A Paragem do 18 no Cabeço Verde

Este Blog é muito abrangente e heterogéneo...Destina-se aos políticos,aos cidadãos normais,aos sócios do Benfica,aos apreciadores de jaquinzinhos fritos,aos funcionários públicos,aos adeptos do Sporting,aos que pagam impostos e aos que nem sabem o que isso é,aos ouvintes da Rádio Renascença,aos descontentes com a administração do condomínio,aos internautas que acham que Linux é a Liga Internacionalista para a União dos Xiitas,aos que gastam o tempo de trabalho a ler estas coisas,aos médicos ...

sábado, março 24, 2007

O CASO DOS LUGARES DE ESTACIONAMENTO DO FUTURO FORUM BARREIRO – Será um mistério ? Iremos tentar decifrá-lo.


Meus Amigos,

Desta vez proponho-vos que me acompanhem num exercício que tem por objectivo descobrir o Mistério do Número de Lugares de Estacionamento do Futuro Fórum Barreiro.

Vamos começar.

Enunciado do Exercício – Primeira Parte

Os vereadores eleitos pelo Partido Socialista (PS) na Câmara do Barreiro emitiram um comunicado, do qual se transcrevem os passos mais significativos:

“O Vereador Bruno Vitorino vem fazendo “os fretes políticos” ao PCP. De repente, “as comadres começam a zangar-se” e este autarca, nos últimos dias, fez afirmações estranhas (ou talvez não) a propósito do novo Fórum. Ao considerar “falaciosas” as afirmações do Presidente da Câmara sobre aquele empreendimento e ao dizer que “o que está em causa não é o negócio do Fórum, mas os negócios que estão por trás dele”, aquele Vereador mostra que sabe coisas que os eleitos do PS e a maioria dos barreirenses não sabem.

Aguardámos que o Sr. Presidente da Câmara (CDU) exigisse que o Sr. Bruno Vitorino se explicasse. Mas não! O Sr. Presidente, mesmo questionado, pareceu aceitar acusações que afirmam a existência de “interesses muitos estranhos a mandar na Câmara”.

Afinal o que se passa? Quais são esses interesses que mandam na Câmara?

Sr.Presidente e Sr.Vereador: digam-nos!

Porque está Bruno Vitorino tão seguro e o Sr. Presidente tão “tolerante”? Os vereadores do PS e os barreirenses exigem saber a verdade, sob pena de legitimamente poderem pensar o pior.”

Enunciado do Exercício - Segunda Parte

Recebemos, neste Blog, referente ao nosso último Post, o seguinte comentário do nosso estimado leitor “Austérix O'Tuguês”: « Só lamento que o comunicado de ontem ( o Comunicado referido na Primeira Parte do Enunciado ), não tenha sido divulgado com maior antecedência pois teria sido um bom momento para recordar, ao vivo e a cores, aos "ofendidos" alguns acontecimentos dos últimos anos como já o fiz em momento oportuno na cara dos mesmos.

Querem ver que, afinal, não foi só por causa do "massagista" que o PS perdeu as eleições.
Querem ver que o PS perdeu as eleições também por minha causa!
Vai ser dura a "Primavera" Ferreirista! Que começem os Jogos! Ave Socrates, Morituri te salutant !!!

Austérix O'Tuguês »


Ora, caros Amigos, será com a conjugação das duas Partes do Enunciado que iremos tentar decifrar o “código escondido” nas palavras redigidas nos dois textos apresentados.

No nosso entendimento o que se pretende dizer – e que teremos de fundamentar – não é mais nem menos do que “O Mistério do Número de Lugares de Estacionamento do Futuro Fórum Barreiro.”

Estão com dúvidas ? É perfeitamente natural. É por existirem eventuais dúvidas que nos propusemos fazer convosco este exercício.

Vamos continuar.

Será que “Austérix O'Tuguês” é o heterónimo do vereador Bruno Vitorino, ou será só para despistar ?

Mas uma coisa parece ser certa, o “Austérix O'Tuguês” está muito preocupado, sabe do assunto e está claramente a defender o Bruno Vitorino com unhas e dentes …

Cá o Zé “fez-se ao caminho “, investigou, queimou as pestanas e olhem aos resultados a que chegou:

Emídio Xavier, então Presidente da Câmara do Barreiro, afirmou em Setembro de 2005, ser sua opinião que a construção do Fórum Barreiro seria uma oportunidade única para requalificar o centro da cidade, pois o empreendimento iria contribuir para resolver diversos problemas – novos acessos ao centro, problemas de saneamento E A CRIAÇÃO DE 1.500 LUGARES PARA ESTACIONAMENTO.

António Matias Lopes, Administrador da Multi Development Corporation, Empresa que irá gerir a construção do Fórum, afirmou em 16/12/2006 que os terrenos onde se situa actualmente o Estádio D. Manuel de Melo vão ter um outro empreendimento e nesse empreendimento também tem previsto estacionamento.

“O nosso empreendimento – o Fórum Barreiro - terá cerca 700 lugares, no Estádio existirão cerca de 600 lugares de estacionamento, e, embora, não sendo da nossa gestão, certamente, haverá, uma articulação de conveniência do estacionamento que funcionará, quer para o centro da cidade, quer para o Centro Comercial.” – concluiu.

O vereador Joaquim Matias afirmou recentemente que, em relação ao estacionamento no Forum, a obra do Centro Comercial vai ter dois estacionamentos subterrâneos com cerca de 300 lugares, enquanto que à superfície vai ter aproximadamente 30 lugares de estacionamento.
O nosso exercício está a terminar, apenas faltará, obviamente, a sua solução.

E é a solução que será a chave do problema, isto é, o decifrar dos “códigos escondidos” nas palavras redigidas nos textos apresentados pelos vereadores do Partido Socialista do Barreiro e do “Austérix O'Tuguês”/ Bruno Vitorino.

Caríssimos Amigos, em que ficamos ? Serão 1.500 lugares para estacionamento ? Serão 700 ? 600 ? 300 ? O estacionamento subterrâneo terá dois pisos ? Terá três pisos ? Se for de dois pisos, qual as razões porque houve a alteração do projecto inicial que eram três pisos subterrâneos ?

Quem conseguir explicar, convenientemente, a interpretação desses números terá a solução deste exercício, bem como terá, imediatamente, a explicação dos “códigos escondidos” no comunicado do PS/Barreiro.

Este Blog está aberto, a partir deste momento, à apresentação das várias hipóteses de solução do exercício.

Podem começar !!!


Zé do Barreiro.

