A Paragem do 18 no Cabeço Verde

Este Blog é muito abrangente e heterogéneo...Destina-se aos políticos,aos cidadãos normais,aos sócios do Benfica,aos apreciadores de jaquinzinhos fritos,aos funcionários públicos,aos adeptos do Sporting,aos que pagam impostos e aos que nem sabem o que isso é,aos ouvintes da Rádio Renascença,aos descontentes com a administração do condomínio,aos internautas que acham que Linux é a Liga Internacionalista para a União dos Xiitas,aos que gastam o tempo de trabalho a ler estas coisas,aos médicos ...

quinta-feira, novembro 29, 2007

O ESTUDO DA C.I.P SOBRE A LOCALIZAÇÃO DO N.A.L. EM ALCOCHETE – E as servidões militares do Campo de Tiro de Alcochete e da Base Aérea n.º 6 (Montijo)





Meus Amigos,

Um dos problemas que se teriam de resolver, se o NAL fosse localizado em Alcochete, seriam as servidões militares. As suas novas localizações. Obrigatoriamente.

Referimo-nos ao Campo de Tiro de Alcochete e à Base Aérea do Montijo e aos custos – também – que essas mudanças implicariam.

Vejamos.

Relativamente às estruturas militares e quanto à utilização do espaço aéreo, se fosse considerada a hipótese H6 do estudo da CIP, haveriam impactes no CTA, em Vendas Novas e na Base Aérea n.º 6 (Montijo).

A proposta de travessia da CIP inviabilizaria, sem qualquer tipo de duvidas, a Base Aérea do Montijo, cuja reconversão não é contabilizada no estudo. O valor médio estimado para uma eventual relocalização da Base rondará os 300 milhões de euros.

Quanto ao CTA, existem, já várias opiniões e declarações de vários responsáveis militares da força Aérea.

Pela sua dimensão e importância iremos debruçarmo-nos com algum detalhe sobre esta estrutura militar.

O Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General Luís Araújo, afirmou já que a construção do NAL naquele local tem de salvaguardar um local alternativo para treino de tiro ar-chão.

Se o novo aeroporto for para Alcochete, «nós vamos apresentar a factura» e exigir um local alternativo de treino de tiro ar-chão junto do poder político, prometeu o general, recordando que isso é um requisito essencial para os pilotos portugueses.

Quanto ao eventual local alternativo para o CTA, certa Imprensa já veio a terreiro afirmar que essa infra-estrutura da Força Aérea de Alcochete seria deslocada para o Alentejo.

Escrevem esses “jornalistas da treta” que estaria já encontrada a alternativa ao Campo de Tiro de Alcochete, no caso da zona ser escolhida para o novo aeroporto de Lisboa. Os terrenos para acolher o campo de treino da Força Aérea ficariam numa região quase abandonada entre Serpa e Mértola.

Vão mais longe, estes “muito bem informados “ profissionais da Comunicação Social, ao afirmarem que a localização encontrada pela Força Aérea, pasmem, já está “em avançada fase de estudo” ( !!! ) e fica entre Serpa e Mértola, a norte do Pulo do Lobo e a sul de Vila Verde de Ficalho.

Pormenorizam que é uma significativa faixa de terreno, com perto do triplo da área ocupada pelo actual Campo de Tiro de Alcochete e que, neste momento, é a única alternativa em estudo e apresenta várias vantagens relativamente a Alcochete, em particular no que respeita à área disponível.

Especificam, finalmente, que nesta altura falta contabilizar os custos da transferência do Campo de Tiro de Alcochete para a margem esquerda do Guadiana, localizado imediatamente a norte do Parque Natural do Vale do Guadiana.

Pois é, meus Amigos, aqui - na contabilização dos custos - é que a “ porca irá torcer o rabo” … Para não falar nos aspectos ambientais …

Mas, a verdade é que, como referimos acima, todas estas “notícias” foram publicadas por certa Imprensa e redigidas por “ jornalistas da treta”, uma vez que a Força Aérea Portuguesa, imediatamente, veio desmentir as notícias e esclarecer que, de facto, estão a proceder a estudos, ainda em fase preliminar, com vista à selecção e posterior recomendação ao Ministério da Defesa Nacional, de um campo de tiro em Território Nacional, isto na eventualidade do actual CTA poder ser utilizado no âmbito do Novo Aeroporto de Lisboa.

Referem, ainda, no seu comunicado oficial, que a única fonte oficial da Força Aérea é o Gabinete do Chefe do Estado-Maior da Força Aérea e que não corresponde à verdade ter a Força Aérea divulgado ou confirmado publicamente quaisquer localizações específicas para este efeito.

Posto isto e perante toda esta realidade, será que a F.A.P. consegue encontrar, em Portugal, um local mais apropriado e com as condições que tem o Campo de Tiro de Alcochete ?

Afirmamos com toda a convicção que não.

Mais um parâmetro para o LNEC ter em consideração nas conclusões que apresentará ao Governo.

Zé do Barreiro.

PS: Claro que a Força Aérea Portuguesa está, compreensivelmente, a fazer o seu papel, em “procurar” terreno alternativo para o seu campo de tiro ar-chão … á cautela !

6 Comments:

  • At 29 novembro, 2007 20:44, Blogger Zé do Barreiro said…

    .





