A Paragem do 18 no Cabeço Verde

Este Blog é muito abrangente e heterogéneo...Destina-se aos políticos,aos cidadãos normais,aos sócios do Benfica,aos apreciadores de jaquinzinhos fritos,aos funcionários públicos,aos adeptos do Sporting,aos que pagam impostos e aos que nem sabem o que isso é,aos ouvintes da Rádio Renascença,aos descontentes com a administração do condomínio,aos internautas que acham que Linux é a Liga Internacionalista para a União dos Xiitas,aos que gastam o tempo de trabalho a ler estas coisas,aos médicos ...

sexta-feira, outubro 27, 2006

O CONGRESSO NACIONAL DO PARTIDO SOCIALISTA – Reflexão III




Decidimos, desta vez, dedicar um Post aos sindicalistas. Mais concretamente aos sindicalistas socialistas e a sua obrigatória, quanto necessária, participação no Congresso Nacional.

Pensamos que todos concordarão que se trata de uma classe/parceiro social fundamental e imprescindível no sistema democrático do nosso País, cuja importância é inquestionável na nossa Sociedade. Quanto a isto não existem dúvidas.

Sabemos que os sindicalistas socialistas estão a preparar um documento de contestação ao Executivo, que tencionam entregar no partido para debate e aprovação, durante o próximo congresso socialista, nos dias 10, 11 e 12 de Novembro, em Santarém.

Em declarações publicas, divulgadas por vários órgãos da Comunicação Social, dirigentes do Sindicato dos Professores da Grande Lisboa, estrutura ligada à Fenprof, revelaram o «desconforto» sentido no último Conselho Nacional dos sindicalistas socialistas, pela acção do Governo, sobretudo em dois sectores: o da saúde e o da educação, e em especial neste último, onde à «acentuada desvalorização da carreira docente» se soma uma forma de relacionamento da ministra ( Maria de Lurdes Rodrigues ) com os sindicatos que estes repudiam totalmente.

Tomámos conhecimento que este documento não deverá, no entanto, transformar-se em Moção, uma vez que é entendimento dos sindicalistas socialistas, que a independência das funções sindicais face às funções partidárias desaconselha este tipo de envolvimento.

João Proença, Secretário Geral da UGT, afirmou inclusivamente não esperar moções de sindicalistas do PS afectos à sua central, mas apenas intervenções no próprio congresso.

Sobre esta matéria temos – o Zé do Barreiro tem – uma opinião muito clara e inequívoca, pois consideramos mais importantes as intervenções verbais no Congresso do que as Moções Sectoriais ( cujo prazo de entrega termina em 3 de Novembro ), porque estas geralmente têm a sua discussão remetida para o secretismo da Comissão Nacional, COMO JÁ ACONTECEU QUANDO NÓS PRÓPRIOS APRESENTÁMOS UMA MOÇÃO SECTORIAL A UM CONGRESSO NACIONAL ANTERIOR.

Confirmamos que, muitas vezes, as coisas não se discutem ( nem se votam ) na Reunião Magna, mas só num momento posterior, à porta fechada.

Contudo, apesar desta prática, as críticas não deixam de surgir e sindicalistas/Militantes do PS - dirigentes nacionais da Fenprof - afirmam, sem ambiguidades que, enquanto partido, o PS está desactivado.

O partido vive de meia dúzia de dirigentes que vão estabelecendo a linha oficial e há uma ausência total de debate no interior do partido, nomeadamente sobre as questões da educação.

Quando muito realizam-se umas sessões de esclarecimento com membros do Governo, mas aí não se pode falar em debate.

Não se pode, evidentemente, considerar que, nessas sessões, existe debate. Porque simplesmente não há.


Por tudo isto, parecem existir razões mais que suficientes para que exista um clima de grande descontentamento, do qual resultaram e resultam as várias acções de protesto que se manifestaram nas ruas no decorrer do mês de Outubro …

Atente para estes sinais, Camarada José Sócrates, atente para estes sinais !!!

10 Comments:

  • At 28 outubro, 2006 08:51, Anonymous Anónimo said…

    Então meu caro Zé;
    Em que ficamos afinal?
    Tal qual gato fedorento, desculpem gato ou ungento?
    Estou baralhado. Não comi queijadas de Sintra mas quase.
    Até me parece que os intestinos, de forma compulsiva, vão rejeitando os restos do que o meu corpo não quer, e a minha consciência rejeita e não admite.
    Sim!... consciência, porque ainda a tenho porque me o permitem os Ilustres, aqueles que mais não fazem, que é a vontade do Dono(EC).
    Estou farto, estamos fartos, será que Farto não está?......
    Meu caro Zé, então e esse direito de que se intitula como guardião, apóstolo da irreverência partidária, herói de consciências e outras convergências, será que também as perdeu?....
    Meu caro Zé, de si não esperava tal.
    Então acocorou-se mais uma vez, e não fez o gostinho ao dedo?:...
    Mas que se passa, ou não se passa, ou deixou-se de passar no seu PS Barreiro?.....
    Será que agora as pereiras também já produzem bananas?...
    Meu caro Zé, como é que um Partido sem tomates pode ter futuro?
    Diga lá.......