24 Comments:

  • At 24 março, 2007 14:49, Anonymous Anónimo said…

    O 'Tuguês é um heterónimo que propositadamente tenta estabelecer um paralelo entre a aldeia gaulesa do e acontecimentos recentes relacionados com o tema deste post do Zé. Poderia ter sido outro nome qualquer. Dada a semelhança pensei até em relacionar o "meu caso" com o epísodio de Arafat rodeado de bulldozeres na Mukata...Simplesmente, ao contrário dele, não lidero nenhum movimento com existência formal ou não.

    Apenas me represento a mim próprio - um aldeão na aldeia, mas um aldeão que já viu o céu bem perto da sua cabeça...

    O vereador NÃO tem nada que ver com esse personagem fictício criado por mim para chamar a atenção para uma determinada situação á qual o BV é totalmente alheio. Mas ele e o seu antecessor foram dos poucos que se atreveram a levar um pouco mais longe a sua discordância com os de Roma - que têm a minha aldeia sitiada e a minha família em estado de sítio - e vão contar comigo sempre que lhe quiserem pisar os calos com algum assunto relacionado com esta matéria.Eles e outros que queiram ver o que eles viram.

    O Austérix O 'Tuguês não é o Vereador Bruno Vitorino.

    Espero que isso fique claro.


    À disposição de todos quantos queiram esclarecimentos adicionais.



    PS: Era para lhe dizer isto que lhe tinha pedido o mail...

     
  • At 24 março, 2007 19:09, Anonymous Anónimo said…

    Eu deitei-me tarde e o Zé levantou-se cedo...

     
  • At 24 março, 2007 19:52, Anonymous Anónimo said…

    Então?

    Não aceita o desmentido?

     
  • At 24 março, 2007 20:25, Blogger Zé do Barreiro said…

    “Austérix”,

    Como se colocou à disposição de todos aqueles que necessitem de esclarecimentos adicionais, peço o favor que me esclareça sobre algumas duvidas que tenho:

    1. Se não é o vereador Bruno Vitorino, porque escreveu – no Post anterior - no seu comentário, a frase «Querem ver que o PS perdeu as eleições também por minha causa!».

    Qual é então a sua real responsabilidade no Fórum Barreiro ?

    2. Porque, no seu comentário, escreveu « Só lamento que o comunicado de ontem ( o Comunicado redigido pelo PS/Barreiro ), não tenha sido divulgado com maior antecedência pois teria sido um bom momento para recordar, ao vivo e a cores, aos "ofendidos" alguns acontecimentos dos últimos anos como já o fiz em momento oportuno na cara dos mesmos ».

    Quais serão esses acontecimentos dos últimos anos e aqueles outros acontecimentos que já fez no momento oportuno, na cara dos mesmos ?

    3. Porque será que ”os de Roma” puseram a sua família em estado de sítio ? O que aconteceu ? Quer contar-nos ?

    4. Quer especificar o que pretende dizer com « … e vão contar comigo sempre que lhe quiserem pisar os calos – ao Bruno Vitorino - com algum assunto relacionado com esta matéria. Eles e outros que queiram ver o que eles viram ».

    O que o leva a defender incondicionalmente o vereador BV. O que foi que os vereadores Bruno Vitorino e Mendes Costa viram ?

    Este é o tipo de debate de ideias que pretendemos que exista no nosso Blog.

    Quer colaborar neste tipo de debate ?

    Então agradecemos que responda, sem equívocos, às questões concretas que lhe apresentámos.

    Obrigado,

    Zé.

     
  • At 24 março, 2007 20:59, Anonymous Anónimo said…

    Vejo que continua a duvidar...

     
  • At 24 março, 2007 21:15, Anonymous Anónimo said…

    1. Se não é o vereador Bruno Vitorino, porque escreveu – no Post anterior - no seu comentário, a frase «Querem ver que o PS perdeu as eleições também por minha causa!».
    R: Os bodes expiatórios que se arranjam para esconder erros não assumidos.

    Qual é então a sua real responsabilidade no Fórum Barreiro ?
    R: Nenhuma. Moro na zona.

    2. Porque, no seu comentário, escreveu « Só lamento que o comunicado de ontem ( o Comunicado redigido pelo PS/Barreiro ), não tenha sido divulgado com maior antecedência pois teria sido um bom momento para recordar, ao vivo e a cores, aos "ofendidos" alguns acontecimentos dos últimos anos como já o fiz em momento oportuno na cara dos mesmos ».
    R: De facto já lhes disse em sessões de câmara e em privado e teria sido uma boa altura para o voltar a fazer. Mas, num golpe de mão, como nos velhos tempos, os políticos decidiram dar o seu próprio rumo à questão.

    Quais serão esses acontecimentos dos últimos anos e aqueles outros acontecimentos que já fez no momento oportuno, na cara dos mesmos ?
    R:Ver resposta seguinte.

    3. Porque será que ”os de Roma” puseram a sua família em estado de sítio ? O que aconteceu ? Quer contar-nos ?
    R:Já o fiz PUBLICAMENTE.

    4. Quer especificar o que pretende dizer com « … e vão contar comigo sempre que lhe quiserem pisar os calos – ao Bruno Vitorino - com algum assunto relacionado com esta matéria. Eles e outros que queiram ver o que eles viram ».
    R:Tudo assuntos ´também já discutidos em sessoes de camara e da assembleia municipal.

    O que o leva a defender incondicionalmente o vereador BV. O que foi que os vereadores Bruno Vitorino e Mendes Costa viram ?
    R: Ver resposta anterior.

     
  • At 24 março, 2007 22:09, Blogger Zé do Barreiro said…

    Espantoso !!! O meu amigo, com as suas respostas, conseguiu esclarecer … NINGUÉM !!!

    É obra. Felicito-o por isso. O meu amigo sabe da “poda” … “anjinho” não será, com toda a certeza …

    Gostaria que o meu debate consigo decorresse de outra forma. Não pôde ser, paciência …

    No entanto ainda tenho a esperança que reconsidere e, com mais tempo – amanhã, por exemplo - decida responder convenientemente às questões que lhe coloquei.

    Ficarei à espera. E agradeço.

    Até amanhã,

    Zé.

     
  • At 25 março, 2007 00:35, Anonymous Anónimo said…

    Caro Zé:

    Todos nós sabemos quanto é difícil estacionar o carro no centro do Barreiro. Não é necessário o Expresso fazer uma análise a 50 cidades do país para confirmarmos que, efectivamente, o Barreiro é das cidades onde é mais difícil estacionar.

    Tal é, obviamente, resultado de políticas erradas, de gestão do espaço publico, durante anos e anos... e da responsabilidade da CDU.

