A Paragem do 18 no Cabeço Verde

Este Blog é muito abrangente e heterogéneo...Destina-se aos políticos,aos cidadãos normais,aos sócios do Benfica,aos apreciadores de jaquinzinhos fritos,aos funcionários públicos,aos adeptos do Sporting,aos que pagam impostos e aos que nem sabem o que isso é,aos ouvintes da Rádio Renascença,aos descontentes com a administração do condomínio,aos internautas que acham que Linux é a Liga Internacionalista para a União dos Xiitas,aos que gastam o tempo de trabalho a ler estas coisas,aos médicos ...

terça-feira, janeiro 03, 2006

RESPIGOS DA ENTREVISTA AO “ ROSTOS” DO SR. CARLOS HUMBERTO – PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DO BARREIRO - Para Socialista meditar …


Nas últimas semanas saíram três entrevistas que, no nosso critério, são importantes, tem interesse e portanto são susceptíveis de aqui, neste Blog, merecerem o devido destaque e comentários.

Iremos começar pela última das três, a do Presidente da Câmara do Barreiro, Sr. Carlos Humberto.

Sensibilizou-me sinceramente a sua humildade em reconhecer que, às vezes, se incomoda, um bocadinho, quando lhe chamam Presidente e que ainda está a aprender a ser Presidente da Câmara. Uma lição para outros de um passado recente …

Desenvolveu a tese de que as questões estratégicas, de opção política, devem ser discutidas colectivamente, com os seus camaradas ou companheiros de vereação e, naturalmente, no próprio partido.

Defendeu que um Cidadão que é eleito por um partido político, não é justo que tome decisões, que responsabilizam a força política, pela qual foi eleito, sem discutir os problemas e as decisões com a sua força política, que, naturalmente, é aquela que vai ter que assumir, politicamente, essas decisões.

Concluindo que, desse ponto de vista, há ou deve haver uma discussão colectiva sobre as questões estratégicas, dentro do seu próprio partido.

O QUE FOI QUE ACONTECEU, SOBRE ESTA MATÉRIA, COM O ANTERIOR EXECUTIVO DA CÂMARA DO PARTIDO SOCIALISTA ? TAMBÉM DISCUTIAM AS QUESTÕES ESTRATÉGICAS NOS ÓRGÃOS PRÓPRIOS DO PARTIDO PELO QUAL FORAM CANDIDATOS ?

Parece-me bem que não.

Quanto à situação financeira da autarquia, admitiu que é preocupante, embora possam, no futuro, haver soluções para enfrentar este difícil problema.

Admitiu que a Câmara não tenha condições de fazer opções, sobre médias questões municipais, porque não tem margem financeira para fazer essas opções.
Reforçou com veemência que a situação financeira é má e que está convencido que nenhum vereador, nenhuma força política desmentirá, aquilo que afirma: que a situação financeira do município é má.

Todas as informações que foi dando ao longo deste tempo, foram informações que foi obtendo dos serviços. Não tendo inventado nada. Não inventou sequer um número. Não deduziu, não foi ele quem fez as análises. Limitou-se a transmitir aos Barreirenses as informações dos serviços, que eram aquelas deixadas pelo anterior executivo do Partido Socialista. A situação vai exigir medidas de rigor da parte da autarquia, se é pior ou melhor do que vem de trás, acha que é pior.

Afirma que, no inicio do mandato do Partido Socialista, em 2002, foi feito um empréstimo de 10 milhões de Euros. Desse empréstimo nada existe. Melhor dizendo, existe alguma verba mas não existe no sentido que, do total dos activos, das verbas que se irão receber, estas não cobrem os compromissos já assumidos. Há um diferença de cerca de 5 milhões de Euros.

O anterior executivo contraiu um empréstimo de 10 milhões de Euros e hoje temos um défice de 5 milhões de euros. Portanto, é uma situação pior, agravada com outra situação, também precária, que é estar esgotada a capacidade de endividamento. Não se trata de estar a acusar o PS.
Mas esta é a realidade nua e crua.

Derivando para outro tema, afirmou que os quadros da Câmara aumentaram em 89 trabalhadores em quatro anos e foi ampliado o quadro de assessores.

