AFINAL, A TERCEIRA PONTE – CHELAS/BARREIRO - SERÁ RODOVÁRIA E FERROVIÁRIA SIMULTANEAMENTE, OU NÃO ?
Esta é uma ponte muito antiga que existe em Piódão. Actualmente já não se constroem pontes como esta. Este tipo construções apenas faz parte do património de uma região, no caso, do Concelho de Arganil, tendo obviamente um importantíssimo valor histórico de interesse turístico.
Apenas isso. O que, convenhamos, já não é pouco…
Entendemos que a futura ponte Chelas – Barreiro, a ser construída de raiz, deverá contribuir para o desenvolvimento da A.M.L., da Península de Setúbal, do Barreiro, do País.
Entendemos que esta importante infra-estrutura deveria possuir o máximo de opções e funcionalidades que a engenharia possa suportar e oferecer.
DEVERIA SER RODOVIÁRIA E FERROVIÁRIA simultaneamente.
Mas isto é apenas a nossa humilde opinião e o nosso secreto desejo – claramente suspeito - de um pacato residente na cidade do Barreiro.
Vamos abordar alguns comentários redigidos – e muito bem - no Post anterior, começando por “atacar” todos os comentários do “Justiceiro, desde o mais antigo.
Começa por dizer que: «“Permita-me só discordar de uma coisa, diz o amigo que a "presença de Jorge Coelho é para apagar mais um fogo". Em tempos não muito longe o Sr. JC era um dos meus políticos favoritos, daqueles que me fazia ter orgulho naquilo que sou. Mas há tempos a esta parte ele modificou muito, ex: fugiu quando a luta interna mais precisava de uma voz como a dele, ficou mole, começou a dizer sim a tudo o que JS manda. Pergunto eu, será que o JC ainda existe? ou mais um dos que nos abandonou por um bom lugar?”»
Meu Amigo, o Jorge Coelho, com todos os defeitos que possa ter, de uma coisa nunca poderá ser acusado – é um Socialista da mais fina estirpe que o P.S. tem. Um Socialista verdadeiro e genuíno. Um Socialista que “dá a vida” pelo seu partido.
E sabe uma coisa ? O Jorge Coelho gosta do Barreiro. Lembra-se, quando o Pedro Canário era o Presidente da Câmara e o P.S. era Governo ( António Guterres), quem foi o Ministro que nomeou uma Comissão Profissionalizada para fazer o acompanhamento/estudos da 3ª Ponte para o Barreiro e que até veio pessoalmente à nossa terra, onde foi montada uma tenda gigante na Av. da Praia para a apresentação desse grande Projecto ?
Foi o Dr. Jorge Coelho.
Quanto aos outros dois comentários do “Justiceiro”, concordaria absolutamente com TUDO o que escreveu, se o Amigo tivesse considerado o Geirinhas como sendo apenas um jornalista, desempenhando o seu trabalho. Isto é, redigindo, tão somente, a opinião e decisão de outras pessoas, no caso as palavras da Secretária de Estado - Ana Paula Vitorino.
Ataquemos, agora, os comentários do “R.A.”.
«“Mais uma noticia no jornal Local que prova isso. "Desfez-se o tabu: a futura ponte Barreiro – Chelas deverá ser apenas ferroviária. Esta posição foi defendida por Ana Paula Vitorino, esta quarta-feira à noite, em Almada." A Sra. Ana Paula Vitorino, Secretária de Estado dos Transportes, vai a reboque do Presidente da Câmara de Lisboa, Carmona Rodrigues, este defende que a nova travessia de ver só ferroviária.”»
Meu caro “R.A.”, sobre este seu texto deixe-me dizer-lhe o seguinte: lembra-se das declarações do Sr. Secretário de Estado da Indústria e Inovação e Adjunto do Ministro da Economia, sobre os 16% do aumento da Electricidade, por curiosidade o mesmo que se pronunciou sobre a Cidade do Cinema para o Barreiro ?
Saberá que foi o Sr. Ministro da Economia – Manuel Pinho - quem contribuiu para que o aumento da Electricidade se aplicasse numa taxa de 6%.
O que pretendo dizer com este exemplo é que os Secretários de Estado, são o que são, têm o seu lugar na hierarquia do Estado, têm as competências e as decisões que lhes estão devidamente atribuídas. É verdade.
