CLARIFIQUEMOS ALGUNS PORMENORES SOBRE AS NOVAS OFICINAS E A NOVA ESTAÇÃO, PARA AS VALÊNCIAS FERROVIÁRIAS, A CONSTRUIR NO BARREIRO ...
... Não se pretendam inventar, agora, outro tipo de “Espertezas Saloias” …
Meus Amigos,
O meu caríssimo Amigo R.A. ( o tal companheiro indefectível da jornada incomparável da extraordinária Lista C nas ultimas eleições internas do P.S/Barreiro ), enviou um comentário – que está publicado no ultimo post, - o qual contem a frase “O Sr. Presidente comuna da CMB continua a defender que a nova estação do Lavradio, seja feita nas Oficinas dos TCBs.”.
Irei abordar a sua frase, atacando-a “ao contrário”, sabendo de ante mão que o R.A. e restantes Leitores, irão entender sem qq dificuldade, o meu raciocínio.
Vamos, então, a isso.
O “malandro, fascista e salazarento” Governo do Partido Socialista decidiu que as novas oficinas de manutenção da rede ferroviária, serão localizadas no Barreiro.
Também será construída uma nova Estação Ferroviária no Lavradio.
Quer a localização das novas oficinas, quer a localização da nova estação no Lavradio, ainda não estão definidas.
Esta informação - confirmação - é “fresquinha”. Foi ouvida pelo v/ Amigo Zé ontem mesmo, na Universidade de Verão do P.S., realizada em Setúbal, proferida pela Secretária de Estado – Engª Ana Paula Vitorino.
Disse ela: O Barreiro fabricará equipamentos da rede TGV, reforçando que as oficinas para a construção dos equipamentos da rede de alta velocidade vão localizar-se definitivamente no Barreiro.
Garantiu que, devido ao facto do NAL se localizar em Alcochete ( em Canha, como sempre digo … ), a localização das novas oficinas no Barreiro será, sem qq duvida, o lugar mais adequado e privilegiado para a instalação desse equipamento e infra- estrutura.
Falou, também, sobre a importância estratégica e funcional da Plataforma Logística do Poceirão, mas este assunto, agora, não virá ao caso.
Portanto, aquilo que está definitivamente certo é a localização das oficinas no Barreiro. Do local ainda não se tem conhecimento.
Será onde actualmente funcionam as actuais oficinas da CP ? Ninguém sabe.
Quanto à localização da nova estação no Lavradio, segundo o Professor Augusto Mateus, quando apresentou aquele grande projecto que todos conhecem ( uma grande praça, do tipo do Terreiro do Paço, lembram-se ? ), será localizada a sul do mercado municipal do Lavradio.
Caro Amigo R.A., sei que conhece – obviamente ! – o Lavradio muito melhor do que eu. Mas diga-me, será que as oficinas dos TCBs se localizam a sul do mercado municipal do Lavradio ?
Esclareça-me sff, porque em coordenadas e orientação de latitudes, longitudes e afins, sou um pouco desorientado …
Outra questão, porque razão é que o Sr. Presidente da Câmara do Barreiro tem de botar opinião nas localizações do que quer que seja, se os projectos, plantas, planos para este tipo de infra – estruturas, são realizados exclusivamente pelo Governo ou por entidades nomeadas pelo Governo, às quais compete, em absoluto, definir e decidir essas questões ?
É do Catano … é mesmo do Catano …
R.A. e restantes Amigos, aquele grande abraço, com os desejos de uma boa semana.
( e mais logo, vamos ver a nossa bela Itália – a futura campeã do Euro 2008 - vs Espanha,
Zé do Barreiro.
50 Comments:
At 22 junho, 2008 16:30, Anónimo said…
Forza, Italia! (não confundir com a mesma expressão sem vírgula...)
At 22 junho, 2008 16:32, Anónimo said…
Atente-se às referências de MFL no Congresso do PSD, ao questionar as obras anunciadas pelo Governo. Embora sem enumerar quais (segundo o Expresso online), oxalá que não esteja em causa nada que ponha em questão a TTT.
At 22 junho, 2008 16:49, Zé Ferradura said…
Caríssimo Zé,
Deixe-os poisar, deixe-os poisar!
Cumprimentos
Zé Ferradura
At 23 junho, 2008 10:03, Anónimo said…
Será que o "PS"não se reve nas palavras da MFL? Tenho a impressão que estas palavras cairam que nem ginjas.
Já agora o Presidente da CMB só tem opinião quando a REFER destrói?
E ainda: penso que só devemos acreditar na TTT quando estivermos a pagar a portagem. Até lá.....
At 23 junho, 2008 10:38, Zé do Barreiro said…
Caro Anónimo,
O processo da TTT – Ponte Chelas/Barreiro - é irreversível.
Nem sequer devem existir mais conversas sobre esta matéria.
Mesmo que o Sr. Presidente da Câmara do Barreiro pretenda, a partir de agora, entrar numa estratégia, já muito conhecida, de começar a armar confusões quanto a localizações de estações …
( Já agora, quem é a MFL – Manuela Ferreira Leite- será alguma nova marca de tabaco ? )
Cumps,
Zé.
At 23 junho, 2008 12:20, Anónimo said…
Não é uma marca de tabaco mas vai por vocês a fumar e muito.
At 23 junho, 2008 14:18, Anónimo said…
A SET já tinha anunciado a Cidade Ferroviária no Barreiro e foi, então,prontamente desmentida pelo presidente da Câmara.
Mas, é à Câmara que compete ( com a participação de todos como se tem visto...)a elaboração dos instrumentos de gestão territorial.
O terreno das actuais oficinas da REFER terá os usos definidos no PU da Quimiparque( que eu duvido que sejam industriais...)
O terreno das oficinas dos TCB, no Lavradio, veio à posse camarária na sequência de uma permuta efectuada com o proprietário da fábrica de cortiça aí situada, na qual, este ficou proprietário do terreno que depois foi adquirido pelo urbanizador do regime que lá construiu a URB Ribeira das Naus.
