A PONTE CHELAS/BARREIRO - O ENGº MÁRIO LINO NUNCA ME DESILUDIU, E AINDA NÃO VAI SER DESTA QUE O IRÁ FAZER
A fim de esclarecer os espíritos mais conturbados e confusos que existem por esse País e Barreiro fora, aqui deixamos alguns factos inequívocos e algumas declarações importantes do Governante que tem a tutela e a responsabilidade pelas decisões políticas da Terceira Travessia do Tejo,
Esta infra-estrutura, destinada a assegurar a ligação do comboio de alta velocidade entre Lisboa e Madrid, poderá vir a ser também rodoviária se os estudos de tráfego o aconselharem, afirmou o ministro dos Transportes, Mário Lino, em Novembro de 2006.
Dessa opção vai depender a localização da estação do comboio de alta velocidade em Lisboa, que poderá ser uma extensão da gare do Oriente, no caso da ponte ser apenas ferroviária, ou levar à construção de uma nova estação em Chelas-Olaias no caso de se tratar de uma travessia também rodoviária.
Mário Lino, que falava em conferência de imprensa após a sessão pública de apresentação das Orientações Estratégicas para o Sector Ferroviário, explicou que a decisão está dependente dos estudos de tráfego que estarão concluídos NO FINAL DO PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2007.
"A estação em Lisboa vai depender do tipo de ponte que vamos ter no corredor Chelas-Barreiro, que ainda não está decidido se será apenas ferroviária ou também rodoviária", afirmou Mário Lino. O ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações adiantou ainda que uma terceira solução será dotar a ponte de uma plataforma rodoviária para activar no futuro quando for necessária.
O Engº Mário Lino diz claramente que a ligação Chelas-Barreiro pode incluir travessia rodoviária, não descartando irremediável e definitivamente essa componente, como aconteceu com afirmações recentes da sua Secretária de Estado e de outras personalidades com responsabilidades no projecto desta infra-estrutura.
Para aqueles que defendem que a Ponte Chelas – Barreiro deveria ter apenas a componente ferroviária ( sem a rodoviária ) devido ao facto da enorme afluência de automóveis que passariam a entrar em Lisboa e no Barreiro, cá o Zé desmonta essa “teoria” em duas pinceladas.
A EXISTÊNCIA DUMA COMPONENTE RODOVIÁRIA NA TERCEIRA TRAVESSIA DO TEJO SERVIRÁ, SEM QUALQUER ESPÉCIE DE DÚVIDAS, PARA DESCONGESTIONAR O TRÁFEGO RODOVIÁRIO DAS PONTES 25 DE ABRIL E VASCO DA GAMA.
A DISTRIBUIÇÃO/FLUIDEZ TOTAL DO TRÁFEGO RODOVIÁRIO A ENTRAR ( E SAIR ) EM LISBOA E BARREIRO SERÁ RIGOROSAMENTE IGUAL ÀQUELA QUE ACTUALMENTE SE FAZ PELAS DUAS PONTES EXISTENTES.
ESSA FLUIDEZ DE TRÁFEGO SERÁ SUBSTANCIALMENTE MELHORADA QUANDO A COMPONENTE RODOVIÁRIA DA T.T.T. ENTRAR EM EXPLORAÇÃO. O que se fazia com duas pontes, passará a fazer-se com três pontes …
Os carros – e as pessoas - serão sensivelmente os mesmos. A nova situação que irá acontecer é que as pessoas que vivem no Concelho do Barreiro tomarão um percurso mais directo, em lugar de andarem “às voltas” pelas outras duas alternativas, como acontece actualmente.
Isto será muito difícil de perceber ?
Portem-se bem,
Zé do Barreiro.
Esta infra-estrutura, destinada a assegurar a ligação do comboio de alta velocidade entre Lisboa e Madrid, poderá vir a ser também rodoviária se os estudos de tráfego o aconselharem, afirmou o ministro dos Transportes, Mário Lino, em Novembro de 2006.
Dessa opção vai depender a localização da estação do comboio de alta velocidade em Lisboa, que poderá ser uma extensão da gare do Oriente, no caso da ponte ser apenas ferroviária, ou levar à construção de uma nova estação em Chelas-Olaias no caso de se tratar de uma travessia também rodoviária.
Mário Lino, que falava em conferência de imprensa após a sessão pública de apresentação das Orientações Estratégicas para o Sector Ferroviário, explicou que a decisão está dependente dos estudos de tráfego que estarão concluídos NO FINAL DO PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2007.
