A Paragem do 18 no Cabeço Verde

Este Blog é muito abrangente e heterogéneo...Destina-se aos políticos,aos cidadãos normais,aos sócios do Benfica,aos apreciadores de jaquinzinhos fritos,aos funcionários públicos,aos adeptos do Sporting,aos que pagam impostos e aos que nem sabem o que isso é,aos ouvintes da Rádio Renascença,aos descontentes com a administração do condomínio,aos internautas que acham que Linux é a Liga Internacionalista para a União dos Xiitas,aos que gastam o tempo de trabalho a ler estas coisas,aos médicos ...

sábado, março 31, 2007

O MISTÉRIO DO ESTACIONAMENTO DO FORUM BARREIRO – O que já está decifrado e o que falta decifrar …


Meus Amigos,

Após dois Posts, com diversos comentários sobre o assunto, vamos revelar o que entendemos já estar inequivocamente decifrado e, também, dar-vos conta daquilo que ainda falta decifrar. Confidenciamos, aqui, que “aquilo que ainda falta revelar”, muito provavelmente, ainda irá ser objecto da publicação de vários Posts, tal o conteúdo de vária documentação importantíssima e pertinente que temos tido conhecimento nos últimos dias ( qualquer dia já não temos pestanas p´ra queimar…) e que nos fazem – a nós um Cidadão que pensava que já nada nos espantava - ficar absolutamente estarrecidos de espanto.

I – O que já está decifrado

1. A Multi Development Corporation, empresa holandesa que irá gerir a construção do Fórum, é uma organização privada com um riquíssimo “curriculum” na construção de Fóruns e Centros Comerciais por todo o mundo.

2. A MDC cumpriu escrupulosamente o que está configurado na Lei 12/2004 de 30 de Março, portanto tudo dentro dos procedimentos legais.

3. O projecto do Fórum Barreiro foi aprovado pela C.M.B.. A MDC somente terá de construir o empreendimento, cumprindo o que está projectado.

4. E o que é que está projectado ? Quanto ao estacionamento do Fórum, estão projectados dois pisos subterrâneos e um espaço à superfície, 700 lugares na totalidade.

5. Calcula-se que a supressão de um piso subterrâneo ( eram três no projecto inicial ) levará à poupança de 4 milhões de euros, verba que a MDC deixará de despender.

6. Tecnicamente, o terceiro piso subterrâneo situar-se –ia abaixo do nível do mar, e por este motivo, os custos da obra de engenharia seriam muito mais elevados.

MAS, A VERDADE É QUE SE PODERIA CONSTRUIR O TERCEIRO PISO SUBTERRÂNEO, SENDO A UNICA “DIFICULDADE” APENAS O CUSTO DE 4 MILHÕES DE EUROS !!!

7. Ora, aqui, e salvo melhor opinião, alguma responsabilidade terá de ser atribuída à MDC, porque apenas houve a preocupação em poupar aquele valor, descurando-se, em absoluto, resolver o gravíssimo problema de estacionamento no centro do Barreiro.

II - O que falta decifrar

1. Vamos socorrer-nos do oportuno comentário do “Zé Anónimo” para nos pronunciarmos sobre “o cerne da questão” deste grande Mistério.

2. O PCP que agora se "esqueçeu" deste piso – AO APRESENTAR E APROVAR O PROJECTO FINAL, O QUAL JÁ ESTÁ EM FASE DE CONSTRUÇÃO PELA MDC - e do seu impacte na vertente de estacionamento da cidade, há cerca de dois anos insistia veementemente que a obra do Fórum Barreiro não era desejável naquele local pela vertente do trânsito e estacionamento. PORQUÊ ?

3. Onde está a coerência do PCP, que chega a propor 1.315 lugares de estacionamento, que até foram aceites pelo executivo do PS, na altura.

4. Se os lugares forem todos públicos e supondo que o Forúm venha a ser o sucesso que todos os Barreirenses desejam, como é que se dará resposta ao estacionamento dos utentes deste espaço comercial ? E os moradores da zona, terão os seus lugares assegurados ?

