À LAIA DE PRELÚDIO INTRODUTÓRIO PARA AS ELEIÇÕES DA CPC/PS/BARREIRO - Historinha fictícia ou … talvez não ! - Apontamento II
Meus Amigos,
E porque não apresentar uma vertente virtual e imaginativa ( Deus me livre de pensar que tal aconteça na realidade … ), quiçá premonitória, ao acto eleitoral da CPC/PS/Barreiro ?
Aceitem esta nossa proposta de brincadeira com espírito desportivo e desprendido. Creiam que a apresentamos com toda a boa vontade e imenso prazer … à cautela …
Nota: os nomes e os locais são, obviamente, fictícios.
Tomámos hoje conhecimento de uma impugnação que nos chegou de um militante duma Secção da Distrital de Carrazães de Ancizeda, a qual transcrevemos na integra.
Ao Senhor Presidente da Comissão Federativa de Jurisdição de Carrazães de Ancizeda,
Como Delegado portador de credencial, apresentei-me na já referida Secção pelas 14h 45m e, desde logo, pude observar que a mesa onde os militantes preencheriam o seu voto não reunia condições de privacidade por se encontrar junto ao balcão onde seriam servidas bebidas e café aos militantes.
Pior ainda, a mesa de preenchimento dos boletins tinha as listas bem identificadas (A, C e D), coladas na mesa, mas por baixo da lista C encontrava-se uma lista de apoiantes da lista C, também colada na mesa. ( dá-se um presunto de Lamego a quem adivinhar de que é esta lista … )
Durante o período que antecedeu o início da votação procurei explicar educadamente ao camarada (Secretário Coordenador) que era necessário retirar aquela lista e proceder a um arranjo na sala que permitisse a privacidade do voto.
A reacção foi verbalmente violenta, tendo-me sido dito que sempre se tinha procedido assim naquela secção. Fui acusado de estar a fazer exigências despropositadas e provocatórias, tendo o camarada ( Secretário Coordenador ) afirmado que se as regras deixassem de ser as de sempre nem sequer valeria a pena manter-se no Partido Socialista ( e esta hein ? )
Durante este período o Presidente da Mesa da AG da Secção, camarada Aparentemente Tolerante p´ra Inglês Vêr, manteve-se colaborante e promoveu uma arrumação da mesa que permitiu resolver o problema da privacidade. A lista de apoio também foi retirada ( milagre !!! )
Contudo, quando pretendi verificar o pagamento das quotas do primeiro militante a votar ( nº 35.596 ), não foi exibido qualquer documento para além de um cartão sem vinheta. Face à minha intransigência em não deixar votar o militante sem comprovativo de pagamento, o Presidente da Mesa – o Camarada de nome Aparentemente Tolerante p´ra Inglês Ver - afirmou que o militante deveria votar porque ele garantia pessoalmente que as quotas estavam em dia.
Constatando a minha firmeza, decidiu encolerizar-se contra a minha presença na Mesa de Voto e, aos berros, expulsou-me da mesa. Disse que eu poderia pedir as informações que quisesse, impugnar o que me apetecesse, mas que seria ele a mandar no acto eleitoral. De seguida, mandou votar o militante sem que tivesse sido esclarecida a sua situação quanto às quotas.
A partir desse momento, temendo ser agredido pelos militantes exaltados afectos ao Secretariado da Secção, saí da mesa e permaneci na sala a alguma distância apenas para observar os procedimentos subsequentes. Assim, foi-me dado observar que em alguns casos o camarada Alípio dos Andaimes, sentado numa outra mesa, informava o Presidente que o votante recém-chegado tinha as quotas em dia.
Noutras ocasiões, por distracção ou por qualquer outra razão, nada era dito sobre a regularidade dos pagamentos das quotas, mas a votação prosseguia com naturalidade. Exemplos deste último caso foram os votos dos camaradas A;B;C;D;E;F; … U;V;W;X;Y e Z, ou seja todas as letras da alfabeto …
A minha expulsão da mesa foi testemunhada pelos candidatos efectivos das Lista A, C e D.
