A Paragem do 18 no Cabeço Verde

Este Blog é muito abrangente e heterogéneo...Destina-se aos políticos,aos cidadãos normais,aos sócios do Benfica,aos apreciadores de jaquinzinhos fritos,aos funcionários públicos,aos adeptos do Sporting,aos que pagam impostos e aos que nem sabem o que isso é,aos ouvintes da Rádio Renascença,aos descontentes com a administração do condomínio,aos internautas que acham que Linux é a Liga Internacionalista para a União dos Xiitas,aos que gastam o tempo de trabalho a ler estas coisas,aos médicos ...

terça-feira, novembro 14, 2006

O QUE SE PASSA NO MEU PARTIDO SOCIALISTA ? Serão os sinais dos tempos ?




No rescaldo final que pretendo fazer sobre o Congresso Nacional do Partido Socialista, lanço - para quem de direito – algumas questões que me deixam enormemente preocupado.

Mas mesmo enormemente preocupado !!!

Assim, por aquilo que acompanhei e constatei durante o ultimo fim de semana, entendo que algo de muito grave se passa no interior do PS, fenómeno que não consigo entender nem encontrar qualquer explicação plausível para tal.

Claro fica que esse problema é totalmente meu.

Vejamos:

# Como é possível José Sócrates ter sido reeleito com 96,8% dos votos dos Militantes Socialistas?

# Como pode ser possível que Militantes do partido, que são professores, e que foram delegados ao Congresso, que ainda há dias rumaram a Lisboa para participar nas manifestações de protesto contra as actuais políticas da Ministra da Educação, batessem palmas a todas as intervenções proferidas por José Sócrates e votassem a favor da sua Moção ?

# Como pode ser possível que Militantes do partido, que são médicos conceituados, com assento no Congresso, que no passado mês de Outubro, na Convenção da Ordem dos Médicos que se realizou no Centro Cultural e de Congressos em Aveiro, se indignaram duramente contra as actuais políticas da saúde, e inclusivamente o manifestaram na presença de Correia de Campos, actual Ministro da Saúde, tivessem aplaudido todas as intervenções proferidas por José Sócrates e votassem a favor da sua Moção ?

# Devido ao exposto nas duas perguntas anteriores, como é possível que a moção de José Sócrates tenha sido aprovada com apenas 1 voto contra de Helena Roseta, e apenas 6 abstenções ?

# Porque motivo se ausentavam da sala as vozes gritantes da discórdia, dentro do seio do PS, sempre que havia lugar a votações?

# Qual a justificação de, em três dias de Congresso, Manuel Alegre só tivesse aparecido apenas num só dia, embora tivesse feito uma intervenção espectacular ?

# Não querer assistir à morte do seu PS que sempre foi de esquerda e, por consequência, à morte do socialismo democrático ?

# Porque é que os Militantes em Congresso tudo aplaudiam, apesar das convicções contrárias de muitos fora daquela sala e das suas adversidades políticas públicas com o próprio rumo que José Sócrates vai impondo no Governo, algumas delas já alteradas e diferentes daquelas que o Partido Socialista levou para a campanha eleitoral ?

É pena que a massa humana seja tão frágil, tão dependente, tão pouco corajosa, tão deslumbrada com o bem-estar do poder. Ficou a perder o Partido Socialista, que com toda a certeza continuará a viver os seus dias numa podre unanimidade.

Ficou a perder o País, que continuará a viver num vazio de protestos, de inconformismos, de lutas inglórias, enfim, de mais sofrimentos.

Mas nós sabemos que o engano também é como o azeite, mais tarde ou mais cedo virá ao de acima e que a verdade, essa impõe-se naturalmente à ilusão, e nessa altura vermos aquele que realmente vencerá.

Tal como já dizia António Aleixo: «Vós que de lá do vosso império prometeis um mundo novo, calai-vos que pode o povo querer um mundo novo a sério».

E se isso acontecer, o PS, nessa altura, terá muito pouco ou nenhum campo de manobra para poder corrigir a situação …

Algo se passa, realmente, no seio do histórico e credível Partido Socialista – o meu partido de sempre - e algo de muito grave.


Zé do Barreiro.


Ps: Ah, só para que conste: das 65 fotografias tiradas no Congresso, da responsabilidade de dois fotógrafos oficiais, somente 3 - SOMENTE TRÊS - são de Militantes de base do partido. ELUCIDATIVO, NÃO É ? Vão já ao site do PS verificar …