"A estação em Lisboa vai depender do tipo de ponte que vamos ter no corredor Chelas-Barreiro, que ainda não está decidido se será apenas ferroviária ou também rodoviária", afirmou Mário Lino. O ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações adiantou ainda que uma terceira solução será dotar a ponte de uma plataforma rodoviária para activar no futuro quando for necessária.
O Engº Mário Lino diz claramente que a ligação Chelas-Barreiro pode incluir travessia rodoviária, não descartando irremediável e definitivamente essa componente, como aconteceu com afirmações recentes da sua Secretária de Estado e de outras personalidades com responsabilidades no projecto desta infra-estrutura.
Para aqueles que defendem que a Ponte Chelas – Barreiro deveria ter apenas a componente ferroviária ( sem a rodoviária ) devido ao facto da enorme afluência de automóveis que passariam a entrar em Lisboa e no Barreiro, cá o Zé desmonta essa “teoria” em duas pinceladas.
A EXISTÊNCIA DUMA COMPONENTE RODOVIÁRIA NA TERCEIRA TRAVESSIA DO TEJO SERVIRÁ, SEM QUALQUER ESPÉCIE DE DÚVIDAS, PARA DESCONGESTIONAR O TRÁFEGO RODOVIÁRIO DAS PONTES 25 DE ABRIL E VASCO DA GAMA.
A DISTRIBUIÇÃO/FLUIDEZ TOTAL DO TRÁFEGO RODOVIÁRIO A ENTRAR ( E SAIR ) EM LISBOA E BARREIRO SERÁ RIGOROSAMENTE IGUAL ÀQUELA QUE ACTUALMENTE SE FAZ PELAS DUAS PONTES EXISTENTES.
ESSA FLUIDEZ DE TRÁFEGO SERÁ SUBSTANCIALMENTE MELHORADA QUANDO A COMPONENTE RODOVIÁRIA DA T.T.T. ENTRAR EM EXPLORAÇÃO. O que se fazia com duas pontes, passará a fazer-se com três pontes …
Os carros – e as pessoas - serão sensivelmente os mesmos. A nova situação que irá acontecer é que as pessoas que vivem no Concelho do Barreiro tomarão um percurso mais directo, em lugar de andarem “às voltas” pelas outras duas alternativas, como acontece actualmente.
Isto será muito difícil de perceber ?
Portem-se bem,
Zé do Barreiro.
19 Comments:
At 29 janeiro, 2007 08:25, Anónimo said…
Amigo Zé:
Uma coisa o amigo não é de certeza é "troucha". Por isso ás vezes tenho dificuldade de perceber se está a brincar ou a falar a sério. Mas uma coisa vamos os dois continuando a ter é ilusões de um Barreiro melhor. Até um dia que a desilução seja total.
"justiceiro"
At 29 janeiro, 2007 13:34, Zé do Barreiro said…
Compreendo perfeitamente o seu ponto de vista.
Percebo a sua desconfiança, que é a atitude legitima de quem já foi "escaldado" mais do uma vez.
Vamao, desta vez, dar o benefício da dúvida ao meu Camarada Engº Mário Lino,Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, ok ?
Grande abraço,
Zé.
At 29 janeiro, 2007 14:37, Anónimo said…
"(...)2ª- Existem, na Câmara, ferramentas como os Planos de Pormenor e o PDM que têm de ser respeitados.
Amigo, concordará comigo que os “rapazinhos” terão de cumprir, pelo menos no essencial, as regras mínimas em vigor, sobre as urbanizações. Isto ainda não está completamente a saque …(...)"
Eu tb acho que o colega comentador autor do 1.º comentário tem razão qdo manifesta dificuldade em entender algumas coisas e sinto o dever de solicitar ao Zé uma reflexão (ainda mais!) profunda sobre as ( suas ) palavras que tomei a liberdade de transcrever acima.
É que,no actual figurino autárquico há duas realidades que durante os períodos eleitorais aparecem aos olhos do cidadão eleitor como sendo uma só e NÃO SÃO:a avaliação da Câmara enquanto orgão político e o seu desempenho enquanto orgão ADMINISTRATIVO.
(PODE HAVER MUITO LOPES GRAÇA MAS A QUALIDADE DA SUA INTERPRETAÇÃO DEIXA MUITÍSSIMO A DESEJAR...)
Há muito que deixei de acreditar "nesse Pai Natal" e acho que esta questão tem que ser resolvida pondo as nossas próprias convicções partidárias de lado senão nunca sairemos do PÂNTANO em que estamos atolados. OS OÁSIS em que alguns nos querem fazer acreditar pura e simplesmente NÃO EXISTEM.
