A Paragem do 18 no Cabeço Verde

Este Blog é muito abrangente e heterogéneo...Destina-se aos políticos,aos cidadãos normais,aos sócios do Benfica,aos apreciadores de jaquinzinhos fritos,aos funcionários públicos,aos adeptos do Sporting,aos que pagam impostos e aos que nem sabem o que isso é,aos ouvintes da Rádio Renascença,aos descontentes com a administração do condomínio,aos internautas que acham que Linux é a Liga Internacionalista para a União dos Xiitas,aos que gastam o tempo de trabalho a ler estas coisas,aos médicos ...

sexta-feira, março 16, 2007

PORQUE SERÁ, AGORA, DA PARTE DO PS/Barreiro, A DEMONSTRAÇÃO DE TANTO ZELO EM CONHECER AS FINANÇAS DA AUTARQUIA ?


Transcrevemos na íntegra – para quem ainda não tomou conhecimento por outros mecanismos de divulgação - uma Recomendação de Controle Orçamental, apresentada pelo Partido Socialista do Barreiro, na Assembleia Municipal realizada em 26/02/2007. A Recomendação foi aprovado por unanimidade.

Após a leitura do Documento, convidamos os nossos Amigos a canalizarem toda a atenção para alguns considerandos/questões que cá o Zé achou por bem colocar.


«“ RECOMENDAÇÃO CONTROLE ORÇAMENTAL

A experiência acumulada mostra que a taxa de execução orçamental dos Orçamentos Municipais é muito baixa, e a taxa de cobertura das despesas pagas ainda mais baixa.

Não é crível que as receitas líquidas ultrapassem significativamente as que se têm conseguido nos últimos anos.

As GOP’s de 2007, apesar de terem sido submetidas a uma "limpeza", continuam a não ser apresentadas como um subconjunto de um plano de actividades.

Muitas das actividades expressas nas GOP’s tem um nível de esclarecimento muito baixo, sendo por vezes referidas por um texto igual ou muito semelhante ao das rubricas orçamentais de onde serão financiadas.

Consequentemente, torna-se difícil ou até impossível avaliar com critérios objectivos a forma como o executivo camarário planeia não só a gestão corrente mas também, a gestão do desenvolvimento que se pretende ter no Barreiro.

A produção de um Plano de Actividades é uma necessidade urgente para que a Assembleia Municipal consiga contribuir positivamente para a acção do executivo.

Entretanto e face à situação orçamental e económica, é necessário que o executivo mantenha a Assembleia Municipal melhor informada acerca do estado das contas.

Para que a Assembleia Municipal, nomeadamente a “oposição”, como referiu o Sr. Presidente nesta AM durante a discussão das GOP’s e o Orçamento para 2007, possa minimamente corresponder à sua “solicitação de ajuda para os cortes que tem de efectuar nas GOP’s devido ao empolamento da receita que teve de efectuar para ter um orçamento equilibrado”, torna-se necessário introduzir melhorias na informação actualmente prestada.

Assim, a Assembleia Municipal reunida em 26 de Fevereiro de 2007, recomenda que:

O Executivo forneça à Assembleia Municipal, bimestralmente, um Relatório de Controle Orçamental elaborado a partir dos Mapas do Orçamento para as rubricas orçamentais em que, pelo menos e para cada uma delas, se conheçam Dotações actualizadas, Cabimentações, Compromissos Assumidos e o Realizado (pagamentos feitos).

Na apresentação do Relatório e Contas 2006, seja dado conhecimento do grau de execução efectivo das actividades presentes nas GOP’s, para além da informação das verbas que lhes foram consignadas.Seja considerada a elaboração de um Plano de Actividades, a partir do próximo ano económico, caso não seja exequível contemplar ainda 2007.” »


Primeiro - Não temos rigorosamente nada a dizer em desabono da apresentação e posterior aprovação deste Documento. Muito pelo contrário.

Entendemos ser uma ferramenta de trabalho importantíssima para as boas relações institucionais Câmara/Assembleia Municipal. O que também demonstrará, da parte do Executivo, a total clareza e transparência na apresentação da situação financeira da Autarquia, de dois em dois meses.

