A Paragem do 18 no Cabeço Verde

Este Blog é muito abrangente e heterogéneo...Destina-se aos políticos,aos cidadãos normais,aos sócios do Benfica,aos apreciadores de jaquinzinhos fritos,aos funcionários públicos,aos adeptos do Sporting,aos que pagam impostos e aos que nem sabem o que isso é,aos ouvintes da Rádio Renascença,aos descontentes com a administração do condomínio,aos internautas que acham que Linux é a Liga Internacionalista para a União dos Xiitas,aos que gastam o tempo de trabalho a ler estas coisas,aos médicos ...

quinta-feira, abril 20, 2006

RADIOGRAFIA ( INCOMPLETA ) DO ESTADO DO ACTUAL PS/BARREIRO e … DA C.O.C. DA FEDERAÇÃO PS/SETÚBAL - Parte IV


Três Notas Prévias:

1. O meu Camarada Vitor Ramalho merece a mais elevada consideração e respeito da minha parte e não lhe podem ser atribuídas quaisquer responsabilidades naquilo que iremos aqui relatar.

2. O Jornalista Sousa Pereira, quiçá as nossas muitas divergências e por vezes, no nosso entendimento, " pisar o risco " no que respeita á emissão de certas opiniões sobre certos assuntos, cumpriu escrupulosamente a sua missão/dever profissional sobre a situação que iremos aqui apresentar, há que referi-lo.

3. Até este momento, nada temos a manifestar contra ao Camarada Luís Ferreira, Presidente da CPC/PS/Barreiro. Continuamos a ter a mesma consideração e opinião – positivas - que tínhamos há cinco meses atrás e ainda queremos acrescentar que apreciamos a sua coerência e honestidade políticas quanto ao distanciamento e isenção que pretende manter em relação aos dois candidatos à Presidência da Federação do PS/Setúbal.

Vem isto a propósito da "nota de imprensa" enviada pela tendência "Pintassilguista"/Monos/Outros – candidatos a delegados pela Lista B - apoiantes da Candidatura do Camarada Vitor Ramalho á Presidência da Federação, enviada para a redacção do " ROSTOS", onde referia, entre outras informações, que o Luís Ferreira teria manifestado, publicamente, o apoio ao Camarada Vitor Ramalho.

Transcreve-se a parte que estamos a tratar:

«"Luís Ferreira, o recém eleito Presidente da Comissão Política do PS Barreiro, bem como Sofia Cabral e Rui Carvalho, os dois cabeças de lista da candidatura nas secções do Barreiro e do Lavradio, foram alguns dos dirigentes socialistas que demonstraram publicamente o apoio à candidatura do antigo secretário de estado da Indústria" – refere a nota de imprensa enviada para a nossa redacção."»

O Jornalista Sousa Pereira não fez mais que o seu dever em publicar a informação que recebeu, não tendo alterado rigorosamente nada da sua redacção. A "nota de imprensa" foi redigida pela candidatura, existiu, foi enviada para o Jornal e foi publicada. Tudo correcto.

Posteriormente, é recebida no mesmo Jornal, nova "nota de imprensa" que esclarece que "Luís Ferreira, Presidente da C.P.C. do PS Barreiro, não demonstrou publicamente o apoio à candidatura de Vítor Ramalho".

Grossa confusão parece reinar nas hostes da Lista B de apoio à candidatura do Camarada Vitor Ramalho. Na ânsia de captar apoios de Militantes com visibilidade, a todo o custo, até envolve o nome do Presidente da CPC na contagem das " espingardas".

Como é possível, de um dia para o outro, terem-se enganado quanto ao apoio do Luís Ferreira ? Ontem apoiava publicamente, hoje é desmentido esse apoio.

Meus Amigos, isto são assuntos sérios de mais para se andar a brincar levianamente. É que foi envolvido " apenas" e "só" o nome do Presidente da CPC/PS/Barreiro, recentemente eleito.

Que imagem dará este tipo de procedimentos, passados no interior do PS, e que mensagem passará para os Cidadãos Barreirenses ?

E o que pensará o próprio Vitor Ramalho desta situação ? Eu, na sua posição, dispensaria claramente este tipo de apoios.

