A Paragem do 18 no Cabeço Verde

Este Blog é muito abrangente e heterogéneo...Destina-se aos políticos,aos cidadãos normais,aos sócios do Benfica,aos apreciadores de jaquinzinhos fritos,aos funcionários públicos,aos adeptos do Sporting,aos que pagam impostos e aos que nem sabem o que isso é,aos ouvintes da Rádio Renascença,aos descontentes com a administração do condomínio,aos internautas que acham que Linux é a Liga Internacionalista para a União dos Xiitas,aos que gastam o tempo de trabalho a ler estas coisas,aos médicos ...

segunda-feira, janeiro 07, 2013

ENA C’UM CATANO … ”ISTO” SERÁ VERDADE ?




Meus Amigos,

Será mesmo verdade que o Governo PSD/CDS tem 164 “especialistas”, alguns a ganhar até 5.775 euros por mês ?

O que, de facto, é verdade é que a Auditoria do Tribunal de Contas revela fundadas dúvidas sobre a experiência profissional destes técnicos, até porque 15% têm entre 24 e 29 anos.

O Tribunal de Contas (TC) refere-se aos técnicos especialistas e pessoal técnico-administrativo e auxiliar recrutados pelo governo, como “Figuras sem Limite”. As diferentes regras para o recrutamento de especialistas e a ausência de limites impostos para as suas remunerações, aliadas às dúvidas sobre as suas habilitações literárias, representam risco ao nível da despesa dos gabinetes governamentais, revela a auditoria do TC.

No total existem 164 técnicos especialistas, cujas remunerações podem atingir 5.775 euros. De acordo com a auditoria do TC, são três os especialistas que auferem um vencimento-base mensal entre 4.615 euros e 5.775 euros, mais do que o chefe de gabinete do primeiro-ministro. No topo dos especialistas mais bem remunerados estão também 6% de técnicos que ganham um salário superior ao de chefe de gabinete de membros do governo (3.892 euros mensais).

A maioria, 56,7% – ou 93 especialistas –, recebeu, nos últimos dois anos, um vencimento-base mensal igual ao auferido por adjuntos de gabinete de membros do governo (3.069 euros por mês).

Para demonstrar a flexibilidade remuneratória dos especialistas, o TC constata que a maioria destes técnicos ganha significativamente mais que um técnico superior da função pública, cujo vencimento se situava, em 2011 e 2012, em 1.625 euros e 1.610 euros, respectivamente.

A auditoria alerta para o facto de, apesar de se tratar de “especialistas”, não ser feita referência às suas habilitações literárias nem à origem dos estabelecimentos de ensino onde concluíram os seus estudos.

Porém, 15,3% destes técnicos apresentam idades compreendidas entre 24 e 29 anos, o que suscita a questão do seu grau de experiência profissional.

O governo defende que a não integração na tabela remuneratória do vencimento dos técnicos especialistas permite diferenciá-lo de acordo com o grau de exigência e complexidade técnica das funções exercidas por esta categoria. Sucede que não é possível verificar a correspondência entre o grau de tecnicidade e a respectiva remuneração, devido à não divulgação das habilitações literárias do pessoal que integra os gabinetes, reclama o TC.

Ainda em matéria de remuneração do pessoal dos gabinetes, o TC refere que o Ministério das Finanças não enviou prova documental de que o pagamento do 13.º e 14.º mês foi suspenso aos membros e trabalhadores dos gabinetes. Em sede de contraditório, as Finanças garantiram ao TC que o próprio governo determinou que qualquer situação que seja identificada deve ser imediatamente corrigida.

A auditoria acusa o governo de, em matéria de transparência e publicidade da informação de gabinetes ministeriais, não divulgar o montante da despesa afectada aos gabinetes. Apesar de elogiar as medidas legislativas implementadas, o TC garante que as mesmas não são suficientes, podendo não contribuir para a estabilização ou contenção da despesa dos gabinetes.


Amig@s, car@s Leitor@s, digam-me vocês se “isto” é realmente verdade ou se o Tribunal de Contas também é uma força de bloqueio do Governo.


Zé do Barreiro.

 

Estadisticas Gratis free hit counter
free hit counter

Get Your Sign

free counter