At 23 junho, 2008 14:53, Zé do Barreiro said…
Anónimo das 12:20,
A ver vamos, a ver vamos. Sabe o que lhe digo ? A MFL não dura até Outubro de 2009 na liderança do PSD.
( Cuidado, muito cuidado com um “miúdo” chamado P.P.C. … )
Ultimo Anónimo ( que penso, quase de certeza, que sei quem é ),
O caríssimo poderá esclarecer-me, então, onde fica o local que se localiza a sul do mercado municipal do Lavradio.
Localização apontada, pelo Professor Augusto Mateus, para o Estação do Lavradio, aquando da apresentação da requalificação dos terrenos do Quimiparque.
É que não estou a ver. A sério.
Saudações,
Zé.
At 23 junho, 2008 15:34, Anónimo said…
A Sul do Mercado do Lavradio está a Escola A. Velho, a Quinta da Várzea, o complexo do Fabril, etc.
As Of. dos TCB só com alguma boa vontade podem ser consideradas como estando situadas a Sul do Mercado do Lavradio ( parece-me ser mais a Oeste ou Sudoeste...)mas essa referência feita pelo Prof.Mateus não deve ser tomada como "vinculativa"... :)
At 23 junho, 2008 22:39, Pescador said…
Vocês ainda não perecberam!
O CH quer a estação no espaço dos TCB porque assim vai buscar algum. De qulauqer modo todos sabem que aquele parque e respectivas instalações estão sobredimensionadas (manias das grandezas de outros tempos).
Também é mais que certo que os TCB, com as novas relaidades (ou devria dizer centralidades) da cidade de duas margens polinucleada (segundo CH), têm os dias contados.
Vai daí umas compensações por ocupação dauqle espaço vinham memso a calhar. Compensações que poderão muito bem andar pelo valor de substituição de uma Escola Álvaro Velho. Estão a ver o filme? Ou ainda não?
Por outro lado, as ofcinas do TGV nas actuais oficinas da EMEF são um impecilho aos grandes projectos imobiliários previstos para aqueles hectares ali bem bo centro.
Cá para mim os patos bravos cá do burgo já estão em fila à espera de ver o que é que lhes calha.
Vão por mim. Há muita marosca nesta coisa. Há! há!
At 24 junho, 2008 16:14, Anónimo said…
Boa tarde amigo Zé,
na planta do Plano de Desenvolvimento
do Território da Quimiparque,apresentado por Augusto Mateus
a nova estação central do Lavradio ficava localizada na Zona da Escola Alvaro Velho.
O Sr Presidente da CMB, continua a dizer novidades, que não sabemos se são verdadeiras.
Desde o encerrsamento das velhas oficinas da EMEF/CP.
Com uma nova localização na Cidade Sol ou Cabeço Verde, já na fronteira com concelho da Moita.
Novas assebilidades com a ligação dos Casquilhos aos Fidalguinhos.
Vias paralelas ao IC21.
Em relação ao TTT os estudos de impacto ambiental, devem estar atrasados...
O governo quer lançar concurso em Novembro...
Continuamos a aguardar as alternativas e acessos, nova estação, etc...
Vamos ver amigo Zé...como será o futuro do Barreiro...
um grande abraço,
R.A.
At 24 junho, 2008 18:20, Zé do Barreiro said…
Meus estimados Amigos,
Não tenho tido tempo de vir aqui. Vamos ver se mais logo direi qq coisa sobre os três ultimos comentários, simplesmente extraordinários e com informações preciosissímas.
Continuo a ter muito orgulho nos fabulosos Leitores do "Paragem do 18". Somente devido a vós é que este nosso Blog é um espaço de referência na blogosfera ! Onde se debatem, discutem e se informam assuntos de interesse para o Concelho do Barreiro e , está claro, para todos os Barreirenses.
Obrigado Amigos!
Zé
At 25 junho, 2008 12:16, Anónimo said…
…o prazo de 120 dias para a realização da 1.ª fase deve ser iniciado na data em que a equipa ( Risco) for formalmente informada das decisões finais sobre:
i)-Traçado TTT;
ii)-Localização da Estação do Lavradio;
iii)-Localização e implantação do PMO ou exclusão do mesmo da Área de Intervenção.
http://bp1.blogger.com/_qD2Jhj72EBI/SD8Org2ardI/AAAAAAAABPU/dCtLKSBu64Q/s1600-h/image035.png
Barreiroxxi.blogspot.com
At 26 junho, 2008 09:00, Anónimo said…
Ai AI AI AI a TTT. Será que vamos vêla pelo canudo? Será que esta vai ser a machadada final nessa terra fabulosa, que em tempos existiu, chamada Barreiro.
Se ela não vier a culpa só pode ser do CH. Porque os do "PS" tudo fizeram para a trazer. E como sempre só não cumpriram a sua palavra de honra porque não puderam.
At 26 junho, 2008 21:50, Zé do Barreiro said…
Ultimo Anónimo,
Está a parecer-me que o meu amigo está a roçar as raias da impertinência e da provocação, não está ?
Já é a terceira vez que escreve comentários absolutamente descabidos, fugindo ao tema deste Post. Já chega, ok ?
Anónimo das 12:16,
E quem vai informar formalmente a equipa ( Risco ) das decisões finais sobre o Traçado da TTT, sobre a localização da Estação do Lavradio e sobre a localização e implantação do PMO ou exclusão do mesmo da Área de Intervenção ? Sabe ?
A Câmara do Barreiro não será certamente. Ou será ?
Cumprimentos,
Zé.
At 27 junho, 2008 09:40, Anónimo said…
Claro que é a CMB, pois foi quem os contratou.
At 27 junho, 2008 10:39, Zé do Barreiro said…
Será, mesmo ?
Olhe que não …
At 27 junho, 2008 12:37, Anónimo said…
"(...)Mais se informa que o prazo para a elaboração do P.U. é de 330 dias.(...)"
http://www.cm-barreiro.pt/NR/rdonlyres/B91814CC-69D0-470A-9D3D-F1CB870818A3/0/PUQuimiparque.pdf
Um ano tem 365 ou 366 dias.
