A Paragem do 18 no Cabeço Verde

Este Blog é muito abrangente e heterogéneo...Destina-se aos políticos,aos cidadãos normais,aos sócios do Benfica,aos apreciadores de jaquinzinhos fritos,aos funcionários públicos,aos adeptos do Sporting,aos que pagam impostos e aos que nem sabem o que isso é,aos ouvintes da Rádio Renascença,aos descontentes com a administração do condomínio,aos internautas que acham que Linux é a Liga Internacionalista para a União dos Xiitas,aos que gastam o tempo de trabalho a ler estas coisas,aos médicos ...

domingo, outubro 11, 2009

É PRECISO TER MUITA LATA, VERGONHA POUCA E DESCARAMENTO Q.B. ! - 4º EPISÓDIO


Meus Amigos,

Hoje é o “dia da verdade”!

É um dia muito importante. O dia em que os Barreirenses escolherão o seu futuro.

Está nas mãos – e no voto – de cada Cidadão Barreirense a decisão de ou continuar tudo como está ( na mesma ) ou dar uma oportunidade ao Partido Socialista para mudar quase tudo o que é necessário para que o Barreiro evolua, progrida e se desenvolva.

É muito possível que o caro Cidadão Amigo e a sua família, na altura que lêem estas linhas, já tivessem ido votar. É mesmo muito provável.

Mesmo assim pretendemos, ainda, aqui, deixar este esclarecimento final com muitas dúvidas, relativamente ao Novo Mercado 1º de Maio.

Esclarecimento e alerta que fazemos para todos os Cidadãos, os que já votaram e - talvez fundamental e decisivo - para aqueles que ainda não exerceram o seu legitimo e importantíssimo direito de voto.

Podem consultar no site da Câmara do Barreiro o endereço

Trata-se de uma Acta de uma reunião Privada da Câmara muito extensa, mas o que nos interessa analisar, agora, são as propostas que vieram directamente do Gabinete da Presidência ( "PROVENIÊNCIA: PRESIDÊNCIA" ).

No seu conteúdo pode verificar-se a desculpa do Sr. CH apresentada ao vereador RC, no final da discussão desse ponto da ordem do dia : ("por não ter consigo o Acordo celebrado com a “Multi”. ) quando esse acordo deveria estar anexo a esta proposta para melhor esclarecimento do vereadores e porque a isso está obrigada a CMB por força do Art.º 2 da MINUTA DA ESCRITURA DE CEDÊNCIA DO DIREITO DE SUPERFÍCIE em discussão nesse momento!

O Sr. CH tem procurado, por todos os meios, esconder do maior número de pessoas ( vereadores incluidos) os contratos feitos com os Holandeses e o Olavo.

Repare-se na área cedida para estacionamento sob o Mercado: 8.064,65m2; isto é, o equivalente à terceira cave não construída no FORUM.

É urgente e fundamental verificar as dimensões totais da cave construída sob o Mercado para saber se estes 8.064,65m2 representam a totalidade da cave e também quantos metros quadrados pertencem ao estacionamento e cargas/descargas dos vendedores e lojistas do Mercado.

Será o espaço de estacionamento relacionado com o Mercado 1.º de Maio maior ou menor do que seria se o Mercado tivesse ficado dentro do FORUM como previsto inicialmente ( 2 729,01 m2 + 800m2 para estacionamento) na revisão do "plano de Pormenor" de Agosto de 2003?

E estará o espaço de estacionamento relacionado com o Mercado 1.º de Maio incluido na área afectada pelo direito de superfície?


Só saberemos consultando esses documentos...

ACTA DA REUNIÃO ORDINÁRIA PRIVADA DA CÂMARA MUNICIPAL DO BARREIRO REALIZADA EM SETE DE MAIO DE 2008

(…)

· ORDEM DO DIA –

(...)

62. MINUTA DA ESCRITURA DE CEDÊNCIA DO DIREITO DE SUPERFÍCIE SOBRE UMA PARCELA DE TERRENO SITA NA ÁREA ABRANGIDA PELO POLIS – COMPONENTE 4, PARA CONSTRUÇÃO, EXPLORAÇÃO E MANUTENÇÃO DE DOIS EDIFÍCIOS, ZONA VERDE E PRAÇA ADJACENTES, DESTINADOS A COMÉRCIO E/OU SERVIÇOS;

Proposta:

PROVENIÊNCIA: PRESIDÊNCIA

ASSUNTO: MINUTA DA ESCRITURA DE CEDÊNCIA DO DIREITO DE SUPERFÍCIE SOBRE UMA PARCELA DE TERRENO SITA NA ÁREA ABRANGIDA PELO POLIS – COMPONENTE 4, PARA CONSTRUÇÃO, EXPLORAÇÃO E MANUTENÇÃO DE DOIS EDIFÍCIOS, ZONA VERDE E PRAÇA ADJACENTES, DESTINADOS A COMÉRCIO E/OU SERVIÇOS.

No âmbito do Polis – Programa Nacional de Requalificação Urbana e Valorização Ambiental, e na sequência das deliberações camarárias nº 44/08 de 16/01/2008 e nº 279/08 de 16/04/2008, referentes respectivamente à abertura e adjudicação do “Concurso Público com vista à Construção, Exploração e Manutenção de dois edifícios, zona verde e praça adjacentes, destinados a comércio e/ou serviços”, propõe-se:

a) Que da parcela de terreno, descrita na Conservatória do Registo Predial do Barreiro sob o nº 575/19970908 da freguesia de Santo André, e inscrita na Caderneta Predial Rústica sob o art.º 4, Secção H, da mesma freguesia, sejam cedidas em Direito de Superfície as áreas correspondentes à Construção, Exploração e Manutenção de dois edifícios, zona verde e praça adjacentes, por um período de 30 (trinta anos);

b) Que, em consequência seja aprovada a Minuta da Escritura de Cedência do Direito de Superfície, tendo em conta as disposições legais;

c) Que, a presente proposta seja aprovada em minuta nos termos do nº 3 do artigo 92º da Lei nº 169/99, de 18 de Setembro na nova redacção dada pela Lei nº 5-A/2002, de 11 de Janeiro.

