.


Zé do Barreiro.


Ps: Faz hoje um ano que se realizaram as Eleições Autárquicas. Faltam três anos para as próximas …

domingo, outubro 08, 2006

VALHA-NOS DEUS, O CABÓS VAI INTERVIR NO CONGRESSO !!! Oremos ...


Temos mesmo que lhe dar a palavra ? Parece perguntar o Presidente da Mesa ...




Bom, estamos a terminar os dias dedicados ás comemorações do nosso primeiro aniversário. Hoje é precisamente o último dia.

Agradecemos penhorada e sinceramente as felicitações que o “António”; o “Fiúza do Barreiro”; o Alexandre Miguel Matos e a Ana Gomes Rocha, nos quiseram presentear.

Também pretendemos agradecer, comovidos, àqueles que desejaram não fazer qualquer tipo de felicitações.

É precisamente para estes que este Blog irá continuar, pelo menos mais um ano…

São eles que nos estimulam a não desistir – NUNCA - e a acreditar que estamos, de facto, no bom caminho.

“Não sei se me faço entender” – Como diria a “Maria da Fonte”, perdão a Camarada Ana Rocha, perdão a “AR”, ou será a AGR ? eh, eh, eh.

Então … até amanhã,

Zé.

sábado, outubro 07, 2006

UM CONCENTRA-SE ANTES DE FAZER A SUA INTERVENÇÃO E ...


…Outros aproveitam para afinar a estratégia. E não foi que deu resultados ?

É só verificar os resultados das votações realizadas nesse dia …

sexta-feira, outubro 06, 2006

REPAREM NA ATENÇÃO DO CAMARADA GEIRINHAS … A “BEBER” INFORMAÇÃO …


Reparem, também, no agrupamento da “artilharia” de certa tendência, localizados ao fundo à direita. A isto chama-se estratégia …

quinta-feira, outubro 05, 2006

HOJE COMO É FERIADO E, NO BARREIRO, FOI DIA DE FESTA PARA OS SOCIALISTAS … AQUI VÃO DUAS FOTOGRAFIAS

QUE SÃO TRÊS ...

Um desenho – ex libris – do grande Rafael Bordalo Pinheiro e … reparem ao fundo em parte da equipa de logística - no último Congresso Distrital do PS - do Presidente eleito da Federação PS de Setúbal …

E … MAIS ESTA

quarta-feira, outubro 04, 2006

VEJAM LÁ SE DESCOBREM AS CARECAS DESTES CAMARADAS ...





... isto é, se os conseguem conhecer apenas pelas suas cabecinhas, bem entendido ...

ESTAMOS DE PARABÉNS - FAZEMOS HOJE UM ANO DE EXISTÊNCIA E MAIS DE 21 500 VISITANTES UNICOS. Muito obrigado a TODOS.

Foi no dia 04 de Outubro de 2005, PROPOSITADAMENTE uma semana antes das Eleições autárquicas.

Publicámos esta fotografia como o nosso primeiro Post. Lembram-se ?


Para comemorar esta data, iremos postar a partir de hoje e até Domingo, inclusive, uma fotografia por dia, apenas tendo o titulo como texto.

Nada mais. Só as fotografias. Pretendemos, intencionalmente, fazer um intervalo nos Posts com texto para desanuviar a pressão dos últimos dias.

Segunda Feira retomaremos com assuntos escaldantes e pertinentes que já temos no prelo … E que assuntos …

Todavia, os meus Amigos, com toda a liberdade, como sempre tem acontecido neste Blog, poderão se o entenderem, continuar a colocar o s v/ comentários nos Posts com as fotografias.


Nota Final: Pedindo desde já muitas desculpas aos restantes Amigos, esclarecemos que todas as fotos que se irão publicar dizem apenas e só rigorosamente respeito aos Militantes do Partido Socialista.

Trata-se de uma surpresa para eles . Não poderia ser de outra maneira.

Agradecemos toda a v/ compreensão.

Até logo,

Zé do Barreiro.
 

Estadisticas Gratis free hit counter
free hit counter

Get Your Sign

free counter