OS TRANSPORTES COLECTIVOS DO BARREIRO. UM STUDY CASE ?
Meus Amigos,
Por manifesta falta de tempo – incluindo nos fins de semana - ainda não nos é possível apresentar o “grande Post” sobre os TCB.
Contudo, pela enorme consideração que nutrimos pelos nossos Leitores, não queremos desiludir os caros amigos e assim sendo, de deixar aqui registada alguma coisa escrita sobre o tema, já que o vimos prometendo há algum tempo.
Então, decidimos apresentar-vos mais um dos habituais exercícios que cá o Zé costuma, de quando em vez, sugerir para a “resolução” dos nossos Amigos.
Cá vai.
1. Apresenta-se o tarifário dos TCB para o ano de 2004 ( em vigor a partir de Setembro ):
Bilhete Agente Único (tarifa de bordo) – 1€
Bilhete Pré Comprado (bilhete duplo) – 1,30€
Passes Sociais Mensais:
TCB – 21 €
TCB Estudante – 15,55 €
TCB 3ª Idade/Reformado – 12,30 €
2. Apresenta-se o tarifário dos TCB para o ano de 2006:
Bilhete adquirido no autocarro (Tarifa de Bordo) – 1,10 €
Bilhete Pré Comprado (bilhete duplo) - 1,45 € (+ 3,57%)
Passes Sociais Mensais:
. TCB – 22,10 € (+ 2,31%)
. TCB Estudante – 16,50 € (+ 1,23%)
. TCB 3ª Idade/Reformado – 12,80 € (+ 1,19%)
3. O tarifário dos TCB para 2008, aprovado muito recentemente:
Agente Único ( motorista ) - 1,30 €
Sete Colinas ( 2 viagens ) - 1,54 €
Passes Sociais mensais:
. TCB – 23,90 €
. TCB Estudante – 17,75 €
. TCB 3ª Idade/Reformado - 13,65 €
E, agora, e quanto a nós muito bem, com novas modalidades:
. Sete Colinas ( 10 viagens ) - 7,20 €
. Bilhete de 1 dia – 2,30 €
. Bilhete Fim de Semana - 4,15 €
O que resultará, muito naturalmente, em novas fontes de receita,
4. Número de utentes por ano com bilhetes ou passe - são números da Administração dos próprios TCB ( ver site da Câmara do Barreiro ):
- Pré-comprados – 1 milhão e 400 mil
- Agente único – 855 mil
- Utentes com Passe – 17 milhões e 800 mil
Para que quiser e tiver pachorra, é só fazer as contas.
Agora, a pergunta sacramental, que habitualmente se faz após se ter apresentado o enunciado do exercício:
Como é possível que os TCB tenham um PASSIVO, como aquele que aqui apresentamos ?
Em 2004 – 4.903.252,80 €
Em 2005 – 5.186.717,92 €
Em 2007 - 4.962.255,57 €
Não há verba/financiamento/comparticipação/transferências do Estado que resistam, ainda mais contando e adicionando as elevadas verbas provenientes das receitas directas da bilhética.
Digo eu.
Mas eu sou apenas o Zé …
É caso para se questionar, com alguma legitimidade, OS TRANSPORTES COLECTIVOS DO BARREIRO SERÃO UM STUDY CASE ?
Uma excelente semana para cada um dos nossos Amigos/Leitores,
Zé do Barreiro.
60 Comments:
At 19 outubro, 2008 23:05, Clube Europeu ESJAL said…
Pois. Pois. A coisa aqui tem estado muito parada!
At 20 outubro, 2008 08:46, Anónimo said…
Podia-me informar qual foi o passivo em 2000,2001,2002 e 2003.
Que era para eu conseguir fazer um estudo.
"Penso eu de que"
At 20 outubro, 2008 10:22, José Gil said…
Olá Zé... Espero que o Fim-de-semana tenha sido à maneira. Então e o Benfica hein? Ia ficando nas couves LOL.
Bom eu já fiz umas continhas simples que te quero deixar aqui Zé:
855,000 X 1,30 (Bilhetes comprados no bus) = 1.111.500,00 €
1.400.000 X 1.54 (Pré-Comprados) = 2.156.000,00 €
17.800.000 X 4,00 (Passes Sociais) = 71.200.000,00 €
Note-se que o valor dos passes é um valor mínimo, pois pelos números não nos é possível saber que tipo de passes e os número de utentes que os utiliza. Pela Lógica sei que o maior número de passes são os combinados e os "L's", daí ter posto 4 euros, sabendo que a Câmara por estes passes recebe bem mais.
Isto dá cerca de 74.000.000,00 € de receita. O que quer dizer que os custos serão superiores a este valor...
Sabes o que é que era fixe sabermos para estas contas, os custos. Assim, fazíamos o trabalhinho todo.
Estas contas são muito superficiais, mas já estas levantam algumas lebres interessantes.
Um abraço
At 20 outubro, 2008 11:02, Anónimo said…
Caro Zé
Este post inicial que aqui optou por deixar sobre os TCB é, digamos, um bom começo sobre o tema, e por isso saúdo-o, encorajando a continuação da abordagem deste tema, sobre o qual aqui tenho falado bastante.
Aproveito para reafirmar que prossegue a condução perigosa e muitas vezes inconsciente nos 'ferraris' que fazem as carreiras 9 e 10.
Cumprimentos
At 22 outubro, 2008 10:47, José Gil said…
Ainda referente à última paragem dos TCB, tínhamos sido informados que era para as Opções Participadas... Não houve autocarros durante 2:30 porque todos os condutores iam a essa reunião.
Segundo informações que li no Rostos não foram todos!!! Então não estavam todos e não houve autocarros? Mau... Não entendo!
Oh Zé achas que podes confirmar estes dados? É que a confirmar-se isto é muito mais sério do que parece.
Um abraço
At 22 outubro, 2008 15:17, Zé do Barreiro said…
Gil,
Mais uma vez convido-te a fazeres as tuas contas. Que é algo que sabes fazer muito bem, conforme já provas dadas.
1. O presidente da Câmara referiu que esteve presente na reunião dos TCB’s, desmentindo que estavam apenas meia dúzia de motoristas, sublinhando que “estavam mais de três dúzias”.
( In Órgãos de Comunicação Social/Outubro 2008 )
2. Actualmente, a frota de transportes públicos é constituída por 74 viaturas:
- 68 veículos urbanos
- 6 veículos de turismo
( Ver site da Câmara )
Tira tu, Amigo José Gil e restantes Amigos, as inerentes conclusões …
Abraço,
Zé.
At 23 outubro, 2008 22:51, Anónimo said…
Caríssimos Camaradas,
Antes de mais cuidado com essas contas que se fazem, não basta apenas saber fontes de receitas e depois questionar, temos de saber os funcionários, temos de saber manutenção das viaturas que todos sabemos que a manutenção de uma frota com média de 15 anos não é como a manutenção de uma frota recente, temos de saber o combustivel consumido e posso adiantar para quem não sabe e fala por falar que um autocarro pode fazer médias de consumo de 40 litros, e que um autocarro em funcionamento 12 horas consume para cima dos 200 litros,....temos de fazer muitas contas como devem compreender. Sabem os autocarros que circulam por dia mais de 12 horas seguidas? sabem o numero de carreiras? Sabem que superamos empresas privadas e publicas(Carris) a nível de carreiras que não são feitas por algum motivo de momento?Mas se o nosso PS já foi poder então porque não perguntar essas contas ao Camarada xavier ou ao Camarada Cerqueira?
Cuidado com o que podem dar a entender meus amigos, ou será que os Camaradas são a favor da Privatização dos SMTCB ? Deixo no ar está simples questão aos Gestores que vejo neste fórum!!!
Cumprimentos de um Camarada farto dos espertalhoes deste Partido que falam, falam, falam, mas não dizem nada!!!
