A Paragem do 18 no Cabeço Verde

Este Blog é muito abrangente e heterogéneo...Destina-se aos políticos,aos cidadãos normais,aos sócios do Benfica,aos apreciadores de jaquinzinhos fritos,aos funcionários públicos,aos adeptos do Sporting,aos que pagam impostos e aos que nem sabem o que isso é,aos ouvintes da Rádio Renascença,aos descontentes com a administração do condomínio,aos internautas que acham que Linux é a Liga Internacionalista para a União dos Xiitas,aos que gastam o tempo de trabalho a ler estas coisas,aos médicos ...

terça-feira, janeiro 15, 2008

O DEPUTADO VITOR RAMALHO - A PONTE CHELAS-BARREIRO RODOVIÁRIA – O PROF. ERNÂNI LOPES – A MANIA DAS GRANDEZAS – E O PROTAGONISMO DA TRETA.



Meus Amigos,

Ponto prévio: Fui, durante as duas últimas eleições para a Distrital de Setúbal do P.S, apoiante da minha camarada Maria Amélia Antunes. Ganhámos as primeiras e perdemos as ultimas eleições – embora por pequena margem – para o camarada Vítor Ramalho.

Pode parecer tendencioso e altamente suspeito aquilo que iremos escrever neste Post. Mas não é. Como certamente se aperceberão após a leitura do texto.

Fica o ponto prévio e … o aviso.

In Rostos de 14 de Janeiro de 2008, com a devida vénia:

«“ PS defendeu Alcochete e ponte Barreiro-Chelas

“Estas razões, se outras não houvesse são suficientes e por isso, sob a minha presidência, na Federação de Setúbal, em Junho de 2007 convidei o Prof. Ernâni Lopes para nos vir falar sobre estas vantagens, assumindo eu próprio a defesa de Alcochete, tal como a Ponte Chelas-Barreiro, na sua versão rodo-ferroviária.” – salienta Vítor Ramalho.”»

Caríssimos Amigos, o Zé do Barreiro às 13:40 do dia 06/Junho/2007, publicava um Post com o título “A TRAVESSIA DO TEJO ATRAVÉS DE UM TÚNEL FERROVIÁRIO CHELAS - MONTIJO ? Não obrigado" ( convém lá ir consultá-lo ).

O v/ Amigo Zé, entre outras considerações, afirmava nesse texto ( apresentam-se apenas alguns respigos desse Post ):

1. « … Ernâni Lopes integra uma comissão de especialistas que está a estudar uma solução sustentada de transportes para a Grande Lisboa, que passa pela articulação de vários módulos de transporte às plataformas logísticas de Castanheira do Ribatejo e do Poceirão.

O estudo, além de se debruçar sobre a alternativa à Ota, também contempla a travessia do Tejo através de um túnel ferroviário Chelas - Montijo e a possibilidade da base aérea do Montijo ser alargada à aviação comercial, nomeadamente às companhias de low cost, e complementar a Portela.»

2. « Iremos apenas debruçar-nos, muito rapidamente, sobre o paragrafo que diz: “O estudo, além de se debruçar sobre a alternativa à Ota, também contempla a travessia do Tejo através de um túnel ferroviário Chelas-Montijo »

3. « … Agora o Senhor Professor Ernâni Lopes fazer parte de uma Comissão de Especialistas que defende a travessia do Tejo através de um túnel ferroviário Chelas-Montijo, leva-nos a pensar que, esta parte do Estudo, não teve a colaboração, os conhecimentos e a mais valia do Senhor Professor. Não acreditamos, muito sinceramente. »

4 « Para ajudar, de certa forma, os nossos Leitores a compreenderem esta questão, recomendamos que se detenham por breves momentos na figura que apresentamos para ilustrar este Post. Observem-na atentamente.»

5. « Caros Amigos, a ser realizado o Projecto desenvolvido nesse Estudo, uma coisa parece ser trágica e irremediavelmente certa:

A PONTE CHELAS- BARREIRO – T.T.T. – NUNCA TERIA A COMPONENTE RODOVIÁRIA.

Nem agora, nem daqui a 10, 20 ou 30 anos !!! »

6. « Não acredito, não acredito mesmo, que o Senhor Professor Ernâni Lopes tenha participado nessa parte do Estudo. »

7. « … Todavia, como é evidente, o Governo Socialista terá SEMPRE, a última palavra sobre esta matéria, é claro.» Fim da transcrição do Post.

Meus caros Amigos,

Perante as afirmações do Sr. Deputado Vítor Ramalho: “ … e por isso, sob a minha presidência, na Federação de Setúbal, em Junho de 2007 convidei o Prof. Ernâni Lopes para nos vir falar sobre estas vantagens, … “,

qual teria sido o tema da palestra do Professor Ernâni Lopes, em Junho de 2007, sob o convite do Presidente da Federação do PS/Setúbal ?

OBVIAMENTE QUE, COM TODA A CERTEZA, TERIA SIDO SOBRE "A TRAVESSIA DO TEJO ATRAVÉS DE UM TÚNEL FERROVIÁRIO CHELAS – MONTIJO”.

