A Paragem do 18 no Cabeço Verde

Este Blog é muito abrangente e heterogéneo...Destina-se aos políticos,aos cidadãos normais,aos sócios do Benfica,aos apreciadores de jaquinzinhos fritos,aos funcionários públicos,aos adeptos do Sporting,aos que pagam impostos e aos que nem sabem o que isso é,aos ouvintes da Rádio Renascença,aos descontentes com a administração do condomínio,aos internautas que acham que Linux é a Liga Internacionalista para a União dos Xiitas,aos que gastam o tempo de trabalho a ler estas coisas,aos médicos ...

segunda-feira, fevereiro 08, 2010

A DISPONIBILIDADE, SIM A DISPONIBILIDADE, AMIGO DIÓGENES, FACTOR FUNDAMENTAL E IMPRESCIDÍVEL PARA SE SER UM EFICAZ E EMPENHADO LÍDER DO PS DO BARREIRO


Caro Amigo Diógenes,

Meus Amigos,

Pois é, as “velhas” razões e justificações do Post anterior ir já em 46 comentários e este tema não ter nada a ver com o financiamento das Colectividades, Associações e afins existentes no Concelho do Barreiro, são argumentos mais que suficientes para que elaborássemos um novo Post.

Por isso, cá vai, com algum atraso, a minha opinião sobre o teu ultimo comentário, no Post anterior, de 05 Fevereiro, 2010 12:53.

Como se trata de um assunto sempre actual ( e neste momento mais que nunca …), este meu atraso não irá prejudicar, de modo nenhum, o diálogo que temos vindo a manter.

Embora o conteúdo do teu comentário tenha muita “substancia” claramente válida e pertinente, que daria “pano para mangas”, decidi apenas pronunciar-me sobre o seguinte parágrafo do teu texto, quanto a mim um assunto fundamental, NUNCA abordado seriamente no interior do Partido Socialista do Barreiro, mas que tu - e muito bem – trouxestes para a “luz do dia”:

“ Não entendo a questão da disponibilidade, falar de tempo é uma “falácia”, em especial apontando exemplos, o espaço temporal que um líder deve dar ao partido, deverá ser o mais adequado, para organizar, para cumprir programas e definir as estratégias do partido no concelho. A disponibilidade total não tem como consequência uma maior eficiência.”

Como já te apercebestes, trata-se da DISPONIBILIDADE, factor fundamental e imprescindível para que um líder do PS/Barreiro, a meu ver, se possa dedicar total e exclusivamente ao partido.

Uma Concelhia como a do PS/Barreiro não se compadece com amadores.

Uma Concelhia como a do PS/Barreiro não poderá ter um líder que tem o seu emprego em Lisboa, saia às 17:00 horas, chegue ao Barreiro às 18, vá jantar com a família e lá pelas 22:00 vá, uma vez por semana, a um Clube de Política. É impossível o PS/Barreiro tornar a ganhar a Câmara com um líder com esse estilo de vida.

E aqui, pelo que entendi do parágrafo do teu comentário que respiguei, estamos - mais uma vez – em total desacordo um com o outro.

Vou contar-te um episódio real, passado comigo e com o Aires de Carvalho.

O Aires – muitos Militantes do PS sabiam – era Inspector das Finanças, na DGCI, em Lisboa. Todos os dias apanhava o barco para a Praça do Comércio e ia a pé para o Ministério.

Fomos muitas vezes os dois no barco onde mantivemos muitas e várias conversas sobre política e outros assuntos. Por exemplo, fiquei a saber que o chefe dele, nas Finanças, queria “fazer-lhe a folha”.

Notava-se que, em certas alturas, o Aires andava “stressado”.

Lembro-me que um dia recebeu um recado do Chefe para comparecer no serviço antes da hora da entrada normal. Sete e meia da manhã ou coisa parecida.

Em determinada altura, um certo dia, o Aires diz-me qualquer coisa como isto: “os nossos camaradas do partido terão de decidir se querem ou não que eu tenha a exclusividade e a disponibilidade necessárias para me dedicar e preparar convenientemente para que possamos ganhar a Câmara do Barreiro, senão não vale a pena”.

Não sei – nem me interessou – saber as conversas que o Aires manteve com os Dirigentes do Partido a partir desse dia.

A verdade é que o Aires de Carvalho é eleito Deputado para dois mandatos, é eleito vereador na Câmara do Barreiro com pelouro onde desenvolve um trabalho muito positivo no C.I.A.C., ganha a Distrital do PS/Setúbal. Tudo isto em perfeita e total disponibilidade o que permitiu, quatro anos depois, ganharmos a Câmara do Barreiro.

Obviamente que as Finanças ficaram “a aboberar”. E o “simpático” Chefe da DGCI ficou a falar sozinho … Inevitavelmente.

Uma pequena nota importantíssima: O Secretário Geral do PS e 1º Ministro de Portugal – Engº António Guterres - e o Dr. Jorge Coelho, braço direito do Guterres, gostavam do Aires e do Barreiro . Mas gostavam mesmo !

( Um aparte: Qual será/é a relação do actual 1º Ministro de Portugal e Secretário Geral do PS para com o actual Presidente eleito da CPC do Barreiro ? Conhece-o ? Ficam as perguntas ).

Caríssimo Amigo Diógenes, após este relato verídico, pretendo concluir que, sobre a disponibilidade e a exclusividade ao partido, entendo e defendo que das três, uma. Ou o futuro líder do PS/Barreiro é uma pessoa que trabalha por conta própria – profissão liberal – o que lhe permite ter uma liberdade e uma independência quase totais ou pede a reforma antecipada – se trabalha na Função Pública – ou pede a pré reforma – a partir dos 55 anos.

Haverá muito poucas alternativas para além daquelas três.

A pergunta sacramental que terei de te fazer:

O “teu” candidato estará/estaria disposto a isso ?

As minhas dúvidas não são imensas … São miríades !

Referes, a terminar, no teu comentário: “Cada um com a sua opinião… amizade está acima da politica…pelo menos para mim.”

Exactamente !

E para mim também !

Nem poderia ser de outra maneira.

Um abraço,

Zé.
 

Estadisticas Gratis free hit counter
free hit counter

Get Your Sign

free counter