A Paragem do 18 no Cabeço Verde

Este Blog é muito abrangente e heterogéneo...Destina-se aos políticos,aos cidadãos normais,aos sócios do Benfica,aos apreciadores de jaquinzinhos fritos,aos funcionários públicos,aos adeptos do Sporting,aos que pagam impostos e aos que nem sabem o que isso é,aos ouvintes da Rádio Renascença,aos descontentes com a administração do condomínio,aos internautas que acham que Linux é a Liga Internacionalista para a União dos Xiitas,aos que gastam o tempo de trabalho a ler estas coisas,aos médicos ...

terça-feira, maio 23, 2006

Auditoria confirma buraco nas contas da Câmara


Nunca o Barreiro foi notícia nos O.C.S. Nacionais – por motivos bastante negativos, note-se – como nas últimas três semanas.

Ele foram assaltos, ele foram crimes, ele foram acidentes de bate e foge, ele foram agressões a detentores de cargos públicos e o mais que todos os Barreirenses infelizmente bem conhecem .

Mas aquilo que pretendemos, hoje, trazer até vós é uma das notícias já do domínio público, sobre a Auditoria externa realizada às contas da Câmara em relação ao mandato de 2002 – 2005.

Enviada pelo nosso fiel leitor e comentador "António" publicámos, no Post anterior, uma notícia do Correio da Manhã saída hoje mesmo sobre o assunto.

A notícia que pretendemos apresentar neste Post foi publicada no Jornal de Notícias de 19 de Maio último e servirá, de certa forma, como contra ponto à notícia do CM.

É e será, sempre, este o procedimento que iremos aplicar neste Blog.

É ESTA A NOTÍCIA DO J.N.:

« Auditoria feita às contas municipais revelou a existência de quase um milhão de euros devidos por prestação de serviços não contabilizados.

O relatório da auditoria encomendada em Janeiro pelo executivo comunista às contas da Câmara do Barreiro foi já entregue formalmente ao presidente, Carlos Humberto. O documento, a que o JN teve acesso, não refere a existência de irregularidades muito graves relativas ao período de gestão socialista, presidido por Emídio Xavier, mas confirma a «difícil situação financeira» com que o município se confronta.

Os auditores identificaram situações de fornecimentos e serviços prestados - no valor de 975 mil euros -, que até ao final do anterior mandato, não se encontravam contabilizados. Ou seja, essa dívida de quase um milhão de euros só foi 'descoberta' após as eleições autárquicas de Outubro, já pela nova gestão.

Para o socialista Amílcar Romano, os dados apresentados pela empresa privada que realizou a inspecção«coincidem com a avaliação feita previamente pelos técnicos camarários, apenas com variações diminutas». O vereador da Oposição considera que os resultados agora divulgados «não têm grande relevância» e comprovam que os mais de sete milhões de euros de saldo positivo que transitaram do anterior mandato «permitirão à maioria comunista gerir o município e fazer obra».

O autarca argumenta que o PS «nunca disse que a situação financeira da autarquia não era difícil. O Barreiro tinha um nível de carências de tal forma elevado que obrigou à realização de diversas obras urgentes», justifica.

Contactado pelo JN, António Amado, vereador do PSD em regime de substituição, considera «prematura qualquer avaliação imediata. É normal seguir-se um período de análise para que, após reunião da Comissão Política Concelhia, possamos emitir qualquer parecer sobre esta matéria», disse. Para o social-democrata, «há certas irregularidades processuais», pelo que «as responsabilidades deverão ser atribuídas a quem de direito».

Face aos compromissos facturados e não registados, aos juros de empréstimos e às dívidas a fornecedores, o relatório refere que a dívida da Câmara «aumenta para cerca de 8 540 mil euros e os compromissos totais por liquidar para 13 862 mil euros, incluindo-se nestes as requisições por satisfazer». Apesar de várias tentativas, não foi possível confrontar o ex-presidente, Emídio Xavier, ou o actual com os dados da auditoria ». FIM DA TRANSCRIÇÃO.

Propositadamente, neste momento, iremos abster - nos de emitir qualquer opinião ou comentário. Ficamos na expectativa daquilo que a CPC/PS/Barreiro e o seu Presidente irão produzir sobre esta melindrosa e preocupante situação para o Partido Socialista do Barreiro.

Evidentemente não será impedimento para que os meus Amigos possam, quando e como bem entenderem, emitirem os vossos oportunos e civilizados comentários.

