A Paragem do 18 no Cabeço Verde

Este Blog é muito abrangente e heterogéneo...Destina-se aos políticos,aos cidadãos normais,aos sócios do Benfica,aos apreciadores de jaquinzinhos fritos,aos funcionários públicos,aos adeptos do Sporting,aos que pagam impostos e aos que nem sabem o que isso é,aos ouvintes da Rádio Renascença,aos descontentes com a administração do condomínio,aos internautas que acham que Linux é a Liga Internacionalista para a União dos Xiitas,aos que gastam o tempo de trabalho a ler estas coisas,aos médicos ...

sábado, outubro 04, 2008

O MERCADO 1º DE MAIO, O DA TENDA E O QUE MAIS ADIANTE SE VERÁ …






ESTAMOS A COMEMORAR O NOSSO 3º ANIVERSÁRIO !


ESTE NOSSO E VOSSO BLOG FAZ HOJE 3 ANOS !!


Meus Amigos,

Como será do conhecimento da maioria dos Barreirenses, no executivo do P.S. ( 2001 – 2005 ) estava previsto que o Mercado 1º de Maio passasse para um terreno situado perto do Forum Barreiro, o qual está, nesta altura, em fase adiantada de construção.

Contudo, um inquérito aos comerciantes do Mercado e à população – com a realização das famosas “Opções de Participação - concluiu que seria mais vantajoso manter o mercado no mesmo local.

( Ainda haveremos de explicar como se fazem determinadas reuniões com a população, suas estratégias, qual o verdadeiro objectivo e como funcionam as “Opções de Participação” … )

A Câmara cedeu o terreno que tinha na zona do Forum à empresa Multi Development Portugal, responsável pelo novo espaço comercial, recebendo em troca um novo Mercado de chave na mão, ou seja, já com as bancas, instalações, com as áreas técnicas e acabamentos, o estudo de renovação urbana, elaborados pelo arquitecto Joan Busquets e um plano de mobilidade para o Centro do Barreiro.

Mais uma obsessão e obstinação ridículas de destruir tudo aquilo que o executivo do Partido Socialista tinha aprovado, negociado e decidido no mandato anterior.

Portanto, aquilo que está actualmente em curso - e negociado/acordado pelo actual executivo da CDU/PCP – é a construção de um novo Mercado Municipal, com cerca de 3000 m2, localizado no mesmo local onde sempre esteve o Mercado Municipal 1º de Maio.

A obra incluirá, também, a construção de um parque de estacionamento com capacidade para 225 a 250 veículos e todo o arranjo de superfície do Largo/Praça onde estava a estátua de Alfredo da Silva.

Este novo mercado municipal, de acordo com o Presidente Carlos Humberto, “será entregue à Câmara Municipal do Barreiro como um Mercado de chave na mão, ou seja, todo construído, já com as bancas, instalações, com as áreas técnicas, acabamentos, etc”.
O arquitecto catalão é responsável pelo projecto de arquitectura do Novo Mercado Municipal, parque de estacionamento subterrâneo, arranjos exteriores da praça 1640 e do Parque Catarina Eufémia, assim como, do Estudo Prévio de Integração Urbanística, que abrange a Rua Stara Zagora, Rua Miguel Bombarda e Avenida Alfredo da Silva.

O estacionamento terá acesso pela Rua D. Câmara Pestana (através de elevador) e entre este edifício e o Parque Catarina Eufémia será criada uma praça que se estende entre a Av. Alfredo da Silva e a Rua Câmara Pestana, tornando-se na plataforma de entrada no Barreiro Antigo, uma vez que esta ficará alinhada à Rua Dr. Eusébio Leão.

Em relação ao futuro edifício do Mercado e zona envolvente, pretende-se aumentar a dimensão do edifício, conservando duas fachadas. A que está de frente para o parque será totalmente nova e terá primeiro andar.

Parece não existir qualquer dúvida quanto à importância e dimensão deste projecto, mas perguntamos, quanto é que tudo isto custará, Sr. Presidente da Câmara ? Qual é o valor real das contrapartidas que a autarquia tem direito ? Os seus concidadãos gostariam mesmo de ser esclarecidos.

