ANALISANDO O DISCURSO DE ANO NOVO DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA - Perspectiva-se um novo D. Sebastião ?
No seu discurso de Ano Novo, o Presidente da República deixou, no essencial, duas ou três ideias/avisos claros ao governo de José Sócrates.
"Os Portugueses exigem realizações concretas. E o Presidente da Répública, no início deste ano de 2007, acompanha-os nessa exigência de resultados."
A insatisfação que se vai sentindo é partilhada, segundo disse, por ele próprio Presidente e daí que o Governo tenha de apressar-se a fazer “ realizações concretas”, não se ficando apenas por anúncios e planos !!!
Fez ainda um apelo aos empresários para que invistam mais e melhor, proporcionando um aumento de produtividade e sendo engenhosos na sua acção industrial.
Cavaco Silva, embora reconhecendo o trabalho do actual Governo no sentido de fazer reformas importantes, exigiu, agora, na sua mensagem do fim do ano, que 2007 SEJA O ANO DE REALIZAÇÕES E NÃO APENAS DE PROJECTOS E PROPOSTAS.
Principalmente, essa sua mensagem incidiu sobre a EDUCAÇÃO, a JUSTIÇA e o DESENVOLVIMENTO ECONÓMICO.
A meio do mandato, o Governo, segundo Cavaco Silva, deve ter já reflectido e estudado o que mais interessa para se alcançar uma efectiva melhoria de vida dos portugueses, impondo-se, a partir de agora, passar a iniciativas práticas.
Sem comprometer a cooperação estratégica com Sócrates, DEU UM PEQUENO SINAL DO QUE PODERÃO VIR A SER, NO FUTURO, AS RELAÇÕES PRESIDENTE DA REPÚBLIVA/PRIMEIRO MINISTRO/GOVERNO.
Está a fazer, como deve, o seu papel.
Também, desta forma e por consequência, pretendeu diminuir as críticas dos que à direita, sobretudo no PSD, o acusavam de uma excessiva identificação com as políticas do Governo. Um acto apesar de tudo revelador da incomodidade que essas críticas provocam ao Presidente da República.
Vitalino Canas, o porta-voz do Partido Socialista, fez – e muito bem – o que lhe competia ao contra atacar, de imediato, com declarações como: «Os Presidentes da República têm sido em Portugal, no exercício das suas competências, também um órgão de acompanhamento e monitorização daquilo que os governos fazem».
«É natural que o Presidente da República tenha uma percepção em relação à exigência e aquilo que os portugueses sentem e ao que nós temos de estar atentos.» Vitalino Canas recusou que a exigência de Cavaco Silva na obtenção de resultados seja alguma espécie de «aviso ao Governo», até porque o «Governo é o primeiro a entender que deve apresentar resultados.»
« A mensagem de Ano Novo do Presidente da República foi seguida com muito interesse por parte do PS» que, acrescentou, tratar-se «de uma boa notícia para os portugueses».
«As preocupações inerentes à mensagem do Presidente da República estão em plena consonância com as preocupações e com o discurso do PS e do Governo.» «Dentro das suas competências constitucionais, o Presidente da República tem cumprido bem as funções de monitorização do Governo.»
Vitalino Canas salientou ainda a importância dos apelos de Cavaco Silva «ao rigor» e à «exigência», palavras que disse «também corresponderem aos objectivos de reforma do Governo.» «O Governo tem pedido exigência a todos os sectores da sociedade portuguesa.»
«O ano de 2007 será de colaboração institucional entre o executivo e a Presidência da República.» - Fim da transcrição.
Natural e compreensivelmente o PS, partido que suporta o governo, não vê esse discurso como uma achega à governação, mas sim, como mera preocupação que o Presidente tem com Portugal.
Pessoalmente, tenho outra opinião.
Ponto 1 - Para a Direita ficou durante o primeiro ano de presidência de Cavaco Silva a ideia que ele se virou para os lados da Esquerda. Logo, o PR tinha que tecer algumas críticas para satisfazer Gregos e Troianos, e toda a gente mordeu o isco.