Mas são os Ministros que tomam as últimas decisões políticas. E, em última instancia, é ao Sr. Primeiro Ministro quem cabe a derradeira palavra …
Acredito convictamente que a Ponte Chelas–Barreiro será Rodo – Ferroviária. Agora se as duas soluções estarão prontas a utilizar na mesma altura, no mesmo dia, isso já será outra questão.
Por consequência, concordo completamente com o seu segundo comentário, porque também eu quero um Barreiro Central a nível da Grande Área Metropolitana de Lisboa, para, também, não perder população como tem acontecido nos últimos anos.
Finalmente, e por agora, em relação ao comentário do “Vota SIM”: «” Não fossem 27 anos de CDU e o Barreiro estaria claramente menor. E ainda há quem tenha a suprema lata de dizer que o PS é culpado do estado actual do Barreiro. Chamem nos cúmplices mas nunca culpados... Acha que o facto do Barreiro se ter perdido a sua centralidade se deve ao quê ou a quem? Já agora responda. Antes de vir com a lenga-lenga demagógica de que o poder central não gosta do Barreiro. “»
Caro Camarada – porque é de um Militante Socialista que se trata – apenas uma curta frase: TODOS os partidos que passaram pela Câmara, de uma forma ou de outra, tiveram culpa do Barreiro perder a sua centralidade.
Concordará que, quando o PS esteve na Câmara e no Governo simultaneamente, as coisas não foram nenhum “mar de rosas” …
Gostaria de, como Militante do Partido Socialista há 23 anos, deixar isto muito claro.
Bom, este Post já vai longo, será mais importante, muito mais importante, que siga o debate entre os Barreirenses.
Zé do Barreiro.
NOTA: Os Amigos que comentaram a questão da I.V.G. não ficaram, de modo nenhum, esquecidos. Voltaremos muito em breve a esse assunto, já que será aquele tema que estará na “berlinda” durante duas semanas, antes da votação do Referendo.
Apenas isso. O que, convenhamos, já não é pouco…
Entendemos que a futura ponte Chelas – Barreiro, a ser construída de raiz, deverá contribuir para o desenvolvimento da A.M.L., da Península de Setúbal, do Barreiro, do País.
Entendemos que esta importante infra-estrutura deveria possuir o máximo de opções e funcionalidades que a engenharia possa suportar e oferecer.
DEVERIA SER RODOVIÁRIA E FERROVIÁRIA simultaneamente.
Mas isto é apenas a nossa humilde opinião e o nosso secreto desejo – claramente suspeito - de um pacato residente na cidade do Barreiro.
Vamos abordar alguns comentários redigidos – e muito bem - no Post anterior, começando por “atacar” todos os comentários do “Justiceiro, desde o mais antigo.
Começa por dizer que: «“Permita-me só discordar de uma coisa, diz o amigo que a "presença de Jorge Coelho é para apagar mais um fogo". Em tempos não muito longe o Sr. JC era um dos meus políticos favoritos, daqueles que me fazia ter orgulho naquilo que sou. Mas há tempos a esta parte ele modificou muito, ex: fugiu quando a luta interna mais precisava de uma voz como a dele, ficou mole, começou a dizer sim a tudo o que JS manda. Pergunto eu, será que o JC ainda existe? ou mais um dos que nos abandonou por um bom lugar?”»
Meu Amigo, o Jorge Coelho, com todos os defeitos que possa ter, de uma coisa nunca poderá ser acusado – é um Socialista da mais fina estirpe que o P.S. tem. Um Socialista verdadeiro e genuíno. Um Socialista que “dá a vida” pelo seu partido.
E sabe uma coisa ? O Jorge Coelho gosta do Barreiro. Lembra-se, quando o Pedro Canário era o Presidente da Câmara e o P.S. era Governo ( António Guterres), quem foi o Ministro que nomeou uma Comissão Profissionalizada para fazer o acompanhamento/estudos da 3ª Ponte para o Barreiro e que até veio pessoalmente à nossa terra, onde foi montada uma tenda gigante na Av. da Praia para a apresentação desse grande Projecto ?
Foi o Dr. Jorge Coelho.