Alguém terá qualquer tipo de dúvidas ?

As afirmações recentes do Sr. Deputado Vítor Ramalho para os O.C.S., não indiciarão algum tipo de protagonismo da treta ?

Ou será tendência para a mania das grandezas ?

Talvez fosse mais credível, coerente e democrático aparecerem os documentos que “desapareceram” da Federação de Setúbal e que constavam de uma Moção/ Recomendação sobre a Ponte Chelas – Barreiro RODO – FERROVIÁRIA, apresentada por Militantes de base da Concelhia do Barreiro ( concretamente da área da Secção do Lavradio ). Documento esse, aprovado sem votos contra numa Comissão Politica Concelhia do Barreiro …

A esses Militantes de base, a esses sim, deverá ser atribuído o merecido e legitimo protagonismo.

Só para conste.

Zé do Barreiro.

31 Comments:

  • At 15 janeiro, 2008 19:58, Blogger A Reguengos said…

    Zé,

    Três pontos apenas:

    1. Relativamente à moção apresentada na CPC/PS Barreiro tenho a dizer que foi elaborada por mim (única e exclusivamente), tendo sofrido várias pressões (da minha facção!!!)para retirar o parágrafo que vinculava a CPC/PS Barreiro à travessia rodo-ferroviária Barreiro-Chelas.
    A moção foi apresentada pelo meu camarada e amigo Alexandre Miguel Matos e assinada pelos camaradas Alexandre Matos, Carlos Borges e Fernando Antunes. Para que conste!

    2. Não permitirei perante circunstância alguma que outros venham agora congratular-se perante tal facto, sendo que existindo uma comemoração dos Vereadores Socialistas da CMB face à decisão preliminar do Governo, queira assumir tal protagonismo quando nada fizeram publicamente. Mais ainda, parece que tal comemoração foi privada porque ao contrário do que fazem querer não foram convidados os militantes do PS/Barreiro (pelo menos alguns!!!).

    3. Correu uma petição on-line da qual fui orgulhosamente primeiro subscritor que alguns conhecidos militantes do PS/Barreiro tentaram boicotar ou desvalorizar e que pretendem agora retirar "louros"!!!

    Esta é a verdade doa a quem doer.

     
  • At 15 janeiro, 2008 21:45, Blogger Zé do Barreiro said…

    António Reguengos,

    Duas perguntas:

    1ª Qual a data da elaboração da Moção ?

    2ª Sabe ( ou alguém sabe ? )o que aconteceu à Moção ( parece que desapareceu !!! ) entregue para discussão na CPD/PS/Setúbal ?

    Entendemos que tudo isto terá de ser muito bem esclarecido e ... PUBLICAMENTE.

     
  • At 15 janeiro, 2008 22:07, Blogger A Reguengos said…

    Caro Zé,

    Não lhe posso precisar a data neste momento, mas a moção foi elaborada no próprio dia em que a CPC teve lugar.

    Quanto à apresentação na CPD, na qual estive presente, em Alcácer do Sal, ao que parece a moção tinha sido entregue ao camarada Eduardo Cabrita que não pode estar presente, mas ninguém do Barreiro levou sequer uma cópia.

     
  • At 16 janeiro, 2008 15:10, Blogger Zé do Barreiro said…

    Tó Zé Reguengos,

    Teria sido a C.P.C. de 29 de Maio de 2007, na Biblioteca Municipal ?

    Faça um esforço de memória, sff.

    É que o Zé tem cá uma coisa na carola que poderá ser uma "bomba" e será fundametal saber a data mais ou menos certa da apresentação e APROVAÇÃO da Moção na CPC/PS/Barreiro.

    Abraço,

    Zé.

     
  • At 17 janeiro, 2008 01:19, Anonymous Anónimo said…

    Zé,

    A reunião da CPC foi no Auditório da JF da Verderena. Peço desculpa por não lhe saber apresentar mais pormenores.

    Um abraço,

     
  • At 17 janeiro, 2008 09:53, Blogger Zé do Barreiro said…

    Muito obrigado.

     
  • At 17 janeiro, 2008 17:05, Anonymous Anónimo said…

    Como leitor do seu blog, e residente no Montijo, não posso deixar passar a minha tristeza por ter apoiado (espero aliás que tenha deixado de o fazer) a Dr.ª Maria Amélia Antunes

     
  • At 18 janeiro, 2008 09:27, Blogger Zé do Barreiro said…

    Caro ultimo Anónimo,

    Preferíamos, de todo, que analisasse e comentasse o assunto/conteúdo deste Post. É possível ?

    Zé.

     
  • At 19 janeiro, 2008 12:49, Anonymous Anónimo said…

    Amigo Zé...

    Só acredito na nova ponte rodo-ferroviária para o Barreiro, quando esta já tiver lançado o concurso internacional...para sua construção no final de 2008.
    Até lá…a ponte e a sua localização, vai continuar a ser minada na praça pública.

