A Paragem do 18 no Cabeço Verde

Este Blog é muito abrangente e heterogéneo...Destina-se aos políticos,aos cidadãos normais,aos sócios do Benfica,aos apreciadores de jaquinzinhos fritos,aos funcionários públicos,aos adeptos do Sporting,aos que pagam impostos e aos que nem sabem o que isso é,aos ouvintes da Rádio Renascença,aos descontentes com a administração do condomínio,aos internautas que acham que Linux é a Liga Internacionalista para a União dos Xiitas,aos que gastam o tempo de trabalho a ler estas coisas,aos médicos ...

terça-feira, dezembro 05, 2006

AS TRISTES FIGURAS OU AS FIGURAS TRISTES DA “MARMITA” - O “Caso” da Cidade do Cinema. Parte I.




Já muito foi escrito, já muitas opiniões, artigos e posições foram publicadas sobre a Cidade do Cinema vir ou não vir para o Barreiro.

Desta vez decidimos fazer uma abordagem diferente sobre este assunto.

Analisámos outros ângulos do problema, estudámos meticulosamente outras fontes e informações ainda não divulgadas nos OCS Barreirenses pelos diversos articulistas/comentadores e entendemos que a melhor metodologia de escrever sobre este tema seria apresentar factos concretos e indiscutíveis que se passaram entre as partes mais importantes envolvidas no processo e, em cada um dos factos, imediatamente a seguir, deixarmos algumas interrogações como sendo a nossa humilde opinião ( que, como é sabido, vale unicamente … o que vale ).

Também entendemos que não deveríamos emitir qualquer tipo de posição ou conclusão final, deixando essa importante, como salutar, tarefa para a competente análise e apreciação dos nossos estimados leitores.

Este assunto, pela sua importância, será apresentado em quatro partes.

Cá vai a primeira.

FACTO 1 – No XII Congresso da Federação Distrital de Setúbal do Partido Socialista, realizado no dia 6 de Maio, na Costa da Caparica, foi apresentada uma Moção sobre a Cidade do Cinema, tendo sido transformada numa Recomendação ( por razões que, então, a razão desconhecia, mas que agora se podem compreender com maior clareza e objectividade ... ). Recomendação que foi aprovada no Congresso da Federação, sendo decidido “apelar ao Governo para que encare com atenção e o justo sentido de prioridade o desenvolvimento e concretização do Projecto “Cidade do Cinema”.

Igual posição foi assumida, posteriormente, na primeira reunião da Comissão Política Distrital do Partido Socialista. Todos os membros da Comissão Politica, do Concelho do Barreiro, subscreveram esta Moção/Recomendação, sendo igualmente subscrita por outros membros da Comissão Política Distrital que não pertencem ao Concelho do Barreiro.

Muito comovente, porque a solidariedade é muito bonita …

Nessa Comissão Política Distrital, quer o Presidente da Federação, Vítor Ramalho, quer o Presidente da Mesa eleito, Eduardo Cabrita, Secretário de Estado do Governo PS, manifestaram a sua determinação de tudo fazer para que este projecto ‘Cidade do Cinema’ pudesse ser uma realidade na cidade do Barreiro.

Vítor Ramalho, no decorrer da reunião da Comissão Politica Distrital, terá referido que já tinha falado com o Administrador da Quimiparque e que iria prosseguir contactos, para os quais os subscritores da Moção/Recomendação seriam convidados a participar, e que, de acordo com informações que possuía, neste momento, “era necessário que o promotor apresentasse uma proposta detalhada de quais são as contrapartidas do que se pretende fazer” porque, terá acrescentado “essa proposta detalhada ainda não estava entregue”.

Foi entendimento dominante, nessa CPD, que existe todo o interesse, quer da Federação Distrital de Setúbal, quer do Partido Socialista Nacional, de se empenharem, junto do Governo, de forma a sensibilizá - lo para a importância do projecto o que, aliás, foi isso mesmo que a Comissão Politica decidiu na sua reunião: apelar ao Governo sobre a prioridade deste projecto.

Emídio Xavier – o anterior Presidente da Câmara do Barreiro - também subscreveu a Moção/Recomendação aprovada pela Comissão Politica Distrital do Partido Socialista.