Outros camaradas também presentes observaram a ocorrência. No entanto, sendo pessoas que pertencem aos órgãos dirigentes da Secção, tenho as maiores reservas sobre a qualidade do seu testemunho. Neste grupo incluo uma militante que, pertencendo ao Secretariado, se manteve em silêncio perante a exaltação do camarada.
Face às imensas dúvidas que hoje tenho quanto à regularidade dos procedimentos de cobrança de quotas nesta Secção e tendo em conta que os militantes desta estrutura não estão habituados a actos eleitorais realizados com transparência democrática, considero que é um imperativo ético e democrático não ignorar estes acontecimentos.
Por isso, venho solicitar ao Senhor Presidente da Comissão Federativa de Jurisdição de Carrazães de Ancizeda que apure responsabilidades pelo ocorrido e, sendo o caso, dê uma sequencia disciplinar ao inquérito que certamente irá instaurar.
Saudações do Militante que subscreve esta Impugnação e que assina,
Ainda Não Perdi a Esperança Que Um Dia Isto Mude.
Sanfins do Trancão, 08 de Março de 2008.
( Livra que este militante é capaz de estar enganado no partido. Deveria era ser Monárquico … )
Qualquer semelhança com a eventual futura realidade é puríssima coincidência.
Divirtam-se … como eu me estou a divertir.
MAS DIVIRTAM-SE MESMO !
Zé do Barreiro.
27 Comments:
At 26 fevereiro, 2008 00:47, Anónimo said…
Mais uma:
Carlos Mamede afirma que Carlos Duarte não conta na lista de Amilcar Romano.
At 26 fevereiro, 2008 00:47, Anónimo said…
Mais uma:
Carlos Mamede afirma que Carlos Duarte não conta na lista de Amilcar Romano.
At 26 fevereiro, 2008 01:06, Anónimo said…
ÚLTIMA HORA:
O candidato PM foi militante do CDS. O Estadão foi tão criticado por pertencer a este partido que eu agora quero ver o que dizem deste.
At 26 fevereiro, 2008 01:29, Zé do Barreiro said…
Os dois comentários anteriores foram publicados porque este Post é para nós nos divertirmos. E como é p´ra desgraça publica-se tudo, mesmo assuntos idiotas.
Serve como descompressão/ descarga de stress/psicanálise e afins …
No entanto os visados podem, como sempre neste Blog, querendo, dizer o que entenderem por conveniente, sendo certo que serão publicados religiosamente os seus comentários.
Santas noites,
Zé.
At 26 fevereiro, 2008 11:07, Anónimo said…
E assim vai o estado de coisas...
Uns criticam os outros por terem vindo de outros partidos, quando afinal também sofreram do mesmo mal...
Onde está a credibilidade e a frontalidade tão apregoada pela lista do PM?
Na outra lista, do AR, as comadres parecem desavindas... Será que ele hoje apresenta a sua lista? Acho que não... LOLOLOLOL
At 26 fevereiro, 2008 12:37, Anónimo said…
O Pedro Mateus veio do CDS?????
E depois? O Pedro Estadão também. O Amílcar Romano veio do PRP, o João Pintassilgo veio do MRPP, o Cabóz foi da UDP, o João Soares foi do PCP e parece que voltou para lá, o Júlio Freire foi do PCP, o Luís Mateus esteve no PRD, a Edite Coelho foi do PSD, o Luís Pedro Cerqueira foi da JCP, e muitos, muitos, outros.
E fizeram eles senão bem. Como não se safaram lá vieram ver o que dava por estes lados. E alguns safaram-se bem.
O Pedro Mateus e o Pedro Estadão foram responsáveis do CDS Barreiro? Deve ser por isso que aquilo é uma miséria.