    Verificamos agora quem no passado criticou, actualmente apoia a decisão do governo.
    Recuar no tempo e recordar, quando perdemos a ponte para o Montijo.
    Existiam muitas pessoas, que não defenderam a nova ponte para o Barreiro, o próprio executivo comuna da câmara, era presidente da CML o Sr. Pedro Canário.

    Já em 2007, sabíamos que a ponte iria para o Barreiro, na vertente só ferroviário, aguardávamos a decisão final do governo, se seria ou não rodoviária.
    Muitos camaradas Barreirenses, defendiam só a ponte ferroviária para o Barreiro.
    Agora mudaram de opinião ou amnésia politica….

    Vamos aguardar pelo futuro e em breve saberemos o traçado final…da ponte e dos acessos. E no final do ano o concurso…E depois que façam nascer o 1º pilar da ponte….é o sonho dos Barreirenses e Alfacinhas…de ligar as duas margens…um sonho antigo…
    Ai é a nossa vitória contra os sabotaram esta localização.

    Para os que não queriam a ponte para o Barreiro, e para os que só queriam uma Ponte ferroviária.
    Nesta altura do campeonato…devem estar caladinhos (Alguns camaradas nossos e Executivo Comuna da CMB)…. e chega “show off “ para os órgãos de comunicação social…


    Um abraço,
    R.A.

     
  • At 20 janeiro, 2008 19:39, Blogger Zé do Barreiro said…

    R.A.,

    Temos que estar atentos, é verdade. Mas também convém sermos realistas, muito realistas, né verdade ?

    Meu caro e grande Amigo R.A., a realidade nua e crua em todo este processo – aqui e ali mesmo muito esquisito e nebuloso – é que a decisão tomada pelo Governo em 10 de Janeiro pp, É UMA DECISÃO PRELIMINAR E PROVISÓRIA, QUE VALE PARA A LOCALIZAÇÃO DO AEROPORTO ( que defendo incondicionalmente que seja na OTA ) , MAS TAMBÉM PARA A TTT.

    O resto é conversa.

    Se por um qq “golpe de teatro” ou por uma qq “coisa do outro mundo” que eventualmente acontecesse e que permitisse que as decisões já tomadas no dia 10 fossem alteradas, dava tudo para conhecer as posições e as justificações de certos protagonistas da treta que certamente diriam que isso era e foi o que sempre defenderam …

    Pense nisto, meu Amigo, pense nisto seriamente.

    Bom, mas o que interessa agora e o que nos diz directamente respeito, é a candidatura que ambos apoiamos à CPC, a qual, pelo que sei, está imparável e recheada de muitas e agradáveis surpresas.

    Eles nem sabem, nem sonham …

    Boa semana,

    Zé.

     
  • At 21 janeiro, 2008 13:23, Blogger Zé do Barreiro said…

    Amigos,

    Leiam com muita atenção as declarações do Engº Carlos Matias Ramos - Presidente do LNEC - sobre a Ponte Chelas – Barreiro:

    « Estão disponíveis para estudar alternativas que possam surgir em relação à ponte Chelas-Barreiro?

    Evidente. Todas as hipóteses devem ser consideradas até à exaustão.

    Mas Chelas-Barreiro é uma boa solução?

    É uma solução que consideramos bem desenvolvida e é suficiente para atingir o objectivo que serve, que é ser estruturante e servir as mais de 200 mil pessoas de Setúbal e do Barreiro.

    Faz sentido uma estação de alta velocidade no aeroporto?

    Conheço poucos aeroportos europeus com estações de TGV. A alta velocidade não deve ser condicionada pelo aeroporto.

    Um túnel Chelas-Barreiro é possível?

    Eu deixo às pessoas essa avaliação, porque não é o objecto de estudo. O túnel apresentado pela CIP não é possível e mesmo qualquer outro é muito difícil, principalmente na ligação da margem direita onde há uma inclinação demasiado elevada para um comboio, principalmente no que toca às mercadorias. »

    Cumprimentos,

    Zé.

     
  • At 22 janeiro, 2008 14:59, Anonymous Anónimo said…

    Resolução do Conselho de Ministros n.º 13/2008, D.R. n.º 15, Série I de 2008-01-22
    Presidência do Conselho de Ministros
    Homologa o estudo do Laboratório Nacional de Engenharia Civil, I. P., sobre a análise técnica comparada das alternativas de localização do novo aeroporto de Lisboa e determina as acções a desenvolver para a implementação do projecto

    “(…)entendeu mandatar o Laboratório Nacional de Engenharia
    Civil, I. P. (LNEC), para, no âmbito da respectiva liberdade
    de investigação e autonomia técnica, elaborar um estudo
    que contivesse uma análise técnica comparada das alternativas
    de localização do NAL na zona da Ota e no campo
    de tiro de Alcochete, devendo para o efeito, a confirmar -se,
    numa 1.ª fase, a efectiva viabilidade da nova alternativa
    da zona do campo de tiro de Alcochete, ser elaborado
    um relatório final descrevendo os princípios gerais que
    informaram a investigação, a metodologia adoptada, os trabalhos realizados, os técnicos e parceiros envolvidos e
    as conclusões atingidas.

