A Paragem do 18 no Cabeço Verde

Este Blog é muito abrangente e heterogéneo...Destina-se aos políticos,aos cidadãos normais,aos sócios do Benfica,aos apreciadores de jaquinzinhos fritos,aos funcionários públicos,aos adeptos do Sporting,aos que pagam impostos e aos que nem sabem o que isso é,aos ouvintes da Rádio Renascença,aos descontentes com a administração do condomínio,aos internautas que acham que Linux é a Liga Internacionalista para a União dos Xiitas,aos que gastam o tempo de trabalho a ler estas coisas,aos médicos ...

sexta-feira, novembro 24, 2006

UMA OUTRA OPINIÃO – POÉTICA ? LÍRICA ? FICTÍCIA ? - DE ALGUÉM QUE ESTEVE NO CONGRESSO DO P.S.
















Alguns dias antes do dia 10 de Novembro de 2006, recebi um convite para ir ao Congresso. Confesso que fiquei bastante satisfeito porque, pela primeira vez desde que sou militante, era tratado por V. Exa.

Ainda que não fosse só por isso, entendi que devia fazer das tripas coração e comparecer à chamada. Era o meu Partido que me convidava !!!

Então no Sábado meti os pés a caminho.

Entrei pelo Norte de Santarém, pela estrada nacional, e não vi nenhuma indicação alusiva ao local do Congresso. Vi, sim, uns pórticos vermelhos que me diziam que Santarém era terra de liberdade. Nestes tempos conturbados, pensei logo que devia ser por ter sido libertada por D. Afonso Henriques. Estava enganado: no Congresso um camarada esclareceu quem o ouviu, entre os quais, eu, que assim era porque ali havia nascido o valoroso jovem capitão democrata Salgueiro Maia.

Não soube de quem partiu a iniciativa, mas acho que foi uma oportuna e justa homenagem.

O local do Congresso era um enorme edifício destinado de raiz a Centro de Exposições. O edifício está implantado nos limites Sul da cidade e num local ermo, onde em volta cabiam milhares de automóveis. Apresentei-me à porta de entrada do edifício, armado de convite na mão, pronto a mostrar quanto vale ser militante e, para meu espanto e frustração, ninguém me pediu nada.

Afinal a entrada era franca para militantes, simpatizantes, anti - simpatizantes e até adversários partidários ...

Nos átrios, exterior e interior, juntavam-se pessoas, aos magotes, que conversavam animadamente. Foi por aqui que encontrei os primeiros camaradas conhecidos, que logo me informaram que tudo estava a correr muito bem.

O interior do edifício dividia-se em três espaços: o palco que era ocupado por duas mesas e um púlpito ao centro; uma plateia onde estavam instalados e unidos os 1700 delegados e três anfiteatros circundantes destinados a quem para lá quisesse ir.

Foi aqui que me sentei. Numa das mesas referidas, sentavam-se os dirigentes do Partido, designadamente os camaradas Presidente e Secretário-Geral, e na outra elementos da COC.

O púlpito destinava-se aos delegados oradores de três minutos, com condescendências ...

A este propósito, o ilustre camarada Presidente, com o fino humor que se lhe reconhece, confessou que já não tinha idade para ser mau. Do seu passado e das suas quase memórias ressalta que nunca o foi.
O Partido estava matematicamente super bem representado: se 5 milhões elegem 230 deputados (0,0046 %), no Partido 26.389 militantes elegeram 1.512 delegados (5,73 %). Se entendermos que os militantes escolhem entre si os melhores para delegados, é de concluir que, qualitativamente, os delegados eram a nata da nata dos militantes.

Os oradores foram-se sucedendo: ora um alto dirigente do Partido, ora um, sem dúvida, emérito delegado, de quem nunca tinha ouvido falar.

Os dirigentes proclamavam a excelência das orientações e das medidas necessárias e impopulares do Governo e traçavam o rumo da União Europeia; os eméritos militantes delegados entre outras lamentações verberaram as discriminações salariais em função do género, a reduzida participação das mulheres na vida política e mais e mais... Para felicidade geral, enquanto assisti, as vozes de uns fizeram perfeita alternância com as dos outros.