A Equipa Contratada disporá de 330 dias para executar o trabalho.
Esses 330 dias começarão a ser contados a partir do dia em que fôr publicado o aviso em DR.
"…o prazo de 120 dias para a realização da 1.ª fase deve ser iniciado na data em que a equipa ( Risco) for formalmente informada das decisões finais sobre:
i)-Traçado TTT;
ii)-Localização da Estação do Lavradio;
iii)-Localização e implantação do PMO ou exclusão do mesmo da Área de Intervenção..."
Embora alguém já tenha declarado que o Aviso já foi enviado para a INCM o que é certo é que ainda não foi publicado.
( estas coisas têm sempre os seus atrasos...)
Quantos dias faltam para as eleições?
bom apetite :)
At 27 junho, 2008 16:20, Anónimo said…
Consultavaa lista dos homenageados deste ano pela CNB e lá estva ele. Mais uma vez!
O Bóia é o galardoado no Desporto!!!
Que vergonha, tanta mentira.
Quando acaba este circo?
Os senhores da CMB não encontram nada melhor para se agarrar?
O que ele que sei eu.
Mas também sei que há muita coisa que parece mas não é!
Desculpe lá Zé. Isto não tem nada a ver com o seu post.
Se quiser pode~nem sequer o publicar.
Mas asseguro-lhe que este "namoro" entre a CMB e o Bóia ainda vai dar muito que falar.
Por alguma razão ele está sempre na ribalta. O esforço de uma e de outra parte é enorme!
At 27 junho, 2008 21:51, Anónimo said…
Antes de destilarem esse ódio sobre o Boia. Penso que é por inveja, só pode ser! Porque razão não comentamos as sondagens apresentadas pela TVI?
At 28 junho, 2008 11:03, Anónimo said…
Ó Zé do Barreiro, o impertinente volta à carga, parece que o TGV já lá vai e a TTT é capaz de seguir o mesmo caminho.
O "PS" vai dizer que é culpa da conjuntura internacional. Mais uma vez parece que o Barreiro se vai lixar com um "F grande".
At 28 junho, 2008 12:31, Zé do Barreiro said…
Bom, se isso o faz feliz ... então, seja feliz à vontade!
( De modo algum pretendo contrariá-lo ... É que pessoas como o meu amigo não podem ser contrariadas. De todo! )
At 28 junho, 2008 19:39, Zé Ferradura said…
Viva,
Parece que o anónimo de 28 Junho, 2008 11:03,
Fica feliz se a TTT não vier para o Barreiro, não quero acreditar que só pelo facto da decisão ter sido do PS e por motivos de Espanholadas a coisa ficar tremida o faz feliz!
Ah! Já percebi como o PC tenta por todos os meios ser o protagonista e como o não é até desejava que a ponte não viesse para o Barreiro pela decisão não ter sido do seu partido!
Haja dó e não o contrariemos!
Cumprimentos Zé
Zé Ferradura
At 28 junho, 2008 20:21, Zé do Barreiro said…
Zé Ferradura,
Veja o neu próximo Post. Vai ficar "banzado".
Penso eu ...
Cumps,
Zé.
At 28 junho, 2008 23:49, Anónimo said…
falam falam e não sabem de nada ou fazem que não.
Meus amigos o projecto da TTT aponta para um viaduto entre a saida da ponte até ao cruzamento do hospital.
a rodovia continua e a VA do TGV entra em tunel e vai sair por detras do cemitério da Vila Chã.
O Alvaro velho desaparece e será a estação intermodal, incluindo a estação ferroviária do Lavradio, para o comboio suburbano.
A seguir á bomba de gasolina haverá um viaduto, ferroviário, em direcção oas TCB entrando em tunel a VD do TGV e outro tunel para as oficinas da EMEF.
No entanto alguem parece ter tido algum bom senso nos impactos que isto iria ter ,foi avançada a ideia de que afinal o viaduto, rodoviário e Ferroviário, deveria seguir o trajecto em direcção aos TCB e depois entrarem em tunel em direcção ao cruzamento do Hospital, continuando em tunel o TGV. A estação dos suburbanos será no local dos TCB
At 29 junho, 2008 02:02, Zé do Barreiro said…
Boa explicação, sim senhora. Concordo que faz algum sentido.
Uma coisa parece certa e que se confirma inteiramente: Afinal temos TTT - Ponte Chelas - Barreiro.
Não é assim Sr. anónimo "impertinente" ?
O que tem a dizer/justificar, agora ?
Boas noites,
Zé.
At 30 junho, 2008 09:50, Anónimo said…
Daqui a 5 dias começa a correr o prazo para a fase prévia de audição pública para a elaboração do PU Quimiparque.
( ...um despacho de 7 de Maio de 2007 publicado...hoje )
DATA : Segunda-feira, 30 de Junho de 2008
NÚMERO : 124 SÉRIE II
EMISSOR : Câmara Municipal do Barreiro
DIPLOMA/ACTO : Aviso (extracto) n.º 19006/2008
SUMÁRIO : Audição pública, para exercício do direito de participação, na elaboração do Plano de Urbanização para Quimiparque
At 30 junho, 2008 12:02, Anónimo said…
Ninguém destila ódio pelo Bóia. E muito menos inveja.
Só que já sendo demais o aproveitamento da figura. E o mais grave é que tudo é uma perefita mentira.
Tal como:
- Não é campeão do mundo de remo porque não há campeonatos do mundo para veteranos e ele, enquanto foi novo, nunca lá foi.
- Foi olímpico por convite e não porque se tivesse apurado.
- É campeao nacional de veteranos porque não tem competidores do escalão de idade.
Mas isto não é sequer o amis grave. Se ele gosta de se gabar, é tão só porque tem um ego do tamanho do mundo. E isso nem sequer me incomdaria se ele não usasse essas mentiras paar se insinuar para outros voos.