Coisas de política, portanto. Mas, se bem me lembro, já se passou precisamente o mesmo há um ano, há dois, há três... Concretamente aquando do “combate” Jorge Sampaio/Santana Lopes. Lembram-se ?
E TODOS SABEMOS O QUE ACONTECEU PASSADO O PRAZO QUE JORGE SAMPAIO ESTABELECEU …
Ponto 2 - Cavaco Silva deu uma primeira medida e um sério aviso das exigências futuras. Claramente que não brinca em serviço …
Afirmou que são exigidos resultados. Que os sacrifícios exigidos obrigam a que se alcancem resultados. Mais do que uma crítica ao Governo foi a proclamação de que as políticas que este Executivo tem concretizado estão ainda sujeitas ao teste da verificação da sua eficácia.
ESTABELECEU UM PRAZO DE UM ANO. SE AS COISAS NÃO CORREREM BEM, OUTRO GALO CANTARÁ …
Estará a perspectivar um novo – e verdadeiro – D. Sebastião ?
José Sócrates e este Governo que se cuidem.
Zé do Barreiro.
"Os Portugueses exigem realizações concretas. E o Presidente da Répública, no início deste ano de 2007, acompanha-os nessa exigência de resultados."
A insatisfação que se vai sentindo é partilhada, segundo disse, por ele próprio Presidente e daí que o Governo tenha de apressar-se a fazer “ realizações concretas”, não se ficando apenas por anúncios e planos !!!
Fez ainda um apelo aos empresários para que invistam mais e melhor, proporcionando um aumento de produtividade e sendo engenhosos na sua acção industrial.
Cavaco Silva, embora reconhecendo o trabalho do actual Governo no sentido de fazer reformas importantes, exigiu, agora, na sua mensagem do fim do ano, que 2007 SEJA O ANO DE REALIZAÇÕES E NÃO APENAS DE PROJECTOS E PROPOSTAS.
Principalmente, essa sua mensagem incidiu sobre a EDUCAÇÃO, a JUSTIÇA e o DESENVOLVIMENTO ECONÓMICO.
A meio do mandato, o Governo, segundo Cavaco Silva, deve ter já reflectido e estudado o que mais interessa para se alcançar uma efectiva melhoria de vida dos portugueses, impondo-se, a partir de agora, passar a iniciativas práticas.
Sem comprometer a cooperação estratégica com Sócrates, DEU UM PEQUENO SINAL DO QUE PODERÃO VIR A SER, NO FUTURO, AS RELAÇÕES PRESIDENTE DA REPÚBLIVA/PRIMEIRO MINISTRO/GOVERNO.
Está a fazer, como deve, o seu papel.
Também, desta forma e por consequência, pretendeu diminuir as críticas dos que à direita, sobretudo no PSD, o acusavam de uma excessiva identificação com as políticas do Governo. Um acto apesar de tudo revelador da incomodidade que essas críticas provocam ao Presidente da República.
Vitalino Canas, o porta-voz do Partido Socialista, fez – e muito bem – o que lhe competia ao contra atacar, de imediato, com declarações como: «Os Presidentes da República têm sido em Portugal, no exercício das suas competências, também um órgão de acompanhamento e monitorização daquilo que os governos fazem».
«É natural que o Presidente da República tenha uma percepção em relação à exigência e aquilo que os portugueses sentem e ao que nós temos de estar atentos.» Vitalino Canas recusou que a exigência de Cavaco Silva na obtenção de resultados seja alguma espécie de «aviso ao Governo», até porque o «Governo é o primeiro a entender que deve apresentar resultados.»
« A mensagem de Ano Novo do Presidente da República foi seguida com muito interesse por parte do PS» que, acrescentou, tratar-se «de uma boa notícia para os portugueses».
