A Paragem do 18 no Cabeço Verde

Este Blog é muito abrangente e heterogéneo...Destina-se aos políticos,aos cidadãos normais,aos sócios do Benfica,aos apreciadores de jaquinzinhos fritos,aos funcionários públicos,aos adeptos do Sporting,aos que pagam impostos e aos que nem sabem o que isso é,aos ouvintes da Rádio Renascença,aos descontentes com a administração do condomínio,aos internautas que acham que Linux é a Liga Internacionalista para a União dos Xiitas,aos que gastam o tempo de trabalho a ler estas coisas,aos médicos ...

sábado, novembro 18, 2006

AINDA NA “RESSACA” DO CONGRESSO DO P.S. … GASTANDO OS ÚLTIMOS CARTUCHOS …



Hoje, Domingo, faz precisamente uma semana que terminou o XV Congresso Nacional do Partido Socialista.

De hoje precisamente a uma semana, Domingo, reúne a Comissão Nacional, na sua primeira reunião pós Congresso, para segundo os Estatutos do Partido, eleger a Comissão Política Nacional que por sua vez reunirá de imediato para eleger os 11 membros do Secretariado Nacional.

Como, no nosso entendimento, ainda estamos em pleno período de “ressaca”/ rescaldo do Congresso e, também, como na nossa humilde opinião, a partir de Domingo que vem, irá ficar tudo rigorosamente na mesma no funcionamento interno do Partido e no que respeita ao relacionamento com as suas bases, aproveitamos para publicar um último texto sobre alguns acontecimentos que se passaram no decorrer da Reunião Magna da Família Socialista.

Para a vossa análise e retirada de conclusões, apresentamos uma breve resenha do que ficou deste Congresso …

1. Ficou uma micro-minoria de delegados que não votaram favoravelmente a Moção do Secretário Geral – 6 abstenções e 1 voto contra.

2. Ficou a votação na Moção da Helena Roseta e do José Leitão que levaram para o Congresso 11 delegados eleitos e acabaram por ter 36 votos no Documento.

3. Ficou a sensação – pelo resultado das votações secretas realizadas: 700 abstenções; vários votos brancos e vários votos nulos – que a Helena Roseta e os delegados eleitos e demais apoiantes da sua Moção, poderiam e deveriam apresentar uma lista à Comissão Nacional, cujo resultado seria uma grande surpresa …

4. Ficaram grandes salvas de palmas consoante o nome e a importância de certos oradores e as palavras que proferiram.

5. Ficaram algumas Moções Sectoriais e algumas intervenções com algumas dicas quase envergonhadas de chamada de atenção, quer para a acção governativa, quer para a organização interna do PS ( Eleições Primárias ), quer para o próprio Congresso ( suas regras e práticas ).

6. Ficou um programa e os horários que não foram cumpridos (no Sábado os trabalhos começaram 1 hora mais tarde).

7. Ficou – e esta é preocupante existir no Partido Socialista - que as Moções Sectoriais, com a exigência de pelo menos 20 delegados subscritores, cuja apresentação se deveria seguir às Moções de Estratégia e de Orientação Política Nacional, não foram apresentadas NEM DISCUTIDAS !!!

8. Ficou que os apresentadores das Moções Sectoriais ( se foram perspicazes e entregaram a tempo o papel de 'Peço a Palavra' ) tiveram o mesmo tempo, 3 minutos, para falar que os restantes delegados que não apresentaram moções ao Congresso.

9. Ficou que o “alinhamento” ou ordenação dos pedidos para falar foi feito de forma não cronológica - não pela sequência da sua ordem de entrega à mesa - tendo sido introduzidos na longa fila de espera muitos “mediáticos” – “barões” e amigos - de que resultou alguns delegados só serem chamados ao fim da noite para fazerem a sua intervenção, quando tinham sido dos primeiros a inscrever-se.

10. Ficou que a certa altura - às 19:00 h, em vez das programadas 22:00h - e no meio das muitas intervenções ainda por fazer, estas são interrompidas para a Mesa apresentar uma proposta de votação para mandatar a Comissão Política para fazer «Alterações Estatutárias» !!! Note-se que, embora estivesse plasmado no programa distribuído no 1º dia, as Alterações Estatutárias não estavam previstas tendo até sido esse tema “desincentivado” da discussão pelo Secretário Geral, como insistentemente divulgado da comunicação social.

11. Ficou que - e pasme-se ( ou talvez não) - que esta proposta é aprovada e quase por unanimidade - com 10 heróicos votos contra. Já que os Delegados ( que não foram mandatados para tal ) dão, assim, “carta branca” a este órgão para actuar como bem entender numa matéria tão importante como são as alterações estatutárias do PS !!!

Até que ponto estas situações são “normais” ( comportamentos “típicos” portugueses) ou são aproveitamentos intencionais ( manipulação consciente )?

Em qualquer das opções exemplificam a falta de respeito, falta de ética e falta de igualdade de tratamento – violação clara de princípios e regras estatutárias - por parte da Mesa e da C.O.C. para com os delegados a este Congresso.

