A Paragem do 18 no Cabeço Verde

Este Blog é muito abrangente e heterogéneo...Destina-se aos políticos,aos cidadãos normais,aos sócios do Benfica,aos apreciadores de jaquinzinhos fritos,aos funcionários públicos,aos adeptos do Sporting,aos que pagam impostos e aos que nem sabem o que isso é,aos ouvintes da Rádio Renascença,aos descontentes com a administração do condomínio,aos internautas que acham que Linux é a Liga Internacionalista para a União dos Xiitas,aos que gastam o tempo de trabalho a ler estas coisas,aos médicos ...

terça-feira, novembro 28, 2006

A GRANDE CONFUSÃO OU OS MISTÉRIOS COMPLICADOS NA “MARMITA” ( a nova designação do PS/Barreiro após o Congresso Nacional )


Meus caros Camaradas e Amigos, vou confidenciar-vos um assunto que há já algum tempo me está a fazer uma confusão dos diabos ( embora, por defeito e feitio o vosso Amigo Zé seja “per si” um sujeito assaz confuso e complicado. Todavia esta situação, pensamos, também confundirá e complicará a inteligência do mais comum dos mortais, concretamente a dos Militantes de base do Partido Socialista do Barreiro … )

Iremos referir-nos ( ainda ) às eleições de delegados ao último Congresso Nacional e, em sequência, aos elementos que foram eleitos para a Comissão Nacional do partido, incluindo alguns que ficaram em suplentes na lista desse órgão – lugares, também, de uma dignidade indiscutivel.

As eleições para delegados ao XV Congresso Nacional do Partido Socialista realizadas nos passados dias 27 e 28 de Outubro, nas três Secções do Concelho do Barreiro produziram os seguintes resultados:

Na Secção do Barreiro, a lista A, encabeçada por Madalena Alves Pereira, obteve 108 votos, elegendo 4 delegados: Madalena Alves Pereira, Juvenal Silvestre, Sofia Cabral e André Pinotes Batista.

A lista B, encabeçada por Alexandra Ruivo, obteve 64 votos que corresponderam à eleição da própria Alexandra Ruivo e do camarada Horácio Romano.

Na Secção do Lavradio, a Lista A, encabeçada pelo Camarada António Reguengos, obteve 86 votos, tendo elegido António Reguengos, Vítor Munhão e Ana Coelho.

Por outro lado, a lista B encabeçada pela camarada Ana Isabel Santos, obteve 54 votos, elegendo a sua cabeça de lista.

Nesta Secção houve 2 votos brancos e 3 nulos.

Na Secção dos Trabalhadores Socialistas da Autarquia do Barreiro, a Lista A – única - elegeu Cláudio Maurício Anaia delegado ao Congresso. Pelas informações que nos chegaram, eleito com uma maioria inequívoca dos votos dos Militantes da sua Secção e sem ter nenhum voto contra, branco ou nulo.

Todos estes Camaradas foram ao Congresso a Santarém, representando as suas Secções, exercendo com dignidade a sua militância no partido, consubstanciada nas despesas que tiveram de suportar na participação na Reunião Magna da Família Socialista – deslocações, combustível, portagens, alojamento, alimentação, a DÁDIVA DO SEU PRECIOSO TEMPO, prescindindo, mesmo alguns, durante três dias, das suas famílias.

Alguns fizeram intervenções verbais, que não foram, de todo, inferiores às demais intervenções que se ouviram no Congresso. Dignificaram com brio e galhardia os Militantes do Concelho do Barreiro !!!

Vejamos, agora, pelo que sabemos – pretendemos esclarecer que não tivemos acesso, ainda, às listas completas dos suplentes aos diversos órgãos - quem foram os Militantes do PS/Barreiro que foram eleitos/suplentes para a Comissão Nacional do partido:

Emídio Xavier, Eduardo Cabrita, Amílcar Romano e Ana Coelho.