«As preocupações inerentes à mensagem do Presidente da República estão em plena consonância com as preocupações e com o discurso do PS e do Governo.» «Dentro das suas competências constitucionais, o Presidente da República tem cumprido bem as funções de monitorização do Governo.»
Vitalino Canas salientou ainda a importância dos apelos de Cavaco Silva «ao rigor» e à «exigência», palavras que disse «também corresponderem aos objectivos de reforma do Governo.» «O Governo tem pedido exigência a todos os sectores da sociedade portuguesa.»
«O ano de 2007 será de colaboração institucional entre o executivo e a Presidência da República.» - Fim da transcrição.
Natural e compreensivelmente o PS, partido que suporta o governo, não vê esse discurso como uma achega à governação, mas sim, como mera preocupação que o Presidente tem com Portugal.
Pessoalmente, tenho outra opinião.
Ponto 1 - Para a Direita ficou durante o primeiro ano de presidência de Cavaco Silva a ideia que ele se virou para os lados da Esquerda. Logo, o PR tinha que tecer algumas críticas para satisfazer Gregos e Troianos, e toda a gente mordeu o isco.
Coisas de política, portanto. Mas, se bem me lembro, já se passou precisamente o mesmo há um ano, há dois, há três... Concretamente aquando do “combate” Jorge Sampaio/Santana Lopes. Lembram-se ?
E TODOS SABEMOS O QUE ACONTECEU PASSADO O PRAZO QUE JORGE SAMPAIO ESTABELECEU …
Ponto 2 - Cavaco Silva deu uma primeira medida e um sério aviso das exigências futuras. Claramente que não brinca em serviço …
Afirmou que são exigidos resultados. Que os sacrifícios exigidos obrigam a que se alcancem resultados. Mais do que uma crítica ao Governo foi a proclamação de que as políticas que este Executivo tem concretizado estão ainda sujeitas ao teste da verificação da sua eficácia.
ESTABELECEU UM PRAZO DE UM ANO. SE AS COISAS NÃO CORREREM BEM, OUTRO GALO CANTARÁ …
Estará a perspectivar um novo – e verdadeiro – D. Sebastião ?
José Sócrates e este Governo que se cuidem.
Zé do Barreiro.
20 Comments:
At 11 janeiro, 2007 22:22, Anónimo said…
A BRONCA DO ANO
Sei que o Cláudio Anaia está a preparar uma manifestação para sabado em frente aos Bombeiros na apresentação da Campanha do Aborto do PS.
Sei que está tudo combinado com a Comunicação Social.
Vai haver sangue ? Um Espetaculo a não perder.
At 12 janeiro, 2007 10:52, Zé do Barreiro said…
Caro “Anónimo”,
Conheço suficientemente bem o Cláudio Anaia e o seu Movimento para saber que não se trata de arruaceiros.
O Cláudio Anaia e os apoiantes do seu Movimento irão entrar ordeiramente no auditório e farão, se o entenderem, as suas intervenções do modo mais natural e respeitador possível, já que a sessão é aberta a TODOS os Cidadãos.
Aliás como procedeu o André Pinotes Batista quando interveio na Sessão promovida pelo Movimento que o Cláudio Anaia defende, cujo comportamento foi absolutamente correcto e educado.
Agora, parece, que já há alguém, como sempre, a tentar lançar a confusão.
De uma vez por todas, os Militantes do P.S., SEJAM QUAIS FOREM AS SUAS POSIÇÕES SOBRE QUALQUER ASSUNTO APOIADO PELO PARTIDO, MESMO QUE EXISTAM LEGITIMAS DIVERGÊNCIAS, saberão sempre comportar-se civicamente.
Oportunamente também nós, aqui no Blog, postaremos sobre a IGV. No entanto divulgamos já qual será a nossa frase chave sobre o que pensamos a respeito da clara posição assumida pelo Camarada José Sócrates e pelo Partido Socialista:
«Porque foi que Sócrates se meteu a fazer, novamente, o referendo ao aborto, sabendo – se claramente que o “não” vai ganhar outra vez ?