Acha que houve despesismo, acha que não houve rigor na gestão das contas do município, porque não é possível gerir com rigor quando se empola o Orçamento.
A Câmara do Barreiro tem pouca capacidade de angariar receitas próprias.

Foi perante esta realidade que encontrou o município. Nunca pretendeu fazer demagogia com a situação financeira da Câmara, quis transmitir apenas a situação financeira como a encontrou. Era uma obrigação, um dever, mais do que estar a dizer que o Partido Socialista é culpado. Que acha que o é realmente.

Pretendeu reforçar que não se pode cair no erro, que foi feito, que algum dos projectos que se dizem que vão dar receitas financeiras, ter sido considerado em Orçamento, como receita, quando ainda, nem o terreno é da Câmara.

Não é da Câmara e já foi orçamentado !!! … TENDO, SOBRE ESTE ASSUNTO, A CÂMARA JÁ SIDO CHAMADA À ATENÇÃO DESSA IRREGULARIDADE POR UMA INSPECÇÃO.

Quanto à acusação do PS que estão a haver saneamentos na Câmara, Carlos Humberto defende-se pedindo que lhe indiquem casos concretos de funcionários saneados aos quais responderá caso a caso.

Sobre este assunto o Zé do Barreiro fará apenas este pequeno comentário: uma funcionária chefia estava de baixa, e como esta se ia prolongar por um longo período de tempo, deixaram de contar com os seus serviços. Naturalíssimo …

O Presidente decidiu exonerar esta chefe, antes de fazer um ano, a fim de não receber qualquer indemnização, porque entende que não há meias competências a trabalhar com ele; os trabalhadores de chefia que trabalham na CMB são, como é evidente, da sua inteira confiança acrescentando, na altura, que a exoneração não se deve a "razões políticas" e que não está arrependido. Pergunta ingenuamente o Zé: isto é saneamento ?

E SOBRE ISTO O QUE TÊM A DIZER OS DEPUTADOS DO PS NA ASSEMBLEIA MUNICIPAL ?

Meus Amigos, não serão com intervenções como aquelas que os deputados municipais do PS fizeram nas duas ultimas sessões da Assembleia Municipal sobre a divida/déficit da Câmara e sobre outros assuntos também pertinentes, como os "saneamentos", que nos próximos anos se irá alterar o rumo das coisas no sentido dos Socialistas voltarem a ganhar a Câmara do Barreiro.

Será necessário mudar também aí e rapidamente. Vamos ver quem será o futuro Presidente da CPC, a composição do seu Secretariado político e o seu Programa de Acção/ Moção de Estratégia.

Para concluir, embora em total desacordo, desde sempre, em muitos assuntos e ideias, não nos custa nada admitir e concordar com este pequeno estrato do jornalista Sousa Pereira, publicado no Rostos de 03/01/2006:

"O PCP reconquistou a Presidência da Câmara e, certamente, não será através de fomentar o "anticomunismo primário" que o PS irá reconquistar a autarquia, sobe pena de estar a querer passar aos eleitores um atestado de menoridade política."

Atenção a isto, Camarada e Amigo Luís Ferreira. E, já agora, conte cá com o Zé para o ajudar nas duras batalhas políticas que certamente aí virão.

Um abraço e o desejo de um excelente ano de 2006 para TODOS,


Zé do Barreiro.


7 Comments:

  • At 04 janeiro, 2006 13:05, Anonymous Anónimo said…

    A prósito dos saneamentos, quero daqui e de boa fé, desejar boas férias a todos os ex-acessores, que tendo feito várias viagens de turismo em 2005, nomeadamente ao estrangeiro, estão neste mês de Janeiro a gozar a totalidade das férias do ano anterior.(uma vez que nenhum dia gozado foi registado, se me faço entender).
    Creio que este é um momento alto das suas carreiras e a sua mais útil contribuição para a cidade.

