A Paragem do 18 no Cabeço Verde

Este Blog é muito abrangente e heterogéneo...Destina-se aos políticos,aos cidadãos normais,aos sócios do Benfica,aos apreciadores de jaquinzinhos fritos,aos funcionários públicos,aos adeptos do Sporting,aos que pagam impostos e aos que nem sabem o que isso é,aos ouvintes da Rádio Renascença,aos descontentes com a administração do condomínio,aos internautas que acham que Linux é a Liga Internacionalista para a União dos Xiitas,aos que gastam o tempo de trabalho a ler estas coisas,aos médicos ...

quarta-feira, setembro 24, 2008

ATRAVESSAMENTO DO QUIMIPARQUE - UM NEGÓCIO ? NEM PENSAR ! Parte I



Meus Amigos,

Vamos, então a isto, sem mais delongas.

No entanto, um pouco de História:

I - Em requerimento, com data de 30 de Julho de 2003, a Empresa Espaço 3030 apresenta/propõe à Câmara Municipal do Barreiro, contrapartidas e compensações que são devidas pelo facto da criação da Urbanização do Campo das Cordoarias.

( Como se compreenderá, apenas iremos reportar-nos no que respeita ao Atravessamento dão Quimiparque )

. A operação de Loteamento respeita integralmente o Plano aprovado pela Câmara Municipal do Barreiro para o local em causa, e consiste na criação de 16 lotes para habitação, comércio e serviços, tudo conforme Projecto constante no Processo na posse da Câmara. ( Só este loteamento dará muito pano para mangas, mas, obviamente, não é matéria para tratar neste Post ).

. Propõem-se, finalmente, realizar a pavimentação até ao valor de 500.000 Euros, de um arruamento na Cidade do Barreiro, designadamente o arruamento que atravessa o Parque da Quimigal até à portaria do Feira Nova.


II – Em 22 de Julho de 2005 – em pleno mandato do Executivo do Partido Socialista - foi celebrado um Contrato de Urbanização no âmbito do Alvará de Loteamento da Urbanização do Campo das Cordoarias, entre a Câmara Municipal do Barreiro – representada pelo Engº Emídio Xavier – e a Empresa Espaço 3030, contrato esse constituído por onze Clausulas. Transcreve-se a Clausula 10ª:

Clausula 10ª - A Empresa Espaço 3030 obriga-se, para assegurar a indispensável funcionalidade dos acessos viários ao loteamento, a participar nas obras de beneficiação nos termos das prescrições técnicas indicadas em documento anexo ao presente contrato, nomeadamente a via de penetração/saída da área a lotear e que ligará esta ao Lavradio.

1. (…)

2. Os projectos das obras de beneficiação deste arruamento serão previamente sujeitos à aprovação dos Serviços Municipais.

3. O custo global estimado para a realização destas obras é de 450.000 Euros ( baixaram 50.000 Euros relativamente à Proposta de 30 de Julho de 2003 ) e será constituída uma garantia bancária do respectivo valor, pela Empresa Espaço 3030, a favor da CMB até à respectiva recepção da obra por parte do Município.

III – Portanto, “ para assegurar a indispensável funcionalidade dos acessos viários ao loteamento, comprometem-se a participar nas obras de beneficiação…a via de penetração/saída da área a lotear e que ligará esta ao Lavradio”( avaliada em 450.000 Euros). É deixado claro ( e a escrito ) que a ”a via referida no ponto anterior poderá ser deslocada para outra acessibilidade ao local”.

Como se pode constactar, TUDO estava completamente “ preto no branco”.

Apresentada que está a parte histórica deste processo, avancemos para a actualidade. A dura e crua actualidade, afirma o vosso Amigo Zé.


Vamos, então, a alguns factos ( claro que deixaremos outros factos para quando apresentarmos a 2ª Parte deste assunto ).

I - In Relatório e Contas da Quimiparque do ano 2007 – Pág. 40

“Concretização de uma travessia pública ( com algumas obras de adaptação ) através do território da Quimiparque, permitindo um trajecto muito mais rápido do Lavradio à zona velha do Barreiro;

Esta travessia implicará o recuo da vedação da Quimiparque, e um acesso mais fácil do público em geral e dos clientes do Parque.

A concretização desta travessia resulta de um protocolo assinado com a Câmara Municipal do Barreiro em 29 de Setembro de 2007, e os custos da sua execução serão considerados nas contrapartidas a entregar à autarquia, quando da concretização do plano de desenvolvimento do Parque “

Uma nota para este ultimo parágrafo: SERÁ QUE O VALOR DAS CONTRAPARTIDAS SERÃO, PELO MENOS, 450.000 EUROS ?

Se não for, pensamos que o Barreiro e os Barreirenses foram inequivocamente enganados.


II - Pasmem, Amigos, o Atravessamento descrito no Relatório e Contas do Quimiparque, e acordado com a Câmara do Barreiro, é PROVISÓRIO !

III – Para uma melhor compreensão do que estamos a falar e do que foi acordado entre a Câmara do Barreiro e a Administração do Quimiparque, analisem a Cláusula 3ª Pontos 1 e 2, do Protocolo.

