A Paragem do 18 no Cabeço Verde

Este Blog é muito abrangente e heterogéneo...Destina-se aos políticos,aos cidadãos normais,aos sócios do Benfica,aos apreciadores de jaquinzinhos fritos,aos funcionários públicos,aos adeptos do Sporting,aos que pagam impostos e aos que nem sabem o que isso é,aos ouvintes da Rádio Renascença,aos descontentes com a administração do condomínio,aos internautas que acham que Linux é a Liga Internacionalista para a União dos Xiitas,aos que gastam o tempo de trabalho a ler estas coisas,aos médicos ...

domingo, junho 17, 2012

GLÓRIA AOS VENCEDORES. HONRA AOS VENCIDOS ! E mais umas coisinhas … ( refiro-me às eleições para o Presidente da Federação PS de Setúbal, é claro ).




Meus Amigos,

Dois pontos prévios:

1º Não fui votar nas eleições para o Presidente da Federação do PS de Setúbal, nem para a eleição dos delegados ao Congresso da Federação que se realizará no dia 30 de Junho de 2012.

No período de toda a minha já longa militância no Partido Socialista foi a terceira vez, em eleições internas, que tal aconteceu.

2º Nunca poderia, em consciência e em coerência, votar na candidatura da camarada Madalena Alves Pereira. Nem na sua lista de delegados concorrente na Secção do Barreiro.

Esta militante, também já no seu longo período de militância no meu partido, ainda não me convenceu politicamente.

( E não me obriguem, aqui, a especificar e a fundamentar … )

Espero, honestamente, que nos próximos meses me faça mudar de opinião.

Para a dignificação do Partido Socialista. Principalmente.

Pelo menos, até hoje, sou um simples mortal que pensa pela sua própria cabeça. Todavia, é meu desejo pretender assim continuar durante toda a minha vida.

Posto isto, gostaria de fazer algumas reflexões, quase tipo de um rescaldo deste processo eleitoral, que terminou ontem, dia 15 de Junho.

Em primeiro lugar, apresentando umas notas, comparando – no que for possível, obviamente – os resultados nas Secções do Barreiro e Lavradio das eleições para a CPC do PS Barreiro ( realizadas no dia 02 de Junho pp ) versus eleições para o Presidente da Federação do PS Setúbal.


ELEIÇÕES PARA A CPC

1. Secção do Barreiro

. Lista  alegadamente afecta à MAP – 178 Votos

. Lista alegadamente afecta ao ED – 57 Votos


2. Secção do Lavradio

. Lista  alegadamente afecta à MAP –  126 Votos

. Lista alegadamente afecta ao ED – 24 Votos
 
( Não estão contabilizados os votos brancos e nulos )


ELEIÇÕES PARA  O PRESIDENTE DA FEDERAÇÃO


1. Secção do Barreiro

. Madalena Alves Pereira – 161 Votos

. Eduardo Cabrita – 70 Votos


2. Secção do Lavradio

. Madalena Alves Pereira – 123 Votos

. Eduardo Cabrita – 31 Votos

( Não estão contabilizados os votos brancos e nulos )

Não iremos tecer, sobre estes nºs, qualquer comentário.

Façam-no os nossos estimados Leitores.

Mas lá que aconteceu alguma coisa, aconteceu … E mesmo interessante !

Descubram.

É claro que não existem dúvidas sobre a destacada e ampla vitória da Madalena Alves Pereira. Indiscutível. Não vale a pena inventar.

Portanto, Amigos, os militantes socialistas do distrito de Setúbal  acabaram de entrar num novo ciclo.  GANHAR O FUTURO !

Evidentemente que esse novo ciclo, penso, será extensivo, também, à Secção do Barreiro.

Tenho-o escrito muitas vezes, e cá vai mais uma, sou Militante há 29 anos do meu Partido de sempre e na minha Secção de sempre, a Secção do Barreiro.

Permitam-me referir o seguinte.

A Concelhia do PS Barreiro é a maior das 13 do Distrito de Setúbal com 591 Militantes  ( elege um total de 31 delegados ao Congresso Distrital). A segunda,  Setúbal,  tem 494 Militantes ( elege um total de 25 delegados ).