Claro que é assunto sem nenhuma importância para o País, mas …

8 Comments:

  • At 15 novembro, 2006 22:35, Anonymous Anónimo said…

    Pois é. Os resultados do Engenheiro Sócrates fazem corar de inveja um qualquer Kim Jong Il ou Sadam que nunca conseguiram tanta unanimidade. E os comportamento que você assinala no seu blog relativamente aos médicos e aos professores têm uma explicação: dependência económica!
    Ainda no outro dia (domingo) ouvi na rádio a Helena Sacadura Cabral dizer que ao olhar para o congresso do PS sentiu, pela primeira vez, medo depois do 25 de Abril. è que ela sente que as pessoas são livres, mas têm medo de falar...por causa da tal dependência económica. Mas o problema é que este não é só um mal das cúpulas. As bases já enformam do mesmo vício. Tem dúvidas? Vá a este blog http://barreiro2009.blogspot.com/ e veja como o "rapazinho" encontra explicações para a derrota das moções sectoriais apresentadas pelos delegados do Barreiro. Veja como ele trata os delegados do Barreiro que não votaram na moção de José Sócrates. De facto o seu PS está mesmo enfermo. Veremos como isto irá acabar.



    http://barreiro2009.blogspot.com/

     
  • At 16 novembro, 2006 00:09, Anonymous Anónimo said…

    Boas Zé,
    e que dizer do ataque feito pelo presidente da câmara (na sessão pública em Palhais) sobre a derrota da moção apresentada no congresso sobre a cidade do cinema? A isto chama-se dar o flanco ao adversário. Foi um ataque inteligente e demolidor quanto às posições assumidas pelo PS, ou será que devo dizer, por um dos ps's?

    antónio

     
  • At 16 novembro, 2006 19:30, Anonymous Anónimo said…

    Zé;
    Caro amigo, seria bom, se possível, e não fosse exigente demais, se o meu amigo lá foi, ou se alguém lhe contou, transcrevesse aqui o que se passou para todos ficarmos a saber as figuras tristes que andamos e nos fazem passar.
    Como julgo não tenham lido o meu anterior comentário, reproduzu-o aqui se não se importa.

    _ - _ - _ - _ - _ - _ - _ - _ - _

    "Reguengos;
    Se o ofendi desculpe-me, não foi com intenção.
    Quantos aos que andam a m...r fora do penico, olhe o JS é um deles, oportunista, ganancioso, mau caracter, exibicionista, e um grande merda, que não presta nem merece a agua que bebe.
    O defunto Aires confiava nele, e vê-se o que fez.
    Entregou o partido aos maiores adversários de quem o encaminhou politicamente.
    Está-se a juntar ao Zé das medalhas(coroner), o maior traficante de influencias que o PS do Barreiro alguma vez já viu.
    Não acha que por agora chega?
    Com o tempo vamos acertar contas com todos e exigir a sua redenção.
    Quanto ao Zé, aqui do BLOG, também lhe poderá dar algumas informaçõezinhas do dito cujo.
    Não é Zé?
    Areia-lhe chegou ahora da VINGANÇA."

    Obrigado

    Luis Santos

    16 Novembro, 2006 22:11

     
  • At 16 novembro, 2006 22:37, Blogger A Reguengos said…

    Ao "Luis Santos":
    Não considero que me tenha faltado ao respeito, simplesmente reafirmo que digo sempre o que penso e penso pela minha cabeça. Acho que neste tipo de boas discussões, a eduacação e o respeito são muito importantes e por isso tenho sempre pautado o meu comportamento por esse padrões.

    Ao "atento":
    Se pensa que a questão dos diminutivos me incomoda, iluda-se! Mas também não lhe admito que me chame "rapazinho".
    Mais cego do que o que não vê é aquele que não quer ver, porque decerto não pode pretender que um Congresso "mande" na política dum Governo, aí sim estaríamos num regime digno de um Kim Jong Il, nem que um Congresso delibere sobre um assunto que delegou numa Comissão Política Nacional.
    Claro que os delegados eleitos por uma moção podem votar noutra, mas devem, em nome da coerência, dar explicações aos que os elegeram.
    Estive no Congresso e não tive medo de falar, nem ali nem em lado nenhum.

     
  • At 16 novembro, 2006 23:31, Blogger Zé do Barreiro said…

    "Luis Santos",

    Se pretende saber, numa sintese muito bem feita, o que se passou no Congresso vá ao link http://barreiro2009.blogspot.com/ e depois até gostaria de saber a sua opinião sobre esse Post da responsabilidade do Camarada António Reguengos.

    Aos outros Amigos que escreveram comentários, amanhã direi qualquer coisa.

    Isto está mau ... muito mau ...

    Boas noites,

    Zé.

     
  • At 17 novembro, 2006 13:28, Blogger Zé do Barreiro said…

    “Atento”,

    Concordo consigo quando diz que as pessoas – concretamente certos militantes do PS - tem medo de falar por causa da sua dependência económica. O que é manifestamente preocupante isso acontecer na nossa actual Sociedade, concordará.

    Meu amigo, permita que discorde de si e que concorde inequivocamente com o António Reguengos e com o seu Post no site http://barreiro2009.blogspot.com/.

    E compreenda que não é pela grande amizade pessoal ( muito maior que a política, pretendo reforçar ) que tenho por ele. Não.

    Explico: No meu entendimento o António Reguengos tratou, mesmo assim, muito bem esses meus camaradas. Eu próprio ainda trataria pior esses “delegados” do Barreiro. Porquê?

    Acompanhe-me no meu raciocínio.