    Respeitosamente


    Luis Santos

     
  • At 28 outubro, 2006 11:57, Blogger Zé do Barreiro said…

    Meu caro “Luís Santos”,

    O meu amigo parece que anda distraído, mas mesmo muito distraído o que, honestamente, muito lamento …

    Então escreve – e penso que se dirige claramente a mim – no seu comentário:

    «” Meu caro Zé, então e esse direito de que se intitula como guardião, apóstolo da irreverência partidária, herói de consciências e outras convergências, será que também as perdeu?....
    Meu caro Zé, de si não esperava tal.
    Então acocorou-se mais uma vez, e não fez o gostinho ao dedo?:...
    Mas que se passa, ou não se passa, ou deixou-se de passar no seu PS Barreiro?.....”»

    O meu amigo anda, inequivocamente, muito bem informado sobre as eleições/assuntos internos do PS, ah isso anda … e até sabe que … … e mais não digo, pois certamente sabe ao que me refiro …

    No entanto deixe-me perguntar-lhe se por acaso já leu ou tem lido os últimos quatro Posts publicados neste Blog ?

    Olhe, tem este fim de semana para o fazer, porque deliberadamente não iremos Postar novos textos nestes dois dias.

    Evidentemente que ninguém – o meu amigo incluído – não é obrigado a ler o que nós escrevemos, mas quando se pretende comentar um Post de qualquer Blog, tem que se analisar, minimamente, os conteúdos dos textos que se pretendem comentar, não é assim ?

    Bom, meu amigo, não pretendo ser herói, guardião, apóstolo da irreverência partidária, herói de consciências e outras convergências no interior do PS/Barreiro. Não. Aliás, penso, que já não existem heróis e guardiães do que quer que seja, sobre essa matéria. Mas deixe-me dizer uma coisa.

    COMEÇO A FICAR FARTO DE SER SÓ EU A MANIFESTAR-ME PUBLICAMENTE.

    E ISSO, CONFESSO, JÁ ME COMEÇA A CANSAR …

    Bom, meu amigo, irei remeter-me ao silêncio – apenas nos comentários - até terminar o Congresso Nacional, a menos que surja algum comentário pertinente como o seu que me obrigue a vir a terreiro …

    E muito terei a dizer/escrever, meu caro, e muito terei a dizer …

    Abraço,

    Zé.

     
  • At 28 outubro, 2006 13:41, Anonymous Anónimo said…

    Caro Zé
    Finalmente consegui tocar-lhe.
    Senti finalmente o Zé que conheço, que o PS reconhece perfeitamente, e que afinal na sua bondade intrínseca de defender as verdades inquestionáveis da falaça partidária em que nos envolvemos, inconscientemente, tem levado a transformar um partido que se pretendia coerente, incisivo e sério, num grupo de subservientes e adormecidos militantes (in)crédulos.
    Fico-me agora por aqui no meu comentário, que até nem era para escrever, mas perante tal reacção do Zé, tal como também refere e fez, tive que vir a terreiro.
    Voltarei para o incomodar mas para reforçar algumas das suas posições, as quais ao longo de muitos anos fizeram de si um militante amargorado, persistente e amaldiçoado pela génese do partido a que sempre tem pertencido.

    Cumprimentos

    Luis Santos

     
  • At 28 outubro, 2006 19:10, Blogger vtm said…

    Olá Zé do Barreiro
    Não estou minimamente interessado em entrar na polémica dos "sócios" do PS.
    Quero dizer-lhe que fiquei encantado com :
    " enquanto o PS fora do governo se dirige à "geração do recibo verde", o PS de Sócrates governa para a "geração google".
    Aqui está uma das razões de eu não votar no PS e votar em Sócrates nas próximas eleições , para uma segunda maioria ... mais confortável .
    barreirovelho
    vtm

     
  • At 28 outubro, 2006 19:48, Anonymous Anónimo said…

    Caro Zé

    Quero desde já enviar os meus parabéns à cetôra advogada, pela nova Barbie que seus correligionários lhe decidiram oferecer neste acto eleitoral interno, agora realizado.
    Volta a ter com que se entreter novamente, após ter estragado aquela que tantos operários ajudaram a construir e os Barreirenses lhe deram em Dezembro de 2001, mas e diga-se de passagem, que a cetôra advogada tão mal estimou.
    Tenha cuidado na forma que a vai manusear, pois na fábrica, onde esta foi com certeza fabricada, não devem existir muitas mais.
    Sabe, a tradição já não é o que era. Quando menos se espera, estes materiais degradam-se e são pouco consistentes, portanto trate-a com os cuidados que nunca serão demais.
    Sabe cetôra advogada, a casa das suas bonecas não tem sapatas nem lintéis, os pilares são falsos e as paredes são feitas de cartão, o que à primeira intempérie a podem deitar por terra.
    A falta de estrutura e o oportunismo do tempo no momento presente, pode engolir qualquer desprevenido, que menos atento, à semelhança de um passado bem presente, se deixe atolar em demasia.