Cada orador disse o que lhe ia na alma em plena liberdade e podendo transgredir todas as proibições. E alguns o fizeram. Existiram momentos de muita emoção, de grande comoção e também outros de humor e divertimento. Uma verdadeira catarse em que todas as perturbações psíquicas foram eliminadas graças à superação emocional devida à rememoração dos penosos factos passados e presentes.

Todos juntos éramos muitos. Poucos ou nenhuns antes de irem sabiam ao certo ao que iam. O ambiente era sereno e ordeiro. A camaradagem afastava para longe a solidão. Estávamos todos reunidos animados do mesmo ideal. Viam-se homens, mulheres e até crianças que debutavam na política. Esqueceram-se as desigualdades.

O Congresso foi uma festa. Foi uma festa de um Partido inteiro. A festa trouxe consigo a unidade.

Quando, no Domingo, o nosso camarada Secretário-Geral e Primeiro-Ministro de Portugal encerrou, em apoteose, o Congresso com um forte e brilhante discurso, todos os presentes, com uma excepção notada, aplaudiram cheios de entusiasmo, de compreensão, de espírito de sacrifício, de confiança num futuro melhor e de ilimitada esperança.

Daqui a dois anos há outro Congresso.


Pergunto: este Camarada e amigo esteve no XV Congresso Nacional do PS ou nalgum paraíso, por exemplo, nas Seicheles, embalado por alguma sereia que o deixou a sonhar durante esses três dias ?

Ah, já sei. O meu amigo estava a ser irónico …

Chiça !!! Não sabe quanto aliviado fiquei, já pensava que estava a ficar xoné !!!


Bom fim de semana,

Zé do Barreiro ( num exercício de total transfiguração. Ou de esquizofrenia ? )

10 Comments:

  • At 25 novembro, 2006 13:37, Anonymous Anónimo said…

    Zé;
    Como já deve ter percebido, ninguém está preocupado, com a forma como se cozinha dentro do grande panelão, lá para as bandas do rato.
    Mais uma vez se confirma que o que preocupa cá os m(acacos)ilitantes do burgo, é o poder local e localizado da panelinha que lhes deixam quase como se de uma esmola se tratasse.
    Bom seria que as forças que conseguem congregar para a angariação do botito, não é Zé, as utilizassem sim na defesa de conceitos e ideias bem definidos, cultivando os valores do Partido a que dizem pertencer e respeitar.
    Como as suas ambições, deles, se confinam aos condimentos do tacho, e acham que não conseguirão nunca ser alguém respeitado nesse grande panelão, porque não são capazes de se fazer respeitar e impor no seio desta grande família (PS), vão apanhando as migalhas que caem viscosamente dos cantos da boca dos grande comilões, e ficam satisfeitos. Pobres coitados, tão cegos que são.
    Bom, já chega, mais uma vez estou a falar demais, mas não poderia deixar de o fazer, visto me ter apercebido que desde que o Zé deixa de falar cá das tricas, dos crimes pessoalizados, os seus clientes do blog, desinteressam-se completamente pela matéria.

    Um Abraço, e não deixe cair os braços;

    Luis Santos

     
  • At 25 novembro, 2006 22:08, Blogger Zé do Barreiro said…

    Caro “Luís Santos”,

    Para já uma satisfação que o meu Amigo tem direito: “puxei” o seu comentário para este Post por uma questão de conveniência da minha parte. Por exemplo, um maior, melhor e mais rápido acesso ao texto. Espero que me compreenda.

    Hoje estou um bocado apertado com o tempo, pelo que amanhã responderei ao seu oportuníssimo e perspicaz comentário com o tempo e a consideração que o meu amigo merece.

    Zé.

     
  • At 26 novembro, 2006 12:41, Blogger Zé do Barreiro said…

    “Luís Santos”,

    No meu entendimento, o seu ultimo comentário foi dos melhores que tenho lido da autoria do meu Amigo. Estava mesmo inspirado e … realista …

    E como tem razão quanto ao que se passa ao nível da “marmitazita” do PS cá do burgo … Obviamente comparando com o grande “caldeirão” que é o Rato …

    Olhe, “Luís Santos”, digo-lhe sinceramente, não estamos minimamente preocupados com a eventual ausência de visitas ao nosso Blog, devidas ao facto dos temas/assuntos dos Posts que decidimos, nas ultimas semanas, publicar. Foi uma decisão editorial que quisemos fazer deliberada e conscientemente. PARA MEMÓRIA FUTURA.