Quanto aos outros dois comentários do “Justiceiro”, concordaria absolutamente com TUDO o que escreveu, se o Amigo tivesse considerado o Geirinhas como sendo apenas um jornalista, desempenhando o seu trabalho. Isto é, redigindo, tão somente, a opinião e decisão de outras pessoas, no caso as palavras da Secretária de Estado - Ana Paula Vitorino.
Ataquemos, agora, os comentários do “R.A.”.
«“Mais uma noticia no jornal Local que prova isso. "Desfez-se o tabu: a futura ponte Barreiro – Chelas deverá ser apenas ferroviária. Esta posição foi defendida por Ana Paula Vitorino, esta quarta-feira à noite, em Almada." A Sra. Ana Paula Vitorino, Secretária de Estado dos Transportes, vai a reboque do Presidente da Câmara de Lisboa, Carmona Rodrigues, este defende que a nova travessia de ver só ferroviária.”»
Meu caro “R.A.”, sobre este seu texto deixe-me dizer-lhe o seguinte: lembra-se das declarações do Sr. Secretário de Estado da Indústria e Inovação e Adjunto do Ministro da Economia, sobre os 16% do aumento da Electricidade, por curiosidade o mesmo que se pronunciou sobre a Cidade do Cinema para o Barreiro ?
Saberá que foi o Sr. Ministro da Economia – Manuel Pinho - quem contribuiu para que o aumento da Electricidade se aplicasse numa taxa de 6%.
O que pretendo dizer com este exemplo é que os Secretários de Estado, são o que são, têm o seu lugar na hierarquia do Estado, têm as competências e as decisões que lhes estão devidamente atribuídas. É verdade.
Mas são os Ministros que tomam as últimas decisões políticas. E, em última instancia, é ao Sr. Primeiro Ministro quem cabe a derradeira palavra …
Acredito convictamente que a Ponte Chelas–Barreiro será Rodo – Ferroviária. Agora se as duas soluções estarão prontas a utilizar na mesma altura, no mesmo dia, isso já será outra questão.
Por consequência, concordo completamente com o seu segundo comentário, porque também eu quero um Barreiro Central a nível da Grande Área Metropolitana de Lisboa, para, também, não perder população como tem acontecido nos últimos anos.
Finalmente, e por agora, em relação ao comentário do “Vota SIM”: «” Não fossem 27 anos de CDU e o Barreiro estaria claramente menor. E ainda há quem tenha a suprema lata de dizer que o PS é culpado do estado actual do Barreiro. Chamem nos cúmplices mas nunca culpados... Acha que o facto do Barreiro se ter perdido a sua centralidade se deve ao quê ou a quem? Já agora responda. Antes de vir com a lenga-lenga demagógica de que o poder central não gosta do Barreiro. “»
Caro Camarada – porque é de um Militante Socialista que se trata – apenas uma curta frase: TODOS os partidos que passaram pela Câmara, de uma forma ou de outra, tiveram culpa do Barreiro perder a sua centralidade.
Concordará que, quando o PS esteve na Câmara e no Governo simultaneamente, as coisas não foram nenhum “mar de rosas” …
Gostaria de, como Militante do Partido Socialista há 23 anos, deixar isto muito claro.
Bom, este Post já vai longo, será mais importante, muito mais importante, que siga o debate entre os Barreirenses.
Zé do Barreiro.
NOTA: Os Amigos que comentaram a questão da I.V.G. não ficaram, de modo nenhum, esquecidos. Voltaremos muito em breve a esse assunto, já que será aquele tema que estará na “berlinda” durante duas semanas, antes da votação do Referendo.
23 Comments:
At 23 janeiro, 2007 11:31, Anónimo said…
Concordo que os 27 anos de PCP, não ajudaram em nada o Barreiro.
Mas também a imagem de vila poluida, não foi apagada na mente dos portugueses.
Cidade cinzenta...feia...
Entre outras causas...
A sua questão era :"Acha que o facto do Barreiro se ter perdido a sua centralidade se deve ao quê ou a quem?"
Existe responsáveis a nível central e local para a perca dessa centralidade.
A nivel central, quem escolheu a ponte para o montijo?Em que os estudos eram favoráveis ao corredor central Chelas-Barreiro.
Quem acabou com os combóios regionais, inter-cidades que partiam do Barreiro para o Alentejo e Algarve?(serviço passou a ser feito pela ponte 25 Abril)
Pq a Modernização da Linha do Sado nunca se realizou?...(só agora é que vai avançar com o TGV).
