A Paragem do 18 no Cabeço Verde

Este Blog é muito abrangente e heterogéneo...Destina-se aos políticos,aos cidadãos normais,aos sócios do Benfica,aos apreciadores de jaquinzinhos fritos,aos funcionários públicos,aos adeptos do Sporting,aos que pagam impostos e aos que nem sabem o que isso é,aos ouvintes da Rádio Renascença,aos descontentes com a administração do condomínio,aos internautas que acham que Linux é a Liga Internacionalista para a União dos Xiitas,aos que gastam o tempo de trabalho a ler estas coisas,aos médicos ...

sexta-feira, novembro 10, 2006

O CONGRESSO NACIONAL DO PARTIDO SOCIALISTA – Começa hoje. E a expectativa é enorme … - Reflexão XI
























Chegou, finalmente, o dia do inicio do XV Congresso Nacional do Partido Socialista !!!

Aguardado com muita expectativa … pelos … pelos … (grande expectativa) … é pá Zé, desembucha. Diz lá por quem, homem.

Pelos … MILITANTES DO PARTIDO SOCIALISTA.

Porquê ? Perguntarão.

Bom, é sabido publicamente que o Secretário-Geral do partido, Camarada José Sócrates, através da sua Moção, já deu indicações claras de que o Congresso deve focar os seus trabalhos para o País e não para questões internas, e já o afirmou peremptoriamente mais que uma vez.

Talvez por isso só depois da Reunião Magna da Família Socialista se avance para o debate da revisão dos Estatutos.

Mas já há uma linha de orientação. Além da extinção da Comissão Permanente, José Sócrates quer acabar com “as micro-secções” e racionalizar recursos. E qual é o universo?

O dirigente Nacional, responsável pela organização do partido, Camarada Marcos Perestrello, apenas recorda que, estatutariamente, actualmente o mínimo de militantes para formar uma secção é de 15.

Este número sofrerá alterações. Haverá mecanismos de adaptação, pois não se pode comparar a dimensão de uma Secção de Lisboa com uma do Interior. Só na capital, há 17. E a nível nacional rondará as 800.

Mas o processo só será discutido depois do Congresso. O que é uma pena !!!

Como será inequivocamente lamentável que não se aborde no Congresso situações como esta que tomámos recentemente conhecimento:

« Camaradas, sou militante do PS, da concelhia de Vila Nova de Famalicão (distrito de Braga) e vou denunciar o clima de terror e falta de democracia existente no PS neste momento venho relatar o meu caso e o de várias colegas da concelhia de Vila Nova de Famalicão que foram expulsos e suspensos.

Tínhamos uma Comissão política concelhia liderada por uma mulher que face a diversas traições por parte dos barões do partido foi forçada a demitir-se numa reunião que nada teve de bonito. Foi nomeada uma Comissão instaladora que o melhor que fez foi apresentar Presidentes de Junta e outros desconhecidos e amigos que fizeram com que o PS tivesse uma vergonhosa derrota em Famalicão.

Após as autárquicas de 2005 a Comissão de Gestão que geria os destinos da concelhia de Vila Nova Famalicão, face ao desaire eleitoral onde perdemos quase todas as juntas de freguesia e a Câmara Municipal, demitiu-se.

A distrital e a concelhia prometeram que haveria eleições para a comissão politica concelhia e foi marcada a data de 18 de Dezembro 2005 para o efeito. Enviadas convocatórias a todos os militantes. Apresentaram-se duas listas a sufrágio: uma encabeçada por N.S. (Lista B), militante afecto ao Dr. F.M. e outra a F.S. (Lista A).

Apresentadas as listas e porque a distrital e a concelhia tiveram conhecimento que os militantes estavam em massa a pagar as quotas resolveram dizer que a lista A (do candidato F.S.) não cumpria as quotas femininas, (à data) nada nos estatutos do partido obrigava a isso, somente sugeria.

Então a distrital liderada por J.B. e influenciada por F.M., resolveu no dia 17 de Dezembro adiar as eleições para 18 de Fevereiro 2006.

O adiamento foi comunicado aos militantes por um edital afixado na porta da sede no dia 18 de Dezembro e que muitos não chegaram a ver. Claro que os amigos foram avisados por ‘sms’ que poderia ser de qualquer pessoa, só passados alguns dias é que recebemos em casa o adiamento das eleições.

