PONTE CHELAS / BARREIRO – HÁ CERTAS COISAS QUE ME DÃO UMA VONTADE DE RIR QUE NÃO IMAGINAM …
Tenho o maior prazer em dedicar este Post ao Amigo “ Justiceiro “ e a todos os “Justiceiros” que acreditaram, acreditam, apoiam e apoiaram cá o Zé na “batalha” que travou em como a Ponte Chelas - Barreiro terá as valências/componentes Ferroviária e Rodoviária simultaneamente.
Não o dizemos hoje, não o dissemos ontem. Redigimos quatro – QUATRO – artigos neste Blog sobre essa matéria, os quais poderão ser consultados a qualquer momento por quem pretender confirmar a veracidade das nossas palavras.
Isto numa altura em que, do próprio Governo, vinham informações em como a componente Rodoviária era claramente descartada da Ponte Chelas – Barreiro.
O que indignou, inclusive, certos sectores políticos e intelectuais da Sociedade do Barreiro, como todos bem saberão.
Bom, sobre este importantíssimo assunto para a nossa terra, vamos apresentar uma resenha dos últimos acontecimentos tendo como protagonistas personalidades da mais alta hierarquia do Estado, que se pronunciaram nos últimos dias sobre a Terceira Travessia do Tejo.
Assim, no espaço de menos de uma semana, a Senhora Secretária de Estado dos Transportes – Engª Ana Paula Vitorino - afirmou que o Governo continua a avaliar a possibilidade de incluir a travessia rodoviária na nova ponte sobre o Tejo mas para já, para além das questões sócio-ambientais, subsistem problemas jurídicos – relacionados com a Lusoponte - estando o Governo à espera de um parecer da Procuradoria-Geral da República.
Também afirmou, num debate realizado no dia 06 de Março pf, na Sociedade de Geografia de Lisboa, que existe uma clausula no contrato com a Lusoponte que contempla uma eventual compensação financeira à empresa, caso a Terceira Travessia do Tejo (TTT) tenha o modo rodoviário.
Ora, este terá de ser, também, um ponto a ter em conta na análise da componente financeira do projecto da travessia, que ligará Chelas ao Barreiro.
Até ao final do mês, o Governo irá decidir se a futura ponte será mista ou apenas Ferroviária. Os estudos realizados concluíram, com base em análise multicritério, como vantajosa a consideração do modo rodoviário.
No entanto, esta conclusão foi determinada fundamentalmente pela componente financeira, já que em todos os restantes critérios técnicos e ambientais as soluções incorporando o modo rodoviário foram sempre pior pontuadas, disse ainda a Engª Ana Paula Vitorino.
Igualmente até ao final deste mês, será decidida a localização da futura estação ferroviária de alta velocidade em Lisboa, estando em estudo duas hipóteses Chelas/ Olaias ou Gare do Oriente.
Sabendo-se já que, se a decisão do Governo for no sentido da Ponte contemplar as duas componentes em simultâneo, a localização da Estação será na hipótese Chelas/Olaias.
Também se sabe que 500 milhões de euros é quanto custa a inclusão da valência rodoviária. Se a opção do Governo for nesse sentido, o custo total do empreendimento ascenderá a 1,700 mil milhões de euros.
Portanto nada mais resta ao Governo que avançar com a candidatura aos fundos comunitários a fim da componente Rodoviária poder vir a ser contemplada na T.T.T., desde já.
Podemos adiantar que temos conhecimento que esse processo de candidatura aos fundos comunitários, está numa fase bastante adiantada.
Somente nos resta aguardar pelo final do mês de Março.
Já falta muito pouco …
Grande fim de semana para todos os Barreirenses.
Zé do Barreiro.
Não o dizemos hoje, não o dissemos ontem. Redigimos quatro – QUATRO – artigos neste Blog sobre essa matéria, os quais poderão ser consultados a qualquer momento por quem pretender confirmar a veracidade das nossas palavras.
Isto numa altura em que, do próprio Governo, vinham informações em como a componente Rodoviária era claramente descartada da Ponte Chelas – Barreiro.