    ADENDA A ESTE POST

    Meus Amigos,

    Relativamente à Base Aérea do Montijo, acabámos de ter conhecimento pelo Correio da Manhã que não poderá ser usada para acolher a construção do novo aeroporto de Lisboa, como propõe o estudo da Associação Comercial do Porto (ACP) – aqueles do estudo da Portela + 1.

    O ministro da Defesa, Professor Severiano Teixeira, já classificou a base como fundamental “para a Força Aérea e para o País” e, por isso, irá manter-se. A importância estratégica da base aérea, quer para Portugal, quer para a NATO (que recentemente investiu no local), faz com que não possa ser equacionada a sua utilização para outros fins que não sejam militares.”

    Portanto, este “problema” já está completamente resolvido, aplicando-se integralmente para o estudo do NAL em Alcochete.

    Amigos, isto vai, com calminha, tudo se está a compor ...

    Zé.

     
  • At 30 novembro, 2007 01:01, Anonymous Anónimo said…

    Amigo Zé,
    com tantos estudos a surgirem para o novo aeroporto de Lisboa, é o Governo(na Ota), a CIP(Alcochete), a ACP( Portela+1(Montijo) ) e um membro-conselheiro da Ordem dos Engenheiros e investigador do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (no Pinhal Novo).

    Amigo Zé, vamos fazer o nosso estudo...para a nova localização do aeroporto de Lisboa:
    -NA ILHA DO RATO!!!....

    um abraço,
    R.A.

     
  • At 30 novembro, 2007 09:07, Blogger Zé do Barreiro said…

    R.A.,

    ILHA DO RATO ? nã, na Escavadeira !!!

    Temos de reunir para discutir isso, ah,ah,ah.

    Meu Amigo, este assunto já está a tocar as raias do ridículo.

    O que vale é que o LNEC - que deverá ter coisas muito mais importantes para fazer - já veio a terreiro dizer que só analisará os estudos da OTA e de Alcochete.

    Portanto, os outros dois estudos estão "despachados" à partida.

    Um abraço,

    Zé.

     
  • At 30 novembro, 2007 09:17, Anonymous Anónimo said…

    BOMBA!!!

    ÚLTIMA NOTÍCIA!!!

    A ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DO CANECO (SAMOUCO) APRESENTA O SEU ESTUDO PARA O NAL.

    CONFERÊNCIA DE IMPRENSA HOJE, ÀS 20:00 (HORA DO TELEJORNAL) NA ADEGA DO MALAQUIAS, NO SAMOUCO.

    AH! AH! AH!

    JÁ FALEI COM UNS AMIGOS E TAMBÉM ESTAMOS A PENSAR APRESENTAR UM ESTUDO!!!

    WHY NOT???

     
  • At 03 dezembro, 2007 13:03, Blogger Zé do Barreiro said…

    Ainda em relação às afirmações do Ministro do Ambiente - Nunes Correia - numa entrevista ao PÚBLICO e à Rádio Renascença, no programa “Diga Lá Excelência”, que passa depois na da RTP 2.

    Segundo o ministro, a opção Alcochete – proposta pela Confederação da Indústria Portuguesa, em alternativa à localização na Ota – “resolve muitos, mas muitos problemas” que outras opções na margem Sul tinham.

    “Nesse sentido, é uma opção que ganha grande credibilidade”, disse Nunes Correia numa entrevista ao PÚBLICO e à Rádio Renascença, no programa “Diga Lá Excelência”, em colaboração com a RTP.

    O ministro do Ambiente recorda que a escolha da Ota foi motivada por razões ambientais, dado que a alternativa que então havia na margem Sul do Tejo – Rio Frio - era mais desfavorável.

    “Nessa altura, não se falava na desafectação de uma zona de tiro, que hoje a Defesa já disse que está disposta a abdicar”, acrescenta Nunes Correia.

    Enquanto a solução Campo de Tiro agrada ao ministro do Ambiente, a hipótese Portela + 1, defendida pela Associação Comercial do Porto, não lhe inspira simpatia.

    “A Portela tem tremendos impactos ambientais”, justifica Nunes Correia. “Às vezes é esquecido que retirar o aeroporto da Portela tem mais valias imensas”.

    Não está em causa, para o ministro, a construção da nova infra-estrutura. “Lisboa precisa de um aeroporto”, afirma.


    Conclusão um: O que o Ministro do Ambiente quis dizer é que a hipótese “ H6/Alcochete” tem mais credibilidade do que tem Rio Frio; Poceirão; Pinhal Novo; Faias e outras hipóteses apontadas para a Margem Sul.

    É como dizer que Alcochete é a melhor opção das apresentadas para a Margem Sul.

    Portanto a ÚNICA a “concorrer” com a Ota.

    Conclusão dois: Está completamente posta de parte, por este Ministro – QUE SOBRE ESTA MATÉRIA TEM IMPORTANTE PALAVRA A DIZER – a hipótese Portela + 1.

    Portanto – e como estamos a defender actualmente neste Blog – o que está em cima da mesa é ÚNICA E CLARAMENTE estudar, analisar, concluir, escolher e decidir entre a OTA e Alcochete.

    Só. Inequivocamente !!!

    Tarefa que está a ser levada a cabo pelo competentíssimo Laboratório Nacional de Engenharia Civil.

    O resto são colunas de fumo.

    Bem espessas, por sinal, teremos de admitir …

    Zé.

     
  • At 13 dezembro, 2007 16:39, Anonymous Anónimo said…

    http://www.moptc.pt/tempfiles/
    20060227144758moptc.pdf

     

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