O Camarada Luís Ferreira, na sua qualidade institucional de Presidente da CPC/PS/Barreiro, também esteve presente – e muito bem – na reunião da candidatura da Camarada Amélia Antunes. Esteve na mesa. Interveio, tendo questionado a Amélia em matérias muito pertinentes.

Então, por isso, o Presidente da CPC apoia a candidatura ?

E se eu, que sou altamente suspeito, pretendesse divulgar publicamente que o Luís Ferreira apoiava a Amélia ?

NÃO TENHO NEM NINGUÉM TEM ESSE DIREITO A NÃO SER O PRÓPRIO.

Terminando este assunto, ainda não consigo entender como foi redigida a primeira " nota de imprensa". Será que foi usado abusivamente o nome do Luís Ferreira, sem a sua autorização ? Ou teria havido alguma alteração de ultima hora ? Mistério …

Iremos dedicar um Post sobre o assunto, mas aquilo que se pretende divulgar agora é este facto espantoso passado com a COC da Federação de Setúbal.

Numa determinada Secção Sectorial foi apresentada uma lista de candidatos a delegados só com elementos do sexo masculino, existindo pelo menos seis senhoras recenciadas nessa Secção.

Elaborada a respectiva impugnação da lista, foi a mesma considerada improcedente pela C.O.C..

A lista em causa é apoiante da candidatura do Camarada Vitor Ramalho.

Este Congresso Distrital vai ser lindo … E já começou antecipadamente …

Pobre PS do Barreiro e … também de Setúbal …


Zé do Barreiro.

7 Comments:

  • At 20 abril, 2006 20:55, Anonymous Anónimo said…

    Relances de longe o blog mais lido no Barreiro e dos mais lidos no Distrito . Já tem 23140 visitas .

    Clica : www.relances.blogspot.com

    E como diz o Anaia : "Agredir e ofender é o caminho normalmente escolhido pelos medíocres "

     
  • At 21 abril, 2006 01:02, Anonymous Anónimo said…

    Não Há Jantares à Borla


    O Barreiro é uma terra engraçada. De todos os lados vêm exemplos de falta de senso político, de populismo desenfreado e da demagogia utilizada como instrumento político à laia de maquiavelismo saloio. Vale tudo para conquistar objectivos e assegurá-los.

    Infelizmente para todos nós, esta tendência não é capital exclusivo de um partido ou de uma pessoa, não. É uma tendência que atravessa todos os quadrantes políticos e que em Portugal já ameaça destruir o que resta de credibilidade à partidocracia actual.


    De um lado contam-me que o Presidente da Câmara, que dá pelo nome artístico de Carlos Humberto (para dar um ar mais camarada), num discurso inflamado aos trabalhadores da DHU afirmou que da Câmara apenas recebe o ordenado que já recebia antes de ser eleito, o que significa que recebe apenas um pouco mais que alguns dos funcionários mais mal pagos da autarquia. Temos muita pena dele. Penso que o Partido fica com o resto do ordenado. Parece uma atitude nobre, mas não é, torna-se na mais pura demagogia quando o mesmo senhor apregoa por toda a parte que a Câmara vive dificuldades financeiras e aparentemente mais alguns Vereadores e Assessores se dispõem ao mesmo. Isto é gozar com o contribuinte, se o Sr. Presidente quer tomar uma atitude nobre, em lugar de se sujeitar a ser um funcionário partidário, devolva ao erário público a parte do ordenado que não lhe faz falta, para que não lhe fique mal pagar um monte de ordenados do qual apenas parte se destina a pagar a quem trabalha e depois andar a queixar-se de falta de dinheiro na Tesouraria. O financiamento partidário não deve ser causa de dificuldades financeiras para a Câmara, pois o Estado já financia sobejamente os partidos para que tais mecanismos se tornem desnecessários.