Um grupo de militantes descontentes com a falta de democracia, ética, etc., resolveram avançar com as eleições, no estipulado dia 18 de Dezembro, tendo para o efeito contratado um notário e alugado uma roulotte e fizeram-se as eleições á porta da sede, que estava fechada e não foi aberta, nem ninguém disse que as eleições eram ilegais, nomeadamente o Dr. M., Dr. S. O., Eng. J. B., etc.

Apresentaram-se a sufrágio cerca de 700 pessoas, onde a lista ‘B’ obteve cerca de 40 votos e a lista ‘A’ 647 votos. Todo o acto foi legitimado pelo notário e teve testemunhas a fiscalizar. A Comissão de gestão, que se tinha demitido em Outubro, assume como por milagre, novamente funções, vem a terreno e faz processos disciplinares a alguns militantes, que envia para a distrital e para a nacional.

Após uma atribulada “novela” em que os militantes de base, 3 mulheres e um homem, não recebem os processos e a distrital diz que receberam e outras coisas parecidas foram suspensas 3 militantes e o quarto demite-se. Os outros 2 militantes, como pertenciam aos órgãos distritais, o seu processo foi para a nacional (não sei se alguma vez chegou lá).

Neste entretanto estamos em Fevereiro de 2006 e a lista ‘A’ encabeçada por F.S. é impedida pela distrital de ir a sufrágio e a lista ‘B’ de N.S. ou melhor de F.M. vai sozinha a votos e ganha, sem que os apoiantes da lista ‘A’ se apresentem na sede. Enquanto decorriam os processos disciplinares há as eleições para a Federação distrital de Braga a 16 de Abril de 2006, onde eu e os outros colegas integramos uma lista de delegados ao Congresso (distrital), contra uma outra liderada pelo Dr. F. M..

Participamos, votamos e ganhamos á lista encabeçada por F.M. sendo eleitos delegados todos aqueles que tinham a decorrer processos disciplinares, pois ninguém impediu ninguém nem de votar nem de fazer parte da lista.

Como ganhamos foi enviado um fax, pela distrital de Braga, em 05 de Maio, para o candidato que apoiávamos (J.R.), a dizer que tinha que nos substituir pois alguns dos delegados eleitos estavam preventivamente suspensos desde 22 de Março de 2006, o que ninguém sabia pois nunca houve qualquer comunicação aos militantes, - até se pensava que o caso tinha ficado por conversa e não fora adiante.

Poderão os camaradas imaginar a revolta de 3 militantes a chegar ao congresso, em Cabeceiras de Basto, e terem conhecimento que tinham sido afastados?

O congresso distrital decorreu num clima de crispação.

Após o congresso os processos disciplinares agilizaram-se e duas militantes tiveram 8 meses de suspensão, uma 10 meses e dois foram expulsos do partido. Se bem que duas militantes ainda não conheçam a decisão final pois todo o processo anda de acordo com as vontades da concelhia e da distrital de Braga.

Neste processo todos os intervenientes nas eleições de 18 de Dezembro estiveram serenos a pensar que haveria justiça e não se pronunciaram, nem fizeram ondas. Entretanto, 3 simpatizantes do PS que tinham apoiado a lista do PS á Junta de freguesia de Delães, a única que se conseguiu “roubar” ao PSD, resolvem filiar-se no PS.

Pasme-se … a concelhia manda a informação á nacional que não podia aceitar a filiação pois não conhecia as convicções políticas das militantes que se propuseram.

Chega o Congresso Nacional e são preparadas 2 listas de delegados apoiantes de José Sócrates, entretanto e como vinha sendo hábito, a nacional numa acta que não continha qualquer assinatura, expulsa dois camaradas: D.S. e F.S..

Em solidariedade, o subscritor da lista de delegados, J.C., retira a lista e suspende o mandato em todos os órgãos concelhios, nacionais e distritais.
A vereadora do PS na Câmara Municipal, M.J.G., suspende o mandato.

A única mulher do PS na Assembleia Municipal, C.M., suspende o mandato.

O Presidente de junta do PS de Joane, que se mantém há cerca de 12 anos, suspende a militância do partido.

Várias pessoas afectas ás Assembleias de freguesia pelo PS vão suspender os mandatos e a militância.

O presidente da secção de Ribeirão demite-se dos órgãos da concelhia.

Diversos militantes querem entregar os cartões ao partido, tudo isto em solidariedade com os militantes expulsos, pois em 2005 tivemos uma situação bem pior e ninguém foi expulso ou suspenso.