Votação:

A Câmara Municipal aprovou por maioria com três votos contra dos vereadores Sofia Cabral, Rui de Carvalho, Amílcar Romano e uma abstenção do vereador Bruno Vitorino , a proposta acima referenciada, apresentada pelo Senhor Presidente da Câmara, a qual vai inserta no final da acta como ANEXO PPP — e passou a integrar a deliberação n 349/08. --------------------------------------------------------------

Esta Deliberação foi aprovada em minuta, nos termos do nº 3 do artigo 92ª da Lei nº 169/99, de 18 de Setembro, com a nova redacção dada pela Lei nº 5-A/2002, de 11 de Janeiro. ------------------------------------

63. MINUTA DA ESCRITURA DE CEDÊNCIA DO DIREITO DE SUPERFÍCIE SOBRE A PARCELA AFECTA À CONSTRUÇÃO DO ESTACIONAMENTO PÚBLICO SUBTERRÂNEO, NO ÂMBITO DO ACORDO CELEBRADO ENTRE A CMB E A “ESPAÇO 3030, SA/MULTI, SA.

Proposta:

PROVENIÊNCIA: PRESIDÊNCIA

ASSUNTO: CEDÊNCIA DO DIREITO DE SUPERFÍCIE DE TRÊS PARCELAS DE TERRENO SITAS NA FREGUESIA DO BARREIRO, DESTINADAS A ESTACIONAMENTO, AO NÍVEL DO SUB-SOLO.

1. Considerando a decisão tomada relativamente à manutenção do Mercado Municipal do Barreiro, na zona envolvente ao Parque Catarina Eufémia;

2. Considerando o Acordo celebrado entre esta Edilidade e as empresas “Espaço 3030,SA/Multi, SA”;

3. Considerando que o Município do Barreiro é proprietário das parcelas de terreno descritas na Conservatória do Registo Predial sob o

- nº 1335/20070806 (Mercado do Peixe),
- nº 2798 (Mercado Municipal)

- e nº 1363/20071127 da freguesia do Barreiro,

e respectivamente inscritas nas Matrizes Prediais Urbanas sob os artigos nºs: 2947, 1259 e 2950, da mencionada Freguesia, as quais totalizam a área de 8.064,65m2;

4. Propõe-se:

a) Que, as referidas parcelas de terreno, sejam cedidas em Direito de Superfície, para a construção do estacionamento público subterrâneo, por um período de 30 (trinta anos);

b) Que, em consequência seja aprovada a respectiva Minuta da Escritura de Cedência do Direito de Superfície, tendo em conta as disposições legais;

c) Que, a presente proposta seja aprovada em minuta nos termos do nº 3 do artigo 92º da Lei nº 169/99, de 18 de Setembro na nova redacção dada pela Lei nº 5-A/2002, de 11 de Janeiro.

Discussão:

O Senhor Vereador Amílcar Romano questionou se a proposta não terá que ser aprovada pela Assembleia Municipal. O Senhor Presidente da Câmara respondeu que ter-se-á que analisar em função do valor do imóvel, sendo certo que a aprovação pela Assembleia Municipal é exigível quando tal valor seja igual ou superior a (mil vezes o índice 100 das carreiras do regime geral do sistema remuneratório da função pública).

O Senhor Vereador Rui de Carvalho comentou que se irão perder espaços de estacionamento na Avenida Alfredo da Silva e perguntou qual será o valor a pagar pelo estacionamento no parque de estacionamento. Também perguntou se está previsto estacionamento para moradores e para pessoas com mobilidade reduzida. O Senhor Presidente respondeu que estão previstos alguns lugares, apesar de não conseguir concretizar a resposta por não ter consigo o Acordo celebrado com a “Multi”. -------

O Senhor Vereador Bruno Vitorino pediu para consultar o Acordo celebrado entre a Câmara Municipal do Barreiro e "espaço 3030/multi".

Votação:

A Câmara Municipal aprovou por maioria com quatro votos contra dos vereadores Sofia Cabral, Rui de carvalho, Amílcar Romano e Bruno Vitorino, a proposta acima referenciada, apresentada pelo Senhor Presidente da Câmara, a qual vai inserta no final da acta como ANEXO QQQ — e passou a integrar a deliberação n 350/08. --------------------

Esta Deliberação foi aprovada em minuta, nos termos do nº 3 do artigo 92ª da Lei nº 169/99, de 18 de Setembro, com a nova redacção dada pela Lei nº 5-A/2002, de 11 de Janeiro. ------------------------------------

(…)


Aqui deixamos mais um contributo que visa esclarecer os Barreirenses sobre o grande negócio – e uma multidão de dúvidas que nunca foram esclarecidas pela Câmara - que foi a construção do Novo Mercado 1º de Maio.

Mas há mais !

Continuaremos a partir de amanhã com este tipo de temas.

Bom, agora … agora … pensamos que existem, ainda, hoje, muitos Cidadãos de irem a tempo de votarem no Partido Socialista para se poderem esclarecer assuntos como este.

Muitos mais assuntos como este …

Zé do Barreiro.

39 Comments:

  • At 11 outubro, 2009 23:01, Anonymous Anónimo said…

    Esta grande derrota do PS no Barreiro é devida a todos os Zés do Barreiro!
    Destilar ódio sobre os nossos adversários nunca foi bom para ninguém.
    Partido Socialista do Barreiro para os Socialistas do Barreiro!
    Fora com os "Socialistas"

     
  • At 11 outubro, 2009 23:02, Anonymous Anónimo said…

    É lamentável que em dia de eleições e na véspera sendo candidato tenha postado o que postou. Mas os Barreirenses deram a resposta e desta vez não venha criticar porque o senhor foi conivente nas escolhas!

     
  • At 12 outubro, 2009 09:49, Blogger Zé do Barreiro said…

    Resultados de 2009 - Câmara Municipal do Barreiro


    Votantes: 37.933

    Inscritos: 71.811


    Lista…………......Resultados……….Mandatos


    PCP-PEV…47,68%......18.087 votos…......5

    PS………... 29,82%.......11.310 votos……. 3

    PPD/PSD.….9,02%..........3.420 votos….…1

    B.E……........6,05%...........2.294 votos

    CDS-PP…....2,65%...........1.007 votos

    MRPP……….2,3%..............873 votos


    GLÓRIA AOS VENCEDORES, HONRA AOS VENCIDOS !