Pq o metro sul do tejo, não iniciou as obras ao mesmo tempo em Almada e no Barreiro?...
Pq ainda não existe uma ponte para seixal?...
Pq as industrias do Barreiro fecham e vão continuar a fechar(fisipe, central termoelectica...,etc...EMEF?)...
Pq Autoeuropa foi para o concelho de Palmela, não havia espaço na quimiparque?
Quando os turistas passavam no Barreiro(via linha sul), pq não se apostou, em museus, hotel,recuperação do Barreiro velho,restauro dos moinhos de vento e maré?posto de turismo na estação da CP.....
Entre muitas coisas...que se podia ter feito no Barreiro...projectos adiados...e outros não realizados, que atrasaram o desenvolvimento da Cidade do Barreiro.
R.A.
At 23 janeiro, 2007 11:43, Anónimo said…
A culpa do que R.A. se refere é do Partido Comunista que desde o 25 de Abril de 1974 tem sido sempre ou quase sempre Governo Central. Ainda agora continua a ser. A Ana Paula Vitorino é do Partido Comunista.
Tenham mas é juizo e digam a verdade quem tem arruinado o Barreiro é sobretudo o "meu" PS (disse meu mas este e outros não têm sido o "meu" o meu era justo e social)
At 23 janeiro, 2007 11:56, Anónimo said…
Amigo Zé:
Este seu magnifico blog existe porque é livre e podemos dar a nossa opinião pois não somos obrigados a concordar uns com os outros em tudo.
Mas só queria rebater a sua resposta em relação ao Jorge Coelho e só quero dizer uma coisa: Isso era no tempo que o JC era JC e o PS era PS. Mas isso foi há muito tempo. Para reforçar a minha opinião repare só no que fizeram ao Dr. Cravinho: Rua que nos estás a levar por caminhos qie nós não queremos!!!
Um Abraço
"Justiceiro"
At 23 janeiro, 2007 13:33, Anónimo said…
Quanto ao "Pacote Cravinho", parece que teve a virtude de até mesmo antes de estar aprovado já permitir identificar quais os sectores que tem o dito mais escaldadiço.
At 23 janeiro, 2007 14:54, Anónimo said…
Fugas e mais fugas~.
Será que algum dia se fará a verdadeira história dos factos?
Tenho grandes dúvidas, quando se permite calar a razão, força dinâmica única capaz de justiçar-se numa sociedade que se exige moralista, permitindo-se cínica e afirmando-se acima de tudo hipócrita.
"Um dia falarei."
At 23 janeiro, 2007 19:37, Anónimo said…
Trabalho em Lisboa e todos os dias venho dormir ao Barreiro.
Infelizmente não tenho tempo para passar com a minha família por causa dos transportes.
Quando é que este governo toma medidas como a ponte rodoviária e quando é que chegam ao barreiro com o metro do sul do tejo, poderá o amigo Zé ne dizer?
Gosto muito do seu Blog e vou tentar visitá-lo mais vezes, parece-me que o amigo está aqui a fazer um bom serviço aos barreirenses.
Quim
At 24 janeiro, 2007 04:04, Anónimo said…
É a primeira vez que aqui escrevo. Um amigo meu indicou-me o espaço. Como não tenho internet só posso escrever às vezes em casa de amigos ou na biblioteca. Parabéns Zé.
Isto é tudo uma vergonha! Quando foi a segunda travessia uns senhores barões ainda fingiram que iam trazer coisas cá para nós. É o que se vê! E onde foi a ponte parar? A terra da actual presidente da comissão nacional do P.S. Coincidências?
E mais não digo por respeito a este espaço e para não descer a conversa. No meu bairro as coisas tratam-se com um pontapé na mesa e duas $&%#$%#das.
Devia haver mais "Anaias" e "Zés" no Barreiro - homens de causas e de coragem!
Esta terra nunca há de andar para a frente meus amigos.
Carlos Caçapolho
At 24 janeiro, 2007 12:30, Zé do Barreiro said…
Meus Amigos, desta vez vamos começar, por ordem decrescente, a responder aos vossos comentários, cada vez mais oportunos e alguns mesmo muito pertinentes.