At 24 outubro, 2008 11:14, Anónimo said…
Com o que eu não posso concordar é que nos "vendam" uns TCB "muito bons", económicos e eficientes e, afinal, temos uns TCB caríssimos (porque há enormes transferências da CMB), falidos e de má qualidade. É que o dinheiro que vai para lá não vai para outros fins, tão nobres quanto o de manter os TCB.
Não sou camarada de coisa nehuma, de transportes colectivos não percebo peva. Mas há uma cois de que percebo: finanças e gestão. E garanto-lhe, uns TCB com o passivo de cerca de 5 milhões, apesar das subvenções de 1,6 milhões de "aéreos"/ano não está mal, está moribundo. E mais. Uma vez que a situação é peressistente (entenda-se estrutural), então algo tem que ser feito sob pena de o Barreiro ter, afinal, um TC's de má qualidade, caros e ineficientes. E quem paga somos todos nós. Como já perceberam, nada tenho contra a privatização dos TCB. Há sim um certo tabu de cariz politico sobre o assunto. Uma certa convicção de que quem o fizer ficará irremediavelmente fora do poder local. Será? É que os anos 80 e 90 já lá vão. Porém não se pense que sou daqueles que acho que será a única solução. Nada disso! Só que algo tem que ser feito. Não é aceitável que tenhammos uns TCB qual sorvedouro de recursos que, afinal, não são assim tão bons e, sobretudo, não são assim tão baratos quanto isso. É que para se subencionarem tal como sempre tem sido feito, há outra sobras que não se fazem O que se poderia fazer no Concelho com 1,6 milhões ano? Já pensaram nisso? Ruas arranjadas, espaços verdes, equipamentos sociais e desportivos,... Pois é, a questão é que não se constuma pensar nestes termos. Então pensem, sem inibições de cariz ideológico e verão que as coisas nem sempre são o que parecem! Passem Bem.
At 24 outubro, 2008 12:34, José Gil said…
O meu camarada leu algures no que escrevi que os TCB deveriam ser privatizados? Ou também tem problemas de compreensão?
E a questão dos custos é levantada por mim. Tem os números para que possamos analisá-los? se tiver faça o favor de nos enviar, se não...
Já agora são 18 carreiras.
Talvez o meu camarada explique também a necessidade de 236 pessoas em 2002, segundo números apurados por uma auditoria do Tribunal de Contas, feita em 2003. A mesma referia que cerca de 87% era pessoal auxiliar e operário e 9% Pessoal administrativo.
Ou seja, 207 e 22 respectivamente. Em 207 só apareceram 3 dúzias? Então e o resto? Já agora e só são convidados para a conversa os motoristas? Então o resto do pessoal não tem direito a ir falar com Presidente do Conselho de Administração? Só os condutores é que têm opinião?
Quanto ao meu camarada de Partido, gostava que se identificasse, para que pudéssemos conversar cara a cara e já agora para eu ajuizar a qualidade do seu trabalho, porque isto não é chegar e dizer que falam, falam e ninguém faz nada... Para isso tem de se ter trabalhado em prol do Barreiro... Só a essas pessoas admito que me digam isso. Aos outros...
Zé ainda me falta deixar um comentário aqui sobre os números que publiquei. Estão errados. Principalmente o dos passes. Mas assim que tiver pronto eu ponho.
At 24 outubro, 2008 14:06, Anónimo said…
A todos os democratas do Barreiro: Zé do Barreiro, Zé Ferraduara, Zé Gil etc. comentem esta notícia que o PS (através do Teixeira dos Santos) temntou desmentir;
"Permitida doação em dinheiro vivo
No próximo ano, os partidos políticos vão poder passar a receber contribuições em dinheiro e vender património por valor superior ao de mercado sem que seja considerado donativo. Tudo porque o Governo alterou a lei do financiamento dos partidos políticos com três eleições à porta: legislativas, europeias e autárquicas.
O ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, garantiu ontem que as regras dos donativos se mantêm, mas certo é que o Orçamento de Estado para 2009 não só deixa cair a obrigatoriedade de os donativos serem feitos por cheque ou por transferência bancária, como elimina o artigo que estipula como contribuições a venda de património por valor superior ao de mercado.
Se o diploma actualmente em vigor determina que os "donativos de natureza pecuniária feitos por pessoas singulares [...] são obrigatoriamente titulados por cheque ou por transferência bancária", a nova versão inscrita no Orçamento do Estado elimina essa obrigatoriedade. Como? Limitando-se a referir que: "Os donativos de natureza pecuniária feitos por pessoas singulares identificadas estão sujeitos ao limite anual de 25 vezes o valor do IAS e são obrigatoriamente registadas nos termos do nº 7 do artigo 12º."
Com o fim daquela obrigatoriedade, os donativospoderão passar a ser feitos em dinheiro. Situação que está a gerar polémica, até porque a actual lei proíbe contribuições em dinheiro, de modo a ser possível seguir o rasto dos donativos. Uma missão que, com a nova lei, será difícil de concretizar, segundo apurou o CM junto de fontes conhecedoras do processo, já que os únicos documentos exigidossãoextractos bancários.Acontece que estes não identificam os autores dos depósitos a dinheiro.
Mas o Orçamento de Estado para 2009 vai mais longe e elimina o nº 4º do artigo 7º, que considera donativos "as aquisições de bens a partidos políticos por montante manifestamente superior ao respectivo valor de mercado".
Confrontado, Teixeira dos Santos assegurou que "a única mudança é que as subvenções dos partidos em vez de serem calculadas com base no salário mínimo passam a ser calculadas com base no IAS". Contudo, admitiu clarificar a proposta: "Os senhores deputados são livres de mudarem o que entenderem nessa matéria", disse.
Para o líder parlamentar do PSD não há dúvidas de que "a lei foi alterada de forma a permitir donativos em dinheiro vivo". "É um retrocesso. O que o sr. ministro disse não corresponde à verdade. Pode estar arrependido, mas não pode vir dizer que só substitui os salários mínimos mensais pelo indexante dos apoios sociais. O que está no Orçamento vai muito além disso", disse ao CM Paulo Rangel, que acusa o Governo de querer fazer uma alteração "encapotada" da lei.
NOTAS
LIMITE DE 25 SALÁRIOS
Os donativos em dinheiro por pessoas singulares identificadas estão sujeitos, actualmente, ao limite anual de 25 salários mínimos mensais nacionais por doador.
FINANCIAMENTO PÚBLICO
O Salário Mínimo Nacional vai continuar a ser o valor de referência para o cálculo do financiamento público aos partidos até que o Indexante de Apoio Social (407 euros) atingir os 426 euros do SMN de 2008. "
O PS NO SEU MELHOR
At 24 outubro, 2008 16:04, José Gil said…
Os SMTCB transportam anualmente cerca de 20.055.000 utentes. Cerca de 89% desses utentes são detentores de passe; 7% utilizam pré-comprados e 4% Agentes únicos. Estes dados são fornecidos pelo site da CMB.
Se dividirmos este número por 365 dias concluímos que diariamente os TCB transportam 54.945 passageiros, o que resulta numa média de 54,46 passageiros, por cada uma da 1009 viagens diárias dos TCB. Se mantivermos as percentagens de acima descritas concluímos que 48,33 utilizam o Passe; 3,80 viajam com pré-comprados e 2,32 viajam comprando o bilhete no próprio Autocarro.
Se assumirmos os 48,33 de utentes com passe e multiplicando-os pelo nº de carreiras diárias (1009) chegamos à conclusão de que diariamente os utilizadores de passe são cerca de 48.787,12. Ora se tivermos consideração que os utilizadores de passe andam de autocarro pelo menos 2 vezes por dia, pelo que dividindo os 48787,12 por 2 leva-nos a concluir que 24.383,56 utentes compram um passe.