(HÁ BRONCAS CADA VEZ MAIS REVOLTANTES NAS CIDADES DA PARTICIPAÇÃO,PORQUE ALGUÉM DECIDIU APROPRIAR-SE DE BANDEIRAS QUE NÃO SÃO AS SUAS E SÓ NO BARREIRO É QUE ESTÁ TUDO BEM E SE RECOMENDA ??? )
No entanto, há circunstâncias da vida nacional mais recente que parecem apontar para um melhor entendimento entre amigos desavindos - penso que é a isso q o Zé se refere a dada altura do post - e talvez depois da remodelação que se adivinha se torne tudo mais límpido. E, aí talvez o Barreiro APARENTEMENTE saia a perder.Paciência, trata-se de dar o exemplo...
VER PARA CRER!
At 29 janeiro, 2007 18:20, Zé do Barreiro said…
Em primeiro lugar deixe-me contar-lhe um brevíssimo episódio que aconteceu comigo e com um Cidadão Barreirense que é um Juiz de Direito muito conhecido no Barreiro.
Estávamos a trocar e-mails referentes – obviamente – a assuntos do Barreiro e eu, a páginas tantas, enviei-lhe dois ou três textos sobre situações, DO DOMINIO PÚBLICO, passadas nos mandatos do Pedro Canário, as quais eu pensava tratar-se de grossas e graves ilegalidades, susceptíveis de provocarem processos criminais, tendo para isso solicitado a competente opinião do nosso Concidadão – Juiz.
Com a experiência e sabedoria com que desempenha as suas funções na Justiça, respondeu-me em meia dúzia de palavras, dizendo mais ou menos isto : “ Os textos que me enviou, não revelam quaisquer ilícitos que possam justificar actos criminais. Penso que nunca houve suspeitas da prática de crimes, como se passou noutros municípios. “
Em conclusão, NUNCA, NO BARREIRO, ATÉ HOJE, ACONTECERAM SITUAÇÕES QUE DESSEM ORIGEM À INSTAURAÇÃO DE PROCESSOS CRIME.
O que – se subentende – já aconteceu noutros Municípios.
Pensando ter entendido, minimamente, o alcance das suas palavras, acrescento que, se este Executivo da Câmara do Barreiro, cumprir rigorosa e escrupulosamente os planos de pormenor, o PDM, o Decreto – Lei n.º 1/2007, D.R. n.º 18, Série I de 2007-01-25 e outra legislação inerente, no que respeita aos terrenos reservados e contíguos à T.T.T./TGV, não haverá quaisquer tipo de problemas.
Claro que se for violado qualquer procedimento legal, outro galo cantará …
Por último, o Amigo dá a entender que, se eventualmente ( esta palavra é colocada propositadamente por mim ) o ENGº Mário Lino for substituído pela sua actual Secretária de Estado ( as Bocas, Senhor, as Bocas … ), o Barreiro sairá a perder.
Olhe, quanto a isso irei escrever como o meu Amigo escreveu: VAMOS VER PARA CRER, VAMOS VER PARA CRER …
Um abraço,
Zé.
At 29 janeiro, 2007 22:58, Ponto Verde said…
Essa ponte a ser rodoviária , destina-se a promover a betonização da Quimiparque e da Siderurgia e nada mais!!!
At 30 janeiro, 2007 10:57, Anónimo said…
Zé.
Não quero monopolizar o debate e desviar a discussão para áreas diferentes daquelas que são as suas opções editoriais ou até aborrecer e desmotivar outros comentadores mas compreendo a dificuldade em encontrar vestígios de ilícitos passíveis de punição por parte dos tribunais (É QUE, OS ARTISTAS SÃO…BONS ARTISTAS !) e há métodos de “punição administrativa” para quem junto deles tente denunciar o que quer que seja. Também aqui, é da qualidade da Democracia que se afere.
Já agora, porque acham que certos democratas extremamente participativos defendem até a redução da quantidade de reuniões das assembleias municipais?( se for para evitar confusões tipo edital n.º 17 e seguintes até concordo…)
E que outro mapa está já a ser afinado a propósito dum outro já contratualizado com outro interessado? Será o mapa do tesouro?! Para alguns será decerto!
Quanto ao Barreiro que ficará a perder NA MINHA MODESTÍSSIMA OPINIÃO ( se certa atitude for tomada no âmbito da execução do PRACE ou noutro momento qualquer ) refiro-me ao Barreiro das senhas de presença e dos penachos.
Cumprimentos
At 30 janeiro, 2007 12:20, Anónimo said…
Hoje ao ver o C. da Manhã li uma noticia fabulosa: "O metro vai ser prolongado até ao aeroporto e este só avi durar até 2017" isto é o matro só vai servir o aeroporto duarente 4 a 5 anos e vão-se gastar uns milhões largos.