Link do Protocolo:

http://www.quimiparque.pt/images/Projecto%20Quimiparque/PROTOCOLO
%20-%20Accoes%20complementares%20ponto%201%20Tracado
%20do%20Atravessamento%20provisorio.pdf

Cláusula 3ª
(Responsabilidade pelas obras de manutenção da via rodoviária)

1. Todas as obras de ampliação, modificação ou adaptação da via rodoviária mencionada na cláusula anterior que após o início da utilização pública da via, venham a ser necessárias, serão da responsabilidade do SEGUNDO OUTORGANTE, bem como os respectivos encargos Financeiros.

2. Todas as obras de manutenção inerentes ao funcionamento da via são
da responsabilidade do SEGUNDO OUTORGANTE.

Então, o que é que, objectivamente, o Quimiparque “dá” ?

Como facilmente se entenderá, os Senhores Dr. José António da Conceição Neto e Engº Luis Armando Duarte Tavares, não brincam em serviço …

Evidentemente !

E ainda há algumas vozes da Sociedade Barreirense que dizem que tudo isto é um negócio, um grande negócio …

NEM PENSAR ! meus Amigos, NEM PENSAR !!!


Por hoje ficamo-nos por aqui.

Zé do Barreiro.

36 Comments:

  • At 24 setembro, 2008 15:58, Anonymous Anónimo said…

    Bem! Deixem-me lá pensar alto!
    (1) Quer isto dizer que a Empresa Espaço 3030 já não desembolsa os tais 450.000 euros (que chegaram a ser 500.000 euros);
    (2) Entretanto a Quimiparque "adianta" o custo da tal via de atreavessamento mais vai deduzi-la "nas contrapartidas a entregar à autarquia, quando da concretização do plano de desenvolvimento do Parque".
    (3) Se as tais contrapartidas FUTURAS (friso bem) forem 450.000 euros, a Câmara recebeu adiantdo essas contrapartidas. Mesmo que seja mais, recebeu, pelo menos uma parte das contrapartidas adiantadas.
    (4) O que seignifica que antecipui receitas. Não é verdade?
    (5) E o que é que aconteceu aos tais 450.000 euros que a Espaço 3030 devia ter aplicado na tal via? Não me digam que estão a ser gastos na Av. (Rua) Alfredo da Silva!
    (6) Então mas o Sr. Presidente da Câmara não anunciou as obras da AS como se fossem uma "Benesse" de última hora dos promotores do Fórum?

    Perante isto e porque os números não batem certo, chegou o momento de se exigir que se ponha tudo preto no branco. Porque não se pode andar a tirar o ovo da cu da galinha.

    Apresentem as contas já! De quanto é que a Câmara efectivamente prescindiu perante a Espaço 3030/Multidevlopment para que esta suportasse o custo do Mercado 1º de Maio, esatcionamento e Av. Alfredo ad Silva.

    Em que medida é que com a troca baldroca do custeio da via de atravessamento da Quimiparque, fez com que a Câmara antecipasse receitas, em flagrante desrepeito pela Lei, pelas boas práticas e pelos princípios de transparência.

    Sr. Carlos Humberto, explique lá isto de uma vez por todas! Para que todos saibamos exactamente os contornos de todos estes negócios (sem qualquer carga pejorativa!)

     
  • At 24 setembro, 2008 17:09, Anonymous Anónimo said…

    Podem endeusar o Sr. Carlos Humberto. Podem elevá-lo a estrela. Podem achar que não há homem mais sério e honesto à face da terra.

    Mas ele que se deixe de conversa fiada do "Novo Barreiro" e que digo todos os números da coisa. Não basta vir falar em garantias bancárias!

     
  • At 24 setembro, 2008 21:16, Blogger Zé do Barreiro said…

    Ultimo Anónimo,

    E mesmo falando das garantias bancárias, deixa muito a desejar.

    Veja isto:

    1. Garantias bancárias em 22/07/05 ( Executivo do Partido Socialista )

    - 317126…2 496 513,03 Euros;
    - 317129… 450 000,00 Euros;
    - 317128… 500 000,00 Euros;
    - 317127… 600 000,00 Euros;
    - 317125…1 235 000,00 Euros.
    -------------------------------
    Total: 5 281 513,03 Euros


    2. Garantias bancárias em Abril/2008: ( Nova estratégia da CDU, para o Centro do “ Novo Barreiro “

    - 317126…2 496 513,03 Euros;
    - 317129… 450 000,00 Euros;
    - 317127… 600 000,00 Euros.
    --------------------------------
    Total: 3 546 513,03 Euros

    O Sr. Presidente da Câmara faltou claramente à verdade, perante os deputados municipais – concretamente os do grupo do PS - numa Assembleia Municipal realizada em meados de Julho pp.

    ( Os nossos elevados agradecimentos a um Cidadão do Barreiro que teve o trabalho e a paciência de investigar no sitio certo e de fazer as contas que apresentámos )


    Anónimo das 15:58,

    Direi algo sobre o seu oportuno e excelente comentário, amanhã.

