A Paragem do 18 no Cabeço Verde

Este Blog é muito abrangente e heterogéneo...Destina-se aos políticos,aos cidadãos normais,aos sócios do Benfica,aos apreciadores de jaquinzinhos fritos,aos funcionários públicos,aos adeptos do Sporting,aos que pagam impostos e aos que nem sabem o que isso é,aos ouvintes da Rádio Renascença,aos descontentes com a administração do condomínio,aos internautas que acham que Linux é a Liga Internacionalista para a União dos Xiitas,aos que gastam o tempo de trabalho a ler estas coisas,aos médicos ...

sexta-feira, setembro 22, 2006

O “CONFRONTO” SALUTAR ENTRE DOIS ANTÓNIOS: O CABÓS E O REGUENGOS - Prós & Contras – Parte I

No dia de ontem, este Blog foi literalmente “assaltado”, no bom sentido da palavra, por várias pessoas que desejaram e pretenderam fazer o favor de publicarem, aqui, os seus comentários. Uns “Anónimos” e outros não.

No “naipe” daqueles que quiseram claramente dar a cara, escrevendo sem qualquer tipo de problema os seus nomes verdadeiros, encontraram-se os meus ilustres Camaradas e Amigos, António Reguengos e o António Fernando Cabós Gonçalves.

Escreveram nos seus comentários assuntos e factos manifestamente pertinentes e importantíssimos sobre a vida do nosso PS/Barreiro e, maravilha das maravilhas, resolveram manter um diálogo, quiçá com alguma pimenta, aguerrido, entre os dois.

Bem hajam, Camaradas Cabós e Tó-Zé. É PRECISAMENTE ESSA A INTENÇÃO DO VOSSO AMIGO ZÉ DO BARREIRO AO TER CRIADO ESTE BLOG !!! Já que nas nossas Secções, niqueles …

Mais, a vossa compostura, civismo e respeito entre os dois, no vosso diálogo, pedem meças aos maiores defensores da Democracia e aos paladinos da Liberdade que proliferam no Barreiro. Esta é que é a grande verdade.

Todavia entendo, caríssimos Amigos e Camaradas, que no vosso confronto de ideias, existem prós e contras em cada um, sendo certo que eu compreendo as vossas posições e direi mais, AMBOS TEM RAZÃO.

São esses Prós e Contras que pretendo agora desenvolver.

Começando pelo António Reguengos – TóZé - que conheço ao nível pessoal e particular há pelo menos 12 anos ( fui ao casamento dele com a Dita - diminutivo carinhoso de Judite … ) sendo a sua sogra a nossa Camarada e minha Amiga pessoal, Judite do Carmo Lúcio, uma daquelas Camaradas a sério, que existiam há 25 anos no PS/Barreiro e que, embora tivessem a sua vida privada, iam todas as noites à Secção do Barreiro levar rissóis e pastelinhos de bacalhau feitos por elas, para se conseguir dinheiro para o Partido. Bons tempos. Que o Cabos se deve lembrar, também.

Bom, retomemos o nosso assunto, apraz -me saber que sendo o Tó –Zé um Militante recente no Partido, tenha sido eleito autarca na Freguesia do Lavradio e que tenha começado a assistir às Assembleias de Freguesia do Lavradio e a algumas Assembleias Municipais, sendo que numa delas ficou estupefacto quando ouviu o camarada Cabós Gonçalves afirmar que não iria votar PS. Esta é um Pró para o Tó-Zé, que na altura teria acabado de entrar no PS e ouvir tal afirmação de um dos “pesos pesados” do PS/Barreiro, deveria tê-lo deixado mal impressionado.

Mas Tó-Zé, saberás verdadeiramente as razões e motivos que levaram o Cabós a utilizar tal procedimento e a tomar tal decisão ? Porquê tanta desilusão da sua parte para com o Executivo PS na Câmara ?

Sei que ele gastou imenso tempo a trabalhar de borla, em várias actividades na Câmara e também pelo que sei, o Presidente e alguns vereadores Socialistas, recusaram aceitar e considerar algumas propostas e sugestões dele, com o argumento que não precisavam e que já sabiam tudo … Depois foi o que todos, infelizmente, bem sabemos.

