A Paragem do 18 no Cabeço Verde

Este Blog é muito abrangente e heterogéneo...Destina-se aos políticos,aos cidadãos normais,aos sócios do Benfica,aos apreciadores de jaquinzinhos fritos,aos funcionários públicos,aos adeptos do Sporting,aos que pagam impostos e aos que nem sabem o que isso é,aos ouvintes da Rádio Renascença,aos descontentes com a administração do condomínio,aos internautas que acham que Linux é a Liga Internacionalista para a União dos Xiitas,aos que gastam o tempo de trabalho a ler estas coisas,aos médicos ...

sábado, novembro 18, 2006

A ESQUIZOFRENIA DE SÓCRATES


Digam lá se é ou não verdade.

Um dia José Sócrates é um reformador ambicioso, enfrenta corporações, desafia sindicatos, proclama vitórias, trata com paternalismo a oposição. Noutro José Sócrates é um socialista moderno, vem salvar o Estado-Providência, ataca Jardim, desconfia da banca.

Noutro também, José Sócrates é um político pós-moderno a quem as contradições não atormentam e a linguagem do pragmatismo seduz. Com isto não há acordo possível. A ideia da esquerda é que José Sócrates se transformou num neoliberal de direita, a ideia da direita é que José Sócrates está prisioneiro da esquerda. Que José Sócrates seja visto de forma diferente por pessoas diferentes, não admira. Mas todos ficamos confusos. Ninguém o vê como um dos seus. José Sócrates está, provavelmente, sozinho.

Mas não está. O PS, sem nenhum alvoroço, rendeu-se diligentemente a José Sócrates. Os críticos são superficiais e residuais. O PS também tem uma ideia de José Sócrates. Percebeu que José Sócrates lhe garante dois preciosos bens políticos: persistência no poder e respeitabilidade tecnocrática.

Eu disse que também tinha uma ideia de José Sócrates:

José Sócrates é um bom tecnocrata. Até é possível gostar dele. Mas precisávamos de um bom político…

Freud explicará isto
?

2 Comments:

  • At 19 novembro, 2006 01:31, Anonymous Anónimo said…

    Boa noite Zé,

    Porventura o meu amigo leu esta notícia?
    http://www.portugaldiario.iol.pt/noticia.php?id=740260&div_id=291#

    Já viu que, se esta "moda" pega, as nuvens da CENSURA vão voltar para nos assombrar, tal como aconteceu em tempos idos?

    Cá por mim já me decidi, antes que alguém me chateie, vou antecipar-me e...

    ... contratar um "juizinho censório" só pelo gozo de poder ver os meus textos riscados com "lápis azul" (ou será vermelho?)...

    ... e depois...

    (estando já plenamente consciente dos meus delitos de opinião)

    ...publicarei os meus textos na versão original à mesma.


    Um abraço amigo,
    Barreiro Cáustico

     
  • At 19 novembro, 2006 16:22, Anonymous Anónimo said…

    A esquizofrenia do Zé Socrates e a do Zé do Barreiro!

    Estimado Zé vossa excelência tem tido comportamentos estranhos!

    Ora está com o LFF a falar em dar vassouradas no AR e no EX, segundo sei na companhia do AJG, ora está a dizer e se puder explique:

    "Por questões estratégicas não me quero pronunciar sobre o AJG"

    Questões estratégicas? Um homem tão impuluto como Sr é? Pensava que se preocupava com questões de moral, em trabalhar para o partido. Mas a sua moral já eu vi. A sua e a dos outros.

    Vão dar uma curva mais o vosso partidozeco. É que nem há mais Zé que me engane. Nem o Zé Socrates nem o Zé do Barreiro. É tudo igual.

     

Enviar um comentário

<< Home

 

Estadisticas Gratis free hit counter
free hit counter

Get Your Sign

free counter