    Zé.

     
  • At 24 setembro, 2008 22:00, Anonymous Anónimo said…

    Isto assinado com o nome verdadeiro dos denunciadores seria fabuloso. Mas sem o nome de quem denuncia é cobardia!!!!

     
  • At 25 setembro, 2008 09:17, Anonymous Anónimo said…

    Pois é, parece que se vão encontrando vários gatos escondidos com um rabo (considerável) de fora.

    [Ratazanas já sabíamos que havia, e essas estão à vista inteiras, agora os gatos vão também aparecendo...]

    E isso é de facto preocupante, para quem se preocupa com o Barreiro e com que haja um real "andar em frente" desta terra e da melhoria de qualidade de vida, independentemente de simpatias ou militâncias partidárias.
    Mas deste executivo dificilmente se poderiam logo à partida esperar coisas por aí além, o que tem sido constantemente reforçado ao longo deste triste mandato de negociatas, de obras de monta mas de pouca sustentação fiannceira/organizativa, para encher o olho à "massa" que vai em cantigas.
    Mas também lhe digo, Zé do Barreiro, será fundamental que o PS se organize e - acima de tudo - ultrapasse a sua tradicional tendência para a existência de grupos e facções no Barreiro para avançar com uma candidatura forte, credível e consensual em 2009 para ter alguma ambição de tirar da Câmara esta gente. Só assim haverá uma réstia de perspectiva de que algo seja de facto feito para bem do Barreiro. Já vai sendo tempo, e não se vê/ouve/lê nada sobre este tema. Quiçá de propósito - reconheço que um(a) candidato(a) PS anunciado(a) agora seria torturado(a), esmiuçado(a) e espezinhado(a) até às eleições -, mas desconheço como estará o tema nos devidos bastidores.
    Há que evitar nova vitória desta gente, destacando-se o inenarrável vereador Matias e a sua tremenda capacidade de gestão... Por falar nele, talvez não fosse mal pensado um post sobre os TCB e a nítida quebra continuada da qualidade do serviço que prestam diariamente aos barreirenses (votantes e não só).

    Cumprimentos

     
  • At 25 setembro, 2008 12:10, Anonymous Anónimo said…

    Caro Zé:
    Acerca de outros assuntos que não este, obrigado pelos seus incentivos e conselhos.
    Como sabe é meu timbre ouvir e respeitar as sábias opiniões de quem tem um percurso mais longo que o meu!
    Lamento, mas tomei uma decisão da qual não tenciono voltar atrás. Brevemente falaremos desse e de outros assuntos!
    Quanto ao que aqui descreve, e para quem acompanha diáriamente a gestão autárquica, não pode ficar surpreendido!
    As trapalhadas são tantas,que nem as defesas constantes por parte de alguns, ao Presidente Carlos Humberto, escondem o mau estar de uma outra parte do PCP!
    Este assunto que aqui nos traz,é mau de mais para ser verdade, mas factos são factos!
    Apenas lamento que apesar do meu amigo e outros colaboradores aqui deixarem tão bem expressa a triste realidade da gestão autárquica a que estamos a ser sujeitos, não exista uma divulgação massiva e o desmascarar destas e de outras questões junto dos Barreirenses!
    E aí meu caro Zé, eu volto a dizer que a politica concelhia e a oposição ao PCP, não se faz de ingenuidades, e por quem põem interesses pessoais acima dos Barreiro e dos Barreirenses!
    Todos temos que assumir as nossas responsabilidades!

    Um abraço
    Carlos Duarte

     
  • At 25 setembro, 2008 19:55, Anonymous Anónimo said…

    O Carlos Duarte pode-me inforar para onde mudou a delegação dos Autarcas Socialistas?

     
  • At 25 setembro, 2008 23:14, Blogger Zé Ferradura said…

    Caro Zé,

    Fantástico post! Parabens.

    Nem quero imaginar o buraco finaceiro que começa a ser escavado nas finanças da autarquia.

    Mas o PCP anda a dormir? No Barreiro, na Moita no Seixal!

    "Eu quero ir para a ilha!"

    Saudações
    Zé Ferradura

     
  • At 26 setembro, 2008 23:44, Anonymous Anónimo said…

    Tanta sabedoria, isso não lhe fará mal?
    Olhe lá porque não escreve um livro? Mas com páginas de papel virgem, porque são mais macias e na retrete dão mais jeito.

     
  • At 27 setembro, 2008 15:20, Blogger Zé do Barreiro said…

    Com o pedido de desculpas aos nossos Leitores ( por vos estar a violar, tão contundentemente, a vossa educação, ética e a vossa moralidade ) publicámos mais uma "pérola" de muitas - muito piores - que temos recebido na nossa caixa de comentários.

    Meus Amigos, ( e, se mo permitem, Camaradas do Partido Socialista do Barreiro ) que ninguém tenha dúvida: COMEÇOU A "CAÇA GROSSA" !