5. Quanto ao P.S., esteve muito bem quanto apresentou o projecto com 1800/1500 lugares para estacionamento, com três pisos subterrâneos. Estava no bom caminho e os Barreirenses, mais tarde, até lhe poderiam agradecer.

Mas “borrou” irreversivelmente a pintura quando se absteve na votação do projecto apresentado pela CDU. Porque tomou essa posição de voto ?

6. Cá está uma pergunta que, talvez, NUNCA terá resposta … E, deste modo, o nosso Mistério nunca será decifrado, nem o nosso Exercício jamais terá solução … Pensamos nós.

7. Com este tipo de votação, os vereadores do P.S./Barreiro, nunca mais terão voz activa para contrariar e contestar a CDU, sempre que se discuta qualquer assunto sobre esta matéria. Perderam não só toda a razão política, como também a consciência moral que poderiam ter sobre a elaboração e execução deste projecto.

8. Não sendo vinculativa a posição do P.S. - se tivessem votado contra … - não lhes pode permite explorar politicamente uma medida que lesará os fregueses do Barreiro. Tiveram uma falta gritante de não saberem prever o futuro. E isso, em política, é imperdoável.

Terminaremos, por hoje, com duas palavras para o “ Zé Anónimo”. “Cheira-me” que o meu Amigo é do PS, daí as legitimas preocupações que demonstrou no seu comentário. Nisso estamos os dois de acordo.

Agora, deixe o vereador João Soares em paz. Ele já não faz parte da nossa família e já não terá grande interesse para os Socialistas o modo e o sentido do seu voto.

Esta situação deveria ter sido melhor analisada e decidida noutra altura e noutra sede, o que, no meu entendimento, não foi o caso. Agora já nada há a fazer.

Quanto ao jogo SLB – FCP, olhe que seja um grande espectáculo e, deixe-me, neste assunto, discordar de si, mas o SLB vai ganhar 2 – 0. Quem marca ? Bom, até pode ser o FCP, na própria baliza, eh,eh,eh.

A gente, Segunda Feira, depois fala …

Grande fim de semana para todos,

Zé do Barreiro.

45 Comments:

  • At 31 março, 2007 15:57, Anonymous Anónimo said…

    Caro Zé;

    Custa-me ter que afirmar da forma que o vou fazer, mas há coisas que têm que ser ditas, e julgo neste momento da sua discussão, deverão ser colocadas com toda a frieza e desapego.
    Os Barreirenses que colocaram novamente o PCP na gestão autárquica, merecem-no, bem como as consequências da sua governação
    .
    Quem somos nós para o questionar?
    Fizémos (PS) em 4 anos, tudo o que seria humanamente possível fazer para contrariar o atraso miserabilista e estratégico a que o Barreiro chegou, pelas decisões de interesses a que a CDU votou em 30 anos o Barreiro.
    Serviu de alguma coisa? pergunto.
    Nada.
    Não serviu de nada.
    Por um lado a guerra fria em que o PS viveu internamente durante praticamente todo esse período.
    Por outro, o povo do Barreiro, continua amarrado aos fascismos de antigamente, esquecendo-se que estamos a viver numa democracia, é verdade construida a muito custo, mas real.
    O PCP e o PS continuam de costas viradas nesta terra que é nossa, esquecendo-se de todo, que o verdadeiro inimigo dessa democracia se chama PSD.
    Enquanto isto não mudar, caro Zé, pergunto?
    Valerá a pena?
    Um abraço;
    Luis Santos

     
  • At 31 março, 2007 16:11, Anonymous Anónimo said…

    Caro Zé;
    Ao ler os comentários do Post anterior, não poderia deixar passar esta oportunidade para lhe reportar o seguinte:
    Só como informação e para que não se comece já a especular, condão que Deus ou o Diabo atribuiu aos portugueses, a Feira Nova, não vai fechar, está de saúde e recomenda-se.
    Não se esqueçam de uma coisa, para que aquele espaço possa continuar a ser só a melhor loja Feira-Nova, tem que agarrar outro sector de mercado.
    Não será com certeza com baiucas à volta que irá combater o novo Fórum.
    Abram os olhos.
    Ou não percebem nada de nada, ou então são daqueles que tal como a CDU durante todos estes anos, têm vista curta.
    A sociedade Jerónimo Martins é composta felizmente de quadros competentes e qualificados, Graças a Deus.
    Mais tarde voltamos a falar, tenho a certeza, mais que não seja para fazer o funeral à corja de pregadores do obscurantismo e descrença.

