A Paragem do 18 no Cabeço Verde

Este Blog é muito abrangente e heterogéneo...Destina-se aos políticos,aos cidadãos normais,aos sócios do Benfica,aos apreciadores de jaquinzinhos fritos,aos funcionários públicos,aos adeptos do Sporting,aos que pagam impostos e aos que nem sabem o que isso é,aos ouvintes da Rádio Renascença,aos descontentes com a administração do condomínio,aos internautas que acham que Linux é a Liga Internacionalista para a União dos Xiitas,aos que gastam o tempo de trabalho a ler estas coisas,aos médicos ...

quinta-feira, novembro 09, 2006

O CONGRESSO NACIONAL DO PARTIDO SOCIALISTA – Sabem quais as razões da Função Pública estar a fazer greve geral ? - Reflexão X




Quais serão os motivos que levaram os funcionários públicos a fazer uma Greve Geral nos dias de hoje e de amanhã ?

Apresentamos um exemplo – apenas um exemplo – de muitos que se poderiam apresentar que justificam inequivocamente a luta que esses trabalhadores estão a levar a cabo.

Cá vai ( e é absolutamente verdadeiro ):

« Sem querer parecer narcisista aqui vai um exemplo real (o meu) para que o meu ilustre Amigo posa perceber o que é neste momento a nossa administração pública:

idade: 44 anos
habilitações: uma licenciatura, três pós-graduações, a frequentar um mestrado (justamente em gestão e administração pública)
curriculum profissional:
- funcionário público há 19 anos
- assessor de um secretário de estado entre 1999 e 2001
- chefe de divisão numa direcção geral entre 2001 e 2005:
- em 2005 fui nomeado subdirector-geral, cargo de que me demiti a meu pedido (e em solidariedade com o director-geral) quatro meses depois.

De regresso ao meu quadro de origem (um instituto público) fui encaminhado para um andar do instituto onde estão várias pessoas absolutamente inactivas há muitos anos. Uns foram chefes de gabinete, outros foram directores-gerais, outros foram outras coisas parecidas. Com menos de 55 anos, sou o único. Deram-me um gabinete, e até hoje (desde há mais de um ano) não me foi confiada qualquer tarefa.

Ou seja, ESTOU PROIBIDO DE TRABALHAR, pese embora pagarem-me o vencimento.

Neste cenário sou um sério candidato ao pré-despedimento chamado "mobilidade" (não será mais do que um pré-despedimento).

É esta a reforma da administração pública que querem fazer? E a casta dirigente que criou as mais bizarras situações, não é reformada (já que pelos vistos não pode ser responsabilizada)?

O cenário que acabo de descrever não será porventura dos mais dramáticos. Imaginem um casal de funcionários ambos administrativos (vencimentos muito modestos), com filhos a estudar, e que correm o risco de através da dita "mobilidade" estarem daqui a um ano com 50% do rendimento que têm hoje...

Não sei o que o futuro nos reserva, mas não me surpreenderia ver aquilo que por ora se pode considerar impensável... »


Trata-se de uma coisa chamada DESESPERO, Sr. Primeiro Ministro, é o DESESPERO de muitos funcionários públicos, INCLUÍNDO MUITOS QUATROS SUPERIORES DE TOPO.

A CLASSE MÉDIA QUE LHE DEU A MAIORIA ABSOLUTA, SR. PRIMEIRO MINISTRO !!!

Valerá a pena dizer mais alguma coisa ?

Até amanhã,

Zé do Barreiro.

8 Comments:

  • At 09 novembro, 2006 20:19, Anonymous Anónimo said…

    Zé;

    Afinal o meu amigo, contrariamente ao que muitos desconhecem, pertence ao grupo dos bem apessoados socialistas.
    Não faz parte da ralé partidária, comungando nos corredores do PODER, nas relações de nomeação partidária.
    Sim senhor, quem diria?
    E esta hein...............
    eh,..eh,..eh,..