    Nota única: Verifica-se, claramente, que mais de 900 eleitores que votaram P.S. nas Assembleias de Freguesias não mantiveram o seu voto no Partido Socialista para a Câmara.

    Transferiram o seu voto para o PCP/CDU.

    É como diz o “outro”: “Freud explica isso” …

    Zé.

     
  • At 12 outubro, 2009 14:09, Anonymous Anónimo said…

    Caro Zé, depois de tanta promessa, o ilustre não quer deitar cá para fora tudo aquilo que andou a dizer que dizia depois das eleições!
    Ou ficou sem piu?
    Voçê é dos que promete, promete, mas na hora da verdade, foge.

    Cumprimentos
    caro ilustre.

     
  • At 12 outubro, 2009 15:09, Blogger Zé do Barreiro said…

    Anónimo de 11 Outubro, 2009 23:01,

    « Esta grande derrota do PS no Barreiro é devida a todos os Zés do Barreiro!»

    Grande derrota do PS do Barreiro ?

    O meu caro está completamente equivocado.

    Então o PS não tinha 3 vereadores no anterior mandato e a CDU/PCP não tinha 5 vereadores ?

    Ficou tudo rigorosamente na mesma. Ou não ?

    É mentira ?

    Acorde, caro anónimo, acorde !


    ( Deixem-me divagar, deixem-me filosofar. Deixem-me também ser um pouco demagogo. É que isso dá-me um gozo do caraças.

    Não é apenas o "Ti" Jerónimo e o PCP/CDU que têem esse direito.

    Então os gajos nunca perdem uma eleição. Ganham sempre. Até nestas Eleições Autárquicas !!! Perderam nº de votos, perderam mandatos (nº de vereadores), perderam Câmaras ( Presidentes ) e ainda têem o desplante de dizer que continuam com grandes vitórias. De 308 Câmaras, ganharam 28. Estão, mandato para mandato a perder mandatos, claramente. É como diz cá o Zé, mais 2/3 mandatos ( 8/12 anos ) e acaba-se o PCP em Portugal )

    Olhe, caro Anónimo, continue da comentar para eu me continuar a divertir ...

    Zé.

    Nota: Tenho a firme convicção que não ofendi ninguém. Vamos a ver os próximos comentários que aparecerão na nossa caixa de comentários ... )

     
  • At 12 outubro, 2009 16:32, Anonymous Anónimo said…

    Caro ilustre Zé, parece que o amigo está a ficar nervoso!

    O PS em 2005 elegeu 4 vereadores! está a esquecer o J.Soares prepositadamente, é isso?

    Olhe que não lhe fica bem!

    O Ilustre anda a aprender a brincar com as estatísticas, ou então está baralhado...

    Ilustre, eu Sou socialista e sei muito bem quando perdemos. E nós perdemos em toda a linha no distrito e em particular no Barreiro. Essa é a verdade!

    Este é o resultado da falta de trabalho político da equipa PS eleita em 2005, dos seus vereadores e deputados municipais! Mas também da falta de estratégia da CPC, da qual o sr. é membro!

    Caro Zé, esta é a derrota das autocaravanas e dos seus motoristas que se passearam desarticuladamente pelo concelho! É a derrota dos acordos entre fações antagónicas do PS no Barreiro e que deram este triste resultado!
    É a consequencia da indicação de pessoas para as listas que pouco valor acrescem, ou nenhum!
    Enfim, meu Ilustre Barreirense, este é o resultado do que temos no Barreiro!

    Este não é o PS que é necessário afirmar no Barreiro e voçê sabe (julgo eu) isso tão bem como eu.

    Se possível tenha uma boa digestão. Mas se quizer há sais de frutos.

     
  • At 12 outubro, 2009 20:29, Anonymous Anónimo said…

    Onde o PS teve os piores resultados é nos concelhos onde os seus dirigentes, militantes apoiantes mais ódio destilam. Estes concelhos fazem parte do distrito de Setúbal. Reparem que na zona alentejana do distrito de Setúbal (GRandola e A. Sal) o PS teve bons resultados. E sabem porquê: Porque lá os militantes, apoiantes etc. são pessoas puras o que não acontece na outra parte de Setúbal, sobretudo no Barreiro.
    No Barreiro o PS aproveitou toda a escumalha, desde Bufos da CUF, Pides, Legionários, GNR's do tempo do Reis, dissidentes e traidores dos Comunas. E sabem que aconteceu? Os puros Ps's viraram as costas ao partido.
    Enquanto lá estiverem os Freires, os Diógenes, os Zés do Barreiro, antigos basquebolistas, Romanos, Monos etc estamos feitos.
    Abram os olhos.
    "Partido Socialista do Barreiro para os Socialistas do Barreiro"
    FORA COM OS TRAIDORES OPORTUNISTAS.

     
  • At 13 outubro, 2009 00:05, Anonymous Anónimo said…

    O Zé pensa que o PS vai ter 3 vereadores durante muito tempo? Pensa que o Senhor Coronel vai aturar durante muito tempo os tiques bolcheviques do PS Barreiro? Então imponham-lhe que vote sempre contra o executivo, independentemente do mérito das propostas, e verão o que acontecerá. Lembram-se de João Soares?

     
  • At 13 outubro, 2009 09:21, Anonymous Anónimo said…

    Ninguem tem de votar contra propostas boas, venham elas de onde vierem, até da CDU!
    Tem de haver equilibrio e inteligencia politica que é o que faltou aos vereadores eleitos pelo PS em 2005.
    Leiam as actas da CMB, vejam a figura dos nossos ilustres autarcas, a darem constantemente tiros nos pés.
    Agora vão para a AR, fazer a mesma coisa! que triste espectáculo este, que como Português e Barreirense tinha de estar guardado para assistir.
    Agora os estragos ainda serão maiores.
    Grande PS temos nós no Barreiro! gente do venha a nós, sem valores e ideais politicos. As pessoas são indicadas para as listas por serem jovens e supostamente sensuais! o que é isto? Onde fica a capacidade e o mérito?
    Resposta: No fundo do saco onde os AR e os EC guardam os militantes do Barreiro.

