A Paragem do 18 no Cabeço Verde

Este Blog é muito abrangente e heterogéneo...Destina-se aos políticos,aos cidadãos normais,aos sócios do Benfica,aos apreciadores de jaquinzinhos fritos,aos funcionários públicos,aos adeptos do Sporting,aos que pagam impostos e aos que nem sabem o que isso é,aos ouvintes da Rádio Renascença,aos descontentes com a administração do condomínio,aos internautas que acham que Linux é a Liga Internacionalista para a União dos Xiitas,aos que gastam o tempo de trabalho a ler estas coisas,aos médicos ...

domingo, setembro 30, 2007

NARCISISMO ? VAIDADE ? GABAROLICE ? EXIBICIONISMO ? Nã … Estes “Infiéis” não compreendem mas é o homem …





Meus Amigos,

E já vamos no quarto Post e Meio a tratar deste assunto. É obra !!!

A questão é que temos de, tempos a tempos, criar um artigo novo, senão o espaço para os comentários fica “intragável”e muito carregado para quem quiser seguir este “folhetim” com o mínimo de condições de perceptibilidade.

Em vários comentários dos nossos Amigos têm existido, com muita persistência, palavras como narcisismo, exibicionismo e vaidoso, palavras atribuídas e referentes ao Sr. Carlos Oliveira “Bóia”, como sabem, a personalidade barreirense representante do Concelho do Barreiro, indicada para ser homenageada na Gala promovida pela Região de Turismo da Costa Azul.

Queríamos encontrar algo que fundamentasse e comprovasse aqueles adjectivos atribuídos, tão repetidamente, ao cidadão em causa. Chegámos a pensar que talvez se tratasse de pessoas blasfemas, incorrigíveis invejosos e mesmo indivíduos do mais baixo calibre quanto a denegrirem os outros.

Mas não.

Encontrámos o texto que a seguir reproduzimos, o qual pedimos o favor aos caríssimos Leitores, Barreirenses ou não, que o leiam e analisem com profundidade. Arriscamos mesmo a dar-vos um pequeno conselho: LEIAM NAS ENTRE LINHAS !!!

«“Carlos Oliveira “Bóia” – Campeão do Mundo - Por esse Rio acima…todos na descoberta do Rio Coina.

. Eu gostava que a nossa zona ribeirinha saísse do marasmo em que se encontra.

Carlos Oliveira “Bóia”, nos Estados Unidos da América, com a camisola da Selecção Nacional, conquistou três Medalhas de Ouro.

No próximo dia 5 de Novembro, Carlos “Bóia” vai ser homenageado e ser o “padrinho” de uma subida do Rio Coina.

Carlos Oliveira, “Bóia”, barreirense, atleta olímpico, um veterano do remo, esteve recentemente nos Estados Unidos da América a participar no Campeonato do Mundo de Masters, no qual participam largas centenas de atletas.

“Este é um certame que engloba, particulares, clubes, países, dando origem a que se juntem, grandes atletas de competição de todo o mundo.

Muitos deles foram atletas olímpicos, campeões olímpicos, campeões do mundo, toda a gente participa neste certame, que se realiza anualmente.

Nesta prova para se alcançar um lugar no podium é preciso trabalhar muito, foi o que eu fiz este ano, coisa que eu já não fazia há imenso tempo.” – salienta Carlos Bóia.

“Participei na prova pelo Clube Ferroviários do Barreiro, estive presente com a camisola nacional.

Nesta prova, como veteranos, podemos ir com a camisola do clube, podemos ir com a camisola da selecção nacional.

A Federação Portuguesa de remo, neste momento está a preparar as coisas para quando existam provas desta natureza, que irão realizar-se em Fevereiro, em Sevilha, ou em Setembro, na Croácia, tudo deverá estar programado para que não existam dúvidas como será a nossa participação”- refere o atleta olímpico barreirense.

Três medalhas de ouro um feito inédito

“Estive seis meses a treinar diariamente, afincadamente. Falando francamente não pensava arrecadar os títulos que alcancei, porque na prova sei que participariam muitos atletas olímpicos, vindos da Rússia, da antiga RDA, e, em especial os americanos, estavam em força.

Fiz três provas. Na prova dos 55 aos 60, ganhei com uma vantagem considerável, na ordem dos 4 ou 5 barcos de avanço.

Depois, no dia seguinte, fui fazer logo às 9 horas, o skip, no escalão da minha idade, dos 60 aos 65. Ganhei também esta prova, igualmente com uma vantagem de 3 ou 4 barcos.

Minutos depois fui fazer a prova, com um rapaz, com menos 20 anos que eu, um atleta do Caminhense, que foi atleta olímpico em Atlanta, e, ganhámos, com um barco e meio de avanço, numa prova que participaram atletas olímpicos americanos. Eram atletas com dois metros de altura.

Trouxe três medalhas de ouro. Foi, de facto, uma proeza inédita, porque habitualmente, os portugueses, em qualquer categoria que participam, em qualquer modalidade, não conseguem trazer mais que uma medalha de ouro. A maior parte das vezes trazem uma de ouro e uma de prata, ou de bronze, e, desta vez, trouxemos três de ouro.

Para mim, e mesmo em termos nacionais, penso que foi a primeira vez que isto aconteceu.” – salientou Carlos Oliveira.

Dar brilho a mim, à família e à minha terra

“Isto para mim, significa bastante. É com muito orgulho que registo. Este resultado faz com que eu continue, para dar brilho a mim, à família e à minha terra.

Na verdade, limitado na idade que tenho, no que posso fazer, este resultado dá-me mais força para continuar.” – refere com emoção o nosso entrevistado, acrescentando - “Para conciliar o trabalho que eu desenvolvo, que é um trabalho de alta competição. Primeiro tive que optar por ter uma pessoa a trabalhar, no meu Ginásio, de manhã, sendo eu a pagar-lhe, para poder ter tempo para treinar à minha vontade. Foi isso que eu fiz durante seis meses, de outra forma não teria tempo para me dedicar. Era difícil. Mas, hoje, sinto que foi um dinheiro bem gasto.

Proporcionei a alguém condições para trabalhar e eu fiz aquilo que gostei e que me fez bem.” – sublinha Carlos Oliveira.