Depois seguem-se as outras.

Quanto à Secção do Barreiro é claramente a segunda do Distrito, com os seus 313 Militantes ( elege 16 delegados ao Congresso Distrital ), imediatamente atrás da Secção da Portela – Setúbal, com 401Militantes ( elege 20 delegados ao Congresso ).

Pelo menos em logística, a Secção é muito importante, como se tenta demonstrar acima.

A verdade é que debates, iniciativas sobre temas actuais e/ou outros afins, é coisa que na Rua Miguel Bombarda nº 48 não tem existido. O que se lamenta.

É sabido que a função de uma Secção de residência do Partido Socialista, entre outras responsabilidades, é a de promover o debate entre os Militantes da Secção, manter os Militantes informados e promover iniciativas sobre assuntos de oportunidade politica inequivocamente actual.

Pois, mas parece que existem actividades muito mais importantes ( para o coordenador da Secção e respectivo Secretariado, é claro ).

E quais são ?

A segunda maior Secção da Federação de Setúbal tem servido,  PRINCIPALMENTE, para levar, no caso que estamos a tratar, 16 delegados ao Congresso da Federação ( 11 dos quais na lista que apoia a  MAP, resultantes da obtenção de 161 votos ).

Pouco mais. Muito pouco mais.

Para além de, invariavelmente, o seu coordenador, entretanto reeleito, e a maioria dos elementos do seu Secretariado, em bloco, formarem, também, as listas de Delegados aos Congressos Nacionais ( os dois últimos, por exemplo ), listas para a Comissão Política Concelhia e as que mais possam existir, que iniciativas políticas realizaram nos últimos dois anos ( para não irmos mais longe ) ?

Saberão, por acaso, que existe uma coisa chamada Reunião Geral de Militantes a realizar de seis em seis meses, segundo os Estatutos do Partido ?

Ponho as minhas mãos no fogo e não me queimaria ao afirmar,   convictamente, que com o meu jovem camarada André Pinotes Baptista, se fosse o coordenador da Secção, isso jamais aconteceria …

Mas isso são outros quinhentos … Que aqui, por enquanto, não vamos abordar.

Termino, referindo que cá o Zé ficará a aguardar com alguma expectativa a realização da Assembleia Geral de Militantes da Secção do Barreiro, conforme plasmado nos ACTUAIS estatutos do Partido Socialista

« Artigo 92º
(Das Comunicações)

1. Todas as comunicações, notificações e publicações dos órgãos do Partido devem preferencialmente ser efetuadas pelos meios eletrónicos.
2. Quando não seja possível, com segurança, aplicar a regra prevista no numero anterior haverá lugar à comunicação por correio postal, telecópia ou por contacto telefónico de que resulte registo. »

« Artigo 93º
(Das Convocatórias )

1. Os órgãos deliberativos das estruturas de âmbito local, distrital ou regional reúnem ordinariamente, de seis em seis meses, sob convocatória da respetiva Mesa, a enviar a todos os inscritos com a antecedência mínima de quinze dias. »

Será que, no âmbito do novo ciclo - GANHAR O FUTURO ! – a camarada Madalena Alves Pereira, eleita Presidente da Federação do PS de Setúbal,  saberá, conseguirá, será capaz de pôr ordem na sua própria casa ?

Se o conseguir, talvez possa modificar a opinião política que tenho actualmente sobre ela.

Será, de facto, um enorme desafio … para a MAP …

Porque, para mim, ganhar a maioria das Câmaras do Distrito em 2013, incluindo a do Barreiro, como pretende e muito bem a nova Presidente, comparando com o pôr a funcionar normal e politicamente a Secção do PS Barreiro, é uma brincadeira de meninos.

Acreditem. É mesmo !

Repito, pelo menos, até hoje, sou um simples mortal que pensa pela sua própria cabeça. Todavia, é meu desejo pretender assim continuar durante toda a minha vida.


Excelente Domingo para todos,

Zé do Barreiro.


