A Paragem do 18 no Cabeço Verde

Este Blog é muito abrangente e heterogéneo...Destina-se aos políticos,aos cidadãos normais,aos sócios do Benfica,aos apreciadores de jaquinzinhos fritos,aos funcionários públicos,aos adeptos do Sporting,aos que pagam impostos e aos que nem sabem o que isso é,aos ouvintes da Rádio Renascença,aos descontentes com a administração do condomínio,aos internautas que acham que Linux é a Liga Internacionalista para a União dos Xiitas,aos que gastam o tempo de trabalho a ler estas coisas,aos médicos ...

quinta-feira, dezembro 18, 2008

EXISTEM PESSOAS COM RESPONSABILIDADE NO PS/BARREIRO QUE ANDAM MUITO DISTRAÍDAS, MESMO MUITO DISTRAÍDAS ...



… Será má fé, incoerência, desonestidade intelectual ou imaturidade política ?


Meus Amigos, especialmente os Militantes do Partido Socialista do Barreiro,

No último Semanário “Notícias do Barreiro”, de 17 de Dezembro, vem uma entrevista a uma jovem senhora que é membro do actual Secretariado da Federação do PS/Setúbal, Vereadora na Câmara do Barreiro ( embora sem pelouro ), Membro da lista do Conselho Político das Mulheres Socialistas de Setúbal, eleito recentemente, entre outras actividade políticas e publicas.

Portanto, no nosso entendimento, a sua juventude não é desculpa, uma vez que actualmente ocupa cargos de responsabilidade quer políticos, quer profissionais no universo da Sociedade Portuguesa.

Quem a escolheu ou nomeou para esses cargos, entendeu que tinha as condições necessárias e suficientes para ocupar esses lugares.

Quanto a isto, parece-nos que não existirão quaisquer dúvidas dignas de registo.

Vem isto a propósito de, aquando de uma pergunta do Jornalista – terão que consultar o Jornal – ter respondido da seguinte forma, referindo-se aos seus Camaradas do ACTUAL - SIM DO ACTUAL – SECRETARIADO DA CPC DO PS/BARREIRO EM EXERCÍCIO ( o que no nosso entendimento é muito grave ):

“ Alguns encaram os partidos como se fossem um mero realizador de eventos, ou avaliam a actividade partidária e um bom desempenho dos seus cargos pela forma como recuperam edifícios.

( … )

Um partido é um espaço de reflexão, de debate político sobre estratégias diferentes para o partido e para a cidade e sobretudo um espaço para apresentação de um projecto e de uma alternativa a quem está no poder. Acho que faltou eesta visão nos últimos tempos” - Final da transcrição.

Estas afirmações foram publicadas num OCS, tendo sido, obviamente, divulgadas para o domínio publico.

Ora, também do domínio publico, localizadas no site do PS/Barreiro, divulgam-se alguns estratos/respigos do trabalho POLÍTICO desenvolvido pelo actual Secretariado do partido nos últimos três anos e meio.




« “PROMOÇÃO DE DEBATES

Organização de múltiplos debates, com os mais diversos temas e interlocutores, tendo como objectivo a promoção da discussão em torno das mais diversificadas áreas de acção política:

-"A inserção do Barreiro no Contexto da Área Metropolitana de Lisboa", com João Soares;
-"A Justiça e o Cidadão", com Rogério Alves e Conde Rodrigues;
- "Diálogos Esquerda Direita", com António José Seguro e Telmo Correia;
- "Analisa situação social do Barreiro", com a participação de Pedro Marques;
- Co-organização de uma sessão de esclarecimento com Maria de Lurdes Rodrigues (actual Ministra da Educação);
-"A Reforma do Sistema Político", com Carlos Zorrinho e Adelino Maltez.
-"Barreiro, População e Envelhecimento", com Paulo Pedroso;
-"Desenvolvimento Económico" - participaram António Câmara e Joel Hasse Ferreira;
-"As Escolas e as Empresas", com António Capoulas e Ana Maria Bettencourt;
-"O Projecto Europeu depois do Tratado de Lisboa", com Ana Gomes;
- Sessão de esclarecimento sobre a "Revisão do Código de Trabalho", com a participação do Secretário de Estado da Segurança Social Pedro Marques;
-"A importância das energias renováveis no actual contexto mundial", com Joel Hasse Ferreira.