Sendo que, Eduardo Cabrita é um elemento indefectível da quota do Secretário Geral, pertencendo já, inclusivamente, desde Domingo passado, à Comissão Política Nacional. Esta situação não tem qualquer discussão nem é sujeita a qualquer dúvida. Assunto arrumado.

Ana Coelho. Delegada eleita pela Secção do Lavradio. Cota legitima das mulheres, segundo os Estatutos. Tudo nos conformes. Nada a acrescentar. Os nossos sinceros parabéns a esta Camarada.

Amílcar Romano. Um dos suplentes na lista da CN. Não foi delegado ao Congresso.

Emídio Xavier. Apenas uma pergunta: como aparece este Militante na lista dos efectivos da C.N. ?

E o António Reguengos ? Em que lugar ficou nas listas nacionais do Partido, depois de ter obtido 86 votos na sua Secção ?

E a Alexandra Ruivo que obteve 64 votos na Secção do Barreiro, o que é obra ?

E os Camaradas Horácio Romano e Vítor Munhão, delegados inequivocamente eleitos nas suas Secções ?

E mesmo os Camaradas Juvenal Silvestre, Sofia Cabral e André Pinotes Batista, em que lista de órgão nacional figuram ? E o Claúdio Anaia ?

E a Camarada Ana Isabel Santos que obteve 54 votos na sua Secção e que, obviamente, também, sendo mulher, em que lista/órgão foi colocada ?

Será que todos estes Camaradas, mencionados nos cinco parágrafos anteriores, são apenas utilizados como carne p´ra canhão ?

Há alguém com inteligência acima da média, que possa dar uma explicação plausível sobre isto, para que cá o pacato Zé do Barreiro possa finalmente entender coisas tão complicadas e confusas ?

( Safa, só a formulação da pergunta é deveras complicada … Ah, mas todos sabem que o Zé é um tipo absolutamente complicado e por isso tem desculpa ).

Nada, mas mesmo nada, de pessoal, nos move contra o EX ou o AR, mas não será por causa destas e de outras situações semelhantes que, segundo o comentário do “Inigmático”, a “MARMITA” se está a transformar rapidamente numa PANELA DE PRESSÃO que irá explodir a qualquer momento, quanto menos se espera ?


Ou como alguém escreveu num comentário recente:
“Amigo Zé:
Tenho um assunto que promete ser bombástico!
Confidenciaram-me que há camaradas que já andam com algumas dores de cabeça!
Há quem diga que tem a ver com as fidelidades, e conta-se que o JPL dos fidalguinhos é que sabe!!!!
Após a publicação deste post, darei mais pormenores!!!!!
Até breve”


Até breve, Amigos e Camaradas, também digo eu.

Zé do Barreiro.


Ps: Mas não se esqueçam de responder às perguntas deste Post. Era importantíssimo conhecer as vossas respostas e opiniões.

16 Comments:

  • At 28 novembro, 2006 20:27, Anonymous Anónimo said…

    Meu caro amigo Zé;

    Simplesmente magistral.
    Oh meu caro amigo, cada vez que o meu amigo sonha, o PS pula e tresanda, como uma qualquer bola de sebo perdida entre as mãos duma desgraça.
    Plagiando Manuel Freire, pois foi tal a minha concordância com tudo aquilo que transmitiu neste Post, colocou exactamente o dedo no sítio exacto, e desculpe a redundância, mas a sua análise é digna desta redundância, porque espelha uma triste verdade que todos escondem, e evitam.
    Será que o PS não tem gente com coluna vertebral?...., ponham-nos no lugar, e esse lugar é fora do PS, meu amigo. Estes indivíduos não fazem falta ao seu PS, só o deixam envergonhado e castrado.
    Afinal de contas, quem representa o quê e o que é que representam o Xavier e o Romano?
    Representam-se a eles e mal.