    E iremos continuar durante mais algum tempo.

    Sabemos que certas pessoas ( algumas identificadas, outras nem tanto ) vem beber sofregamente a esta fonte … Mas vem mesmo !!! Nem que tenham passado vários meses. Possuímos dados devidamente controlados sobre o que estamos a dizer … É este tipo de atitude e procedimento dessas pessoas que nos fazem acreditar piamente que estamos a caminhar no caminho certo.

    Deixe-me ser, mais uma vez, um pouco narcisista ( que é coisa que manifestamente não sou ): falta de visitas ao Blog ? Assuntos/temas com pouco interesse ? Bom, caro Amigo, é só se dar ao trabalho de ver o contador do Blog, já a caminho das 27.000 visitas …

    E o que dizer dos excelentes Blogs http://www.parabase.blogspot.com/, http://barreiro-caustico.blogspot.com/ e http://barreiro2009.blogspot.com/, com conteúdos riquíssimos sobre o Barreiro e mesmo com profundas análises politicas sobre os partidos que existem na nossa terra ?

    Qual a sua “audiência” ? Quantos são os seus comentários ?

    A malta já não quer fazer comentários. A malta começa a estar farta disto. A malta já começa a ficar farta destes políticos locais de meia tigela. E, muito preocupante, a malta está a ficar com uma pontinha de medo de emitir a sua opinião. Estas são verdades inquestionáveis …

    Tenho que, mais uma vez, concordar totalmente consigo no que escreveu no seu comentário, no que diz respeito à (má) utilização das forças dos Militantes do PS/Barreiro.

    “Deveriam utilizá-las, sim, na defesa de conceitos e ideias bem definidos, cultivando os valores do Partido a que dizem pertencer e respeitar”. Escreveu acertadamente o meu Amigo.

    Deixar cair os braços ? Nunca. Agora que preciso de mais pessoas, muitas mais, para ajudar a dar a volta a isto, ah isso já será outra conversa.

    Agora, deixe-me ir ver o meu F. C. Barreirense contra o Torreense – é que não sou de ferro !!! - e talvez mais logo tornaremos a ter outra agradável conversa.

    Zé.

     
  • At 27 novembro, 2006 02:07, Anonymous Anónimo said…

    Amigo Zé:
    Tenho um assunto que promete ser bombástico!
    Confidenciaram-me que há camaradas que já andam com algumas dores de cabeça!
    Há quem diga que tem a ver com as fidelidades, e conta-se que o JPL dos fidalguinhos é que sabe!!!!
    Após a publicação deste post, darei mais pormenores!!!!!
    Até breve

     
  • At 27 novembro, 2006 13:21, Blogger Zé do Barreiro said…

    NOTÍCIAS FRESQUINHAS DO “CALDEIRÃO”/PS DO RATO:

    As listas propostas pelo secretário-geral do PS , José Sócrates, para a Comissão Política e o Secretariado foram aprovadas sem qualquer voto contra, durante a reunião da Comissão Nacional, REALIZADA Sábado passado.

    O secretário-geral do PS, José Sócrates, fez um ataque cerrado à "instabilidade" interna transmitida pelas oposições, acusando o PCP de práticas anti-democráticas na substituição dos seus deputados e o PSD de "interferências" em nomeações.

    As posições do líder socialista foram assumidas na reunião da Comissão Nacional do PS, a primeira depois do congresso de Santarém e que se destinou a eleger a Comissão Política e o Secretariado Nacional do partido.

    De acordo com que lá esteve, na sua intervenção, José Sócrates colocou em contraponto "a estabilidade interna do PS e a sua unidade em torno das políticas reformistas do Governo", com a imagem de "instabilidade" transmitida pelo PSD, PCP e CDS-PP.

    Segundo a mesma fonte, Sócrates aludiu ao fim da coligação PSD/CDS-PP na Câmara de Lisboa "ao fim de um ano e por divergência quanto a uma nomeação" para uma sociedade de reabilitação urbana.