“Treino no Coina. Sabe, a nossa terra tem maravilhas que, ao longo dos anos, não foram aproveitadas. HÁ PROJECTOS ( !!! ).

Eu gostava que a nossa zona ribeirinha saísse do marasmo em que se encontra.

Há, de facto, óptimas condições. Ao nosso lado há Câmaras que não tem as condições que nós temos e já fizeram alguma coisa.

Pode parecer que estou a criticar. Não é uma questão de critica, trata-se de eu querer muito bem para a minha terra.

O Rio Coina não é conhecido pela maioria dos barreirenses, mesmo os velhos barreirenses não têm conhecimento do que é o Coina, quando está cheio, até onde é que vai, quando está vazio, até onde se pode ir.

É pena que ao longo dos anos a Siderurgia tenha estragado o nosso Rio Coina.” – sublinhou o atleta CAMPEÃO do MUNDO.

“O Coina é um rio que faz parte da história nacional.

Foi no Coina que se construíram as naus que partiram à descoberta da Índia.

Eu fiz parte da Comissão Nacional, a convite do Almirante Sousa Leitão, já falecido, para participar na Sociedade Nacional de Geografia, participar numa palestra integrada nas comemorações dos 500 anos da descoberta do caminho marítimo para a Índia.

Por tudo isto, naquilo que posso fazer, tenho protegido o nosso Rio Coina.

Tenho me indignado quando alguém conspurca o Rio Coina, principalmente, quando foram aterrando para o rio algumas zonas, situações que nunca deveriam ter acontecido.

O Coina continua um rio lindo. Eu há cinquenta anos que remo no Coina.

Conheço o Coina melhor que conheço o Rio Tejo e conheço muito bem o Rio Tejo.
Todos os cantinhos do Coina eu conheço.” – salienta Carlos Bóia.

“Vai realizar-se uma prova no Rio Coina, no mês que vem, dia 5 de Novembro, e , sinto-me honrado pelo facto de o Pelouro do Ambiente e ter convidado – o Vereador Bruno Vitorino e o Engenheiro Nuno Banza – para apadrinhar esta prova.

Vamos fazer uma prova inédita – a subida do Coina, para dar a conhecer às pessoas os recantos do Rio Coina.

Penso que são iniciativas destas que valorizam o encontro com o Rio Coina.

Pessoalmente, naturalmente, sinto uma certa vaidade, por esta prova ser encarada como uma homenagem à minha pessoa, que me orgulha muito.

Mas é esta colaboração, entre o Ambiente e o Desporto, porque o Desporto também é Ambiente, muito especialmente os do remo, que valoriza os nossos espaços naturais.

Mas, acima de tudo, o que está aqui em jogo é a valorização da nossa terra.” – refere Carlos Bóia.

“Esta é uma iniciativa de bom nível. Na prova participam todos os barcos que queiram participar, de vela, remo, todos, será uma subida do Rio Coina.

Todos os clubes do Barreiro devem participar, penso que vão participar ( pena é que o Fabril não participe, porque é um clube com história no remo).

Acima de tudo sei que vão participar os que gostam, os que querem, para participar nesta prova, que tem o meu nome como referência e sabem o que eu sou como homem do remo e do desporto.

A ideia desta prova é chamar atenção para o Rio Coina.” – sublinha Carlos Oliveira – “Bóia” ao finalizar a nossa conversa, acrescentando - “Naturalmente, agradeço à Câmara Municipal do Barreiro, esta iniciativa, mas, o importante, nesta acção é alertar o Barreiro e os barreirenses, para que não esqueçam que temos uma zona ribeirinha muito bonita, ela é da nossa conta e devemos protegê-la.

Espero que todos participem para remar por esse rio acima…”

Rostos ( Outubro 2006 )”»

Como foi possível este Cidadão ter sido nomeado para representar o Concelho do Barreiro na Gala promovida pela Região de Turismo da Costa Azul a fim de ser contemplado com a entrega de troféu e diploma, isto devido ao facto de “se ter destacado na ACTIVIDADE TURISTICA no ano 2006” ?

A esta complicada pergunta procuraremos das respostas num dos nossos próximos Posts…

Ah, já agora, narcisismo, vaidade, gabarolice, exibicionismo serão as palavras mais adequadas para classificar este homem, ou não seria/será que o Sr. C.O. “Boia” tem um amor próprio de tal dimensão que o faz idolatrar-se a si próprio ?

Grande Semana para todos e … também para mim … Ah,ah,ah.

Zé do Barreiro.

Notas: 1. As seis vezes "campeão do mundo"- New Jersey, Zagreb/Croácia e Hamburgo - já desapareceram ( pelo menos tacticamente …), mas agora tem 138 internacionalizações! A verdade é que para além dos JO foi internacional, no máximo 7 vezes.

2. Referem-se 138 internacionalizações! As internacionalizações, conforme a definição legal, são participações em representação nacional. Quanto muito, terá representado o país 7 ou 8 vezes, sendo a mais relevante nos JO de 72, na Alemanha, por convite do Comité Olímpico Internacional (e não porque se tenha qualificado).

3. Meus caros leitores, qual a credibilidade e seriedade de tudo isto ?

quinta-feira, setembro 27, 2007

A NOITE DE GALA DA COSTA AZUL, O SR. CARLOS OLIVEIRA “BOIA”, OS JORNALISTAS DO BARREIRO E A DURA REALIDADE





Meus Amigos,

Hoje, dia 27 de Setembro, pelas 19,30 horas, a Região de Turismo da Costa Azul promove no Restaurante “Acordeon” a noite de Gala inserida na semana da Costa Azul, onde se homenageiam personalidades que se destacaram no desporto, nas artes, etc, em representação de cada Concelho do Distrito de Setúbal.

Carlos Almeida Oliveira, também conhecido por “Bóia”, é a personalidade homenageada do Concelho do Barreiro.

Não será, de todo, descabido falar um pouco das proezas do representante do nosso Concelho.

Sabemos, muita gente sabe, da riqueza do seu curriculum desportivo, nomeadamente das cinco medalhas de ouro ganhas na modalidade de remo e na categoria de veteranos, as quais, diz orgulhosamente e com vaidade ter sido cinco vezes Campeão do Mundo dessa modalidade e categoria.