Por outro lado, a aceitação destas situações pelos delegados, sem serem sequer questionadas, revela mais uma vez que a maioria dos delegados apenas se representam a si próprio e aos seus interesses pessoais.

É um défice de Democracia interna no PS que urge alterar rapidamente.

Ou será que, aos poucos, vai deixar de existir Ética, Transparência, Democracia e Socialismo no interior do PS ?

Pois bem, meus Amigos e Camaradas, foi isto – numa breve resenha - que ficou do XV Congresso do Partido Socialista e que quisemos aqui publicar, PARA MEMÓRIA FUTURA !!!

Zé do Barreiro.

9 Comments:

  • At 19 novembro, 2006 22:16, Blogger Zé do Barreiro said…

    “Barreiro Cáustico”,

    Três notas ao seu comentário no Post anterior:

    1ª O que o meu amigo vai continuar a fazer no seu blog com a publicação dos seus textos é e será rigorosamente o mesmo que nós iremos fazer no nosso blog com os nossos textos. Obviamente assegurando, como até aqui, a dignidade e a respeitabilidade que as pessoas nos merecem. É uma das regras de ouro deste Blog.

    2ª Admira-me sobremaneira que assuntos deste tipo sejam levados a tribunal e que sejam admitidos pelos Srs Juízes e pelo Ministério Público para julgamento. Mas isto é apenas e só a minha humilde opinião ( embora nós saibamos, também, alguma coisinha de Direito, reconhecemos modestamente ).

    3ª De facto tivemos conhecimento deste episódio que está, também, plasmado no Blog de um Camarada e amigo nosso. Perguntamos nós, fazendo um àparte, PORQUE PUBLICOU ELE ESSE TEXTO NO SEU BLOG ? Haverá alguém a faltar-lhe ao respeito ? a ferir a sua dignidade ? a caluniá-lo ? a ofendê-lo ? a injuriá-lo ? teria enfiado alguma carapuça ? Claro que somente o próprio saberá responder.

    De qualquer forma, “Barreiro Cáustico”, estaremos muito atentos, mas mesmo muito atentos, ao resultado da sentença desse julgamento …

    “ Isto é que vai uma censura” … ou será … “uma açorda”… ou … não passará de uma estupidez ?

    Grande abraço,

    Zé.

     
  • At 20 novembro, 2006 01:02, Anonymous Anónimo said…

    E como foram/ são 'COZINHADAS' a/s LISTA/s para os órgãos nacionais (e ...) ?

    A entrega das listas é feita durante o Congresso (até meio deste + -), sendo que a maioria dos Delegados NÃO PARTICIPAM e são confrontados com proposta(s) para Votar (para dizer Sim pois, de facto, 'NÃO É ADMITIDA' outra opção).

    Enquanto a maioria dos Delegados estão a ouvir os subscritores de moções e outros oradores, os 'barões' (governantes, parlamentares, membros dos órgãos nacionais cessantes, mais dirigentes das estruturas federativas/ distritais, e das concelhias (comissões políticas e secretariados) com mais 'peso' no Partido) encontram-se à-parte para tentar IMPOR a sua QUOTA e Nomes dos seus PROTEGIDOS.
    Quantos mais conseguir impôr maior o seu 'peso' político.

    Trata-se de uma Luta surda de Negociações difíceis, com arremessos de jactância e força para a ARENA/ líderes maiores, e com promessas para baixo (para os 'capos') de futuros apoios, lugares ou benesses noutros órgãos ou estruturas.

    Esta luta interna pelo poder, passa ao lado da maioria dos DELEGADOS eleitos democrática e livremente pelos militantes de base em cada uma das Secções, eles apenas fazem número, não são chamados a tomar decisões, fazem o papel de MOMOS a quem lhes é indicado quando e a quem Bater Palmas ou a Levantar o Braço para votar na proposta da Mesa !!

    Estes Delegados, votam a favor mesmo quando é para lhes USURPAR o LEGÍTIMO PODER para que estão mandatados: apresentar propostas ou moções, discutir, ELEGER !! - e dão ''cheques em branco'' às 'grande sumidades' que estão na Mesa ou irão ser Escolhidos (e não eleitos) por outros !!

    Inebriados pelas luzes, pelas câmaras Tv, pela proximidade de personagens mediáticas e ambiente em geral (ou pelas suas próprias incapacidades), a maioria dos Delegados dá ''cheques em branco'' às 'grande sumidades' que estão na Mesa ou ainda irão ser Escolhidos (e não eleitos) por outros !!

    E é esta a grande Democracia interna existente no(s) Partido(s) !!
    Se tens cabeça, apoia as Eleições PRIMÁRIAS no TEU Partido!!

     
  • At 20 novembro, 2006 15:42, Anonymous Anónimo said…

    Manuel Alegre sobre o Congresso do PS:

    "Por que razão alguns dos que travaram os combates perigosos, enfrentando a Pide e a repressão, de repente se calam e parecem acomodados? E como se explica que outros, que nunca teriam coragem de emitir sequer um sopro em plena ditadura, se comportem como se tivessem o poder na barriga?"