Muito francamente: digam lá se já viram o Bóia fazer alguma coisa pela comunidade onde vive, como ele passa a vida a gabar-se?
Porque será que, de repente estamos sempre a "levar" com o Bóia, vindo essa promoção da câmara, ao ponto de esta entidade, ela própria colaborar no desvirtuar ad realidade?
Os interesses do Bóia eu conheço-os e sei que muita gente que os conhece. O que ele quer é o tão sonhado bar/restaurante na zona ribeirinha. E, como sempre, à borla ou pela porta do cavalo. Para isso vai de riara um clube e chegar-se à frente para ver se a câmara lhe dá alguma benesse.
A câmara, vai daí, à falta de melhor, aproveita o "tolinho" para promover uma imagem sensacionalista, criando um ídolo, coisa que é sempre muito útil para deixar um ideia de esplendor e um sentimento colectivo de "orgulho" no ídolo.
E é assim que o Bóia, de repente, se transformou no grande promotor da imagem turística da Costa Azul (vejam só, o maior "porco" que já se viu, que repara barcos e deita os restos d tinta, diluente, elatas para a praia, que constrói barracas por tudo o que é sítio, que coloca contentores em plena praia,...).
E depois ainda faz aqueles discursos sobre o Rio Coina e o seu aproveitamento. Vão ver a braaca dele e os botes que tem por todo o lado, sem pedir licença a ninguém. É ali prós lados da ponte do Seixal.
Vão ver e constatem quem é que a nossa câmara anda a promover como exemplo de cidadão a seguir!
Não. Não é ódio.E muito menos inveja.
É fartura de ver a promoção da mediucridade e da mentira. Isso sim!
Fiquem em paz.
At 30 junho, 2008 12:44, Zé do Barreiro said…
Anónimo de 30 Junho, 2008 09:50 e Anónimo de 28 Junho, 2008 23:49,
Por favor digam-me a v/ opinião sobre este texto:
Na margem Sul, a ponte chega ao Barreiro na sua frente para o estuário, muito próximo do Terminal de Líquidos do Barreiro. Quanto às amarrações, a linha convencional (2 vias) acede sobrelevada a uma estação a construir no Lavradio ligando daí à linha do Alentejo, enquanto a linha de alta velocidade mergulha em túnel (túnel do Barreiro), prosseguindo depois em direcção a Montemor.
Está prevista a ligação da linha de AV a um PMO (Parque de Manutenção e Oficinas) a localizar na zona das oficinas de material do Barreiro. A componente rodoviária acompanha a alinha de AV, indo depois ligar através do IC21 à Rede Rodoviária Nacional.
Obrigado.
Zé.
At 30 junho, 2008 15:21, Zé Ferradura said…
Caro Zé,
Então com a história do governo Espanhol poder adiar a ligação entre Badajoz e Madrid, não começamos a ter dificuldades ?
Não será só após 2013 que os Espanhois se podem interessar por esta ligação? Assim fará sentido o TGV para nós ?
Estas oficinas avançarão na mesma? As valências ferroviárias existirão ?
Saudações cordiais
Zé Ferradura
At 30 junho, 2008 23:29, Zé do Barreiro said…
Zé Ferradura, boa noite.
Estive, hoje, o dia todo fora do Barreiro, tendo regressado a casa há meia hora.
Só deu mesmo para publicar os comentários recebidoa e pedir ao(s) Anónimo(s) que me dessem a(s) sua(s) opiniões sobre o texto que reescrevi.
( O que torno, aqui, a solicitar )
Mesmo "a frio", permita-me relembrar-lhe que, actualmente, os Espanhóis já fizeram investimentos muito elevados no TGV, o qual está a chegar com uma rapidez impressionante a Badajoz.
Pergunto-lhe: a pipa de massa que já foi investida - incluindo largos Milhões vindos de Bruxelas - serão para "ir por água a baixo" ?
Cumprimentos,
Zé.
( Sr.(s) Anónimo(s) estou à espera das vossas opiniões, às quais reintero os meus efusivos agradecimentos )
At 01 julho, 2008 12:41, Anónimo said…
"(...)a linha convencional (2 vias) acede sobrelevada a uma estação a construir no Lavradio ligando daí à linha do Alentejo(...)"
O único comentário que posso fazer é recordar que os comboios que se deslocam sobre carris não conseguem progredir na sua marcha se os mesmos tiverem um "inclinação" superior a, mais ou menos, 1.5% ( 1.5m por cada 100m ). Como as oficinas dos TCB se encontram num plano mais elevado ( comparativamente à Escola Alvaro Velho )presumo que seja tecnicamente mais fácil fazer aí a estação.
Não sei se era um comentário deste tipo que pretendia mas é o que se pode arranjar...
At 01 julho, 2008 15:37, Zé do Barreiro said…
Caro ultimo Anónimo,
Muito agradeço a sua explicação.
É viável - faz sentido - tecnicamente, a nova Estação dos comboios convencionais ser construida no local onde se encontram actuamente as oficinas dos TCB.
Já agora, pretendo dizer-lhe, o meu amigo foi, tem sido, extremamente educado.
Saudações,
Zé.
At 01 julho, 2008 15:57, Anónimo said…
Sucede, Sr. Anónimo, que a estação a ser feita na zona da Escola Álvaro Velho, será feita à quota da parte superior, da Quinta dos Lóios, que é ligeiramente superior à quota da zona dos TCB.
Portanto não será por isso que a estação terá que ser feita nos TCB.
Há é um interesse inconfessável por parte do CHC em livrar-se daquele monstro sobredimensionado que é o complexo dos TCB, a troco, claro está, de algo bem chorudo que ele espera obter como compensação. É que, no caso da estação ser feita na Álvaro Velho duas coisas acontecem: (1) Não há compensações para o município porque são utilizados terrenos que não lhe pertencem; (2) muito provavelmente, a câmara terá que arranjar outro terreno para construir a nova escola.