    Os meus mais elevados agradecimentos ao Leitor anónimo ( É ANÓNIMO, reforçamos ) de 25 Setembro, 2008 09:17; ao meu Camarada e Amigo Carlos Duarte e ao meu distinto Colega da blogosfera, Zé Ferradura, pelos comentários que fizeram o favor de deixar neste Post.

    Comentários, esses sim, com conteúdos dignos de serem divulgados e apreciados por pessoas normais e responsáveis, que são, sem qq equivoco, 98% dos nossos estimados Leitores.


    Ao estimado Anónimo de 24 Setembro, 2008 15:58,

    Após melhor análise do seu excelente comentário, resolvemos aproveitar as suas considerações para reforçar o texto do nosso segundo Post sobre esta mesma matéria, o qual publicaremos 3ª ou 4ª Feira da próxima semana.

    Muito obrigado, mais uma vez, aos nossos Amigos Leitores que utilizam a educação, o respeito e a ética da cidadania para o beneficio dos outros Cidadãos.

    Terão do v/ Amigo Zé, sempre, a mais elevada consideração, admiração e estima.

    Zé.

     
  • At 28 setembro, 2008 18:50, Anonymous Anónimo said…

    Caro Zé do Barreiro,

    Obrigado pelas suas palavras em relação ao comentário que aqui deixei em 25 do corrente às 09:17.
    Tenho, de facto, comentado como Anónimo porque assim acho preferível, é uma opção pessoal. Todavia, o facto de ter opiniões frequentemente coincidentes com as suas e levantar alguns temas que, em prol do desenvolvimento do Barreiro e da transparência na vida pública local, podem levar a que alguns, sentindo-se acossados e a verem que há mais gente atenta do que pensavam, tentem crer que haja comentários colocados pelos próprios, para se auto-convencerem. Deixemo-los na dúvida, deixemos as suas vozes ecoarem no vácuo (lembro-me por ex.º de um tal bdm "******", que é cómico).
    Ah, o caro Zé talvez possa levar em conta a sugestão que aqui deixei sobre o tema dos TCB, quem sabe se num post futuro.

    Incentivo-o a prosseguir o bom trabalho que tem feito. Concordo que "a caça grossa começou", por isso não desista, mantenha neste espaço um foco de denúncia do lado mais podre da gestão desta terra, pode ser que as coisas mudem.

    Cumprimentos

     
  • At 28 setembro, 2008 19:05, Blogger Zé do Barreiro said…

    Ultimo Anónimo,

    Claro !

    A sua sugestão de um eventual Post sobre os TCB e a sua gestão fica registada.

    Quem sabe se, quanto menos se esperar, aparece, como que num "golpe de mágica" um artigo neste Blog sobre esse tema ...

    Ah, só para o informar que a "caça grossa" acabou de começar.

    Mal o deles, caro Anónimo, mal o deles ...

    E mais não lhe posso dizer, por agora.

    Uma boa semana para o meu caro,

    Zé.


    ( E... não se esqueça - e os restantes Leitores - de se manter atento a este Blog, principalmente na 4ª Feira ... Vamos a ver quem vai "partir a corda" ...)

     
  • At 30 setembro, 2008 09:07, Anonymous Anónimo said…

    Isso, caro Zé, guarde nos seus apontamentos o tema dos TCB para um eventual futuro post. Vai ver que não lhe deverão faltar pontos por onde pegar.

    Amanhã está prevista mais uma greve dos STAL, a que os TCB devem aderir como sempre, esmagadoramente, na atitude a que nos habituaram (coincidindo com o primeiro de 3 dias de mais uma greve da Soflusa).

    E para não haver surpresas, os TCB deverão disponibilizar aos utilizadores, em alternativa, a solução habitual: um manguito de fino recorte...

    Cumprimentos e cá aguardo o seu post que o Zé prevê colocar amanhã. De certeza que será interessantíssimo!

     
  • At 30 setembro, 2008 11:35, Anonymous Anónimo said…

    É assim. Nos TCB (CMB) estão "com os trabalhadores". Por lá sucedem das coisas mais caricatas. Ai de quem não adira! O "patrão", não só exige que se adira à greve, como certamente "punirá" os "delatores". Alteranativos para os utententes/clientes? Que se danem! As crianças que vão para a escola a pé! Ou que não vão! Ou os pais os vão levar de carro! Os que tiverem carro e puderem! Os que não tiverem ou puderem, paciência! Adora estas teorias das lutas dos trabalhadores que só tramam os... trbalhadores. Tou fartoi destes gajos!

     
  • At 30 setembro, 2008 11:38, Anonymous Anónimo said…

    Clama pessoal. Os TCB pararem tem pelo menos uma "vantagem". Uma vez que dão prejuízo a rodos,sempre têm menos prejuízo!