At 26 fevereiro, 2008 12:38, Anónimo said…
Ah, o Sardinha era fascista!!!
At 26 fevereiro, 2008 13:07, Zé do Barreiro said…
E … continuamos a divertirmo-nos, né verdade ?
Nesta saga de “divertimento”, permitam que faça uma afirmação muito séria:
Militante Socialista de base, abre muito bem os olhos nestas eleições internas. Está tudo nas nossas mãos.
O dia 08 de Março de 2008 poderá ficar na história do Partido Socialista do Barreiro !
Zé.
At 26 fevereiro, 2008 15:09, Zé do Barreiro said…
Caríssimos Amigos,
Não é que seja assunto grave. Não é não senhor.
Mas que é, no mínimo, curiosa coincidência lá isso é.
Ora verifiquem, analisem e, depois, botem aqui qq coisa, sff.
DO BLOG DO MEU ESTIMADO CAMARADA ARMANDO VILELA:
“Amilcar Romano
Conferência de Imprensa de apresentação da candidatura
Com Confiança! Voltar a Acreditar!
Terça-feira, 26 de Fevereiro, 19:00 horas
Cube de Vela do Barreiro
Publicada por gorgulho em 3:34 PM”
DO BLOG http://www.barreiropresentefuturo.blogspot.com/ - candidatura de Isidro Heitor:
“Conferência de Imprensa
Hoje, Terça-Feira 26 de Fevereiro, pelas 18h, haverá no Clube de Vela do Barreiro uma Conferência de Imprensa da Candidatura de Isidro Heitor à CPC - Barreiro do PS.
Compareça, venha esclarecer as suas dúvidas.
Publicada por Isidro Durão Heitor em 14:36”
Ele que há coisas curiosas, há …
Zé.
PS: Caríssimo Alexandre Miguel Matos, vamos a ver se não nos “enganamos”, ah,ah,ah.
At 26 fevereiro, 2008 18:47, Anónimo said…
Zé, diversão vai ser ver camaradas a votar em determinadas listas, não porque acreditam nelas, mas porque têm que votar.
No caso do AR ganhar, como será a convivência dos membros da lista com o CM? E se for verdade que AR está a pensar ir para outros planos, como será ter o CM à frente da CPC? E o CD, a AR e os outros concordam com a inclusão do CM na lista? Ou enguliram um sapão para terem mais uma mão cheia de votos?
No caso de ser o PM a ganhar, ele diz que vai continuar a estratégia do LF. O que é porreiro, pois teremos umas sedes espectaculares, mas trabalho político nicles.
O PM diz que se orgulha dos 400 novos militantes. Onde eles andam? Ou será que só aparecem para votar (sindicato)? E já agora, quantos desses novos militantes tem mais de 70 anos? Com estes senhores iremos ter a pior derrota autárquica de sempre. E já agora foram estes os principais opositores à gestão do PS na Câmara. Ou isso era dantes quando os "monos" faziam parte da pandilha?
A Lista do IH... ou a "lista dos rejeitados", sim porque ao que consta a lista é formada por apoiantes rejeitados na lista do PM. E nela consta a maior colecção de "cromos" que existe no Barreiro. O IH diz que são pessoas importantes, tipo secretários de estado e administradores de empresas públicas!!! mas para quem os conhece, sabe bem os que eles valem e como chegaram lá. Também lá está outro grande pensador do PS, o PE, esse grande democrata cristão, que só não apoia o PM (segundo disse) porque não concorda com projectos de promoção pessoal.
E por último o MM (será que derrete na boca e não nas mãos?). Desse não posso falar. Não o conheço. Mas já leva um ponto de avanço. Mostrou primeiro as ideias, do que as pessoas. No entanto, a eleições ganham-se com votos e não por pontos.
Zé desculpe lá o tamanho desta mensagem.