Um ultimo assunto – de importância e pertinência inequívocas - para a nossa reflexão:

As obras do novo Mercado Municipal foram iniciadas por alturas de Fevereiro/Março de 2008, tendo sido divulgado pelas Entidades responsáveis do Processo – Câmara e Multi Development – que estariam concluídas num prazo de em oito a dez meses.

O que apontava para o mês de Outubro ou, na pior das hipóteses, para o mês de Dezembro de 2008, a entrada do Novo Mercado em normal funcionamento.

Soubemos muito recentemente, por afirmações do próprio executivo da Câmara, que as obras do Mercado 1º de Maio se prolongarão por mais três meses para além do prazo que estava inicialmente previsto, ou seja, somente lá para Março de 2009 ( ou mesmo Abril de 2009 ).

Apenas nessa altura é que os vendedores/concessionários ocuparão definitivamente os seus lugares no novo Mercado 1º de Maio.

Sabiam disto, caros Leitores ?

Quem se responsabilizará pelos prejuízos e transtornos, causados por toda esta situação, aos vendedores do mercado que estão temporariamente instalados na tenda, junto à Escola Alfredo da Silva ?

Será a Câmara do Barreiro, a Empresa Espaço 3030 ou a Multi Development Portugal ?

Reparem, meus caros Amigos, que os concessionários do mercado vão passar o Inverno inteirinho na tenda …

Deus nos acuda !

Zé do Barreiro.

27 Comments:

  • At 05 outubro, 2008 12:31, Blogger Zé Ferradura said…

    Viva Zé,

    Pois está claro que os cidadãos Barreirenses não sabiam, como também não sabiam que as obras do tanque de aprendizagem não cumprem com os prazos, por exemplo, e as crianças não podem então usufruir da aprendizagem!Mas já nos habituámos às desculpas do carlos Humbert para os atrasos das obras, neste caso a culpa foi da EDP, SETGÁS, INTREMARCHÉ...e as outras obras de quem é a culpa!?

    A piscina Municipal como está o projecto?Pois...Mas vamos ter um final/inicio de ano sensacional é aguardar!

    Cordiais cumprimentos
    Zé Ferradura

     
  • At 05 outubro, 2008 22:23, Blogger Zé Ferradura said…

    Zé,

    Peço desculpa por alguns erros ortográficos, os quais se devem à rapidez de digitação, a culpa é do PC, quero dizer do teclado!A malta entende...

    Abraço
    Zé Ferradura

     
  • At 06 outubro, 2008 08:15, Blogger Zé do Barreiro said…

    Zé Ferradura,

    Os nossos mais sinceros agradecimentos por ter vindo, nesta altura de "festividades" do nosso Blog, por três vezes deixar os seus comentários.

    São nestes pequeníssimos pormenores - mesmo sem importância por ai além - que se conhecem e reconhecem os amigos.

    Uma excelente semana de actividade profissional e pessoal para si,

    Zé.

     
  • At 06 outubro, 2008 23:31, Anonymous Anónimo said…

    Segundo informação prestada pelo Presidente da Câmara na Assembleia Municipal: “informar que o Relatório remete para o Tribunal competente para análise e eventual instauração de competente acção, de um despacho que vem do mandato anterior”, referindo o autarca que, nas questões relacionadas com o Forum Barreiro e do terreno das Cordoarias, que “eventualmente pudessem consubstanciar práticas ou actos irregulares, ou ilegais, foram superadas pela actuação deste executivo, com as alterações introduzidas no alvará”. Referiu o autarca que de acordo com o Relatório do IGAP, no loteamento das Cordoarias as doações a efectuar à Câmara, “não se mostrava adequadamente realizados”, dado que a entidade loteadora não cedia direitos plenos sobre qualquer parcela de terrenos do município.

    Já perceberam porque é que houve alteração no projecto?

