A Paragem do 18 no Cabeço Verde

Este Blog é muito abrangente e heterogéneo...Destina-se aos políticos,aos cidadãos normais,aos sócios do Benfica,aos apreciadores de jaquinzinhos fritos,aos funcionários públicos,aos adeptos do Sporting,aos que pagam impostos e aos que nem sabem o que isso é,aos ouvintes da Rádio Renascença,aos descontentes com a administração do condomínio,aos internautas que acham que Linux é a Liga Internacionalista para a União dos Xiitas,aos que gastam o tempo de trabalho a ler estas coisas,aos médicos ...

quarta-feira, outubro 26, 2005

Pelouros & “ pelourinhos” - Bilhete Postal Extra ao [ reconduzido ] Presidente da CPC/PS/Barreiro


Sr. Engº Emidío Xavier,

Recorda-se, há cerca de oito anos, da designação pela qual o Senhor " baptizou" os pelouros que a CDU distribuiu aos vereadores do PS e que tempos depois todos abandonaram ? Isso mesmo, abandonaram, não foi a CDU quem os retirou.

Pois foi, o Senhor deu-lhes o nome de " pelourinhos", devido ao facto das competências desses pelouros não serem directamente proporcionais à importância e ao protagonismo que os vereadores do PS entendiam que deveriam ter.

E mereciam, porque os resultados obtidos nas urnas davam – lhes essa legitimidade.

Concordo. Mas apenas com a designação, não com a atitude que o PS então tomou.

Não pertenço à CPC, não sei o que lá se passa ou o que lá se passou, mas vamos supor que um dos pontos da Ordem de Trabalhos foi discutir e decidir se os quatro vereadores eleitos pelo PS devem ou não aceitar os pelouros que, o Sr. Presidente da Câmara eleito, eventualmente lhes distribua.

No mandato que termina amanhã, 5ª Feira, dia 27 de Outubro, o Senhor Engº Emídio Branco Xavier retirou os mandatos aos vereadores eleitos pela CDU, devido ao facto daqueles vereadores terem votado contra as Grandes Opções do Plano e Orçamento para 2003.

Pergunta-se: em quantas das 308 Câmaras que existem no nosso País, DE TODAS AS FORÇAS POLÍTICAS, aconteceu, acontece e voltará a acontecer rigorosamente sempre a mesma situação ? Ou seja, as oposições votarem contra Planos e Orçamentos e Relatórios e Contas? Em dezenas, senão centenas delas.

No entanto, muitos dos Presidentes dessas Câmaras não desatam a retirar, a esmo, os pelouros aos vereadores da oposição.

Estavam tramados … Isto é, politicamente derrotados a curto, médio prazo. Eles são inteligentes…

O que o Senhor - e o seu secretariado - quiseram fazer com essa tomada de posição foi tentar criar um facto político à Aires de Carvalho. A questão é que o Aires Manuel de Carvalho era único – nas boas e nas menos boas decisões - e infelizmente já faleceu e, como muito boa gente ainda não percebeu, não deixou herdeiros, pois que se saiba o Aires não deixou filhos nem era monárquico …

Ele criava factos políticos como a limpeza da estátua de Alfredo da Silva, a recolha de trinta sacos cheios de lixo na zona do terminal rodo – ferro – fluvial, com ele também a apanhar o lixo e como, pe, o abandono, em bloco, dos deputados Municipais em plena Assembleia Municipal há dois mandatos atrás. Isso era notícia, toda a gente discutia, comentava. MAS ERA O AIRES QUEM LIDERAVA.

Irei terminar esta série unica de seis Bilhetes Postais ao Presidente da CPC/PS/Barreiro, com uma frase fabulosa do tempo em que o PS do Barreiro tinha um líder a sério: " O QUE É DE TODOS, POR TODOS DEVE SER DECIDIDO ".

O Senhor retirou os pelouros aos vereadores da CDU, embora o Barreiro, obviamente, também fosse deles, agora, Sr. Engº, mesmo que o Presidente da Câmara do Barreiro eleito pela CDU, distribua " Pelourinhos " pelos vereadores do Partido Socialista, aceitem-nos, trabalhem para a população do Barreiro que vos deu 34,5% dos votos ( 13.271 ).

Condições ? Tempos ? Gabinetes ? Bom, penso que a CDU já demonstrou que não anda a dormir na forma …

Ah, ia-me esquecendo, cá o Zé gostaria que o Slogan " O QUE É DE TODOS, POR TODOS DEVE SER DECIDIDO ", também fosse aplicado no interior do PS do Barreiro.

