A Paragem do 18 no Cabeço Verde

Este Blog é muito abrangente e heterogéneo...Destina-se aos políticos,aos cidadãos normais,aos sócios do Benfica,aos apreciadores de jaquinzinhos fritos,aos funcionários públicos,aos adeptos do Sporting,aos que pagam impostos e aos que nem sabem o que isso é,aos ouvintes da Rádio Renascença,aos descontentes com a administração do condomínio,aos internautas que acham que Linux é a Liga Internacionalista para a União dos Xiitas,aos que gastam o tempo de trabalho a ler estas coisas,aos médicos ...

quarta-feira, dezembro 13, 2006

ÚLTIMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A “CIDADE DO CINEMA” – Eventuais consequências penais



O conteúdo dos comentários do Camarada Luís Santos e do “ Zé das Verdades”, publicados no Post anterior, inspiraram-nos para escrever um artigo que está praticamente concluído.

Quando nos preparávamos para lhe dar os últimos retoques e enviá-lo para a blogosfera eis senão quando os últimos quatro comentários desse Post fizeram-nos dar uma volta de 180 graus e decidimos, então, fazer um ultimo texto, para já, sobre a “Cidade do Cinema”, abordando uma nuance inequivocamente importante e que, também, se deve ter em linha de conta na apreciação de toda esta “novela”/”filme trágico-cómico”.

AS EVENTUAIS CONSEQUÊNCIAS PENAIS A APLICAR AOS RESPONSÁVEIS SE PORVENTURA SE PROVASSE QUE HOUVE TENTATIVA DE LUDRIBIAR OS CIDADÃOS EM PLENO PERIODO DE CAMPANHA ELEITORAL.

É publicamente conhecido – pelo menos em textos divulgados por outros articulistas/fazedores de opinião, que não nós – que «“Na altura, época pré -eleitoral, as forças concorrentes não levaram a sério esta "IDEIA" do PS... o PS perdeu as eleições para a CDU, e agora, vem a CDU denunciar que a tal de "Cidade do Cinema" a instalar num projecto de requalificação da Quimiparque , não passava afinal de uma ideia...um bluff... “»

Ora, SE o projecto da “Cidade do Cinema” foi apenas utilizado, como uma ideia, um desejo, uma vontade, um processo de sedução, para o Barreiro, em pleno período de campanha eleitoral, divulgado em vésperas das eleições autárquicas 2005, o Código Penal é muito claro para estas situações.

Gostaríamos, num mero exercício de serviço publico que este Blog consubstancia, de dar uma ajuda e esclarecimento aos nossos leitores, citando alguma legislação avulsa, mas do interesse de autarcas e cidadãos.

Transcrição livre do Código Penal:

"Corrupção passiva para acto ilícito - ART.º 372

Acontece quando alguém que exerce funções públicas beneficia de uma vantagem (patrimonial ou mera promessa) para agir contrariamente aos deveres do seu cargo. O Corrompido é punido com pena de prisão de 1 a 8 anos."

Participação económica em negócio - ART.º 377

"O funcionário que, com intenção de obter participação económica ilícita, lesar os interesses patrimoniais que lhe cumpre, em razão da sua função, salvaguardar é punido com pena de prisão até cinco anos. Se o funcionário receber uma vantagem patrimonial para agir de uma determinada maneira, ainda que sem lesar os interesses patrimoniais que lhe cabe acautelar, é punido com pena de prisão até seis meses ou multa até 60 dias."

Abuso de poder ARTº382

"O Funcionário publico que abusar de poderes ou violar deveres inerentes às suas funções com intenção de prejudicar alguém ou de obter um benefício ilegitimo é punido com pena de prisão até 3 anos ou multa."

Concluímos com uma frase – que não é nossa - mas de um competente e conhecedor profundo de legislação, que também é Bloguer, o Mário da Silva do “Reason.blogsome.com”:

«“Ai! Que anda muita gente distraída aí pela Judiciária e pela PGR, lá isso anda”».


Publicaremos, muito em breve, o Post que íamos publicar e que este assunto contribuiu para que ficasse para depois …


Zé do Barreiro.

12 Comments:

  • At 13 dezembro, 2006 19:27, Anonymous Anónimo said…

    Procure lá no seu arquivo a data daquela publicação semanal que trazia um artigo duma conhecida socióloga do ambiente sobre a nossa aldeia e depois diga-nos se foi só para as autárquicas...

     
  • At 13 dezembro, 2006 19:30, Anonymous Anónimo said…

    Mas, acima de tudo, lembre-se SEMPRE de Churchill e do crocodilo...

     
  • At 14 dezembro, 2006 19:28, Blogger Zé do Barreiro said…

    Bom, não sei se estes dois comentários foram escritos ou não pela mesma pessoa. No entanto irei separar os assuntos.

    Quanto ao Churchill e ao crocodilo, não se perde nada em praticarmos e aplicarmos a nossa cultura geral e por isso aí vai:

    Em plena II Grande Guerra, quando a Alemanha se rearmou, os aliados fizeram vista grossa. Um pouco por falta de vontade de lutar, e um pouco por uma certo arrependimento do que haviam feito.

    Quando Hitler começou com suas exigências - anexou a Áustria e a Checoslováquia sem dar um tiro - Franceses e Ingleses preferiam contemporizar, achando que ele já estava satisfeito, e então pararia.

    Churchill era praticamente o único que alertava para o perigo, e que dizia que a Alemanha teria que ser detida antes que fosse tarde demais.

    Daí vem a frase "um apaziguador/conciliador é aquele que alimenta um crocodilo esperando ser o último a ser devorado".

    Por outras palavras: os Militantes do PS/Barreiro submeterem-se e seguir a vontade dos “barões” traz à memória a célebre frase de Churchil – “a teoria de irmos alimentando o crocodilo na esperança de que ele não nos coma”.