Vão por mim. É por isso que o CHC insiste tanto na questão, quando não é ele que tem o poder de decidir. E ele sabe disso!
Claro está que ele poderá dificultar e até opor-se. Só que isso teria custos políticos e eleitorais incalculáveis. Como justificaria aos barreirenses um possível atraso da obra por ele dificultar ou se opor?
De uma assentada também quer livrar-se das oficinas da EMEF ali bem no centro do Barreiro. Claro está que também já tem destino para aquele enorme espaço. Basta ler atentamente o estudo do Prof. Mateus e desenhos a condizer. Vejam bem onde se integra a quela zona. Porque acham que sobre a demolição da estação do Barreiro A, o silêncio foi ensurdecedor? Foi menos um empecilho! Tão só!
Se bem que não o diga abertamente, por razões que se compreendem, facto é que lá vai falando no assunto, nomeadamente no fim do corredor ferroviário Lavradio/Barreiro Mar. Ao mesmo tempo "inventa" e põe subtilmente a circular a ideia de ir fazer as oficinas do TGV lá para os lados da Cidade Sol/Concelho da Moita. Até porque, a coisa bem feita, quem fica sem terrenos é o Concelho da Moita e não o do Barreiro. O presidente da Câmara da Moita deve fazer o jeito! Afinal, são da mesma "família".
O drama do CHC é o timing da questão. Por uma lado, a população está impaciente e as decisões sobre estas questões urgem; por outro, as eleições estão para lá desse limite. Como diria o Zé: "um problema do catano!".
Estejam atentos e verão que o que digo não são invenções.
At 01 julho, 2008 17:58, Zé Ferradura said…
Caríssimo Zé,
Concordo com o meu amigo, mas não devemos estar preocupados com as declatações do Zapatero e da Ministra Espanhola das obras públicas? Acho que sim!Quando referem que a prioridade de Espanha até 2012 é com as ligações a França!
Nada mais que isto caríssimo, não pretendo aqui construir um diálogo de "bota abaixo" neste assunto, mas que estou preocupado estou.
Cordiais saudações
Zé Ferradura
At 02 julho, 2008 08:29, Zé do Barreiro said…
Entendo ser de muito interesse o debate/troca de opiniões, embora algo divergentes, entre os dois Anónimos que estão a abordar o assunto da localização da nova estação ferroviária do Lavradio.
A argumentação de ambos, quanto a mim, tem muito sentido e requer muita atenção. Repito: a argumentação DOS DOIS !
Muito obrigado pela v/ elevada educação e respeito mutuo e também pelos restantes Leitores do “Paragem do 18 “.
Por favor, continuem a tratar desse assunto como o têm vindo a fazer.
Zé Ferradura,
Evidentemente que devemos estar preocupados com as declarações do Zapatero e da Ministra Espanhola das obras públicas, quanto ao TGV de Espanha.
Mas entendo que, mesmo que o Governo Espanhol argumente e defenda as suas posições sobre esse projecto, há situações e decisões irreversíveis, uma vez que há muito dinheiro envolvido e outro País - Portugal – que, de modo algum, não poderá ser prejudicado.
Sei que entenderá, também, este ponto de vista – o meu.
Ninguém – nem mesmo eu – alguma vez entendeu e entende as suas opiniões e este seu diálogo sobre esta matéria, como sendo de "bota abaixo". Que fique bem esclarecido.
Claro que o meu amigo está preocupado, como também eu próprio estou. É indiscutível.
Grande dia para si e para os dois Anónimos “da Estação”.
( Já têm “titulo” atribuído e tudo, eh,eh,eh )
Zé.
At 02 julho, 2008 11:06, Anónimo said…
"(...)De uma assentada também quer livrar-se das oficinas da EMEF ali bem no centro do Barreiro. Claro está que também já tem destino para aquele enorme espaço. Basta ler atentamente o estudo do Prof. Mateus e desenhos a condizer. Vejam bem onde se integra a quela zona. Porque acham que sobre a demolição da estação do Barreiro A, o silêncio foi ensurdecedor? Foi menos um empecilho! Tão só!(...)"
Concordo.
Vejam os "riscos" a azul-claro.
Risco/Mateus:
http://bp0.blogger.com/_qD2Jhj72EBI/SExk9_ILAlI/AAAAAAAABXY/rVhNm9FbfVs/s1600-h/image002.jpg
Busquets:
http://bp0.blogger.com/_qD2Jhj72EBI/SFVVwQIUYGI/AAAAAAAABbw/2Lovc7xE2fw/s1600-h/image002.jpg
At 02 julho, 2008 15:13, Zé do Barreiro said…
Caro Anónimo,
Esclareça-me sff, então significa que o actual Executivo da Câmara do Barreiro está a aproveitar a “embalagem” dos Projectos da TTT e do TGV para “reordenar/reorganizar” o território do Concelho como bem entenderem.
Percebi bem ?
Bom, se é verdade, então é do Catano … é mesmo do catano …
Vamos continuar com esta interessante discussão.
Zé.
At 02 julho, 2008 16:33, Anónimo said…
Nem mais, caro Zé!
Só que está tudo a ser feito muito dissimulado.
Imagina os interesses que se movimentam por aqueles hectares de terreno da oficinas da EMEF?(Excluindo a frente que foi a 1ª estaçaõ de caminhos de ferro do Barreiro).
São muitos milhões que estão em causa. Acreditem!
Para além disso os camaradas locais não estão lá muito pelos ajustes ecom o fim das oficinas e de todo o complexo ferroviário. E esta coisa de milhões é muito "capitalista" para o gosto deles.
At 02 julho, 2008 23:49, Anónimo said…
voltem a ler o meu texto com atenção.
a estação nos TCB só servirá como alternativa ao apresentado tendo em vista minorar o impacto ambiental e visual que a ideia inicial iria ter na zona entre a saida da ponte e a rotunda do Lavradio.