     
  • At 07 outubro, 2008 12:20, Anonymous Anónimo said…

    Não ainda não percebemos. E não percebemos porque a coisa ainda não foi explicada de forma inteligível. Não basta vir com umas citações, quiçá descontextualizadas, de um qualquer relatório do IGAT para que se legitime tudo o que está a ser feito e muito menos que se legitime a total falta de informação, nomeadamente financeira de todas as negociações e renegociações com a Espaço 3030/Multidevlopment, Quimiparque e Futebol Clube Barreirense.

    Quem não deve não teme! Assim, enquanto cidadão, continuo à espera que o Presidente da Câmara do Barreiro, Sr. Carlos Humberto, venha a público explicar “tim-tim por tim-tim” todos os contornos desta renogociação e os números, a valores actuais, envolvidos. E deverá ainda explicar inequivocamente quais as efectivas vantagens para o Concelho para além do seu enquadramento numa estratégia que se quer clara e perceptível para os cidadãos.

    As questões de regularidade, licitude ou até legalidade, competirão às entidades competentes para as verificar e eventualmente promover a sua sujeição aos tribunais. Até lá, estamos no campo da condução de políticas sujeitas a avaliação pela população, em última análise, daqui a sensivelmente um ano, através do voto. E para que se “julgue” convenientemente, a população tem o direito de saber exactamente o que se passa. Não basta vir com frases soltas!

     
  • At 08 outubro, 2008 00:34, Anonymous Anónimo said…

    Em primeiro lugar o relatório é do IGAP e não do IGAT. Em segundo lugar, concordo que de facto caberá à população decidir daqui um ano se prefere o novo mercado no lugar em que sempre esteve ou um mercado alojado no Forum. Em terceiro lugar, penso que vai haver brevemente uma sessão pública com o arquitecto J. Busquets, é uma boa oportunidade para os críticos fazerem ouvir a sua voz e apresentarem sugestões. Finalmente, parece que o referido relatório de facto foi encaminhado para os tribunais.

     
  • At 08 outubro, 2008 10:44, Anonymous Anónimo said…

    Desculpem a confusão IGAT vs IGAP. Está corrogido.

    O que interessam as sessões com o Aquitecto J. Busquet? O que a Autarquia tem que exxplicar são números e razões! O resto é mera propaganda! Como foi a última!

    Nem vou perder tempo com isso!

     
  • At 08 outubro, 2008 21:28, Blogger Zé do Barreiro said…

    Estimados Leitores que postaram os últimos quatro comentários,

    É minha opinião que, de facto, não há qq interesse em assistir e participar nas sessões com o Aquitecto Joan Busquets.

    Simplesmente porque AS OBRAS ESTÃO EM CURSO E ATÉ EM FASE MUITO ADIANTADA DE CONCLUSÃO !!! ( mais uma maneira de tentar deitar areia para os olhos dos Barreirenses … )

    O que terá, no futuro, um interesse inquestionável, inequívoco e incalculável para os Cidadãos do Barreiro, não é saber se caberá à população decidir daqui a um ano se prefere o novo mercado no lugar em que sempre esteve ou um mercado alojado no Fórum, MAS SIM CONHECEREM TODOS OS NÚMEROS ENVOLVIDOS NAS NEGOCIAÇÕES COM A EMPRESA ESPAÇO 3030, COM A MULTI DEVELOPMENT, COM O QUIMIPARQUE E COM O BARREIRENSE.

    Este é que é o verdadeiro cerne da questão.

    Afirmo, por ultimo, que concordo, sem qq reserva, com o parecer/recomendação do Relatório do IGAP que remete para o Tribunal competente, para análise e eventual instauração de competente acção, de um despacho que vem do mandato anterior.

    Doa a quem doer.

    ( Já agora, a competente acção já foi instaurada ? Alguém sabe ? )

    Zé.

     
  • At 08 outubro, 2008 22:59, Anonymous Anónimo said…

    Mas qual acção? A das bombas da gasolina da ESSO? Quer dizer só fizeram asneiras, deixaram tudo embrulhado, veio alguém atrás para resolver e agora é só lançar suspeições!