At 26 fevereiro, 2008 19:25, Zé do Barreiro said…
Calejado,
Deixe-me apenas dizer-lhe esta frase: BRILHANTE O SEU COMENTÁRIO. Ponto final.
O Camarada tem, de facto, muito “calo” quanto ao PS/Barreiro. Nota-se claramente.
Como gostaria que neste Blog aparecessem comentários de outros Camaradas do género daquele que acabou de escrever …
Poderíamos falar pessoalmente ?
Podemos iniciar pelo e – mail institucional - zedobarreiro@sapo.pt e depois combinamos o resto.
Pede para ser desculpado pela dimensão da mensagem. Quanto a mim até foi curta e terminou abruptamente pois fiquei com a ideia que ainda tinha – tem - mais “material” para divulgar …
Olhe, sugiro-lhe que escreva um texto com o tema que entender que terei muito prazer em publicá-lo como Post.
Um abraço,
Zé.
At 26 fevereiro, 2008 21:09, vtm said…
Amigo Zé
Para lhe dizer que gostei
do “seu” João Papagaio.
Por vezes fico confuso , ao ler os seus “convidados” , fique sempre sem saber se discutem um Partido ou um Orfanato.
Já não sei se é país se é orfanato
Pois nem vela, nem reza, nem sabá
Impede que em berreiro e desacato
Ande tudo à procura de PAPÁ.
Natália Correia
inéditos 1979/1991
Papagaio vamos ver o povo?
Dá cá o pé!
abraço do
VTM
At 27 fevereiro, 2008 00:16, Anónimo said…
Epá, como é que ninguém ainda disse que há uma certa comunicção social do Barreiro que é mal informada? Ou se calhar tendenciosa?
É que para o Margem Sul só há dois candidatos. O Amilcar Romano e o Pedro Mateus.
Cá para mim estes gajos só anunciam isto porque já sabem mais alguma coisa.
At 27 fevereiro, 2008 03:47, Zé do Barreiro said…
“Manucho”,
Gostaria de saber a sua opinião sobre o comentário que postei às 15:09 horas.
É possível ?
"o Calejado",
No meu comentário anterior esqueci-me de lhe pedir um e-mail seu ou outro meio qualquer de comunicação que achar mais expedito.
Obrigado.
Boa noite,
Zé.
At 27 fevereiro, 2008 06:59, Anónimo said…
Factos:
- Pedro Mateus ingressou no PS a 27 de Abril de 2004.
- Pedro Mateus ingressou na Juventude Socialista do Barreiro em 1989.
- O Pedro Estadão nasceu a 31 de Agosto de 1973.
Puseram a correr que o Pedro Mateus tinha sido do secretariado do CDS com o Pedro Estadão. É falso!
Atente-se que o Pedro Estadão tinha 16 anos quando o Pedro Mateus aderiu à Juventude Socialista do Barreiro, proposto pelo Francisco. Assim sendo, além de ser totalmente falso, ainda supunha que o Estadão aos 16 anos era o presidente do CDS.
Só para calar papagaios.
E realmente o Sardinha era vereador do Adragão!
Saudações atentas da Austrália!
At 27 fevereiro, 2008 11:09, Anónimo said…
Caros Senhores:
Apenas uma pergunta: Quando se dignam a ter juizínho? É esta a vossa forma de fazer política?
É absolutamente inadmissivel que no meio de um processo eleitoral, continuem a trazer para a praça pública as questões internas do nosso partido!!!
Já o disse uma vez e reforço, todos os camaradas que neste momento dão a cara pelo PS merecem o nosso respeito.
E o camarada Zé, faça um favor ao PS Barreiro: Não instigue...afinal até lhe fica mal, essencialmente como apoiante da candidatura do meu caro amigo Miguel Matos...
Tenham dignidade e acima de tudo respeitem quem está a prestar um serviço ao Ps Barreiro...