    Luis Santos

     
  • At 09 novembro, 2006 21:49, Blogger Zé do Barreiro said…

    Caro “Luís Santos”,

    Pois …

    Olhe, vou confidenciar-lhe uma coisa ( e só o refiro porque o meu Amigo me provocou ):

    Não subestimem o Zé, como meia dúzia de espertalhões já o fizeram – ou tentaram fazer - pois será um dos piores erros que poderão cometer na sua vida …

    Não subestimem o Zé... Não caiam nessa asneira …

    Vou dar-lhe um exemplo, só para si …

    A partir de 2ª Feira, após o Congresso Nacional e devido ao facto de retomarmos os Posts sobre o Barreiro – devido a critérios que impusemos a nós próprios - iremos explicar por A+B, tudo muito bem explicadinho, as razões porque certa Moção Sectorial que irá ser apresentada no CN, por certo (a) delegado (a) eleito (a) pela Secção do Barreiro, não irá ser aprovada no Congresso ou numa próxima Comissão Nacional do PS, como acabará por ser o caso.

    No limite, serão convidados a retirar essa Moção.

    Trata-se de, certas pessoas, desejarem botar figura, sem terem figura para botar e depois apanham grandes desilusões…

    Para se tratarem, apresentarem ou discutirem certos assuntos importantes, é obrigatoriamente necessário estudar muito, queimar muitas pestanas, gastar muitas horas em analisar documentação, o que convenhamos não foi o caso dos proponentes dessa Moção …

    Como vê, estou a dar-lhe uma notícia em primeira mão, mesmo antes de se realizar. O que é um grande risco da nossa parte, terá de concordar !!!

    Por agora não posso nem vou dizer mais nada.

    Abraço,

    Zé.

     
  • At 10 novembro, 2006 00:50, Anonymous Anónimo said…

    Zé;

    Porque não denuncia essas situações?
    Com nomes, intenções, sei lá..... o que entender.
    Mas denuncie, porque só com esse tipo de atitudes poderemos mudar os acontecimentos, e cada um por si, e todos em conjunto, podermos contribuir para credibilizar comportamentos.
    Denuncie, não tenha medo, pois sei que não é homem de medos.
    Ou será?
    Tem aqui a oportunidade para desmascarar a pestilenta corja que nos continuam a impôr, e colocar no sítio, o que fora do sitio está.
    Se assim o fizer, acredite, estamos todos consigo, todos aqueles que pugnam pela verdade no PS Barreiro.

    Obrigado Zé, desde já e até ao meu regresso.

    Luis Santos

     
  • At 10 novembro, 2006 02:03, Anonymous Anónimo said…

    Boa noite amigo Zé,

    Gostava de o desafiar para comentar duas questões muito simples..

    A primeira prende-se com uma frase que escreveu:
    "Neste cenário sou um sério candidato ao pré-despedimento chamado "mobilidade" (não será mais do que um pré-despedimento).<>

    Esta situação, a que o meu amigo se refere, qualificando-a (e a meu ver muito bem) como uma espécie de pré-despedimento, não será muito mais e para além disso, a consagração de um novo direito (que no futuro também ele será chamado de adquirido) ao SUBSÍDIO DE DESEMPREGO VITALÍCIO para todos os Funcionários Públicos?

    E também não é um facto concreto, que os funcionários que forem abrangidos neste pré-despedimento, além de ficarem a receber parte do seu salário até ao dia da sua reforma, também poderão acumular a esse valor, os rendimentos provindos de trabalho por si prestado para outras entidades (no caso privadas)?


    É que se o meu amigo se dispuser a alterar uma pequena variável na hipótese que propôs e imaginar que os dois administrativos em vez de serem funcionários públicos, trabalham no sector privado e são despedidos (porque para eles não há meio termo), então diga-me Zé, por quanto tempo essas pessoas terão direito a parte do seu salário através do subsídio de desemprego?

    E o que acontecerá caso um desses administrativos seja apanhado a trabalhar (às escondidas) e a receber simultaneamente o subsídio de desemprego?