     
  • At 30 setembro, 2008 11:57, Anonymous Anónimo said…

    Caro Zé, gostaria através deste seu/nosso espaço deixar uma pequena resposta ao comentário das 9:07, a Greve é um direito que assiste aos trabalhadores, por norma os sindicatos só chegam a esta forma de luta mais extrema quando o diálogo com a entidade patronal, neste caso concreto com o Governo, não é possivel. Com o novo Código Laboral que está a caminho, que não representa mais que a degradação completa dos vinculos de trabalho, esta era/é a única resposta que pode ser dada. Até a UGT, comrça a ter grandes convulsões internas com este Código, pois aquilo que assinaram implica algumas alterações que não foram efectuadas pelo Governo. A coisa ainda se irá agravar e bastante.
    abraço
    antónio

     
  • At 30 setembro, 2008 13:30, Anonymous Anónimo said…

    Ok! A greve é um direito dos trabalhadores. Concordo! Embora eu, que sou trabalhador, tenha muitas dúvidas das reais razões e motivações desta greve.
    E o direito dos que precisam dos autocarros para irem à escola ou trabalhar e que até já pagaram esse serviço? Não é um direito tão respeitável quanto os dos trabalhadores? Não deveria o prestador do serviço salvaguardar este direito? De resto, como fazem as outras transportadoras. Pois! Pois!

     
  • At 30 setembro, 2008 14:27, Anonymous Anónimo said…

    Já agora, ao comentário deixado pelo antónio às 11:57 em resposta ao comentário que aqui deixei às 9:07 de hoje, parece-me oportuno clarificar que:
    - Sei perfeitamente que o direito à greve está consagrado na Lei e portanto é uma prerrogativa dos trabalhadores - ainda que em resultado de mais uma atitude "avestruziana" dos sindicatos, mas isso é outra história -, longe de mim contestar que façam greve, a juntar aos inúmeros plenários que os TCB realizam ao longo do ano, paralisando 2 horitas em dias seleccionados;
    - A questão é essencialmente esta: que tipo de serviço à comunidade os TCB pretendem prestar? afinal, a qualidade do que oferecem é duvidosa, sendo indiscutível a sua utilidade no dia-a-dia de inúmeros barreirenses. O problema está em assegurar serviços mínimos, tratando-se de um sector crucial como os transportes públicos. E nesse particular os serviços mínimos são redondos, ou seja, zero! Hoje à noite já vamos começar a verificar isso com a não recolha de lixo.
    - Congratulo-me ao verificar que mais opiniões surgem de descontentamento com o funcionamento dos TCB (não me custa mesmo nada acreditar que haja perseguição a quem não aderir, ou apenas pondere remotamente não aderir até ser "convencido"). Optam por enviar autocarros menores em horas em que estes facilmente enchem em certas carreiras/percursos, ficando muitos utentes pagadores de bilhete/passe "a ver navios" nas paragens onde nem sequer chegam a parar. Têm autocarros maiores (os de fole) que raramente enchem e vêem-se cada vez menos;
    - Ainda há dias, houve em alguns meios de comunicação social nacionais notícia de que a crise está a ter como uma das consequências o crescimento do uso de transportes públicos e, se não estou enganado, a própria Soflusa foi até mencionada como tendo crescido em 8% o número de passageiros este ano, salvo erro. Resultado: os TCB, como NÃO têm nenhuma coisa em comum com a Soflusa, NEM servem utentes em comum, para compensar o mais que provável aumento da procura diminuem carreiras, às vezes até as suprimem sem dar cavaco a ninguém e não é raro ver que andam cheios tipo lata de sardinhas pelas ruas do Barreiro (em especial as de largura pelo menos igual a 6 metros e alguns centímetros...)

    Em resumo: façam greve, que este é um direito, mas sem que isso signifique que o utilizador-pagador, por exemplo da carreira 18 (a que tem paragem no Cabeço Verde), tenha de ir a pé até ao Clube Naval.

    Espero, caro Zé, que não se incomode de ter deixado aqui estes considerandos, que apesar de não serem - eu sei! - do âmbito do post em assunto, poderão vir a servir para um debate mais a propósito sobre o tema dos TCB.

    Cumprimentos

     
  • At 30 setembro, 2008 14:49, Blogger Zé do Barreiro said…

    Caros Amigos,

    Podem - e devem - continuar a debater o tema da greve dos TCB, mesmo que esse não seja o tema do Post.

    É que tem interesse - e muito - para muitos dos nossos Leitores, principalmente aqueles que se irão ver "às aranhas", amanhã, para irem trabalhar ...

    E, também, porque irá sair novo Post, o qual estamos a dar os ultimos retoques.

    Muito agradeço os v/ comentários, redigidos com elevada educação e civismo de registar, mesmo tratando-se de um tema de grande carga polémica e algo sensível.

    É assim que se procede.

    Obrigado, Amigos !

    Zé.

     
  • At 30 setembro, 2008 16:48, Anonymous Anónimo said…

    Concordo. Os TCB devem ser um tema a debater. Há que ponderar se, afinal, O Barreiro tem um serviço de transportes públicos tão bons e "baratos" como muito se apregoa. Ou será que os mais de mil contos/dia de prejuízo suportado pela Câmara não os tornam demasiado caros para os barreirense, sobretudo tendo em conta a qualidade do serviço. É que há uma coisa que se chama custo de oportunidade (valor associado a uma melhor alternativa não escolhida).