    De outro lado, chega-nos a mensagem do Vereador Vitorino de que, durante quatro anos o Gabinete de Regeneração Urbana não terá produzido nada, simplesmente porque nenhuma das candidaturas que estavam em preparação por este gabinete terá sido entregue. Custa a justificar, é certo, agora, o que também é certo é que o tempo das lamúrias já passou e que o Sr. Vereador devia era estar a pensar em pegar no trabalho que já está feito e fazê-lo avançar na forma das candidaturas que os outros não tiveram tempo de completar. Criticar é fácil, fazer o que falta é mais difícil, por isso, escolhe-se o caminho do facilitismo, que é um caminho que não ajuda a nossa terra e não conduz a resultados práticos para além do mediatismo de quem o pratica. Pessoalmente, e penso que nisto sou acompanhado pela maior parte dos cidadãos desta terra, preferia que o Sr. Vereador tivesse posto mãos à obra e se preocupasse mais com o facto de nada ter avançado nos processos a cargo do GRU desde as eleições. A População do Barreiro agradece que se trabalhe mais e se comente menos o trabalho dos outros.


    De um terceiro lado, verifico que há no PS uma tendência representada por alguns militantes que ainda não percebeu que, ao perder as eleições de Outubro, perdeu o poder e que, desde lá para cá, foram efectuadas eleições internas no seu Partido e que uma nova gerência está em vigor. Este grupo, comportando-se como as galinhas que depois de cortada a cabeça, o corpo continua a andar, continua a proceder como se nada se tivesse passado e mantém as mesmas atitudes e projectos de poder pessoal que os caracterizaram durante os últimos anos, sem perceber como isso prejudica a imagem do partido e a capacidade de afirmação da nova geração que está agora a tentar fazer a política de forma diferente. Oferecer jantares à borla para comprar votos aos incautos não é, nem deve ser maneira de actuar num partido que se quer livre, democrático e pluralista, e também já não pega. Quer-nos parecer que os militantes do Partido Socialista, à semelhança do resto dos cidadãos estão fartos de determinadas formas de actuação política e vão voltar a penalizar quem utiliza a política para servir fins pessoais ao invés do bem geral da comunidade.


    Enfim, todos diferentes, todos iguais. Concluo, afirmando que não há jantares à borla e que a maior parte dos que não se pagam em dinheiro acabam por ter um preço demasiado elevado.


    P.S.- Sei que este é um artigo duro, na linha do mais duro que eu já escrevi na minha vida, mas há coisas que se impõe escrever de uma certa maneira, para não perder o efeito. E o efeito desejável é que este artigo de opinião que eu subscrevo na totalidade represente uma chamada de atenção para o tipo de coisas que não podem continuar a acontecer na política Barreirense. É um grito de desespero pelo ponto a que as coisas chegaram, o que obriga a esquecer o rendilhado do meio campo tão típico das lides futebolísticas nacionais e que é, infelizmente, tão utilizado na escrita. Por favor, sejam sérios.

     
  • At 21 abril, 2006 18:29, Anonymous Anónimo said…

    Carissimo Camarada Estadão,

    Gostei imenso do seu post e das análises que foram por si efectuadas.
    Parece-me no entanto altamente despropositada a análse respeitante ao "terceiro lado"...

    E passo a explicar:

    1º ponto - Aqui ninguem perdeu as eleições, como sabe até foram precisas duas listas para "derrotar" a lista concorrente...
    Lembro-lhe que os resultados por lista ou tendência foram 19, 14 e 12...

    2º ponto - O que realmente prejudica a imagem do nosso partido é continuar a fazer este tipo de análises em espaços menos próprios, isto contra o apelo expresso do nosso novo Presidente da CPC, que referiu que este tipo de comentário deveria ser efectuado "entre-portas".
    Ouviu tão bem como eu, pois apesar de não ter sido eleito esteve na referida tomada de posse,certo?

    3º ponto - Oferecer um jantar, não quer dizer necessariamente comprar votos, meu caro camarada.
    O evento que tanto o incomodou foi apenas um salutar convívio entre os galinhas sem cabeça, para usar as suas palavras, que reuniu cerca de uma centena de militantes...

    Já agora a propósito de comprar votos...ainda bem que muita gente já tem as cotas pagas, não é?
    Imagine se assim não fosse...o seu cartão de crédito não teria descanso...
    Para bom entendedor...

    Saudações Socialistas

     
  • At 22 abril, 2006 02:08, Anonymous Anónimo said…

    Realmente alguns comentários são muito engraçados!!!
    O camarada Estadão e o Camarada Tó-Zé decerto devem estar a pensar: "ainda bem que não há eleições semestrais, senão o orçamento não aguenta!!!" e por isso "não precisaram" das quotas de solidariedade!!!
    O PS é um partido de massas, mas no Barreiro penso que são o partido das massas!!!
    Desmintam isto, tenham essa coragem.

