A PONTE CHELAS/BARREIRO – O QUE “DIZEM” OS ESTUDOS DA R.A.V.E. (Rede de Alta Velocidade ). Parte I
Por entendermos ser um assunto absolutamente importante para o Barreiro – e não só – iremos publicar dois artigos sobre as conclusões a que chegou a R.A.V.E. - Rede de Alta Velocidade - sobre se a Terceira Travessia do Tejo/Ponte Chelas-Barreiro deve ser construída com as valências Ferroviária e Rodoviária simultaneamente ou apenas com a valência Ferroviária.
Cá vai, então, a primeira parte à atenção de todos os Barreirenses.
Tiago Rodrigues, responsável da Rave - Rede de Alta Velocidade, disse – EM NOVEMBRO DE 2006 - que tudo indica que o modelo a adoptar será semelhante ao da ponte Vasco da Gama.
O modelo de financiamento da futura travessia vai ficar concluído até ao final do primeiro semestre de 2007.
A Rave terá ainda de definir se a travessia será na primeira fase apenas ferroviária ou se avança já com a componente rodoviária. A concessão poderá obedecer a várias fórmulas: a exploração ferroviária e a rodoviária isolada, ou em conjunto.
No global, a ponte custará 1,7 mil milhões de euros, com a parte rodoviária. Deste valor, 600 milhões correspondem à alta velocidade. A ponte terá duas vias para servir os comboios de alta velocidade, em bitola europeia, e duas vias ferroviárias em bitola ibérica para servir os comboios de mercadorias e os serviços de suburbanos.
O projecto contempla ainda a construção de duas vias laterais com três faixas para o tráfego rodoviário em cada sentido. O corredor para a sua construção está reservado há vários anos.
O Grupo Barraqueiro, através da sua empresa para o sector ferroviário, a Fertagus, demonstrou interesse junto do Governo para gerir a infra-estrutura, que irá permitir completar a ligação da cintura urbana de Lisboa, dando resposta às necessidades da margem Sul, além de colmatar as restrições de carga existentes na ponte 25 de Abril.
É claro que o governo – o Primeiro Ministro e o ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações - têm conhecimento pormenorizado destes estudos.
E o FINAL DO PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2007, para a divulgação da decisão do Governo sobre esta importante infra-estrutura, está a aproximar-se …
( Continua )
Zé do Barreiro.
2 Comments:
At 02 fevereiro, 2007 16:26, Anónimo said…
Amigo Zé do Barreiro:
Obrigado pela força que ainda nos continua a transmitir. É de pessoas como o amigo que o nosso Barreiro precisa.
Bom fim de semana
"Justiceiro"
At 02 fevereiro, 2007 16:54, Anónimo said…
Ja chega de falar neste assunto. Vamos ter de levar com a ponte so com comboios e já é bom. Todos sabemos o bloqueio a que estas terras vermelhas têm sido sujeitas. Este caso vai ser apenas mais um...
Enviar um comentário
<< Home