     
  • At 13 outubro, 2009 12:36, Anonymous Anónimo said…

    o site do psbarreiro ñ diz nada sobre as eleições, nem os resultados, analise dos mesmos nem agradecimento a todos aqueles que votaram e participaram na campanha do psb. ñ é assim q se faz politica. gostava de ver o que vc ando a dizer que tinha para dizer e q elaborasse uma análise aos resultados.

     
  • At 13 outubro, 2009 12:47, Blogger Zé do Barreiro said…

    Anónimo de 13 Outubro, 2009 00:05 horas,

    « O Zé pensa que o PS vai ter 3 vereadores durante muito tempo? Pensa que o Senhor Coronel vai aturar durante muito tempo os tiques bolcheviques do PS Barreiro? »

    Vou dar-lhe a minha opinião sobre esta parte do seu comentário.

    O Coronel Nuno Santa Clara Gomes foi um candidato independente que concorreu na lista do Partido Socialista. Passou a ser, agora, um vereador eleito, como independente, na lista do Partido Socialista.

    Para além da sua independência dos partidos é, como Cidadão, uma pessoa séria, honesta, inteligente, cordata, solidária politicamente e com uma enorme experiência de vida com ética e disciplina. Afinal toda a sua vida !

    Posto isto, é meu entendimento que o Coronel Nuno Santa Clara Gomes irá votar, sempre, com os outros vereadores do P.S., sejam quais forem as propostas a votar, sejam para votar contra, a favor ou abstenção. Os três vereadores do P.S. votarão sempre da mesma maneira. Que ninguém tenha dúvidas.

    Se, porventura, o Coronel Nuno Santa Clara Gomes tiver uma ou várias divergências politicas quanto ao modo de entendimento da votação de uma ou várias propostas para votação na Câmara, acredito piamente que terá a lucidez e a dignidade de colocar o seu lugar à disposição do partido a fim de avançar outro elemento do P.S. para ocupar o lugar na vereação.

    O Sr. Coronel não precisa do dinheiro das senhas de presença para viver.

    Fizemo-nos entender ?

    Zé.

     
  • At 13 outubro, 2009 12:53, Anonymous Anónimo said…

    O PS Barreiro é bom para a auto-promoção, para se ser deputado, para se chegar a assessor de secretários de estado, quiçá até ministro! Para isso serve!

    O distrito de Setúbal teve incapaz de estrategicamente combater as outras forças políticas.

    No PSD pedem a cabeça da MFL, no PS vamos continuar com os mesmos? A fazerem o mesmo? Somos assim tão apaniguados?

    Andam a brincar à política e às instituições. Essa é a verdade!

    Sabiam que a FDS tem uma área funcional de comunicação e relações públicas! Que papel teve essa estrutura para o desempenho autárquico? NENHUM! Ou fui só eu que não vi? Até temos um elemento do Barreiro nessa estrutura!....

    O que se viu foi desarticulação, falta de informação, ausência de relações públicas.

    Como dizia P. Abrunhosa: ASSIM JÁ NÃO DÁ!

    Os notáveis e os que se julgam notáveis do Barreiro, JÁ TINHAM OS LUGARES GARANTIDOS.

    Combateu mais o Zé do Barreiro (nos últimos dias) os comunas do que o próprio PS durante 4 anos. È verdade que o Zé também combateu o PS, mas isto é o que temos por cá. Temos de tudo! Menos falta de vergonha!

     
  • At 13 outubro, 2009 12:58, Anonymous Anónimo said…

    Zé já que está numa de responder, responda também ao anónimo dos sais de frutos.

    O ilustre andou a prometer revelações bombásticas depois das eleições, então, perdeu o piu?

     
  • At 13 outubro, 2009 15:38, Anonymous Anónimo said…

    Sabe a quem se deve este resultado?
    É ao AR, à SC, ao RC e aos outros que em nada ajudaram o PS a ser uma força alternativa!
    Essa é que é a grande verdade Camarada.

    PS:Parabéns pelo blog.

     
  • At 13 outubro, 2009 17:13, Blogger Zé do Barreiro said…

    Anónimo de 13 Outubro, 2009 12:53,

    « Combateu mais o Zé do Barreiro (nos últimos dias) os comunas do que o próprio PS durante 4 anos. È verdade que o Zé também combateu o PS, mas isto é o que temos por cá. »

    No que me toca, agradeço as suas palavras - extensivas ao Anónimo de 13 Outubro, 2009 15:38 - mesmo quando refere que também combati o PS/Barreiro.

    É verdade.

    Posto isto, pergunto-lhe: valeu a pena cá o Zé ter combatido o PS/Barreiro e nos últimos dias ter combatido mais os comunas do que o próprio PS durante 4 anos ?

    NÃO VALEU RIGOROSAMENTE DE NADA, respondo eu.



    Dirijo –me, agora, para uma grande maioria de Amigos, Leitores e Camaradas do PS que enviaram vários comentários, aqui publicados,

    O Zé do Barreiro está, ainda, um bocado “aparvalhado” e incrédulo com o resultado destas eleições, daí ainda não ter publicado, até ao momento, um Post sobre tudo o que pensa sobre o que aconteceu.

    Estará para breve. Para muito breve.

    Zé.

     
  • At 13 outubro, 2009 20:21, Anonymous Anónimo said…

    Pois!

     
  • At 13 outubro, 2009 20:52, Anonymous Anónimo said…

    A CDU obteve resultados eleitorais que lhe possibilitam governar o município do Barreiro sem necessitar do voto de qualquer outra força política, uma vez que dispõe de maiorias absolutas na Câmara e na Assembleia Municipal.

    Mas, vejam lá, não se atrapalhem agora com a converseta dos Pelouros...

    É que o sábio Povo Barreirense, ao atribuir-lhe essas maiorias, decidiu que seria essa força política a assumir sózinha as responsabilidades pelo que irá fazer e pelo que irá deixar de fazer durante o mandato que há-de começar em Janeiro. Há, pois, que deixá-la assumir toda a responsabilidade pelos méritos e deméritos na gestão do município, quando, ainda por cima, se deu o interessante facto do presidente eleito ter, coerentemente, pedido essa mesma maioria absoluta para si e para o seu Partido, e isto depois de andar anos a fio, coerentemente, a criticar as maiorias absolutas dos outros...
    É que uma coisa, pelo menos, eu estou certo que os barreirenses sabem: é que a diferença entre 40 anos e 4 anos é muito maior que o Zero que temos tido.