ORGANIZAÇÃO DE VISITAS

A actual direcção política recentrou a actividade do Partido Socialista em torno das questões sociais do nosso concelho. Com efeito, levámos a cabo visitas institucionais a numerosas associações de índole social, com o objectivo de auscultar as mesmas e aprofundar o conhecimento sobre o seu funcionamento. Destacamos, a título de exemplo, a Nós, a Padre Abílio Mendes, a Persona e a Santa Casa da Misericórdia do Barreiro.

De igual modo, elaborámos, em 2007 e 2008, sob o lema 25 de Abril Solidário, um roteiro pelos Bairros degradados do Concelho, com o propósito de promover um contacto mais próximo com as populações do Barreiro Velho, Bairro das Palmeiras, Bairro 25 de Abril, Quinta da Amoreira, Quinta da Areia e Quinta da Mina.

Organizámos também um Ciclo de Visitas às diversas freguesias do Concelho, com a participação dos respectivos autarcas e direcção política, procurando verificar os problemas específicos de cada uma delas.

Em simultâneo, promovemos várias visitas ao Mercados do Concelho, com o objectivo de observar as condições dos comerciantes, bem como procurar perceber as suas necessidades e problemas quotidianos.

ACOMPANHAMENTO AUTÁRQUICO/REUNIÕES DOS ÓRGÃOS AUTÁRQUICOS

- Estruturação de um modelo de Acompanhamento Autárquico:
Reuniões com os cabeças-de-lista às Juntas;
Encontros de preparação das reuniões dos órgãos autárquicos (cerca de 110 até ao momento);
Acompanhamento das diferentes reuniões;
Balanços dos ciclos de reuniões, através de encontros entre o Secretariado da Concelhia e os autarcas;
- Elaboração de largas dezenas de Moções, Recomendações e Saudações apresentadas pelos autarcas socialistas, em estreita coordenação com a direcção política.

FORMAÇÃO AUTÁRQUICA

- I Curso de Formação Autárquica - "Enquadramento Geral da Actividade Autárquica" - Eduardo Cabrita, Vítor Ramalho e Madalena Alves Pereira;
- II Curso de Formação Autárquica "Orçamento e Grandes Opções do Plano" - Emídio Xavier e Jorge Carvalho;
- III Curso de Formação Autárquica "A intervenção numa Assembleia" – José Cunha Lopes e Madalena Alves Pereira;
- IV Curso de Formação Autárquica "Planos Municipais de Ordenamento do Território – elaboração, aplicação e intervenção nas autarquias", tendo como orador o Fonseca Ferreira;
- V Formação Autárquica – "Execução Orçamental - Prestação de Contas - Maria Amélia Antunes;
- VI Formação Autárquica – "Orçamento de Estado 2008 e as Finanças Locais", sendo prelector convidado Eduardo Cabrita;
- VII Formação Autárquica – "QREN e Plano Operacional de Lisboa e Vale do Tejo", por Nuno Batista da Silva;
- VIII Formação Autárquica – "O SIADAP e as carreiras da função pública", por Ana Isabel Fernandes.


( In
http://www.psbarreiro.com/ )

Ora bem, meus caros Amigos e Camaradas, será ocasião para perguntar se a jovem senhora que é membro do actual Secretariado da Federação do PS/Setúbal, Vereadora na Câmara do Barreiro ( embora sem pelouro ), Membro da lista do Conselho Político das Mulheres Socialistas de Setúbal, eleito recentemente, entre outras actividade políticas e publicas, para perguntar, dizíamos nós, se alguma vez participou em pelo manos uma, pelo menos numa, dessas actividades levadas a efeito pela Direcção do seu partido no Barreiro. Participou ?

Acredito e posso aceitar como normal que possam existir divergências de vária ordem entre Militantes com responsabilidades dentro do Partido Socialista do Barreiro. É natural. É, até, necessário nalgumas vertentes.

MAS DESEJA-SE URGENTEMENTE QUE HAJA COERÊNCIA, DIGNIDADE E HONESTIDADE INTELECTUAL NAS RELAÇÕES DE ÂMBITO POLÍTICO, MESMO, ENTRE OS MILITANTES DO PARTIDO NO BARREIRO.

MESMO QUE SEJAM JOVENS, QUIÇÁ, COM ALGUMA FALTA DE MATURIDADE.

Essa adquirir-se-à com o tempo.