    Luis Santos

     
  • At 28 novembro, 2006 23:58, Blogger Zé do Barreiro said…

    "Luis Santos",

    Inspirado, como sempre ...

    Será que o PS não tem gente com coluna vertebral ? Pergunta o meu amigo.

    Eu respondo: Claro que no meu PS existem muitas pessoas com coluna vertebral e que caminham perfeitamente direitos.

    Não tenho dúvidas.

    No entanto vou dizendo que gostaria de saber, aqui no Blog, o que pensam de tudo isto os Camaradas que foram delegados a este Congresso, tais como Juvenal Silvestre, Sofia Cabral, André Batista, Alexandra Ruivo, Horácio Romano, António Reguengos, Vítor Munhão, Ana Isabel Santos e Cláudio Anaia.

    Até mesmo a Ana Coelho.

    Esta, quanto a mim, seria a altura ideal para fazer uma análise profunda ao que se passa no partido, para já ao nível do Barreiro.

    Doutra forma, os militantes do PS/Barreiro correm o risco de serem considerados pessoas invertebradas, que gostam de ser constantemente enganadas, amorfas, sem reacção, apáticas, como o meu amigo - e outras pessoas que tenho conhecimento - já começam por aí a divulgar ...

    Até amanhã,

    Zé.

     
  • At 29 novembro, 2006 01:00, Anonymous Anónimo said…

    Caro Zé;

    Então se o que pretende é que essas pessoas se justifiquem, e sofram as devidas consequências dos seus actos, então meu estimado amigo, não vai ter muito que esperar.
    Se não sabe, fique a saber, está por aí um pedido de CPC a correr, no sentido, que eles, os outros, aqueles do costume,SE JUSTIFIQUEM.!!!
    Vamos esperar para ver, talvez então a panela rebente.
    E olhe, se quer que lhe diga, não quero estar por perto, porque lá que vai cheirar a esturro, ai isso vai.
    Já agora, digo-lhe uma coisa mais;
    Essa de jogar no banco já é digno?Meu amigo, digno é respeitarem-nos. Não é de forma alguma aquilo que fizeram aos camaradas do Barreiro, que os colocaram no banco.
    Nós queremos jogar, EXIGIMOS ENTRAR EM JOGO, gostamos de ser activos, e decidir pelo Barreiro, pelos barreirenses e para O Barreiro.
    Se queremos honrar a história dos socialistas barreirenses, façamos que reconheçam em nós a legitimidade que soubemos conquistar no distrito, assumindo as disputas que outros nunca se permitiram a encabeçar. Nunca ninguém nos amedrontou.
    Encomendas, não obrigado.
    Para finalizar, dir-lhe-ei, perder nem ao bogalho.
    Fiz-me entender?...
    Espero que sim.
    Quanto à boa disposição, meu amigo, com estes actores de meia tijela, não acha que estamos perante uma grande comédia?

    Luis Santos

     
  • At 29 novembro, 2006 19:29, Blogger A Reguengos said…

    Pelos vistos dos nomes falados sou o primeiro a comentar o artigo do meu amigo e camarada Zé.

    Como certamente já sabe, não sou, nem serei nunca "carne para canhão" e quanto aos nomes dos membros para a Comissão Nacional, refiro desde já que as coisas não foram bem assim...depois, pessoalmente, posso esclarecê-lo.

    Quanto aquilo que penso do Congresso, os meus amigos já sabem pois estão publicamente divulgados quer no barreiro2009.blogspot.com quer num artigo publicado na última edição do Jornal do Barreiro.

    Por último, só me faz confusão quem é o JPL dos Fidalguinhos...

    Um abraço

     
  • At 29 novembro, 2006 22:43, Blogger Zé do Barreiro said…

    Tó-Zé, Boa noite.

    Apenas mais uma achega de quem, como eu, não acompanhou rigorosamente nada do que aconteceu no Congresso e antes do Congresso com os delegados do Barreiro, no que respeita a conversações/negociações para a participação e formação das listas dos órgãos nacionais.