A ideia de se estudar estas alternativa não partiu do Carlos Humbero, mas sim da própria RAVE. Até porque desde a estação nos TCB até ao cruzamento do Hospital, o tunel pode ser feito a céu aberto em prticamente 99% do seu percurso, sendo que o maior dano colateral será desaparecimento da padre Abilio Mendes e do corredor onde está falada a miraculosa piscina municipal
o Anonimo do dia 28 de Junho
At 03 julho, 2008 10:01, Zé do Barreiro said…
Bom, agora tem a palavra o Anónimo de 01 Julho, 2008 15:57.
Este assunto tem que ficar completamente esclarecido … para memória futura ..
Tão a perceber não tão ?
Renovo os meus agradecimentos aos dois.
Zé.
At 03 julho, 2008 11:34, Anónimo said…
Designação: Quimiparque.
Área ocupada maioritariamente pelo parque industrial da Quimiparque resultante da reconversão do complexo industrial da CUF/QUIMIGAL no Barreiro.
Reconversão em curso das anteriores instalações e unidades industriais desactivadas, com a instalação de novas unidades não poluentes e serviços.
Alteração progressiva do uso de habitação para serviços no antigo Bairro do Pessoal.
Uso dominante: indústria.
Usos compatíveis: comércio e serviços.
Área total: 284,28ha.
Condicionamentos:
Jurisdição da APL;
Servidão militar do Aeródromo do Montijo;
Ligação do IC 21 a uma nova travessia do Tejo;
ETAR.
Tipo e parâmetros de gestão:
Gestão através de plano de urbanização (PU) e plano de pormenor, observando princípios a estabelecer pela Câmara Municipal do Barreiro e por uma comissão técnica de acompanhamento (CTA) em que se encontrem representadas as entidades de tutela: CCRLVT, DGOT, DGTT, APL, DRARN, DRIELVT;
Enquanto não entrar em vigor o PU desta UOPG, a ocupação nesta área obedecerá aos parâmetros estabelecidos neste Regulamento para os espaços industriais nos artigos 12.º e 13.º;
Considerando estar em fase de elaboração o PU desta UOPG, qualquer nova instalação ou nova actividade industrial nesta área ficará sujeita a prévio parecer favorável da respectiva CTA.
In: PDM Barreiro ( 1994)
“(…)Território da Quimiparque, situado numa localização privilegiada no Concelho do Barreiro, ocupando uma área total de cerca de 234ha(...)!!!
a) ÁREA DE INTERVENÇÃO E OBJECTIVOS GENÉRICOS
A área de intervenção do plano, conforme planta anexo 1, inclui os terrenos do parque industrial da Quimiparque e um conjunto de terrenos na sua envolvente próxima que, por razões do seu uso ou da necessária articulação com o tecido consolidado da cidade, se considera que devem também ser abrangidos.
São eles: a plataforma do terminal de combustíveis, os terrenos ocupados por indústria no extremo nordeste da península do Barreiro, a plataforma ferroviária até ao terminal fluvial, a zona da futura estação ferroviária do Lavradio e a área consolidada da cidade envolvente da zona industrial, incluindo o Bairro das Palmeiras.(…)”
NOTA: PORQUE NÃO FOI DIVULGADA NO SITE DA CMB A PLANTA DA ÁREA DE INTERVENÇÃO? É SECRETA?
In: http://www.cm-barreiro.pt/NR/rdonlyres/B91814CC-69D0-470A-9D3D-F1CB870818A3/0/PUQuimiparque.pdf
( Ver tb:
http://bp3.blogger.com/_qD2Jhj72EBI/SD8PMA2arhI/AAAAAAAABP0/fCzcUivSnPY/s1600-h/image027.png
http://bp2.blogger.com/_qD2Jhj72EBI/SD8PMw2ariI/AAAAAAAABP8/kjoGGYl7Pcc/s1600-h/image029.png
http://bp1.blogger.com/_qD2Jhj72EBI/SD8PNg2arjI/AAAAAAAABQE/8TkM9WfI_7o/s1600-h/image031.png )
“(…)para o cálculo dos honorários não foi considerada a totalidade da área do Plano, mas sim as áreas que serão sujeitas a processo de transformação e como tal exijam uma intervenção desenhada que suporte a reorganização do espaço. Assim a área de cálculo foi de 371 ha
e os coeficientes de densidade habitacional e de complexidade, os máximos da tabela, o que corresponde à complexidade do território e do processo de planeamento e às orientações estratégicas para o território.(…)”
in: http://bp1.blogger.com/_qD2Jhj72EBI/SD8Org2ardI/AAAAAAAABPU/dCtLKSBu64Q/s1600-h/image035.png
At 04 julho, 2008 15:46, Anónimo said…
Leiam atentamente o texto anterior, consultem os sites e documentos referidos e detenham-se nos seguintes números:
234 hectares, 284 hectares e 371 hectares.
Agora pensem! Pemsem muito bem!
At 04 julho, 2008 16:36, Zé do Barreiro said…
Eh amigo Anónimo, mas que grande área disponível para contrução !
Faz-me lembrar New York.
Será que os gajos querem imitar/fazer uma NY no Barreiro ?
( Sabe, alguém sabe, quantos ha tem a área de NY ? É só p'ra gente analisar ... )
Zé.
At 09 julho, 2008 12:35, Anónimo said…
4. METODOLOGIA E CONTEÚDO
4.1 Limites do PU
(…)
O ponto de partida dos dois estudos realizados foi o território da Quimiparque e a sua regeneração. No entanto, cedo se percebeu que, quer a importância daquele território no contexto do Barreiro, quer as intervenções previstas a nível de grandes infra-estruturas viárias, quer as próprias propostas dos estudos, apontavam para o alargamento desses limites quando se passasse à elaboração do PU.