Por uma questão de não ser enfadonho aqui vão os primeiros três:
Carlos caçapolho - na parte que nos toca, os meus mais sinceros agradecimentos pelas suas palavras. Volte mais vezes, mas volte mesmo.
O Amigo concerteza que sabe quem, na altura, tomou a decisão da Ponte ir para o Montijo/Alcochete. Foi uma decisão clara, inequívoca e exclusiva do governo PSD/Cavaco Silva/Ferreira do Amaral.
A Sra Presidente da Câmara do Montijo não teve qualquer influência nessa decisão, embora, como é obvio, o seu Concelho ficasse a ganhar – e de que maneira - por essa infra - estrutura ter sido implementada na “sua” zona.
Amigo, acredite que o nosso Barreiro ainda acabará por “ir para a frente”, dou-lhe um exemplo: O POLIS estará pronto em Outubro deste ano …
“Quim da Escavadeira” - Quanto à Ponte Chelas – Barreiro, aguardemos calmamente pelas informações/declarações oficiais do Sr. Primeiro Ministro ou do Sr. Ministro das Obras Públicas e Comunicações – Engº Mário Lino.
O Metro Sul do Tejo chegará ao Barreiro por volta de 2017. E sabe porquê ?
Devido aos berbicachos que o atrasaram em Almada e no Seixal.
Quem foram os responsáveis por esses atrasos ? Deixo à sua consideração e perspicácia a resposta a esta pergunta …
Agradecemos, sensibilizado, as palavras que nos dirigiu.
“Anónimo” das 14:54 horas – Estendemos perfeitamente toda a sua indignação. Ajude-nos a contribuir para tentar dar a volta a isto, informando-nos do que sabe – o que não deve ser pouco …
Como sabe, há muitas maneiras de nos fazer chegar as suas informações, por exemplo através do nosso e – mail ( que pode utilizar no Profile do Blog ). Prometemos que manteremos toda a confidencialidade que as suas informações requerem.
Aida hoje falaremos sobre os restantes comentários.
Grande Abraço para todos.
Zé.
At 24 janeiro, 2007 12:34, Anónimo said…
O que eu acho piada nalguns puxa sacos é que vêm o Barreiro e os Barreirenses serem constantemente enganados, roubados, enxovalhados, enra..dos, etc. e continuam a defender quem nos faz isto. Eu nem sei que nome lhes hei-de chamar, mas estou a imaginar vê-los a irem a panhar o comboio para Lisboa, estou a imaginar o grande desenvolvimento que o Barreiro vai ter, com novas empresas, novas fábricas, novos espaços verdes que o comboio nos vai trazer. Isto é o actual PS (sobretudo o do Barreiro) no seu melhor.
Só faço uma pergunta:
Conecem algume Administrador da CP que ande de comboio? conhecem algum administrador da Soflusa que ende de Barco? Conhecem algum Administrador da Carris que ande de autocarro ou eléctrico? Conhecem algum governante que ande em alguns destes transportes? Eu não conheço!!!
Mas o Barreiro que toda a vida viveu da poluição (ás vezes chego a dizer bendita poluição) tem que dar o exemplo isto é não levar muito carros para Lisboa se não polui o ar dos Administradores ou dos Governantes.
"Justiceiro"
At 24 janeiro, 2007 18:24, Anónimo said…
O Engº Pintassilgo do Laçarote costuma apanhar o mesmo barco que eu e é administrador da Soflusa.
"Justicerio" escreva com menos erros para ser preceptível!
At 25 janeiro, 2007 00:18, Anónimo said…
Et le Troyen qui vient, avide de la terre,
S’empare avec amour du sable desiré .
At 25 janeiro, 2007 08:53, Anónimo said…
Quria perguntar umas coisas ao Vota sim:
1- sou eu que não sei escrever e tú que não sabes ler?
2 - Será que tú fazes parte daqueles que eu apelidei de puxa-saco?
Deves ser uma pessoa feliz porque apanhas o barco de um administrador da Soflusa.
Sabes que neste blog as pessoas, escrevam bem como tú ou escrevam mal, têm direito a dar a sua opinião, por isso o Amigo Zé do Barreiro o pôs à nossa disposição.
Mas não é para ataques pessoais. Podia escrever mais qualquer coisa a teu respeito mas, guardo respeito a quem me dá liberdade de expôr as minhas opiniões.