    É obvio que esperava - e creio que o Zé também - que o nosso PS fizesse alguma coisa. Mas não. A gravidade de falta de estacionamento na zona da av. alfredo da silva/av republica/R. Almirante Reis manteve-se, incentivando o estacionamento terceiro mundista junto ao campo do Barreirense. Digo 3º mundista porque não posso chamar outra coisa ao estacionamento em terra batida, junto ás bombas da Galp, cheio de buracos e pó, tipíco de um suburbio de Luanda. Este é o legado dos nossos vereadores do PS e do Mendes Costa (o PSD tb não está isento!).

    É claro que para o Emídio Xavier esta solução era provisória até à conclusão do Forum. Aliás, provisório foi todo o mandato do Xavier. Foi tão provisório que só durou 4 anos!

    Ora se o Zé, durante a semana, der uma volta no Parque de Estacionamento 3º mundista, bem como os carros que se acumulam nas redondezas deste e do parque do Barreirense, chegará à conclusão que aqui se encontram mais de 500 automóveis ( para não ser exagerado...).

    Com a construção do Forum decerto serão necessários muitos mais lugares.

    Eu pergunto:

    a) Se o fórum ficar com 600 ou 300(?) lugares - decerto para os clientes do forum - onde estacionarão os carros que costumam estar no parque 3º mundista "Emidio Xavier" e no do FCB?
    b) Se estes estacionarem no parque e os clientes do forum não tiverem lugar, quanto tempo funcionará o Forum até as lojas irem à falência?
    c)E mesmo admitindo que todos tenham lugar (os clientes e os habituais dos parques existentes) onde estacionarão os restantes habitantes, lojistas, etc da Av. Alfredo da Silva e zona envolvente?
    d) E admitindo que, cada vez mais, existem maior numero de carros, como será a situação daqui a 10 anos?

    A situação caricata é que mais uma vez somos todos (barreirenses) enganados.

    1º O Xavier vem dizer que vão ser criados 1500 lugares (segundo o Zé).
    2º O seu amigo e candidato do PS/Barreiro, Matias Lopes, desta feita como representante de uma empresa privada diz que afinal são só 700 lugares (idem).
    3º O amigo Xavier e restantes amigos vereadores do PS não desmentem e pagam para ver.
    4º Os barreirenses correm com o Xavier e com a tuba em quem nós votámos.
    5º O João Soares mostra porque razão está na política e passa para o lado do PC.

    ...e subitamente a CDU apresenta uma proposta para reduzir os lugares de estacionamento do forúm, que decerto trará uma redução de custos assinalável à MDC.

    Creio que muitos barreirenses - independentemente da sua cor partidária - querem ver esclarecido esta situação.

    Não necessitará o Barreiro - hoje e amanhã - de lugares de estacionamento no Centro?

    Tanto quanto sei a CDU e o João Soares (quem mais poderia ser...) aprovaram esta proposta.

    Mas,pasme-se, os vereadores do nosso PS (Xavier, Amilcar Romano e Luis Pedro) ABSTIVERAM-SE !!!

    Não sei sinceramente qual o interesse dos vereadores do PS.
    Mas uma coisa sei. Não foi o interesse da população barreirense!!!

    Creio que não é só a CDU que tem que explicar o que se passa. Os vereadores do PS também.

    Pois é Zé, nesta questão o Tuguês tem razão. Tiro o meu chapéu ao Vitorino. O problema é e será sempre nosso enquanto tivermos como vereadores aqueles três senhores, e o outro que dá a maioria à CDU, ainda por cima eleito com os nossos votos.

    Aliás Zé tens toda a razão: O resultado da passagem do PS na CMB foi:
    Venderam a casa e o carro,
    Penhoraram os aneis,
    Aumentaram a dívida na merceraria
    e ainda acham que são muito bons!

    O nosso azar é que a tuba do PCP está ao mesmo nível, ou seja, vão ser mais 4 anos a levar a sombra para o sol e o sol para a sombra.

    Abraços

    Zé Gato

     
  • At 25 março, 2007 00:35, Anonymous Anónimo said…

    Não aceito que queira(m) atribuir-me responsabilidades que o politicos que tem o poder ( e o exercem ) se recusam a assumir(não deve ser por acaso que quando se folheiam os jornais estão lá as notícias que estão e não outras...)
    Os timings dos políticos escolhem-no os políticos.
    Os meus, escolho-os eu.

    Quando, há dias, lhe disse, a Si e Ali,inté, era inté mesmo.Mas apareceu o tal comunicado (que o Zé pretende descodificar)...

    O assunto está em cima da mesa, cabe agora aos técnicos e aos políticos darem o mote para o esclarecimento quanto às opções tomadas( recordo que se está a lançar um debate com a obra já em curso!).Não a mim que sou um simples cidadão sem conhecimentos tecnicos.

    Compreendo algumas das dúvidas que levanta no post( estacionamentos, pisos, etc.- esses sim os temas que interessa discutir ).Mas não entendo que ache que o BV precise de inventar "interpostas" pessoas para "falarem" por ele. Mas, se é assim, que o Zé (ou o seu Partido) o vêem, paciência.

    Parece-me, e vai-me desculpar que o diga, que o Zé também anda atacado pela partidarite, que tenho visto levantar-se por estas bandas sempre que AS SITUAÇÕES PARECEM FUGIR DO CONTROLE DAS FORÇAS PARTIDÁRIAS(como diria um Amigo que ainda não conheço: HABITUEM-SE! )E lamento-o porque em tempos vi aqui um espaço de alguém que afirma as suas convicções mesmo que contrárias às de quem tem o poder dentro do partido.E esse exercicío pareceu-me salutar.

    PS: Aqui, há dias também, quando falámos do SIADAP recorda-se do "Aguente-se!"?
    Veja o que foi afirmado pelo Ministro esta semana . Mudou ou não de estratégia? Felizmente para todos os que querem MUDAR realmente. Este "estilo de governação" comporta riscos.Os mais inteligentes dentro do Governo sabem-no e agem em conformidade. Os outros ...não sei...

     
  • At 25 março, 2007 14:00, Anonymous Anónimo said…

    Zé,

    Continuo dísponível para prestar os esclarecimentos que me forem pedidos.Há, no entanto, um obstáculo no seu post que me impede de o fazer com maior clareza: a ligação entre a minha pessoa e o BV. Enquanto esse obstáculo não for removido o debate está inquinado à partida.

    Há, nesta questão, dois aspectos:
    -Os que dizem respeito a este processo e que têm implicações na vida futura de Todos os Barreirense ( E NÃO SÓ !);
    -Os que dizem respeito a este processo e que têm, tiveram( e provavelmente continuarão a ter)implicações na vida deste ou daquele cidadão em particular.

    Interessa-me discutir sobretudo os primeiros pois os segundos estão relatados a quem de direito havendo sempre a esperança de lhes ser dada a melhor solução.