Se existe aqui alguma incorrecção da minha parte, o próprio Cabós poderá esclarecer melhor. No entanto considero aqui um Pró para o Cabós.

Agora, ter tornado pública essa sua decisão ainda por cima na A.M., em que toda a Comunicação Social do Barreiro logo no dia seguinte deu notícia, bom, aqui terá de haver um Contra para o Cabós Gonçalves.

Quando o Tó-Zé , passado mais de um ano, pergunta: critica-se acerrimamente um texto de um outro camarada, quando publicamente se fazem declarações destas?! (É "espantástico!!!).

Não sei a que te referes. Podes especificar concretamente ?

Com um convincente e inequívoco Pró, transcrevo integralmente este parágrafo do Tó-Zé: «“Participei em praticamente todas as acções de campanha nas autárquicas, onde notei, logo aí, um total "divórcio" entre os militantes e o Partido e assisti a situações que nunca pensei que fossem possíveis numa operação desta envergadura. Desde logo, uma descoordenação total e uma falta de organização sem limites. Além disso, uma ausência quase total de um grande número de militantes, que nesta altura têm cargos importantes no PS - Barreiro.”»

Obviamente que, por essas razões, os resultados das Eleições Autárquicas não poderiam, nunca, serem diferentes daqueles que foram obtidos pelo PS/Barreiro …

«”Depois na última reunião da CPC, os autarcas eleitos foram convidados e eu, como penso que deverá ser, lá estive. Não fazendo parte da dita CPC, não pude intervir, ouvindo alguns camaradas a dizerem autênticas "enormidades" ( para não dizer pior). Tive a manifesta sensação que há o grupo dos uns e o grupo dos outros, mas o mais estranho é que não vejo ninguém dizer que estamos ali todos para o mesmo!!! Lamentável a todos os níveis.”»

Amigo Tó-Zé, não fiques muito admirado, com o tempo irás aprender como funciona o PS/Barreiro …

Chega a ser Maquiavélico, Sado - Masoquista e fratricida. E olha, a “P___” já não está entre nós … Mais um pró para Tó-Zé.



Continuo a transcrever parágrafos de um dos comentário do Tó-Zé, este, então merecia 2 ou 3 Prós, mas como é do regulamento leva apenas um:

«”E agora digo, o PS do Barreiro não pode ser liderado por meia dúzia de "barões" de costas voltadas para os militantes, que só interessam que participem nas eleições internas (muitos com quotas pagas na altura por alguns desses barões na "hora").
Há que ouvir os militantes, há que reunir, há que debater, há que fazer com que as pessoas tenham interesse... “»

É por isso que o teu Amigo e Camarada Zé do Barreiro defende a realização, urgentemente, de uma reunião de Militantes e de um almoço com as pessoas que pensam como tu e eu. E já sugeri que não passasse da primeira semana de Outubro.

Agora, todos perceberão que não posso organizar tal jornada sozinho ou com as 16 pessoas que já demonstraram interesse … A questão é que, depois, toda a gente se continua a queixar.


É pá, só agora reparei que este Post já vai com quase três páginas A4, o que com toda a razão, se poderá tornar fastidioso.

Hoje ficará por aqui. Lá para Domingo será publicada a Segunda Parte onde me parece que o António Cabós Gonçalves irá contabilizar alguns Prós.

Dará mesmo para recuperar e ultrapassar o Tó-Zé ? Logo se verá. Mas isso não é o mais importante, concordam ?

Saudações Socialistas,

Zé.

17 Comments:

  • At 22 setembro, 2006 21:00, Anonymous Anónimo said…

    Primeiro não gostaria que isto fosse um confronto Cabós-Reguengos, com direito a placar electrónico!!!

    Em segundo lugar, penso que é muito salutar este "confronto" (no bom sentido) de idéias...

    Em terceiro lugar, isto sim, é política...

    Pena é, que não seja possível que estes debates não sejam possíveis num espaço presencial, não entre dois, mas entre muitos militantes.

