A Paragem do 18 no Cabeço Verde

Este Blog é muito abrangente e heterogéneo...Destina-se aos políticos,aos cidadãos normais,aos sócios do Benfica,aos apreciadores de jaquinzinhos fritos,aos funcionários públicos,aos adeptos do Sporting,aos que pagam impostos e aos que nem sabem o que isso é,aos ouvintes da Rádio Renascença,aos descontentes com a administração do condomínio,aos internautas que acham que Linux é a Liga Internacionalista para a União dos Xiitas,aos que gastam o tempo de trabalho a ler estas coisas,aos médicos ...

domingo, março 01, 2009

UMA DAS INTERVENÇÃO NO XVI CONGRESSO NACIONAL DO PARTIDO SOCIALISTA - ESPINHO - 27- 02 a 01-03-2009






Dois pontos prévios:

1º. Para que não subsistam quaisquer tipo de dúvidas ou mal entendidos, pretendo esclarecer que sou Delegado pela Moção “A Força da Mudança “, cujo primeiro subscritor é o Camarada José Sócrates.

2º. Não me peçam que a minha intervenção seja semelhante às intervenções dos Camaradas que são Ministros e Secretários de Estado que já intervieram neste Congresso. Nem semelhante ao discurso do Camarada Jaime Gama, o Presidente da Assembleia da República …

No entanto acredito que ninguém me vai mandar prender !

Camaradas,

O Congresso Nacional e a discussão das Moções Globais de Orientação Nacional estão no seu final.

Foram largas horas de discussão a tal ponto que hoje, Domingo, ultimo dia do Congresso Nacional, ainda se está a dar a palavra aos Delegados que se inscreveram para intervir.

É o nosso caso.
Muitos Camaradas vieram e ainda outros virão, aqui, falar sobre os mais variados assuntos e aspectos das Moções Globais em discussão neste Congresso.

Fazem/fizeram muito bem!

Camarada Almeida Santos, ilustre Presidente da Mesa do Congresso e Camarada José Sócrates, Secretário Geral do Partido Socialista, reeleito democrática e absolutamente por clara e inequívoca maioria dos Militantes do Partido,

Permitam-me que a minha pequena intervenção – de 3 minutos – se centre, quiçá já num âmbito futurista, no “dia seguinte” ao encerramento deste XVI Congresso Nacional.

[ Contudo, espero que um REQUERIMENTO entregue por mim na Mesa, tenha o acolhimento e a apreciação do Congresso, na altura mais conveniente que o Presidente entenda fazer submeter o mesmo a este magno Plenário. ]

Então é assim:

MAIS UM CONGRESSO NACIONAL DO PS CHEGOU AO FIM. APENAS MAIS UM. OUTROS SE SEGUIRÃO. ROTINEIRAMENTE …

Mais um Congresso Nacional irá chegar ao fim.

Obedecendo implacavelmente à rotina …

Canta-se o Hino. Apagam-se as luzes da ribalta.

Enrolam-se as passadeiras. Desarmam-se as prateleiras ( perdão, aquilo a que chamaram mesas para os delegados pousarem os cotovelos ). Sacode-se o pó dos tapetes. Despedem-se os camaradas com um “ até daqui a dois anos” ( pois, pois … porque a rapaziada só se torna a ver quando houverem eleições para o CN …). Pagam-se as contas do hotel. Avança-se para a A1.

E … ala que se faz tarde, regresso a casa.

Uns, compreensível e naturalmente satisfeitos por terem sido eleitos – direi, escolhidos, nomeados, preferidos pelos mais altos dirigentes Concelhios, Distritais e Nacionais do partido, o que se entende ser de grande honra – por terem sido eleitos, dizíamos, para os órgãos nacionais.

Outros nem por isso …

É esta a verdade nua e crua.

O Congresso irá terminar e – como acontece quando terminaram todos os outros Congressos do Partido, quer Nacionais, quer Distritais - após os discursos, elaboração de listas, votações, eleição dos vários órgãos, realização da primeira Comissão Nacional para a eleição e tomada de posse dos restantes órgãos nacionais, após tudo isso, irá continuar, rigorosamente, tudo na mesma.

Neste Congresso Nacional, o Camarada José Sócrates foi o candidato único a Secretário-Geral e os Socialistas terão de o respeitar e aceitar durante os próximos dois anos como líder do partido.

Porque como se diz habitualmente nestas situações, é o Secretário Geral de TODOS os Socialistas.

Após terem passado os dois últimos anos, o Camarada José Sócrates continua a não me convencer como sendo o melhor líder para o PS.

Não é o melhor líder para o PS, faço questão de repetir, porque é do partido e só do partido que me estou a referir neste momento.

E são estes assuntos que se terão de apresentar e discutir num Congresso Nacional do Partido. Inequivocamente !

Camarada José Sócrates, a minha opinião vale o que vale, o senhor obviamente que lhe dará pouca ou nenhuma importância, mas pretendo dizer-lhe com toda a convicção:

O senhor durante os próximos dois anos de mandato, como Secretário Geral do Partido Socialista, não irá dar a atenção que os Militantes do Partido merecem e têm direito.

Não irá – como aconteceu nos anos anteriores – dar o apoio necessário que os Militantes de base do nosso Partido merecem e esperariam ter do seu Secretário Geral.

Quero deixar isto muito claro.

Arrisco fazer-lhe um desafio:

TENHA A CORAGEM DE ME DESMENTIR, CAMARADA JOSÉ SÓCRATES, TENHA A CORAGEM DE ME PROVAR QUE ESTOU ENGANADO.

Tem os próximos dois anos para o fazer … Tem os próximos dois anos para provar o contrário.

Já agora, na sua qualidade de Secretário Geral do P.S. - pretendo reforçar: nessa qualidade – quando é que vai ao Barreiro para conviver, dar ânimo, ou apenas estar com os seus Camaradas deste Concelho, tão especial, como difícil eleitoralmente – como o faziam, por exemplo os Camaradas António Guterres e Jorge Coelho ?

Muitas coisas há para alterar, Camarada José Sócrates, muitas coisas há para alterar no relacionamento com os Militantes de base do partido…

É por isso que lhe faço este apelo/desafio, com a objectividade e com a frontalidade com que foi feito.

Muitas felicidades e saudações Socialistas.

E, JÁ AGORA … ATÉ 2011, AQUANDO DA REALIZAÇÃO DO XVII Congresso Nacional !


. Fulano de Tal

( A Vice Presidente da Mesa do Congresso – Drª Edite Estrela e o Secretário Geral do PS sabem perfeitamente que é este Militante. O que, para o caso, é suficiente )

. Delegado eleito pela Secção do Barreiro.

. Membro da CPC do PS/Barreiro ( Federação de Setúbal )
 

Estadisticas Gratis free hit counter
free hit counter

Get Your Sign

free counter