    Neste ponto, o porta-voz do PS, Vitalino Canas, que se manterá neste cargo por mais dois anos, declarou aos jornalistas que a polémica em torno das nomeações para a Sociedade de Reabilitação Urbana da Baixa Pombalina, em Lisboa, "teve a interferência da direcção do PSD".

    José Sócrates criticou ainda o presidente do PSD, Marques Mendes, por atacar o Governo a partir de um país estrangeiro e de seguir as queixas do PSD/Madeira face à proposta do Governo de revisão da Lei das Finanças Regionais.

    Em relação ao PCP, segundo um dirigente do PS, José Sócrates acusou os comunistas de práticas anti-democráticas ao procurarem impor a substituição de três dos seus deputados (Luís Mesquita, Odete Santos e Abílio Fernandes), alegando que os mandatos destes deputados "resultaram do voto dos portugueses" e, como tal, "não pertencem ao Comité Central" desse partido.

    Em declarações aos jornalistas, Vitalino Canas acrescentou que a prática do PCP de tentar substituir os seus deputados por decisão política interna "é anticonstitucional".

    As listas propostas pelo secretário-geral do PS , José Sócrates, para a Comissão Política e o Secretariado foram aprovadas sem qualquer voto contra, durante uma reunião da Comissão Nacional dos socialistas.

    Para o Secretariado Nacional, o órgão de direcção restrita do PS, a lista proposta por José Sócrates obteve 227 votos favoráveis, 12 brancos e um nulo.

    No Secretariado Nacional, a única novidade é a inclusão do ministro dos Assuntos Parlamentares, Augusto Santos Silva, que substituiu neste órgão o ex-coordenador da Comissão Permanente do partido Jorge Coelho.

    Para a Comissão Política, o órgão de direcção alargada do PS, a lista proposta por José Sócrates recebeu 218 votos favoráveis, 20 brancos e dois nulos.

    Na nova Comissão Política Nacional, entram 14 nomes novos, destacando-se o ex-líder parlamentar do PS António José Seguro e o ex-presidente da Câmara de Lisboa João Soares.

    As saídas mais notadas deste órgão são as do ex-candidato presidencial Manuel Alegre e da presidente da ordem dos Arquitectos, Helena Roseta.

    ENTÃO, AGORA, FICAM A FALTAR NOTÍCIAS DA “MARMITA”/PS DO BARREIRO …

    Há alguém que saiba alguma coisa de interesse para botar aqui ?

    Saudações,

    Zé.

     
  • At 27 novembro, 2006 14:58, Anonymous Anónimo said…

    Ó Zé mete lá mais estas do CALDEIRÃO do Rato, para a MEMÓRIA FUTURA que estás a construir:


    Paulo Pedroso vai integrar a Comissão Política Nacional do PS, mas parte dos Presidentes das federações do PS ficaram de fora da Comissão Política Nacional.

    Parte dos 19 Presidentes das federações socialistas do país ficaram de fora da lista para a Comissão Política do PS que foi apresentada pelo líder do PS, José Sócrates, domingo, na reunião da Comissão Nacional deste partido.

    Fonte da direcção dos socialistas afirmou que “o cumprimento da quota paritária de um terço tornou impossível que todos os presidentes de federações venham a ter lugar entre os 65 efectivos deste órgão”.

    “O PS tem 19 presidentes de federações e são todos homens. Se todos entrassem na Comissão Política Nacional do PS, preencheriam 19 do máximo de 43 lugares que poderão ser preenchidos por homens neste órgão”, declarou o mesmo responsável dos socialistas.

    As cotas da discriminação positiva, Senhor, as cotas da discriminação positiva … vieram só para complicar …

    Eleita no Congresso do PS em Santarém, no passado dia 12, a Comissão Nacional do PS, órgão que tem 251 efectivos, reuniu-se pela primeira vez, ontem, Domingo, para eleger a Comissão Política e o Secretariado Nacional do partido.

    A Comissão Política Nacional do PS tem 65 efectivos, e é o órgão de direcção alargada dos socialistas e, segundo os estatutos do partido, deverá reunir-se uma vez por mês.

    O Secretariado Nacional do PS tem 11 efectivos e é o órgão de direcção restrito dos socialistas, que se reúne uma vez por semana e que procede ao acompanhamento diário da actividade e gestão do partido.