Na altura, Eduardo Cabrita, Presidente da Mesa da Comissão Politica Distrital do Partido Socialista, fez uma intervenção, quebrando uma norma que ele definiu como Presidente da Mesa, de não interferir nos debates, mas considerou que nesta situação devia tomar posição, para realçar a importância do projecto quer para o concelho do Barreiro, quer para a região.

A Moção/Recomendação foi aprovada por unanimidade e aclamação no órgão político máximo do PS/Setúbal !!!


A NOSSA OPINIÃO - O Congresso Distrital realizou-se em 6 de Maio pp e a reunião da CPD realizou-se duas semanas mais tarde. Porque razão Vítor Ramalho, Eduardo Cabrita, o Governo ou outras personalidades com influência no processo, não deram até ao momento – sete meses passados – qualquer notícia sobre o andamento, a evolução, ou não, deste empreendimento ?

Se, ao nível distrital, existem ou existiam conversações/negociações com o Governo porque carga de água certos delegados ao Congresso Nacional do PS levaram uma Moção rigorosamente igual ao Conclave ? Para pressionar o Governo ? Para pressionar o Partido ao nível Nacional ? Para prejudicar irreversivelmente o Barreiro ? Para “entalar” o promotor ?

Quem lhes encomendou esse sermão ? Obviamente que o resultado da Moção só poderia ser um: FOI REJEITADA, como não poderia deixar de ser !!!

E agora quem assume as responsabilidades de certas pessoas, como sempre, pretenderem ser apressadas, quererem aparecer na fotografia e a todo o custo, serem protagonistas imediáticos ?

Os “iluminados” esqueceram-se completamente das sábias e experientes palavras do Presidente da Federação – Vítor Ramalho – proferidas aquando da primeira reunião da CPD : “ … e que, de acordo com informações que possuía, neste momento, “era necessário que o promotor apresentasse uma proposta detalhada de quais são as contrapartidas do que se pretende fazer” porque, terá acrescentado “essa proposta detalhada ainda não estava entregue”.”»

É nestas expressões, quanto a nós, que existe um dos segredos – há mais – deste imbróglio e que os “doutores” não tiveram perspicácia para perceber.

Continuaremos amanhã,

Zé do Barreiro.

10 Comments:

  • At 05 dezembro, 2006 19:13, Anonymous Anónimo said…

    Zé;

    Nas Universidades, entregam-se canudos.
    Nunca vi ninguém lá receber a experiência da vida.
    Se calhar é por isso que são de horizontes curtos, quem sabe.....

    Luis Santos

     
  • At 06 dezembro, 2006 00:02, Anonymous Anónimo said…

    A Triste figura que a Madalena fez no congresso, com esta moção só confirmou aquilo que ja sabia : Essa moça é um "Bluff" que se vale do nome do pai e não vale mais que isso. Ja nao esquecendo que fujiu de vereadora com 1 ano de mandato.
    Sobre o "pior presidente da camâra " do Barreiro (palavras do militante Sousa Pereira), se tivesse vergonha na cara, desaparecia e entregava-se ao cimento, que é das poucas coisas que sabe fazer

     
  • At 06 dezembro, 2006 11:09, Blogger Zé do Barreiro said…

    Caríssimos Amigos,

    Há mais, meus amigos, há mais ...

    Sem pretender ter quaisquer pretensionismos, continuem a ler os nossos Posts seguintes sobre este assunto.

    Zé.

     
  • At 06 dezembro, 2006 12:29, Anonymous Anónimo said…

    Zé;

    Venham, elas, as novidades.

    Luís Santos

     
  • At 07 dezembro, 2006 18:12, Anonymous Anónimo said…

    Agradecia que na minha ausencia por motivos que todos conhecem (para quem não tem a noção, tenho a minha esposa internada em estado muito grave no hospital universitario de Coimbra) e tendo confirmado com o meu pai a não autoria do referido post, que o "engraçadinho/os" que publicaram o respectivo comentario no nosso nome, se abstivessem de publicar seja o que for.

    Toda e qualquer opinião política ou pessoal, por questões que se prendem com o meu caracter e personalidade, são exprimadas frontalmente, dirigindo directamente essas críticas ou opiniões as pessoas em questão.

    Meu caro Ze agradecia igualmente a tua colaboração neste mesma questão.

    Existem pessoas mesmo cobardes....

     
  • At 07 dezembro, 2006 21:09, Blogger Zé do Barreiro said…

    Alexandre Miguel Matos,

    Lamento profundamente esta lamentável e vergonhosa situação, ainda mais atendendo à sua situação familiar, que sei – o através do seu Pai, tem-se deslocado frequentemente a Coimbra.