Agora é partir para outra, que vem já a seguir, que é "atacar", com galhardia, as eleições Presidenciais.


Zé do Barreiro.

8 Comments:

  • At 26 outubro, 2005 22:26, Anonymous Anónimo said…

    Amigo Zé

    As eleições Presidenciais têm que passar pela vivência democrática dentro do partido, isto se não quiserem que o PS se esfrangalhe, pois da área do PS existem dois candidatos, um apoiado pela direcção do PS, outro apoiado por militantes do PS, e aqui existe esta grande diferença, quem é que tem mais militantes? MS ou MA? Penso que esta pergunta vai ficar sem resposta, no entanto, dá que pensar, quem é mais representativo dos militantes socialistas.

    Eu pessoalmente, assim como mais de 40 militantes do PS Barreiro apoiam Manuel Alegre, este apoio é um apoio do coração, espontâneo, não é um apoio tipo, "tem que ser, não é" como muitos dos militantes que vão apoiar MS.

    Mário Soares é uma figura a quem o Pais e o PS devem muito, podemos considerar MS como o pai da nossa democracia, o homem que em dada altura se bateu pela democracia e contra o totalitarismo Stalinista do PC, devemos ainda mais a entrada na CE, e mais alguns factos que agora não vou enumerar, mas, isso não dá o direito ao PS, digo antes a Sócrates, de amarrar-nos a um compromisso doentio, Sócrates representa aquilo que de mais reaccionário existe no PS e não só, é aquilo a que eu chamo um neo-liberal um homem que não olha a meios para atingir fins.
    Vou, por hoje acabar.

    Cumprimentos

     
  • At 26 outubro, 2005 23:42, Anonymous Anónimo said…

    A candidatura de Manuel Alegre e o número crecente de apoiantes que reune dentro do Ps Barreiro apenas é sintomático do descontentamento que se vive nesta terra...

    Eu também apoio a candidatura de Manuel Alegre pois este grande senhor personifica o grito de revolta dque todos nós temos "entalado" na garganta.

     
  • At 27 outubro, 2005 18:57, Anonymous Anónimo said…

    Caro Camarada,

    O Partido Socialista, através dos seus órgãos próprios, já escolheu apoiar de forma inequívoca e incondicional a candidatura do Dr. Mário Soares à Presidência da República.

    Neste sentido, a direcção nacional do Partido está a promover um conjunto de plenários de militantes em todo o país, apelando-se à empenhada participação de todos.

    Hoje, pelas 21H00, na Albergaria Laitau em Setúbal com Mário Lino.

    Esteja presente!

    Saudações Socialistas,

     
  • At 27 outubro, 2005 19:10, Blogger Zé do Barreiro said…

    Lá estarei eu e mais três pessoas.

    Vamos lá ouvir o que o nosso Camarada Mário Lino irá dizer sobre essa matéria.

    Zé.

     
  • At 28 outubro, 2005 11:03, Anonymous Anónimo said…

    Sim, o partido foi eficiente na distribuição dessa convocatória...
    Continuo é sem receber nenhum comunicado do nosso agora ex-presidente da câmara a agradecer o esforço de todos os que deram a cara na campanha das autárquicas.

     
  • At 28 outubro, 2005 13:11, Blogger Zé do Barreiro said…

    Amigo "Anónimo",

    É a vida, como dizia o outro.

    É para os Militantes de base saberem (e aprenderem) o tipo de pessoas que estiveram - e ainda estão, atenção - à frente do nosso PS Barreiro ...

    Não tenho mais nada que lhe dizer e oferecer,neste momento,do que a minha mais sincera solidariedade.

    E... conto consigo e com muitos outros na mesma situação, para as batalhas internas que aí vêm.

    Zé.

     
  • At 28 outubro, 2005 16:49, Anonymous Anónimo said…

    Sabe, amigo Zé, depois do que tenho visto...já não acredito no Pai Natal.
    Nada mesmo.
    E é melhor ficar por aqui se não nunca mais me calo...

     
  • At 28 outubro, 2005 18:21, Blogger Zé do Barreiro said…

    Eh Amigo(a),desabafe. Não se acanhe.

    Deite tudo cá p´ra fora. Liberte a alma.

    Eu tenho um ombro acolhedor...

    Agora a sério, podemos dialogar no e-mail do Blog - as3645692@sapo.pt

    Não tenha problemas.

     

Enviar um comentário

<< Home

 

Estadisticas Gratis free hit counter
free hit counter

Get Your Sign

free counter