PS: Nestas eleições, para votarem só na Secção do Barreiro, foram arregimentados 231 Militantes.  Porque carga de água, para diversas iniciativas, como debates e discussão de assuntos de interesse e importância políticos,  não se arregimenta do mesmo modo ?

É do Catano …

quinta-feira, junho 07, 2012

QUEM FALA VERDADE ( sobre os custos REAIS da UCC da SCMB ) ?



Meus Amigos,

Tem este Post o único objectivo de alertar os Irmãos/Sócios da SCMB para os factos que passamos a explicar.

Principalmente os beneméritos e mecenas Barreirenses

Os factos serão apresentados na forma de mais um exercício “matemático”, como de quando em vez, gostamos de fazer.

Ora reparem.

Na pág. 20 do JB de 01 de Junho, edição impressa, está plasmado um apelo – que ocupa um quarto da página -  com o objectivo de se enviar donativos/dádivas para uma conta do BES, onde é indicado um NIB.

Trata-se da conhecida campanha denominada “Muro da Solidariedade”, promovida pela SCMB.

Transcreve-se aquilo que entendemos ser o mais relevante para a apresentação no nosso exercício “matemático”:

«  … Ali ficará instalada uma das maiores unidades de “Cuidados Continuados” do país. A inaugurar em 2012, corresponde a UM INVESTIMENTO DE CERCA DE 4 MILHÕES DE EUROS.»

« Entretanto a Misericórdia acabou de fazer outras obras no montante de perto de 2,5 milhões de euros »  Fim da transcrição.

Paremos aqui para, salvo melhor opinião e se não nos está a escapar nada, afirmar que, segundo o apelo acima referido, O VALOR TOTAL DA TAL « UMA DAS MAIORES UNIDADES DE “CUIDADOS CONTINUADOS” DO PAÍS », FICARÁ PELOS 6,5 – SEIS E MEIO – MILHÕES DE EUROS, incluindo, obviamente, já, outras obras que a Misericórdia acabou por fazer.

Continuemos.

Segundo notícia do JB on line, de 28/05/2012 – espécie de acta da Assembleia Geral Extraordinária realizada no dia 26 de Maio de 2012 – somos confrontados com os parágrafos seguintes:

« … Para justificar as palavras da Mesa Administrativa da SCMB, a responsável apresentou um documento elaborado pela fiscalização da obra em causa, após efetuada “uma atualização de âmbito dos trabalhos”. Segundo previsto, o reforço bancário a obter possibilitará as funcionalidades previstas para a UCC, pisos zero e um, o funcionamento do lar em construção no segundo piso, bem como “algumas economias do projecto, visando conter o valor total para todos os trabalhos realizados e a realizar, NO VALOR DE 7,5 MILHÕES DE EUROS”. »

« Os fundos a adquirir, via contrato de financiamento, poderão atingir os 2,5 milhões de euros, verba que permitirá finalizar o novo equipamento até ao próximo mês de novembro. »  Fim da transcrição.

Portanto, salvo melhor opinião e se é que estamos a ver bem “o filme”, podemos afirmar convictamente, considerando a notícia JB on line, de 28/05/2012, que o VALOR TOTAL DA UCC SERÁ DE  7,5 MILHÕES DE EUROS.

Há uma diferença de um milhão de euros !

Coisa pouca, compreendo, mas será que os Irmãos/Sócios da SCMB não terão de ser convenientemente informados e esclarecidos sobre o que se passa na “sua” Irmandade ?
Objectivamente, na eventual possibilidade de vir a ser hipotecada, no curto/médio prazo, ao Banco Espírito Santo.


E quem, porventura, pretender enviar donativos/dádivas para a UCC, não terá o direito, legitimo, de ser/estar devidamente informado do verdadeiro valor da obra, INCLUINDO AS DERRAPAGENS ?

Porque será que se está a esconder esse verdadeiro valor dos possíveis beneméritos e mecenas Barreirenses ?

( A menos que tivesse havido gralha …  Mas sempre a tempo de ser corrigida. )

Fica o alerta.

Apenas.

Zé do Barreiro.
 

Estadisticas Gratis free hit counter
free hit counter

Get Your Sign

free counter