Por uma questão de tempo e também de espaço destinado a este artigo – o curriculum é enorme - iremos debruçarmo-nos, agora, apenas nas duas medalhas de ouro conquistadas numa Regata realizada em Zagreb – Croácia – na primeira semana de Setembro do corrente.

Iremos tentar demonstrar ( e desmontar ) que as medalhas de ouro conquistadas pelos atletas remadores nessa Regata não dão direito ao titulo de “Campeão do Mundo” coisa nenhuma.

Iremos recorrer às pesquisas exaustivas que alguns dos nossos Leitores realizaram, utilizando diversas fontes fidedignas, como por exemplo o site
http://www.veslanje.hr e que se podem consultar nos dois Posts anteriores.

Vejamos:

A medalha que o Sr. Carlos Oliveira ganhou sozinho foi ganha numa das 11 séries de 7 remadores cada. Quer isto dizer que, aqui, houve 11 (onze) "campeões do mundo"

Como no "34th FISA World Rowing Masters Regatta" houve, nos vários dias de competição, qualquer coisa como 490 séries nas várias categorias de barcos escalões de idades e sexos, isto quer dizer que houve... 490 “títulos mundiais” !!!

E como muitas corridas são em barcos com 2, 4, 5, 9 remadores e/ou timoneiros, colocando-nos na mediana, teremos qualquer coisa como 1960 (MIL NOVECENTOS E SESSENTA) "campeões do mundo". Tudo isto em 3 dias.

São "campeões do mundo" às resmas, às paletes de resmas ! - referia o nosso Amigo Leitor.

A outra medalha de ouro foi conquistada numa embarcação de dois remadores, portanto com outro Barreirense, Hélder Assunção de seu nome.

Nesta categoria de dois remadores concorreram 84 (oitenta e quatro) equipas divididas por 12 (doze) séries de 7. À equipa vencedora de cada série era atribuída uma medalha de ouro.

Conclusão... houve 12 equipas "campeãs do mundo" !!!

ISTO SERÁ MUITO DIFÍCIL DE PERCEBER ? Pensamos que não.

Então é assim, neste tipo de Encontros/Reuniões de milhares de remadores e remadoras NÃO HÁ CAMPEÕES DO MUNDO. E o Sr. Carlos Oliveira Bóia sabe disso perfeitamente !!!

( Sobre as razões e os motivos, que neste caso a Razão conhece, que levaram e levam o Sr. C.O. a intitular-se cinco vezes campeão do mundo de remo, daremos conta num próximo Post )

Caros Amigos, como é possível que, depois de toda a investigação realizada por simples cidadãos Barreirenses absolutamente amadores, uma jornalista profissional escreva no seu jornal: “Boia” renova título de Campeão do Mundo em Zagreb”.

Como é possível que, depois de toda a investigação realizada por simples cidadãos Barreirenses absolutamente amadores, um jornalista profissional escreva no seu jornal: «Campeão do Mundo do Barreiro - Carlos “Bóia” homenageado na “Noite de Gala da Costa Azul”».

Como é possível que, depois de toda a investigação realizada por simples cidadãos Barreirenses absolutamente amadores, um jornalista profissional escreva no seu jornal: «“Comemora, hoje, o seu aniversário Carlos Bóia que, mais uma vez se sagrou duplo Campeão do Mundo em Zagreb, na Croácia, na 34th FISA World Rowing Masters Regatta.
Carlos Bóia obteve dois títulos de Campeão do Mundo – em Skiff e Double Scull, acompanhado pelo veterano barreirense Hélder Assunção.”»

Como é possível que, depois de toda a investigação realizada por simples cidadãos Barreirenses absolutamente amadores, um jornalista profissional escreva no seu jornal: «“Carlos Oliveira “Bóia” – Campeão do Mundo. Por esse Rio acima…todos na descoberta do Rio Coina”».

Como é possível que Editores e Proprietários de Jornais com alguma credibilidade no Barreiro, autorizem os seus jornalistas a redigirem e publicarem notícias e acontecimentos sem qq tipo de investigação séria e minimamente aprofundada ?

Fica o reparo.

E já agora, um desafio: e se os jornalistas, logo na Gala, perguntassem in locco ao Senhor Presidente do Comité Olímpico Português e ao senhor Presidente da Federação Portuguesa de Remo, se o Sr. Carlos Oliveira “Bóia” é realmente cinco vezes Campeão do Mundo de remo no escalão de veteranos e depois informassem os Barreirenses das respostas desses dois responsáveis ?

Certamente que prestariam um excelente serviço aos Cidadãos, como de resto é o seu dever.

Apenas terão uma perdoável e compreensível desculpa para não informarem os Cidadãos Barreirenses.

A única desculpa possível:

SE ESSAS DUAS RESPEITAVEIS PERSONALIDADES DO DESPORTO NÃO COMPARECEREM NA “GALA”. O que será de mais certo !!!

Tenham um bom dia … uma excelente Gala e … principalmente … um óptimo jantar …


Zé do Barreiro.

domingo, setembro 23, 2007

AFINAL O SR. CARLOS OLIVEIRA “BOIA” É OU NÃO CAMPEÃO DO MUNDO DE REMO NO ESCALÃO DE VETERANOS ? Parte II





Meus Amigos,

Devido ao facto dos comentários do ultimo Post continuarem, digamos assim, a “entupir” a caixa de comentários, o que origina que o Post fique muito carregado, decidimos publicar uma Segunda Parte do tema para “desanuviar” melhor as ideias e opiniões dos nossos estimados Leitores.

Também, e devido à oportunidade, importância e compreensível extensão do seu comentário, decidimos, mais uma vez, publicar integralmente um texto do Anónimo que lançou a “bisca”.

Ora atentem.

«” É verdade. O sempre bem informado Sousa Pereira já se redimiu.

Porém, só dois reparos:

1 - A tradução não foi lá muito feliz. "Masters", no caso, não significa "mestres" mas sim "veteranos".

2 - Corrigiu na notícia, mas não corrigiu nas "Inferências - Carreira 7 - 12:05.