    Um abraço aos camaradas Zé e Cabós Gonçalves e a todos

    Saudações socialistas

     
  • At 22 setembro, 2006 21:22, Blogger Zé do Barreiro said…

    Tó-Zé, boa noite.

    É precisamente o objectivo deste Blog, na falta de espaços presenciais, promover na medida do possível o debate a quem pretende verdadeira e civilizadamente debater.

    Abraço retribuído.

     
  • At 23 setembro, 2006 00:38, Anonymous Anónimo said…

    UM CAMINHO… (ALGUNS FACTOS SOBRE A NOSSA HISTORIA RECENTE I )

    Após desperdiçar uma oportunidade única de valorizar o Barreiro é essencial encontrar um novo caminho que ponha o PS BARREIRO de novo como uma alternativa credível aos olhos dos Barreirenses.
    O nosso PS cá da terra foi crescendo graças ao trabalho desenvolvido por militantes anónimos de base que sempre deram o seu contributo e acreditaram em projectos sem nunca pedir nada em troca. É obvio que isso sempre irritou os nossos barões de trazer por casa que viam o PS BARREIRO como um feudo perdendo-se em discussões muito intelectuais.
    vulgarmente apelidados de monos que para quem não sabe aqui fica o significado uma explicação dada pelo dicionário de Português – mirandês

    “mono s.m. 1. Boneco. SIN. caramono. 2. Coelho, na linguagem infantil. 3. Pessoa tímida, reservada. 4. Coisa que não serve para nada.
    Mono adj. Calado.
    Mono interj. Voz usada para chamar os coelhos. “.

    CONTINUA…

     
  • At 23 setembro, 2006 20:56, Blogger Zé do Barreiro said…

    Meus Amigos,

    Apenas, por agora, duas notas telegráficas:

    1. Sugiro, que durante os próximos 3 ou 4 dias, para além de consultarem e comentarem neste Post, o mais recente, vão deitando, também um olho no Post anterior – penso que justificará …

    2. Amigo e Camarada António Reguengos, como se sabe estamos a preparar a 2ª Parte do “O “CONFRONTO” SALUTAR ENTRE DOIS ANTÓNIOS: O CABÓS E O REGUENGOS - Prós & Contras “, agradecíamos que, se entenderes conveniente e essencial, pudesses esclarecer a tua afirmação “critica-se acerrimamente um texto de um outro camarada, quando publicamente se fazem declarações destas?! (É "espantástico!!!).”

    Para nós seria importante porque, por erro exclusivamente nosso, não conseguimos “desarquivar” o texto a que te referes.

    Obrigado,

    Zé.

    Ps: Oh “TROVAS” não nos esquecemos de si. Os últimos serão os primeiros, né verdade ?

     
  • At 24 setembro, 2006 00:41, Anonymous Anónimo said…

    UM CAMINHO… (ALGUNS FACTOS SOBRE A NOSSA HISTORIA RECENTE I I)
    OU
    SE PREFERIREM

    A
    “MONARIA”

    Agora que já todos sabem o que é um mono ou um conjunto de monos vamos analisar o seu comportamento através do tempo, quando o Aires começou a chamar a si responsabilidades politicas no Barreiro e começou a virar o PS para os cidadãos com muito trabalho junto de escolas, colectividades, mercados e dando a cara sempre com um sorriso e uma rosa para quem passava os “MONOS” começaram por não perceber, sempre se conheceram uns aos outros e julgavam que isso era o mundo, não sabiam que para um dia poderem aspirar a ser poder no BARREIRO tinham de trabalhar no duro, tinham de cativar e mostrar ideias e muito trabalho fora da sua caverna.
    Com o aparecimento político do Aires eles viram ai de imediato uma grande ameaça a estabilidade do PS quiçá da Democracia e com a criação da “JAMBA” começaram ao coberto da noite a lançar todos e mais alguns boatos sem no entanto nunca dar a cara. “Os fins não justificavam os meios” diziam
    Quando viam o PS a crescer em representatividade no concelho e no distrito
    Alguém lhe tinha tirado a sua almofada e mesmo quando o Aires se candidatou a Presidente da Distrital não deixaram de recusar a união e apoiaram outro candidato só pelo simples facto que era o Aires.