Se multiplicarmos este valor por 4 € (valor estimado a pagar aos TCB, por cada passe intermodal) temos que por mês 121.917,81 €, o que por anos perfaz 1.463.013,70 € (Nota: Este valor tem tendência a ser muito maior, pois acredito que os passes intermodais paguem mais e não sabemos quais os utilizadores de passes exclusivamente TCB que revertem totalmente para os TCB)
Relativamente aos pré-comprados chegamos à conclusão que cada viagem adquirida daquela forma custa 0,75 € ao utente (1,50€ a dividir por 2 viagens), pelo que se multiplicarmos 0,75€ por 1.400.000 concluímos que a verba da venda dos pré-comprados é de: 1.050.000,00 € /Ano.
E por último os bilhetes de Agente Único contribuem com 1.111.500,00 €/Ano
Somando as três parcelas o resultado é 3.624.513,70 €.
Se estes números estiverem correctos, conclui-se que os proveitos são cerca de 50% dos custos…
Gostaria de saber qual o Valor da aliena de clientes de Cobrança duvidosa dos TCB.
Para não ferir susceptibilidades não farei mais comentários. Pedia que se alguém tenha estatísticas sobre os TCB, que estejam actualizadas, que as façam chegar ao Zé do Barreiro, para que as possamos incluir nesta análise.
Se alguém tiver alguma coisa a apontar a estes dados, faça-o da mesma forma que eu os fiz… mostrando as formulas todas para que se perceba como chegaram aos valores e para que possamos discutir os dados.
Zé mais uma vez desculpa o tamanho do calhamaço e se tiveres alguma coisa a acrescentar chuta. Um abraço
At 24 outubro, 2008 16:29, Anónimo said…
José Gil
São 16 e não 18 carreiras actualmente, da 1 à 18 mas excepto a 12 e a 13, que existiram em tempos idos.
Estas 16 incluem (pelo menos) duas de alta velocidade, a 9 e a 10.
Cumprimentos
At 26 outubro, 2008 22:30, Anónimo said…
Carissimo Camarada Jose gil,
vou fazer copy/past do que escreveu e pedir que explique o que afirma :
"Somando as três parcelas o resultado é 3.624.513,70 €.
Se estes números estiverem correctos, conclui-se que os proveitos são cerca de 50% dos custos…"
Já voltei a ler tudo o que o meu camarada escreveu e dizendo que tem o dom da palavra e sabe bem o que diz e isso tudo....mas onde estão as contas dos custos? será que apenas eu vejo que o camarada faz contas apenas dos proveitos e nunca refere as contas dos custos e quando alguem pergunta e toca nesse assunto, o meu camarada atira para o ar que sabe o que sabe e que quem souber mais que diga e bla bla bla....Sinceramente camarada esperava mais de si...Uma pessoa como voçe que afirma o que afirma sem ter dados do que afirma....apenas dá razão a quem diz que os Blogs não dão confinança a nada nem a ninguem!!!
Aproveito para informar que mais mentiras aqui são escritas...tenho informação séria de quem esteve presente na reunião dos SMTCB com o Presidente da Camara que estiveram lá bem mais que poucas dezenas de motoristas, e estiveram presentes igualmente mecanicos, administrativos, auxiliares limpeza, etc, etc, etc...este blog está a mostrar o que é um mau blog!!! Por favor Zé do Barreiro não deixe que sejam escritas mentiras pois assim isto é mau, muito mau, e eu ate gostava de ler o que o Sr escreve, mas assim é complicado, pois quando não estou por dentro dos assuntos eu acredito no que aqui é escrito, afinal de contas venho a ver que quando falam de um assunto que eu conheço, muita gente fala tentando mostrar que tem argumentos e sabe, mas é bluf, apenas escrevem porque tem essa necessidade de mostrarem a si proprios que escrevem !!!
Camarada, vejo que está a tentar um lugar num futuro ministerio das finanças, porque anda a fazer orçamentos rectificativos dos rectificativos,...Saudaçoes Politicas
At 26 outubro, 2008 22:42, Anónimo said…
Carissimo Camarada,
A seguinte pergunta é directa ao Camarada que defende a futura privatização dos SMTCB, pois assim como estao são maus porque dão prejuizo e quem paga são os cidadaos... è bonito dizer isto tudo, mas eu pergunto, - Imaginando que em 2009 os SMTCB são privatizados e o Grupo Barraqueiro será o propriatario, a Carreira 5 por exemplo que faz (Barra a Barra - Coina via Penalva) que actualmente de 30 em 30 minutos existe um autocarro a passar nas paragens, será que depois vai continuar com esta frequencia? ou será que a população da Penalva, Coina, Fonte Feto,Covas de Coina, Quinta da Areia ficaram limitados a ter um autocarro de 1 em 1 hora porque a carreia não dá lucro!!!! Será que a carreira 17 que serve a população de Santo Antonio, Cidade Sol, Quinta da Lomba para o Hospital do Barreiro deixam de ter carreiras fora do horario das visitas porque não dá lucro!!! Será que a população que mora no Cabeço Verde não mereçe um autocarro a sair de lá com uma frequencia de 25 minutos?...Se apenas queremos lucro temos de assumir que viver fora do centro da cidade vai ser igual a falta de qualidade de vida a nivel de transportes...!!! é por isso que existe os Serviços Sociais meus amigos Socialistas!!!!Por favor, acordem!!! Acham bem um habitante do Cabeço Verde para apanhar o barco das 7h da manha tenha de apanhar um autocarro ás 5h manha??? é o que vai acontecer com uma possivel privatização!!!
Saudaçoes Politicas
At 27 outubro, 2008 08:35, Zé do Barreiro said…
Anónimo de 26 Outubro, 2008 22:30,
Lamento dizer-lhe, mas o caro anónimo está a chamar claramente mentiroso ao ilustre, impoluto, verdadeiro, honesto e infalível Sr. Presidente da Câmara do Barreiro, o qual afirmou numa Sessão PÚBLICA do Executivo da Câmara que esteve presente na reunião dos TCB’s, desmentindo que estavam apenas meia dúzia de motoristas, sublinhando que “estavam mais de três dúzias”.
Noutra vertente, e tal como é sugerido pelo José Gil, o caro anónimo - e todas as outras pessoas - poderão, reciprocamente, enviar, também, informações sobre os TCB ou outro assunto qualquer, as quais agradecemos penhoradamente.
Não somos detentores de toda a verdade, nem tão pouco possuímos todos os dados, elementos e demais infirmações dos TCB. Muito longe disso.
Escreveu que está por dentro dos TCB, muito bem ( e ainda bem ), então muito agradecemos que nos faculte os nºs dos custos ( porque os das receitas temos nós, conforme já comprovado ). Poderá fazer-nos esse favor ?
Pretendemos - e queremos - que este Blog seja um espaço interactivo, ajude-nos a cumprir esse desiderato.
Claro que entendemos perfeitamente que é muito, mas mesmo muito mais fácil comentar e criticar os dados, nºs e demais elementos que são publicados ...
Apresentem, também, elementos, provas, ou seja, as "vossas verdades".
Saudações democráticas,
Zé.
At 27 outubro, 2008 10:23, José Gil said…
Ao anónimo que se diz meu camarada... Mande-me os custos. Ande lá, porque esses ninguém os mete no site da Câmara. Devem ter medo da Concorrência. Ao resto não lhe respondo.
Sobre a privatização. Eu Compreendo o anónimo, mas não tem razão. Aliás segundo o vice-presidente da CMB se os TCB fossem privados, haveria mais dinheiro do estado, pois as compensações seriam maiores... Mas isto é o sr. vereador Matias que diz...
Zé um Abraço
At 27 outubro, 2008 11:52, Anónimo said…
A associação de um mais deficiente e mais caro serviço decorrentes de uma eventual privatização dos TCB é uma verdade feita.
E é uma verdade feita porque uma possível privatização é um tabu político local de longa data.