O que indignou, inclusive, certos sectores políticos e intelectuais da Sociedade do Barreiro, como todos bem saberão.
Bom, sobre este importantíssimo assunto para a nossa terra, vamos apresentar uma resenha dos últimos acontecimentos tendo como protagonistas personalidades da mais alta hierarquia do Estado, que se pronunciaram nos últimos dias sobre a Terceira Travessia do Tejo.
Assim, no espaço de menos de uma semana, a Senhora Secretária de Estado dos Transportes – Engª Ana Paula Vitorino - afirmou que o Governo continua a avaliar a possibilidade de incluir a travessia rodoviária na nova ponte sobre o Tejo mas para já, para além das questões sócio-ambientais, subsistem problemas jurídicos – relacionados com a Lusoponte - estando o Governo à espera de um parecer da Procuradoria-Geral da República.
Também afirmou, num debate realizado no dia 06 de Março pf, na Sociedade de Geografia de Lisboa, que existe uma clausula no contrato com a Lusoponte que contempla uma eventual compensação financeira à empresa, caso a Terceira Travessia do Tejo (TTT) tenha o modo rodoviário.
Ora, este terá de ser, também, um ponto a ter em conta na análise da componente financeira do projecto da travessia, que ligará Chelas ao Barreiro.
Até ao final do mês, o Governo irá decidir se a futura ponte será mista ou apenas Ferroviária. Os estudos realizados concluíram, com base em análise multicritério, como vantajosa a consideração do modo rodoviário.
No entanto, esta conclusão foi determinada fundamentalmente pela componente financeira, já que em todos os restantes critérios técnicos e ambientais as soluções incorporando o modo rodoviário foram sempre pior pontuadas, disse ainda a Engª Ana Paula Vitorino.
Igualmente até ao final deste mês, será decidida a localização da futura estação ferroviária de alta velocidade em Lisboa, estando em estudo duas hipóteses Chelas/ Olaias ou Gare do Oriente.
Sabendo-se já que, se a decisão do Governo for no sentido da Ponte contemplar as duas componentes em simultâneo, a localização da Estação será na hipótese Chelas/Olaias.
Também se sabe que 500 milhões de euros é quanto custa a inclusão da valência rodoviária. Se a opção do Governo for nesse sentido, o custo total do empreendimento ascenderá a 1,700 mil milhões de euros.
Portanto nada mais resta ao Governo que avançar com a candidatura aos fundos comunitários a fim da componente Rodoviária poder vir a ser contemplada na T.T.T., desde já.
Podemos adiantar que temos conhecimento que esse processo de candidatura aos fundos comunitários, está numa fase bastante adiantada.
Somente nos resta aguardar pelo final do mês de Março.
Já falta muito pouco …
Grande fim de semana para todos os Barreirenses.
Zé do Barreiro.
22 Comments:
At 11 março, 2007 14:17, Anónimo said…
"A Fertagus vai desenvolver, entre os dias 30 de Abril e 31 de Julho, uma magna operação que envolve a troca dos actuais passes de banda magnética pelos títulos “Lisboa Viva”, sem encargos para os titulares do cartão, e, por outro lado, a mudança das máquinas de validação dos títulos, alterações que envolveram um investimento de dois milhões de euros.
(...)
A Fertagus junta-se assim aos TST, CP, Soflusa e aos cinquentenários Transportes Colectivos do Barreiro, onde aquele título de transporte já é válido."
Diário do Barreiro-11/3/2007
At 11 março, 2007 14:33, Zé do Barreiro said…
Ah gandas T.C.B.s
Agora falta fazer o resto ...
Zé.
At 11 março, 2007 14:37, Anónimo said…
"Assim, no espaço de menos de uma semana, a Senhora Secretária de Estado dos Transportes – Engª Ana Paula Vitorino - afirmou que o Governo continua a avaliar a possibilidade de incluir a travessia rodoviária na nova ponte sobre o Tejo mas para já, para além das questões sócio-ambientais, subsistem problemas jurídicos – relacionados com a Lusoponte - estando o Governo à espera de um parecer da Procuradoria-Geral da República.