    Todos os quatro delegados eleitos pela lista B foram legitimados pelos seus Camaradas, em eleições que, desta vez, decorreram irrepreensivelmente, para irem ao Congresso apoiarem a Moção do José Sócrates. Ou seja, foram ao Congresso apenas e só porque apoiaram a Moção do SG.

    Nunca iriam ao Congresso se tivessem apoiado outra qualquer moção de estratégia e de orientação política nacional.

    Nas negociações – que nestas coisas terão que acontecer normalmente – para a formação das listas para os órgãos nacionais do partido, a MAP é indicada e mais tarde eleita para a Comissão Nacional de Jurisdição. Portanto nas listas apresentadas pelo José Sócrates.

    Acontece, porém, aquando da votação das Moções de Estratégia e orientação política nacional, numa atitude inexplicável e intolerável, dois delegados apoiantes e eleitos pela moção do SG, entre eles a MAP, votam a favor da Moção de Estratégia de outro Camarada – Fonseca Ferreira - e não votam favoravelmente na moção pela qual foram eleitos, ISTO QUANDO AS LISTAS NACIONAIS JÁ ESTÃO ENTREGUES E EM PLENA VOTAÇÃO, SEM HIPÓTESES DE ALTERAR O QUE QUER QUE SEJA.

    Isto é, estava “no papo” a eleição da MAP, já que se tratava de uma lista única aquela que esta militante fazia parte.

    O amigo está perceber agora a gravidade da situação e as razões da indignação do meu Amigo António Reguengos ?

    Eu, caro “Atento, exigiria a demissão imediata da MAP da lista da Comissão de Jurisdição. Mas em requerimento ao Secretário Geral e ao Presidente Almeida Santos. Sem hesitações …



    “Luís Santos”,

    Por uma questão de estratégia, neste momento não pretendo pronunciar-me sobre assuntos relacionados, no passado, entre o JS e o AJFG.

    Aliás, o meu amigo sabe tanto como eu sobre este assunto, não sabe ?



    “António”,

    Claro que foi um ataque demolidor às posições assumidas por um dos quatro PSs que existem no Barreiro.

    Como vê, os Barreirenses ainda podem almejar a um PS credível, pois ainda restam três …

    Quanto à Cidade do Cinema, estamos a ultimar um Post que será publicado muito brevemente.

    Saudações para todos,

    Zé.

     
  • At 19 novembro, 2006 23:57, Anonymous Anónimo said…

    Zé do Barreiro,

    A conferência de imprensa de polícias encapuzados, realizada na passada terça-feira, ilustra muito bem o medo que vem reinando na sociedade portuguesa. Acho que foi inédito no pós-25 de Abril. Quanto à justificação da rejeição das moções sectoriais apresentadas pelos delegados do Barreiro, duas breves notas:

    Pensava que os Congressos eram os órgãos máximos dos partidos, logo teriam legitimidade para decidir sobre qualquer assunto, nomeadamente o financiamento das estruturas concelhias. Agora dizem-me que foi uma questão de erro de “casting” (que palavras estes jovens militantes utilizam. Espero que o congresso ainda não seja uma escolha de figurantes para um qualquer espectáculo de variedades). Acontece ainda que o mandato conferido à Comissão Política para fazer alterações estatutárias parece ter sido introduzido no Congresso de forma inesperada;

    Quanto à “cidade do cinema”, se a aprovação de uma moção sectorial significa tornar os governos reféns dos partidos, então é melhor acabar com os congressos quando os partidos estão nos governos. Mas refém do quê? Da localização? Assim ficou a saber-se que, para além do pior PIDAC de sempre para o Barreiro, agora já nem a cidade do cinema merece o apoio do Congresso. Que mal terá feito o Barreiro ao PS.

    Quanto à Madalena Alves Pereira, pessoa que me parece não ser muito bem vista por estas bandas, julgo que no passado já demonstrou que pensa pela sua própria cabeça. Penso que no momento actual será mesmo um dos quadros mais conceituados do PS Barreiro. Basta assistir às reuniões da Assembleia Municipal.

    Finalmente, gostaria que nestes blogues se discutissem mais questões ideológicas e não apenas jogos de poder, listas, ou barões. É por estas e por outras que morre um fundador do PS (Sottomayor Cardia) e o Secretário Geral nem se digna comparecer no funeral. Desculpem, mas não gosto nada deste PS tecnocrático e que merece elogios públicos de Cavaco e Silva e parece que, até agora, apenas a Helena Roseta teve coragem para dizer que o rei vai nú. Se fosse possível a devolução dos votos queria o meu de volta, já!

     
  • At 20 novembro, 2006 01:26, Blogger Zé do Barreiro said…

    "Atento",

    Quer ter a gentileza de nos fazer o favor de consultar e analisar o nosso ultimo Post publicado ?

    Obrigado e boa noite,

    Zé.

     

Enviar um comentário

<< Home

 

Estadisticas Gratis free hit counter
free hit counter

Get Your Sign

free counter