Devem mesmo fazê-lo.

Zé do Barreiro.

14 Comments:

  • At 24 maio, 2006 22:49, Anonymous Anónimo said…

    Afinal quem é o " Sapateiro"

    Caro zé :

    Dirijo-me hoje ao seu blogg, iniciando por lhe agradecer a iniciativa de publicar na integra o artigo do Jornal de Noticias, do dia 19/5/2006, relativo á situação financeira da CMB, e ao resultado da recente auditoria ás contas, "sugerida" pelos deputados municipais do PS .

    Confesso que desde ontem procurava este artigo para que pudesse ajuizar os motivos da recente artigo de opinião do Sr. Rui Ferrugem, denominado " Quem manda a ti sapateiro... Tocar rabecão ", publicado no Diário do Barreiro de ontem, dia 23/5/2006, e que ainda se encontra On line, para quem se interessar por estes assuntos puder avaliar pessoalmente ao que seguidamente me refiro .

    Com efeito, refere o signatário em nota de rodapé que o artigo que fez publicar é uma resposta á noticia do Jornal de Noticias .

    A primeira impressão que me ficou, desconhecendo nessa altura o teor da noticia referida, que o visado pelo artigo de opinião, Vereador eleito pelas populações do Barreiro, que apesar de não ter formação na área teria emitido uma opinião técnica de alta especificidade, e que contrariasse os objectivos que nortearam a encomenda desta auditoria .

    Confesso que estranhei este posicionamento, pois a opinião que tenho do Sr. Vereador Amilcar Romano não me faria esperar tal coisa, porém ainda dei o beneficio da dúvida .

    Agora na posse do artigo que despoletou toda esta "ira" do Sr. Rui Ferrugem, bem patente no artigo que fez publicar, confirmo e reforço a opinião que tenho do Sr. Vereador Amilcar Romano, uma vez que de forma democrática apenas referiu que os resultados confirmam aquilo que os técnicos camarários, e claro está, o anterior executivo já sabia, i.e, que a situação financeira não era boa, contingência do grande investimento que o anterior executivo realizou, uma vez que as carências de 27 anos eram muitas, havendo ainda muito trabalho por realizar . mas apesar de não serem boas, como a maioria das autarquias do pais, espelho da difícil situação nacional e mundial, não seriam certamente catastróficas ao ponto que o actual executivo as colocou, fazendo desta situação a bandeira da sua governação autárquica durante 7 meses, anunciando aos quatro ventos uma situação catastrófica pejada das ditas " irregularidades " .

    Agora, após conversas que tive com diversas pessoas, tenho uma fotografia mais fundamentada da real situação financeira que o Partido Socialista deixou nesta câmara .

    AFINAL A MONTANHA PARIU UM RATO !!!

    Compreendo assim a " ira" latente, nas declarações do Sr. Rui Ferrugem, que espelham bem a situação que a CDU criou e alimentou durante sete meses, uma vez que os objectivos de " Terra Queimada" e do " Quanto pior melhor", ao qual nos habituou a CDU não só não surtiram efeito, e apenas reforçaram aquilo que os seus técnicos já tinham referido.

    Apenas com a diferença de que este trabalho de auditoria externa onerou ainda mais os cofres camarários e nada veio acrescentar ao que já se sabia e muito menos apresenta soluções de gestão .

    Parece-me certo que, esperando o PS ver premiado o seu trabalho nas eleições autárquicas de Outubro de 2005, não seria de longe expectável que o próprio executivo PS deixasse a situação financeira tal, que tornasse a CMB ingovernável .

    Gostaria também de salientar, que da prática corrente do PS, pautada por uma larga participação, algumas vezes a roçar o incompreensível, para os cidadãos menos esclarecidos, as intervenções de cada militante ou simpatizante não têm obrigatoriamente que seguir o "Status quo" partidário, e as orientações "bíblicas" que advém de qualquer directório, tipo Comité central ou qualquer que seja o seu nome .

    Compreendo que assim seja, e por isso compreendo também a observação do Sr. Rui Ferrugem, apesar de não concordar com ela, quando refere que o Sr. Vereador Amílcar Romano, como não é "o" responsável concelhio do PS não se deveria pronunciar. Esquecerá comodamente o Sr. Rui Ferrugem que Amílcar Romano pertence á Comissão Politica Concelhia.