Também afirmou, num debate realizado no dia 06 de Março pf, na Sociedade de Geografia de Lisboa, que existe uma clausula no contrato com a Lusoponte que contempla uma eventual compensação financeira à empresa, caso a Terceira Travessia do Tejo (TTT) tenha o modo rodoviário."
E o papel do MST no meio disto?
At 11 março, 2007 14:53, Anónimo said…
Na tal Cidade de Duas Margens em que se pretende que o Tejo seja a principal "centralidade" vai nascer mais uma Ponte que, alicerçada no seu Leito, Lhe vai passar por Cima.
Com a promessa de deixar o Zé disfrutar o seu Domingo em Paz, cumpre ainda abrir mais uma frente, para além das duas anteriores.
Umas Farpazitas à minha maneira...
"Lá vai no Mar da Palha o Cacilheiro,
comboio de Lisboa sobre a água:
Cacilhas e Seixal, Montijo mais Barreiro.
Pouco Tejo, pouco Tejo e muita mágoa.
Na Ponte passam carros e turistas
iguais a todos que há no mundo inteiro,
mas, embora mais caras, a Ponte não tem vistas
como as dos peitoris do Cacilheiro.
Leva namorados, marujos,
soldados e trabalhadores,
e parte dum cais
que cheira a jornais,
morangos e flores.
Regressa contente,
levou muita gente
e nunca se cansa.
Parece um barquinho
lançado no Tejo
por uma criança.
Num carreirinho aberto pela espuma,
la vai o Cacilheiro, Tejo à solta,
e as ruas de Lisboa, sem ter pressa nenhuma,
tiraram um bilhete de ida e volta.
Alfama, Madragoa, Bairro Alto,
tu cá-tu lá num barco de brincar.
Metade de Lisboa à espera do asfalto,
e já meia saudade a navegar.
Leva namorados, marujos,
soldados e trabalhadores,
e parte dum cais
que cheira a jornais,
morangos e flores.
Regressa contente,
levou muita gente
e nunca se cansa.
Parece um barquinho
lançado no Tejo
por uma criança.
Se um dia o Cacilheiro for embora,
fica mais triste o coração da água,
e o povo de Lisboa dirá, como quem chora,
pouco Tejo, pouco Tejo e muita mágoa.
Letra: Ary dos Santos"
At 11 março, 2007 19:20, Zé do Barreiro said…
É pá, mas que belo poema para o João Pintasilgo colocar, emoldurado, na parede do seu gabinete lá na Transtejo … eh,eh,eh.
O Amigo conseguiu pôr cá o Zé com uma enorme boa disposição para o dia de amanhã, 2ª Feira. O que é obra !!!
Mande mais. Não se acanhe.
Zé.
At 11 março, 2007 19:23, Anónimo said…
OK!!
At 11 março, 2007 23:46, Anónimo said…
A Secretária de Estado dos Transportes participou num debate sobre a nova travessia do Tejo: Chelas-Barreiro, na Sociedade de Geografia de Lisboa.
Em baixo o link da sua apresentação:
http://www.portugal.gov.pt/NR/rdonlyres/135B9E13-AA2F-4F67-8201-C83BC3A1B786/0/Apres_TTT.pdf
E o discurso da Secretária de Estado dos Transportes:
http://www.portugal.gov.pt/Portal/PT/Governos/Governos_Constitucionais/GC17/Ministerios/MOPTC/Comunicacao/Intervencoes/20070306_MOPTC_Int_SET_TTT.htm
R.A.
At 12 março, 2007 11:44, Anónimo said…
Amigo Zé:
É impressionante a força que oo amigo dá aos Barreirenses. São pessoas como o amigo que nos faz acreditar num FUTURO bonito para a cidade que a gente tanto ama.
"justiceiro"
At 12 março, 2007 21:15, Zé do Barreiro said…
Amigos,
Para quem quiser saber - e ler - a Intervenção da Secretária de Estado dos Transportes no debate sobre a nova travessia do Tejo: Chelas-Barreiro, na Sociedade de Geografia de Lisboa, no dia 06 de Março de 2007, o link é o seguinte:
http://www.portugal.gov.pt/Portal/PT/Governos/
Governos_Constitucionais/GC17/Ministerios/MOPTC/
Comunicacao/Intervencoes/
20070306_MOPTC_Int_SET_TTT.htm
Aproveitem e se quiserem digam qq coisa.
