A Paragem do 18 no Cabeço Verde

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quinta-feira, fevereiro 01, 2007

A PONTE CHELAS/BARREIRO – O QUE “DIZEM” OS ESTUDOS DA R.A.V.E. (Rede de Alta Velocidade ). Parte I




Por entendermos ser um assunto absolutamente importante para o Barreiro – e não só – iremos publicar dois artigos sobre as conclusões a que chegou a R.A.V.E. - Rede de Alta Velocidade - sobre se a Terceira Travessia do Tejo/Ponte Chelas-Barreiro deve ser construída com as valências Ferroviária e Rodoviária simultaneamente ou apenas com a valência Ferroviária.

Cá vai, então, a primeira parte à atenção de todos os Barreirenses.

Tiago Rodrigues, responsável da Rave - Rede de Alta Velocidade, disse – EM NOVEMBRO DE 2006 - que tudo indica que o modelo a adoptar será semelhante ao da ponte Vasco da Gama.

O modelo de financiamento da futura travessia vai ficar concluído até ao final do primeiro semestre de 2007.

A Rave terá ainda de definir se a travessia será na primeira fase apenas ferroviária ou se avança já com a componente rodoviária. A concessão poderá obedecer a várias fórmulas: a exploração ferroviária e a rodoviária isolada, ou em conjunto.

No global, a ponte custará 1,7 mil milhões de euros, com a parte rodoviária. Deste valor, 600 milhões correspondem à alta velocidade. A ponte terá duas vias para servir os comboios de alta velocidade, em bitola europeia, e duas vias ferroviárias em bitola ibérica para servir os comboios de mercadorias e os serviços de suburbanos.

O projecto contempla ainda a construção de duas vias laterais com três faixas para o tráfego rodoviário em cada sentido. O corredor para a sua construção está reservado há vários anos.

O Grupo Barraqueiro, através da sua empresa para o sector ferroviário, a Fertagus, demonstrou interesse junto do Governo para gerir a infra-estrutura, que irá permitir completar a ligação da cintura urbana de Lisboa, dando resposta às necessidades da margem Sul, além de colmatar as restrições de carga existentes na ponte 25 de Abril.

É claro que o governo – o Primeiro Ministro e o ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações - têm conhecimento pormenorizado destes estudos.

E o FINAL DO PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2007, para a divulgação da decisão do Governo sobre esta importante infra-estrutura, está a aproximar-se …

( Continua )

Zé do Barreiro.

2 Comments:

  • At 02 fevereiro, 2007 16:26, Anonymous Anónimo said…

    Amigo Zé do Barreiro:
    Obrigado pela força que ainda nos continua a transmitir. É de pessoas como o amigo que o nosso Barreiro precisa.

    Bom fim de semana

    "Justiceiro"

     
  • At 02 fevereiro, 2007 16:54, Anonymous Anónimo said…

    Ja chega de falar neste assunto. Vamos ter de levar com a ponte so com comboios e já é bom. Todos sabemos o bloqueio a que estas terras vermelhas têm sido sujeitas. Este caso vai ser apenas mais um...

     

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