A quem vai servir isto? Será que faz parte do negócio da OTA?
Porque razão há tanta dificuldade para o Barreiro (há sempre problemas e cada um mais mirabolante que outro)? E para outros é sempre a aviar.
Ainda li outra noticia ( cá está o Barreiro a levar por tabela) o metro da estação sul e sueste já não abre no verão e não se prevê quando. Será que o metro do aeroporto ainda vai estar pronto primeiro que aquele que nos vai servir (a nós barreirenses) que é o da Praça do Comércio. É mesmo para dizer arre porra que é demais. Leva-mos sempre pancada se não é de um lado é do outro.
"Justiceiro"
At 30 janeiro, 2007 13:21, Zé do Barreiro said…
Caro amigo,
A nós não nos aborrece absolutamente nada, porque um dos objectivos deste Blog é provocar o debate entre todas as pessoas, mesmo aquelas que tenham outras opções ideológicas e políticas e/ou outras opiniões pessoais diferentes.
Bom, é verdade que, no Barreiro, ainda não foram encontrados, até hoje, vestígios ilícitos passíveis de punição de âmbito criminal.
Mas uma questão terá de ser colocada neste momento: QUEM, DOS EXECUTIVOS SEGUINTES, APRESENTOU ALGUMA QUEIXA CRIME NOS TRIBUNAIS CONTRA OS MEMBROS DO EXECUTIVO QUE ESTEVE ANTERIOMENTE A ELES NA CÂMARA ?
NINGUÉM. Respondo eu. Porquê ? Continuo a perguntar.
Bem, para esta minha interrogação necessito da opinião/resposta abalizada do meu amigo.
Quanto a autarcas que apenas o são para ganharem as senhas de presença e para terem penachos ( o que acontece em todos os Partidos ), alguém que tenha a coragem política de alterar e modificar a Lei dos Eleitos Locais para que passem a existir Executivos mono colores …
Continuemos,
Zé.
At 30 janeiro, 2007 14:06, Anónimo said…
"(...)NINGUÉM. Respondo eu. Porquê ? Continuo a perguntar.(...)"
E vai continuar a perguntar!- digo eu...
No entanto já há, como bem sabem os que acompanham este blog, quem perfira canalizar os esforços para tentar obter condenações de terceiros por, por exemplo, declarações prestadas aos OCS durante as campanhas eleitorais.
Como diria o velho Almirante: " É só Fumaça!!!"
At 30 janeiro, 2007 17:43, Zé do Barreiro said…
“Justiceiro”,
O Amigo sabe concerteza que o túnel da Praça do Comércio/Sta Apolónia teve de ser reforçado ( tiveram de construir um novo túnel que ficará dentro do túnel principal ) devido a problemas que surgiram com infiltrações e rupturas, o que fez derrapar significativamente essa obra no tempo.
Quanto ao prolongamento do Metropolitano até ao Aeroporto da Portela, não acha que vale a pena o investimento que se irá realizar ? Eu acho que vale a pena, uma vez que o Metro continuará a funcionar para os Cidadãos que se irão deslocar para as Empresas onde trabalham e para as suas Residências situadas na zona envolvente que evidentemente continuarão nessa área, mesmo quando o Aeroporto for transferido.
Já agora, caro Amigo “Justiceiro”, faltam 10 anos para 2017 …
“Anónimo” das 14:06,
Pois … E irei continuar a perguntar, sem que alguém, alguma vez, me responda concretamente a esta pergunta.
Quanto à 2ª parte do seu comentário, penso que se estará a referir ao julgamento em Tribunal do Presidente do Fabril - Sr. Faustino Mestre – respeitante à bomba de combustível, a ter uma sessão nos princípios de Fevereiro.
Olhe, Amigo, aguardo com particular expectativa a pronunciação da sentença sobre esse caso …
E, acredite, iremos postar pelo menos um artigo, neste Blog, sobre o que for decidido pelo Juiz.
Zé.
PS: Já agora quem poderá botar aqui a data correcta da sessão de julgamento, já que a data que foi divulgada, 04 de Fevereiro, se trata de um Domingo.
At 30 janeiro, 2007 19:41, Anónimo said…
05 de Fevereiro 09h ou 09,30.
Um abraço.
At 31 janeiro, 2007 13:38, Anónimo said…
Amigo Zé:
Faltam 10 anos mas quando a obra acabar faltam 3 ou 4 anos. Isto se não houver atrasos. Se for como o da Praça do Comércio já o aeroporto da Ota estará desactualizado quando a obra terminar.
"justiceiro"
P.S. Também vou gostar de saber como vai acabar o julgamento do enfermeiro Faustino!!!