Portanto, Sousa Pereira, toca a corrigir! E daqi por diante, trate de procurar conhecer melhor sobre o que escreve. Sobretudo sobre o carácter das pessoas sobre quem escreve. Tá?

Digo isto porque são voçês, OCS, que mais responsabilidades têm nestas situações.

Confundem o vosso papel de jornalistas com as de amigos, e depois dá nisto!

Por exemplo, a Milene, rapariga que até escreve bem, cometeu o mesmo pecado. Vejam a notícia no Diário de Barreiro!

Mais profissionalismo meus senhores. Tratem de confirmar o que vos mandam.

Caro Zé.

É verdade sei muito mais! Sobre este e outros casos.

Prometo que a seu tempo tratarei de ir abrindo umas caixinhas.

Tem razão o Barreiro precisa e merece que estas coisas se saibam para tudo seja mais limpo.

Antes tínhamos os gases da CUF, que nos intoxicavam e sufocavam. Os gases foram-se, e a itoxicação passou a ser outra. Pelo menos os gases "davam de comer" amuias famílias. Nao concorda?

Voltando à "vaca fria":

Pergunto: Sabem porque é que o Sr. Bóia anda nesta ânsia de protagonismo sintético? Sabem?... Sabem?...

Eu digo-vos (e podem crer que sei do que falo):

Diz-se aí no "milieu" que o Bóia tentou dar o golpe nos Ferroviários (mais uma assalto, como já tentou em todos, ou quase todos os clubes). Só que os tipos podem ser "Ferroviários" mas não são burros e, vai daí, cortaram-lhe as vazas (parece que queria montar um bar junto ao Rio).

Como o negócio dos ginásios anda pelas ruas da amargura, o rapaz "desenterou" o seu velho projecto de clube particular. O tal "Náutico Clube do Barreiro" do qual só se conheceu - materialmente falando - a famosa placa de "Futuras Instalações", imagine-se, em terrenos camarários! Ali para o lado do antigo campo de jogos dos Ferroviários.

Provavelmente irá desde já retomar a cobrança de quotas ao pessoal da Torralta. Assim resolve já alguns problemas de tesouraria.

Mas, como dizia, desenterrou o tal clube privado. Porquê agora? Simples. Quem está na câmara, uma tal Sofia que é vereadora das obras, é muito amiga dele! E fala-se cada vez mais numas instalações náuticas ali no fim do Pólis, no tal terreno da Câmara.

Como essas instalações, a fazerem-se, serão certamente cedidas aos clubes. Tão a ver o resto da história?

Isso mesmo! O Bóia terá uma clube. Claro que não faz nada, não tem atletas, não tem órgãos sociais. Mas isso é coisa de somenos importância para os nossos "queridos" autarcas!

Mas - há sempre um mas - tudo tem um preço! Vai daí o Bóia passa a ser a "figura" do "regime" e já está! Uma mão lava a outra... não sei se me entendem !!!

A questão do ser ou não campeão do mundo é importante. Demonstra falta de carácter, de espírito desportivo e, claro, desprestigia da Cidade e as suas gentes, na medida em que envolve instituições numa mentira continuada.

Mas o "ser campeão do mundo" é tão só um meio para atingir um fim! E o fim é sempre o mais importante, até porque é o que fica, para o bem e para o mal.

E o fim é, caros conterêneos, esse mesmo, apropriar-se do bem comum. E para quê? Para POR JOVENS A FAZER DESPORTO? Certo? Não, errado!. As únicas vezes que esta alma pôs alguém a fazer desporto foi no ginásio "Bóia", e é a pagantes. O que ele quer mesmo é construir e explorar um restaurante ou bar, mesmo ali, junto ao Pólis, que a reforma vem aí e os ginásios já tivram melhores dias.

E é isto, este fim, é que realmente me preocupa. Por que carga de água a Câmara hade dar privilégios destes?”» - Fim da transcrição.

Só para terminar, porque entendemos que os melhores Leitores do Distrito – que sois todos vós - merecem toda a consideração e respeito cá do Zé, confidencio-vos o seguinte:

Amigos, tentaram “apertar os calos” ao Zé ( sobre os pormenores do “aperto” daremos oportunamente mais informações ).

Daremos, apenas um “cheirinho”: Quando o Zé começar a despejar o saco, o assunto vai dar brado no Barreiro, concretamente nos “mentederos” desportivos.

É o que me dizem dois ilustres Advogados amigos ( da linha de Sintra ), aos quais solicitámos aconselhamento jurídico sobre essa tentativa de “aperto de calos”.

Os “rapazes”, UNS E OUTROS, não sabem no que se meteram …

Para já, a continuação dos temas dos dois últimos Posts irá continuar até estar TUDO, mas mesmo TUDO, rigorosamente esclarecido.

Nem que para isso publiquemos 100 Partes.

PERCEBERAM ?

Grande semana para todos os Barreirenses,

Zé do Barreiro.

quinta-feira, setembro 20, 2007

AFINAL O SR. CARLOS OLIVEIRA “BOIA” É OU NÃO CAMPEÃO DO MUNDO DE REMO NO ESCALÃO DE VETERANOS ?



Meus Amigos,

Em vésperas da realização da noite de Gala inserida na semana da Costa Azul, promovida pela Região de Turismo da Costa Azul, a qual irá ter lugar no Restaurante “Acordeon” no próximo dia 27 de Setembro, pelas 19,30 horas e que, em representação do Concelho do Barreiro, irá ser homenageado o Cidadão sr. Carlos Oliveira “Bóia”, entendemos publicar este Post com o objectivo de responder e esclarecer as polémicas, entretanto vindas a publico e originadas pela figura a homenagear, indicada pelo Conselho do Barreiro.

Como bem se aperceberam os meus Amigos, este assunto “entupiu”, com os mais diversos comentários, o nosso Post anterior, cujo assunto não tinha rigorosamente nada a ver com o “caso Boia”.

Deste modo, como não somos entendidos nesta matéria, nada mais simples e elementar do que publicar, na integra, o ultimo comentário de um Leitor, que se documentou convenientemente a fim de responder a algumas perguntas/dúvidas que nós próprios lhe colocámos aquando da publicação do seu primeiro comentário no dia 18 Setembro às 13:44 horas.