    Ainda de acordo com este elemento da direcção do PS – que foi indicado por Sócrates para auxiliar no processo de formação das listas - entraram na Comissão Política Nacional “vários militantes” que há dois anos apoiaram a candidatura derrotada de Manuel Alegre à liderança do partido.

    Na Comissão Nacional do PS eleita no congresso de Santarém, entre os 251 efectivos, entraram, pelo menos, 14 ex-apoiantes de Manuel Alegre, casos de Augusto Santos Silva, Jorge Lacão, João Cravinho, Vera Jardim, Ana Gomes, Manuel Maria Carrilho, Alberto Martins, Strecht Ribeiro e Osvaldo Castro.

    Em destaque:

    Dos futuros membros da Comissão Política do PS, José Sócrates, de sua exclusiva iniciativa, confirmou a entrada para este órgão do ex-porta-voz socialista Paulo Pedroso, nome que tinha ficado fora da Comissão Nacional eleita no congresso de Santarém.

    Jack Taxas

     
  • At 28 novembro, 2006 03:43, Anonymous Anónimo said…

    A MARMITA ( ps do Barreiro ) ESTÁ A TRANSFORMAR-SE LENTAMENTE NUMA PANELA DE PRESSÃO.

    A QUESTÃO É SABER-SE QUANDO REBENTA ...

    O inigmático

     
  • At 29 novembro, 2006 00:52, Anonymous Anónimo said…

    PS ri-se do mal dos outros

    O Partido Socialista aproveitou o fim-de-semana em que reorganizou a sua comissão política nacional para tecer críticas aos partidos que lhe são oposição.

    Dificilmente compreendo que um partido que é Governo possa estar tão preocupado com questões internas dos seus opositores, fazendo política ao nível mais ao nível do chão, em vez de se preocupar em fazer política a sério, decidindo em vez de maquilhar. Normalmente só se começa a olhar para o lado quando internamente há problemas. Parece-me o primeiro sinal de que algo não vai bem por aqueles lados.

     
  • At 29 novembro, 2006 13:14, Blogger António Chaves Ferrão said…

    Salgueiro Maia é, pelos vistos, disputado por vários. Numa casa de Castelo de Vide há uma placa reivindicando ser o local de nascimento do falecido capitão. Outra placa próxima, de antigos colegas do Colégio Nun'Álvares Pereira de Tomar, de homenagem. Será assim tão difícil conhecer o local de nascimento deste militar?

     
  • At 29 novembro, 2006 14:00, Blogger Zé do Barreiro said…

    Caro António Ferrão,

    Cá vai um pequeno resumo da biografia do Grande Capitão de Abril – Salgueiro Maia.

    “Salgueiro Maia

    Militar de méritos reconhecidos, dotado de uma inteligência superior e de uma coragem e lealdade invulgares, dele se diz "ter sido o melhor de entre os melhores dos corajosos e generosos Militares de Abril". Nasceu em Castelo de Vide. Fez os estudos secundários no Colégio Nun'Álvares, em Tomar e no Liceu Nacional de Leiria. Entrou para a Academia em 1964 e em 1966 ingressou na Escola Prática de Cavalaria de Santarém. Combateu na Guiné e em Moçambique, já com a patente de capitão.Foi um dos elementos activos do MFA. No dia 25 de Abril de1974, comandou a coluna militar que saiu da EPC de Santarém e marchou sobre Lisboa, ocupando o Terreiro do Paço. Horas mais tarde comanda o cerco ao Quartel do Carmo que termina com a rendição de Marcelo Caetano. Foi membro activo da Assembleia do MFA, durante os governos provisórios, mas não aceitou qualquer cargo político no pós 25 de Abril. Faleceu em Santarém, a 3 de Abril de 1992, vítima de cancro.”


    Deve ter havido um equívoco de quem deu essa informação, no Congresso do PS, ao militante que, neste Post, conta em detalhe a sua ida ao conclave.

    Como aliás existiram outros equívocos sobre outras matérias …

    Cumprimentos,

    Zé.

     

Enviar um comentário

<< Home

 

Estadisticas Gratis free hit counter
free hit counter

Get Your Sign

free counter