    Este seu amigo ( que também ainda não o conhece ) forma as suas opiniões e as suas convições a partir dos dados de que dispõe.
    E só não tem mais dados porque há contumazes que se recusam a assumir as suas responsabilidades e exibem um rosto em público e outro quando chega a hora de optar.

    Também concordo com o comentário anterior ( que espero que ninguém pense que também é da minha autoria )quando diz que o PSD não está isento de culpas mas, talvez não no caso apontado, mas sim, em momento posterior quando não quis suportar o ónus de ser considerado "inimigo" de uma associação caso se tivesse oposto.
    Se foi por isso foi, talvez, uma vítima do facto de se esconderem dados importantes para que o debate decorresse com transparência.

     
  • At 25 março, 2007 15:33, Anonymous Anónimo said…

    Tá na cara caro Zé;
    Só pode ser uma pessoa;
    O Crâneo está aí, o BARREIRO estava à espera dele.
    É conhecido pelo Gor..... !

     
  • At 25 março, 2007 16:25, Anonymous Anónimo said…

    Para quem quiser seguir o conselho do Zé pode começar a queimar as pestanas por aqui:

    http://www.diariodobarreiro.pt/dossier2/dossier_a.asp?idtema=24

    http://www.diariodobarreiro.pt/dossier2/dossier_a.asp?idtema=25

    http://www.jornaldobarreiro.com.pt/?lop=n_artigo&op=1679091c5a880faf6fb5e6087eb1b2dc&id=494c08f7a144d3cc4cfa661ed1244039


    Avanço com algumas declarações retiradas desses links (que aqui reproduzo sem qualquer rigor cronológico certo de que quem o queira fazer tem neles os meios suficientes para o fazer):

    “(...) DB - Fala-se na viabilização do D. Manuel de Mello como salvação do clube, é verdade?
    P.P. - O presidente Manuel Lopes entregou pessoalmente no final de Dezembro um pedido de viabilidade de construção para a zona do estádio D. Manuel de Mello, devidamente enquadrado nos parâmetros definidos pelo Plano Director Municipal. Só uma rápida viabilização desse projecto poderá garantir o futuro do clube. Sem falsos dramatismos e encarando a realidade de frente, assumimos que, para o F. C. Barreirense, esta é uma questão de vida ou de morte que poderá recolocar o clube ao nível do seu grande historial ou, caso contrário, pôr em causa o seu futuro de forma irremediável.(...)”

    “(...)Em Dezembro, do ano passado, o presidente alvi-rubro entregou um pedido de viabilidade de construção para a zona do estádio do clube e aguarda agora “a resposta oficial”. Segundo Manuel Lopes, depois da autarquia analisar o processo e decidir sobre o mesmo, o Barreirense vai ter de “encontrar comprador” para o D. Manuel de Mello. “Interessava ao clube que a situação pudesse ser resolvida para começar a encaminhar as coisas”, revela o dirigente.

    “Politicamente”, o vereador do Planeamento, Ordenamento do Território e Gestão Urbanística, Luís Cerqueira, afirma que "em princípio, é possível construir” naquele espaço. No entanto, o autarca referiu ao Diário do Barreiro que “a Câmara há-de responder tecnicamente”.
    A resposta da autarquia pode demorar ainda algum tempo, uma vez que, segundo Luís Cerqueira, com o projecto do clube surgiu também “necessidade de reavaliar um nó” que permitirá o acesso ao Campo das Cordoarias e à zona do campo do Barreirense. De acordo com o vereador, caso o clube de Manuel Lopes informe a autarquia que “tem urgência nesta resposta”, a decisão será tomada “apenas com base no Plano Director Municipal, deixando todas as questões funcionais ligadas ao nó, para a fase de projecto de construção”. Contudo, a Câmara ainda não recebeu essa indicação por parte do clube.
    (...)O Futebol Clube Barreirense está a “desenvolver um projecto” que consiste na implantação de “dois campos de jogos”. (...). No entanto, o responsável máximo do clube lembra que, para este projecto se tornar uma realidade, “é necessário fazer o negócio da venda” do Estádio D. Manuel de Mello.”(...)
    “(...)A Câmara do Barreiro deu, esta semana, o sim que viabiliza o projecto do Barreirense para o terreno do Estádio D. Manuel de Mello. O estádio do clube alvi-rubro está agora à venda.
    O Barreirense havia apresentado, em Dezembro último, o pedido de viabilidade de construção para a zona do estádio do clube, apenas aguardava uma resposta da autarquia. Esta surgiu em sessão privada e com o consenso de todas a forças políticas.
    (...)
    O projecto imobiliário para o D. Manuel de Mello envolve um valor comercial que ultrapassa os 5 milhões de euros, o que não invalida que possa existir uma subida de valores. Manuel Lopes espera vender o terreno do D. Manuel de Mello pela "melhor oferta".
    Assim, o Barreirense vê muitos dos seus problemas financeiros a serem resolvidos e pode pensar em outros voos já na presente época.
    11/03/2005(...)”

    “(...)A direcção do FC Barreirense vai, no dia 23 de Maio, apresentar novas propostas relativas ao seu complexo desportivo, em mais uma assembleia geral, que dará continuidade àquilo que foi dado a conhecer há cerca de um mês, com a apresentação do anteprojecto do Complexo Desportivo.
    Após o surgimento da proposta relativa à venda de parte dos terrenos da Verderena, desta vez, a convocatória do Barreirense remete para a existência de garantias relativas à compra do terreno em Palhais, onde surgiu a hipótese de avançar com o projecto de infra-estruturas do clube. Os sócios vão assim ter que se pronunciar sobre o assunto, o que equivale a dizer que vão ter que autorizar a direcção a comprar o terreno em Palhais, ao mesmo tempo que autorizar a celebração de contrato de urbanização com a empresa que doou os terrenos da Verderena.
    Quanto ao D. Manuel de Mello, vão ser estudadas eventuais propostas, bem como autorizar a direcção presidida por Manuel Lopes no sentido da venda de parcelas de terreno, onde está actualmente o histórico campo de jogos do clube.(...)”

    “(...)O dirigente alvi-rubro referiu também que o acordo deverá envolver a Câmara Municipal do Barreiro, para que esta actue “em beneficio dos dois clubes”.
    Faustino Mestre, presidente do Grupo Desportivo Fabril, revelou ao Diário do Barreiro que “já houve contactos” entre os dois emblemas, contudo, referiu também, que “neste momento não há conversações”.
    O responsável máximo do Fabril afirma manter “excelentes relações” com o presidente do emblema alvi-rubro, Manuel Lopes, no entanto, considera-se prejudicado sempre que se “senta à mesa com a Câmara e o Barreirense”.(...)”