Assim, os limites que propomos para o PU incluem:
a) O território da Quimiparque e as áreas industriais e de logística que confinam com aquele território, designadamente da FISIPE e da TANQUIPOR;
b) A zona de influência do canal da TTT, para sul, incluindo a zona onde se prevê a localização da nova estação de caminho-de-ferro do Lavradio e terrenos envolvestes destinados ao interface, bem como a zona mais a sul, destinada à reconfiguração do nó viário de entrada no Barreiro;
c) O território pertencente ao universo ferroviário, desde a estação fluvial até ao novo interface do Lavradio, incluindo todo o espaço actualmente ocupado por oficinas.
d) As zonas de fronteira entre o território da Quimiparque e a sua envolvente, na medida em que é necessário fazer uma boa articulação entre a zona a transformar e as zonas consolidadas que a envolvem. Nestas zonas inclui-se o Bairro das Palmeiras.
e) Uma parcela actualmente ocupada pelo rio e onde se propõe o alargamento do terrapleno para criação da nova plataforma logística
A planta que se apresenta em anexo ( Porque não foi divulgada no site da CMB? ), com o limite da área de intervenção do PU apresenta também o limite da área considerada para efeito do cálculo dos honorários.
Entendemos que algumas zonas ( Quais? )que devem ser incluídas no PU por questões administrativas e de continuidade espacial da área do Plano, têm um grau de consolidação que torna desnecessário estabelecer novo zonamento, desenho urbano ou parâmetros de ocupação, pelo que não se justifica serem contabilizadas para efeito do cálculo de honorários.
4.2 Conteúdo e processo de elaboração
O Plano de Urbanização dos Terrenos da QUIMIPARQUE e Envolvente ( PU ) seguirá, no que respeita ao processo de elaboração, acompanhamento e participação, o estabelecido no DL 380/99, de 22 de Setembro, com as alterações que lhe foram introduzidas pelo DL 316/2007, de 19 de Setembro e outras alterações aplicáveis que entretanto venham a ser aprovadas.
Como consta do art.º 87.º do diploma referido, o PU concretiza para a área de intervenção, a política de ordenamento do território e de urbanismo, fornecendo o quadro de referência para a aplicação das políticas urbanas e definindo a estrutura urbana, o regime do uso do solo e os critérios de transformação do território.
O PU seguirá, quanto ao seu conteúdo material e documental, o estabelecido nos artigos 88.º e 89.º do DL 380/99 republicado, designadamente:
a) A concepção geral da organização urbana;
b) A definição do zonamento;
c) O traçado e dimensionamento das redes de infra-estruturas gerais;
d) Os critérios de localização e de inserção urbanística e o dimensionamento dos equipamentos de utilização colectiva;
e) Os indicadores e parâmetros urbanísticos;
f) A delimitação e os objectivos das unidades ou subunidades operativas de planeamento e gestão( UOPG/SOPG).
Para além do especificado, que corresponde ao conteúdo legal do PU, serão desenvolvidas com um maior grau de pormenor, algumas zonas que consideramos de importância estratégica e que deverão vir a ser âncoras da concretização do Plano, designadamente:
a) O novo terminal na frente ribeirinha norte;
b) O espaço de negócios, recreio e lazer que resultará da transferência do actual terminal fluvial;
c) O “boulevard” de ligação entre o actual terminal fluvial e o novo; (passando pelo BARREIRO-A)
d) A actual zona ferroviária;
e) A Praça Central ou “Praça de Água”;
f) O interface do Lavradio.
Caso a autarquia assim o entenda a pormenorização de algumas ou de todas estas zonas poderá ser apresentada a título indicativo, de modo a não constituir restrição à execução do Plano.
A autarquia deverá constituir uma estrutura simplificada de acompanhamento do PU, que torne mais céleres os procedimentos de elaboração e acompanhamento, designadamente o fornecimento de elementos de trabalho que permitam dar resposta aos requisitos do artigo 88.º do DL 380/99 e ao art.º 2.º da Portaria 138/2005, de 2 de Fevereiro.
Conforme estabelecido nos artigos 89.º, n.º 2 e 74.º, n.º 7 (do DL 380/99 republicado) o PU deve ser acompanhado por um relatório ambiental cujo conteúdo deverá ser definido após deliberada a elaboração do Plano e após solicitação de parecer sobre o seu âmbito pela CMB.
A elaboração do Relatório Ambiental não está incluída nesta proposta.
A elaboração do PU é um trabalho que visa levar a cabo uma estratégia urbanística definida antecipadamente e no qual o desenho urbano assume a parte mais importante.
Sendo, embora, esta área de trabalho, aquela para a qual a equipa do RISCO está particularmente vocacionada e onde detém uma experiência muito significativa, a contratação pelo Cliente do gabinete AMA, como consultor, pode trazer mais valias na articulação do desenho com a tipologia de empresas a instalar nas várias zonas do parque empresarial e logístico.
In:
http://bp3.blogger.com/_qD2Jhj72EBI/SD8PMA2arhI/AAAAAAAABP0/fCzcUivSnPY/s1600-h/image027.png
http://bp2.blogger.com/_qD2Jhj72EBI/SD8PMw2ariI/AAAAAAAABP8/kjoGGYl7Pcc/s1600-h/image029.png
http://bp1.blogger.com/_qD2Jhj72EBI/SD8PNg2arjI/AAAAAAAABQE/8TkM9WfI_7o/s1600-h/image031.png
Nota: Esta parte da proposta aprovada pela CMB não está disponível no site da CMB.
Isso revela vontade de divulgar ou omitir aspectos cruciais para se participar na discussão pública em curso ( curiosamente coincide com a época, entre outras coisas, em que os serviços estão encerrados à hora do almoço…) de forma esclarecida?
At 10 julho, 2008 16:00, Anónimo said…
Parece que stamos esclarecidos!
Ou ainda não?
Percebem agora porque é que Câmara nem truz nem muz sobre a demolição do Barreiro A?
Entendem agora as proposta do CHC para a futura estação do Lavradio e oficinas do TGV?
Mesmo admitindo que o Sr. está convicto de que está a fazer o melhor, desde logo, trata-se da convicção dele e depois não deixa de ser um enobrimento da verdade.
Porquê? Pergunto eu?