Resposta: está cansado de governar com a maioria absoluta …»
Saudações Socialistas,
Zé.
At 12 janeiro, 2007 12:02, Anónimo said…
Amigo Zé:
Aqui mais uma demonstração do que são os "socialistas Pragmáticos" do Barreiro. Não se pode pensar pela nossa cabeça como o faz o Claudio Anaia. Veja como é considerado estaposição:
"espectaculo e vai vai haver sangue". Será que a pessoa que escreve isto já fez alguma coisa na vida? Se já, não tenha medo de a divulgar ou será que tem vergonha? Eu pessoalmente tenha uma simpatia, desde há muitos anos, pelo Claudio Anaia mas não simpatia politica. Apesar de ele , mal ou bem, ser uma pessoa de convicções. Por isso amigo Zé lhe pergunto:Será que algum dia houve PS no Barreiro? Ou será que houve sempre tentativas (ou mais que isso) de aproveitamento?
Já agora onde é a manifestação e a que horas?
Um abraço
"justiceiro"
At 12 janeiro, 2007 13:05, Zé do Barreiro said…
“Justiceiro”,
Apreciei sinceramente as suas palavras.
Olhe, não é nenhuma manifestação, mas sim o arranque da Campanha do PS pelo SIM que se realiza no auditório dos Bombeiros Voluntários do Barreiro – Corpo de Salvação Pública, Sábado, 13 de Janeiro, pelas 17:00 horas , com a presença do Dr. Jorge Coelho e da Dra Edite Estrela.
Apareça, Amigo “Justiceiro”.
Zé.
At 12 janeiro, 2007 14:27, Anónimo said…
Uma forma de atingir a meta dos 150.000 novos postos de trabalho sem alterar um grauzinho que seja ao rumo do Governo:
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=13&id_news=258014
At 12 janeiro, 2007 15:48, Anónimo said…
Quanto ao Cláudio (que não conheço pessoalmente) acho que tem todo o direito em lutar pelas suas convicções ( que nalguns aspectos serão diferentes das minhas como neste caso) e acho que é precisamente esse um dos grandes problemas do PS quando é Governo: muita gente mete a viola (das convicções) no saco e junta-se ao rebanho dos situacionistas.
Não esquecer tb que não estamos a falar da caça aos dissidentes protagonizada pelo PC ou dos motins no seio do PP.
Quanto ao discurso de Ano Novo do PR quero só deixar uma provocação:
-Quem será o próximo candidato presidencial do PS?
Se deixarem o SG escolher outra vez acho que é melhor irem treinando essas gargantas socialistas para engolirem o sapo desta vez ( toca a todos, não é? ) e podem ir treinando com umas fatias de bolo-rei bem seco pois não me parece que Guterres vá abandonar os seus 40 milhões de refugiados nem que D.ª Constança aceite finalmente o convite para esta festança.
Finalmente, acho que se poderia substituir o Mordomo pelo Chanceller(e) para o cartoon ter mais a ver com a realidade dos tempos que correm .
At 12 janeiro, 2007 18:04, Zé do Barreiro said…
Penúltimo “Anónimo”,
Fui ler a notícia.
Ele há cada uma … Empresa.
Como é possível existirem Empresas que prestam esse tipo de serviços ? E legais !!!
Como pode este pobre mundo evoluir ?
Último “Anónimo”,
Quem será o próximo candidato presidencial do PS? Pergunta o Amigo.
Bom, aqui vão algumas das minhas simples opiniões que, como é sabido, valem rigorosamente o que valem:
1. Olhe, precisamente pelo conteúdo do meu Post – e isto irá “aquecer” ainda mais nos próximos dois anos, pode crer - não acredito que os Socialistas tenham a necessidade de comprarem garrafas de vinho do Porto para ajudar a engolir o bolo rei ( como com o Torres Couto ), simplesmente porque não iremos apoiar o Cavaco Silva para um segundo mandato.