Já agora eu por receio de "pessoas" como tú assino justiceiro e não "justicerio".
Passa bem e continua com força para puxares o saco.
"Justiceiro"
At 25 janeiro, 2007 12:22, Zé do Barreiro said…
Cá para mim o "Vota Sim" estava mesmo a "pedi-las".
Percebo perfeitamente aquilo que o "Justiceiro" quis dizer no comentário das 12:34 horas.
E,já agora, "vota SIM", tirando o Engº do Laçarore - que é um Engº proletário - diga-nos lá quais são os Administradores de Empresas, membros do Governo e afins, que utilizam os transportes públicos ?
Até já.
Zé.
At 25 janeiro, 2007 13:53, Anónimo said…
Um conjunto de dados importantes para a discussão do tema do post:
Decreto n.º 1/2007, D.R. n.º 18, Série I de 2007-01-25
Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações
Estabelece medidas preventivas com o objectivo de viabilizar a terceira travessia do rio Tejo, no eixo Chelas-Barreiro
In:
http://www.dre.pt/pdf1sdip/2007/01/01800/06840685.PDF
Austérix O 'Tuguês
At 25 janeiro, 2007 14:27, Zé do Barreiro said…
Caros Amigos,
Proponho-vos o seguinte exercício:
Com base no Decreto n.º 1/2007, D.R. n.º 18, Série I de 2007-01-25
«"Artigo 1.o
Medidas preventivas
1—Com vista à viabilização da terceira travessia do
rio Tejo, no eixo Chelas-Barreiro, na área delimitada
nas plantas anexas ao presente decreto, que dele fazem
parte integrante, ficam sujeitos, pelo prazo de dois anos,
e sem prejuízo da respectiva prorrogação, quando tal
se mostre necessário, por prazo não superior a um ano,
a prévia autorização da REFER—Rede Ferroviária
Nacional, E. P., e da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento
Regional de Lisboa e Vale do Tejo os seguintes
actos e actividades:
a) Criação de novos núcleos populacionais;
b) Construção, reconstrução ou ampliação de edifícios
ou outras instalações;
c) Instalação de explorações ou ampliação das já
existentes;
d) Alterações importantes, por meio de aterros ou
escavações, à configuração geral do terreno.
2—As câmaras municipais não podem, sob pena de
nulidade, conceder quaisquer licenças ou autorizações
relativas aos actos e actividades identificados no número
anterior sem que estejam concedidas as autorizações
no mesmo previstas."»
Leiam bem, com toda a atenção, o texto deste Primeiro Artigo e depois digam-me se acham se a Ponte também será Rodoviária ou não.
TAMBÉM É NECESSÁRIO LER NAS ENTRELINHAS, NÉ VERDADE ?
Até já.
Zé.
PS: Os nossos agradecimentos ao "Austérix O 'Tuguês".
At 25 janeiro, 2007 14:39, Anónimo said…
Justiceiro,
O meu pedido para que escrevesse melhor não era ofensivo era mesmo só para ser legível.
Não sou incessível ao facto de interpretar um pedido tão simples como uma ofensa pessoal. De futuro serei mais cuidadoso em não ferir a sua frágil susceptibilidade A iliteracia é um dos cancros deste país e, nisso o Barreiro não é excepção!
...
Zé a resposta é muito poucos. E mesmo esse enfim... Só dei o exemplo e não fui desmentido.
At 25 janeiro, 2007 15:50, Anónimo said…
Obrigado, Zé.
Desafio a César, a bem da Transparência, a fazer constar no mapa interactivo disponível no seu site, uma sobreposição da área alvo das medidas preventivas sobre a cartografia disponível para que “certas coisas” se tornem claras aos olhos de todos. Desafio-o também a disponibilizar o cruzamento dessa informação com a constante dos respectivos instrumentos de gestão e planeamento previstos para as UOPGs que fazem parte da área sobre a qual incidem as medidas preventivas.
Desafio todos os habitantes de Camarra Augusta a exigir a divulgação pública da listagem completa de operações de loteamento já em curso na mesma zona pois não me parece que lhes interesse menos do que os pequenos almoços com os jornalistas, os magustos ou os jantares com os trabalhadores ou os protocolos com os agentes económicos.