As outras adquiriram-se desde o berço.

Saudações Socialistas,

Zé do Barreiro.

quinta-feira, dezembro 04, 2008

UMA CARTA DE DESPEDIDA DAS ACTIVIDADES POLÍTICAS E PARTIDÁRIAS DO PS/BARREIRO





Com o pedido de publicação, que fazemos com todo o gosto, mas já com alguma pena, divulgamos integralmente uma “Carta de Despedida das Actividades Politico-Partidárias” do meu grande e estimado Amigo Alexandre Miguel Perez de Matos.

Aí vai, sem mais considerações, para já.

« “Janeiro de 2008 abracei o projecto de me candidatar a Comissão Política Concelhia do Partido Socialista Barreiro, não me revendo em qualquer das candidaturas apresentadas. Alias, como tenho por habito dizer sou socialista desde que me reconheço consciência política.

Procurei falar do Barreiro, fazendo uma campanha seria, de discussão de ideias e em prol de um PS mais aberto a sociedade, menos elitista, tendo por base a apresentação de um projecto de cidade para o Barreiro, tentando transmitir os valores que me definem como socialista. A minha equipa deu uma lição de comportamento cívico e político, não recorrendo a manipulação nem a ofensa. De facto, uma equipa fantástica a quem agradeço a disponibilidade, trabalho e empenhamento.

Infelizmente, não posso dizer o mesmo de outras candidaturas. Durante a campanha fomos alvo de um comunicado anónimo distribuído pelo Lavradio, denegrindo a minha imagem e a de alguns elementos da minha lista, distribuído por uma das listas concorrentes e que chegou inclusive a ter para mim, implicações profissionais. De facto ficou devidamente comprovado nos órgãos da instituição visada que as acusações não passavam de meros instrumentos de arremesso político, de mentiras e da falta de coragem.

Acho que todos os socialistas devem ponderar bem sobre as próximas eleições concelhias. Pensem em que tipo de pessoas nos devem representar. Ponderem sobre as atitudes referidas. Aproximam-se tempos de luta, nomeadamente os actos eleitorais que terão lugar em 2009. Urge encontrar pessoas que corporizem as propostas que temos para a cidade e que possam, desde já, iniciar um caminho de vitória socialista no Barreiro.

Cumprimos com lealdade aquilo a que nos propusemos. Mantivemos uma postura construtiva, de compreensão e solidariedade para com a direcção cessante do PS Barreiro, mantendo a coerência e a forma de estar que o projecto “Mais PS, melhor Barreiro” veio trazer ao universo socialista barreirense.

As coisas mudam. Cada dia vai sendo uma surpresa e por cada equação que resolvemos, nasce outra para se proceder a sua resolução. Feliz ou infelizmente a vida varia de forma aleatória e sem avisar.

De facto o que aqui está exposto tem de ter uma razão ou um objectivo. Existe sempre um objectivo para tudo.

Neste caso é o de publicamente comunicar que me afastarei da política activa por razões estritamente profissionais.

Irei a partir do mês da Janeiro exercer funções de director financeiro na empresa concessionária e adjudicatária da reestruturação do IP4 e da construção de novos sub-lanços que irão constituir a nova Auto-estrada Transmontana. Esta situação irá forçosamente deslocar a minha residência para o Porto. É também com enorme satisfação que verifico que estarei presente numa das empresas que trabalha com a RAVE no estudo do projecto da alta velocidade e da Terceira Travessia do Tejo, fulcral na minha opinião para a evolução do Concelho do Barreiro.

Não podia deixar de comunicar o meu afastamento sem me despedir de quem apoio incondicionalmente um projecto que deve e vai continuar activo, pelo Barreiro e pelo Partido Socialista. Um muito obrigado a todos.

Estarei sempre disponível para ajudar e para fazer o melhor pela minha terra... Esteja onde estiver.

Alexandre Miguel Matos.”»


O que os meus Amigos tem a dizer “disto” ?

Desejos de muitas felicidades e sucessos profissionais, Alexandre Miguel, pois tu mereces.

A gente talvez um dia se encontre, eventualmente no Projecto da RAVE/T.T.T., quem sabe … ( sabes perfeitamente o que estou a dizer/escrever )

“Zé do Barreiro”
 

Estadisticas Gratis free hit counter
free hit counter

Get Your Sign

free counter