     
  • At 09 outubro, 2008 10:37, Anonymous Anónimo said…

    Tudo isto me cheira a mais umas manobras de diversão. Paro distrair os "tolos" dos barreirenses! Mas nós queremos é saber "OS NÚMEROS ENVOLVIDOS NAS NEGOCIAÇÕES COM A EMPRESA ESPAÇO 3030, COM A MULTI DEVELOPMENT, COM O QUIMIPARQUE E COM O BARREIRENSE". Tá a ouvir Sr. Presidente da Câmara? Deixe-se lá de Busquet de realtóruios do IGAP, coisa e tal! Deixe de nos tratar como tolos.

     
  • At 11 outubro, 2008 08:37, Blogger Zé do Barreiro said…

    E então, meus caros Amigos/Leitores qual a v/ opinião dos concessionários do Mercado 1º de Maio terem de passar o Inverno inteirinho na tenda ?

    Quem se responsabilizará pelos prejuízos e transtornos, causados por toda esta situação, aos vendedores do mercado que estão temporariamente instalados na tenda, junto à Escola Alfredo da Silva ?

    Deixo-vos estas questões/provocação para se entreterem durante este fim de semana.

    Zé.

     
  • At 04 novembro, 2008 16:59, Anonymous Anónimo said…

    Amigo Zé,
    Mais uma perca para o Barreiro.
    QREN chumbou candidatura a fundos comunitários da Câmara Municipal do Barreiro


    A melhoria da Acessibilidade Urbana na Zona Antiga do Barreiro, no valor 600 mil euros, foi chumbada pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDR-LVT)QREN.

    cumps,
    R.A.

     
  • At 04 novembro, 2008 21:26, Blogger Zé do Barreiro said…

    R.A.,

    Pois ... Mas desta vez a Câmara entregou essa candidatura a tempo e horas ...

    O que terão a dizer ALGUNS dos nossos camaradas do PS ?

    ( É de relembrar que cá o Zé do Barreiro foi o unico que não se pronunciou quer favorável, quer desfavoravelmente, sobre o "caso 12/10 minutos" e olhe que se gastaram imensos rios de tinta nos mais diversos Orgãos de Comunicação Social ... Só para que conste.)

    Grande abraço,

    Zé.

     
  • At 07 novembro, 2008 19:10, Anonymous Anónimo said…

    Se a sua vontade foi a de ficar de bem com a sua consciência, fez muito bem em manter o silêncio sobre a questão das verbas do QREN.

    O PS não é o PCP e nada obriga o Zé a alinhar em todos os disparates dos seus camaradas ou a opinar sobre tudo e mais alguma coisa só porque sim.

    Até acho bem que o Zé mantenha alguma reserva sobre algumas posições do PS.

    Mas há um facto indesmentível: há um grande desleixo nos serviços motivado pelo sentimento de que "já-cá-canta-mais-uma-renovação-da-comissão-de-serviço" por parte das chefias.

    Um outro facto, quanto a mim mais revelador das contradições existentes na CDU local, é o da recusa em baixar o IRS, na parte que depende das autarquias, quando a CDU nacional não se cansa de o exigir ao Governo.

    As taxas municipais também sofreram aumentos disparatados e os serviços pioraram a sua qualidade.

    Neste momento há que ter calma e trabalhar.Deixar o "show-off" para a nomenklatura seguidista. E trabalhar mais e melhor.

    Espero sinceramente que sejam capazes de construir uma equipa séria e competente e sei que posso contar com o seu esforço nesse sentido.

    Com os melhores cumprimentos,

    Leitor Anónimo

     
  • At 28 novembro, 2008 13:09, Anonymous Anónimo said…

    Caro Zé,

    Como já deve saber, no próximo dia 5 de Dezembro a AMB vai discutir o relatório da IGAL referente ao periodo 2002/2006.

    Só hoje ficou claro para mim que o relatório não é nem da IGAP nem da IGF.