    Deitando um breve olhar sobre a outra margem, podemos verificar que, no município de Lisboa, serão tomadas decisões que afectarão o nosso concelho e serão votadas em ambiente de maioria absoluta da lista de António Costa, dos arquitectos Salgado e Roseta, e do Zé e da Zézinha, na câmara municipal mas em ambiente de maioria relativa social democrata, na assembleia municipal, onde os 10 deputados da CDU podem fazer alguma diferença aliando-se, ora à esquerda, ora à direita, como é seu apanágio tendo em conta os superiores objectivos do Partido em cada momento.

    Olhando aqui para os nossos flancos estamos acompanhados de maiorias absolutas da CDU na Moita e no Seixal, pelo que as mega operações imobiliárias do Arco Ribeirinho Sul, da Alta Velocidade e da TTT, ainda serão temas de muita luta política, nos próximos tempos.

    Quanto à área Metropolitana de Lisboa onde, num total de 18 Concelhos, 8, da margem sul, foram reconquistados pela CDU, 6 pelo PS ( 5 na margem norte + Montijo), 3 foram ganhos pelo PSD( 1 sózinho,1 coligado com o CDS e outro com CDS e MPT) e Oeiras onde saiu vencedor o candidato independente que acredita tanto na justiça que até espera que os tribunais superiores não decidam os seus recursos nos próximos quatro anos...

    Mas, acima de toda esta aritmética está o Governo. No caso, um governo com os seus próprios problemas de arte e de métrica pois é um governo saído duma Assembleia na qual o partido que o forma só pode obter maiorias de dois terços com o PSDe onde só terá maiorias simples, isoladamente, com o PSD ou com o CDS, ou ainda em conjunto com o BE e a CDU ( com estes em simultâneo sublinhe-se!).

    A escolha de uma agenda política que potencie o diálogo com umas forças políticas sem comprometer o diálogo com as outras é a primeira tarefa de Sócrates, caso este opte por não estabelecer um ( ou dois... )parceiro preferencial para os próximos quatro anos de governo do País por isso, as concelhias socialistas da margem sul necessitam de toda a tranquilidade e da maior unidade para enfrentar as ondas de desinformação que serão contra si lançadas.

    (cont.)

     
  • At 13 outubro, 2009 20:54, Anonymous Anónimo said…

    (cont.)

    Num universo de 132 autarcas eleitos para os órgãos do município do Barreiro, o PS elegeu 48 candidatos pertencentes às suas listas.

    Independentemente do órgão do qual farão parte, espero que a todos eles sejam dadas condições para realizarem o seu trabalho que será ardúo e até, nos primeiros tempos, desmotivante.

    Espero que esses 48 eleitos formem uma verdadeira equipe e que sejam capazes de fazer uma oposição atenta, solidária, crítica e construtiva.

    Espero que a Concelhia saiba criar essas condições que me parecem ser essenciais para a superação das dificuldades que temos pela frente.

    Nesses 48 podem já estar alguns dos que procurais há quase oito anos!

    Há que destacar a entrada, nesse grupo, de gente com muito valor como é o caso dos que se envolveram nas lutas pelas freguesias em especial nas do Lavradio, Verderena e Santo António da Charneca onde conquistaram a honra de participar nos poucos órgãos municipais onde a CDU não goza de maioria absoluta.

    Se não sabem por onde hão-de começar experimentem iniciar o mandato criando condições duradouras a esses, enquanto o Povo aguarda, sentado como convém nessa matéria, o cumprimento da mais antiga promessa do presidente reeleito: a divulgação do estudo sobre a situação financeira do Município

     
  • At 14 outubro, 2009 00:59, Anonymous Anónimo said…

    Esses tais 3, ajudaram-se a eles próprios a ser a tal "força alternativa". Agora não adianta carpir, porque dois deles já lá estão no bem bom da AR, à custa de todos aqueles que trabalharam para que isso fosse possível. O Senhor Zé incluído. Fartou-se de combater os comunas, para quê?
    Os louros foram para quem soube aproveitar-se.

     
  • At 14 outubro, 2009 11:01, Anonymous Anónimo said…

    Caro anónimo,
    2 deles? não meu caro o terceiro também tem um taxo! Olhe meu amigo cibernauta faça uma pesquisa no google! veja no:
    Instituto do Desporto de Portugal, I. P.

    Quer um link só para confirmar?
    Então cá Vai:

    http://www.idesporto.pt/ficheiros/file/DDD%20Aviso%201PT.pdf

    Isto fala por si e pelo PSB.

     
  • At 14 outubro, 2009 14:07, Anonymous Anónimo said…

    Ele é o Chefe de Divisão do desporto de um instituto qualquer, Não é?
    Por isto ser só taxos é que votei no BE, apesar de ser PS.


    Paulo Sérgio
    Lavradio

     
  • At 14 outubro, 2009 15:20, Blogger Zé do Barreiro said…

    Meus Amigos,

    Enquanto não sai o nosso próximo Post ( será hoje elaborado durante o visionamento do jogo Portugal – Malta. É mesmo como vos digo … ) vão-se entretendo, tentando decifrar o enigma que vos apresento.

    Peguem nas listas candidatas à Câmara Municipal e à Assembleia Municipal do Barreiro, pelo Partido Socialista, descubram quais os elementos eleitos dessas duas listas e verifiquem se a “coisa” não foi feita “cirurgicamente”, estudada ao pormenor, mesmo cientificamente, tal e qual …

    O que é que o Zé vos quererá dizer com isto ?

    Pois … deitem-se a adivinhar e … até mais logo.

    ( Os militantes socialistas, concretamente os membros da CPC/PS/Barreiro, entenderão rapidamente o que cá o Zé quer dizer, porque fizemos uma intervenção numa das ultimas reuniões da CPC a qual está gravada para quem a quiser requisitar e ouvir. O Zé, na altura, chamou – repisou, repisou, repisou - a atenção dos restantes Dirigentes Concelhios para o facto. Ninguém lhe “passou cartão” e as listas foram aprovadas … Contudo, qq pacato Cidadão Barreirense depressa chegará, também, à solução do enigma … )

    Zé.

