A Paragem do 18 no Cabeço Verde

Este Blog é muito abrangente e heterogéneo...Destina-se aos políticos,aos cidadãos normais,aos sócios do Benfica,aos apreciadores de jaquinzinhos fritos,aos funcionários públicos,aos adeptos do Sporting,aos que pagam impostos e aos que nem sabem o que isso é,aos ouvintes da Rádio Renascença,aos descontentes com a administração do condomínio,aos internautas que acham que Linux é a Liga Internacionalista para a União dos Xiitas,aos que gastam o tempo de trabalho a ler estas coisas,aos médicos ...

segunda-feira, outubro 30, 2006

CONGRESSO NACIONAL DO PARTIDO SOCIALISTA – AFINAL SÓCRATES FESTEJA O QUÊ ? Reflexão IV



De acordo com a agência LUSA:

"José Sócrates foi reeleito secretário-geral do PS com cerca de 97,2 por cento dos votos e elegerá 99 por cento dos delegados para o próximo congresso, disse hoje à agência Lusa fonte oficial do partido. Segundo o presidente da Comissão Organizadora do Congresso (COC) do PS, Capoulas Santos, até ao início da madrugada de hoje foram apurados dos votos de 649 das 718 secções do partido, correspondentes a 90 por cento do total. "

"Na eleição de delegados, as listas afectas à moção de José Sócrates elegeram já 1.384 delegados, cerca de 99 por cento, contra nove da moção encabeçada por Helena Roseta (0,6 por cento) e seis de Fonseca Ferreira (0,4 por cento", disse o eurodeputado socialista."

Será que a realidade interna do PS é comparável ao que se passa da Coreia do Norte ou na China?

Será que não há pluralidade de opiniões ou os que divergem também começarão a ser apontados como "dissidentes"? Ou estão aqueles que acusaram a direcção e o governo do PS de serem uma espécie de "comissão liquidatária do PS"? Será que a direcção do PS já copiou o "centralismo burocrático" de outras realidades partidárias?

Depois deste resultado na eleição (ou plebiscito?!) para secretário-geral do PS, o que se pode esperar do Congresso quanto a discussão e à afirmação do partido como espaço plural de esquerda e socialista?

Comentando os resultados internos no PS, José Sócrates afirmou que eles representavam um apoio claro dos socialistas às políticas do governo, ao mesmo tempo que considerava que as manifestações populares de contestação às políticas governamentais são um mero resultado das "acções de sindicalistas da CGTP" ...

Deveras elucidativo quanto ao grau de crescente autismo político do primeiro-ministro-secretário-geral do PS!

Poder-se-ia perguntar também se as eleições para secretário-geral são um referendo às políticas governamentais ... então para que serve um Congresso? Para que é que se elegem delegados?

Outra constatação e mais uma interrogação. A edição de ontem do Público citava um estudo do dirigente socialista Augusto Santos Silva, segundo o qual, o PS teria cerca de 90.000 (noventa mil) militantes. Nas eleições internas de ontem, terão votado 26.000 militantes. Que é feito dos restantes 64.000 (sessenta e quatro mil) militantes e - mais importante! - onde está(ão) a(s) sua(s) opinião(ões) ? E dos 26.000 votantes, quantos não são dirigentes nacionais ou distritais ou de secção ou de núcleo ou autarcas ou gestores instalados pelo governo ou ... ?

José Sócrates festeja, afinal, o quê?

Não seria esta a altura ideal para uma reflexão profunda – sobre o partido – do Secretário Geral, do Secretariado Nacional e principalmente DA PRÓPRIA COC E DO SEU DELIGENTE E AIROSO PRESIDENTE ?

7 Comments:

  • At 30 outubro, 2006 13:01, Blogger Zé do Barreiro said…

    ULTIMA HORA

    Por informação que nos chegou há momentos, comunicaram - nos que dos 90.000 Militantes inscritos no Partido ( … ), 32.000 tinham as cotas em dia.

    Ora votaram em Sócrates - 24.713 Militantes

    Total de votos brancos/nulos – 714 Militantes ( … )

    Total de votos entrados nas urnas, até ao momento - 25.427

    32.000 Militantes têm as cotas em dia !!! ???

    Porque razão estes grandes malandros e ingratos não foram votar ? ( uma confidencialidade: Cá o v/ Amigo Zé também é um grande malandro e um incorrigível ingrato … eh,eh,eh )

    Não vamos fazer mais contas, os meus ilustres Camaradas ( e não só …) que retirem as suas próprias conclusões.

    Zé.

     
  • At 30 outubro, 2006 19:11, Anonymous Anónimo said…

    Muitos dos integrantes das listas que apoiam a moção do secretário-geral, são ferozes críticos da actuação do governo. O oportunismo é mais do que muito!
    Criticam muito, mas na hora das eleições todos tratam de se mostrar do lado do poder. Foi muito engraçado ver pequenas secções onde apareceram várias listas, mas todas para apoiar o secretário-geral, é claro!...
    Mais uma vez testemunhou-se a toral ausência de debate para a eleição do cargo meis importante do Partido. Esta foi só mais uma das muitas vezes em que as percentagens alcançadas pelo vencedor (só as percentagens) quase batem as que foram alcançadas pelo Enver Hoxa na Albânia de há alguns anos.
    De facto a democracia não vive o seu maior vigor. O Partido Socialista tem particular obrigação de ser exemplar no que toca à promoção da democracia interna e da participação. O futuro não é este!

     
  • At 30 outubro, 2006 19:44, Anonymous Anónimo said…

    Foi eleito com 97% dos votos? Já parecem as eleições de outros tempos.

     
  • At 30 outubro, 2006 19:53, Anonymous Anónimo said…

    Passados dois anos, José Socrates continua a não me convencer que é o melhor líder para o PS.
    Há 2 anos havia opção de votar noutro candidato.
    Hoje, Sócrates era o candidato único a Secretário-Geral, por isso pela primeira vez não fui votar.
    Foi esta a minha opção de escolha.
    Como líder do Partido Socialista não tem a minha confiança camarada Sócrates.

     
  • At 30 outubro, 2006 20:52, Anonymous Anónimo said…

    Até devia ter vergonha de ser eleito com 97% dos votos. Faz lembrar um pouco os tempos da outra senhora. A democracia interna do PS está a necessitar de um 25 de Abril.

     
  • At 31 outubro, 2006 00:15, Anonymous Anónimo said…

    Oh Zé,

    Então os resultados no concelho do Barreiro não merecem nenhum post seu?

     
  • At 31 outubro, 2006 15:51, Anonymous Anónimo said…

    é melhor que sim. a bem das audiencias.

    Que a malta não quer saber do PS Nacional nem do Socrates.

    Já sabes Zé sempre que tentas aumentar o âmbito, sobe o nível e cai o número de vistas.

     

Enviar um comentário

<< Home

 

Estadisticas Gratis free hit counter
free hit counter

Get Your Sign

free counter