    A segunda questão ainda é mais simples (foi-me soprada ao ouvido por outro passarinho):

    Hoje houve greve, amanhã também há...
    Hoje, no Barreiro, houve funcionários públicos da CMB que queriam trabalhar e não puderam exercer esse direito, porque os piquetes do Partido do Costume as impediram, não lhes abrindo as portas das instalações (já para não falar de ameaças indirectas)...

    Eu sei, (e se calhar o meu amigo também sabe), que este desrespeito pelo direito de não fazer greve é normal e habitual no Barreiro, mas o que muita gente talvez não saiba é que
    esta ditadura do proletariado só é normal quando o PC está no poder, pois no mandato anterior as instalações da CMB nunca viram as suas portas fechadas a quem optou por não exercer o direito à greve.

    Como vê, meu caro amigo, há sempre muitas formas de interpretar os factos e neste caso só lhe digo que tenho muita pena que o Estado Português não possa oferecer aos trabalhadores do sector privado as mesmas condições, direitos e regalias que (mesmo em tempo de crise) são oferecidas aos funcionários públicos.

    Apenas mais uma breve nota (provavelmente a mais importante):

    Quero deixar muito claro que tudo o que eu escrevi, teve por objectivo oferecer um outro olhar crítico e genérico sobre a questão que o Zé abordou.
    No entanto e porque não quero que o Zé interprete mal esta minha abordagem, não posso deixar de lhe expressar a minha inteira solidariedade quanto ao seu caso concreto e pessoal.

    Um Abraço,
    Barreiro Cáustico

     
  • At 10 novembro, 2006 12:38, Anonymous Anónimo said…

    Zé;

    Já agora, e em maré de informações, porque nestas coisas, nunca são demais, consta ........, consta por aí que actualmente os piquetes de greve refinaram os seus métodos, e passaram de infelizes defensores da oprimida classe operária, a burgueses sem vergonha.
    Transformaram-se em piquetes auto-transportados, e ainda por cima utilizando equipamentos camarários, deslocando-se descaradamente pelo BArreiro, o que de todo se torna mais grave.
    Abuso de confiança, e total falta de respeito pelo erário público.
    Haverá mais alguma coisa a dizer?

    Luis Santos

     
  • At 10 novembro, 2006 13:55, Anonymous Anónimo said…

    Ó Luis Santos como podes tú criticar estas coisas quando fazes parte de um partido que actualmente são um bando de fascinoras, de mentirosos, tú não vês que essa conversa já não pega. Ou será que tú também queres ir para a cupula do teu partido e fazeres o mesmo ou ainda pior.

     
  • At 10 novembro, 2006 14:20, Blogger Zé do Barreiro said…

    “Luís Santos”

    Qualquer pessoa minimamente responsável com dois dedos de testa, não pode concordar, de todo, com situações dessas, sejam elas da parte de sindicalistas afectos à UGT ou à CGTP. Ponto final.

    É que, com procedimentos desse tipo o sindicalismo ( classe nobríssima, da qual já fiz parte como membro do Secretariado da Ala de Quadros da UGT ) passa a “controleirismo”, o que desvirtua completamente os objectivos e as funções e responsabilidades dos Sindicatos.


    Quanto ao seu comentário anterior, meu Amigo, não há nomes de pessoas a denunciar, já que são conhecidos e estão convenientemente divulgados no site do PS. Basta lá ir e consultar os subscritores das Moções Sectoriais apresentadas ao CN ...

    Quanto ao resto, me aguarde, meu Amigo, me aguarde … Já só faltam quatro dias …

    Já agora, medo ? eu ter medo ? de quê ? de quem ? O “Luís Santos” decididamente não me conhece, nem um pouco que seja !!!

    Até logo,

    Zé.

     
  • At 11 novembro, 2006 01:54, Anonymous Anónimo said…

    Zé;

    Não seja assim tão optimista, amigo.
    Não vá o sino tocar.

    Luis Santos

     

Enviar um comentário

<< Home

 

Estadisticas Gratis free hit counter
free hit counter

Get Your Sign

free counter