Não é aqui o local para "desbravar" esta questão. Somente refiro que é possível, com menores custos, providenciar muito melhores tranportes. É uma questão de eficiência, optimização e profissionalismo de gestão. Mas isso, é tudo o que não existe nos TCB. Entretanto, lá vamos pagando com a língua de palmo. Os que utilizam e os que não utilizam os TCB. Há quem chame a isto "Seviço Social". Eu chamo-lhe desperdício e inequidade!
At 29 outubro, 2008 22:48, Anónimo said…
Isto é extraordinário. Numa penada e segundo as contas do Sr. José Gil as receitas dos TCB baixam de 74 000 000 euros para 3 624 513,7 euros. Safa! E depois ainda vêm dizer que é preciso saber as despesas porque as receitas já são conhecidas. Bem pelos vistos, parecem as contas do Engº Guterres. Agora uma coisa eu sei. Um bilhete na Carris adquirido ao motorista custa 1,4 euros, mais 8% do que nos TCB. Também sei que ão existe qualquer cidade no distrito com uma cobertura de transportes tão boa. Finalmente, também gostaria que o autor deste blog apresentasse os números do investimento nos TCB a partir de 2001, nomeadamente em termos de renovação da frota.
At 31 outubro, 2008 12:15, Anónimo said…
O que era bom mesmo é que os TCB publicassem as suas contas. Isso sim! Mas´, sheeeeeeeeeeeee! é segerdo!
At 31 outubro, 2008 21:56, Anónimo said…
E aquela do Secretário de Estado que diz que os funcioáros públicos vão ser trucidados. Isto é conversa de PS?
At 31 outubro, 2008 23:05, Anónimo said…
Caro Zé,
Permita-me abrir ( e fechar...) um parentesis na discussão do assunto do post para responder ao "réptil" lançado pelo colega comentador de 24 Outubro, 2008 14:06, especialmente no que se refere ao seguinte parágrafo do texto que transcreveu:
"(...)Mas o Orçamento de Estado para 2009 vai mais longe e elimina o nº 4º do artigo 7º, que considera donativos "as aquisições de bens a partidos políticos por montante manifestamente superior ao respectivo valor de mercado(...)".
Resta dizer que este n.º 4 remetia esses donativos para o regime estabelecido no n.º 1 do mesmo artigo...
"(...)RELAÇÃO DE BENS IMÓVEIS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2001:
PS
http://3.bp.blogspot.com/_qD2Jhj72EBI/SQtPu4hm6DI/AAAAAAAACNY/2z50WFpgB0s/s1600-h/image003.jpg
PPD-PSD
http://3.bp.blogspot.com/_qD2Jhj72EBI/SQtU6gcjdLI/AAAAAAAACNg/k0ShCepwEK8/s1600-h/image003.jpg
PCP (prédios rústicos )
http://1.bp.blogspot.com/_qD2Jhj72EBI/SQtXCVrKOnI/AAAAAAAACNo/Bdr2Ssi7mMQ/s1600-h/image003.jpg
PCP (prédios urbanos )
http://2.bp.blogspot.com/_qD2Jhj72EBI/SQtbGFeMB6I/AAAAAAAACNw/SMdrAyMS8tE/s1600-h/image003.jpg
http://2.bp.blogspot.com/_qD2Jhj72EBI/SQte__id-0I/AAAAAAAACN4/ZhM4ZFxQvc0/s1600-h/image002.jpg
CDS-PP / PEV / BE
http://3.bp.blogspot.com/_qD2Jhj72EBI/SQtg6L4pgWI/AAAAAAAACOA/LEFN6S1e_4k/s1600-h/image002.jpg
(...)"
Fonte: Tribunal Constitucional - 2004
At 01 novembro, 2008 10:54, Zé do Barreiro said…
Anónimo de 31 Outubro, 2008 21:56 ,
Obviamente que não é conversa de PS. Pessoalmente, lamento convictamente essa afirmação.
Mas quem disse que esse SE é do Partido Socialista ?
Aliás, o cavalheiro já veio a terreiro dizer que foi mal interpretado …
Cumprimentos.
“Assim se vê...quem se calou...e porquê!..............",
Exactamente !
Muito agradecemos, mais uma vez, os links/ imagens que teve a amabilidade de colocar.
Amigos/Leitores, vejam e analisem esses links com a máxima atenção.
Saudações.
Zé.
At 01 novembro, 2008 19:28, Anónimo said…
Se o SE não é do PS está, pelo menos, a representá-lo. Ou será que o governo não é do PS?
At 02 novembro, 2008 12:47, Zé do Barreiro said…
Ultimo Anónimo,
São os "mistérios" que existem na política, caro Anónimo, são uma das muitas razões que a razão desconhece ...
Mas que existem ... até mesmo no Barreiro, meu caro, até mesmo no Barreiro ...
Um bom dia para si,
Zé.
At 02 novembro, 2008 19:34, Anónimo said…
Pois é Zé, fazendo repto ao tema do seu post, procedi a uma comparação com a Carris e aqui vão os números relativos ao ano de 2007: passageiros com passe 192 042 000, com pré comprados 19 922 000 e bilhetes 15 441 000. Quer isto dizer que os TCB transportam cerca de 9% dos passageiros da Carris. Significa isto que seria de esperar que o passivo dos TCB fosse cerca de 9% do da Carris. Sabe quanto é o passivo da Carris? O de médio e longo prazo é de 545 milhões de euros e o de curto prazo de 18,5 milhões de euros. Os capitais próprios são negativos em 418,8 milhões de euros. Pois bem, a dívida dos TCB 5 milhões de euros não representa mais do que 0,90% do da Carris. Palavras para quê?
At 03 novembro, 2008 02:47, Zé do Barreiro said…
Ultimo Anónimo,
Sabe o que é o PASSIVO ?
( Não seria má ideia, primeiro que tudo, informar-se/estudar convenientemente os conceitos económicos/contabilisticos elementares, antes de escrever asneiradas ? )
Ah, outra coisa, comparar a Carris com os TCB é como comparar ... digamos ... a estrada da Beira - N17 - com a beira da estrada ...
Santas noites,
Zé.
At 03 novembro, 2008 12:31, José Gil said…
O último anónimo para fazer comparação com a carris teve de ir buscar números dos tcb que não são publicos... Onde os arranjou?
Sabe qual o nº de viaturas da Carris e dos TCB? Sabe o nº de Trabalhadores de uma e de outra empresa? Sabe a área abrangida pela Carris e a que os TCB abrangem?
Qual é o nível de endividamento a longo prazo dos TCB? e a Curto prazo? e os capitais prórprios? É que se tem esses nº nós também os queremos...
Um abraço
At 03 novembro, 2008 17:06, Anónimo said…
Não vão ter porque são segredo!
At 03 novembro, 2008 17:41, José Gil said…
Com a pressa no meu último comentário escrevi de forma confusa. A resposta às primeiras perguntas existem em cada um dos sites das empresas. O que eu queria reforçar era a última afirmação do Zé do Barreiro.
Para o terceiro paragrafo é que queria que o anónimo desse nº para que se pudesse fazer uma análise, pois no site dos TCB não vai encontrar nem o nível de capitais próprios nem o nível de endividamento.
Um abraço
At 04 novembro, 2008 00:10, Anónimo said…
Caro José Gil, os números dos TCB que eu utilizei são os que constam deste post, colocados pelo Zé do Barreiro. Não me diga que agora já não são verdadeiros! Quanto à frota da Carris era no final de 2007 de 810 veículos: 745 autocarros, 57 eléctricos e 8 elevadores. Ou seja cerca de 11 vezes mais a frota dos TCB, só que a dívida é muito maior (cerca de 100 vezes). Já agora que eu saiba as contas dos TCB foram aprovadas em Assembleia Municipal realizada no passado mês de Abril. De certeza que os deputados municipais do seu partido terão os dados.
Caro Zé do Barreiro, quando se anda no secundário aprende-se uma equação simples mas muito importante para a contabilidade: activo = situação líquida + passivo. Ora se o activo da Carris era no final de 2007 de 180 milhões de euros e os capitais próprios eram negativos em 419 milhões de euros, de onde quer que venha o financiamento? Do passivo, claro, seja ele de fornecedores, de credores obrigacionistas ou de empresas do grupo. Mas já agora gostaria que me demonstrasse onde é que estão as minhas asneiradas.