    “(...)Segundo Paulo Pardana, “o dinheiro da venda do Estádio D. Manuel de Mello não é para gastar tudo em equipas ou para o Barreirense ser campeão disto ou daquilo”. O vice-presidente do Barreirense adianta que o clube vai receber “uma parte do pagamento em infra-estrutura construída” nos terrenos do actual campo. De acordo com Paulo Pardana, o objectivo é “gerar rentabilidade nessas infra-estruturas”, para substituir “aquela que o clube perdeu com o Bingo”.(...)”


    (continua)

     
  • At 25 março, 2007 16:48, Blogger Zé do Barreiro said…

    Amigos,

    Mas que extraordinário debate/ troca de impressões está a decorrer aqui !!!

    Simplesmente extraordinário.

    Só vim aqui, agora, para vos dizer que só poderei vir à Net a partir das 19:00 horas, no entanto poderão continuar a redigir os v/ comentários que eu depois publico, ok ?

    Então, até já.

    Grande abraço para todos,

    Zé.

     
  • At 25 março, 2007 16:58, Anonymous Anónimo said…

    ( continuação )

    “(...)A Associação de Comércio e Serviços do Barreiro e Moita está apreensiva em relação à construção de uma nova área comercial no Campo das Cordoarias. Faustino Reis, presidente da associação, lamenta o facto de a Câmara não o ter colocado a par deste projecto e adianta que só tomou conhecimento através da comunicação social. (...)
    De acordo com a associação, se a urbanização criar uma série de serviços “então vai vitalizar o comércio mais próximo”, mas “se for implantada uma grande superfície comercial com lojas âncora, o comercio tradicional vai ser prejudicado claramente”.

    No que diz respeito à dimensão das lojas, Faustino Reis garantiu que está reticente, uma vez que o vereador Luís Cerqueira disse a alguns jornais que a maior parte iria ser de pequena e média dimensão. Faustino Reis afirmou que pretende “saber o que vai ser a menor parte”.

    “Pelas notícias tudo leva a crer que vai haver uma grande superfice e lojas âncoras e isso preocupa a associação”, explica.

    A existência de restaurantes dentro da nova área comercial é outra preocupação da associação. O tipo de estabelecimentos de restauração, que habitualmente funcionam em centros comerciais, “vai criar desemprego”, pois “não há empregados de mesa, são as pessoas que levam os tabuleiros e escolhem uma mesa”. O presidente adianta ainda que isso vai “gerar uma crise de clientes nos restaurantes da zona, provocando ainda mais desemprego e custos para a Segurança Social”.”(...)

    “(...) As alterações que constam no segundo projecto do Campo das Cordoarias e a possível morte do comércio tradicional foram os principais motivos que levaram o PSD e a CDU a absterem-se na votação da proposta de desenho urbano do empreendimento, em reunião de câmara.
    Mendes Costa, vereador do PSD, explicou que a abstenção se deveu ao facto “de não ter havido uma discussão pública do plano de pormenor” e que, por isso, não existe um parecer jurídico no projecto. Como tal, o PSD considera esta situação uma ilegalidade.
    Para os sociais-democratas, o “excesso de zonas comerciais vai prejudicar o comércio tradicional”, ao contrário do que foi expresso pelo presidente da Câmara Municipal do Barreiro, Emídio Xavier, que acredita na revitalização do centro do Barreiro.
    O vereador adiantou que o promotor da obra propõe-se a pagar vias e outras infra-estruturas “que não sabe se servem”.
    No que diz respeito ao futuro parque de estacionamento, Mendes Costa explicou que não foram definidas taxas, uma vez que a gestão não vai ser da câmara. Contudo, não sabe “se vai estar de acordo com a bolsa de todos”. Acrescentou ainda que houve um aumento da área a construir, sem nenhuma contrapartida para a câmara.
    (...)
    Luís Piçarra, líder da CDU, garantiu que a abstenção se deveu às alterações do segundo projecto, em que houve um crescimento absurdo de 8 mil metros quadrados, passando para um total 26 mil metros quadrados.
    A CDU mostra-se reticente devido à “política de preços e concorrência”. Porém, Luís Piçarra explicou que “o voto não foi contra, porque o Barreiro tem que desenvolver-se, mas não pode aniquilar o que já existe”.
    (...)
    É de salientar que este projecto já constava do Plano Director Municipal do Barreiro de 1993, mas actualmente o “espaço tem 8 mil metros de construção a mais, concentrados todos na mesma zona”, explicou Luís Cerqueira, vereador do Planeamento, Ordenamento do Território e Gestão Urbanística, acrescentando que “o espaço era pequeno para atrair os promotores”, que normalmente são geradores de emprego e economia. “O negócio para algumas empresas só começa a partir dos 18 ou 10 mil metros quadrados”, sendo esta a principal razão do aumento da área de construção no segundo projecto.
    2004/01/13(...)”