     
  • At 30 setembro, 2008 17:31, Anonymous Anónimo said…

    Caro Zé!
    Como sabe as notícias correm depressa!
    E ás suspeitas aqui levantadas, não seria difícil imaginar que passariam a duras realidades!
    A greve marcada para amanhã, para além de um direito, é uma opção individual!
    Mas aqui na Autarquia do Barreiro, bem como nos TCB, quando se trata de greves, os trabalhadores não têm direitos!
    Apenas têm a obrigação de fazer greve, mesmo que não queiram!!!
    Nos TCB, os trabalhadores admitidos recentemente por concurso, e com vinculo provisório, foram "aconselhados" pelos delegados sindicais a fazer greve!!!
    E rematam dizendo: "sabes que ficas marcado"!
    Nos outros serviços, certamente que poderá ocorrer o mesmo que da última vez:
    Trabalhadores frente á Câmara, uma manhã inteira, impedidos de trabalhar!!!
    E quando ao abrigo da lei, (como foi o meu caso), dirigi ao Sr. Presidente requerimento para que determinado período de greve,me fosse pago, dado que fui impedido de entrar nas instalações para cumprir o meu dia de trabalho, recebo como resposta, uma intimação para ir responder a um inquérito interno sobre os motivos pelos quais eu não fiz greve.
    E pasme-se reportava-se a uma greve efectuada no dia 9 de Novembro de 2006!!!
    Conclusões do inquérito???Estão no segredo dos Deuses...nem outra coisa seria de esperar..
    Infelizmente não fui só eu...mas a mim não me atemorizam!!!
    Carlos Duarte

     
  • At 01 outubro, 2008 11:06, Blogger Zé do Barreiro said…

    Carlos Duarte,

    Sem palavras ! Será possível que, nos nossos dias, tais atitudes aconteçam ?

    ( Desculpará a minha ingénua ignorância: O Carlos Duarte e outros trabalhadores da Câmara nessa situação já pensaram - ou já o fizeram - apresentar essa situação no Tribunal de Trabalho ? )

    Grande abraço,

    Zé.

    ( Restantes Amigos, quase de certeza que não publicaremos, hoje, o novo Post. Deixemos, durante este dia, os nossos Leitores se pronunciarem com o que entenderem opinar sobre a greve de hoje na Função Pública. Este vosso espaço fica totalmente aberto para o que entenderem comentar )

     
  • At 01 outubro, 2008 11:18, Anonymous Anónimo said…

    O direito ao trabalho não é um direito constitucional?
    Tão democratas que eles são!
    Realmente já há muito me dizem que quem gere a CMB é o STAL.
    Havia de ser comigo, que eles logo viam!
    Entretanto, com a greve dos TCB de hoje + todas as outras, que de facto são um direito dos trabalhadores, os meus filhos, eu e a minha mulher é que nos tramámos. Nós também somos trabalhadores! E os meus filhos são só estudantes que até andam no público. Não pertencemos ao "malvado" patronato. Porque não há alternativos no Barreiro Sr. Preseidente da Câmara?

     
  • At 01 outubro, 2008 11:26, Anonymous Anónimo said…

    Na sequência do clarividente e oportuno comentário aqui deixado por Carlos Duarte, e com a abertura que o Zé manifestou para que se comente aqui este dia de descalabro, só umas breves notas:
    - Não é minimamente de espantar que haja na CMB esse clima de perseguição e abordagem aterrorizadora das pessoas, no sentido de optarem entre 1) fazer greve voluntariamente e 2) fazer greve contrariadas e à força, sendo impedidas de trabalhar e com os vencimentos descontados como se de uma greve voluntária se tratasse. Aliás, com este "reinado de estrelas", como lhe chama VTM no blog Barreiro Velho, o contrário é que seria surpreendente;
    - Quanto à greve em sentido mais lato, apenas vem reforçar a insistência destes sindicatozecos em que o mundo deve girar à volta deles e que é legítimo prejudicar toda a gente, não importa quem, em nome de uma falsa protecção de postos de trabalho e de tentarem manter a todo o custo os tais "direitos adquiridos" obsoletos e deslocados do mundo de hoje (que persiste em não girar à volta da CGTP e de outras entidades na sua órbita);
    - A crise é grande, não há dúvida, mas um dia como este, com os motivos invocados pelos grevistas (em especial os dos transportes) dificilmente não fará o governo sair reforçado aos olhos de quem tiver bom-senso e quiser produzir alguma coisa e fazer pela vida.
    - Em suma, toda a gente fica a perder, e sem dúvida que quem mais merece ficar a perder são os grevistas (voluntários) e quem os incita.

    Cumprimentos

     
  • At 01 outubro, 2008 12:52, Anonymous Anónimo said…

    Já agora uma informação: e o custo das obras do mercado municipal entram onde? Sejam transparentes!

     
  • At 01 outubro, 2008 13:27, Blogger Zé do Barreiro said…

    Meus Amigos, em especial o Leitor Anónimo de 01 Outubro, 2008 11:18, que escreveu que “O direito ao trabalho não é um direito constitucional ?”