    Nos termos do referido despacho de 12 de Junho, o
    estudo do LNEC deveria estar concluído no prazo máximo
    de seis meses, isto é, até 12 de Dezembro de 2007.

    Em 4 de Dezembro de 2007, todavia, o LNEC, invocando
    a complexidade do estudo e a necessidade de compatibilização
    e harmonização dos diversos estudos parcelares
    realizados, solicitou uma prorrogação do respectivo
    prazo de entrega, tendo -se comprometido a apresentar o
    mencionado relatório final no decurso da 2.ª semana de
    Janeiro de 2008, pedido esse que foi aceite pelo Ministro
    das Obras Públicas, Transportes e Comunicações nesse
    mesmo dia 4 de Dezembro.
    O relatório final («Estudo para análise técnica comparada
    das alternativas de localização do novo aeroporto
    de Lisboa na zona da OTA e na zona do campo de tiro de
    Alcochete — 2.ª fase — Avaliação comparada das duas
    localizações») foi entregue ao Governo no passado dia
    9 de Janeiro de 2008.


    (…)
    .
    Assim:

    Nos termos da alínea g) do artigo 199.º da Constituição,
    o Conselho de Ministros resolve:

    1 — Homologar o relatório do Laboratório Nacional de
    Engenharia Civil, I. P., sobre a análise técnica comparada
    das alternativas de localização do novo aeroporto de Lisboa
    na zona da Ota e na zona do campo de tiro de Alcochete
    e adoptar, em termos gerais, as respectivas conclusões e
    recomendações.

    2 — Em consequência, aprovar, preliminarmente, a
    localização do novo aeroporto de Lisboa na zona do campo
    de tiro de Alcocheteassociada à solução rodo -ferroviária
    para a 3.ª travessia do Tejo (TTT) Chelas -Barreiro, sem prejuízo
    das conclusões da avaliação ambiental estratégica e
    das consultas pública e institucionais necessárias à tomada de decisão final sobre a localização e a realização de grandes
    empreendimentos públicos com incidência territorial,
    nos termos a que se referem o Decreto -Lei n.º 232/2007,
    de 15 de Junho, e o artigo 35.º do Decreto -Lei n.º 380/99,
    de 22 de Setembro, com a redacção conferida pelo Decreto-
    -Lei n.º 316/2007, de 19 de Setembro.


    3 — Mandatar o Ministro das Obras Públicas, Transportes
    e Comunicações, enquanto membro do Governo responsável
    pela condução do processo de construção do novo
    aeroporto de Lisboa, para proceder à divulgação pública
    do mencionado relatório e para promover o procedimento
    da referida avaliação ambiental estratégica e as consultas
    pública e institucionais que se mostrem necessárias para a
    tomada de decisão final sobre a respectiva localização.

    4 — Mandatar, ainda, o Ministro das Obras Públicas,
    Transportes e Comunicações para promover a elaboração
    de todos os demais estudos, consultas institucionais e actos
    que se afigurem necessários à implementação do projecto,
    designadamente no que se refere à opção rodo -ferroviária
    da TTT Chelas -Barreiro e à sua adequada inserção nos
    sistemas viários do Barreiro e de Lisboa, com vista a assegurar
    a maior eficiência do seu funcionamento e a maior
    fluidez do tráfego rodoviário.

    5 — Mandatar, finalmente, o Ministro das Obras Públicas,
    Transportes e Comunicações para, com o Ministro
    do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento
    Regional, proporem ao Governo a adopção
    das medidas preventivas adequadas à salvaguarda das
    condições de execução das decisões agora tomadas.


    Presidência do Conselho de Ministros, 10 de Janeiro
    de 2008.
    — O Primeiro -Ministro, José Sócrates Carvalho
    Pinto de Sousa.

     
  • At 22 janeiro, 2008 17:09, Blogger Zé do Barreiro said…

    Agradecemos ao ultimo Anónimo a transcrição da Resolução do Conselho de Ministros n.º 13/2008.

    Amigos, atendem principalmente para os pontos 2, 3 e 4 da Resolução.

    A “coisa”, afinal, não é assim tão “linear”, como poderia parecer à primeira vista …

    Muita água irá correr, ainda, por debaixo da PONTE. Ah vai, vai.

    Melhor dizendo: “Isto” ainda vai dar grande borrasca …

    Gostaríamos que os Amigos pudessem dizer – escrever - qq coisa sobre esta Portaria. Pode ser ?

    Saudações,

    Zé.

     
  • At 23 janeiro, 2008 15:17, Anonymous Anónimo said…

    "(...)Assim a Câmara Municipal do Barreiro reunida a 16 de Janeiro de 2008
    decide:

    Congratular-se com a decisão do Conselho de Ministros por corresponder à
    defesa dos interesses do País, da Região e do Barreiro.