Aqui, agora, neste Post, se o entenderem fazer, todos poderão postar os seus comentários relacionados especificamente com esta matéria.

Será a nossa contribuição para o esclarecimento de toda esta confusão.

«”Não sou um entendido na matéria, mas recorri mais uma vez ao meu amigo remador e ele deu-me as coordenadas todas para lhe conseguir responder. Algumas coisas já tinha ido ver, porque não ia levantar tal polémica sem ter a mínima certeza do que estava a dizer.

Agora sacrifiquei algum tempo e vi a coisa mais a fundo.

Então, caro amigo Zé, a seu pedido, passo a responder segundo aquilo que consegui averiguar e perceber do assunto:

P: Então as provas de remo - por exemplo as ultimas realizadas na Croácia - não são oficiais, não estão homologadas e não passaram de um "encontro de amigos remadores" ?

R: As provas são oficiais. Fazem parte do calendário da federação internacional. Só que não são "campeonatos do mundo" como o próprio nome indica (World Rowing Masters Regatta). Algo como "Regata mundial de remo de veteranos". Se não é um campeonato do mundo, também não tem campeões do mundo. Se consultar os regulamentos da federação internacional (www.worldrowing.com) está lá tudo explicado preto no branco. Verá que nesta regata há prémio (só ao primeiro classificado de cada série) mas não há título. Nem poderia haver. Porque se, por exemplo houver 20 séries (o que acontece com frequência) haveria 20 títulos de "campeão do mundo" para uma mesma categoria de barco e escalão!!! E, no limite, tem razão em dizer que poderia haver um destes "campeões do mundo" sendo o único a competir. Portanto, sem competidor!!!

Se também ler a descrição deste acontecimento "pseudo campeonato do mundo", reparará que há tantas medalhas quantos forem os primeiros classificados das séries. Ora nos campeonatos do mundo, da Europa ou nas taças do mundo, pelo que vi, há um sistema de eliminatórias, semi-finais e finais (A, B, C, etc.) que determinam a classificação final, com medalhas para os três primeiros da final A (ouro, prata e bronze). O primeiro da final A é o campeão.

Para além disto, os campeonatos do mundo ou da Europa no remo como nas outras modalidades, são disputados por equipas nacionais. Esta regata é disputada por quem quiser, desde que se encontre inscrito numa federação nacional, o que significa que tem que estar inscrito num clube, porque só assim pode estar inscrito na federação nacional.

Por isso é que aparece o nome do clube, o que não verá nos campeonatos do mundo, da Europa ou na taça do mundo.

P: Poder-se-à recorrer à Federação Portuguesa de Remo (não sei sequer se existe ou se é assim que se designa, desculpará esta nossa imperdoável ignorância ) a fim de se solicitar informações sobre a se essas provas são oficiais ou não ? Qual ou quais os níveis de dificuldade para serem consideradas Mundiais ? O nível e a preparação desses concorrentes justificará que as provas realizadas tomem a "designação " de Mundial ? Quantos e quais foram os Países participantes ?
Poderão confirmar ou desmentir toda esta "embrulhada " ?

R: Pode. E, a julgar pelo li, tudo o que disse será certamente confirmado. Não me pergunte contactos que eu não sei. Mas não será difícil obtê-los através da NET. Não o irei fazer porque, no que me toca considero-me esclarecido. Talvez alguém da CMB o queira fazer, para que, para a próxima, não se deixe embalar por histórias da carochinha com a ânsia do aproveitamento político. Pode ser que o Bruno Vitorino e o Carlos Humberto e companhia deixem de exibir a vedeta e, de uma vez por todas, se dê valor àquilo e àqueles que realmente se esforçam de forma séria e abnegada pelo bem comum elevando de facto o nome do Barreiro.

Penso que a questão da dificuldade ou não, não é relevante. O que realmente é determinante é a federação internacional considerar, ou não, a regata campeonato do mundo. E não é, pelos vistos, esse o caso.

Caso tal viesse a ser assim, teria que haver selecções nacionais de veteranos (que tanto quanto pude verificar navegando pela NET, não há, nem em Portugal, nem noutros países) para representar os países. E, nesse caso, já não poderia participar quem quisesse, mas só aqueles que as federações nacionais apresentassem com selecções nacionais (o que naturalmente estará sujeito, como em todas as modalidades, a regulamentos selectivos e legislação específica). Aqui se colocaria a dificuldade: a de ser qualificado e seleccionado entre os muitos concorrentes.

Quanto à questão do nível de preparação, já se trata de questões menos objectivas. Cada um terá a preparação para que treinou. Mas, por mera intuição, parece-me que, na sua grande maioria os atletas irão lá mais num espírito de festa e confraternização. Será mais uma questão de paixão do que de competição, digo eu!

Resulta desta investigação que não participaram países, mas sim remadores de muitos países. Alguns, pelo que investiguei, até fizeram tripulações mistas entre clubes de vários países e de sexos diferentes (mais uma prova de que não pode ser um campeonato do mundo porque isto não é possível em nenhuma modalidade).
Veja em http://www.veslanje.hr/wrmr2007, todas as provas a partir da 439.

Deu-me trabalho, mas espero ter sido suficientemente esclarecedor.

Deixo claro que nada de pessoal me move contra quem quer que seja, mas o bombardeamento com a questão nos jornais encheu o copo e depois a homenagem pela Região de Turismo da Costa Azul, por nomeação indecorosa pela CMB, foi a gota de água que o fez extravasar.

O que fez esta personagem pelo turismo da Costa Azul?

O que tem feito pelo Barreiro?

Quantas pessoas e instituições há no Barreiro, que arduamente e sabe-se lá com que dificuldades trabalham diariamente para o prestígio da Cidade e dos seus habitantes?

Quantas instituições, abnegadamente cuidam e "educam" desportiva e socialmente os nossos jovens?

Quantos, sem nada pedirem, prescindem dos seus momentos em família, dos seus tempos livres e até de algum rendimento, para se dedicarem a causa comum, seja em que campo for?

Aquela gente da CMB não vê? Não vê porque não quer ver! Se não "pecou" por acção, no mínimo, pecou por "omissão". Concedo-lhe isso, mas não perdoo o "pecado". Não perdoo não! E espero que os barreirenses também não!