    É. Indubitavelmente. Tal como o direito à greve.

    No entanto, a greve sendo um dos direitos dos trabalhadores, deveria por eles ser considerada, como uma forma de não afectar os seus outros colegas trabalhadores de outras empresas.

    Infelizmente não é isso que acontece, e no início de Setembro e agora no início de Outubro, resolveram os trabalhadores da Soflusa fazer greve durante 3 dias, precisamente nas horas de ponta...e isto nos dias em que os utentes têm que comprar os passes.

    Num momento em que se sabe que o Governo de Sócrates "está imune a qualquer tipo de greves" e os Sindicatos sabem-no bem, quando optam por fazer estes "momentos de greve às horas que sabem que os seus outros colegas trabalhadores precisam dos transportes têm perfeita consciência que é a esses que vão prejudicar, ou não pensam nisso?

    É que, como bem escreve o Leitor das 11:18, o direito ao trabalho, também, é um direito constitucional !

    Continuemos …

    Zé.

     
  • At 01 outubro, 2008 14:47, Anonymous Anónimo said…

    É um facto que esta questão da actuação "musculada" da CGTP e sindicatos nela filiados é complicada, difícil de resolver. Talvez seja até mais do que geracional: é mental.

    A atitude de quem apenas quer ter direitos e menospreza os deveres, numa corrente comunicacional feita do topo para a base, assente em lavagens de cérebro e ameaças é algo que infelizmente não espanta mas também é inevitável reconhecer que não se compadece com os dias de hoje, em que se evolui (uma sociedade, um país, uma cidade, um indivíduo) não à base de precariedade mas à base de produtividade e de trazer contributos úteis. Com trabalho, com ideias, com vontade de aprender.

    E isto muito dificilmente entra em algumas cabeças, porque não querem, porque estão fossilizadas ou perto disso, ou porque não as deixam. Faz-me lembrar a expressão da conquista de "direitos, liberdades e garantias", que para alguns se fica pelos direitos...

    Estas greves são um bom exemplo disso, tanto a nível macro (o que se vê nas notícias e nas ruas) como a nível micro (de que a CMB é um bom caso para ilustrar - veja-se o comentário de Carlos Duarte).

    A pura e simples má língua destrutiva (especialmente tratando-se de chefes, patrões ou governantes como alvo), associada à bola e à bisbilhotice parecem ser, destacadamente, os grandes "desportos nacionais". E assim, como povo, temos poucas hipóteses de ter algum sucesso no mundo de hoje.

    Haja quem tenha bom senso, haja quem seja clarividente e, acima de tudo, haja quem reconheça que o governo só pode sair reforçado desta mega-iniciativa de prejudicar os outros sem reconhecer que isso é também prejudicial aos próprios. Oxalá que o Zé tenha razão e que de facto o governo esteja imune a qualquer tipo de greve.

    A propósito, seria muito oportuno que o PS Barreiro abandonasse de vez a imagem de desnorte que tem revelado nos últimos tempos e tirasse partido deste descalabro. Talvez não lhe faltasse matéria por onde pegar.

    Uma última nota: seria interessante saber se o Sr Vereador-Muleta eleito pelo PSD fez greve hoje ou não. E se fez foi por ser vítima de um qualquer "chicote" ou foi por estar ao lado do STAL. E se não fez, será que o deixaram entrar? ou marcou um dia de férias que "coincidiu" com a greve, para poder ficar neutro?...

     
  • At 01 outubro, 2008 15:18, Anonymous Anónimo said…

    Quando é que esta gente pensa em fazer algo para nos desenvolvermos?Garanto-vos que se esta gente estivesse à frente das estruturas dos trabalhadores da Autoeuropa, esta já há muito que tinha fechado e com ela todas as outras que depenedem dela.
    Não foi o que fizeram com a CUF (Quimigal), Lisnava, Setenave e tantas outras? A propósito: não percam o documentário "Saudades da Fábrica", que assinala o “Centenário da Fábrica CUF do Barreiro”, será emitido, no Canal 1 da RTP, no próximo dia 4 de Outubro, Sábado, pelas 21,15 horas, imediatamente a seguir ao Telejornal. Vão ver quanto é verdade o que estes pseudo-defensores dos trabalhadores fizeram!

     
  • At 01 outubro, 2008 21:07, Anonymous Anónimo said…

    Senhor Zé:
    Cumprimentos.
    O que é que o Amigo acha do democrata de hoje às 15h18m? O partido dos skineds não escreveria melhor.
    Um abraço
    "eu quero acreditar"

     
  • At 01 outubro, 2008 22:26, Anonymous Anónimo said…

    Ora pois...

    http://www.rostos.pt/inicio2.asp?cronica=81232&mostra=2

    Qual terá sido a Junta de Freguesia que teimou em funcionar hoje? Difícil de adivinhar...