2. Na minha opinião “ a D. Constança” nunca mais se irá meter em mais nada no que respeita a candidatar-se pelo P.S. ao que quer que seja. Os negócios privados, Senhor, os negócios privados …
Palavra do Zé …
3. Discordo completamente quando o Amigo está a pôr de parte o Engº António Guterres. Ele terminará num nível absolutamente elevado o seu mandato na O.N.U. e será, com toda a legitimidade, o próximo Presidente da República de todos os Portugueses.
4. Quanto a substituir, no cartoon, o Mordomo pelo Chanceller – o nosso actual 1º Ministro – eh Amigo “Anónimo”, não seja assim tão radical, homem.
Há claramente uma pontinha de exagero na sua análise, não acha ?
Cumps para os dois,
Zé.
At 12 janeiro, 2007 18:23, Anónimo said…
Está confirmado !
Manifestação amanhã marcada para as 17 horas em frente aos Bombeiros com cartazes " NÃO ao aborto"
Tudo amanhã na 1ª Pagina do Jornal SOL.
At 12 janeiro, 2007 18:31, Anónimo said…
Sei de fonte segura, que o Cláudio Anaia anda apelar para não haver manifestação.
Mas .........
At 13 janeiro, 2007 10:14, Zé do Barreiro said…
Amigos, é rigorosamente esta a notícia do SOL:
Socialistas lançam cartaz pelo ‘não’
Por Eunice Lourenço
Nem todo o PS está pela despenalização do aborto. Um grupo de socialistas católicos começa sábado a colar cartazes pelo ‘não’
«Ser de esquerda é ser pela vida» é o lema de um grupo de socialistas católicos, liderados por Cláudio Anaia, que sábado coloca o seu primeiro cartaz de apelo ao ‘não’ no referendo. Este grupo, que tem meia centena de jovens, irá colocar três mil cartazes e distribuir dez mil autocolantes.
Os cartazes e autocolantes são custeados pelos próprios membros do grupo de socialistas católicos que não se constituiu como movimento para a campanha ao referendo.
Cláudio Anaia foi delegado ao último congresso do PS, que teve lugar em Santarém em Novembro passado. Nessa ocasião, fez uma intervenção em lamentou que o PS entregue «à direita a causa do respeito e a defesa pela vida, e ande a reboque do BE e do PCP».
Onde está escrito que vai haver uma manifestação em frente aos Bombeiros ?
Porque razão haverá sempre alguém para lançar a confusão ? Porquê ?
Zé.
At 13 janeiro, 2007 12:21, Anónimo said…
Zé;
Porque é na confusão das hostes, que os falhados na vida conseguem fazer-se notados.
Mostrem-se, digam quem são e o que fazem, que de imediato todos perceberemos ao que vêm.
Corja de embustes e lacaios.
Luís Santos
At 14 janeiro, 2007 21:27, Anónimo said…
Porque existe gente quem tem que invetar posts e responder aos próprios posts que inventou para sobressair?
At 15 janeiro, 2007 09:29, Zé do Barreiro said…
“ Vota SIM”,
Ora cá está uma das razões porque pretendemos, queremos e fazemos questão de mantermos a nossa verdadeira identidade no anonimato.
O protagonismo , Senhor , o protagonismo e a vaidade são atitudes muito feias … eh,eh,eh.
Um grande dia para todos os meus Amigos e Camaradas,
Zé.
At 15 janeiro, 2007 15:16, Anónimo said…
Ferro Rodrigues = Paris
Cravinho = Banqueiro
Paulo Pedroso = Roménia
Jorge Sampaio = ?
António Guterres = ?
João Soares = Virou amigo do Socrates
Mário Lino = Ex- Pc
Alberto Costa = Ex-Pc
José Magalhães = Ex-pc
José Socrates = Ex- PPD (Colega de Portas e Durão Barroso)
Helena Roseta =Ex- PPD
Ana Gomes = ex- MRPP
António Costa = Ascendencia PC
Arre porra, onde estão os quadros formados no PS?