At 27 fevereiro, 2008 12:41, Anónimo said…
Apenas uma coisinha a acrescentar:
Este e outros blogs são consultados DIARIAMENTE pelos nossos reais adversários (PCP)que rebolam a rir com tudo isto.
Acreditem que se riem na nossa cara!
Pensem nisto e tomem juízo.
Desta forma dificilmente recuperaremos a câmara, não acham?
Que raio de estrategas que me sairam...
At 27 fevereiro, 2008 12:58, Zé do Barreiro said…
Ultimo Anónimo,
Você está completamente equivocado.
TODOS OS BARREIRENSES E TODOS OS SOCIALISTAS DO PS/BARREIRO DEVEM SABER DETERMINADOAS SITUAÇÕES QUE SE PASSAM E QUE SE ESTÃO A PASSAR NO PARTIDO.
COMPLETAMENTE PUBLICADAS E DEVIDAMENTE DIVULGADAS.
E se possível com todos os pormenores !
É para, depois, não haverem equívocos …
É para, depois, ninguém dizer que não sabia …
Percebeu agora ?
Que se saiba aqui não são – nem serão - divulgados assuntos de estratégia política do partido que é o que se terá de resguardar obrigatoriamente, até pelos próprios Estatutos.
( E o “saco” ainda não foi completamente aberto. Aguarde pelos dias 06 e 09 de Março … )
Diz que é amigo do Alexandre Miguel Matos ? E ele sabe ?
Zé.
At 27 fevereiro, 2008 13:53, Anónimo said…
Ora ora. Então os senhores do PCP lêem este e outros blogs e desmancham-se a rir? Acham por ventura que podem atacar o PS, pelo que está nos Blogs? Ou é porque no PCP esta discussão era impossível, tal é o nível de democracia interna nesse Partido?
Eles que leiam e comentem, pois somente aqui poderão expressar livremente a sua opinião!!!!!
E não se preocupem os senhores com as desgraças do PS, porque a desgraça que até agora tem sido a Gestão Autárquica da CDU é bem pior.
Ainda bem que houve uns senhores que mostraram um cartão vermelho ao Governo, pondo a CDU na Câmara. Afinal esse cartão vermelho foi a todos os Barreirenses
At 27 fevereiro, 2008 18:55, Anónimo said…
Ó Zé,
Não me diga que o que pretende dizer é que os Monos estão ligados ao Amilcar e por isso fizeram as apresentações quase em simultâneo?
Se estão ligados, então é poruqe já devem ter algum entendimento na distrital para apoiar o Vitor Ramalho ou qualquer outro desse género.
Já agora não acha que são tendenciosos, mal-informados ou mal-intencionados?
At 27 fevereiro, 2008 19:13, Zé do Barreiro said…
QUASE EM SIMULTÂNEO E NO MESMO LOCAL !!!
É como diz o outro: Freud é capaz de explicar isso ...
( Então, e os Militantes do PS/Barreiro não devem saber destas "coincidências" ? Que me diz a isto, caro Manucho ? )
At 28 fevereiro, 2008 17:43, Anónimo said…
Zé. Tou farto de me rir com as conferencias de imprensa do AR, IH e PM.
O AR diz que se vai reformar antecipadamente para trabalhar exclusivamente para o Partido. E que mais ninguém conhece o Barreiro como ele. Ena!!! O AR vai passar a viver exclusivamente da política. Será isto novidade? O facto de conhecer bem o barreiro, não é vantagem nenhuma. Só é indicativo que cá anda à tempo demais. E depois eu também tenho um gps, que me leva a qualquer lugar no concelho, sem nunca me perder!!!
Afinal a grande diferença entre a candidatura do PM e do IH é que o primeiro apoia o LF para a distrital e o IH não (senão levava um grande tau tau do tio EC).
Fiquei também a saber que a "lista dos rejeitados" só tem 70 votos. Ele disse que nas últimas eleições, que foram vencidas por 70 votos, tinham sido os deles. Agora já percebi porquê o convite ao PE!!!