    Mesmo que assim não fosse, a democracia tem destas coisas, os cidadãos têm o direito de se manifestar, se assim o entenderem, fora dos círculos fechados dos directórios partidários .

    Como nota final e a titulo de sugestão, julgo que seria importante e estimulante, que fosse divulgada também a situação financeira que o PS herdou em 2001, nomeadamente nos seguintes aspectos macro :

    * Situação do endividamento - note-se que sendo o limite de endividamento da CMB 25.5 milhões de euros e se o executivo PS contraiu 10 milhões, quem e quando comprometeu a autarquia nos restantes 15.5 milhões ;

    * Qual o valor de amortizações e juros pagos pelo executivo PS, a titulo de empréstimos contraídos pelas sucessivas gestões PCP .

    * Valor total de compromissos já assumidos quando o PS tomou os destinos da autarquia ;

    * Qual o valor das obras adjudicadas, herdado pela executivo PS em 2001 ;

    Por agora me fico .

    O Inconformado

     
  • At 24 maio, 2006 23:11, Blogger Zé do Barreiro said…

    "Barreiro atento",

    Cheguei agora a casa ( estes 3 últimos dias têm sido do caraças ...)e aquilo que lhe tenho a dizer agora e para já, será resumido nesta pequena frase: O seu comentário/análise está simplesmente espectacular.

    Àmanhã debruçar-me-ei com maior atenção e botarei mais qualquer coisa.

    Muito obrigado pela sua participação sobre este assunto que, de facto, não é "pêra dôce" para o Partido Socialista do Barreiro.

    Grande abraço,

    Zé.

     
  • At 24 maio, 2006 23:42, Blogger Chapa said…

    Embora a dimensão do buraco exposto, não seja ao nível de outros que já vimos (por exemplo:os 13 milhões de contos de dívidas que Mata Cáceres deixou em Setúbal), continua a ser preocupante, sobretudo as contas supostamente em dívida, sem que haja um compromisso da câmara. Causa estranheza e denota uma desorganização inadmissível. Uma vergonha para os amigos chuchas.

     
  • At 25 maio, 2006 12:35, Anonymous Anónimo said…

    Oh Chapa?
    Ou lá o que és.

    Porque não perguntas aos técnicos, responsáveis pela parte contabilistica/administrativa da CMB, os quais ganham uma pipa de maça que nem imginas, porque é que os documentos ficaram armazenados, na gaveta, à espera do quê?
    Chama-se a isso pura e simplesmente:
    Acto de terrorismo político.
    Falta de lealdade para com todos nós, cidadãos barreirenses, porque o dinheiro que gerem, e os procedimentos que têm, afectam-nos a todos nós, porque somos nós que financiamos os orçamentos, entendes?
    A credibilidade do cidadão não tem preço nem côr política.
    Deixem as guerras entre partidos, e trabalhem, ninguém vos meteu uma faca na garganta, para estarem onde estão.
    Estão por livre vontade, direi mais, porque esse lugar é ambicionado por todos vós.
    Prometeram que iriam fazer e acontecer. Afinal de contas, criticram os outros que não estavam a fazer nada. Agora criticam-nos porque gastaram o que tinham e o que não tinham.
    de uma vez por todas, meus senhores, decidam-se.

    O Postit

     
  • At 25 maio, 2006 12:59, Blogger Zé do Barreiro said…

    Meus Amigos,

    Sou e serei sempre Militante do Partido Socialista. E dos mais genuínos.

    Mas não posso aceitar nem posso pactuar com a incompetência, desleixo e desorganização da responsabilidade de elementos socialistas, que com a gestão mediocre que implementam ou implementaram nos Municípios e/ou nas Empresas para que foram eleitos ou nomeados, só denigrem e prejudicam o Partido.

    Sobre esta matéria já todos conhecem as minhas opiniões e posições políticas, aliás foram temas de vários Posts publicados neste Blog.

    Já tenho na minha cabeça o Post que irei publicar muito brevemente sobre os resultados da auditoria às contas do mandato do executivo do PS de 2002 – 2005.

    Tenho em meu poder 6 “dossiers” – que são do domínio publico - sobre a gestão financeira da Câmara dos anos de 2004 e 2005, e como sou um homem de números já os analisei em pormenor e retirei as minhas conclusões.

    Agora a prudência diz-me que não devo divulgar rigorosamente nada sem que, primeiro, o Secretariado da CPC/PS/Barreiro se pronuncie oficialmente sobre esta matéria. Não poderia ser de outra maneira.