    É que acho absolutamente esquisito que o Barreiro leve 11 delegados - ONZE DELEGADOS - ao Congresso, são eleitos 3 Militantes do Barreiro para a Comissão Nacional, mais um Militante é colocado em suplente desse órgão e destes quatro Camaradas apenas um – APENAS UM - dos 11 delegados eleitos faz parte da C.N.. Ainda por cima esse elemento é uma mulher, escolhida precisamente para cumprir a cota prevista nos Estatutos.

    Como se isto não bastasse, uma outra mulher ( cuidado com elas !!! ) é eleita para outro órgão nacional do Partido – a CNJ.

    O que pretendo dizer com isto, em resumo ?

    EXISTEM TRÊS MILITANTES DO PS/BARREIRO, QUE NÃO FORAM ELEITOS DELEGADOS E – PASME-SE – DOIS PERTENCEM À COMISSÃO NACIONAL DO PARTIDO E OUTRO ESTÁ COLOCADO EM SUPLENTE, NÃO SE SABENDO SE DURANTE OS PRÓXIMOS DOIS ANOS, ENTRARÁ NA LISTA DOS EFECTIVOS.

    Estas são, quer se queira quer não, conclusões e realidades inequívocas …

    Mas é como diz o outro ( que sou eu ): esta vida está adaptada e é adequada para aqueles que são espertos …

    Mais não quero dizer, para já.

    Quanto a quem será o JPL dos Fidalguinhos, esperemos que o “Anónimo” que postou o comentário continue a acompanhar esta troca de impressões e possa vir aqui muito brevemente e nos conte mais alguma coisa do que sabe. E sabe muito, Amigo Tó-Zé, e deverá saber mesmo muitas coisas …

    Abraço,

    Zé.

     
  • At 30 novembro, 2006 11:56, Anonymous Anónimo said…

    Amigo e companheiro Zé não sei qual a sua admiração. Isto sempre o normal do PS e agora que são o partido pragmático ainda pior. Voce não vê que a grande preocupação do "PS" no Barreiro foi só combater o PC (e será que algum dia os coitados do PC mereceram algum combate). De resto ninguém passa cartão ao PS do Barreiro (o unico militante que exerce um cargo é o "grande" cabrita). Amigo Zé fico triste com o que se tem passado no "nosso" PS. Mas, por favor, faça um esforço e analise bam os "penduras" que no nosso Barreiro se dizem PS.
    Já agora o que me diz das percentagens que o Secretário Geral do Partido Pragmático consegue nas suas votações.
    Só mais uma, já viu que até o Portas diz bem do nosso primeiro. Por isso não se admire com tudo o que se passou no Congresso.
    Um Abraço verdadeiramente SOCIALISTA

     
  • At 30 novembro, 2006 14:32, Blogger A Reguengos said…

    Caro amigo e camarada,

    Mais uma vez aguardamos a sua presença no 2º Forum Aires de Carvalho. Veja barreiro2009.blogspot.com

    Um abraço

     
  • At 30 novembro, 2006 18:41, Blogger Zé do Barreiro said…

    Último “Anónimo”,

    Seleccionei estas quatro frases do seu comentário:

    “ninguém passa cartão ao PS do Barreiro”

    “até o Portas diz bem do nosso primeiro”

    “analise bam os "penduras" que no nosso Barreiro se dizem PS”

    “o que me diz das percentagens que o Secretário Geral do Partido Pragmático consegue nas suas votações.”

    Quanto às três primeiras, não só se explicam a elas próprias, não havendo necessidade de acrescentar o que quer que seja, como têm a minha total concordância.