    Saudações socilistas

    AR

     
  • At 22 abril, 2006 02:58, Blogger Pedro Estadão said…

    Caros amigos,

    Compreendo que à falta de assunto tenham querido utilizar um artigo meu publicado no Diário do Barreiro para promover alguma discussão neste blog, que já estava a ficar chato e, de certa forma ofensivo.

    Agora, o que não permito é que venham insinuar que eu publiquei aqui o meu artigo, porque este é um espaço menor que não merece tanta importância.

    O Post acima identificado com o meu nome é um artigo de minha autoria mas não fui eu que o coloquei aqui, conforme os meus amigos saberão, a cópia integral de textos sem autorização do autor, em Portugal, é proíbida, para além de, em si ser um acto extremamente deselegante. Se me tivessem pedido permissão para aqui colocar o meu texto, eu certamente a teria dado.

    O anónimo que escreve acima fica então informado que o texto que aqui aparece com o meu nome não foi aqui colocado por mim.

    Agora, para esclarecer de uma vez por todas o assunto que já me anda a enjoar das quotas que eu terei ou não pago, passo a afirmar que:

    1- Não usei qualquer espécie de cartão para pagar quotas nenhumas, limitei-me a pedir a um amigo que utilizasse o seu cartão para pagar as quotas da minha família, uma vez que eu não utilizo cartão de multibanco.

    2- Efectivamente, fui eu que lhe dei o dinheiro para pagar as quotas, mas, como já referi, são as quotas da minha família e a maior parte do dinheiro nem sequer saiu do meu bolso.

    3- O facto de ter sido eu a organizar o pagamento das quotas apenas significa que a minha família reconheceu que eu seria a pessoa indicada para organizar essa acção, uma vez que sou eu o elemento mais activo dentro do partido.

    Portanto: Bardamerda com o assunto do cartão dourado.

    Posso agora afirmar com segurança, porque é óbvio, que não foi por agora terem havido 3 listas para a Distrital que o Amílcar ganhou, aliás, se tivessem havido 3 para a concelhia também não ganhava porque a geometria partidária teria sempre permitido à lista do Camarada Pintassilgo obter um êxito retumbante no Barreiro e à lista do Camarada Luís Ferreira esmagar o Amílcar no Lavradio: É só saber fazer as contas.

    O que nós fizémos, em termos simplistas foi somente unir os dois maiores blocos de cada secção para travar a arremetida da lista do Camarada Amilcar Romano.

    Portanto: Bardamerda com o assunto da fusão das listas, era uma união natural porque o projecto era o mesmo.

    Quanto à opinião deste anónimo de que o tipo de análises que eu faço é prejudicial ao partido digo-lhe:

    1- Avisei a CPC de que estive calado durante 4 anos para ver o que é que isto ia dar, disse que nunca mais iria alinhar em silêncios podres.

    2- Acredito que é salutar que o público esteja a par do que se está a passar dentro do PS porque permite que as pessoas percebam que nós estamos efectivamente a combater um determinado tipo de atitudes e de formas de fazer política que, sinceramente, não interessam ao Barreiro.

    3- Antes de me deitar no Sábado à noite ainda havia liberdade de expressão em Portugal, e, portanto, utilizei-a.

    4- Aliás, a mesma liberdade de expressão de que alguns visitantes deste blog se servem para me insultar gratuitamente à falta de argumentos ou melhores ideias.

    Portanto: Bardamerda com os posts anónimos porque esses é que efectivamente prejudicam a imagem do PS e só me sugerem que possam ser produzidos por submarinos do Partido Comunista ou por militantes que se estão realmente a cagar para o partido e para o respeito para com as outras pessoas.

    A terminar aproveito para agradecer a todos os militantes do Partido Socialista do Barreiro que votaram Lista B e votaram Vítor Ramalho, agradeço também aos que nos manifestaram todo o seu apoio, apesar de não terem podido votar por motivos de dupla inscrição, problemas de saúde, ou motivos familiares ou de férias merecidas nesta época festiva.