    Estou muito curioso para ver se, depois dessa reunião, ainda há quem tenha a lata de dizer que(entre outras coisas ) você anda a fazer campanha por Sintra ( meter a "foice" em Seara alheia ?)e, por outro lado, se são, finalmente, postas em "pratos limpos" algumas situações menos claras que se passaram nesse período.

     
  • At 28 novembro, 2008 14:59, Blogger Zé do Barreiro said…

    Caro último anónimo,

    Muito agradeço as suas palavras a meu respeito. São palavras perspicazes que demonstram claramente que sabe o que está a dizer e que conhece perfeitamente o “assunto”.

    Olhe, meu caro, apenas, neste momento, só me resta dizer-lhe que:

    SOU UM HOMEM SÉRIO, MUITO SÉRIO, ACREDITE … DOA A QUEM DOER ! E COMO BEM ENTENDERÁ EXISTEM ASSUNTOS E SITUAÇÕES QUE NÃO PODEREI TRATAR OU DIVULGAR AQUI NO BLOG.

    ( E em certos temas que se irão tratar e discutir nos próximos meses, até às próximas eleições autárquicas, a procissão nem sequer chegou ao adro … Percebe-me ? )

    Saudações,

    Zé.

     
  • At 31 dezembro, 2008 01:39, Anonymous Anónimo said…

    È UM GOZO VERIFICAR O NOME DESTAS PASSOAS QUE SE DIZEM SÈRISSIMAS A CORTAR NA PELE DOS OUTROS MAS COM NOMES COMO !! ZÈ FERRADURA , ZÈ BARREIRO , E ANÒNIMO MAS AFINAL DO QUE SE ESCONDEM MEUS SENHORES SE ACHAM QUE TEM RAZÃO . NÃO ENTENDO ESSA!!!!!
    PARA ALGUM ESCLARECIMENTO MENOS ATENTO O MEU NOME ESTÀ ESCRITO AO CONTRARIO PURA OPÇÃO OU SEJA
    ARTUR SILVA

     
  • At 31 dezembro, 2008 21:10, Blogger Zé do Barreiro said…

    E quem é o "ARTUR SILVA" ?

    Ora conte-nos lá mais pormenores.

     
  • At 20 janeiro, 2009 12:20, Anonymous Anónimo said…

    DATA: 2009-01-20

    ACTO: Anúncio de procedimento n.º 119/2009

    D.R. n.º 13 Série II

    EMISSOR: Município do Barreiro


    2 - OBJECTO DO CONTRATO
    Designação do contrato: Concessão de serviços públicos de exploração de instalações do Mercado Municipal 1º de Maio


    http://www.dre.pt/sug/2s/cp/gettxt.asp?s=dia&iddip=401245353

    http://dre.pt/pdfdiacp/2009/01/013/401245353.pdf

     
  • At 23 janeiro, 2009 10:26, Anonymous Anónimo said…

    DATA: 2009-01-23

    ACTO: Aviso de prorrogação de prazo n.º 38/2009

    D.R. n.º 16 Série II

    EMISSOR: Município do Barreiro


    MODELO DE ANÚNCIO DO CONCURSO PÚBLICO
    Declaração de prorrogação de prazo de anúncio

    1 - IDENTIFICAÇÃO E CONTACTOS DA ENTIDADE ADJUDICANTE
    Designação da entidade adjudicante: Município do Barreiro
    Endereço: Rua Miguel Bombarda
    Código postal: 2830 350
    Localidade: Barreiro
    Endereço Electrónico: geral@cm_barreiro.pt

    2 - OBJECTO DO CONTRATO
    Designação do contrato: Concessão de serviços públicos de exploração de instalações do Mercado Municipal 1º de Maio
    Tipo de Contrato: Concessão de Serviços Públicos

    15 - DATA DE ENVIO DO ANÚNCIO PARA PUBLICAÇÃO NO DIÁRIO DA REPÚBLICA
    2009/01/22

    17 - OUTRAS INFORMAÇÕES
    O prazo para apresentação das propostas foi prorrogado por mais 10 (dez) dias de calendário, pelo que as propostas deverão ser entregues até ás 17,00 horas do 19º (décimo nono) dia de calendário a contar da data do envio, para publicação, do Anúncio, no Diário da República.
    Considera-se, para efeitos deste prazo, os dias seguidos de calendário e não se incluindo, na contagem do prazo, o dia 15/01/2009 do envio do Anúncio para publicação.