De resto, desafio os militantes do PS a tentarem descobrir mais diferenças.
Ainda não percebi muito bem quem é o lider da lista do PM. Será ele? É que na foto da conferencia, parece-me ter visto umas linhas quase invisíveis, presas aos braços. Quem será que as puxa?
E o MM? Onde ele anda? Será que está escondido? Espero que a dele não seja uma sitcom tão grande.
Oh Zé, vou-me calar que já estou quase a chorar de tanto rir.
At 28 fevereiro, 2008 19:30, Anónimo said…
Caro Zé;
"O objectivo principal é ganhar a Câmara do Barreiro ao PCP".
Primeira e única afirmação da candidatura de Pedro Mateus.
E eu, e os barreirenses, que começavam a acreditar na mudança, afinal, estavamos, mais uma vez, a ser ludibriados.
Afinal, os objectivos de todos aqueles que ao proporem-se aos desígnios do serviço público, no uso e na defesa de uma cidadania saudável, deveria ser "objectivamente na defesa dos interesses e qualidade de vida do Barreiro", e tão só simplesmente, como referem, "ganhar a Câmara do Barreiro ao PCP"
Ficámos a saber, afinal, que os objectivos são outros.
Como diria Badaró: "É Política"
ZÉ Kalanga
At 28 fevereiro, 2008 23:34, Zé do Barreiro said…
O Calejado,
O meu amigo diz que se vai calar porque já está quase a chorar de tanto rir, depois de analisar as Conferências de Imprensa de certas candidaturas à Concelhia do PS do Barreiro.
Bom, o Caríssimo morreria de tanto rir se soubesse o conteúdo de um e-mail que recebi há cerca de duas horas …
Isto está bonito, está.
( Não estou a fazer “bluff”. Se tiver um e-mail indique-o para o meu e-mail que lhe envio a “missiva” de volta no mesmo minuto. Só terei de lhe pedir que seja discreto no eventual comentário que possa redigir sobre a dita ).
De qq forma, no dia 06 de Março, iremos, aqui, começar a “descarregar dinamite”, mas de carga grossa.
É que … o “incendiários” SOU EU !!!
Não brinquem com, nem subestimem o Zé, continuamos paciente, tolerante e calmamente a avisar …
At 29 fevereiro, 2008 13:21, Anónimo said…
Eu estou indignado. O PS já não está à venda! E agora que eu estava a pensar compra-lo.
Pelas palavras do PM, deveria te-lo comprado no tempo do EX ou do AC. Mas depois do LF, o PS já não está à venda.
Que descaração. Que ofensa. O pirralho anda a ofender todos quanto contribuiram com o seu trabalho e dedicação ao Partido.
Para quem nunca ganhou nada, está muito saidinho da casca.
Zé isto é um insulto e dos grandes a todos os que militam no PS Barreiro. A todos os que nos levaram à vitória em 2001.
É preciso que o PS corra com esta gente, que não sabe respeitar a memória de ninguém.
Para o LF, pergunta à sua noiva quem foi Aires de Carvalho. E que dedicação teve ao partido. LF e os seus aprendizes de Feiticeiro, estão cada vez mais desavergonhados.
O Calejado
At 01 março, 2008 02:50, Anónimo said…
Citando um Grande Socialista do Barreiro:
E ainda dizem que a Puta sou eu!
At 02 março, 2008 01:17, Flor said…
Olhe, isto aqui para nós: não seria mais fácil pedir emprestado o livro de registo dos mortos, ao cemitério de Vila Chã?
É que assim descarregavam os votos directamente do livro de registo, em vez de nos cadernos eleitorais.
E já agora, os vivos votantes deviam apresentar atestado de residência passado pela respectiva Junta de Freguesia.
Beijokas só para alguns.
Enviar um comentário
<< Home