Austérix O ‘Tuguês
At 25 janeiro, 2007 16:56, Anónimo said…
Amigo Zé do Barreiro, há já algum tempo que acompanho o seu blog. Devo-lhe dizer que este seu espaço é de grande inspiração para mim.Trabalho na Moita, de sol a sol, atulhado de trabalho, dia após dia, e é aqui que encontro, muitas das vezes, a luz ao fundo do túnel de que necessito para recobrar forças no sentido de conseguir continuar neste mundo cão, dominado pelo capitalismo selvagem. O amigo Zé do Barreiro tem promovido, do meu ponto de vista, um autêntico 25 de Abril internáutico, dando assim ao Barreiro o destaque que, na verdade, esta cidade merece. Ontem, após ter lido o testemunho sentido do amigo Quim da Escavadeira,senti-me finalmente incentivado a escrever umas modestas palavras aqui neste seu espaço. É o testemunho de pessoas como o Quim (com certeza ele não se importará que o trate deste modo)que nos faz sentir que não estamos sozinhos neste mundo podre pelo ácido corrosivo do capitalismo. Amigo Zé, continue a abanar este Barreiro adormecido e em ruínas que alguns fazem questão de continuar a destruir. Como exemplo do que acabo de dizer, veja-se o caso da Quimiparque: quem ganha com os milhares de hectares abandonados e inacessíveis à imensa massa proletária barreirense que todos os dias vive sabe-se lá em que condições? Amigo Zé, por que razão não se pensa na construção de um aeroporto no referido espaço? O aeroporto que se quer construir na Ota faz muito mais sentido no Barreiro, que é, como se sabe, o centro geográfico da Área Metropolitana de Lisboa. Por que não propomos, deste modo, a criação e o fortalecimento de um eixo norte-atlântico com o epicentro do Barreiro? Não temos já a Nato em Oeiras? Neste sentido, o meu amigo poderia, através deste seu blog, promover desde já um abaixo-assinado para trazermos aquilo que é devido ao a este concelho: um aeroporto que solidifique um verdadeiro eixo norte-atlântico. Disponibilizo-me desde já para redigir o texto introdutório do referido abaixo-assinado. Pense nisto a sério Zé do Barreiro. Este é o único espaço que, neste momento, pode promover uma verdadeira revolução no Barreiro. Vamos lutar pela nossa cidade.
Não me alongando mais, um grande abraço ao Zé do Barreiro e ao Quim da escavadeira. E não se esqueça: Há muita gente disposta a lutar pelo futuro deste concelho.
At 25 janeiro, 2007 19:41, Anónimo said…
Obrigado amigos Zé e Ascensão,
Agradeço as vossas palavras amáveis. Concordo com o amigo Ascensão de que este site do amigo Zé do 18 é um autêntico vinte cinco de Abril internáutico. Acho que haviam coisas que se deviam falar aqui para todo o mundo ler e saber, como era o caso do fórum do barreiro e do campo do luso. Fico muito triste por tirarem o campo do luso daqui ao lado e termos que ir para longe para ir ver a bola. No outro dia um amigo disse-me que era para fazer ali mais uma urbanização.
E como é que vamos meter mais carros dentro do barreiro? Digo que vai ser muito difícil pois sou motorista da Carris há 17 anos e sei no que é que deram aquelas urbanizações todas, foi mais barafundas e engarrafamentos e confusões, não se conseque andar descansado porque as ruas não chegam para tanto carro.
Vão-nos tirar o campo do luso para pôr mais prédios, para mim é trafulhice e da grossa. Amigo Zé, diga-me o que pensa sobre isto e faça um post sobre o fórum e o campo do luso que a malta aqui do bairro gostava de saber mais sobre isso.
Um abraço do Quim
At 25 janeiro, 2007 19:58, Zé do Barreiro said…
“Baldoneiro Ascenção”,
Em primeiro lugar o meu Amigo é, e será sempre, muito bem vindo a este Blog.
Em segundo lugar, sou considerado um tipo lixado, com um feitio tramado, difícil, nada mas mesmo nada influenciável e de ser sujeito a emoções e, digo-lhe, fiquei extremamente sensibilizado com as palavras que nos dirigiu. Bem haja. O meu Amigo é mais uma daquelas pessoas que está a contribuir para que continuemos a pensar que vale a pena continuarmos com esta “carolice”.