Segundo - A Recomendação foi profusamente divulgada nos OCS do Barreiro e no site do PS/Barreiro. O que demonstra a preocupação de divulgar um Documento apresentado pelo PS - oposição – que foi aprovado por unanimidade no órgão político de fiscalização do Município, de maioria absolutíssima da CDU, o que convenhamos, não acontece todos os dias.

Também demonstra a preocupação em divulgar a Recomendação aos militantes do Partido Socialista, o que se enaltece e aplaude.

Terceiro - Sabe-se – e muito bem fundamentado e comprovado por uma Auditoria Externa – da grave situação financeira da Autarquia, resultante do exercício do mandato do Executivo anterior, da qual não iremos fazer, hoje aqui, qualquer referência.

Quarto - Sabemos que, na actual composição do executivo ELEITO do PS/Barreiro – Secretariado da CPC - não existe nenhum elemento que fez parte do Executivo da Câmara, do mandato 2002/2005.

Três perguntas sacramentais:

1ª Ao apresentar a Recomendação, nos termos em que está redigida, o Secretariado do PS/Barreiro, terá a intenção, perfeitamente compreensível, de finalmente mudar de paradigma, desligando-se irreversível e finalmente daqueles que deixaram uma imagem negativa do Partido Socialista na Autarquia do Barreiro ?

2ª Será o inicio de uma causa fracturante no PS/Barreiro ?

3ª O PS/Barreiro, tendo sido já bastante “escaldado” em matéria de contas, não estará já a pôr “as barbas de molho”, prevenindo qualquer situação que lhe possa surgir num futuro próximo – ganhar as eleições de 2009 – e não ser apanhado desprevenido quanto a essa matéria ?

Se forem estas as verdadeiras intenções do Secretariado do PS/Barreiro, terão em mim um dos seus mais incondicionais apoiantes.

Bom, Amigos, espero pelas vossas oportunas opiniões/respostas sobre as perguntas sacramentais que aqui vos deixei. Para isso têm todo o fim de semana.

Desejo-vos inspiração e talento para as v/ respostas …

Zé do Barreiro.

11 Comments:

  • At 16 março, 2007 19:55, Anonymous Anónimo said…

    Amigo Zé, tenho mais uma da nossa CÂmrara.


    O meu irmão foi à Página da Câmara Municipal do Barreiro, ver a programação Auditório Municipal Augusto Cabrita.
    Tirou a seguinte informação:

    "Bilheteira do AMAC - de 3ª a Domingo das 17H00 às 22H00
    Telefone - 21 214 7410"

    http://www.cm-barreiro.pt/ficheiros/ficheirosassociados/NEWSLETTER%20MAR%C7O%20-%201%20a%2010.pdf

    Às 19h horas o meu irmão tenta ligar para as bilheteiras do Auditório, não teve sucesso.

    Lembramos ir ao Auditório comprar os bilhetes e fomos informados que a bilheteira estava em hora de Jantar, entre as 19h e as 20h.

    Sem comentários...
    R.A.

     
  • At 17 março, 2007 08:53, Blogger Zé do Barreiro said…

    Solicita-se ao webmaster do site da Câmara que coloque a informação da hora de jantar no horário de atendimento da bilheteira do AMAC.

    Não custa nada e evitar-se-ão incómodos, como o descrito no comentário anterior.

    Obrigado,

    Zé.

     
  • At 17 março, 2007 21:25, Anonymous Anónimo said…

    Simplesmente maravilhosos estes seus arquivos!!!

    Quantas respostas se podem encontrar para os problemas do Presente vasculhando nos depósitos das dúvidas do Passado!!!

    Por vezes até do Passado Recente...

    Na sequência de uma viva troca de argumentos, sobre a exposiçâo pública que se dá ou não a certos temas tendo em conta a origem, identificável ou não, das fontes de eventuais contestações, ocorrida entre Camaradas seus e a minha anónima pessoa, impõe-se-me, quiçá o dever, de deixar aqui registada, no dia em que há notícia de grande incerteza na bondade do investivento na Ota, é da idêntica preocupação do Ministro da tutela.

    O que nos reconduz à questão, que julgo ser basilar, da prestação, claramente perceptível para todos, da garantia de total imparcialidade e isenção na apreciação da acção de todos quantos queiram emprestar o seu contributo à resolução de problemas que hoje serão de alguns mas amanhã serão de muitos mais.