    Mostrar toda a sua disponibilidade e empenhamento para que no mais curto
    espaço de tempo possível se concretizem "os demais estudos, consultas
    institucionais e actos necessários à implementação do Projecto da Terceira
    Travessia do Tejo" no sistema de mobilidade do Barreiro.

    Procurar que estes estudos tenham em conta que para a mobilidade e os
    transportes no Arco Ribeirinho Sul devem funcionar como um todo
    articulado, sendo para isso necessário estudar a ligação por ponte
    rodoviária Barreiro - Seixal e a execução do MST de Almada, Seixal e
    Barreiro.

    Barreiro 16 de Janeiro de 2008"

    http://www.cm-barreiro.pt/ficheiros/ficheirosassociados/MocaoTerceira%20Travessia.pdf

    "(...)Processo de elaboração do PM

    Envolver a população na elaboração do Plano de Mobilidade, através da discussão alargada é intenção, dos parceiros, inspirados pelo Programa INTERREG IIIC, que encoraja os parceiros em projectos a promoverem a participação, a partilharem experiências visando a implementação de novas ideias e, assim, promover o desenvolvimento regional.

    No quase concluído Manual de Metodologias e Boas Práticas foram estabelecidas fases que servem de metodologia para a elaboração do PM. Elas são:

    1. Diagnóstico multimodal;

    2. Identificação das condicionantes dos objectivos;

    3. Conceito multimodal de deslocações;

    4. Planos de Acção;

    5. Escalonamento temporal das intervenções;

    6. Monitorização e avaliação.(...)"

    http://www.cm-barreiro.pt/noticias/detalhe_noticia.asp?Id=2672#

    http://www.cm-barreiro.pt/ficheiros/ficheirosassociados/4Encontro%20TRAMO_17-Janeiro-2008_Sintese%20do%20Tema.pdf

     
  • At 23 janeiro, 2008 17:36, Anonymous Anónimo said…

    "Travessia do Tejo: Presidente da RAVE diz que construção no eixo Chelas-Barreiro "não está em aberto"

    23 de Janeiro de 2008, 14:40

    Lisboa, 23 Jan (Lusa) - O presidente da Rede Ferroviária de Alta Velocidade (RAVE) afirmou hoje que a construção da terceira travessia do Tejo no corredor Chelas-Barreiro "não está em aberto", rejeitando a hipótese de construir a nova ponte no eixo Beato-Montijo.

    "A construção da terceira travessia do Tejo entre Chelas e o Barreiro não está em aberto", garantiu Luís Pardal, em declarações à margem da audição na subcomissão parlamentar de segurança rodoviária, acrescentando que "não vai dar indicações para suspender a construção da ponte Chelas-Barreiro".

    A construção da terceira travessia do Tejo no eixo Beato-Montijo foi uma proposta apresentada no estudo da Confederação da Indústria Portuguesa (CIP) sobre o novo aeroporto, uma opção que, de acordo com os autores do documento, permitiria uma redução entre 30 a 40 por cento dos custos face ao eixo Chelas-Barreiro, proposto pelo Governo.

    A construção da nova travessia do Tejo no alinhamento Chelas-Barreiro, proposta pelo Governo, está avaliada em cerca de 1.700 milhões de euros, dos quais 600 milhões para a ferrovia convencional, 600 milhões para a alta velocidade e 500 milhões para o tabuleiro rodoviário.

    "Não aceito e não vou parar todo o desenvolvimento dos estudos determinados para uma travessia ferroviária, porque o objectivo da travessia Chelas-Barreiro é ser uma ponte ferroviária", afirmou o presidente da RAVE, garantindo que a empresa responsável pela rede portuguesa de alta velocidade "só acessoriamente estudou o modo ferroviário" que será introduzido na ponte.

    "A rave tem um conjunto de objectivos a atender com a travessia ferroviária do Tejo, que têm basicamente a ver com o tempo de percurso entre Lisboa e Madrid [02:45] e o reordenamento da oferta ferroviária na área metropolitana de Lisboa", explicou Carlos Fernandes.

    "Foi para este objectivo que foi fixada a ligação Chelas-Barreiro", acrescentou.

    Questionado sobre a hipótese de poderem surgir atrasos na conclusão da linha de alta velocidade entre Lisboa e Madrid, que deverá estar concluída em 2013, o presidente da RAVE disse que "não tem nenhum plano alternativo", reafirmando que o concurso para o primeiro lote da linha, entre Poceirão e Caia, deverá ser lançado em Junho, enquanto o lançamento do concurso para o segundo lote, entre o Oriente e Poceirão, está previsto para o final deste ano.

    CSJ."

    Lusa/Fim

     
  • At 23 janeiro, 2008 17:53, Blogger Zé do Barreiro said…

    Isto está a ficar bonito, está, está.

    É impressionante as confusões que já estão a começar a aparecer sobre a Ponte Chelas - Barreiro …

    As movimentações “subterrâneas” estão já em plena e completa actividade !