    Quanto à quarta frase, para o meu amigo ficar totalmente esclarecido dei-me ao trabalho de reproduzir aqui, quatro comentários recebidos sobre essa matéria quando postei sobre esse assunto e que assino por baixo, sem qualquer hesitação ( poderá verificar que estes comentários estão num Post que publicámos um pouco antes da data do Congresso )

    “Anónimo”:

    Até devia ter vergonha de ser eleito com 97% dos votos. Faz lembrar um pouco os tempos da outra senhora. A democracia interna do PS está a necessitar de um 25 de Abril.

    “Anónimo”:

    Passados dois anos, José Socrates continua a não me convencer que é o melhor líder para o PS.
    Há 2 anos havia opção de votar noutro candidato.
    Hoje, Sócrates era o candidato único a Secretário-Geral, por isso pela primeira vez não fui votar.
    Foi esta a minha opção de escolha.
    Como líder do Partido Socialista não tem a minha confiança camarada Sócrates.

    “Anónimo”:

    Foi eleito com 97% dos votos? Já parecem as eleições de outros tempos.

    “Anónimo”:

    Muitos dos integrantes das listas que apoiam a moção do secretário-geral, são ferozes críticos da actuação do governo. O oportunismo é mais do que muito!
    Criticam muito, mas na hora das eleições todos tratam de se mostrar do lado do poder. Foi muito engraçado ver pequenas secções onde apareceram várias listas, mas todas para apoiar o secretário-geral, é claro!...
    Mais uma vez testemunhou-se a total ausência de debate para a eleição do cargo mais importante do Partido. Esta foi só mais uma das muitas vezes em que as percentagens alcançadas pelo vencedor (só as percentagens) quase batem as que foram alcançadas pelo Enver Hoxa na Albânia de há alguns anos.
    De facto a democracia não vive o seu maior vigor. O Partido Socialista tem particular obrigação de ser exemplar no que toca à promoção da democracia interna e da participação. O futuro não é este!

    Outro abraço Socialista para si,

    Zé.

     
  • At 01 dezembro, 2006 00:09, Anonymous Anónimo said…

    Nesta lista de nomes enfadonha, falta o nome de uma pessoa muito importante dentro do P.S Barreiro inter e intra associada ao Romano e ao Carlos Duarte.

     
  • At 01 dezembro, 2006 10:40, Blogger Zé do Barreiro said…

    Quem é, quem é, oh "Anónimo", conte cá à gente.

    (Isto, de facto, está a começar a aquecer, ah isso está ...)

    Bom Feriado,

    Zé.

     
  • At 01 dezembro, 2006 11:00, Blogger Zé do Barreiro said…

    Tó-Zé,

    Aprecio a v/ iniciativa e vontade.

    É preciso ter coragem para organizar um debate sobre o tema "Barreiro: que futuro? - Perspectivas sócio-económicas".

    Valerá a pena o v/ esforço, quando se pensa instalar a ETRI - P no Barreiro e quando, tudo leva a crer, a Cidade do Cinema não será implementada na nossa terra ?

    Respondo: NÃO VALE A PENA. Ninguém – responsáveis do partido e do Governo – irá fazer caso das v/ legitimas preocupações sobre o Barreiro e os Barreirenses …

    No entanto desejo muitas felicidades e que tudo corra como desejam no Encontro/Debate.

    Saudações Socialistas,

    Zé.

     
  • At 01 dezembro, 2006 11:12, Anonymous Anónimo said…

    Claro está,
    Só pode ser o AJFG
    Oh Zé, essa nem parece sua.

    Luis Santos

     
  • At 01 dezembro, 2006 11:24, Blogger Zé do Barreiro said…

    Tem graça, foi o primeiro nome que me ocorreu. É natural. É intuitivo. Tal é a certeza no nosso subconsciente …

    Mas deixemos falar o “Anónimo” que postou o comentário. Pode ser que exista alguma surpresa …

    Zé.