    “(...)A solução de Estudo Urbanístico para o Campo das Cordoarias, sito na rua Stara Zagora, em pleno centro do Barreiro, foi motivo de debate público, no dia 26 de Dezembro, na Biblioteca Municipal, numa acção promovida pelos deputados municipais do PSD. Amílcar Romano, vereador da Cultura e Educação na autarquia barreirense, interveio na defesa da globalização do comércio, no centro da cidade. Houve ainda lugar para a especulação de empresas de “franshising”, com possíveis interesses de investimento.
    (...)
    A concelhia do PSD do Barreiro não defende a aprovação de uma solução que englobe uma área total de construção na ordem dos quatro hectares, com 2198 lugares de estacionamento, onde apenas 84 são de superfície e 305 para habitantes, num total de mais de 26 mil metros quadrados destinados a áreas comerciais, incluindo o mercado municipal que fará a junção dos actuais mercados 1º de Maio e 25 de Abril, num espaço com 2.100 metros quadrados e perto de 8 mil metros quadrados destinados a equipamentos.
    A opção deverá passar antes pelo projecto que remonta ao ano de 1993, onde a área total de construção ia pouco mais além dos seis hectares de construção. Seriam assim edificados perto de 550 fogos em 30 mil metros quadrados, 672 lugares de estacionamento, estando oito mil metros quadrados destinados ao comércio e aproximadamente quadro mil metros quadrados com vista a equipamentos, onde se inclui o mercado municipal que ocuparia uma área de 2100 metros quadrados.
    (...) “acima da capitação do Plano Director Municipal (PDM), em vigor”. Daí as acusações que os social democratas consideram pertinentes, uma vez que o estudo afecta o Futebol Clube Barreirense, a Quimiparque e pequenos lojistas.
    (...)
    A assistir ao debate esteve o vereador Amícar Romano que, depois da sua intervenção foi acusado de ter perdido uma oportunidade pública no esclarecimento de todo este processo. O vereador socialista valorizou a “centralização do comércio no coração da cidade” e justificou as acusações de ilegalidades na execução deste projecto com o cumprimento do PDM, onde “se define a sua legalidade”. Não faltaram as críticas tecidas ao actual Governo de coligação PSD/CDS-PP, que “nada faz na correcção do mal que o comércio local sofre”, incluindo o do Barreiro.
    Amílcar Romano ripostou a delação que os promotores do debate “deixaram em dúvida de aproveitamento da autarquia” neste processo, aferindo que o vereador Mendes Costa, eleito pelo PSD, “debateu todo este projecto, na mesma mesa, com o edil, não tendo suscitado nenhuma dúvida” que questionasse a sua legitimidade. Esta é, na sua análise, o resultado da “mudança de opinião, de dois em dois meses” do partido laranja, acrescentado que “é bom que se peça o referendo”.
    (...)
    No que se refere à zona da Quimiparque, o vereador adiantou que em “qualquer audição que se faça, tem que ser pensada, não como uma ilha”, mas como a possibilidade do Barreiro evoluir. A sua opinião sobre a esfera habitacional que irá nascer na rua Stara Zagora faz parte de um projecto “bonito que já merecia um placard a anunciar”.
    (...)
    Do lado do Bloco de Esquerda, Humberto Candeias afirmou que o “PSD pode não estar a ser consequente nalgumas das suas afirmações”, mas concordou que esta solução irá matar o comércio tradicional, terminando a sua intervenção pela justaposição de forças com o intuito de “marcar o referendo”.
    (...)
    A terminar a sessão, houve ainda quem usasse da palavra para defender a posição dos vendedores do mercado 1º de Maio. “Nós não temos medo de um Centro Comercial, temos sim das estratégias praticadas pelos Hipermercados”, sublinhou João Candeias, fundamentando as subidas e descidas de preços de alguns bens alimentares, alternadas com os dias da semana, para aumentar as vendas ou a oportunidade de especulação de mercado, por “franshisados”, interessados em investir num espaço sem previsões para as datas de construção e abertura ao público.
    2004/02/27”(...)

    “(...)
    A Associação do Comércio, Indústria e Serviços do Barreiro e Moita (ACISBM)(...) sugere à autarquia barreirense que não viabilize, por exemplo, espaços com áreas suficientemente amplas que permitam a construção de um supermercado de grandes dimensões, entre 1.000 e 6.000 metros quadrados e esclareça as modalidades de utilização do parque de estacionamento de 1.800 lugares previsto no projecto.
    A associação defende que "a Câmara não pode decidir aprovar um projecto baseado apenas na sua arquitectura, mas considerar também todas as implicações negativas que ele pode conter para os munícipes, utentes, ou trabalhadores que exerçam a sua actividade no centro da cidade". De acordo com a ACISBM, é dever do poder local negociar com os proprietários do empreendimento, no sentido de conseguir estacionamento gratuito para todos os que se desloquem ao centro da cidade, beneficiando simultaneamente o comércio tradicional, bancos, finanças e outros serviços existentes na zona.
    O documento refere ainda que no parque camarário previsto para a superfície, deveria a Câmara negociar cartões de acesso grátis ou a um preço simbólico para os moradores, trabalhadores e empresários que exerçam a sua actividade no centro da cidade.



    2004/04/13(...)”

    “(...) O projecto de urbanização do Campo das Cordoarias já foi aprovado em sessão de Câmara. Joaquim Matias, vereador do PCP, afirma que o partido se absteve devido à falta de “um estudo de impacto da construção no comércio e no trânsito”. Quanto ao PSD, o vereador Mendes Costa afirma que votou contra, pois “o projecto não foi aprovado em Plano de Pormenor”.
    Joaquim Matias refere que nada tem “contra aquela urbanização”, no entanto, o partido manifestou “dúvidas e sérias reservas quanto ao aumento da área comercial, sem a realização de um estudo de impacto no trânsito no comércio local”. “É um salto no escuro, para não dizer uma inconsciência completa colocar aquela construção no centro do Barreiro sem saber o que vai acontecer ao comércio que cá existe”, defende. Joaquim Matias defende ainda que os estudos seriam “indispensáveis para a tranquilidade e garantia do futuro da nossa terra”.
    Mendes Costa, vereador do PSD, defende que o projecto deveria ter sido submetido a um Plano de Pormenor. “Votei contra, porque o projecto não está de acordo com o Plano Director Municipal (PDM)”, argumentou. De acordo com o vereador das Obras Municipais, o PDM ainda em vigor determina a existência de um Plano de Pormenor, o que acabou por não ser feito.
    “Concordamos com o alargamento do Barreiro, não concordamos é que ele se faça com o abandono das áreas já existentes”, defende Joaquim Matias. O vereador considera que “o Barreiro velho está mais abandonado, porque não se estuda o impacto de novas zonas comerciais na zona comercial existente”.
    “As questões do parqueamento estavam muito mal definidas”, defende o vereador Mendes Costa. De acordo com Joaquim Matias, “a urbanização foi apresentada à Câmara com 31 lugares públicos de estacionamento”. O partido acabou por propor, tendo sido aceite, que os 1315 lugares subterrâneos fossem também públicos.
    A construção da urbanização foi aprovada durante a sessão de Câmara do dia 10 de Novembro. O empreendimento deverá criar perto de 1200 postos de trabalho directos. O investimento para a construção ronda os 5 milhões e 490 mil euros. Para a instalação do Mercado Municipal estão reservados 2500 metros quadrados e este vai ser integrado numa zona comercial.
    2004/11/13(...)”


    ( e continua )

     
  • At 25 março, 2007 17:29, Anonymous Anónimo said…

    ( continuando)