At 04 novembro, 2008 17:21, Zé do Barreiro said…
Ultimo Anónimo,
Três notas telegráficas sobre os conceitos elementares do BALANÇO:
1ª Os Fundos ou Capitais Próprios são constituídos, entre outros itens, pelo PATRIMÓNIO, pelos RESULTADOS TRANSITADOS e pelos RESULTADOS LÍQUIDOS DO EXERCÍCIO, portanto nada tem a ver com o Passivo.
2ª A Situação Líquida é outra designação de Fundos Próprios ( é rigorosamente a mesma coisa ).
Só para assentar ideias, O ACTIVO não é = situação líquida + passivo, como referiu no seu ultimo comentário. Mas sim = Situação Líquida + Passivo + Acréscimos e Diferimentos.
O caro Anónimo não pode misturar esses dados contabilísticos, sob pena de estar a misturar os chamadas “alhos com bugalhos”, os quais não tem nada a ver quando se está a falar/analisar o PASSIVO, ok ?
3ª Os TCB tiveram de Resultados Líquidos do Exercício ( vulgo Lucros/Prejuízos ) em 2007, um VALOR NEGATIVO DE - 263.415,32 €.
É do conhecimento público que a Câmara Municipal injectou, em 2007, 1.500.000 € ( um milhão e quinhentos mil euros ).
Haverá maior e mais eficaz sorvedouro dos dinheiros públicos dos Barreirenses do que os TCB ?
O caro Anónimo será capaz de justificar esse “fenómeno” ?
Cumprimentos,
Zé.
At 04 novembro, 2008 23:53, Zé Ferradura said…
Viva Zé,
Só para envenenar,
PROVEITOS CUSTOS - o resultado é a diferença entre eles
PROVEITOS - CUSTOS = RESULTADO
SE PROVEITOS > CUSTOS = RESULTADO POSITIVO (LUCRO)
SE PROVEITOS < CUSTOS = RESULTADO NEGATIVO (PREJUÍZO)
Pois claro que o Zé tem razão, quem cobriu o prejuizo?
Abraço
Zé Ferradura
At 04 novembro, 2008 23:56, Anónimo said…
Caro Zé apenas duas notas:
1º De facto, qualquer estudante iniciado de contabilidade sabe que a equação fundamental da contabilidade é Activo = Passivo + Situação líquida. A conta de acréscimos e diferimentos tem a ver com custos e proveitos diferidos, impostos diferidos activos e passivos, etc. e portanto é uma conta que tanto aparece no activo como no passivo;
2º O conceito de fundos próprios é um conceito utilizado na regulamentação bancária e é diferente do conceito de capitais próprios;
3º Você acha que o 1,5 milhões de euros é um servedouro de dinheiros públicos. Pois bem, sabe quanto é que a Carris recebeu de indemnização compensatória em 2007? 46,3 Milhões de euros. E sabe quanto foram os prejuízos da Carris em 2007? 39,3 Milhões de euros. Você pode pensar que isto também é um servedouro de dinheiro e dos nossos impostos. Mas eu não e acho que tudo que seja feito para tirar os automóveis do centro das cidades é bem feito. É assim nas cidades desenvolvidas. Por isso eu não posso concordar e oponho-me a esta campanha contra os TCB.
Zé como socialista que se diz ser pense bem nisto e tenha em consideração as lições que recentemente se retiraram das experiências neo-liberais e não queiram ser vocês aqui no Barreiro a querer privatizar os TCB.
At 05 novembro, 2008 09:11, Anónimo said…
Quero homenagear todos que tornaram o sonho em realidade. Todos mas mesmo todos sejam do PS sejam do PCP. Penso que todos os que gostam do Barreiro se devem sentir orgulhosos. Aqui começa o futuro do Barreiro. Agora que venha o resto, mesmo devagarinho mas que venha. Quem tiver a sorte de estar vivo daqui 10 a 15 anos vai ter a felicidade de ver um Barreiro novo. Um Barreiro que todos nós merecemos. VIVA O BARREIRO e todos aqueles que contribuiram, contribuem e vão contribuir para ser grande.
Justiceiro
At 05 novembro, 2008 11:56, Anónimo said…
E qual é o problem ade privatizar? Só porque se "nacionalizou" um banco o Sr, acha que o melhor do mundo sãoas empresas nacionalizadas? Já se esqueceu do resultado das nacionalizações de 1975 do Camarada Vasco? Ou é muito novo para isso?
Garanto-lhe que os TCB tal como são geridos são um sorvedouro de dinheiro do município do Barreiro. E quem perde com isso são os barreirenses. Garnato-lhe.
Quanto à Carris. Faça-se uma análise comparativa relativa e não absoluta. É uma questão de honestidade intelectual.
At 05 novembro, 2008 11:58, Anónimo said…
Apenas posso dizer : Espectacular, e com esta o Zé do Barreiro e os aprendizes de feiticeiros arrumam as botas e voltam para casa mais Cedo, isto quer dizer que temos uma vitoria do Serviço Publico sobre os que se dizem Socialistas mas defendem contra tudo e contra todos as Privatizações !!! Quando será o proximo combate amigo zé? Ate ja me contaram que está com vontade de esqueçer este assunto e tentar outra besteira qualquer!!! Força Zé, um dia...um dia...
Ps. Amigo Zé e Gil antes de arrumarem este assunto, comentem o que o anonimo aqui deixou : "- 3º Você acha que o 1,5 milhões de euros é um servedouro de dinheiros públicos. Pois bem, sabe quanto é que a Carris recebeu de indemnização compensatória em 2007? 46,3 Milhões de euros. E sabe quanto foram os prejuízos da Carris em 2007? 39,3 Milhões de euros. "
ficamos todos aguardar !!!!
At 05 novembro, 2008 12:38, José Gil said…
Eh pá estou farto deste tipo de discurso... Não se pode falar dos TCB's porque estes são um assunto tabú.
O anónimo que percebe de contabilidade, será que percebe de gestão?
EU AFIRMO - OS TCB ESTÃO A SER MAL GERIDOS!!! ESTÃO A GASTAR DINHEIRO INDEVIDAMENTE E PODEM SER GERIDOS DE FORMA MAIS EFICAZ!!!
Ao último anónimo... eu acredito que uma gestão pública também pode dar lucro!!!
No entanto vá ler as declarações do vereador Joaquim Matias sobre as verbas recebidas pelos operadores privados. Segundo o Vereador são muito maiores... Já viu? Privatizava-se os TCB, estes recebiam ainda mais compensações do Estado e continuavam a fazer serviços público, com uma clara poupança de uns valentes milhões ao erário da Câmara... Poupava-se 1,5 milhões mais os vencimentos, gasóleos etc... É que em Lisboa a Carris é privada e não é por isso que presta um pior serviço do que quando era pública...
Se calhar não era má ideia? Se calhar até se podia estudar esta hipótese. Se que as pessoas inteligentes não criam tabús. Discutem as ideias e escolhem o melhor caminho, de entre todos os que se apresentam.
Zé desculpa o tamanho do comentário
At 05 novembro, 2008 19:06, Anónimo said…
expliquem-me como se eu tivesse 4 anos:
Utentes com Passe – 17 milhões e 800 mil.
Portugal inteiro tem 10 milhões de habitantes?
t'obrigado
At 05 novembro, 2008 23:16, Anónimo said…
José Gil, segundo o Relatório e Contas da Carris: "Estes objectivos estão, aliás, contidos nas Orientações
estratégicas que o accionista Estado definiu para a CARRIS,
para o mandato em curso, depois reflectidos no Contrato de
Gestão, assinado em 11 de Maio de 2007.". Como vê a Carris é tão privada como a CGD!