     
  • At 05 janeiro, 2006 15:46, Anonymous Anónimo said…

    Amigo Zé do Barreiro, como bom Barreirense que és, venho-te pedir um favor:

    Que investigue o que se passa com o terminal, porque razão não é inaugurada aquela "bela obra".
    Sabes porque digo "bela obra", porque a vergonha dos carros continua; não há passadeiras para os peões; os passeios continuam todos ocupados; a iluminação continua apagada; e vergonha das vergonhas não fizeram uma casa de banho para os taxistas, o cheiro nauseabundo vai continuar.
    Havis muita coisa a perguntar, mas penso que isto já chega.
    Só tú como barreirense dedicado, interessado e grande amigo desta cidade, nos poderás ajudar a resolver este inigma.
    Um abraço

     
  • At 06 janeiro, 2006 12:13, Anonymous Anónimo said…

    Oh Zé continua que a intenção é boa mas olha os tiros nos pés...

    o Pc não tem blogs! Já te disse muitas vezes, sei que não é com mau intuito...

    Nota:

    "Hj dizia me um comunista, o PS em 4 anos consegui ter mais oposição interna do que do PCP. E agora com o bombas não vão lá, toda agente que liga minimamente a politica sabe que ele minou o PS com o amigo João."

    A afirmação não é minha, não vou dizer se concordo ou discordo, mas fica a tua consideração!

     
  • At 06 janeiro, 2006 13:59, Blogger Zé do Barreiro said…

    Último anónimo,

    Agradeço o teu comentário.

    Olha que alguns militantes do PCP/Barreiro também têm Blogs.

    O "Comunista que não esquece", por exemplo. Depois posso mencionar mais alguns.

    Quanto ao candidato que mencionás-te para a CPC, apenas te digo que agora, mais que nunca, é necessária uma forte, abrangente e ampla plataforma de apoio em volta da candidatura do Luis Ferreira.

    O meu apoio - desinteressado - já ele tem.

    Que pensas disto ? Já agora, posso saber se és militante do PS ?

    Abraço,

    Zé.

     
  • At 07 janeiro, 2006 02:51, Anonymous Anónimo said…

    Sou militante do PS daqueles com as cotas em dia!

    O "Comunista que não esquece" não deve ser comunista mesmo... Penso eu!

    saudações socialistas

    E atenção aos tiros nos pés...

     
  • At 07 janeiro, 2006 19:10, Anonymous Anónimo said…

    Parece que o Cláudio Anaia sempre se vai candidatar . Vi o hoje mais uns 15 ou 20 militantes do PS-JS , num almoço no Restaurante Planalto . E querem saber ? ao lado do jovem candidato, estava o Sousa Pereira :)

     
  • At 09 janeiro, 2006 03:24, Anonymous Anónimo said…

    "Qualquer militante com mais de 1 ano de militância e com as cotas em dia tem o direito de se candidar"

    Claudio Anaia dixit

    Acrescento - desde que reuna o número suficiente de militantes(com mais de 6 meses de militância) para constituir lista!

    Agora algumas pequenas perguntas às quais desde já respondo:

    -A JS tem 15 membros nas supracitadas condições?

    Quiçá a JS de outro qualquer concelho...

    -O Sr Souza Pereira é livre de almoçar e jantar com quem quer, ou não?!

    Viva a liberdade, nem que seja de respastar em paz!

    -Já chegamos ao ponto em que as companhias de refeição são questão de discussão?

    É que eu soube que o Ze dos Bigodes esteve a almoçar com os 7 anões. E advinhem quem lá estava o Gato das Botas e o Drácula!

    -Será que o Cláudio Anaia escreve posts anónimos sobre a sua própria pessoa e inventa candidaturas para que dele se fale, e para criar a sensação de que tem alguns votos, a ver se é convidado para alguma lista?

    A psicologia infantil pode ser termendamente eficaz em meios onde impera a mesquenhes.

    Finalizo com a pergunta chave - Quais são os intresses que movem o Claudio, o Carluci, O dono do Planalto e o Souza Pereira?

    Podem dizer que tenho a mania da conspiração mas parece me plauzivel- o anónimo anterior tem a intenção obvia de promover o restaurante Planalto às custas do nosso partido.

    [ironia]

    Cada vez mais me convenço. O Partido SOCIALISTA está repleto de socialistas de relevo nacional!

    Espero que o Largo do Rato abra o olho e veja os grandes quadros Barreirenses!

    A bem da nossa cidade!


    [ironia/]

    Obviamente o Carluci nada tem a ver com isto. Era só para vos baralhar!

     

Enviar um comentário

<< Home

 

Estadisticas Gratis free hit counter
free hit counter

Get Your Sign

free counter