A Paragem do 18 no Cabeço Verde

Este Blog é muito abrangente e heterogéneo...Destina-se aos políticos,aos cidadãos normais,aos sócios do Benfica,aos apreciadores de jaquinzinhos fritos,aos funcionários públicos,aos adeptos do Sporting,aos que pagam impostos e aos que nem sabem o que isso é,aos ouvintes da Rádio Renascença,aos descontentes com a administração do condomínio,aos internautas que acham que Linux é a Liga Internacionalista para a União dos Xiitas,aos que gastam o tempo de trabalho a ler estas coisas,aos médicos ...

sexta-feira, novembro 23, 2012

SÓ PARA QUE CONSTE E … PARA QUE O PS BARREIRO PONHA AS BARBAS DE MOLHO - II





Meus Amigos,

Camaradas,

Tal como o prometido.

A Direcção do Sindicato dos Jornalistas condenou a agressão e as ameaças, pelo presidente da Junta de Freguesia de Guifões, Matosinhos, a uma jornalista ao serviço do "Jornal de Notícias", ocorridas no dia 09 de Novembro pp, nas instalações daquele órgão autárquico.

Em comunicado, a Direcção do SJ declara a sua inteira solidariedade para com a jornalista Carla Soares, vítima da agressão, de insultos e ameaças, e considera-a credora de um pedido de desculpas do presidente da Junta de Freguesia de Guifões, sem prejuízo das consequências criminais pelo seu grave comportamento.

Do site do Sindicato dos Jornalistas, com a devida vénia.

O comunicado é do seguinte teor:

« SJ condena agressão de autarca a jornalista no JN

1. A Direcção do Sindicato dos Jornalistas tomou conhecimento de que o presidente da Junta de Freguesia de Guifões, Matosinhos, insultou e agrediu ontem à noite, no interior das instalações daquele órgão autárquico, uma jornalista ao serviço do “Jornal de Notícias”.

2. A jornalista, Carla Soares, que cobria uma reunião da Comissão Política Concelhia do Partido Socialista, a decorrer no salão da Junta de Freguesia, tinha sido convidada pela tesoureira da Junta de Freguesia (JF) a utilizar o seu gabinete para trabalhar, uma vez que não poderia assistir aos trabalhos, cujo final teria de aguardar.

3. Quando se encontrava a trabalhar no referido local, a jornalista foi interrompida por uma senhora que pretendia expulsá-la e, depois, pelo próprio presidente da JF, Carmim Alves do Cabo, tendo ela pedido apenas que a deixassem terminar a chamada telefónica que então mantinha.

4. No entanto, segundo a nossa camarada, o autarca arrancou-lhe das mãos o telefone, arremessando-o contra uma parede, tendo tentado também lançar ao chão o computador portátil, do que foi impedido pela tesoureira, mas passou a insultar e a proferir ameaças contra a jornalista e chegou a agredi-la na face.

5. O grave incidente descrito justificou a chamada ao local de elementos da Polícia de Segurança Pública, que registaram a ocorrência, e justifica também a apresentação de queixa formal por parte da jornalista, mas não pode ficar-se por um simples processo judicial sobre ameaças e agressão.

6. Inteiramente solidária com a jornalista Carla Soares, a Direcção do SJ repudia vivamente o comportamento do autarca, o qual é duplamente condenável: pelo atentado contra o exercício de funções profissionais e a liberdade de informar; e pela ofensa que o próprio faz ao exercício de funções de eleito local.

7. Como cidadão eleito democraticamente para um órgão autárquico, o presidente da Junta de Freguesia de Guifões deveria conhecer os valores essenciais da liberdade de imprensa (e o livre exercício da profissão de jornalista) e do poder local democrático, assim como deveria saber que, em democracia, tais valores se cruzam e obrigam aos seus titulares a protecção mútua.

8. Nestes termos, a Direcção do SJ considera que, independentemente das consequências criminais do sucedido, a nossa camarada é credora de um pedido de desculpas formal e público por parte do autarca, que deve também explicações aos seus concidadãos.

Lisboa, 10 de Novembro de 2012

A Direcção »   Fim da transcrição.


Ou muito me engano ou o PS de Matosinhos estará metido num berbicacho de todo o tamanho, nas próximas eleições autárquicas.