At 06 novembro, 2008 18:28, Anónimo said…
Para o Anónimo de 5 de Novembro às 19:06 (ai se a sua mãe sabe que aos 3 anos anda a ler estas coisas...):
- 1 utente com passe, usa os TCB, por hipótese, 40 vezes por mês (2 vezes por cada dia útil);
- Para simplificar, admitimos que faz isso nos 12 meses do ano, ou seja, viaja com passe nos TCB 480 vezes por ano;
- Conta para estes cálculos como 480 utilizações dos TCB, como se fossem 480 pessoas diferentes (todas com passe) ou a mesma (com passe) em 480 ocasiões;
- Todas as viagens que são feitas nos TCB anualmente (acumulado de 1/Jan a 31/Dez) dão um determinado total;
- Deste total, há aproximadamente - pelos números disponíveis - 17,8 milhões de viagens feitas por utentes com passe;
- Se este modelo fosse igual à realidade (e não é, obviamente), tínhamos que dividindo 17,8 milhões de viagens/ano feitas por utentes dos TCB usando passe por 480 viagens que em média cada um deles faz por ano, teríamos aproximadamente 37083 utentes dos TCB com passe por ano;
- Estes 37083 seriam, muito provavelmente, parte integrante dos 10 milhões de habitantes em Portugal (já um pouco mais que isso, actualmente), e a grande maioria, certamente parte da população do concelho.
Oxalá que tenha sido claro.
At 09 novembro, 2008 01:31, Anónimo said…
Peço desculpa por desviar o assunto. O amigo sabe a lista da CPD. E pode confirmar que ficou 5 da Lista do Arquitecto e 4 da Lista (vençedora) do AR na CPD.
Pode também confirmar-me que além disso a lista que perdeu também indicou o presidente da mesa e o presidente da C.F.Jurisdição?
E os primeiros suplentes da lista quem são?
At 09 novembro, 2008 08:54, Zé do Barreiro said…
Confirmo tudo.
Só um "pequeno" reparo: Como bem entenderá, o Presidente da Federação - o meu Camarada Vitor Ramalho, tem uma certa percentagem de cota para escolher livremente quem pretende ter na CPD.
Ora, por esse critério, o Eduardo Cabrita foi, digamos, escolhido directamente pelo Presidenre.
Assim, são 4 - 4 na lista dos efectivos e 4-4 na lista dos suplentes.
8-8 no total.
Não vejo, pessoalmente, nenhuma "esquisitice" nisso.
Agora, se o caro Anónimo quiser discutir os nomes que integraram esses lugares em lugar de outros nomes que, quanto a mim, deveriam, de "pleno direito", integrar a lista, isso já será outra questão ...
Desculpará, mas não serei eu que aqui no Blog, vá divulgar os nomes dos meus Camaradas envolvidos.
Ficará para outros o fazerem, porque terão essa responsabilidade, que eu não quero ter ...
É que eu, no Congresso, para além de ser o autor de uma Moção Sectorial sobre o meu querido Barreiro, fui só e apenas um observador, um "Out Sider" ... apenas um simples observador ... e não queira saber o que eu lá observei ...
Cumprimentos,
Zé.
At 10 novembro, 2008 01:59, Anónimo said…
Gostava bastante de saber confesso. Mas também penso que este não seja o local próprio.
Desculpe lá mas essa da Quota do VR não pega.
No último congresso, diz-me quem lá foi que o EC foi pela quota do Barreiro e o EX foi pela quota nacional...
Infelizmente não estive lá. Já ouvi chamar a isso um "jogo de sombras" em que ganham sempre os mesmos.
At 10 novembro, 2008 08:17, Zé do Barreiro said…
Sem violar internamente o que quer que seja, posso divulgar que o próprio Vitor Ramalho, em intervenção no Congresso, explicou que os primeiros três elementos da lista seriam Camaradas que compõem actualmente o Governo e, obviamente, a Sr. Governadora Cívil de Setúbal ( já que uma mulher teria de fazer parte obrigatoriamente da lista, em 3º lugar, devido às cotas ).
Com todas as divergências e desacordos que eu possa ter - e tenho - com o Dr. Victor Ramalho, tenho de concordar que esse foi um critério bastante razoável.
Quanto ao resto, caro Anónimo, deixe que os nomes da lista da CPD e demais órgãos da Federaçao, pertencentes à Concelhia do Barreiro, venham a público - não por minha iniciativa, refira-se - e depois, talvez, aqui venha dizer mais alguma coisa.
Uma boa semana para si.
Zé.
At 12 novembro, 2008 12:32, Zé do Barreiro said…
Caros Amigos, Leitores, Cidadãos Barreirenses e Militantes do Partido Socialista,
Estão divulgados, publicamente, os endereços dos órgãos políticos eleitos no XIII Congresso da Federação do P.S./Setúbal:
http://www.setubal.ps.pt/dynamic-media/files/491964E9D8652.pdf
http://www.setubal.ps.pt/dynamic-media/files/49196519011F8.pdf
http://www.setubal.ps.pt/dynamic-media/files/49196519011F8.pdf
Cumprimentos,
Zé.
At 12 novembro, 2008 21:07, Anónimo said…
Caro Zé, e agora a debandada geral. A menos de um ano das próximas autarquicas parece-me bem... A fuga para a frente, o fugir às responsabilidades. esta é a opinião que se ouve na rua. Com isto, e o respectivo processo eleitoral que irá decorrer ficam inviabilizadas as directas para a escolha dos candidatos, não me parece inocente e acho que ao Zé tambem não. Pelo andar da carruagem ainda se registará no Barreiro uma segunda Setúbal, ou seja, o PS a ser ultrapassado pela direita. E esta heim!
abraço
antónio
At 13 novembro, 2008 08:21, Anónimo said…
Mas no Bareiro existe Partido Socialista? Se existe que são os seus militantes? Será que o grande exemplo é o Arqº Pires? E ele é Socialista? No Barreiro o que existe é um PS que foi invadido por toda a corja (Bufos, pides, legionários, capatazes da fábrica etc). Mas isto não é de admirar pois temos um Governo PS (que 90% não são do PS) que é, constantemente, apoiado pelos Dias LOureiro, Os Belezas, os Júdices, os Catrogas etc. e isto não é de desconfiar?
Por isso o PS Barreiro não foge à regra.
At 13 novembro, 2008 08:26, Zé do Barreiro said…
Caro antónio e restantes Amigos,
Sobre esse assunto o "Paragem do 18" irá apenas limitar-se à publicação dos comentários que nos chegarem, desde que os entendamos "publicáveis".
Ou seja, o Zé do Barreiro não irá pronunciar-se, nas próximas semanas, nem fazer qq referência sobre essa matéria ( até que o Secretariado da Federação PS/Setúbal marque as próximas eleições para a CPC/PS/Barreiro ).
Contudo, quem o entender - moderada e civicamente - pode debater aqui esse assunto, dar as suas opiniões, apresentar eventuais soluções, etc.
Este Blog continuará a ser um espaço de interesse publico, onde se discutirão e opinarão TODOS os assuntos que tenham interesse para os Barreirenses e, neste caso, para os Socialistas - militantes anónimos e de base, aos quais pretendemos dar voz - do PS/Barreiro.
SEMPRE!
Zé.
At 13 novembro, 2008 11:33, Anónimo said…
Estes tipos do PCP são uma "espécie" exótica, não ´ha dúvida. Devem andar a pensar que alguma vez serão poder. Só se for por golpe!
At 13 novembro, 2008 13:59, Anónimo said…
Eu diria mais o PS Barreiro it's a case study
At 13 novembro, 2008 16:46, Anónimo said…
Se o PCP um dia fosse governo neste país talvez estivessemos melhor.
Durante 30 anos os governos foram PS e PSD e está á vista de toda a gente o que é este País.
At 14 novembro, 2008 10:07, Anónimo said…
O PCP procurou tomar o poder em tempos. Lembram-se de 75 e do PREC?