Um abraço e que a verdade seja dita.”» - Fim da transcrição.

Nota: Reafirmamos, não nos cansando de reforçar, que muito gostaríamos que o Sr. Carlos Oliveira ou quem ele entendesse indicar, viesse aqui, também, “dizer de sua justiça”.

Zé do Barreiro.

sexta-feira, setembro 14, 2007

SERÁ MESMO VERDADE QUE LISBOA É LISBOA E O RESTO É PAISAGEM ou irá acontecer o mesmo a Joan Busquets, o que aconteceu a Frank Gehry, em Lisboa ?


Meus Amigos,

Após uma consulta à população e que partia da possibilidade de vir a deslocar o mercado para novas instalações – para a urbanização do Campo das Cordoarias - a Câmara do Barreiro, conhecido o sábio veredicto dos moradores da área da Junta de Freguesia do Barreiro, decidiu manter o mercado no mesmo local e convidou o arquitecto catalão, Joan Busquets, para projectar a construção do novo Mercado Municipal, a recuperação da zona envolvente e do parque Catarina Eufémia e um estudo de mobilidade.

O Arquitecto catalão visitou mesmo a cidade do Barreiro no dia 18 de Julho de 2007 para ter o primeiro contacto com a realidade do local e está previsto que, em Outubro pf, apresente a primeira ideia do projecto a desenvolver.

Uma primeira questão pertinente: embora custasse uma pipa de massa à Autarquia – custaria mesmo – porque razões a Câmara não realizou um referendo a TODA a população daquela Freguesia – com base nos Decretos Lei profusamente divulgados pelo cidadão António Cabós Gonçalves na discussão, do conhecimento geral, do seu Projecto para a reabilitação/recuperação do Barreiro Velho - para se conhecerem, de facto, os desejos e a vontade de TODOS aqueles Barreirenses ?

Qual teria sido o nº total de Cidadãos que decidiu que o Mercado 1º de Maio continuaria no actual local ?

Entendemos que esta mudança de decisão – tomada no Executivo anterior – poderá trazer eventuais complicações ao arquitecto Joan Busquets. Porquê ?

Pois … o tal concurso de ideias, que teve um Sr. Arquitecto vencedor e mais quatro concorrentes classificados e que já originou que a Ordem dos Arquitectos viesse a terreiro defender, com toda a legitimidade, os seus Colegas.

Ora o Arquitecto Busquets foi “apanhado”, sem saber ler nem escrever, neste intenso “fogo cruzado”.

Como irá ele conviver com esta situação ?

Bom, apresentaremos três cenários que poderão perfeitamente acontecer:

1º - Se Joan Busquets pretender impor o Projecto que irá apresentar para o Mercado e zonas envolventes, sem qq tipo de discussão, isto é, que prevaleçam intransigente e totalmente as suas ideias, então será evidente que todos os trabalhos apresentados no concurso de ideias pelos cinco concorrentes classificados, irão positivamente “por água abaixo”.

2º - Poderá ser maleável e compreensivo e aproveitar, também, as ideias do (s) concorrente (s) apresentada (s) no concurso de ideias.

3º - A Câmara – como legitima dona da obra e como Entidade que paga a conta – poderá fazer algumas exigências ao arquitecto Joan Busquets, exigências que poderão passar por fazer alterações no Projecto e/ou para impor a inclusão dos concorrentes classificados no concurso de ideias ( evitando, assim, as elevadas indemnizações monetárias, meus Amigos, as elevadas indemnizações monetárias que a autarquia terá de pagar aos cinco concorrentes …).

As eventuais exigências da Câmara poderão ou não terem a concordância de JB.

E é aqui que “entra” o caso do igualmente famoso arquitecto Frank Gehry e os seus projectos para o Parque Mayer, em Lisboa …

Quando Carmona Rodrigues era o Presidente da Câmara de Lisboa, o seu Executivo decidiu que o projecto do arquitecto Frank Gehry para a recuperação do Parque Mayer não iria ser concretizado.

A justificação da vereadora do Urbanismo na altura, Gabriela Seara, centrava-se na decisão, entretanto tomada, de preservar o Teatro do Capitólio. Em cima da mesa, e apesar de Gehry já ter, até essa altura, custado à Autarquia 2,5 milhões de euros, estariam três possibilidades: a contratação de cinco ou seis arquitectos portugueses, que projectem os edifícios pretendidos para aquele espaço; levar a efeito um concurso de ideias, ou, pura e simplesmente, escolher um único arquitecto português.

O projecto de Frank Gehry estava avaliado em mais de 100 milhões de euros, tendo a vereadora Gabriela Seara afirmado na altura que conseguiria desenvolver na zona do P.M. valências culturais idênticas por muito menos dinheiro.

A Câmara de Lisboa pretendia reduzir a dimensão do projecto do Parque Mayer para poder concretizá-lo mais rapidamente e admitia substituir o arquitecto Frank Ghery, caso este não aceite as alterações.

Pelo que conhecemos, Frank Ghery não aceitou as alterações.

E, deste modo, Carmona Rodrigues ‘expulsou’ Frank Gehry do Parque Mayer.

Já agora, quanto custará o projecto do arquitecto Busquets ? Ou quanto já custou até ao momento aos Munícipes do Barreiro ? Alguém sabe ?

No Barreiro, Joan Busquets estará “na rota” de F.G. ?

Reflictamos, caros Amigos, reflictamos nesta inequívoca possibilidade.

Senhores Deputados Municipais da oposição … Senhores Deputados da oposição … acordem ou … abram esses olhos.

Zé do Barreiro.

domingo, setembro 09, 2007

CONCURSO PÚBLICO DE IDEIAS PARA O MERCADO 1º DE MAIO E PARQUE CATARINA EUFÉMIA – Eventual resolução nos Tribunais ou será o bom senso quem prevalecerá


Meus Amigos,

Parece-nos que a Câmara Municipal do Barreiro irá ter, a muito curto prazo, uma complicada situação para resolver.

Arriscaríamos que até poderá ser assunto para se resolver nos Tribunais, assim cinco ( ou apenas um ) ilustres Arquitectos/Gabinetes de Arquitectura desejem defender os seus legítimos direitos até às últimas consequências.