     
  • At 01 dezembro, 2006 12:40, Blogger Zé do Barreiro said…

    SÓ PARA QUE CONSTE, PARA MEMÓRIA FUTURA:

    Em resultado da eleição da Comissão Política Nacional – órgão executivo alargado do Partido Socialista, que reúne uma vez por mês – fazem parte como membros efectivos com ligação ao Distrito os (as) Camaradas Ana Catarina Mendes, Eduardo Cabrita, Eurídice Pereira, Maria Amélia Antunes, Paulo Pedroso e Pedro Marques, figurando como suplentes, com ligação também ao Distrito, Carlos Trindade, Joel Hasse Ferreira, Teresa Almeida e Teresa Diniz.

    Do que resulta,

    Almada - 2; Montijo – 2; Setúbal – 2; Barreiro, Moita, Sesimbra e Alcochete – 1 cada.

    Considerar, ainda, que o Presidente da Federação – Vítor Ramalho – que é membro por inerência na CPN, está recenseado na Secção de Setúbal …

    Notas: A Concelhia do Barreiro é a segunda com maior nº de Militantes do Distrito e a Secção do Barreiro ( de residência ) é a segunda com maior nº de Militantes do Distrito …

    Pergunta sacramental: O que se passa, caríssimos Camaradas, o que se passa no PS/Barreiro ?

    Eu estou totalmente disponível para dar a volta a isto !!!

    Zé.

     
  • At 01 dezembro, 2006 19:14, Anonymous Anónimo said…

    Zé;:
    Para a pergunta que fáz, uma só resposta.
    COMPLETA FALTA DE RESPEITO PELO BARREIRO, E PELO QUE SIGNIFICAM OS BARREIRENSES E OS MILITANTES.
    Quanto ao Barreiro ter 1 representante na Nacional, Zé, por amor de Deus ou do Diabo, o Cabrita representa-se a ele próprio. Quem é que lhe deu alguma vez a representatividade do Barreiro?
    Que eu saiba ninguém, e se ele tivesse vergonha, pelo mal que sempre tem feito ao Barreiro, nas posições que assume, só têm hipotecado o PS no Barreiro.
    Se quiserem colocar o PS do Barreiro no mapa Socialista, corram de uma vez com ele.
    Será que haverá alguém no PS Barreiro com coragem para o fazer?
    Tenho sérias dúvidas que esse alguém exista, portanto não acredito em mudanças, e os Barreirenses também não.
    Se vocês não tiverem coragem de correr com as chagas que vos atormentam, então desistam, não percam nem deixem os outros perder mais tempo.
    Quando o PS sair do Governo, e tiver que passar pelo deserto por onde sempre passa, depois da fugosidade do poder, quem o voltará a ressuscitar de novo.
    Dúvidas atrás de dúvidas e mais dúvidas. Vivemos infelizmente todos debaixo de dúvidas.

    Luis Santos

     
  • At 14 dezembro, 2006 01:41, Anonymous Anónimo said…

    Desculpem só chegar agora, mas também quero participar neste "diálogo"...
    Também eu sou militante do PS/Barreiro. Também eu estou descontente com a situação actual. Também eu considero que este congresso teve o seu quê de filme noir.
    Mas Gostaria de saber uma coisa... Porque é que as pessoas que opinam não dão a cara? Será que os socialistas do Barreiro, para expressrem a sua opinião têm de esconder a sua Identidade?
    Sinceramente que não entendo...
    Tenho pena que estes assuntos não sejam debatidos também em sede própria, onde todas as opiniões são sempre identificadas e vinculam quem as defende.
    Aqui todos falam e opinam, lá calam-se e alinham com quem aqui criticam...
    Desculpa Zé, gosto da tua análise e da forma como escreves, mas não posso conceber que um verdadeiro socialista, dê a sua opinião com a identidade escondida.
    Não é este o PS que eu defendo, não é esta a postura qe se exige a um socialista.

    Um abraço para ti

     

Enviar um comentário

<< Home

 

Estadisticas Gratis free hit counter
free hit counter

Get Your Sign

free counter