     
  • At 14 outubro, 2009 16:10, Anonymous Anónimo said…

    ó Zé, como é evidente as listas foram feitas num acordo entre os "Monos" e o Amílcar, numa lógica que não representa de forma nenhuma todas as sensibilidades do PS/Barreiro.
    Tanto quanto sei, houveram membros da CPC que se manifestaram contra isto. Certo?

     
  • At 14 outubro, 2009 16:28, Blogger Zé do Barreiro said…

    Certo.

    Por exemplo o Luís Carlos Santos e o José Gil.

    É verdade, sim senhor.

    Mas, desculpar-me-ão, eu quero que alguém, aqui, deixe escrito qual é, concretamente, a solução do "enigma".

    Preto no branco.

    Quem quem ser o primeiro ?

    ( Torno a repetir: verifiquem quem foi eleito para os dois órgãos que referi acima. Quem elaborou/negociou as listas parece que adivinhavam os resultados reais para os dois órgãos ... Como eles são tão "sábios" ... O Zé também adivinhou o resultado para a A.M. - tal e qual - porém, nunca me passou pela cabeça que tivessemos o resultado obtido para a Câmara Municipal. Estou a falar muito a sério.)

    Zé.

     
  • At 14 outubro, 2009 17:33, Anonymous Anónimo said…

    Caro Zé,

    Para mim era muito evidente que a coligação CDU voltaria a ganhar a CMB e com uma margem ainda maior do que nas últimas eleições autarquicas (um dia posso explicar-lhe porquê). Não esperava, porém, a perda de um vereador (temos que admitir, caro Zé, embora não seja usual na politica, a humildade é a primeira virtude que nos pode conduzir a um relançamento).

    Como já lhe referi em comentários anteriores, há muito que estou afastada do PSB. Nestes dias de eleições, em que sinto o "bichinho" da politica que o Zé bem deve saber o que é, senti muitas vezes a vontade pôr os meus conhecimentos e modestas opiniões ao serviço do PSB. Mas eu, tal como um anónimo anterior dizia, também foi arrastada para o "fundo do saco" por alguns.

    Sabe o que eu lhe digo caro Zé, é com muito pesar que leio os últimos comentários. Das suas sábias palavras concluo (talvez bem ou talvez mal) que o PSB continua como há muitos anos atrás: sem liderança, sem um líder no verdadeiro sentido do termo. Pode ter um representante mas não um líder. E ainda pior, facções antagónicas coligam-se, pelo que eu entendo dos últimos comentários. O que significa que não vai haver lugar à renovação.

    Não lhe dói que no CAVAQUISTÃO (Viseu)e no bastião comunista (Alentejo) os resultados para o PS conseguissem ser melhores do que no distrito de Setúbal? Isto não se deve ao mau trabalho das concelhias e da distrital de Setúbal? A mim, enquanto socialista, dói-me e indigna-me. Precisamos de líderes nas concelhias e na distrital, precisamos de quem saiba unir e motivar os nossos militantes. Não me referindo a mim que não estou disponível, precisamos de quem vá ao "fundo do saco" recuperar pessoas de valor que se perderam.

    Posso-lhe ainda dizer que como socialista estive atenta para ver a campanha no Barreiro e tirando três sedes de campanha quase sempre fechadas, uma ameaça de arruada no Alto Seixalinho e outra no Barreiro e um grupo de amigos "à conversa" na entrada no Mercado 1º de Maio, num sábado, não dei por mais nada. Não foi uma campanha, foi uma amostra ou ameaça de campanha. Porque eu, que faço parte da população, tal como a maioria da população, não dei por quase nada.

    Saudações Socialistas.

     
  • At 14 outubro, 2009 19:36, Blogger Zé do Barreiro said…

    Cara Camarada ( aposto, quase 90% que sei quem é: Mora no Alto do Seixalinho, muito perto, mesmo muito perto da minha residência ... E mais não digo. Acertei ? )

    Bom, tenho lido e ouvido na praça pública que militantes do Partido Socialista, membros da CPC do PS/Barreiro inclusive, defendem e convidam mesmo o Presidente da CPC a demitir-se do cargo para que foi democráticamente eleito.

    Até já tiveram honras de serem mencionados na Carreira 7 do "Rostos" ... E com grande destaque ! Veja lá.

    Numa coisa concordo inequivocamente consigo: Alguma coisa terá de acontecer e rapidamente mas na Distrital PS de Setúbal. Sem equivocos.

    Ah! se a minha/nossa Camarada Maria Amélia Antunes quisesse e tivesse disponível ...

    Era canja ...

    Tenho dito.

    Saudações socialistas e ... não desespere, melhores dias hão-de vir, está bem ?

    Zé.

     
  • At 14 outubro, 2009 21:23, Anonymous Anónimo said…

    "Até já tiveram honras de serem mencionados na Carreira 7 do "Rostos" ... E com grande destaque ! Veja lá."

    Esse é um dano imensamente maior do que aquele que todos os blogs do Barreiro juntos podem fazer ao PSB.

    Não sejam INGÉNUOS!!!

    Comparem a quantidade de notícias, e o seu tom, aí publicadas sobre a vossa concelhia, seus elementos e militantes, desde a derrota do Xavier/vitória do Humberto Coelho, com as que foram publicadas sobre a concelhia da CDU e seus elementos e outros militantes.

    Comparem.

    Um exemplo recente e para alguns eventualmente descabido:

    Carvalho da Silva manifesta na TV o seu apoio a uma lista que não a do seu Partido(ainda por cima uma do PS).
    Horas depois,é o próprio secretário-geral quem se encarrega de lêr ao País uma suposta mensagem do dirigente sindical dando o dito por não dito.
    No dia seguinte, Carvalho da Silva apareceu na TV junto a trabalhadores duma empresa ameaçada por despedimentos.

    Perceberam como se trabalha num partido a sério?

    Têm um site, não têm?

    Há que usá-lo mais regularmente para o público interessado saber notícias vossas.
    E há que deixar as matérias mais delicadas no interior do Partido como fazem os adversários.

    Deixem de ser tótós, pá!

     
  • At 15 outubro, 2009 09:56, Blogger Zé do Barreiro said…

    “Intendite” … pá !

    Zé.

