A Paragem do 18 no Cabeço Verde

Este Blog é muito abrangente e heterogéneo...Destina-se aos políticos,aos cidadãos normais,aos sócios do Benfica,aos apreciadores de jaquinzinhos fritos,aos funcionários públicos,aos adeptos do Sporting,aos que pagam impostos e aos que nem sabem o que isso é,aos ouvintes da Rádio Renascença,aos descontentes com a administração do condomínio,aos internautas que acham que Linux é a Liga Internacionalista para a União dos Xiitas,aos que gastam o tempo de trabalho a ler estas coisas,aos médicos ...

quinta-feira, dezembro 07, 2006

AS TRISTES FIGURAS OU AS FIGURAS TRISTES DA “MARMITA” - O “Caso” da Cidade do Cinema. Parte III.




FACTO 5 – EXCERTOS DA ENTREVISTA DO PROMOTOR - Carlos de Mattos – AO “CORREIO DA MANHÔ, EM 30 DE ABRIL DE 2006, portanto APÓS ter estabelecido contactos e conversações com o Governo, com o Executivo do PS na Câmara Municipal do Barreiro/ Emídio Xavier e mesmo com o actual Executivo da CDU/PCP.

Atentem, meus amigos, atentem. E … não se distraiam …


Carlos de Mattos - “ …O Governo ( do PSD/Cavaco Silva ) caiu e houve um revés. O projecto foi parar à gaveta, como muitas outras coisas boas que às vezes as pessoas querem fazer e que são travadas por razões políticas. Depois, José Luís Judas ( então Presidente da Câmara de Cascais ) disse que com ele não haveria problema, mas também foi substituído. Lembro-me de que antes de abandonar Cascais ainda passou o plano para Sintra, mas segundo os cálculos só em 2010 apareceriam as infra-estruturas para seguir em frente no local, que de resto era lindíssimo.”

“Comecei a perder o entusiasmo em relação a isto tudo, mas ainda na mesma zona apareceu outro terreno, que está para aprovação há três anos... Ainda estamos em negociações. A ideia não está perdida.”

Correio da Manhã - Como é que o Barreiro aparece nesta história?

Carlos de Mattos - “ … tive uma entrevista com o presidente da Câmara do Barreiro ( Emídio Xavier ), na qual discutimos a implementação da ideia nos terrenos da Quimiparque. Vi ali a oportunidade de desenvolver algo semelhante ao que se fez na Baixa Califórnia, com um tanque gigante para filmagens que envolvam água como em ‘Titanic’. Estava tudo bastante adiantado, havia contratos fechados e as negociações com o Governo seguiam a bom ritmo...

Correio da Manhã - Mas...

Carlos de Mattos - “ … Entretanto houve eleições Autárquicas, a Câmara caiu e veio um novo Presidente. Com a história da passagem das pastas só passado muito tempo consegui marcar nova entrevista para dar continuidade ao dossier. Correu lindamente, o presidente da edilidade, Carlos Humberto Carvalho, mostrou abertura e interesse na proposta. Há tudo para avançar, mas ainda é preciso resolver o problema do terreno, que obriga a mais negociações. Está tudo nas mãos do Governo, que terá de decidir rapidamente onde vamos instalar a ‘Cidade do Cinema’. Já não posso esperar mais. É agora ou nunca.”

O MEU COMENTÁRIO - Oh meus estimados Amigos, ou cá o Zé está a ficar ché ché, ou há aqui confusão e da grossa. Expliquemo-nos:

Segundo o promotor/investidor, Carlos Mattos, o José Luís Judas, “antes de abandonar Cascais ainda passou o plano para Sintra”.

Carlos Mattos afirma, na entrevista, que “Comecei a perder o entusiasmo em relação a isto tudo, mas ainda na mesma zona apareceu outro terreno, que está para aprovação há três anos... AINDA ESTAMOS EM NEGOCIAÇÕES. A IDEIA NÃO ESTÁ PERDIDA.”

Em relação ao Barreiro, Carlos Mattos afirma “Estava tudo bastante adiantado, havia contratos fechados e as negociações com o Governo seguiam a bom ritmo...”

“Há tudo para avançar, mas ainda é preciso resolver o problema do terreno, que obriga a mais negociações. Está tudo nas mãos do Governo, que terá de decidir rapidamente onde vamos instalar a ‘Cidade do Cinema’. Já não posso esperar mais. É agora ou nunca.”

É pá será que o homem – que deve ter dinheiro p´ra caraças - estará a pensar em construir a Cidade do Cinema nos Concelhos de Cascais, Sintra e Barreiro simultaneamente ?

Livra !!! Mas que obra megalómana... Qual Babilónia ou Torre de Babel ? Ao pé deste empreendimento são duas formiguinhas !!!

Hollywood ? É mentira. Em Portugal é que vai ser a grande e verdadeira Cidade do Cinema !!! E até vai tocar alguma coisa ao Barreiro !!! Vai tocar o quê ? O parque de estacionamento das limusinas dos actores ? Viva !!! Vamos ficar todos muito felizes !!!