    Quando da vitória do Camarada António Guterres e ao assistirem ao estrondoso resultado do distrito de Setúbal para o partido nenhum soube reconhecer o mérito, preferiram o “foi porque tinha de ser”,” a conjuntura”, “a personalidade dos barões do partido” etc, etc.
    Disseram tudo isto sem nunca ter afixado um cartaz
    Disseram tudo isto sem nunca ter dado uma rosa num mercado
    Disseram tudo porque era o Aires o líder o mesmo que não lhes ligava nem deixava por o pé em ramo verde talvez por um problema de falsas virtudes dos mesmos pois está claro.
    Os mesmos que após a vitória assim que apareceu o primeiro revês (a escolha do Governador Civil De Setúbal) não hesitaram em atacar com frases do tipo:
    - Quem é que ele pensava que era para impor!
    Ou
    -Prestou um serviço ao partido, é deputado o partido pagou lhe e agora já não conta…


    Não sei quantos em algum momento de cabeça mais quente desejaram a sua morte mas sei que muitos sorriram por dentro quando ele partiu…


    Continua…

     
  • At 24 setembro, 2006 11:31, Blogger Zé do Barreiro said…

    É pá, oh “TROVAS” gostava mesmo de saber quem tu és e sabes porquê ? Porque poderíamos os dois escrever o que chamas “ALGUNS FACTOS SOBRE A NOSSA HISTORIA RECENTE “ e quem sabe, apresentá - los em fascículos – Posts – aqui no Blog.

    No entanto posso confirmar, com perfeitíssimo conhecimento de causa, que tudo o que escreves-te até ao momento, sobre este assunto, é completamente verdadeiro.

    Mais, enquanto o Aires fazia o seu trabalho no Lavradio – combatia os monos – cá o amigo Zé e o RPA, totalmente sintonizados com ele, fazíamos o mesmo trabalho na Secção do Barreiro. E com esta estratégia, o Aires ganhou três Concelhias, duas das quais ao Sardinha, então a cara representativa dos monos. Na primeira Concelhia ganha pelo Aires o Presidente foi o Pinela do Lavradio.

    Informação adicional, que muita gente não sabe: Foi o RPA que “inventou” a palavra “monos” para designar aqueles que se opunham – melhor dizendo, odiavam - o Aires.

    E quem é o RPA ? perguntarás. Bom, isso terás de descobrir sozinho.

    E se conseguires “descobri-lo” fala com ele, aproveita e vai meter o Totoloto e no meio de duas cruzes ele te contará muitas das coisas que sabe …

    Saudações,

    Zé.

     
  • At 24 setembro, 2006 14:56, Anonymous Anónimo said…

    Caros camaradas;
    Acho, digo acho, que a matéria que estão a colocar aqui no blog, é da maior oportunidade.
    E digo acho, porquê?
    Simplesmente, porque na altura que deveria ter começado a vir a público, alguém se esqueceu, ou premeditou esse esquecimento, para que a "monagem" pudesse recuperar e voltar a ter peso, conta e medida, para que as intenções desse, disse DESSE, e vocês sabem muito bem a quem me refiro, pudesse a reinserir-se novamente, e ter o protagonismo que sempre pretendeu ter, mas....., que e como dizem muito bem, o AIRES nunca lhe permitiu, porque a perversidade dele é de tal forma, que as atitudes maquiavélicas mais perfeitas que o sejam, não passarão de meros exercícios de aprendizes.
    Fico-me agora por aqui.
    Voltarei mais tarde, à matéria, talvez, quem sabe.

    "Cordiais saudações socialistas"
    Luís Santos

     
  • At 24 setembro, 2006 20:12, Anonymous Anónimo said…

    Zé é obvio que sei que é o homem do burro, alias tenho uma grande simpatia pelo próprio e é com carinho que o cumprimento quando por acaso nos avistamos.

    Devo-te dizer também que essa era uma das histórias que o Aires contava a volta da lareira se bem te lembras da mesma forma que costumava dizer:

    “PIOR QUE UM MONO SÓ FILHO DE MONO”

    Antes de continuar com a história deixo-te um desafio a ti e aos blogistas e camaradas em geral. Que se publique ao longo deste reavivar de memórias os nomes dos monos velhos e novos que se publique os nomes para que fique assente para memória futura
    Quem são. O que achas?
    Que tal fazer uma lista de monos?