Bom, vamos ao que interessa. Se pretender avançar com o que quer que seja – desde que seja positivo e útil para a Sociedade em geral e para o nosso Distrito/Concelhos em particular – este espaço e eu próprio estamos absolutamente disponíveis para acolher e dar seguimento a qualquer ideia ou iniciativa válidas que se queiram realizar.
No entanto, sobre o que propõe, talvez não fosse descabido apresentar algumas considerações.
1. Quanto ao Aeroporto, como sabe, há muito que está decidida a sua implementação na OTA. E aqui qualquer iniciativa dos Cidadãos pouco ou nada iria alterar essa decisão. É que são já três – senão quatro – Governos a concordarem com aquela localização para o novo Aeroporto.
2. Quanto aos terrenos da Quimiparque. É uma área de grande extensão, de facto. Mas pense comigo: Nos próximos anos irão ser levados a cabo, nessa área e limítrofes, projectos como a Terceira Travessia do Tejo; o TGV; respectivas Estações de Interface; a ETAR; a ETRI; eventualmente outras realizações que não me recordo agora.
Como vê aquele espaço – enorme, sem dúvida – estará, a pouco e pouco, a ser ocupado.
Talvez o Amigo possa compreender agora que já não haverá espaço para a implementação do Aeroporto, quando todos os Projectos que referi forem construídos.
Olhe, os Grandes Decisores nem querem que a Cidade do Cinema venha para o Barreiro, quanto mais o Aeroporto …
Espero que esta nossa agradável e civilizada troca de impressões, tivesse contribuído para que fossem esclarecidas algumas dúvidas.
Grande abraço,
Zé.
At 28 janeiro, 2007 16:17, Anónimo said…
Amigo Zé,
Algumas questões que faltam responder?
Nasceram e Continuam a nascer novos andares na nova zona dos fidalguinhos("Quinta dos Gatos"),
Será que a Cãmara do Barreiro, não está violar o Decreto nº1/2007 de 25 de Janheiro de 2007?
E nos Serviços de Gestão e Planeamento Urbano da CMB, que projectos aprovados irão nascer?
E o primeiro plano de urbanização dos Fidalguinhos, será que depois da ponte construida, as zonas verdes serão salvaguardadas?
Os moradores dos Fidalguinhos ainda não estão esquecidos dos equipamentos que estavam no projecto:
Complexo Desportivo(Piscinas e Court de Ténis),
Centro Socio-cultural e
Centro de Dia.
Também houve promessas de uma Igreja e Posto da Polícia...
Em que século serão feitos?Ou serão substituídos por novos andares...
R.A.
At 28 janeiro, 2007 21:10, Zé do Barreiro said…
Amigo “ R.A.”,
Sobre o conteúdo, muito pertinente, do seu comentário, apenas duas frases para a sua consideração:
1ª Atente, sff, no texto do Artº 2º do Decreto n.º 1/2007, D.R. n.º 18, Série I de 2007-01-25 –« “As câmaras municipais não podem, sob pena de
nulidade, conceder quaisquer licenças ou autorizações
relativas aos actos e actividades identificados no número
anterior sem que estejam concedidas as autorizações
no mesmo previstas."»
2ª Existem, na Câmara, ferramentas como os Planos de Pormenor e o PDM que têm de ser respeitados.
Amigo, concordará comigo que os “rapazinhos” terão de cumprir, pelo menos no essencial, as regras mínimas em vigor, sobre as urbanizações. Isto ainda não está completamente a saque …
Abraço,
Zé.
At 28 janeiro, 2007 21:41, Zé do Barreiro said…
“Anónimo” de 23 Janeiro, 2007 das 11:43,
Caríssimo Camarada do P.S., seja mais optimista.
Ainda faltam mais de dois anos para o nosso Governo terminar o seu mandato.
E uma coisa é certa: se eles não começarem a apresentar coisas visíveis, incluindo para o Barreiro, vai ser um berbicacho do “camandro”…
Eu até acredito que irão acontecer coisas muito positivas até finais de 2009. Mas acredito mesmo.
O Sócrates é uma pessoa muito … digamos … imprevisível … eh,eh,eh.
Uma boa semana de trabalho para si.
Zé.
Nota: Estimados Amigos, pf, passem a escrever os v/ comentários no Post seguinte, mesmo que se refiram a este. Obrigado.
Enviar um comentário
<< Home