Saudações,
Zé.
PS: Devido à extensão do link ( grande p´ra caramba ) provavelmente terão de o meter à mão, palavra por palavra.
At 14 março, 2007 20:24, Anónimo said…
Aleluia ! Parece que
as obras do FORUM BARREIRO começaram a sério!...
Depois da CMB ter emitido a licença, a obra começou!...
O Estaleiro está montado, e os camiões já levam areia...
Parece haver movimentos, para a zona do Rossio do Barreiro...
A inauguração está prevista para o mês de Setembro de 2008.
Deu Inicio a uma Revolução Urbanitica do Centro da Cidade...
De "Vila industrial" vamos dar inicio ao nascimento de Nova Cidade, uma Cidade Moderna...com arquitectura de qualidade...que vai permitir sua a expansão.
O Barreiro tem o primeiro empurrão para limpar a sua imagem...
Parece que o Barreiro entrou no novo Século...
R.A
At 14 março, 2007 22:59, Anónimo said…
Ora aí está uma causa fracturante!
At 16 março, 2007 12:08, Anónimo said…
Bom fim de semana para todos e que nova semana nos traga boas novidades para todos os que adoram esta nossa cidade (que tão massacrada tem sido)
"Justiceiro"
At 16 março, 2007 17:32, Anónimo said…
Queixinha da semana:
Então tivemos um fim de semana dedicado ao Barreiro por ocasião da mostra do Polis em Lisboa e apenas uma pessoa ( com P muito grande, na minha modesta opinião ) entende dar-lhe o relevo público que a coisa merece !!!
Querem lá ver qu'inda há mais lodo no Polis do que se pensava...
At 17 março, 2007 09:02, Zé do Barreiro said…
E quem é essa pessoa com o P muito grande ?
Como fez um bom trabalho, é imprescindível que seja divulgada, p´ra gente saber, né verdade ?
Ora bota lá, aqui, o nome da Pessoa.
Agradecemos,
Zé.
At 23 março, 2007 22:03, Anónimo said…
in "Diário de Noticias" de 23 Março de 2007:
"Estação do TGV deve ficar em Chelas
Ana Suspiro
A estação de comboio da linha de alta velocidade Lisboa/Porto deve ficar em Chelas/Olaias e não na Gare do Oriente. A posição foi defendida por Pompeu dos Santos, vice-presidente da associação internacional de estruturas e quadro do LNEC (Laboratório Nacional de Engenharia Civil) esta semana num debate na Sociedade de Geografia sobre um plano integrado para a rede de alta velocidade, novo aeroporto de Lisboa e terceira travessia.
As opções Chelas/Olaias e Gare do Oriente estão a ser estudadas pela RAVE - Rede de Alta Velocidade para a localização da futura estação do TGV na capital. O Governo quer anunciar a solução no final deste mês, na mesma data em que será tomada a decisão sobre a inclusão de um tabuleiro rodoviário na terceira travessia do Tejo.
Para Pompeu dos Santos, a Gare do Oriente levanta inconvenientes técnicos e de capacidade que desaconselham esta opção. Em causa estão a falta de espaço canal para acomodar duas vias duplas (tráfego suburbano em rede convencional e alta velocidade) para ligar a terceira travessia à Gare do Oriente. Esta limitação, acrescenta, tornaria o percurso entre a ponte e o terminal muito lento, o que poderia implicar que o comboio de alta velocidade com origem em Madrid tivesse de atravessar a ponte a uma velocidade muito elevada para compensar a perda de tempo até chegar à estação.
A área de Chelas/Olaias já estava destinada no Plano Director Municipal de Lisboa - em revisão há anos - para a estação de alta velocidade. Para Pompeu dos Santos, esta localização dispensaria um viaduto no vale de Chelas para duplicar a linha de cintura e a velocidade de circulação na ponte poderia ser de 150 quilómetros porque a estação ficaria logo à saída da terceira travessia. O único inconveniente seria a necessidade de construir um túnel com mais de seis quilómetros para trazer o TGV da entrada a norte, da zona do Trancão até Chelas.