Pura ilusão …

Então o investidor mantém conversações adiantadas com os autarcas do Barreiro e com o Governo no sentido do Projecto vir para a nossa Cidade e continua em negociações, dizendo que a ideia não está perdida, com a zona de Sintra/Cascais ?

Bom, talvez seja conveniente voltarmos ao mundo real e de assentarmos os pés na terra …

O projecto “Cidade do Cinema”, já esteve para avançar em Cascais, depois em Sintra e agora aguarda a decisão do Governo sobre a sua implantação ou não nos terrenos da Quimiparque.

Sabemos de fonte segura que, antes das últimas eleições autárquicas, se disse – e escreveu - que “ … dois Concelhos um a norte e outro a sul de Lisboa, disputavam taco a taco o projecto de Cidade do Cinema que o luso-americano Carlos de Mattos quer criar em Portugal. Ao contrário do Barreiro, que optou por tornar pública a sua entrada na corrida à "nova Hollywood", esperando marcar pontos, Sintra negoceia em segredo, tendo reiterado o seu interesse depois de saber que não estava sozinha na disputa...”

Entendemos que este projecto da "Cidade do Cinema" apenas serviu para certos caciques nas Câmaras do Barreiro, Cascais, ou Sintra chamarem a atenção eleitoral nas últimas eleições autárquicas. Está na cara, não está ?

Já que, no que diz respeito ao Barreiro, Luís Pedro Cerqueira afirmou recentemente - em 27 de Junho de 2006 - que “ … o PS realizou seguramente todo UM TRABALHO DE SEDUÇÃO, em que se conseguiu trazer as pessoas todas importantes para o projecto ao Barreiro, assim como um trabalho de demonstração política de que o Barreiro pode ser um destino para o projecto ‘Cidade do Cinema”.

PORTANTO, MEUS AMIGOS, FICOU PERFEITAMENTE CLARO QUE A MISSÃO DO ANTERIOR EXECUTIVO DA CÂMARA DO BARREIRO SOBRE ESTE PROJECTO, FOI APENAS E TÃO SOMENTE FAZER TRABALHO DE SEDUÇÃO !!!

Não passou de um trabalho de sedução !!!

Razão tinha - e tem - Carlos Humberto ( e quanto me custa dizer isto … ) quando afirma que “até à data nenhum projecto concreto foi entregue na câmara, que o seu Executivo está e continua interessado na concretização do mesmo, ao contrário do que diz o PS.”

A prova disso foi que a CMB realizou uma reunião com a API – Agência Portuguesa de Investimento, no dia 21 de Novembro, ficando claro, no entanto, que nem a autarquia nem a Quimiparque podem fazer nada, visto que os promotores não apresentam propostas.


Bom, Amigos, amanhã, Feriado, postaremos o último Post do “caso trágico - cómico” ( mais cómico do que trágico ) da Cidade do Cinema.

É para digerirem convenientemente este assunto neste fim de semana alargado …

Saudações,

Zé do Barreiro.

3 Comments:

  • At 07 dezembro, 2006 19:01, Anonymous Anónimo said…

    Zé;

    Acha que vale a pena pensar em coisas, que, afinal de contas, tal como muitas outras gravitando na cabeça de uma pessoa, que enquanto esteve na CMB como Excelso Vereador, mais não fez que viajar virtualmente, por um mundo de castelos de cartas, que como todos constatámos, infelizmente, em Outubro de 2005, simplesmente Ruiu.
    Ruiu, porque tudo aquilo que se constrói sem alicerces, por cima de algo que nunca existiu, só poderia ter o fim que acabou por ter.
    Andámos todos a alimentar sonhadores.
    Agora vivemos com pesadelos.
    Um Abraço, de amizada e respeito, pela forma como neste seu Blog, vem tratando, afinal, de forma idelével, e coerente, a incoerência de aventureiros irresponsáveis.

    Luís Santos

     
  • At 08 dezembro, 2006 12:45, Blogger Zé do Barreiro said…

    "Luís Santos",

    Por compreensível conveniência logistica, responderei com todo o gosto ao seu comentário, no próximo Post.

    Zé.

     
  • At 08 dezembro, 2006 14:29, Anonymous Anónimo said…

    Zé;
    Respondendo à sua postagem, em resposta à minha indignação, sobre a matéria relacionada com o Alexandre Matos, quero dizer-lhe que, infelizmente ou não, pelo que vejo, até nem tenho qualquer interesse em conhecer tal pessoa,pois as indicações sobre o dito cujo, são tão mesquinhas e de um distúrbio mental e arrogância assulapada, acentuadíssimos, sintoma de patologia, certamente, as quais colocam o nome de um Partido como o PS, que deve fazer por merecer o respeito de qualquer cidadão, em cheque.
    Mas em talhe de foice, sabendo o Partido o caracter destas pessoas e outras que mais, porque as mantêem em seu seio?
    Boa pergunta, não acha?

    Luís Santos

     

Enviar um comentário

<< Home

 

Estadisticas Gratis free hit counter
free hit counter

Get Your Sign

free counter