    18 - IDENTIFICAÇÃO DO AUTOR DO ANÚNCIO
    Nome: Carlos Humberto Palácios Pinheiro de Carvalho
    Cargo: Presidente da Câmara Municipal do Barreiro

    http://dre.pt/pdfdiacp/2009/01/016/401276571.pdf

     
  • At 28 janeiro, 2009 09:50, Anonymous Anónimo said…

    • Aviso de prorrogação de prazo n.º 45/2009. D.R. n.º 19, Série II de 2009-01-28.

    Município do Barreiro

    Concessão de serviços públicos de exploração de instalações do Mercado Municipal 1º de Maio.

    No nº 17 do 1º "Aviso de prorrogação de prazo", onde está "15/01/2009", deve ler-se "19/01/2009", como dia do envio do Anúncio para publicação, conforme consta no respectivo Diário da República.
    Assim, o prazo para apresentação das propostas, terminando num sábado, passará para as 17,00 horas do dia 09/02/2009 (2ª Fª) inclusivé, realizando-se o Acto público do concurso, no dia 10/02/2009 (3ª Fª) inclusivé.


    http://dre.pt/pdfdbdiacp/2009/01/019/401298993.pdf

     
  • At 24 março, 2009 14:32, Anonymous Anónimo said…

    CONCURSO PÚBLICO
    PARA
    CONCESSÃO DE SERVIÇOS PÚBLICOS
    DE EXPLORAÇÃO DE INSTALAÇÕES
    DO MERCADO MUNICIPAL 1º DE MAIO
    PROGRAMA DE PROCEDIMENTO
    E
    CADERNO DE ENCARGOS

    (…)


    21. RENDA MENSAL.

    21.1. O valor base das rendas estipuladas é de 15,00 euros por m2.

    21.2. O não pagamento tempestivo de duas rendas sucessivas ou de quatro intercaladas atribui à CMB a faculdade de declarar a caducidade do contrato de ocupação celebrado.

    21.4. As rendas referentes à ocupação dos espaços são devidas mensalmente pelos operadores.

    21.5. O Concessionário efectuará o pagamento no primeiro dia útil de cada mês, ou nos oito dias subsequentes, considerando-se transferido para o primeiro dia útil seguinte, se o último dia for Sábado, Domingo, ou Feriado.

    21.6. A renda mensal é devida a partir do mês seguinte ao da data da celebração do contrato, sendo acrescida do I.V.A. à taxa legal.

    21.7. A renda mensal será objecto de actualizações anuais, de acordo com os coeficientes aplicáveis aos arrendamentos para fins não habitacionais.



    http://www.cm-barreiro.pt/NR/rdonlyres/46A58B8A-48B7-4C5A-815C-4AE56FFD6409/22330/CSPPROGRAMADEPROCEDIMENTOMERCADO1MAIO.pdf


    Com aquela cifra já se podem fazer algumas continhas...

     
  • At 24 março, 2009 15:17, Blogger Zé do Barreiro said…

    Pois ...

    O caro anónimo sabe ou faz alguma ideia de quantos m2 são por "pedra" e quantos serão os vendedores/comerciantes que se estabelecerão no Mercado ?

    É claro ... é só fazer as contas ... tem toda a razão.

    Cumprimentos,

    Zé.