Poderá existir a séria probabilidade de haver lugar ao pagamento de avultadas indemnizações aos cinco profissionais de Arquitectura ( ou apenas a um ).

Não somos Advogados, Juristas ou Solicitadores ( mas já falamos há alguns anos com alguns, devido às nossas responsabilidades profissionais ), portanto pretendemos deixar os termos técnicos e jurídicos, assim como análises mais aprofundadas sobre este caso, para esses distintos profissionais.

Bom, o Parque Catarina Eufémia e o Mercado 1.º de Maio foram objecto de um concurso público de ideias, lançado em 2006 pela autarquia barreirense, apoiado pela Ordem dos Arquitectos, após uma consulta à população e que partia da possibilidade de vir a deslocar o mercado para novas instalações.

O concurso foi ganho pelo arquitecto José Adrião, seguido das propostas de Carlos Veloso (segundo lugar) e da parceria Pedro Jordão e Cláudia Costa (terceiro lugar). Nos lugares imediatos classificaram-se Pedro Ferreira da Silva Teixeira de Melo e a empresa Progitape. [ 5 Premiados, no total ]

As cinco melhores propostas viriam a participar num segundo concurso público (de concepção), cujo programa decorreria das ideias apresentadas no primeiro concurso.

Já este ano – 2007 - a Câmara Municipal do Barreiro optou por convidar o Arquitecto catalão Joan Busquets, professor catedrático de urbanismo na Escola de Arquitectura de Barcelona, para projectar a construção de um novo mercado no mesmo lugar do existente, uma opção que seguiu, de acordo com a autarquia, o resultado do inquérito à população.

O trabalho, dedicação, tempo e dinheiro dos cinco primeiros classificados, com maior importância para o vencedor do concurso, como é evidente, poderão ser deitados, totalmente, “por água abaixo”.

Presumimos saber que o arquitecto Joan Busquets terá completo conhecimento não só desta situação, como de todos os trabalhos classificados até ao 5º lugar, nesse Concurso.

Caros Amigos, vamos, então, à parte mais pertinente de todo este assunto.

Na Ficha Oficial do Concurso pode ler-se no ponto II.1.2: «“ DESCRIÇÃO SUCINTA: O concurso público teve por finalidade seleccionar as melhores propostas de ideias para uma intervenção no edifício do Mercado Municipal 1.º de Maio para a qualificação e ordenamento da envolvente, ADMITINDO A ENTIDADE PROMOTORA, A POSSIBILIDADE DE, NA SUA SEQUÊNCIA, VIR A CONVIDAR OS CONCORRENTES A PARTICIPAREM NUM CONCURSO QUE POR ELA SERÁ PROMOVIDO COM VISTA À CELEBRAÇÃO DE UM CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS.”»

Atente-se na palavras destacadas em maiúsculas, às quais entendemos não apresentar nenhuma explicação. Está lá tudo.

Na mesma Ficha Oficial de abertura do Concurso pode ler-se:

# Características do contrato: Contrato de prestação de serviços

# Procedimento: Resultado do concurso de concepção

( A ficha completa poderá ser consultada num comentário do Post anterior, gentilmente postada por um dos nossos Leitores )

TODAS as partes envolvidas no processo - Câmara e Concorrentes – sabiam de todas estas regras !!!

Ou seja, TODAS sabiam que teria de haver um Contrato de prestação de serviços, como resultado do concurso de concepção, ganho por um senhor Arquitecto - José Adrião - seguido das propostas de Carlos Veloso (segundo lugar) e da parceria Pedro Jordão e Cláudia Costa (terceiro lugar), tendo, nos lugares imediatos se classificado Pedro Ferreira da Silva Teixeira de Melo e a empresa Progitape. [ 5 Premiados, no total ]

Embora não sejamos Advogado, Jurista ou Solicitador, entendemos que, neste caso, não estaremos muito longe da verdade, tais as provas e os factos apresentados serem absolutamente inequívocos …

Por tudo que elencámos parece-nos haver direito a indemnizações monetárias, se for essa a intenção e o desejo dos cinco concorrentes classificados.

Sobre o aparecimento e o “envolvimento” do Arquitecto Joan Busquetes no Barreiro para projectar a construção de um novo mercado no mesmo lugar do existente e para ser o responsável por um estudo global de renovação urbana de todo o Centro do Barreiro, postaremos durante a semana um artigo em que iremos fazer a comparação com o que aconteceu com o, também, famoso Arquitecto Frank Ghery em Lisboa.

E porque não acontecer, num futuro próximo, ao Arquitecto Joan Busquets, no Barreiro, o que aconteceu ao Arquitecto Frank Ghery, em Lisboa ?

E o que foi que aconteceu e porquê ? Perguntarão.

Quarta ou Quinta Feira saberão. Promessa do Zé.

Grande semana para todos,

Zé do Barreiro.

quarta-feira, setembro 05, 2007

AQUI SE DIVULGA A VERDADEIRA IDEIA/PROJECTO DO CIDADÃO ANTÓNIO CABÓS GONÇALVES ( segundo a interpretação e o entendimento cá do Zé )


Meus Amigos,

Pois já cá estamos e prontos para iniciar mais uma “época bloguistica”, após três semanas de retemperadoras e maravilhosas férias no Portugal profundo, com três incursões a Espanha ( uma delas para atestar o depósito da carro, pois claro. É que menos 14 cêntimos por litro de gasóleo é sempre dinheiro que se poupa … )

Bom, a “ferrugem” já vai desaparecendo pouco a pouco, mais que não seja com a “preparação/rodagem” efectuada com a postagem de três longos comentários no Post anterior, em amena troca de impressões com o meu camarada António Fernando Cabós Gonçalves.

Dessa troca de comentários prometi que redigiria UM ÚNICO Post sobre a tão falada, comentada e divulgada polémica do momento a acontecer actualmente no Barreiro: O MERCADO DA RUA MARQUEZ DE POMBAL e a REQUALIFICAÇÃO/RECUPERAÇÃO DO BARREIRO VELHO.

