A Paragem do 18 no Cabeço Verde

Este Blog é muito abrangente e heterogéneo...Destina-se aos políticos,aos cidadãos normais,aos sócios do Benfica,aos apreciadores de jaquinzinhos fritos,aos funcionários públicos,aos adeptos do Sporting,aos que pagam impostos e aos que nem sabem o que isso é,aos ouvintes da Rádio Renascença,aos descontentes com a administração do condomínio,aos internautas que acham que Linux é a Liga Internacionalista para a União dos Xiitas,aos que gastam o tempo de trabalho a ler estas coisas,aos médicos ...

quarta-feira, outubro 25, 2006

CONGRESSO NACIONAL DO PARTIDO SOCIALISTA – Reflexão I

Iremos iniciar, a partir de hoje, todos os dias – excepto aos fins de semana para a devida meditação e ponderação dos nossos leitores - uma série de Reflexões sobre o Congresso Nacional do PS.

Aqui vai a primeira.

O PS ( Partido Socialista para os militantes, mas só PS para a direcção... ) vai ter – como é do conhecimento público - mais um Congresso Nacional.

Dois anos de governo Sócrates ( o secretário-geral e primeiro-ministro ) dão para o próximo Congresso, um candidato à (re)eleição de secretário-geral e três moções globais: uma que é do secretário-geral, outra afecta a Manuel Alegre (mas que não aparece!) e Helena Roseta e outra afecta a um grupo chamado "Margem Esquerda".

A moção apresentada por Helena Roseta tem estado a contestar a falta de debate existente no PS e os obstáculos administrativos para impedirem a sua discussão no Congresso. Mas, se é assim, porque razão não vão mais além, apresentando candidato alternativo a secretário-geral e listas alternativas para os órgãos dirigentes?

O que ressalta para quem vê a preparação deste Congresso de fora, é o aparente adormecimento dos militantes socialistas.

Será que não há socialistas que se opõem ao que se passa na Educação, ou na Saúde? Será que a acção do governo não merece nenhum reparo da parte dos socialistas? Será que ( já ) não há espaço para uma discussão ideológica, bastando a posição dos sócraticos de que tudo está bem nessa matéria?

O PS parece um partido normalizado, burocratizado e feito à imagem do seu actual líder. Parece mais um partido de apoio ao governo ( ou uma correia de transmissão do governo, como se caricaturavam outras forças noutros tempos ... ) do que um partido de militantes críticos e conscientes do seu posicionamento democrático e socialista. Diríamos que também no PS a orientação totalitária do liberalismo está a colher os seus frutos ... o que é muito mau para a definição de uma alternativa socialista !!!
 

Estadisticas Gratis free hit counter
free hit counter

Get Your Sign

free counter