    Até breve…

     
  • At 25 setembro, 2006 12:01, Anonymous Anónimo said…

    Farto-me de rir quando vejo voces todos a discutir uma coisa que não existe. O PS NÃO EXISTE ESTÁ DESACTIVADO. MAS É PENA PORQUE ALGUNS DE VOCES FAZEM FALTA AO PAÍS.

     
  • At 25 setembro, 2006 13:10, Blogger Zé do Barreiro said…

    “Luís Santos”:

    Responde, sff, apenas sim ou não ou dá-me qualquer pista, espedita, que eu possa perceber se o “DESSE” é o EANC ou o AJFG ou nenhum dos dois ?

    “ TROVAS AO VENTO QUE PASSA”,

    Como bem sugeres, é fundamental saber a opinião de outras pessoas “bloguistas” sobre o desafio – tão importante como pertinente - que propões.

    Mas, para já, aqui fica a minha opinião sobre o assunto:

    1. É evidente que sendo tu quem está a escrever “ALGUNS FACTOS SOBRE A NOSSA HISTORIA RECENTE “ podes apresentar tudo aquilo que entenderes, salvaguardando, obviamente, a dignidade e a integridade pessoal e moral das pessoas que serão referidas.

    2. Ou seja, a responsabilidade será, sempre, exclusivamente tua.

    3. Podes, também, colocar apenas as iniciais dos nomes, por exemplo, só a primeira, as duas primeiras , as três primeiras ou também poderás colocar as iniciais por ordem inversa ou utilizares outro critério qualquer. Penso que a maior parte dos Militantes – que é a população a quem essa informação se destina e mais interessa – conhecerá os nomes. E se alguns Militantes do PS/Barreiro não os conhecer, como sabes, a informação será passada verbalmente entre nós.

    4. Também poderás apresentar uma alcunha, um “nyke” ou uma frase que identifique indirectamente cada “Mono”.

    Bom, dei-te uma série de sugestões para analisares e decidires, no entanto era importante conheceres mais opiniões.


    Saudações,

    Zé.


    Ps: “TROVAS”, fiquei um pouco baralhado – talvez seja essa mesmo a tua intenção – quando dás a entender que o “homem do burro” é o RPA. Sabes mesmo quem é o RPA ? Deixa qualquer pista para eu perceber se sabes realmente quem é o RPA. É que podemos estar a conotá-lo erradamente e isso não pode acontecer neste Blog.

     
  • At 25 setembro, 2006 14:03, Blogger Zé do Barreiro said…

    Meus Amigos,

    Mais duas notas telegráficas:

    1. Devido ao "assalto" de comentário neste Post, o próximo Post - já redigido - será publicado em altura mais conveniente ( e não é que os assuntos estão perfeitamente interligados ? ) para não quebrar esta importante E HISTÓRICA cadeia de indignação legitimíssima ( a palavra existe ? ) dos Militantes do PS/Barreiro.

    2. Para um comentário que nos chegou e ainda não publicado, duas questões:

    # Os nomes referidos são para referir "monos" ou alguns dos responsáveis pela situação actual do PS/Barreiro ?

    Refira isso no comentário, pf.

    # Uma sugestão: Não quererá, para já, apresentar apenas as iniciais dos nomes dessas pessoas ?

    Agradece-se a compreensão,

    Zé.

     
  • At 25 setembro, 2006 19:13, Anonymous Anónimo said…

    Claro que é o AJFG.
    Como foste dizendo ao longo do tempo na avaliação que ias fazendo da evolução política interna no PS Barreiro, o estratega fora de prazo como lhe chamaste, viu a estratégia cair-lhe em cima, e ficar atolado até ao pescoço.
    Agora como alguém disse um dia, tarde piaste. Quando acordou já o sol se punha, e quando a luz desaparece, a visibilidade torna-se distorcida, as ideias baralham-se, e os ideais desaparecem.
    O que fica no fim disto tudo?
    Um barco à deriva, náufragos quanto baste, e um rumo que não se vislumbra tão cedo, infelizmente para o Barreiro.
    O Outro, a que te referes esse já faz parte do mobiliário, (mono).
    Nunca representou, não representa e jamais representará o Barreiro, pois se alguma coisa representa são as suas ligações ao Ant. Costa, o subserviente quanto baste, para organizar a sua vidinha.
    Quanto à questão que colocas ao TROVAS, não tenho dúvidas que será o RPA.