    Também deveremos aguardar pela Conferência de Imprensa que o actual executivo da Câmara irá realizar amanhã dia 26 de Maio.

    Posto isto, e no que me diz respeito, aguardem em princípio, até 2ª Feira, dia 29 de Maio.

    Mas os meus Amigos podem e devem continuar a comentar.

    Aliás, repito, o texto do “ Barreiro atento” está divinal. E isto não quer dizer que esteja 100 % de acordo com ele. Evidentemente …

    Zé.

     
  • At 25 maio, 2006 15:52, Anonymous Anónimo said…

    Caro Zé do Barreiro :

    Relativamente ao seu post onde refere que este assunto não é "pêra doce" para o PS/Barreiro, gostaria de salientar que o desafio que se coloca ao PS reside no facto de ser urgente, de uma forma inteligente e consertada, promover uma intervenção politica diária, que permita " desmontar" a intentona do PCP, defendendo e apoiando-se sempre no contributo que os eleitos do PS, anteriormente executivo da CMB, possam dar sobre este assunto .

    É urgente desmascarar esta situação, nos locais próprios e com dados correctos e verdadeiros, donde lanço também o desafio aos eleitos do PS na Assembleia Municipal, para se juntarem a esta causa, obtendo os dados e informações correctas sobre este assunto e transmitindo-as também no local certo ou através dos canais adequados, para que toda a população tenha conhecimento da verdade.

    Este assunto não pode morrer assim !!

    " The truth is out there! "

    me aguardem .

    O Inconformado !

     
  • At 26 maio, 2006 20:57, Anonymous Anónimo said…

    Os números estão aí.

    Já agora, "pêra dôce" não existe. Que mania de adornar com um chapelinho para disfarçar o pobrezinho.

     
  • At 26 maio, 2006 21:00, Anonymous Anónimo said…

    Os técnicos da CMB, ou qualquer outra autarquia não ganham uma pipa de "maça". Isso, asseguro!

    É que nestas coisa das pipas de "massa", há que ser rigoro. Venham nomes!

     
  • At 26 maio, 2006 21:03, Anonymous Anónimo said…

    Caro, inconformado,
    "The truth", nãoestá "outhere", está mesmo in there.
    E, já agora, can you "handle the truth" ?

     
  • At 26 maio, 2006 22:09, Anonymous Anónimo said…

    I can handle it as long as PCP's not managing it.

    Shame on the bastards

     
  • At 27 maio, 2006 14:47, Anonymous Anónimo said…

    I can handle it as long as PCP's not managing it.

    Então, assim, não é reprovável e condenável "to manage the truth " no que concerne ao futuro de milhares de pessoas? O que interessa é que seja nosso ?

     
  • At 27 maio, 2006 20:34, Anonymous Anónimo said…

    Penetrating!

     
  • At 28 maio, 2006 17:44, Blogger Zé do Barreiro said…

    Caríssimos últimos quatro anónimos e Secretariado do Partido Socialista do Barreiro,

    A verdade que estamos, neste momento, a analisar é a dura e crua realidade dos números, isto é, para o nosso assunto em concreto, a verdade dos números incríveis do trabalho realizado por uma Empresa independente, idónea e insuspeita que realizou uma auditoria às contas do anterior executivo da C.M.B..

    E essa verdade, meus Amigos, não engana. É clarinha como água cristalina.

    E … contra factos concretos e inequívocos não existem argumentos. E não vale a pena tapar o sol com uma peneira, nem é preciso que venham especialistas da demagogia e da conversa da treta inventar e defender o que não se pode defender.

    Tudo está perfeita e completamente explicado e justificado.

    Por favor, não queiram cair no ridículo e prejudicar, ainda mais, o Partido Socialista.

    Assumam, com humildade democrática, que foram desorganizados, desleixados e negligentes.

    Os Barreirenses poderão, até, compreender – vos e dar-vos segunda oportunidade.

    Até amanhã.

    Zé.

     
  • At 28 maio, 2006 20:39, Anonymous Anónimo said…

    Ah, grande Zé.
    Estava a ver que não te tornava a ver como sempre foste.
    Ponto final, parágrafo.
    Melhor que esta leitura, nem o bruxo de Alcochete conseguia fazer.
    Até sempre, digo eu.

    Luis Santos

     

Enviar um comentário

<< Home

 

Estadisticas Gratis free hit counter
free hit counter

Get Your Sign

free counter