    Os Cavalheiros – “mestres” especialistas em armar confusão por tudo o que é sítio e concretamente em situações onde se movimentam elevados interesses financeiros e imobiliários - não perdem tempo, nem … brincam em serviço …

    Não haverá por aí alguém com responsabilidades – Primeiro Ministro, por exemplo – que dê, de uma vez por todas, um grande murro na mesa ?

    Ficamos à espera.

    ( não do “murro na mesa” do sr. Primeiro Ministro, mas dos resultados da confusão que se irá desencadear muito brevemente ... )

    É um feeling cá do Zé.

    Apenas.

     
  • At 25 janeiro, 2008 17:30, Anonymous Anónimo said…

    E vão três!... Será que é desta?

    A Administração da Quimiparque aprovou o estudo “Desenvolvimento Empresarial e Urbano do Território da Quimiparque - Um contributo para o Barreiro do Século XXI”.

    Há notícias de que a Câmara se prepara para o aprovar muito proximamente (é assim, dito e feito!).

    Aí temos o terceiro plano, masterplam, ou lá o que se lhe queira chamar a ser aprovado. E entretanto já passaram cerca de 10 anos!!! Triste sina a nossa!...

    Mas, não se excitem!... calma!... que a procissão ainda vai no adro!

    É que a seguir há que desenvolver e aprovar os planos concretos, nomeadamente no que concerne à definição da ocupação do solo.

    E aí é que porca torce o rabo!!!

     
  • At 25 janeiro, 2008 18:01, Anonymous Anónimo said…

    Há subtilezas que impressionam pelo descaramento que encerram, pela falta de consideração e por nos tomarem por papalvos ou mentecaptos.

    Falo daquela placa colocada pela CMB na Avenida da Praia, referindo-se às obras na muralha e ao seu custo.

    Aliás há duas subtilezas. Primeiro passo: são anunciadas as obras na muralha pela APL. Vai daí, assim como não quer a coisa, a CMB aproveita e “cria” o Passeio Augusto Cabrita. Segundo passo: também como quem não quer a coisa, a CMB coloca lá o dito painel, referindo-se à requalificação do Passeio Augusto Cabrita, pedindo desculpa pelo incómodo e enfatizando os benefícios, acrescentando, também assim como não quer a coisa, o custo da obra.

    Para o “papalvo” do Zé (não é você, somos todos nós), resulta na sua mente que é a CMB que paga tudo (qualquer coisa como € 1.558.925.47 – mais de 3% do orçamento global da CMB ou, se quiserem, sensivelmente o equivalente ao que a CMB injecta nos TCB por ano – é obra!).

    O pessoal vibra: “ena a “Cambra” tá a fazer obra. Os camaradas, afinal sempre são bons!” E uns votinhos já cá cantam!

    Na verdade, lemos umas coisas, informamo-nos e a “Cambra” não entra com um chavo! É a APL que paga tudo!

    Indigno, é o que vos digo!

    Pura apropriação. Uma vergonha!

    Já agora: porquê “Passeio Augusto Cabrita”. Já temos a Escola Augusto Cabrita, o Auditório Municipal Augusto Cabrita. Para além do Concurso de fotografia Augusto Cabrita.

    Não me interpretem mal. Eu sou um incondicional apreciador do Mestre. Possuo até maravilhosas fotografias da sua autoria onde eu consto nos meus tempos de juventude. E recordo-me bem de o ver “deambular” por Alburrica, pelo Bico do Mexilhoeiro, pela Av. da Praia e pelas margens do Rio Coina de máquina em riste, sempre pronto a captar para a posteridade a maravilhosa luminosidade das margens dos rios Tejo e Coina.

    Mas, não haverá mais ilustres barreirenses a homenagear?

     
  • At 25 janeiro, 2008 18:38, Blogger Zé do Barreiro said…

    Caro Amigo,

    Já num comentário ( de 21 de Dezembro de 2007 ) do nosso Post "PORQUE ESTAMOS EM PLENO FIM DE SEMANA ... e para bom entendedor, uma boa imagem basta ... -2", nos referimos a essa "esperteza saloia".

    São os chamados "cucos", caríssimo leitor, são os chamados "cucos", que sempre preferiram chocar os ovos que não são seus ...

    Cumps,

    Zé.

     
  • At 27 janeiro, 2008 14:12, Anonymous Anónimo said…

    http://www.semanarioeconomico.com/
    empresas/empresas_index.html


    25-01-2008
    Transportes
    (...)
    Terceira travessia do Tejo mais longe de Chelas-Barreiro

    Depois de instalado o aeroporto em Alcochete, a possibilidade de estudar alternativas de localização estende-se à terceira travessia do Tejo. A Rave recusa estudar outros cenários que não Chelas-Barreiro. Mas o próprio ministro Mário Lino é a favor do estudo de Beato-Montijo e José Manuel Viegas, consultor da CIP é defensor de um eixo alternativo. Depois da Rave, os contactos podem estender-se ao ministério.