Em 2005 foi criado um movimento que foi a eleições contra o PS e nos fez perder a Câmara e as juntas e, neste momento, essas pessoas ocupam os mais altos cargos no PS Famalicense, nomeadamente: vereador da Câmara de Famalicão e Vereador da Assembleia Municipal d… Braga e Famalicão são um amontoado de ilegalidades.

Dos cerca de 2000 militantes só cerca de 100 foram votar para os delegados ao congresso, não por não terem as quotas em dia mas por solidariedade aos expulsos e suspensos.

E mais uma vez o Dr. F. M. faz parte da lista de delegados.

Caros camaradas, como o camarada J. C. retirou a lista de delegados, ficamos sem qualquer voz no Congresso e penso que os camaradas, nos poderão ajudar denunciando esta situação aberrante que se passa em Vila Nova de Famalicão e que ninguém se interessa em modificar, interessa sobretudo ao Dr. F. M. e ao Eng. B. que estão a integrar os filhos na sucessão.

Mais, a nova concelhia foi eleita e não se apresentou aos militantes nem fez qualquer assembleia-geral, pois podiam aparecer as vozes discordantes e era ‘chato’.

Mais, durante um ano temos estado nas assembleias de freguesia completamente sozinhos, pois a concelhia não se digna convocar-nos para nos ajudar a lutar contra a maioria laranja.

Desde já agradeço antecipadamente que os camaradas e outros denunciem estas situações pois o nosso PS está a tornar-se um partido anti-democrata, sem debate, diria mesmo que sem rumo.
Caros camaradas o meu apelo é ainda mais forte pois quase todos os envolvidos são mulheres e cada vez mais me convenço que o machismo não acaba nunca. Grande poder têm os barões dentro do PS.

Saudações políticas e pessoais. »


É POR ESTAS E OUTRAS SITUAÇÕES SEMELHANTES QUE OS MILITANTES DO PARTIDO SOCIALISTA ESTÃO NA EXPECTATIVA DO QUE IRÁ ACONTECER, REALMENTE, NO XV CONGRESSO NACIONAL …

Será que algum Delegado (a) terá a coragem de levar estes assuntos ao Congresso ?

Estaremos muito atentos e naturalmente … na expectativa.

Até amanhã, meus Amigos ( sim, por motivos óbvios e que se justificam perfeitamente, continuaremos a postar durante este fim de semana )

Zé do Barreiro.

3 Comments:

  • At 11 novembro, 2006 11:12, Anonymous Anónimo said…

    "Camarada" José Sócrates:

    «Que é que eu sou? Que é que eu sou? Que é que eu sou?»

    Militantes "socialistas" presentes no congresso:

    «Sois rei! Sois rei! Sois rei!»

    (o rei vai nu!)

     
  • At 11 novembro, 2006 12:18, Anonymous Anónimo said…

    Depois de tanto esforço de participação e debate, face ao congresso do PS, partido no qual me [continuo] a rever, acabei por ser convidado, mas a não poder ir.

    Expectativas? Tenho: de participação, de debate, de crítica surda, de vozes mudas, de cantigas sem músicas;de apelos ao futuro, com consciências passadas;
    de rasgos iluminados em discussões eventualmente cegas.

    Afinal o que se pode esperar de uma imensa maioria de poder, que, com o chefe, se quer no poder?
    Reservo alguma expectativa para Manuel Alegre, Helena Roseta e um ou outro que é capaz, por convicção ou simplesmente mania, tocar fora de acorde.

    O meus efusivos cumprimentos ao camarada zé. O seu blog está espectacular.

    Jack Taxas.

     
  • At 11 novembro, 2006 14:12, Anonymous Anónimo said…

    CONGRESSO DO PS - COM DELEGADOS DA SECÇÃO DE PEDRAS RUBRAS ELEITOS EM CASA PARTICULAR, VULGO "SECRETARIADO DO CONSULTÓRIO"

    ADIVINHA

    São dois os militantes do PS da Maia, que o Sr. Presidente da Comissão Política, indicou para fazerem parte da Comissão Nacional do Partido.

    Quem é um deles?

    Ajuda:

    - Perde todas as eleições autárquicas na Maia, e diz que ganha;
    - Na sombra comanda todas as operações do PS da Maia;
    - No seu consultório, faz as eleições da sua Secção, incluindo as eleições para delegados a este congresso.

    ENTÃO QUE É? QUEM É QUE TEM ESTE PRÉMIO?

     

Enviar um comentário

<< Home

 

Estadisticas Gratis free hit counter
free hit counter

Get Your Sign

free counter