É que as populações, nestas situações, não têm a memória curta …

O que espera o Secretário Geral/Secretariado Nacional do Partido Socialista para arrepiar caminho e resolver, exemplarmente, o “caso Matosinhos” ?

É que casos idênticos poderão, naturalmente, acontecer em várias Concelhias do PS por este País fora …

Barreiro e Setúbal, por exemplo …

Inté,

Zé do Barreiro

9 Comments:

  • At 23 novembro, 2012 20:40, Anonymous FERNANDO PEREIRA said…

    Só espero que estas vergonhas não aconteçam pelas bandas do Sado... e o rio Sado banha vilas, aldeias e cidades...

    Em Setúbal, ré-vés campo de ourique: num passado não muito antigo, houve umas marialvices, uns encher de peito, mas nada de muito grave, parolas, só parolas...

    Mas que todo o processo de "escolha" de candidatos está estranhamente atrasado, um tanto ou quanto esburacado, que militantes se sentem ensanduichados e naturalmente ansiosos, como eu, é verdade.

    Oiço-os todos os dias e, mais grave, já há quem afirme que seja quem for o nosso candidato, vão apoiar o atual executivo cdu...

    Reuniões, Zé, continua a faltar reuniões com as bases. Não me refiro a assembleias gerais de militantes. Reuniões DIÁRIAS com professores, funcionários públicos, pessoal da saúde, comerciantes, profissões liberais, etc., etc., fazer mexer os militantes, explicar, esclarecer, colher opinião. Porra!, é a vida de uma cidade e da população que está em jogo. E o Partido Socialista DEVE estar na linha da frente, em defesa de ambas!

    Saudações Socialistas

     
  • At 24 novembro, 2012 11:33, Blogger Zé do Barreiro said…

    Fernando Pereira,

    Cá vai mais uma gotinha de veneno/provocação do teu Amigo Zé do Barreiro:

    Então, não foste tu um dos apoiantes acérrimos da actual Presidente da Federação ?

    ( Se é que me entendes ... )

    Grande abraço,

    Zé.

     
  • At 24 novembro, 2012 20:47, Anonymous FERNANDO PEREIRA said…

    Claro que a apoiei, que influenciei o voto, não estou arrependido. Mas enrabado é que não!!!!! Politicamente falando.
    POLITICAMENTE FALANDO!!!!
    Um abraço.

     
  • At 24 novembro, 2012 23:25, Anonymous Anónimo said…

    J.N.
    Pois é! não realizam trabalho/reuniões para/com militantes conforme comentarios aqui mencionados por "activos" militantes,as iniciativas (poucas e muito "simples") nem (raramente) convidam os barreirenses a participar,nas mesmas que só surgem com o aproximar das eleições.Agora começam a meter veneno/provocação uns aos outros,votaste neste votaste naquele.E mais 4 anitos pró galheiro, é do catano,e porra que é demais acrescento eu.

     
  • At 25 novembro, 2012 13:12, Blogger Zé do Barreiro said…

    Para o Fernando Pereira e J.N. ( sei que compreenderão, na perfeição, este meu comentário),

    Dos actuais Estatutos do Partido Socialista:

    « Artigo 93º
    (Das Comunicações)

    1. Todas as comunicações, notificações e publicações dos órgãos do Partido devem, preferencialmente, ser efetuadas pelos meios eletrónicos.

    ( Comentário meu: NÃO SE GASTA UM CÊNTIMO NO ENVIO DE CORRESPONDENCIA )

    2. Quando não seja possível, com segurança, aplicar a regra prevista no numero anterior haverá lugar à comunicação por correio postal, telecópia ou por contacto telefónico de que resulte registo.

    Artigo 94º
    (Das Convocatórias)

    1. Os órgãos deliberativos das estruturas de âmbito local, distrital ou regional reúnem ordinariamente, de três em três meses, sob convocatória da respetiva Mesa, a enviar a todos os inscritos, com a antecedência mínima de quinze dias.