    +docs:

    http://maquinistas.org/
    pdfs_ruirodrigues/vantagens3t.pdf

    http://www.pelicano.com.pt/
    zp_montijo.html

     
  • At 27 janeiro, 2008 14:17, Anonymous Anónimo said…

    http://oge.risco.pt/

    "(...)
    Os inconvenientes da TTT Chelas-Barreiro são mais do que muitos e alguns gravíssimos:

    -- não podia estar mais longe do Campo de Tiro de Alcochete;

    -- a profundidade do rio Tejo na margem Sul, onde previram alguns dos pilares da TTT, elevará os custos da solução muito para além das estimativas grosseiras actuais;

    -- a localização anunciada da TTT destruirá, pura e simplesmente, o Porto de Lisboa, na medida em que eliminará a possibilidade de manobra de grandes navios ou esquadras militares na zona entre as pontes 25 de Abril e Vasco da Gama;

    -- a TTT Chelas-Barreiro seria ainda um desastre para a mobilidade no centro da capital, no caso de se insistir numa ligação multimodal (automóveis e combóios).(...)"

     
  • At 27 janeiro, 2008 18:51, Blogger Zé do Barreiro said…

    Em relação aos dois últimos comentários:

    Vamos pôr um ponto final na questão da Ponte Chelas - Barreiro ser ou não ser construída.

    Hoje, ouvi o Sr. Primeiro Ministro afirmar peremptoriamente que a Ponte vai ser construída inequivocamente e sem qq hesitação.

    É, claramente, uma decisão política assumida pelo Governo/ Primeiro Ministro e, assim sendo, não vale mais a pena continuar a “bater no ceguinho” relativamente a este assunto.

    Ninguém nos disse, não lemos em qq O.C.S., não ouvimos na rádio nem vimos na televisão.

    OUVIMOS PESSOALMENTE E DIRECTAMENTE O PRIMEIRO MINISTRO AFIRMÁ –LO no Fórum Cultural de Alcochete, na sessão de encerramento de uma Conferência distrital, promovida e organizada pela Federação Distrital do Partido Socialista de Setúbal.

    Presumo que tudo poderá ser confirmado por todos os Cidadãos, aquando dos noticiários das 20:00 horas de hoje nos diversos canais televisivos.

    Portanto, quanto a isto, estamos definitivamente esclarecidos.

    Saudações,

    Zé.

     
  • At 27 janeiro, 2008 21:01, Anonymous Anónimo said…

    Se tentarem mais uma vez desviar a ponte para outro lugar. seja ele qual for, acabou-se, com toda a certeza, toda ou qualquer credibilidade a este ministro, Primeiro ministro, Governo, porque deixam de merecer do Povo, toda a condiança que se lhes depositou. Não passarão de um bando de malfeitores.

    Zé Kalanga

     
  • At 29 janeiro, 2008 07:56, Anonymous Anónimo said…

    concordo plenamente com o anónimo de 25 Janeiro, 2008 18:01.

    Não haverá mais gente a homenagear no Barreiro, sem ser Augusto Cabrita ????

    Já fede ..... caramba !


    Não tenho tempo agora, mas quando puder colocarei aqui outros nomes para o Passeio da Av. da Praia.

     
  • At 29 janeiro, 2008 10:14, Anonymous Anónimo said…

    Nem tudo o que idealizámos, foi concretizado, mas estamos convictos de que demos passos significativos no desbloquear de constrangimentos e no abrir de portas que perspectivam o retomar do Barreiro como concelho de vanguarda e indispensável ao desenvolvimento económico da nossa região e do país”.

    http://www.rostos.pt/inicio2.asp?cronica=81017&mostra=2

     
  • At 30 janeiro, 2008 01:26, Anonymous Anónimo said…

    Publicado 29 Janeiro 2008,
    no jornal de Negócios.

    "Mário Lino
    Ponte Chelas Barreiro é a melhor "mas estamos abertos a oportunidades de outros estudos"
    Mário Lino, ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações diz que a opção pela Terceira Travessia do Tejo no eixo Chelas-Barreiro é a melhor, “mas estamos abertos a oportunidades de outros estudos”.




    Mário Lino, ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações diz que a opção pela Terceira Travessia do Tejo no eixo Chelas-Barreiro é a melhor, "mas estamos abertos a oportunidades de outros estudos".

    O governante referia-se à opção pela zona Beato-Montijo, referida no estudo da Confederação da Indústria Portuguesa sobre as acessibilidades ao futuro aeroporto internacional de Lisboa em Alcochete.

    "Temos uma ponte prevista no troço Chelas-Barreiro e a questão era saber se justificava que tivesse vertente rodoviária" disse o ministro, afirmando que "a CIP falou em Beato-Montijo e os técnicos estão a discutir ambas as opções". Recorde-se que a Rave – Rede de Alta Velocidade, responsável pela ponte, teve na semana passada a sua primeira reunião com José Manuel Viegas, autor das acessibilidades da CIP, para discutir a questão.