    Aos amigos Amilcar e Alexandre também agradeço por terem participado nestas eleições, deram luta e o vosso esforço foi admirável, apesar de as circunstâncias estarem contra vós.

    Reinaldo, deixa essa treta de publicares o blog anónimamente e assume-te. As tuas análises até são interessantes e só as desvalorizas quando as publicas sob pseudónimo.

    Um abraço socialista do,

    Pedro Estadão

     
  • At 22 abril, 2006 10:29, Blogger Zé do Barreiro said…

    “ Onésimo da Silveira”,

    Tenho andado numa “roda viva” quanto às eleições de Delegados para o nosso Congresso Distrital, daí não ter dado a importância e a atenção que os meus caríssimos Camaradas merecem no que respeita a dar a minha opinião sobre os seus interessantes e civilizados comentários.

    Hoje, Sábado, irá ser outro dia “ dos diabos”, mesmo assim pretendo, desde já, dar a minha opinião sobre o comentário do “ Onésimo da Silveira” – tanto mais que sou questionado e muito bem, directamente, no seu comentário - deixando o meu ilustre Camarada Pedro Estadão para outra oportunidade, muito breve, promessa de Zé.

    Bom, “ Onésimo da Silveira”, três respostas telegráficas:

    1. Quando refiro que o Amílcar obteve um resultado que ninguém, nem os mais cépticos esperava, pretendia referir-me ao que certo estratega desactualizado e sem visão política me disse várias vezes - como se o Zé fosse completamente parvo e acreditasse em histórias de soldadinhos de chumbo - que o Amílcar iria ser cilindrado, iria levar uma abada como nunca visto e outras frases que tais. Só isso.

    A verdade verdadinha é que esse estratega ainda não acertou uma , UMA SÓ QUE SEJA e durante alguns anos já emitiu várias previsões …

    Vamos ver, agora no Secretariado da CPC, se continua a fazer as suas “complicadas” dissertações políticas furadas , AH,AH.AH.

    2. Em relação às cotas rasgadas – tenho muitos defeitos, quem os não tem ? mas entendo que, para se manter um Blog activo, com credibilidade, como penso ser este o caso, devo vasculhar, informar-me, documentar-me ao máximo e só depois publicar - sem mais rodeios, faço-lhe esta pergunta que se impõe neste momento fazer-lhe, solicitando-lhe que me responda com a mesma frontalidade com que redige os seus comentários: Concorda que a pessoa que realizou tal procedimento – rasgou cotas, não interessando para o caso que tenham sido antigas - faça parte duma CPC de um Partido com o prestígio e com a credibilidade como o Partido Socialista ?

    Camarada “ Onésimo da Silveira”, não brinquemos com assuntos demasiados sérios.

    3. Não existiram mais irregularidades/ilegalidades para além das cotas de solidariedade ? Caríssimo Camarada “ Onésimo da Silveira”, então gastarem-se mais de 3.000 Euros com o pagamento de cotas a Militantes e indicar - lhes em que lista votar não é grossa irregularidade/ilegalidade ?

    É o próprio Militante quem deve pagar a sua cota – aliás o actual sistema de pagamento das cotas foi criado para que fosse assim – e não 2 ou 3 “ricaços”/caciques que, por atacado, pagaram as cotas a dezenas de Militantes, tudo comprovado pelos respectivos talões de confirmação do Multibanco e de cheques que foram juntos ao processo eleitoral.

    Não brinquemos com assuntos demasiados sérios.

    E … já agora, por favor, não meta o nosso Glorioso nestas futilidades do PS/Barreiro …

    Ah, para que conste, sou Delegado ELEITO ao Congresso da Federação. A gente é capaz de se encontrar lá, e vai ser um Congresso como eu gosto – muito “quentinho” - não é verdade Camarada ?

    Abraços,

    Zé.

     
  • At 25 abril, 2006 02:22, Anonymous Anónimo said…

    Alteração de última hora? Mistério? Só o da Lista A do Lavradio, que num dia tinha um cabeça de lista e noutro, outra lista completamente difernete.

    E tudo ilegal, pois nós sabemos que uma lista, depois de entregue, não pode ser substituida.

    Oh yé. Continuem assim que vão bem...

     

Enviar um comentário

<< Home

 

Estadisticas Gratis free hit counter
free hit counter

Get Your Sign

free counter