    Aquilo que eu poderei fazer e que está nas minhas mãos, e fá – lo – ei, será, a partir deste momento, NÃO PULICAR QUALQUER COMENTÁRIO COM O SEU NOME SE NÃO VIER ESCRITO A AZUL, COMO ADMINISTRADOR DE BLOG.

    Um grande abraço e desejos de uma boa recuperação para a sua esposa.

     
  • At 08 dezembro, 2006 02:02, Anonymous Anónimo said…

    Zé;

    Como pode constatar, este é o mal dos cobardes, gostam de dividir para reinar.
    Eu como não tenho blog, não posso identificar-me nessa situação, mas brevemente poderei fazê-lo, assim que um amigo meu me disponibilize acesso a um sítio de blog, e me ensine depois a construí-lo, está para breve.
    Contudo não poderia deixar de expressar aqui ao Alexandre Matos, a minha total concordância com as suas frases.
    Isto cheira-me a alguém que anda a devassar o PS Barreiro, sempre com aquele cheirinho da balística.
    Já vos avisei, tenham cuidado com ele.
    Porque é que o estratega, não aparece a dar a cara?
    Utiliza os seus esbirros, como se de tropas se tratassem, num total desprezo, nem peso de consciência, com a forma como vai arrumando o seu quartel, e tratando dos incómodos.
    Alerta camaradas! Alerta!..

    Luís Santos

     
  • At 08 dezembro, 2006 12:24, Blogger Zé do Barreiro said…

    “Luís Santos”,

    Pois … mas deixe-me dar a minha opinião sobre este caso em concreto.

    O “Luís Santos”, compreensivelmente, não me conhece em profundidade e pode ficar com a ideia que estou a defender a pessoa da qual o meu Amigo deu claras indicações de quem fez a vergonhosa maldade ao Alexandre Matos – sem qualquer rodeios, o AJFG.

    Não. Nem sequer sonhe com uma hipótese dessas. Essa pessoa marcou-me profunda e negativamente para o resto da vida e está completamente fora do relacionamento que tenho, mesmo com os chamados conhecidos de 5º nível.

    Agora, meu caro, o assunto em apreço merece outra abordagem: Quase que ponho as minhas mãos no lume e não me queimo, em como, desta vez, “o estratega falhado” não foi o autor ou o mandante de quem redigiu o comentário.

    Apenas darei umas dicas: Porque carga de água o comentário vem com o nome de Alexandre Matos como sendo o autor ? Acredito piamente que seja mesmo intencionalmente uma clara alfinetada ao Alexandre PAI e não tanto ao meu Camarada e Amigo Alexandre Miguel Matos ( o Filho ).

    Porque razão o comentário vem com nome, podendo, naturalmente, vir como anónimo ou com outro nike inventado ?

    Não poderia ser redigido por certa pessoa residente no Lavradio, “concorrente”, por assim dizer, da Colectividade que o Alexandre Matos dirige ? Que exerce, TAMBÉM, uma actividade nobríssima de divulgação publica diária ?

    Qu’é c’acha ? Mistério … Quem será ?

    Abraço,

    Zé.

     
  • At 08 dezembro, 2006 19:02, Anonymous Anónimo said…

    Esta cá para mim cheira-me a Sousa Pereira a querer queimar o Alexandre Matos.
    Esta personagem dá espaço no seu "jornaleco" para que a Madalena Alves Pereira se defenda no dia seguinte ao Congresso e depois tenta queimar o nome de uma pessoa que é incomparavelmente superior a si.
    Só podemos desprezar quem utiliza estas manobras, porque nem sequer tem a hombridade de publicar as coisas em seu nome, preferindo com isso beliscar a honestidade das pessoas.
    Sei de fonte segura, que é por volta desta hora que o "jornaleiro" faz este tipo de comentários não só no blog do Zé, mas também noutros.

     
  • At 09 dezembro, 2006 14:02, Blogger Zé do Barreiro said…

    "Martim",

    Acertou !!!

    Como foi que o meu amigo conseguiu adivinhar ?

    Grande prespicácia você tem, eh,eh,eh.

    Saudações,

    Zé.

     

Enviar um comentário

<< Home

 

Estadisticas Gratis free hit counter
free hit counter

Get Your Sign

free counter