    “(...)As obras do projecto de urbanização do Campo das Cordoarias devem arrancar depois das empresas responsáveis pelos trabalhos apresentarem garantias bancárias à Câmara Municipal do Barreiro. Luís Cerqueira, vereador do Planeamento, Ordenamento do Território e Gestão Urbanística, afirmou ao Diário do Barreiro que “contra essas garantias bancárias a Câmara emitirá o consequente alvará que lhes permite o início das obras”.
    Segundo o vereador da autarquia barreirense, as empresas já informaram que “estão em condições de apresentar” os documentos exigidos. Luís Cerqueira referiu ao Diário do Barreiro que após a entrega das garantias bancárias, apenas será precisa “uma semana para tramitações dentro da Câmara Municipal”.
    O autarca adiantou ainda que “o promotor tem já uma autorização da Câmara, para iniciar, quando entender, a delimitação do espaço e o início da construção do estaleiro”.
    (...)
    De acordo com Luís Cerqueira, o empreendimento vai provocar uma “revolução na rede de esgotos do Barreiro”. “Vão ser construídos um conjunto de emissários e caixas que vão criar uma capacidade nas infra-estruturas de saneamento que, com isso, irão acabar os problemas que existem hoje no cruzamento da Avenida Alfredo da Silva com a Rua Miguel Bombarda”, explica o responsável.
    (...)
    As novas infra-estruturas vão passar pelo território da Quimiparque, o que evita, como referiu o vereador do Planeamento, Ordenamento do Território e Gestão Urbanística, “fazer grandes obras nas ruas estreitas do Barreiro Velho”. Luís Cerqueira adiantou que a realização de obras naquela zona da cidade poderia decorrer com “maiores dificuldade técnicas” e até colocar “eventualmente, alguns riscos para as próprias construções”. No entanto, o autarca sublinha que o “Barreiro Velho poderá precisar de obras, mas apenas para satisfazer as suas necessidades”.
    Convém recordar que a urbanização do Campo das Cordoarias vai localizar-se na Rua Stara Zagora, junto ao Campo D. Manuel de Mello. Este investimento vai ser superior a cinco milhões de euros e vai ter um espaço reservado à instalação do Mercado Municipal, integrado numa moderna zona comercial.
    2005/02/22(...)”

    “(...)No passado dia 19 de Setembro, pelas 15h00, a AM Development apresentou publicamente o projecto do Forum Barreiro, no Auditório Municipal Augusto Cabrita. A cerimónia foi presidida pelo director-geral da AM Development para o Sul da Europa, Benno Van Veggel; pelo presidente da Câmara Municipal do Barreiro (CMB), Emídio Xavier, e pela arquitecta da Broadway Malyan, Margarida Caldeira.(...)Benno Van Veggel destacou o interesse que o presidente da Câmara do Barreiro, Emídio Xavier, manifestou desde o início para com este projecto e frisou que “a única forma de dinamizar o centro do barreiro é de facto a criação de um centro comercial que respeite a cultura, a história e o património da cidade”. Salientada foi também a mistura da urbanização com um centro comercial, uma vez que “dá vida à cidade 24 horas por dia”. Benno Van Veggel adiantou que “este é um projecto viável, que tem as dimensões certas para o local e que respeita o meio ambiente e a cultura local”.
    Benno Van Veggel apresentou ainda alguns exemplos da larga experiência, a nível europeu, que a empresa que representa exerce em termos de implementação e construção de centros comerciais de centro da cidade, tais como, em Portugal, o Forum Barreiro, os Armazéns do Chiado e o recentemente inaugurado Forum Viseu.
    (...)O edifício do Forum Barreiro vai implicar a construção de uma rotunda e de um edifício habitacional em torno da mesma junto à Rua Dr. Miguel Bombarda, por onde circulará um fluxo viário de sentido obrigatório. O projecto vai assim envolver um novo acesso ao centro da cidade. Como explicou a arquitecta Margarida Caldeira, “a Broadway Malyan pretende construir um edifício com uma imagem de prestígio, baseada em princípios de simplicidade formal e volumétrica”.
    A empresa projectou dois pisos acima do solo e caves para parques de estacionamento e para as áreas de serviços e abastecimentos às lojas. Vão existir dois parques de estacionamento, um para a área habitacional e outro para a área comercial, ambos com entradas directas e devidamente separadas. (...)O presidente da CMB, Emídio Xavier, frisou que o Forum Barreiro “resultou de muitos meses de amadurecimento e que, esta necessária mas difícil passagem, decorreu durante quase quatro anos”. “O facto de estar hoje aqui é a certeza de acreditar neste projecto e valeu a pena esperar para estar aqui, pois esta decisão que parecia difícil é hoje a correcta”, salientou Emídio Xavier. Afirmado ficou que este projecto a implementar será uma solução não só para o declínio do comércio local, implicando um renascimento de toda a cidade a nível comercial, como para empregar muitos barreirenses e resolver o problema da falta de parques de estacionamento na cidade.
    “É fundamental criar um local âncora com uma estratégia do Barreiro virada para a requalificação do comércio e da cidade e existem condições para permitir que um equipamento destes tenha sustentabilidade”, frisou o presidente da CMB. “Num investimento de muitos milhões de euros, o saldo desta tarefa é profundamente positivo porque vai fixar ao Barreiro os barreirenses no seu tempo livre, atraindo os mais jovens e marcando o diálogo profundo que caracteriza o Barreiro”, afirmou Emídio Xavier. Provado ficou que este é um projecto de referência no concelho e na Área Metropolitana de Lisboa.
    Questionado sobre outro tipo de projectos envolvidos, o presidente da CMB, Emídio Xavier, revelou que “não está nada previsto que venha a relacionar o Estádio do Barreirense a este projecto, mas sendo este um projecto que visa dinamizar toda a zona da Avenida Alfredo da Silva, o Estádio do Barreirense não deverá ficar permeável a tudo isto”.
    A construção do Forum Barreiro
    A licença comercial para a contrução do Forum Barreiro já foi atribuída em Março deste ano, pela Direcção Regional da Economia de Lisboa e Vale do Tejo, encontrando-se em fase de projecto e licenciamento na autarquia. Este projecto de requalificação do Barreiro envolve um investimento de aproximadamente 55 milhões de euros e vai permitir criar três mil postos de trabalho, mil dos quais directamente no local.
    O arranque das obras do Forum Barreiro deverá iniciar-se em Novembro do corrente ano, estando já o seu alvará aprovado. O centro comercial levará 25 meses a estar construido,pois as datas limites da construção deste projecto estão apontadas para finais de 2007, mais propriamente Setembro ou Outubro.
    Adiantado ficou que o centro comercial abrangerá uma galeria comercial, no sentido Nascente-Poente, com lojas de ambos os lados e acessos aos pisos superiores. A praça central dará lugar ao mercado municipal e a um espaço urbano de passeio. Todos os pisos do edifício vão beneficiar de iluminação natural.


    20-09-2005 (...)


    Com isto chegamos às vésperas das eleições de 2005


    ( Vai continuar )

     
  • At 25 março, 2007 19:48, Blogger Zé do Barreiro said…

    Caro Amigo,

    Esperamos que, depois de transcrever “ipsis verbis” o “dossier” do Diário do Barreiro, nos faça chegar a sua opinião sobre este relambório, isto é, que retire as suas conclusões/ opiniões sobre todos esses textos.

    Sabemos que o Amigo irá satisfazer este nosso pedido.

    É só para todos sabermos – os Barreirenses - o que pensa de tudo isto …

    Ficamos à espera.

    Um abraço,

    Zé.