     
  • At 25 março, 2009 10:32, Anonymous Anónimo said…

    Concorrentes:

    (Foram apresentadas 23 propostas)

    http://www.cm-barreiro.pt/NR/rdonlyres/46A58B8A-48B7-4C5A-815C-4AE56FFD6409/23441/Listadeconcorrentes.pdf

    Esclarecimento de dúvidas:

    http://www.cm-barreiro.pt/NR/rdonlyres/46A58B8A-48B7-4C5A-815C-4AE56FFD6409/22700/esclarecimentos_mercado.pdf


    Planta do Piso 1 ( onde pode verificar as áreas das lojas a concessionar e a quntidade de bancas/"pedras"):

    http://www.cm-barreiro.pt/NR/rdonlyres/46A58B8A-48B7-4C5A-815C-4AE56FFD6409/22374/PLANTADOPISO0.pdf


    Caderno de encargos:

    http://www.cm-barreiro.pt/NR/rdonlyres/46A58B8A-48B7-4C5A-815C-4AE56FFD6409/22331/CSPCADERNODEENCARGOSMERCADO1MAIO.pdf

    Outros links em:

    http://www.cm-barreiro.pt/pt/conteudos/camara+municipal/Contratos+Publicos/Aquisicao+Bens+Servicos/mercado.htm?WBCMODE=ploginfo


    Acho que as “pedras” são concessionadas à parte pois há que transferir os direitos dos que já estão no mercado do “balão” … e talvez alguns do Nicola.

     
  • At 26 março, 2009 09:55, Anonymous Anónimo said…

    Segundo ouvimos dizer, ontem ter-se-á realizado uma reunião entre os vendedores e a CMB.Consta que os vendedores exigiram que a abertura do mercado seja feita apenas quando tudo estiver realmente pronto.Terão achado preferível passar mais um Outono no "balão" em vez de suportar uma abertura "para a fotografia", antes das eleições, em condições deficientes.

     
  • At 26 março, 2009 12:46, Blogger Zé do Barreiro said…

    Caro Anónimo,

    Se for verdade o que me conta, é uma excelente decisão dos vendedores.

    Sabe, as pessoas estão a pouco e pouco a abrir os olhos.

    Estão fartas de serem enganadas.

    Era interessante, muito interessante mesmo se, no dia das eleições autárquicas deste ano, os vendedores não tenham ocupado os seus lugares no Mercado Nove e ... procederem em conformidade na sua votação.

    Seria mesmo muito interessante ...

    Cumprimentos,

    Zé.

     
  • At 06 abril, 2009 12:44, Anonymous Anónimo said…

    ACTA DA REUNIÃO ORDINÁRIA PRIVADA DA CÂMARA MUNICIPAL DO BARREIRO REALIZADA EM TRÊS DE SETEMBRO DE 2008

    ACTA Nº 21


    39. REDUÇÃO DE TAXAS DOS VENDEDORES DO MERCADO 1º DE MAIO

    Proposta:

    PROVENIÊNCIA: Vereador Amilcar Romano

    ASSUNTO: REDUÇÃO DE TAXAS DOS VENDEDORES DO MERCADO 1º DE MAIO

    A deslocalização do Mercado 1º de Maio para o espaço junto à Escola Secundária Alfredo da Silva, é resultante de uma inevitabilidade das obras de remodelação do antigo Mercado.

    Este facto, afectou de forma muito significativa o volume de vendas e por sua vez o rendimento dos vendedores colocando assim sérios problemas à sua subsistência, já que, esta é a sua fonte exclusiva de rendimentos.

    A C.M.B., desenvolveu todos os seus esforços no sentido de minorar estes impactos negativos através da criação de carreiras de autocarros gratuitos que facilitassem o acesso ás pessoas,
    nomeadamente as mais idosas e foi criando, ao longo do tempo, condições de temperatura ambiente menos agressivas para as pessoas e produtos alimentares. No entanto, estas medidas não produziram os efeitos desejados no volume de vendas pelo que, os problemas dos vendedores continuaram a arrastar-se semana após semana, mês após mês.

    Assim, propõe-se a redução das taxas aos vendedores do Mercado Provisório 1º de Maio, em 50% até à conclusão definitiva do Novo Mercado. Esta redução provisória das taxas deve ser entendida como um gesto de solidariedade por parte da C.M.B., para com os vendedores do Mercado 1º de Maio, já que, a inevitabilidade desta situação representa a resolução de um problema da Cidade.
    Mais se propõe que a presente proposta seja aprovada em minuta, nos termos do nº 3 do Artº 92 da Lei 169/99 de 18 de Setembro, alterada pela Lei nº 5-A/2002 de 11 de Janeiro.