At 31 janeiro, 2007 17:59, Anónimo said…
Ventos de mudança.
Oiço e gosto. Vejo e reconheço. Cheira-se qualquer coisa no ar. Serão ventos de mudança?
Não sei porque, meu caro Ze, mas algo de novo e bom tem estado a acontecer nos denominados "infernos", aqueles sitios onde se exerce a tradicional militancia de base e que assusta aos barões no nosso partido.
Pode ser mudança, pode não ser, mas realmente começo a reconhecer algo de novo e bom neste PS Barreiro.
Será?
RSAC
At 31 janeiro, 2007 19:21, Zé do Barreiro said…
Amigos,
Agradeço a informação. Eventualmente poderei dar um salto ao Tribunal para assistir à sessão de julgamento ( pressupondo que é publica ).
"Justiceiro",
já somos pelo menos dois a gostar de saber como vai acabar o julgamento do enfermeiro Faustino. Vai ser muito interessante, lá isso vai ...
Saudações,
Zé.
At 01 fevereiro, 2007 12:01, Zé do Barreiro said…
Amigos,
Quem me conseguirá informar se a reunião da CPC/PS/Barreiro marcada para omtem à noite, se ralizou ou não.
( Eh,Eh,Eh,Eh )
Saudações,
Zé.
At 01 fevereiro, 2007 14:18, Anónimo said…
O menino estava com um abcesso e a CPC foi-se.
É por causa do abcesso e de alguns abcessos que por aí andam que não saímos da dôr que sentimos e nos vai corroendo, meus amigos, só não sei se haverá cú e pachorra para continuar a aguentar isto.
Já agora, só como aliciante, pergunto-vos?
Sabem quem é o novel Secretário da Srª Vereadora Regina? Sabem...?
Adivinhem ......, a surpresa vai-vos deixar de boca aberta.
Nada mais, nada menos que o Sr. Engº António Abreu, venerável ex-vereador da Câmara Municipal de Lisboa.
E esta hein..... Zé?
Que me diz?
Aguardo expectante os seus comentários.
Que mais nos irá acontecer?
Já só falta transferirem a Soeiro Pereira Gomes p´ró Barreiro.
Com o tempo e o andar da carroça, qualquer dia até São Jerónimo teremos no acampamento.
Pobre Câmara, Pobre Barreiro, que mal fizeste tu a Deus para tão grande praga.
Beijinhos e vão rezando.
O Bistúri
At 01 fevereiro, 2007 16:09, Anónimo said…
"(...)Já só falta transferirem a Soeiro Pereira Gomes p´ró Barreiro(...)"
Ó Zé, este é cá dos meus!
Já pensava que estava "sózinho no Mundo"!
UFF!
At 01 fevereiro, 2007 19:01, Zé do Barreiro said…
Sabem, sobre esta situação que se passa na Câmara tenho uma opinião muito simples: Os “ortodoxos” estão a impor as suas regras ao Carlos Humberto, que não tem outra solução senão ter de as aceitar e “levar com eles”. Senão …
Abraço,
Zé.
At 17 março, 2007 14:56, Anónimo said…
Simplesmente maravilhosos estes seus arquivos!!!
Quantas respostas se podem encontrar para os problemas do Presente vasculhando nos depósitos das dúvidas do Passado!!!
Por vezes até do Passado Recente...
Na sequência de uma viva troca de argumentos, sobre a exposiçâo pública que se dá ou não a certos temas tendo em conta a origem, identificável ou não, das fontes de eventuais contestações, ocorrida entre Camaradas seus e a minha anónima pessoa, impõe-se-me, quiçá o dever, de deixar aqui registada, no dia em que há notícia de grande incerteza na bondade do investivento na Ota,idêntica preocupação do Ministro da tutela.
O que nos reconduz à questão, que julgo ser basilar, da prestação, claramente perceptível para todos, da garantia de total imparcialidade e isenção na apreciação da acção de todos quantos queiram emprestar o seu contributo à resolução de problemas que hoje serão de alguns mas amanhã serão de muitos mais.
Na minha óptica, não é obstáculo suficiente à sua discussão pública o facto de esta ou aquela suspeita terem origem anónima.
Nada impede os políticos, dentro ou fora das respectivas estruturas partidárias, de procurarem pelos seus meios a confirmação ou não dos factos que lhes são relatados por fontes anónimas.
Digo-lho a Si e Aqui por estar convicto da grande valia das ideias que, directamente ou não, aqui temos debatido Consigo onde o o debate acerca deste assunto está bastante mais maduro.
Inté!!
Enviar um comentário
<< Home