     
  • At 25 março, 2007 20:10, Anonymous Anónimo said…

    Zé, o que eu penso provavelmente pouco importa.

    Já afastou o obstáculo que mencionei da sua mente?

     
  • At 25 março, 2007 22:22, Blogger Zé do Barreiro said…

    Se entende que aquilo que pensa pouco importa, será a sua opinião, que discordo.

    Pessoalmente gostaria que postasse aqui a sua opinião sobre o relambório que transcreveu.

    Aliás - e continuando eu a queimar as pestanas – depois de ler os “dossiers” do Diário do Barreiro que transcreveu aqui no Blog, ainda ficaram mais reforçadas as minhas apreensões sobre o estacionamento do futuro Fórum Barreiro.

    Em quê ? Porquê ? Perguntará.

    Olhe, verifiquei que no tempo do Xavier ter sido Presidente da Câmara – ver as datas dos artigos dos “dossiers” – aparecem as seguintes referências ao estacionamento:

    1. A concelhia do PSD do Barreiro não defende a aprovação de uma solução que englobe uma área total de construção na ordem dos quatro hectares, COM 2.198 LUGARES DE ESTACIONAMENTO, onde apenas 84 são de superfície e 305 para habitantes …

    2. A Associação do Comércio, Indústria e Serviços do Barreiro e Moita (ACISBM) (…) (…) esclareça as modalidades de utilização DO PARQUE DE ESTACIONAMENTO DE 1.800 LUGARES previsto no projecto.

    3. De acordo com Joaquim Matias, “a urbanização foi apresentada à Câmara com 31 lugares públicos de estacionamento”. O partido – PCP - acabou por propor, tendo sido aceite, QUE OS 1.315 LUGARES DE ESTACIONAMENTO SUBTERRÂNEOS FOSSEM TAMBÉM PÚBLICOS.

    Verifica-se que no tempo do Xavier os lugares de estacionamento vão de 1.315 a 2.198, passando por 1.800. Actualmente são de 600/ 700/ 300 lugares.

    Quem pode explicar isto ? O meu Amigo, último “Anónimo”, poderá dar alguma ajuda ?

    Até àmanhã,

    Zé.

    PS: Pronto, reconheço – e aceito – que o meu Amigo não é o Bruno Vitorino. Podemos, assim, continuar o debate ?

     
  • At 26 março, 2007 08:28, Anonymous Anónimo said…

    Antes de andarem a tentar descobrir os lugares de estacionamento deveriam andar a procura de resolver o problema, que mais uma vez este concelho "desgraçado" e tão mal tratadio pelos governos centrais e seua apaniguados, que é a GREVE DE 6 (SEIS) dias que vamos enfrentar nos barcos. Mais uma vez meia dúzia de gajos e com a cobertura da Administração da SOFLUSA vão desgraçar mais a população. Este nosso Barreiro já está como está agora com mais este problema qualquer dia os barcos andam vazios. E o que faz a administração,nomeada pelo PS, aluga autocarros (foi assim que Abílio Rodrigues arranjou uma fortuna) para darb de comer a quem? Com o dinheiro que já pagaram no aluguer de autocarros não se teriam já formado mais 5 ou 10 novos maquinistas? E andam vocês a contar os lugares de estacionamento? Será que o administrador Pintasilgo andam com vocês? Isto é que é um grave problema!!!

     
  • At 27 março, 2007 00:34, Anonymous Anónimo said…

    Uma vez que já o removeu da sua mente seria pedir demais que fizesse reflectir tal postura no post?
    Se não o fizer ainda vão dizer, no futuro, que o Zé usa estratégias de captação de audiências semelhantes às das têvês privadas ou mesmo dos tablóides...



    Pondere neste meu pedido/condição



    Ed Gancho

     
  • At 27 março, 2007 09:14, Blogger Zé do Barreiro said…

    “Ed Gancho”,

    Quer-me parecer que o meu amigo está é a esquivar-se de postar aqui as suas opiniões/conclusões sobre o relambório dos “Dossiers” do Diário do Barreiro” - que transcreveu na totalidade - sobre o Fórum Barreiro …

    Estou certo ou estou errado ?

    De qq forma, hoje ainda, irei postar novo Post sobre essa matéria, onde poderá e deverá emitir TUDO o que se oferecer re-trancrever, comentar e opinar.

    Será isso que realmente é importante fazer sobre o assunto. Gostaria de poder contar consigo nesta “peleja”.

    Um bom dia para si,

    Zé.

     
  • At 27 março, 2007 10:53, Anonymous Anónimo said…

    Ó Amigo Zé:

    O que é que o Amigo Zé a respeito da nova greve que vamos enfrentar?

    "Justiceiro"

     
  • At 27 março, 2007 12:49, Anonymous Anónimo said…

    Grande preocupação do Ed Gancho para o desmentido.
    Até parece ser mais importante do que a matéria a que se propôem a discutir.
    Não deixa de ser curioso e engraçado;
    Não acham?......
    Como se diz na minha terra, "é mais fácil apanhar um mentiroso que um coxo".
    Será que o Ed Gancho (Pirata) também será coxo?.
    Para reflexão, Zé.

    O Traquinas

     
  • At 27 março, 2007 14:39, Blogger Zé do Barreiro said…

    “Justiceiro”,

    O que eu penso a respeito da nova greve da Soflusa é muito simples:

    Alguém escreveu, aqui, ontem, este comentário «“ … E o que faz a administração, nomeada pelo PS, aluga autocarros (foi assim que Abílio Rodrigues arranjou uma fortuna) para dar de comer a quem? Com o dinheiro que já pagaram no aluguer de autocarros não se teriam já formado mais 5 ou 10 novos maquinistas.”»

    A verdade é que, com o dinheiro dos custos com o aluguer dos transportes alternativos dispendido e, também, com o dinheiro que a Empresa já poupou com o não pagamento dos salários dos trabalhadores grevistas, talvez já fosse suficiente – e até sobrasse – para resolver os problemas, devido aos quais os trabalhadores estão a fazer greve.

    É simplesmente isto aquilo que penso, Amigo “Justiceiro”.

    No entanto, compreenderá que não faço parte da Administração da Soflusa …


    “ O Traquinas”,

    Sem pretender estar a defender o “ Ed Gancho”,coisa que jamais farei e nem ele precisa, pretendo dizer que acabo de ter conhecimento de algo que me faz compreender, de certa forma, o seu procedimento …

    Mais não posso – nem devo – acrescentar, por agora.

    Saudações para os três ( “Ed Gancho” incluído, obviamente )

    Zé.

     

Enviar um comentário

<< Home

 

Estadisticas Gratis free hit counter
free hit counter

Get Your Sign

free counter