    Na minha óptica, não é obstáculo suficiente à sua discussão pública o facto de esta ou aquela suspeita terem origem anónima.

    Nada impede os políticos, dentro ou fora das respectivas estruturas partidárias, de procurarem pelos seus meios a confirmação ou não dos factos que lhes são relatados por fontes anónimas.

    Digo-lho a Si e Aqui por estar convicto da grande valia das ideias que, directamente ou não, aqui temos debatido Consigo onde o debate acerca deste assunto está bastante mais maduro.

    Inté!!

     
  • At 17 março, 2007 22:42, Anonymous Anónimo said…

    (...)
    “No passado dia 13 de Março o Secretariado da Federação do Partido Socialista do Distrito de Setúbal reuniu com os (...) Concelho Consultivo Alargado (que)integra os ex. e actuais Presidentes de Câmara dos Concelhos do Distrito eleitos pelo PS, os ex. Governadores Civis, indicados por governos do PS bem como a actual Governadora Civil, os fundadores do PS que residem no Distrito e os ex-presidentes da Federação.
    Este trata-se de um órgão de consulta do secretariado que, ao promover esta reunião, pretendeu “tomar o seu conselho relativamente à actividade desenvolvida pela Federação, e à projecção da actividade futura.”
    (...)
    Ao sublinharem-se as acções das Câmaras onde o PS tem o poder, o Conselho sugeriu a necessidade de ser reforçada a exploração das crescentes vulnerabilidades da CDU na gestão camarária, tendo-se dado exemplos concretos do que se passa na Câmara da Moita com a grave revisão do PDM, na Câmara do Seixal com a aprovação de construção de novas instalações para o município que orçarão em 2, 5 milhões de euros, apesar da grave situação financeira existente, bem como do desastre que é o seu ordenamento do território e a aplicação de taxas camarárias que subiram cerca de 35% (!); citaram-se ainda os exemplos de Sines com um endividamento de 2, 5 milhões de euros e a pretendida alienação do mercado público a privados, tal como se invocou a Câmara de Setúbal, com um endividamento que é o dobro daquele que o PS deixou, apesar da CDU gerir o município há cinco anos, ter beneficiado de uma renegociação financeira com apoio do governo do PSD há três anos e não ter feito qualquer obra.”


    Rostos
    17 - 3 - 2007
    14:08

    Épá! Alguém no CCA saberá onde fica o Barreiro?

     
  • At 18 março, 2007 02:27, Anonymous Anónimo said…

    Já andam ai os jotinhas, alguns até têm barba...

    É ver tudo aos saltos...os mais velhos e os mais novos...

    Está bonito, está!

     
  • At 18 março, 2007 13:11, Blogger Zé do Barreiro said…

    Caríssimo “Anónimo” das 22:42 horas,

    Posso-lhe dar uma ajuda. Cá vai.

    Alguns indicadores que nos dão conta da situação económico - financeira da Câmara Municipal do Barreiro:

    * Dívidas a Fornecedores diversos - 31/12/2005 - 6.518.160 €

    * Dívidas a Fornecedores diversos - 31/12/2004 - 3.437.942 €

    * Dívidas a Fornecedores diversos - 31/12/2003 - 2.871.451 €


    * O endividamento à banca atingiu 25,5 milhões de Euros, o que significa que está esgotada a capacidade de endividamento da C.M.B..


    * Compromissos assumidos não liquidados, em 31/10/2005 - 13.862.249 €


    * DÍVIDAS TOTAIS A 3ºS CURTO PRAZO:

    Em 31/10/2005 - 11.189.257 € ( 10 meses PS )

    Em 31/12/2004 - 6.269.935,61 € ( PS )

    Em 31/12/2003 - 5.087.530,68 € ( PS )

    Em 31/12/2002 - 2.572.923,36 € ( PS )

    Em 31/12/2001 - 1.499.248,12 € ( CDU )


    * O PASSIVO apresenta este “ panorama”:

    Em 31/12/2005 - 42.860.638,52 €

    Em 31/12/2004 - 38.472.760,19 €

    Em 31/12/2003 - 37.625466,46 €

    Podemos verificar que, em relação ao ano de 2004, o Passivo teve um aumento brutal de 4, 387 milhões de Euros !!!