Será isto o PS que eu sempre defendi com unhas e dentes?
Porque será que o Cavaco nos apoia tanto?
Será que é agora que a direita tem uma maioria, um governo e um Presidente?
São todos reformistas, que até confessam que se inspiraram no governo de Cavaco!!! Mas as reformas para os portugueses só quando as pessoas fizerem 95 anos.
Nem o Salazar chegou a tanto!!!
At 15 janeiro, 2007 19:48, Zé do Barreiro said…
Amigo, pode dizer e escrever o que entender – e aqui penso que não ofendeu ninguém, porque tudo o que escreveu é rigorosamente verdade – mas também é verdade que não encontrou, nem encontrará, absolutamente nada sobre o meu estimado e competente Camarada António Guterres.
Aqui, tenho de o reconhecer, o Amigo foi absolutamente honesto política e intelectualmente.
Bem haja.
Zé.
At 16 janeiro, 2007 09:26, Anónimo said…
Amigo Zé:
Tem razão não encontro nada so sobre o Engº António Guterres (pessoa de quem eu gosto muito e hei-de gostar); dantes não encontrava nada sobre o Cravinho, e agora ... não sei. Mas há uma pessoa que ninguém (que seja honesto)vai encontrar de certeza, pela sua honestidade pelo seu humanismo, por tudo o que há de bom no ser humano que é o Dr. Eduardo Ferro Rodrigues (e sua esposa Drª Filomena Aguilar)por isso é que lhe fizeram a cama (a ele e ao povo português). Ainda um dia a história há-de dizer quem foram os autores da sacanisse. Dá-me vontade de chorar quando me lembro do que lhe fizeram. Se há pessoas que não mereciam isto era ele e sobretudo essa grande mulher que é a sua esposa.
Estou a escrever isto (desabafar) porque o seu blog o permite cada vez tenho mais a certeza que o amigo é dos meus.
Um abraço
Justiceiro
At 16 janeiro, 2007 13:04, Zé do Barreiro said…
“Justiceiro”,
É claro que este Blog permite e permitirá sempre, que pessoas educadas e com civismo, como o meu Amigo, possam apresentar as suas ideias e opiniões com toda a liberdade.
E deixe-me contar-lhe uma coisa que me desgosta grandemente: não fora dois ou três “emplastros” – que os há em toda a parte - os comentários deste Blog seriam totalmente abertos, sem a necessidade de estarem condicionados.
Bom, “Justiceiro”, concordo com tudo o que referiu sobre o Dr. Ferro Rodrigues e sua Esposa.
O que é de lamentar é que Cidadãos competentes e capazes que foram eleitos pelos Portugueses, para os representarem na Assembleia da República, sejam substituídos por segundas figuras – algumas que ninguém conhece - devido ao facto dos dirigentes dos Partidos, para os compensarem de certa forma das injustiças que eles próprios lhes fizeram, os coloquem em cargos – dignos, sem dúvida - mas que apenas tem o objectivo de os compensar.
E atenção, o Engº João Cravinho é também uma pessoa intelectual e politicamente honesta de que alguém, também, se quer ver livre.
Quanto a mim, este tipo de procedimento é uma vergonha.
Grande abraço,
Zé.
At 26 janeiro, 2007 14:16, Anónimo said…
De como duas mãos se lavam uma à outra e ambas lavam a cara:
http://www.rostos.pt/paginas/inicio2.asp?jornal=18&revista=5&cronica=140941&mostra=2
At 31 janeiro, 2007 14:13, Anónimo said…
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=12&id_news=260677
onde estavam estas pessoas em Agosto e Setembro? Com opiniões destas teriam havido antecipadas em Setúbal ou não ?
At 01 fevereiro, 2007 18:49, Zé do Barreiro said…
Pois …
Meu amigo, sabe uma coisa ? Cada caso é um caso.
Cumps,
Zé.
Enviar um comentário
<< Home