    A pergunta fica feita, agora só falta dar a resposta. Não é?

    Jack Taxas

     
  • At 20 novembro, 2006 16:40, Anonymous Anónimo said…

    Zé aponta mais esta para enriquecer esta MEMÓRIA FUTURA.

    No dia de encerramento do Congresso e de importantes votações, dos 1700 ilustres Delegados que deviam estar presentes, estavam presentes/ votaram menos de 1000 (com apenas um heróico voto contra esta maioria) !!

    Ou seja: mais de 40% dos Delegados não compareceu na votação das moções nacionais !!! PORQUÊ ?!
    - Não valia a pena ? Grande militância!
    - Discordavam de... mas não quiseram dar a cara?
    - ....???
    - O que se passa verdadeiramente no PS ?

    Continua a desmascará-los Zé, estás a prestar um bom serviço à democracia e ao próprio PS.

     
  • At 21 novembro, 2006 12:40, Anonymous Anónimo said…

    Um exemplo, apenas um exemplo:

    Na Comissão Nacional do PS estão os seguintes elementos do distrito de Vila Real, Pedro Silva Pereira, Ascenso Simões, António Martinho, Rui Santos, Altamiro Claro, Ema Gonçalo, Helena Pavão, Fernando Rodrigues, Edite Sousa, Luís Machado, Manuel Macedo, e Victor Silva. Na Comissão Nacional de Jurisdição está a deputada Paula Barros.

    E o distrito de Setúbal ? Alguém sabe qual foi a sua representatividade nos órgãos nacionais do P.S. ?

    Que saudades temos do Aires ...

     
  • At 21 novembro, 2006 14:31, Anonymous Anónimo said…

    Não digo que sejam melhores. Mas o distrito de Setúbal tem mais.

    Voçes provocam me risos grunhos!

     
  • At 21 novembro, 2006 19:34, Anonymous Anónimo said…

    Porque não se inscrevem no Restelling, sempre fazem algumas palhaçadas que os putos gostam de ver.
    Não acham que sendo do mesmo partido, vos estais a rebaixar em demasia, só com o intuito de se ofenderem uns aos outros?
    Boa tarde Zé, vê se consegues meter estes aprendizes de feiticeiro na ordem, "onde é que eu já ouvi isto ?", porque pelo andar da carroça, quanto mais tardar pior.
    Quem vos avisa vosso amigo é.
    Eh..Eh..Eh..Eh..Eh..Eh..Eh..Eh..
    Luis Santos

     
  • At 22 novembro, 2006 11:09, Blogger Zé do Barreiro said…

    “Luís Santos”,

    Meu Amigo, metê-los na ordem ? Bom, no meu entendimento já ninguém os consegue meter na ordem. Nem eu !!! Eh,Eh,Eh,Eh,Eh.

    Mas deixe que lhe diga, que devido aos comentários do penúltimo e do antepenúltimo “Anónimos”, cá o Zé gostaria que alguém aqui revelasse todos os nomes dos Militantes do nosso Distrito que fazem parte dos actuais órgãos nacionais do P.S..

    Lanço inequivocamente este desafio …

    Veríamos quais são aqueles que se mantêm quase perpetuamente nesses órgãos nacionais e veríamos, também, quantos jovens – a renovação, Senhor, a renovação - fazem parte, por exemplo, da Comissão Nacional.

    Não brinquem com coisas muito sérias, meus Amigos, não brinquem com coisas sérias …

    Bom, está lançado o desafio. Quem é o primeiro a botar aqui os nomes ? Quem será o primeiro a contrariar cá o Amigo Zé ?

    Saudações,

    Zé.

     
  • At 25 novembro, 2006 12:53, Anonymous Anónimo said…

    Zé;
    Como já deve ter percebido, ninguém está preocupado, com a forma como se cozinha dentro do grande panelão, lá para as bandas do rato.
    Mais uma vez se confirma que o que preocupa cá os m(acacos)ilitantes do burgo, é o poder local e localizado da panelinha que lhes deixam quase como se de uma esmola se tratasse.
    Bom seria que as forças que conseguem congregar para a angariação do botito, não é Zé, as utilizassem sim na defesa de conceitos e ideias bem definidos, cultivando os valores do Partido a que dizem pertencer e respeitar.
    Como as suas ambições, deles, se confinam aos condimentos do tacho, e acham que não conseguirão nunca ser alguém respeitado nesse grande panelão, porque não são capazes de se fazer respeitar e impor no seio desta grande família (PS), vão apanhando as migalhas que caem viscosamente dos cantos da boca dos grande comilões, e ficam satisfeitos. Pobres coitados, tão cegos que são.
    Bom, já chega, mais uma vez estou a falar demais, mas não poderia deixar de o fazer, visto me ter apercebido que desde que o Zé deixa de falar cá das tricas, dos crimes pessoalizados, os seus clientes do blog, desinteressam-se completamentepela matéria.

    Um Abraço, e não deixe cair os braços;

    Luis Santos

     

Enviar um comentário

<< Home

 

Estadisticas Gratis free hit counter
free hit counter

Get Your Sign

free counter