    Um Abraço

    Luís Santos

     
  • At 25 setembro, 2006 22:54, Anonymous Anónimo said…

    "Não sei quantos em algum momento de cabeça mais quente desejaram a sua morte mas sei que muitos sorriram por dentro quando ele partiu..."

    Tenho a certeza que muitos dos camaradas sentiram isto pois só
    desta forma chegaria-mos ao atol em que estamos hoje só assim eles voltariam.

     
  • At 25 setembro, 2006 23:09, Anonymous Anónimo said…

    zé desculpa se te estou a estragar "A PAZ SOCIAL" do teu blog...

    Luis concordo que o assunto devia ter sido aflorado mais cedo(estes e outros)mas sabes o que mais me doi é que cada dia que passa vejo cada vez mais os camaradas tristes sem vida.Todos temos um basta o meu já foi...

    EM BREVE A HISTORIA VAI CONTINUAR
    TÃO CERTO COMO OS "PASSARINHOS" CANTAREM
    NUMA BELA "VILA ALENTEJANA"

     
  • At 25 setembro, 2006 23:23, Blogger Zé do Barreiro said…

    “Luís Santos”,

    Agradeço a tua frontalidade, coragem e acutilância política.

    Agradeço sobretudo a resposta à pergunta que te dirigi, à qual respondes-te sem qualquer ambiguidade.

    Em meia dúzia de linhas sintetizas-te correctamente duas das grandes razões/motivos que contribuíram para a paralisação e destruição do PS/Barreiro.

    Vejo, também, que conheces os nomes de certas pessoas, simplesmente com a indicação de 3 e 4 iniciais. Notável !!!

    QUEM SERÁS TU, NA REALIDADE ?

    Seja quem fores, um grande abraço solidário do

    Zé.

     
  • At 26 setembro, 2006 10:16, Blogger Zé do Barreiro said…

    Meus Amigos,

    Como temos de organizar os assuntos do Blog numa sequência lógica e coerente para que todos possam perceber, sem qualquer dúvida ou equívoco, o que se está a passar actualmente no PS/Barreiro - estamos, no meu entendimento, a viver um momento histórico, concretamente nos últimos cinco dias - e que é importantíssimo dar continuidade.

    É o chamado "Grito do Ipiranga" dos Militantes Socialistas do PS/Barreiro ...

    Como temos de orientar isto muito bem, dizia eu, solicitamos ao "TROVAS" e ao "Anónimo" que enviou o comentário ainda não publicado, que respondam o mais brevemente possível às questões colocadas ontem por nós e exclusivamente a eles dirigidas.

    De qualquer forma - respondam ou não - pelas 17:00 horas de hoje irá par o "ar", impreterivelmente, a 2ª Parte do " O “CONFRONTO” SALUTAR ENTRE DOIS ANTÓNIOS: O CABÓS E O REGUENGOS - Prós & Contras".
    Gostaríamos de não interromper a cadeia de comentários deste Post, mas, compreenderão, o Blog tem de continuar a apresentar novos Posts.

    Vamos colaborar TODOS p´ro mesmo ?

    Obrigado,

    Zé.

     
  • At 26 setembro, 2006 23:17, Anonymous Anónimo said…

    zé devido a minha manifesta falta de tempo ainda não respondi,isso e só por isso espero ter um pouco mais de tempo amanhã,trabalho muito trabalho...
    um abraço

    "trovas"

    ps: em breve falaremos atraves de uma ligação segura online prometo estou a preparar um encontro contigo ainda esta semana.

     

Enviar um comentário

<< Home

 

Estadisticas Gratis free hit counter
free hit counter

Get Your Sign

free counter