Se estes comunas hegassem ao poder eu era o primeiro a raspar-me. Não me apetece viver numa URSS iou numa Albânia e muito menos num Correia do Norte.
At 15 novembro, 2008 15:31, Anónimo said…
Quem nos tem governado não é o PSD nem o PS, mas sim a OPUS DEI através do PSD e a Maçonaria através do PS.
Se o PC ganhasse garanto-te que bem podías fugir, pois isto deixava de ser um covil de gatunos.
At 17 novembro, 2008 10:20, Anónimo said…
DATA: 2008-11-17
ACTO: Anúncio de procedimento n.º 463/2008
D.R. n.º 223 Série II
EMISSOR: Câmara Municipal do Barreiro
2 - OBJECTO DE CONTRATO
Designação do contrato: Empreitada de "Requalificação da Passagem Desnivelada na Rua Miguel Bombarda"
Descrição sucinta do objecto do contrato: Designação sucinta do objecto do contrato : a presente empreitada compreende os trabalhos revestimentos com ladrilhos cerâmicos, reparações, regularização e pinturas de superfícies de betão, correcção e pinturas de elementos metálicos, sinalização vertical, substituição de tubos de queda
http://www.dre.pt/pdfdiacp/2008/11/223/400980387.pdf
DATA: 2008-11-17
ACTO: Anúncio de procedimento n.º 464/2008
D.R. n.º 223 Série II
EMISSOR: Câmara Municipal do Barreiro
2 - OBJECTO DE CONTRATO
Designação do contrato: Empreitada de "Ampliação do Cemitério da Vila Chã - 1 ª fase"
Descrição sucinta do objecto do contrato: a presente empreitada compreende os trabalhos de demolições, terraplenagens, rede de distribuição de água, rede de drenagem, rede de gás natural, rede eléctrica, pavimentação de passeios pedonais, construção de edifício para o incinerador e blocos IS / Arrecadações, construção de ossários e de nichos / gavetões, arranjos exteriores e mobiliário urbano.
http://www.dre.pt/pdfdiacp/2008/11/223/400983757.pdf
PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS
Direcção-Geral das Autarquias Locais
Despacho n.º 29511/2008
…
Ao abrigo do artigo 10.º da Lei n.º 11/96, de 18 de Abril, e artigo 30.º
da Lei n.º 53 -A/2006, de 29 de Dezembro, determino que seja publicado
na 2.ª série do Diário da República o presente despacho, contendo em
anexo a listagem das verbas transferidas para cada freguesia em 2007,
para pagamento das remunerações e encargos devidos aos membros
das juntas de freguesia pelo exercício de funções em regime de tempo
inteiro ou de meio tempo ao abrigo dos n.os 1 e 2 do artigo 27.º da Lei
n.º 169/99, de 18 de Setembro.
…
Barreiro
Alto do Seixalinho . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 28 147,48
Barreiro . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 6 172,38
Lavradio . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 18 882,14
Santo André . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 13 536,88
Santo António da Charneca . . . . . . . . . . . . . . . . 6 172,38
Verderena . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 26 894,76
http://www.dre.pt/pdf2sdip/2008/11/223000000/4695046955.pdf
Despacho n.º 29512/2008
1 — Ao abrigo do artigo 27.º da Lei n.º 53 -A/2006, de 29 de Dezembro,
determino que seja publicado na 2.ª série do Diário da República o presente
Despacho, contendo em anexo a listagem das verbas transferidas para cada
município em 2007, destinadas a compensar os municípios dos encargos suportados
com os transportes escolares dos alunos inscritos nos 3.º e 1.º ciclos.
7 de Novembro de 2008. — A Directora -Geral, Maria Eugénia Santos.
ANEXO
Transferências para os municípios em 2007
Transportes escolares dos alunos dos 3.º e 1.º ciclos
BARREIRO . . . . . . . . . . . . . . . . . .
3.º Ciclo ……… 1 677
1.º Ciclo……. 40 272
Total de Transferências…… 41 949
http://www.dre.pt/pdf2sdip/2008/11/223000000/4695546957.pdf
At 27 novembro, 2008 12:14, Anónimo said…
Decreto-Lei n.º 230/2008, D.R. n.º 231, Série I de 2008-11-27
Ministério da Economia e da Inovação
Estabelece a renda devida aos municípios pela exploração da concessão de distribuição de electricidade em baixa tensão
Resolução do Conselho de Ministros n.º 191-A/2008, D.R. n.º 231, Série I, Suplemento de 2008-11-27
Presidência do Conselho de Ministros
Aprova o Programa de Regularização Extraordinária de Dívidas do Estado
Despacho n.º 30830-A/2008, D.R. n.º 231, Suplemento, Série II de 2008-11-27
Ministério das Finanças e da Administração Pública - Gabinete do Secretário de Estado do Tesouro e Finanças
Garantia do Estado à Caixa Geral de Depósitos
(…)
Finanças, Carlos Manuel Costa Pina.
ANEXO
Ficha técnica
Emitente — Caixa Geral de Depósitos, S. A.
Modalidade — emissão de obrigações não subordinadas de taxa fixa.
Finalidade — reforçar os níveis de liquidez e equilibrar a estrutura
de maturidades do balanço de forma a manter os níveis de concessão
de crédito a particulares e a empresas, em especial a pequenas e médias
empresas.
Montante da emissão — até € 2 000 000 000.
Valor nominal das obrigações — € 50 000.
Prazo — três anos
Reembolso — bullet, no termo do prazo de três anos da emissão.
Taxa de juro — taxa fixa a determinar na data da emissão pública da
operação no mercado internacional de capitais.
Pagamento de juros — Os juros serão pagos anual e postecipadamente.
Entidades envolvidas na emissão — Barclays Capital, BNP Paribas,
Caixa Banco de Investimento, HSBC, P. L. C., e Merrill Lynch.
Agente pagador — Caixa Geral de Depósitos, S. A.
Admissão à cotação — Euronext Lisbon.
Legislação aplicável — portuguesa.
Garante — República Portuguesa.
At 03 dezembro, 2008 16:32, Anónimo said…
- Posição Actual do Orçamento da Receita do ano 2008
http://www.cm-barreiro.pt/NR/rdonlyres/DA48AD05-FD3D-4513-8A39-7A8EBF2EB015/20360/ResumoReceitaa31102008.pdf
- Resumo da Posição Actual do Orçamento da Despesa por Económica do ano 2008
http://www.cm-barreiro.pt/NR/rdonlyres/DA48AD05-FD3D-4513-8A39-7A8EBF2EB015/20361/ResumodaDespesaporEconomica31102008.pdf
Relação das Dívidas a 31 de Outubro de 2008
http://www.cm-barreiro.pt/NR/rdonlyres/FECA5DA5-2A9B-404C-A0A7-504C1113B109/20414/Dívidasa31102008.pdf
At 23 janeiro, 2009 10:47, Anónimo said…
• Despacho n.º 657/2009. D.R. n.º 6, Série II de 2009-01-09
Ministérios das Finanças e da Administração Pública e das Obras Públicas, Transportes e Comunicações
Celebração de acordo de colaboração entre o Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres, I. P., e a Câmara Municipal do Barreiro
A Câmara Municipal do Barreiro é promotora de um projecto de
aquisição de três veículos pesados de passageiros, com o objectivo de
assegurar a mobilidade das populações do concelho, o qual é financiado
no projecto PIDDAC «Melhoria da qualidade e segurança dos sistemas
e serviços de transportes públicos», da responsabilidade do Instituto da
Mobilidade e dos Transportes Terrestres (IMTT), I. P.
Tendo presente a relevância deste projecto e o despacho de concordância
do Secretário de Estado Adjunto e da Administração Local, entendeu
o Governo atribuir -lhe uma comparticipação financeira.