A terceira travessia vai servir de porta de entrada do TGV de Madrid em Lisboa, mas também vai permitir fechar o anel ferroviário da Área Metropolitana de Lisboa a sul reduzindo o percurso até ao Pinhal Novo em mais de 20 quilómetros, o que permite um ganho potencial de tempo até 25 minutos. A ligação Entrecampos/Setúbal, que actualmente demora 55 minutos, poderá baixar para 25, para além de reduzir o percurso até ao Alentejo e Algarve e superar limitações de capacidade para o transporte de mercadorias na Ponte 25 de Abril, com ligação directa à plataforma logística do Poceirão.
Como pagar o investimento?
Pompeu dos Santos defendeu ainda que a nova travessia deverá ser também rodoviária, sobretudo porque será esta componente que irá gerar receitas para financiar o investimento, via operação de project finance, em que as portagens pagam os custos de construção ao longo de vários anos, semelhante à usada para a Ponte Vasco da Gama. O custo adicional diz ser na casa dos 20% em relação ao valor total do investimento. Os números do Governo apontam para um acréscimo de custos de 500 milhões de euros, cerca de 40% mais que o investimento só ferroviário de 1200 milhões de euros.
A construção da nova ponte arranca em 2010, estando a sua conclusão prevista em 2013, a tempo da ligação em TGV Lisboa/Madrid. "
R.A.
At 23 março, 2007 22:24, Zé do Barreiro said…
Pois … e se a localização da estação for em Chelas/Olaias … BINGO … A PONTE SERÁ RODO - FERROVIÁRIA !!!
( e não irei parar de rir com tanta asneirada que tenho lido em várias publicações redigidas por grandes “experts”, especialistas que dizem ser sobre esta matéria )
Zé.
At 23 março, 2007 23:25, Anónimo said…
Não se pode contactar o autor deste blogue por mail?
At 24 março, 2007 09:03, Zé do Barreiro said…
Pode.
zedobarreiro@sapo.pt
Cumprimentos,
Zé.
At 25 março, 2007 23:46, Anónimo said…
Estamos já na última semana do mês!
A aguardar a decisão do Governo em relação À Ponte Chelas-Barreiro!....
Decisão:
a)Ponte rodo-ferroviário
b)Ponte apenas ferroviária
c)Ponte ferroviária, mas preparada para um futuro próximo para ser rodoviária.
R.A
At 26 março, 2007 18:10, Nuno Banza said…
Parece que só vai haver decisão dia 11 de Abril. Estamos na quaresma e não se pode ter prazeres em tempo de luto. O estado é laico mas enfim...cá esperamos.
At 26 março, 2007 19:59, Zé do Barreiro said…
Não brinquem com coisas muito sérias. O Governo ainda está à espera de um parecer da PGR que pediu sobre a Lusoponte.
Zé.
At 26 março, 2007 23:25, Anónimo said…
O governo aguarda é o parecer do Salazar...
O Homem está vivo!...
Viram a votação na RTP!...
"OS GRANDES PORTUGUESES"
E são os seguintes os resultados finais da votação:
1º António de Oliveira Salazar - 41,0%
2º Álvaro Cunhal - 19,1%
3º Aristides de Sousa Mendes - 13,0%
4º D. Afonso Henriques - 12,4%
5º Luís de Camões - 4,0%
6º D. João II - 3,0%
7º Infante D. Henrique - 2,7%
8º Fernando Pessoa - 2,4%
9º Marquês de Pombal - 1,7%
10º Vasco da Gama - 0,7%
A nossa democracia está falida...
Os portugueses não acreditam nestes politicos corruptos que governam o país desde o 25 de Abril de 1974...
Em que os cofres do Estado, continuam a alimentar os bolsos, de políticos, administradores de empresas públicas,etc..
De reformas milionárias(políticos, militares, etc...)
Nestes 33 anos democracia, novos ricos nasceram à custa do Orçamento Estado!...é uma Vergonha!Esses novos ricos levaram à Ruina o nosso País!...
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