    Dá para perceber ?

    Quanto "ao artigo da socióloga do ambiente sobre a nossa aldeia" - o Barreiro, não tenho esse artigo e confesso que não estou a ver o que me está a pretender dizer. E que deverá ser importante ...

    Quer fazer o favor de me esclarecer ?

    Cumps,

    Zé.

     
  • At 14 dezembro, 2006 19:29, Anonymous Anónimo said…

    Porque raio será que ninguém se lembra AGORA daquele punhado de funcionários públicos desta cidade que deram o seu modesto - mas decerto bem suado - contributo para que o PAÍS recebesse uma importante distinção internacional?

     
  • At 14 dezembro, 2006 19:49, Anonymous Anónimo said…

    Comment Aberto ao Zé do Barreiro:

    Desta vez é que isto passou das marcas.

    Então meu grande safado queres prender o Grande Romano, o Pequeno Soares, o Grandioso Cerqueira e o Asombroso Xavier?

    Se os blogs tivessem a arte de influêncar os votantes da nossa cidade, o Carlos Humberto realmente tinha em ti um fiel apoiante. Já dizem que o José Encarnação tem ciumes teus. Afinal de contas ele pensava ser o único seguidor canino do Carlos Humberto!

    Claro que eu sei muito bem que não és seguidor do Carlos Humberto. Foi só uma chalaça …

    Digo-te mais "ó" artista, quem escreve assim com esta carga dogmática, escreve coisas infaliveis e verdadeiras. Tenho por certo que nenhum ser terráqueo – habitante desta TERRA/MUNDO/GLOBO - se atreveria a escrever o que escreves e lançar suspeitas como o fazes se não fossem as mais puras das verdades. Muito menos um terráqueo socialista.

    Desejo-te apesar de tudo felicidades para a tua vida pessoal. Votos do melhor na tua vida e já agora bom natal.

    Aproveitando a embalagem:

    // Carlos Mamede, qualquer dia o Alexandre e o Miguel tiram-te as chaves e nem na secção entras. O Presidente da Secção do Lavradio eleito foste tu em funções está o Alexandre. E ainda bem para a secção que o Espanhol é mais competente que tu.

    Lavradio Sempre!
    Abaixo o Groumet!

     
  • At 15 dezembro, 2006 09:33, Blogger Zé do Barreiro said…

    "Carolina Salgado"

    Quem é o José Encarnação ?

    "Tenho por certo que nenhum ser terráqueo – habitante desta TERRA/MUNDO/GLOBO - se atreveria a escrever o que escreves e lançar suspeitas como o fazes se não fossem as mais puras das verdades. Muito menos um terráqueo socialista."- Escreveste tu.

    Mas não tenhas a mais pequena dúvida !!! Se eu não estivesse muito bem escorado - e informado - pensas que ia correr riscos ?

    Para ti, também, desejos de um Feliz Natal e ... tem juízo ...muito juízinho ...

    Zé.

     
  • At 15 dezembro, 2006 09:40, Blogger Zé do Barreiro said…

    “Anónimo” das 19:29 horas,

    Deixe de falar por enigmas. Fale claro, Homem !!!

    Palpita-me que o meu amigo sabe umas coisas importantes, susceptíveis de cá o Zé escarrapachar no Blog …

    Não hesite, conte-me tudo e terá honras de primeira página !!!

    Um bom dia para si,

    Zé.

     
  • At 15 dezembro, 2006 10:34, Anonymous Anónimo said…

    A COERENCIA DE SOUSA PEREIRA E PEDRO ESTADÃO, TUDO EM :

    http://www.avitrinedobarreiro.blogspot.com/

    Convém lembrar que O Nazi patrocina o blog do Cachimbinho

     
  • At 15 dezembro, 2006 10:38, Anonymous Anónimo said…

    Queira aceitar as minhas desculpas por ter interrompido o seu “treila” cinematográfico.
    Quanto ao bicho que voa baixinho a Carolina parece ter entendido muito bem. Um caso interessante de intuição feminina…

    Cumprimentos.

     
  • At 18 dezembro, 2006 10:36, Anonymous Anónimo said…

    Zé;
    Estou estupefacto, com o que vejo.
    Terráqueos?
    Estamos todos de acordo. As marcas foram ultrapassadas.
    É preciso meter alguém mais poderoso no seio desta escumalha asquerosa. Flores e luvas brancas é o que está a fazer falta a esta pandilha toda.
    Tá tudo de cabeça perdida.
    Zé, tire-lhes a carapuça. Desmonte toda esta tramóia.
    Desmascare estes filhos de umas ricas senhoras que só têem culpa de os ter trazido ao MUNDO.
    São daqueles que deveriamos chamar de abortos.
    Desculpe o palavriado, mas fiquei mesmo chateado.

    Luís Santos

     
  • At 18 dezembro, 2006 10:41, Blogger Zé do Barreiro said…

    Luís Santos,

    Como eu entendo perfeitamente a sua indignação …

    Calma, vamos com calma. A seu tempo TUDO será completamente posto a nú.

    Para já, caríssimo Luís Santos, vá aguardando pelo próximo Post a sair hoje mesmo.

    Um bom dia para si,

    Zé.

     
  • At 22 dezembro, 2006 19:40, Anonymous Anónimo said…

    ...em compensação a um projecto tb meritório mas ainda com resultados por mostrar dá-se honras de saudação a dobrar.

    http://www.rostos.pt/paginas/inicio2.asp?jornal=18&revista=5&cronica=60322&mostra=2

    Enfim,
    é a vida!!!

     

Enviar um comentário

<< Home

 

Estadisticas Gratis free hit counter
free hit counter

Get Your Sign

free counter