Presumindo que analisei conveniente e detalhadamente toda a documentação enviada pelo António Cabós para o meu e-mail, assim como os Posts por ele redigidos no seu Blog e respectivos comentários, alguns postados por gradas figuras do Barreiro, o que fica sempre muito bem, cheguei à conclusão – e é tão somente a minha interpretação e entendimento, discutível, como é evidente – que a Ideia/Projecto do António Cabós Gonçalves É, NEM MAIS NEM MENOS, QUE A RECUPERAÇÃO/REQUALIFICAÇÃO DO BARREIRO VELHO E NEM TANTO A TRANFERÊNCIA DO MERCADO DO LEVANTE PARA A RUA MARQUÊZ DE POMBAL, como me ia apercebendo pelas minhas leituras frugais nos vários Blogs de cidadãos do Barreiro, que ia fazendo, muito rapidamente, durante as minhas férias.

Se a Ideia/Projecto é a recuperação do BV, tem em mim um apoiante a 200%, sem espinhas. Penso que não valerá muito a pena entrar aqui com justificações e explicações da necessidade de “atacar a sério” aquela zona, tal o abandono e a degradação a que está votada há longos anos …

Já, se a Ideia fosse a transferência do Mercado da Verderena para a Rua M.P., não teria/terá, de todo, o meu apoio e concordância – embora reconheça e entenda as excelentes intenções, a todos os níveis, do Cidadão António Cabós Gonçalves ( EU LI, RELI, ESTUDEI, APROFUNDEI, TODA A DOCUMENTAÇÃO DO PROJECTO SOBRE O MERCADO, portanto sei rigorosamente o que estou a dizer ).

Mas, não basta simplesmente dizer que não se concorda ou que se não apoia.

Não. Irei apresentar apenas três razões – o espaço, Senhor, o espaço que destinei para este artigo … - porque entendo que o Cidadão António Fernando Cabós Gonçalves não se deveria meter neste imbróglio, do qual poderá até sair muito, direi mais, bastante “chamuscado” ( eu sei que ele tem “arcaboiço” e “mangueiras” para aguentar e apagar todo esse “fogo”, mas enfim, poderia evitar tudo isso, digo eu … )

1. Compete apenas e tão somente à Câmara Municipal resolver/arranjar um novo local para o funcionamento do Mercado do Levante da Verderena. Isto se o actual Executivo e o seu Presidente quiserem manter este tipo de comércio no Barreiro, bem entendido.

Deixem-me contar um episódio verdadeiro passado no tempo em que o saudoso Aires Manuel de Carvalho ainda estava entre nós. Penso que o António Cabós terá conhecimento dessa frase pronunciada pelo Aires.

A construção do Novo Tribunal do Barreiro estava prestes a iniciar-se. Tudo estava autorizado, licenças, alvarás, o terreno – privado - tinha sido doado há alguns anos pelo respectivo proprietário. Tudo pronto, tudo legal, para se avançar com a construção do Tribunal.

O problema que se tinha de resolver e com urgência, era para onde iriam transferir o Mercado do Levante, a funcionar nesse local há vários anos.

Não se ouvia falar de locais alternativos. Perguntei pessoalmente ao Aires como se poderia resolver essa situação ( a política meus Amigos, a Política ). Resposta pronta: “ Olha, oh F___ sabes qual a melhor coisa que poderá ser feita? É todos os feirantes e tendeiros armarem um grande arraial à porta da Câmara, a ver se eles resolvem o problema “.

E não é que resolveram !!!

Isto passou-se e é verdade. Jurava que o Cabós Gonçalves deverá saber esta resposta do Aires. Mais, jurava até que o actual vereador João Soares estava presente, na altura, quando houve esta conversa.

2. Os feirantes/tendeiros também deverão contribuir para resolver o problema do novo local. Sei que não estão parados. Até tem advogado e tudo …

Eu diria, até, que é a eles – e ao seu advogado - quem compete resolver a maior parte desse problema.

3. Os moradores do Barreiro Velho não estão preparados – a diversos níveis – para “receberem” e compreenderem toda a confusão que se originará com a implantação de um Mercado com a dimensão daquele que o António Cabós defende e propõe.

Terminarei com dois alertas ao Cidadão António Cabós:

# A sua sugestão de Referendo/Petição para que seja a população/moradores do B.V. a decidir se querem ou não o Mercado na Rua Marquez de Pombal não vai levar a nada, porque as pessoas simplesmente não querem ali o Mercado. Corrijo, iria era levar a Autarquia a gastar uma pipa de massa, que como bem saberá, não tem …

Não vá por aí.

Penso que o António Cabós, com a sua perspicácia e tacto já se apercebeu disso …

É que a grande maioria dos que o apoiam e são favoráveis a essa ideia até nem residem na zona !!!

Será que alguns dos seus “amigos” lhe quererão “fazer a folha” ? Pense neste pequeno pormenor.

# Porque é que o António Cabós não agarra na verdadeira questão, verdadeiramente ( desculpe o pleonasmo ) importante que realmente está em causa e que é o cerne do de toda esta “confusão” ?

E qual será esse “caldinho” ? Perguntará.

Pois é, um hipermercado – Carrefour - com quase metade da Área do Fórum Barreiro será construído em parte dos terrenos onde se realiza o Mercado de Levante na Verderena. Não haverá aqui grossa e descarada negociata ? Como foi possível a Câmara Municipal autorizar – atribuir licenças – para a construção deste “pequeno Centro Comercial” ( tal qual como li no DB, aquando da realização da última Sessão de Câmara ) naquele terreno ? E parece que até está no PDMB e tudo !!!

Entendo que aqui é que estão as verdadeiras e importantes questões que se deveriam discutir no que diz respeito ao encerramento do Mercado do Levante da Verderena, em lugar de se estarem a desperdiçar energias com a hipotética transferência desse Mercado para a zona do Barreiro Velho.

Caros Amigos, termina aqui a minha ” participação – com Post e tudo - sobre a Ideia/Projecto do Mercado da Rua Marquez de Pombal, apresentado pelo Cidadão Barreirense António Cabos Gonçalves.

Como muito bem sabem o “meu negócio” trata de outras questões e assuntos, que irão seguir muito brevemente …

Zé do Barreiro.
 

Estadisticas Gratis free hit counter
free hit counter

Get Your Sign

free counter