    2. Os órgãos deliberativos das estruturas de âmbito local, distrital ou regional reúnem extraordinariamente, por iniciativa da respetiva Mesa ou a pedido do Secretário-Coordenador da Secção, de um terço do Secretariado da Secção, do Presidente da Comissão Politica Concelhia, de um terço do Secretariado da Comissão Política Concelhia, do Presidente da Federação, de um terço Secretariado da Federação ou de um décimo dos membros do Partido inscritos na estrutura em causa, respetivamente, mediante aviso contendo a ordem de trabalhos a enviar a todos os inscritos até cinco dias antes da data fixada.»


    A SECÇÃO DO BARREIRO TEM 313 MILITANTES. 10% = 31 Militantes.

    ( Para grandes males, grandes remédios ... )

    Caríssimo Camarada André Pinotes Baptista, do que é que estás à espera ? Ou preferes que continue a existir uma fedorenta paz podre em lugar de se dignificar o Partido Socialista ?

    Saudações,

    Zé.

    ( PS: Porque será que certos "militantes do PS" desejam, fazem birra e esfarrapam-se todos para serem Coodenadores de Secção/membros de Secretariado de Secção para, depois, não exercerem convenientemente os cargos, não respeitando e cumprindo minimamente os Estatutos do próprio partido ? Sim, porque será ? O que estará, realmente, nas suas intenções ? ( Eu sei, mas não digo. ))

     
  • At 25 novembro, 2012 17:56, Anonymous FERNANDO PEREIRA said…

    "( PS: Porque será que certos "militantes do PS" desejam, fazem birra e esfarrapam-se todos para serem Coodenadores de Secção/membros de Secretariado de Secção para, depois, não exercerem convenientemente os cargos, não respeitando e cumprindo minimamente os Estatutos do próprio partido ? Sim, porque será ? O que estará, realmente, nas suas intenções ? ( Eu sei, mas não digo. ))"

    DIZ LÁ, Ó ZÉ... DIZZZZZZ...

     
  • At 25 novembro, 2012 21:55, Blogger Zé do Barreiro said…

    Fernando Pereira,

    Tu sabes tão bem como eu.

    Dou-te como exemplo a tua própria Secção de residência antes do nosso particular e comum Amigo e Camarada, Acácio Lopes, ser eleito com a sua Equipa, Coordenador da Secção.

    Ou seja, confirma-me ou desmente-me este meu raciocínio:

    Se os v/ anteriores secretários coordenadores assim como os elementos dos seus secretariados, embora mantendo a Secção fechada durante vários anos, se todos eles não eram sucessivamente eleitos para a CPC, para delegados aos vários Congressos do partido para, por arrasto, pertencerem aos órgãos da Federação, proporem-se para as listas dos vários órgãos autárquicos do v/ Concelho, sendo inclusivé sido eleitos para Juntas de Freguesia, Assembleias de Freguesia e Assembleia Municipal ?

    É assim ou não é ?

    Ora, passa-se neste momento, rigorosamente o mesmo na Grande e Digna e Histórica Secção do Barreiro.

    Agora venham desmentir cá o Zé.

    Atrevam-se.

    Lanço este desafio.

    Amigo, passa uma noite descansada,

    Zé.

     
  • At 25 novembro, 2012 23:10, Anonymous Anónimo said…

    Quando pensa o PS no Barreiro lembrar-se de que, política, se faz todos os dias e não só em vésperas eleitorais.
    A Srª Presidente da Federação, ex-demissionária Vice-Presidente de Emídio Xavier, mandato 20001-2005, chegou onde queria, acesso à escadaria da casa da democracia.
    Os restantes patinhos, vão continuar a apanhar as migalhas que a pata não quer.

     
  • At 27 novembro, 2012 11:39, Anonymous Anónimo said…

    J.N.
    Existem coordenadores que não exercem convenientemente o seu trabalho,dado reflectirem o trabalho que/da concelhia emana.
    Para se ser coordenador de algo é necessario (digo eu)ter-se destacado em determinada iniciativa/area do nosso concelho (não só prosapia), e digam-me qual o trabalho realizado pelos "lideres" da nossa concelhia?
    Zé do barreiro e PSB tão vendo o anonimo 25/nov-23.10 è pois este o "sentimento" dos barreirenses, tal como disse num comentario anterior,é um risco colocar a MAP numa candidatura, tal como ir buscar um "estrangeiro" para liderar a candidatura.

     

Enviar um comentário

<< Home

 

Estadisticas Gratis free hit counter
free hit counter

Get Your Sign

free counter