    Discussão:

    O Senhor Vereador Amílcar Romano mencionou que a situação que se tem
    vindo a observar é cada vez pior, pelo que mesmo com a aprovação desta proposta não ficam resolvidos os problemas dos vendedores, devendo esta decisão ser vista apenas como um contributo/ gesto de solidariedade. Pediu que não fosse feito paralelismo com outras
    situações que derivam do risco normal da actividade. ----------------

    O Senhor Vereador João Soares observou que a Câmara Municipal cumpriu
    todos os compromissos para com os concessionários. Leu dois pedidos e concessionários apresentados antes da deslocalização, que videnciavam as dificuldades já então sentidas. Também aprovámos já este mandato – disse - e antes da deslocalização um pedido de pagamento em prestações. Referiu ainda que os custos da deslocalização rondam os 18000 euros. Propôs que, ao invés do documento em apreciação, a Câmara pudesse aprovar uma outra proposta
    que isentasse do pagamento das taxas os vendedores do Mercado 1º de Maio se a obra não ficar concluída em Dezembro de 2008, uma vez que o compromisso era o de que a esta obra estaria concluída até final do ano
    . ---------------------

    O Senhor Presidente disse estar de acordo no essencial com os argumentos aduzidos pelo Vereador Amílcar Romano, mas concordar mais com a proposta sugerida pelo Vereador João Soares por lhe parecer adoptar um critério mais claro. Todavia, observou que não houve compromisso com os vendedores de que o Mercado estaria concluído no final do ano, mas sim um objectivo fixado internamente para que os vendedores já pudessem estar nas novas instalações no próximo Natal.

    Sugeriu então que se fundissem as duas propostas. O Senhor Vereador Amílcar Romano discordou e referiu que se houve compromisso da obra estar concluída no final do ano e só estiver concluída em Março, nesse caso os vendedores deverão ser indemnizados, dado que o Mercado
    é uma obra para o Barreiro e os prejuízos estão directamente relacionados com a deslocalização. ----------------------------------

    O Senhor Vereador Bruno Vitorino disse que assume votar contra a proposta do Vereador Amílcar Romano, dadas as explicações apresentadas e porque a seu ver não é esta proposta que permite resolver o fundo do problema que aliás está a ser tratado e num prazo
    aceitável. ----------------------------------------------------------

    O Senhor Vereador Amílcar Romano aludiu à contradição do PSD,
    nomeadamente do Senhor Vereador Bruno Vitorino entre esta posição e a que adoptou relativamente ao Fórum. Quanto ao Fórum ainda disse que a decisão de anulação da terceira cave iria permitir a construção do Mercado na Rua Stara Zagora.

    O Senhor Vereador Joaquim Matias manifestou forte discordância.

    Continuando o Senhor Vereador Amílcar Romano discordou de se votarem as propostas em alternativa, uma vez que não foi agendado nem existe proposta formal da parte do Senhor
    Vereador João Soares. -----------------------------------------------


    Não existindo consenso a segunda proposta não foi votada. -----------

    Votação:

    A Câmara Municipal reprovou por maioria com seis votos contra do
    Senhor Presidente, Senhores Vereadores Joaquim Matias, Sofia Martins, Regina Janeiro, João Soares e Bruno Vitorino a proposta acima
    referenciada, apresentada pelo Senhor Vereador Amílcar Romano, a qual
    vai inserta no final da acta como ANEXO KK — e passou a integrar a
    deliberação nº 662/08. ----------------------------------------------




    http://www.cm-barreiro.pt/NR/rdonlyres/44892ECD-50D9-4038-A109-5760ECBA8AF7/0/ActaSite030908.pdf

     

Enviar um comentário

<< Home

 

Estadisticas Gratis free hit counter
free hit counter

Get Your Sign

free counter