    Como reparou cá o Zé não quer que lhe falte nada …

    Resto de um bom Domingo ( vamos ver se o meu F.C. Barreirense ganha o jogo de hoje … )

    Zé.

     
  • At 18 março, 2007 14:06, Anonymous Anónimo said…

    (...)“Durante os dois anos em que pertenci à direcção do FC Barreirense (mandato de 2004-2006), defendi − dentro e fora dos órgãos sociais − a necessidade de os responsáveis do meu clube ouvirem com regularidade os associados, nomeadamente em assembleias gerais, de carácter ordinário ou extraordinário.

    Infelizmente − não por mim, mas pelo todo que é o FC Barreirense − a minha preocupação de informação, diálogo e transparência não vingou.
    E, mais grave, não se perspectiva qualquer mudança de atitude e praxis por parte da direcção presidida por Manuel Lopes.
    (...) a situação decorrente da venda de património desportivo − estádio D. Manuel de Mello e fracção da Verderena −, justificam, em minha opinião, a prestação de esclarecimentos e uma reflexão conjunta com os meus consócios.

    Em vez de circulação de informação, de debate da situação, de esclarecimento das dificuldades, de apelo à mobilização, a que se assiste?
    Ao triunfo do silêncio, da acomodação, do desânimo e da resignação.
    Com gravosas consequências.
    E com terreno fértil para a intriga, o boato, a insinuação.
    Onde chegámos…

    Paulo Calhau
    (paulocalhau@netcabo.pt)

    Rostos

    18 - 3 - 2007
    0:27 "


    Meu Caro Concidadão:
    -Bem-Vindo ao "clube"!

    Como hoje é dia de Desporto e como a "palha" está na ordem do dia desejos sinceros, extensíveis ao Zé, de que sejam os visitantes de hoje a prová-la, mais logo ao serão, a título de consolo.
    P'ra eles também as "dores de barriga" daí resultantes...

    Quanto aos números, ainda bem que os divulga qu'é p'ra eu ver onde se encaixa um conjunto de algarismos que me andam cá a fazer magicar mais do que me apetece.

     
  • At 19 março, 2007 12:12, Anonymous Anónimo said…

    Ao fim de 18 meses de gestação parece ter nascido O Candidato.

    Presumo que terá sido um Parto Natural o que não quer dizer que o tenha sido sem dor.

    Faço votos para que consiga ultrapassar as dificuldades que o esperam .

    Espero que comece desde já a procurar alternativas e mais que tudo a torná-las claras aos olhos de todos.

    É que, quem não dá mostras de querer resolver os problemas por outra via que não seja a da retórica enquanto é oposição dificilmente terá condições para o fazer no poder.

     
  • At 21 março, 2007 22:56, Anonymous Anónimo said…

    Ó Zé...É impressão minha ou o País está-se a tornar um imenso PP?

    Já não há nem verniz nem Primaveras como antigamente...

     
  • At 22 março, 2007 07:51, Blogger Zé do Barreiro said…

    Último “Anónimo”,

    Inequivocamente, neste tipo de apreciação, o Amigo tem toda a razão …

    Mas o que é que podemos fazer para alterar isso ?

    Zé.

    PS: Pergunta pertinente: porque será que os comentários concretos a este Post deixaram de aparecer ? Será que estará tudo à espera que saia o Relatório e Contas da Câmara de 2006 ?

     
  • At 22 março, 2007 11:58, Anonymous Anónimo said…

    Números não são de facto o meu negócio. Mas, as realidades que por detrás deles se escondem interessam-me muito.
    Não é, decerto, por acaso que muita gente parece ter perdido o pio.
    Só lamento que o comunicado de ontem não tenha sido divulgado com maior antecedencia pois teria sido um bom momento para recordar, ao vivo e a cores, aos "ofendidos" alguns acontecimentos dos últimos anos como já o fiz em momento oportuno na cara dos mesmos.

    Querem ver que, afinal, não foi só por causa do "massagista" que o PS perdeu as eleições.
    Querem ver que o PS perdeu as eleições também por minha causa!

    Vai ser dura a "Primavera" Ferreirista!

    Que começem os Jogos!

    Ave Socrates, Morituri te salutant!!!



    Austérix O'Tuguês

     

Enviar um comentário

<< Home

 

Estadisticas Gratis free hit counter
free hit counter

Get Your Sign

free counter