     
  • At 02 outubro, 2008 00:08, Blogger Zé Ferradura said…

    Viva Zé,

    Só passei para agradecer e sempre com permissão para o amigo também fazer de advogado de defesa cá do outro Zé, isso nem se questiona!

    Como já deve ter percebido a minha disponibilidade é muito pouca, mas para fazer umas visitas aos companheiros da blogosfera arrnja-se sempre qualquer coisa.

    Não posso deixar de comentar, e ficar até nada surpreso com a atitude do PC nas autarquias relativamente às questões da greve apenas para dizer o seguinte:

    O que eles dizem:
    "faz como digo e não como eu faço"

    Ou não será que a liberdade dos outros começa onde termina a minha?

    Tenham vergonha!

    Abraço
    Zé Ferradura

     
  • At 02 outubro, 2008 08:03, Blogger Zé do Barreiro said…

    Anónimo de 01 Outubro, 2008 21:07,

    Bom, meu caro, talvez não seja descabido dar o benefício da dúvida ao Anónimo das 15:18, respondendo ao seu apelo para ver o documentário "Saudades da Fábrica", que assinala o “Centenário da Fábrica CUF do Barreiro”, que será emitido, no Canal 1 da RTP, no próximo dia 4 de Outubro, Sábado, pelas 21,15 horas, imediatamente a seguir ao Telejornal.

    Comecemos por ver esse documentário e ... depois ... logo se verá.

    Que acha ?


    Zé Ferradura,

    Caro Amigo, então não é que os nossos dois Blogues "assinaram" uma parceria, pelo menos, durante um ano ?

    Parceria é parceria ...

    Vamos ser imbatíveis, inconvenientes e ... incomodativos p´ra caraças, vai ver.

    ( O que, de todo, já está a acontecer ! )

    Tenham todos um bom dia,

    Zé.

     
  • At 03 outubro, 2008 10:27, Blogger Zé do Barreiro said…

    NOVIDADES

    Caros Leitores amigos,

    Em primeiro lugar as minhas desculpas por ultimamente não ter postado como prometido e devido, mas isto dos dias terem apenas 24 horas é … do Catano.

    Outros afazeres e actividades, também, importantes têm ocupado, por completo, o meu tempo.

    Mas os caros Leitores irão ser convenientemente recompensados e compensados. Como ?

    Bom, comemoramos o nosso 3º Aniversário, amanhã, dia 04 de Outubro ( como o tempo passa … ) e como estamos em pleno fim de semana e aproveitando as “comemorações aniversariantes “, a nossa proposta será a seguinte:

    . Hoje sairá a Segunda Parte do Tema “ATRAVESSAMENTO DO QUIMIPARQUE - UM NEGÓCIO ? NEM PENSAR !”.

    . Amanhã, Sábado, 04 de Outubro – DIA DO NOSSO 3º ANIVERSÁRIO - publicaremos um novo Post, cujo assunto se relacionará com o Mercado 1º de Maio.

    . No Domingo, dia 05 de Outubro, pertinho da meia noite, publicaremos um Post que abordará o rescaldo do grande Jantar do PS/Barreiro no Restaurante “Palácio Alfredo da Silva “, com a eventualidade de apresentarmos uma excelente novidade relacionada com o Congresso Distrital da Federação PS/Setúbal.

    Como se verifica, os meus Amigos não irão ficar a perder.

    Três Posts em simultâneo para comentar !!!

    Será deste modo que comemoraremos o nosso 3º Aniversário !

    Até já,

    Zé.

     
  • At 03 outubro, 2008 21:39, Anonymous Anónimo said…

    Um dos intervenientes no programa de amanha na RTP1 é o BOIA. Isto está tudo maluco.

     
  • At 24 outubro, 2008 20:53, Anonymous Anónimo said…

    Caro Zé,

    Tomo a liberdade de lhe enviar uma comparação entre o estacionamento existente na zona envolvente ao fórum antes e depois do "negócio".

    Talvez não seja um trabalho muito rigoroso mas foi uma das coisas que me ocorreu fazer depois de ter retomado o contacto com o seu blog e de ter lido os comentários de 24 Setembro, 2008 22:00, de 26 Setembro, 2008 23:44 e de 01 Outubro, 2008 12:52.


    http://2.bp.blogspot.com/_qD2Jhj72EBI/SQIhxocXTmI/AAAAAAAACMU/gMhFbOqAKuE/s1600-h/image002.jpg


    Parabéns atrasados e até qualquer dia!

     
  • At 25 outubro, 2008 11:18, Blogger Zé do Barreiro said…

    Ultimo Anónimo,

    Muito obrigado pelos parabéns, por ter vindo comentar no nosso Blog e por ter deixado o link/"fotografia" sobre o estacionamento futuro ( será o que terá mais interesse para os Barreirenses ) da zona envolvente do Forum Barreiro.


    Restantes Leitores,

    Apreciem, mas apreciem muito bem, a fotografia do link.

    Nada mais tenho a dizer ... para já.

    Grande abraço para todos,

    Zé.

     

Enviar um comentário

<< Home

 

Estadisticas Gratis free hit counter
free hit counter

Get Your Sign

free counter