     
  • At 15 outubro, 2009 10:27, Blogger Diogenes said…

    Anónimo de 14 de Outubro, parece que TÓTÓ é você, que não conhece as teses, do seu partido/ditadura. Nas Teses do PCP para o XVIII Congresso, sobre Propaganda, incentiva-se:

    “A valorização e desenvolvimento da presença do Partido na Internet, potenciando os meios existentes e a sua crescente massificação e tomando novas iniciativas” (ponto 4.9.4.6.)
    Mas respeitando:
    “a recusa de que os seus membros expressem publicamente opiniões contrárias à orientação do Partido” (ponto 4.3.3.4.)

    Então, e os bloggers que sejam militantes do PCP, têm que se auto-censurar, mas o que podem exprimir nos seus blogues? Reproduzir comunicados do PCP? Noticiar comícios, festas e manifestações do PCP? Citar o “Avante”? Copiar os discursos de Jerónimo de Sousa?

    É esta a politica que querem para Portugal? ou como nunca serão governo, limitam-se a dizer mal dos outros, porque do partido não se pode. Ao fim e ao cabo, batendo certo, o mesmo que se permite na China, em Cuba e na Coreia do Norte, os regimes apontados nas mesmas Teses como sendo os do "bom socialismo".
    Pois é no PS/BARREIRO pensamos pela nossa cabeça, no exercicio da democracia...abra a mente homem...

     
  • At 15 outubro, 2009 12:25, Blogger Zé do Barreiro said…

    Diógenes,

    O teu comentário diz tudo. Os comunas perante os factos concretos que apresentas ficam sem nenhum campo de manobra para argumentar o que quer que seja.

    Todavia penso que o Anónimo ao qual respondes não é comuna. Parece-me mesmo ser militante Socialista ...

    Mas esse é apenas o que me deu a perceber pelo todo do seu - do anónimo - comentário.

    Olha, ele que se "defenda", se for esse o caso ...

    Abraço,

    Zé.

     
  • At 15 outubro, 2009 12:41, Blogger Diogenes said…

    Amigo Zé, de facto li o comentário do anónimo na diagonal, e cometi um erro de análise do qual aqui me penitêncio, concluo depois de nova leitura que a abordagem feita, é até bastante ponderada, de facto as diferentes opiniões e atitudes e sensibilidades do PS/BARREIRO, se forem debatidas no lugar certo, e não na praça pública, podem apresentar virtualidades, mas sem limitar o direito à livre opinião tipica do PS. As minhas desculpas ao anónimo, e retiro o TÓTÓ.

     
  • At 15 outubro, 2009 12:45, Anonymous Anónimo said…

    A derrota do PS no Barreiro é a derrota de Amilcar, da sua politica falhada, mas também dos ex-autarcas que nada fizeram pelo Barreiro durante 4 anos e não venham com as histórias habituais de que não tiveram espaço para isso, porque essa não é a verdade! São incompetentes e têm de assumir esse facto!

    É também a derrota do Cabrita, que vi efectivamente estar empenhado na campanha eleitoral e que provavelmente nem merecia tal derrota, mas, é a derrota dele enquanto figura publica do PS e do Barreiro. Foi também a ele, que os barreirenses passaram um cartão vermelho!
    Talvez esteja na hora deste nosso camarada também pensar nas consequências que dai devem advir. E de se rodear de pessoas competentes, isto se tem algum interesse pelo poder local.

    Pouco se viu de campanha no Barreiro, é um facto, mas onde estiveram os outros dois vereadores eleitos pelo PS em 2005 obviamente não me refiro ao Amílcar), durante a campanha? Alguém os viu a agitar uma, uma única bandeira que fosse?

    Relembro uma velha máxima:
    O trabalho para os outros, o poleiro para mim. È assim que se pensa no PSB. E é assim que esses 2 pensam.

     
  • At 15 outubro, 2009 13:14, Anonymous Anónimo said…

    Abraço do ex-TóTó para os dois

     
  • At 15 outubro, 2009 13:16, Anonymous Anónimo said…

    ...e o Graça Moura ainda insiste em não ir a uma farmácia, passados todos estes dias...

    http://dn.sapo.pt/inicio/opiniao/interior.aspx?content_id=1390344&seccao=Vasco%20Gra%E7a%20Moura&tag=Opini%E3o%20-%20Em%20Foco

     
  • At 15 outubro, 2009 15:42, Blogger José Gil said…

    Caro Zé, não me querendo alongar em comentários, pois como disse no meu blog, o primeiro comentário sobre as eleições será feito no dia 19 de Outubro, na CPC, a solução do enigma é simples...

    QUEM VOTA NAS ELEIÇÕES É O POVO!! E O POVO NÃO SÃO SÓ OS MILITANTES DO PS!!! que como sabes, alguns foram mesmo votar no Carlos Humberto.

    Abraço e até segunda

     
  • At 15 outubro, 2009 15:50, Anonymous Anónimo said…

    Caro Zé (e se o Zé me permite) Caro Diógenes e Caro "ex-TÓTÓ",

    Sou a anónima de 14 de Outubro 17:33.

    Receio estar a ser mal interpretada, por isso gostaria de clarificar a minha situação e posição.

    A minha 1ª intervenção neste blog foi a 23 de Setembro de 2009 (no post Última hora! José Socrates no Barreiro!), onde muito claramente apelo ao voto de esquerda no Partido Socialista e alerto para o perigo que podem ser as sondagens no sentido de desmobilizar votos no partido tido como vencedor e mobilização de votos para os partidos que não são indicados como vencedores.

    A minha 2ª intervenção foi a 24 de Setembro, na qual faço uma pequena provocação em que questiono (e faço algumas sugestões) sobre o que poderá estar na origem da subida de intenção de votos no PS (tendo em atenção o historial de sondagens realizadas para as eleições legislativas em causa).

    É verdade que não escondo no 1º comentário o meu descontentamento com a lista do PS em Setubal, mas deixo muito claro que, mesmo assim, esta é a única alternativa que existe, chegando mesmo a alertar para o perigo da eleição de uma direita unida.

    Propositadamente não comentei nada desde 24 de Setembro até ontem.

    Senti necessidade de apelar ao voto no PS nas legislativas, mas a fraca campanha das autarquicas e muitos outros aspectos negativos que dei conta e que não vou aqui referir por este ser um espaço público, impediram-me de apelar ao voto do PS nas autarquicas e deram-me muitas vezes vontade de deixar alguns conselhos/opiniões neste blog. No entanto não o fiz por ter consciência e vontade de não prejudicar o PS, em sede de eleições.