Assim, nos termos conjugados do disposto no n.º 5 do artigo 8.º da Lei
n.º 2/2007, de 15 de Janeiro, e no n.º 2 do artigo 25.º da Lei do Orçamento
do Estado para 2008, e ao abrigo do n.º 2 do despacho n.º 30 190/2008,
de 12 de Novembro, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 228,
de 24 de Novembro de 2008, é autorizada a celebração do acordo de
colaboração entre o Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres,
I. P., e a Câmara Municipal do Barreiro, anexo ao presente despacho e
do qual faz parte integrante.
15 de Dezembro de 2008. — O Ministro das Obras Públicas, Transportes
e Comunicações, Mário Lino Soares Correia. — O Secretário de
Estado Adjunto e do Orçamento, Emanuel Augusto dos Santos.
MINUTA DO ACORDO DE COLABORAÇÃO TÉCNICO -FINANCEIRA
ENTRE O IMTT, I. P., E A CÂMARA MUNICIPAL DO BARREIRO
(N.º 20/08/PIDDAC IMTT)
Aquisição de três veículos pesados de passageiros
Considerando que:
O Orçamento Geral do Estado para o ano de 2008, através dos projectos
PIDDAC da responsabilidade do IMTT, prevê uma dotação para
acções que tenham como objectivo a “Melhoria da Qualidade e Segurança
dos Sistemas e Serviços de Transportes Públicos”;
A melhoria da qualidade dos transportes públicos se integra no conceito
de mobilidade sustentável plasmado no ponto 1 (Mobilidade e Comunicação)
da parte III (Cinco áreas decisivas para um desenvolvimento
sustentável) do Capítulo III (Qualidade de Vida e Desenvolvimento
Sustentável) do Programa do XVII Governo Constitucional;
De harmonia com o disposto no artigo 17.º do Decreto -Lei n.º 384/87,
de 24 de Dezembro, conjugado com o disposto no artigo 3.º do Decreto-
-Lei n.º 147/2007, de 27 de Abril, e na alínea e) do n.º 2 do artigo 5.º da
Portaria n.º 545/2007, de 30 de Abril, compete ao Instituto da Mobilidade
e dos Transportes Terrestres, IP, designadamente, a atribuição de comparticipações
financeiras aos projectos destinados a promover o desenvolvimento
e inovação do sistema de mobilidade e transporte terrestre:
O Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres, IP (IMTT)
representado pelo Presidente do Conselho Directivo, Dr. António Crisóstomo
Teixeira, e a Câmara Municipal do Barreiro (CMB), representada
pelo Presidente, Dr. Carlos Humberto de Carvalho, celebram o presente
Acordo de Colaboração Técnico -Financeira, a seguir designado por
Acordo.
A celebração do Acordo foi autorizada por despacho de... dos Ministros
das Obras Públicas Transportes e Comunicações, e de Estado
e das Finanças e do Secretário de Estado Adjunto e da Administração
Local, nos termos do n.º 2 do artigo 25.º da Lei n.º 67 -A -2007 de 31 de
Dezembro, e do n.º 5 do artigo 8.º da Lei n.º 2/2007 de 15 de Janeiro
e a respectiva minuta foi aprovada por despacho de... de... de 2008 da
Secretária de Estado dos Transportes.
Cláusula 1.ª
Objecto
1 — Constitui objecto do Acordo o co -financiamento para a aquisição
de três veículos automóveis pesados de passageiros, cujo investimento
se estima em 607.500 €, a que acresce o IVA à taxa legal em vigor,
conforme especificação anexa à candidatura da Câmara Municipal do
Barreiro, datada de 2 de Maio de 2008.
2 — As acções a empreender enquadram -se no projecto do PIDDAC
da responsabilidade do IMTT “Melhoria da Qualidade e Segurança dos
Sistemas e Serviços de Transportes Públicos” visado por Despacho de 31
de Dezembro de 2007 do Secretário de Estado Adjunto e do Orçamento.
Cláusula 2.ª
Comparticipação financeira
1 — O investimento global previsto é de 607.500 € (seiscentos e sete
mil e quinhentos euros), acrescido de IVA à taxa legal em vigor.
2 — O IMTT concede à Câmara Municipal do Barreiro uma comparticipação
financeira no valor de 364.100 € (trezentos e sessenta e quatro
mil e cem euros), como incentivo ao investimento referido na cláusula
anterior, não sendo o IVA objecto de comparticipação.
3 — O pagamento da comparticipação será efectuado em 2008, mediante
a apresentação de comprovativos da realização do investimento.
As facturas e os recibos deverão ser apresentados em original, a título
devolutivo, para aposição do carimbo de comparticipação e deverão
conter a especificação das características técnicas dos veículos, o preço
e o tipo de contrato.
Cláusula 3.ª
Vigência do Acordo
A vigência do Acordo tem início na data da sua assinatura e termina
noventa dias após o pagamento da última prestação da comparticipação.
Cláusula 4.ª
Alterações ao Acordo
Quaisquer alterações ao Acordo terão de ter a aprovação das duas
partes e a autorização dos ministros competentes, devendo a respectiva
minuta ser aprovada pela Secretária de Estado dos Transportes.
Cláusula 5.ª
Incumprimento
O não cumprimento de alguma das cláusulas do Acordo por parte da
Câmara Municipal do Barreiro pode levar à suspensão ou cancelamento
da comparticipação financeira e à sua devolução, por decisão da Secretária
de Estado dos Transportes, mediante proposta do IMTT.
Cláusula 6.ª
Omissões
Em tudo o que o presente Acordo for omisso, aplicar -se -á a legislação
geral, sendo as dúvidas que porventura surjam resolvidas por despacho
da Secretária de Estado dos Transportes.
O Presidente do Conselho Directivo do IMTT, I. P., António Crisóstomo
Teixeira. — O Presidente da Câmara Municipal do Barreiro,
Carlos Humberto de Carvalho.
http://dre.pt/pdf2sdip/2009/01/006000000/0082800829.pdf
At 17 março, 2009 10:51, Anónimo said…
• Anúncio de procedimento n.º 1048/2009. D.R. n.º 53, Série II de 2009-03-17.
Município do Barreiro
Aquisição de serviços para lavagem de contentores para RSU de 1100 litros do Município do Barreiro.
http://dre.pt/pdfdbdiacp/2009/03/053/401539513.pdf
Município do Barreiro
Aquisição de serviços para lavagem manual de ruas e outros espaços públicos do Concelho do Barreiro
http://dre.pt/pdfdbdiacp/2009/03/053/401539757.pdf
• Anúncio de procedimento n.º 1051/2009. D.R. n.º 53, Série II de 2009-03-17.
Município do Barreiro
Aquisição de serviços para limpeza e desmatação de terrenos do Município do Barreiro
http://dre.pt/pdfdbdiacp/2009/03/053/401539846.pdf
At 02 abril, 2009 10:18, Anónimo said…
• Despacho n.º 9217/2009. D.R. n.º 65, Série II de 2009-04-02
Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações - Gabinete do Ministro
Subdelegação na Secretária de Estado dos Transportes da competência para aprovar a minuta do acordo a celebrar entre o Estado e os operadores de serviço de transporte público colectivo de passageiros
1 — Subdelegar na Secretária de Estado dos Transportes a competência para aprovar a minuta do acordo a celebrar entre o Estado e os
operadores de serviço de transporte público colectivo de passageiros, para a implementação do título de transporte designado «passe 4_18@
escola.tp», criado pelo Decreto -Lei n.º 186/2008, de 19 de Setembro, bem como para designar os representantes do Estado na outorga do
mesmo.
2 — O presente despacho produz efeitos a 29 de Janeiro de 2009.
9 de Março de 2009. — O Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Mário Lino Soares Correia.
http://dre.pt/pdf2sdip/2009/04/065000000/1271312713.pdf
At 09 junho, 2009 13:11, Anónimo said…
Contrato -Programa com os municípios aderentes ao passe
4_18@escola.tp
http://dre.pt/pdf2sdip/2009/06/111000000/2311123112.pdf
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