At 10 julho, 2008 17:28, Zé do Barreiro said…
Caríssimo ultimo Anónimo,
Três notas:
1ª Se algumas dúvidas houvessem, penso que, agora, estamos TODOS completamente esclarecidos sobre as intenções do actual executivo da Câmara em relação à zona/área dos terrenos do Quimiparque e limítrofes.
2ª Foi um trabalho louvável ( porque não hercúleo ? ) a "selecção" que fez dos textos oficiais que aqui teve a amabilidade de publicar.
3ª O que é que - após esta divulgação de documentos - os elementos eleitos pelos partidos da oposição estão à espera para, nos lugares próprios, questionarem/interpelarem o Sr. Presidente da Câmara e respectivos vereadores ?
Uma pergunta dirigida directamente ao Sr. Anónimo: Na sua opinião porque razões acha que não demoliram a estação de Palmela ?
O sr. conhece o local ?
Aquela estação é que deveria ser demolida. E não haveria qq prejuízo de espécie nenhuma ...
Analisando o assunto de outra vertente, abordando directamente a questão: porque não "deitam abaixo" a estação de Palmela ?
E do cat.... Ah é,é.
Cumprimentos,
Zé.
At 11 julho, 2008 10:57, Anónimo said…
Não conheço o local.
Já agora, levante lá mais um pouco o véu! Para ver se entendo o que está em causa.
Mas quanto ao Barreiro, não tenha dúvidas que aqui, não há ponto sem nó!
E a questão que se deve colocar não é porque é assim ou não é. O que importa dizer o é porque é que não se põe tudo em pratos limpos? Tudo pubilcadinho da Silva! Pró pessoal ver.
É que são tão tolos, que depois basta ler umas coisas, juntar as pontas e pronto: dois e dois são quatro!
Claro que eles têm sempre a esperança que as coisas não cheguem à maior parte das pessoas. E é aí que a Assembleia Municipal tem um importantes papel a desempenhar. Assim os seus membros, nomedamente os da oposição, tenham a competência e o descernimento suficientes para exigir que tudo seja publicamente esclarecido. Para que se possa efectivamente falar em participação e não neste "faz-de-conta" publicitário do Presidente Carlos Humberto.
Para os campeões da cidadde da participação!...
At 29 julho, 2008 14:03, Anónimo said…
O Senhor Vereador Joaquim Matias após cumprimentar os presentes e em particular a Direcção dos “Leças”, a propósito da recente decisão sobre a localização da nova travessia sobre o Tejo, fez algumas
observações sobre os impactos positivos e negativos da ponte,
referindo que há um longo trabalho a fazer para a sua inserção no
Barreiro.
Em primeiro lugar logo que possível (perto do Feira Nova)
será desejável que ela entre em túnel e vá sair para lá da Cidade Sol com vista a provocar o menor impacto possível na cidade.
Outra questão fundamental é o problema da especulação.
Quanto a esta questão disse que esta ponte não cai no “deserto”. É implantada num território já densamente urbanizado e que já tem previsto no seu PDM a inserção da Ponte.
Grande parte irá situar-se no território da Quimiparque e no
concerne a este território a Câmara em conjunto com a Quimiparque, APL, Parque Expo e sector ferroviário tem já determinada a estratégia para aquele território.
No caminho de ferro tradicional ainda não está exactamente definido o traçado, que irá ter que entrar na linha normal a seguir à estação do Lavradio e antes disso irá ter uma outra estação, que será a grande estação da península de Setúbal, com destino para o Algarve, Alentejo, para Setúbal e Lisboa e que irá ter à estação de Chelas, servida pelo Metropolitano.
Esta estação deverá ter uma centralidade urbana com serviços e comércio e deverá ter ligação com o MST e com os autocarros dos Serviços municipalizados.
Quanto aos acessos à ponte a entrada principal será junto ao Campo do “Galitos”. Quanto ao sistema de portagens mais adequado é o sistema virtual o que iria permitir uma saída junto à rotunda do Lavradio.
Quanto à componente rodoviária irão entrar em túnel junto do Feira
Nova e terão uma saída junto ao Hospital, sendo desejável uma ligação da Rua da Gulbenkian aos “Fidalguinhos”.Quanto à IC21 que actualmente é muito doméstica e que passará a funcionar como via rápida de acesso à ponte terá de ter uma rede de estradas locais alternativas. Há também a hipótese de prolongar a Rua de Macau até à estrada para o Seixal, o que terá de ser muito bem estudado para não prejudicar a intervenção da “POLIS”. É agora que começa todo o trabalho para que os efeitos negativos da Ponte possam ser anulados, concluiu.
http://www.cm-barreiro.pt/NR/rdonlyres/C60B05D2-E8AF-45B0-955E-038EAF4978D7/13367/20080416_Acta.pdf
At 29 julho, 2008 18:37, Zé do Barreiro said…
Muito agradecemos ao ultimo Anónimo pela pachorra que tem tido ao pesquisar estes textos/documentos e divulgá-los aqui, os quais servirão inequivocamente para construir uma utilíssima biblioteca a ser consultada em 2009 e anos seguintes.
É um arquivo e … peras … digo-lhe eu.
Os nossos agradecimentos, também, ao Sr. vereador Joaquim Matias pelas afirmações produzidas, lavradas em acta e tudo.
Como se trata de afirmações proferidas pelo actual vice - Presidente da Câmara do Barreiro, poderão ser absolutamente úteis, na altura propícia, em que, sem apelo nem agravo, se aplicará, sem qq hesitação, aquele acertado ditado popular “ Pela boca morre o peixe” ( sem ofensa ).
Vamos lá a ver se o meu P.S. estará atento ( muito mais do que actualmente ) para “tratar”, na altura devida, deste e de outros assuntos semelhantes – Fórum; Polis; Mercado; Estátua; Urbanização das Cordoarias e etc e tal ).
( Uma inconfidência: o v/ Amigo Zé ( do Barreiro ! ) postará, muito brevemente, sobre o famigerado Atravessamento do Quimiparque. E mais não digo, por agora ).
Saudações,
Zé.
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