    Além disso, Mário Lino adiantou ainda que outra ligação, em Algés-Trafaria, só para atravessamentos rodoviários tem um objectivo diferente da Chelas-Barreiro, servindo para o escoamento do trânsito naquela zona e que esta travessia faz parte das "matérias que estamos a estudar". Esta era também uma das hipóteses definidas pela CIP.

    Alta Velocidade servirá directamente aeroporto

    A Rede de Alta Velocidade irá servir directamente o novo aeroporto em Alcochete. Segundo Mário Lino, é possível "vir do Porto e desembarcar em Alcochete" sem sair em Lisboa,. Isto porque o serviço irá ter alguns comboios de ligação directa à nova infra-estrutura, sem prejuízo de uma ligação à linha ferroviária convencional.

    "O traçado muda conforme o comboio passe ou não no aeroporto", disse Mário Lino.

    Metro Sul do Tejo serve aeroporto

    Ainda no que diz respeito às acessibilidades para Alcochete, a secretária de Estados dos Transportes, Ana Paula Vitorino adiantou que o Metro Sul do Tejo irá ser reformulado e terá estações no Lavradio, Poceirão e aeroporto para melhorar os acessos à infra-estrutura na margem Sul do Tejo.

    A secretária de Estado adiantou ainda que o plano Portugal Logístico, para a implementação de uma rede de plataformas logísticas no País, foi revisto em alta. Tem agora um investimento previsto de 1600 milhões de euros, dos quais 1400 milhões são de privados, face aos 1100 milhões anunciados no início.

    Segundo a responsável, o plano irá ainda triplicar o número de empregos que poderá originar e que se previam que fossem 5000. Ana Paula Vitorino diz que estas números serão potenciados principalmente pelas plataformas do Poceirão, Maia-Trofa e Castanheira do Ribatejo. "

    R.A.

     
  • At 31 janeiro, 2008 10:47, Anonymous Anónimo said…

    O Rio: É sempre importante cumprir os compromissos eleitorais...

    Fernando Morais, membro da DORS e responsável político da Concelhia do PCP no Barreiro:
    Para nós mais do que os próprios compromissos eleitorais estão os interesses das populações e neste sentido, os protocolos de descentralização de competências da Câmara para as Juntas de Freguesia, têm permitido melhorar significativamente a intervenção autárquica em todo o concelho.

    in: http://www.orio.pt/modules/news/print.php?storyid=1716

     
  • At 06 fevereiro, 2008 12:09, Anonymous Anónimo said…

    http://www.orio.pt/modules/news/article.php?storyid=1746

     
  • At 08 fevereiro, 2008 23:15, Anonymous Anónimo said…

    "Vamos pôr um ponto final na questão da Ponte Chelas - Barreiro ser ou não ser construída.

    Hoje, ouvi o Sr. Primeiro Ministro afirmar peremptoriamente que a Ponte vai ser construída inequivocamente e sem qq hesitação.

    É, claramente, uma decisão política assumida pelo Governo/ Primeiro Ministro e, assim sendo, não vale mais a pena continuar a “bater no ceguinho” relativamente a este assunto."

    Ainda não passaram duas semanas sobe a data do comentário anterior e Mário Lino já encarregou o LNEC para no prazo de 45 dias estudar a melhor opção para a TTT. Espero que,à semelhança do ocorrido com o Aeroporto, este não seja o primeiro passo para ceder às pressões da CIP. Se assim acontecer, para além de ficarmos com a sensação de que resoluções dos Conselhos de Ministros anunciadas nas televisões já não valem nada, gostaria de ver a cara daqueles que já se ufanavam como os grandes obreiros da vitória. É que já estavam a ver inimigos por tudo quanto era sítio, mas subestimaram de onde poderia vir o verdadeiro perigo. Oxalá que esteja enganado e que este seja apenas mais um estudo!

     
  • At 29 fevereiro, 2008 15:34, Anonymous Anónimo said…

    “(…)A recente decisão de construir a nova travessia do Tejo, de Chelas para o Barreiro, com os modos
    ferroviário de alta velocidade, ferroviário convencional e rodoviário, se, por um lado, abre uma grande
    oportunidade de avançar no sentido da “cidade das duas margens”, traz, por outro, uma preocupação: na sua componente rodoviária, a travessia do Tejo não pode ser uma auto-estrada de acesso ao sul e ao
    novo aeroporto, que se limita a atravessar o Barreiro, criando barreiras, mas deve ser uma via que liga
    pontos da mesma metrópole, garantindo uma ligação fácil ao tecido urbano do Barreiro.

    Esta questão exige um estudo muito cuidado do(s) nó(s) de acesso da ponte cujo principal objectivo deverá ser uma boa integração na rede viária urbana existente e a construir."



    http://www.cm-barreiro.pt/ficheiros/ficheirosassociados/Estrategia%20Barreiro-Sumario%20Final.pdf

     
  • At 01 março, 2008 13:25, Anonymous Anónimo said…

    Concurso bares polis

    http://www.dre.pt/pdfcpdip/2008/02/042000000/0821308214.pdf

     

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