    Um aviso à navegação!

    Luis Santos

     
  • At 28 outubro, 2006 23:18, Anonymous Anónimo said…

    Tó Zé Reguengos aplica uma derrota demolidora na eleição de delegados ao Congresso do PS pela Secção do Lavradio à candidata do Presidente e do Secretariado da CPC do PS-Barreiro, Ana Santos, 3 a 1.

    Cláudio Anaia venceu calmamente e com 100% dos votos em urna na Secção dos Trabalhadores das Autarquias do Barreiro, 1 a 0.

    Somados os delegados constatamos que as listas afectas à direcção política do PS-Barreiro saíram perdedoras. 6 para os outros 5 para o Presidente da CPC e o seu Secretariado.

    O 7 a 4 ou mesmo o 8 a 3, foram panoramas que sombrearam os pensamentos de Luís Ferreira nos dias de ontem e hoje. O seu nervosismo era evidente no modo comprometido como sorria e se dirigia a todos os seus camaradas.

    Um empate em votos de 160-160, deixaram Luís Ferreira numa situação delicada e concerteza já terá tirado as suas ilações…

    E sabemos de segura informação que o Zé do Barreiro desta vez não se quis meter nesta guerra... senão a derrocada ainda seria maior ...

    jack taxas

     
  • At 29 outubro, 2006 01:18, Anonymous Anónimo said…

    Caro Zé...
    E esta heinnnnnn........
    Vai lá vai.... até a barraca abana.
    Se eu fosse o Luizinho, fazia votar na CPC uma moção de confiança.
    Não acha Zé?...
    E assim como dizia a fábula, "Do sapo nasceu um principe",COM ORELHAS DE BURRO, digo eu.
    He,he,heeeeeee!!!
    Se tal não acontecer em próxima reunião da CPC, reforçará a minha convicção, e dar-me-ão razão os cépticos, quando afirmo em post anterior que,o PS no Barreiro é actualmente um partido sem tomates?

    Sem ressentimentos;

    Luis Santos

     
  • At 29 outubro, 2006 09:14, Blogger Zé do Barreiro said…

    O meu amigo está mesmo muito bem disposto. É só rir … rir …

    E porque não raciocinar ao contrário ?

    Ou seja, “os outros” apresentarem na CPC uma moção de censura, como já cá o Zé sugeriu ?

    É preciso aproveitar esta embalagem para nos livrarmos dos “pintassilguistas”; monos; “misericordiosos”; EANC; e outros que tais. Mas muito rapidamente, muito rapidamente !!!

    Aqui o Zé estará absolutamente disponível, aqui o Zé não deixará a decisão para os outros, aliás como quis que acontecesse, deliberada e propositadamente, nestas eleições de delegados ao Congresso Nacional.

    Podemos, sobre este assunto e somente sobre este assunto, continuar a dialogar – se o “Luís Santos” quiser, bem entendido. È que hoje ainda é Domingo a ainda o podemos fazer.

    Amanhã continuaremos a postar textos sobre o CN em geral, não tendo rigorosamente nada a ver com as “guerras” no PS/Barreiro.

    Por isso aproveitem, hoje, enquanto é tempo !!!

    Um bom Domingo para todos,

    Zé.

     
  • At 29 outubro, 2006 13:43, Anonymous Anónimo said…

    Eu vejo de outra forma.

    Os velhos caciques já não valem votos como outraora.

    AJG, AR, JS e CM 84 votos, tendo em conta que o FA e AM valem 35-40?! Isto é esses grandes e feudais senhores dos votos valem 40 votos a dividir por 4. E onde estão os velhos tempos de grandes votações?

    Sobre o Barreiro bem havia muito que contar, e disso se falará por certo. Resultado intressante Depois de 2 derrotas 1 empate. Mais que razões para ficarem assim eufóricos. Haja qualquer coisa para celebrar.

     
  • At 30 outubro, 2006 18:03, Anonymous Anónimo said…

    90% dos votos foram do AMM, AM, ARe e FA.
    Com os 30 votos que faltaram dos que refere eram 4-0.
    Basta comparar numeros com eleição para a CPC. Nenhum destes elementos apoiava a lista do AR. Deixem continuar a trabalhar o AMM e o ARe. Vão dar muito que falar.

     

Enviar um comentário

<< Home

 

Estadisticas Gratis free hit counter
free hit counter

Get Your Sign

free counter