    Agora, sejamos claros, é tempo de fazer alguma coisa. Se há criticas a fazer é este o momento. Eu não estou a pedir a demissão de ninguém. Estou a alertar que nas próximas eleições para a CPC, sejam elas quando forem, deve haver uma renovação, uma mudança de atitude, de mentalidade e até de inteligência. Faço-o aqui porque, sinceramente, chocou-me muito a perda de um mandato no Barreiro e senti que a derrota no distrito de Setubal era tanto maior quanto foram as vitórias do PS em Viseu e no Alentejo (onde em parece que as concelhias e as distritais trabalharam muito melhor do que em Setubal).

    Camaradas, senti que esta concelhia deu toda a razão a Jerónimo de Sousa quando ele disse no Barreiro que este Barreiro lhe lembrava o Barreiro de há mais de 35 anos atrás, óbviamente referindo-se à luta comunista no Barreiro e abafando a luta de todos aqueles que não sendo comunistas também lutaram pelo 25 de Abril e pela liberdade.

    Se o Zé do Barreiro entender que os meus comentários (opiniões) são de alguma forma destrutivos, peço-lhe o favor de não os publicar. Eu só os dou aqui, no sentido de poder contribuir (já que de outra forma não posso)para que haja uma renovação no PSB e que nas próximas autárquicas não estejamos a lamentar o facto de mais uma vez não ganharmos a CMB ou pior ainda (perda de mais um mandato ou o deixar de ser a 2ª força politica).

    Para deixar o Zé um pouco mais elucidado, eu não sei quem o Zé é, portanto não sei se reside ou não perto de mim. Também não sei quem são os outros intervenientes neste blog. O que eu sei é que este blog parece ser frequentado por pessoas do PSB que têm um nível de inteligência maior do que o que foi mostrado em campanha no Barreiro e dos principais candidatos barreirenses quer nas legislativas, quer nas autárquicas, por isso eu me dou ao trabalho de o ler e de o comentar.

    Saudações Socialistas

     
  • At 17 outubro, 2009 15:08, Anonymous Anónimo said…

    " Jerónimo de Sousa (...) disse no Barreiro que este Barreiro lhe lembrava o Barreiro de há mais de 35 anos atrás, "

    Bem lembrado!

    Aí está um interessante tema a desenvolver em prol da demonstração de que o Povo, sendo Sábio, por vezes, deixa-se enganar com facilidade.

    Confirma-se agora que muita gente quis ficar de fora da disputa eleitoral, em especial da disputa autárquica.

    Gente que poderia ter ajudado a fazer a diferença e que comprova que mesmo com maioria absoluta o PCP será muitíssimo contestado.

    Gente que não quis ser apontada como factor de instabilidade e que deu todo o espaço de manobra a quem detinha o poder de definir estratégias.

    Passada a efervescência das bejecas e digerido o leitão, os Barreirenses, lentamente, acordarão para a ressaca monumental que os espera.

    Tomem lá um bocadinho D'Àgua para ajudar a recuperar a memória:

    "Demagogia ( feita à Maneira!)
    É como Queijo ( numa Ratoeira!)"


    Apesar do que tem sido dito, acho que falta uma palavra de incentivo ao Militar de Abril, que resistiu a todos os golpes baixos que lhe foram aplicados pelo sonsinho que deles precisou para convencer o Povo a vencê-lo em seu nome.

    Que ninguém duvide que foi Abril quem foi derrotado no Domingo!

    Mano a mano, sem Partidos e sem responsabilidades governamentais à mistura, Nuno venceria Carlos com a sua autenticidade e HONESTIDADE,pois que este último atributo é ponto de honra para o primeiro e mero pregão para o segundo.

    Tal como ontem ouvi dizer a Pulido Valente, vencedor da CM de BEJA, também a CM BARREIRO está pejada de comissários do PCP que desautorizam as chefias e discriminam trabalhadores e cidadãos, mas sobre isso ninguém fala, e disso o POVO não sabe!

    Culpa da cambada de medricas e de fuçangas de gamela que para aí há!

    Santa Clara, quanto a mim, terá mesmo conseguido estancar a hemorragia, inevitável caso tivesse sido outro o candidato.

    Confio que ele será uma mais-valia para o Barreiro e até, futuramente, para o próprio PS"B"!

    Romano, que há muito tinha dito não ser candidato a presidente de Câmara, se assumir o lugar na AR, deve promover COM a Concelhia, e de "olhos nos olhos" dos militantes, uma maneira Airosa ( nos dois sentidos da palavra) de fazer o diagnóstico das causas que trouxeram a estrutura até estes resultados e com toda a tranquilidade iniciar o seu relançamento.

    O Comité Central do PCP tomou conta dos órgãos municipais.

    Vão deixar que tome conta do Barreiro?

    Eu sei de que lado estive e sei de que lado vou estar.

    E ditadura no Barreiro só por cima do meu cadáver!

    PS:
    Oiçam o "Ratinho" com atenção.
    Eles são tão Barreirenses como os demais...

     
  • At 18 outubro, 2009 15:07, Blogger Zé do Barreiro said…

    "Ratinho",

    Pode, ao menos, me dar uma pequena pista para eu saber quem o Amigo é ?

    Bom, aos poucos irei aqui revelar - cuidadosamente - algumas coisas:

    Se a candidata à Câmara Municipal que cá o Zé indicou e contactou por três vezes, tivesse aceite o convite e com o Coronel Nuno Santa Clara Gomes em 2º ou 4º Lugar ( como chegou a ser a ideia do Zé ), nem Carlos Humbertos, nem Comités Centrais, nem demagogias e "espertezas saloias" chegavam para que a CDU/PCP tornasse a ganhar as eleições no Barreiro.

    Acredite.

    Claro, também, com outra estratégia e organização da nossa campanha eleitoral ...

    Comente sempre.

    Zé.

     
  • At 11 março, 2010 13:21, Anonymous Anónimo said…

    http://dre.pt/pdf1sdip/2010/03/04901/0000201062.pdf

     

Enviar um comentário

<< Home

 

Estadisticas Gratis free hit counter
free hit counter

Get Your Sign

free counter