    Um abraço
    Luis Santos

     
  • At 31 março, 2007 22:03, Blogger Zé do Barreiro said…

    Luís Santos,

    Uma inconfidência: O Feira Nova é o estabelecimento onde eu e a minha mulher vamos todos os meses fazer as compras principais para o abastecimento da nossa dispensa. É, sem qq tipo de dúvida, o principal local de abastecimento de todas as famílias do Barreiro e arredores. A importância desta superfície é inquestionável e certamente, por decisão dos seus competentes administradores, nunca irá fechar. Ponto final.

    No entanto,peço-lhe que atente para as utilíssimas informações dos comentários do “R.A.”, entre outras, «“O supermercado Intermarché (Av. Sta Maria) vai fechar. O mercado da verderena (Antigo mercado de Sta Maria) vai fechar. Metade dos Comerciantes, uns vão para Sto António da Charneca e outros para Palhais...
    ( … ) Já reparou o Centro Comercial da Feira Nova, as semanas a passar e as lojas a fechar... Do lado dos Cinemas, Macmoda e dois cafés...estão resistir..
    Vai fechar a loja Singer... ( …) Existe ainda outro Hipermercado(Carrefour) para zona da verderena … concedida ao abrigo da Lei nº 12/2004, de 30 de Março.
    (Esta lei é a mesma que autorizou o Forum Barreiro) “»

    Amigo Luís Santos, terá de concordar que esta é uma realidade indesmentível.

    Abraço,

    Zé.

     
  • At 31 março, 2007 23:58, Anonymous Anónimo said…

    Caro Zé;
    Sem desmerecimento das apreciações que aqui se vão processando, há uma coisa de que todos temos que ter consciência.
    Não se esqueçam que se o Feira-Nova não conseguir agregar uma âncora comercial no seu complexo! então muito dificilmente conseguirá manter os níveis de convergência de consumidores que até ao momento tem vindo a conseguir.
    Quanto aos espaços a que se refere, uns fecham outros vão abrir. Mais uma prova de que não basta somente ser pequeno médio ou grande espaço, para que o sucesso esteja garantido.
    Olhemos para o concelho da Moita, nosso vizinho. São médios e pequenos espaços a abrir por tudo o que é sítio. Olhamos em redor, e qualquer parecença com a miséria a que o Barreiro está dotado, será mera coincidência.
    Não é com este triste panorama de decadência irreversível a que temos vindo a assistir de forma conformada, que de certeza nos queremos vir a confrontar num futuro que já o é, infelizmente.
    Vamos dar as mãos, procurando estar atentos às movimentações, nunca descorando ou perdendo de vista o bom senso.

    Um abraço
    Luis Santos

     
  • At 01 abril, 2007 00:01, Anonymous Anónimo said…

    Caro Zé;
    Ia-me esquecendo; Quanto ao mercado ou qualquer coisa parecida como lhe chamam aquela amálgama de contrafacção que naquele local se pratica, não é concerteza com este tipo de panorama terceiro-mundista que pretendemos continuar a amachucar e destruir a falta de qualidade de vida a que estamos submetidos, pois não?
    Passe por lá no fim daquele espectáculo, e com certeza que sentirá vergonha de viver numa terra que permite tal coisa.
    Um abraço
    Luis Santos

     
  • At 02 abril, 2007 09:53, Anonymous Anónimo said…

    Mas, a quantidade de estabelecimentos tipo UCDR, é o único parametro para avaliar o desenvolvimento duma cidade ou região?

     
  • At 02 abril, 2007 10:51, Blogger Zé do Barreiro said…

    De facto não será o único parâmetro. Mas o fecho ou a abertura de estabelecimentos tipo UCDR, poderá dar indicações da qualidade de vida, de desenvolvimento e de fenómenos de cariz social, das populações duma cidade ou região. Ou não darão ?

    E de que maneira !!! Respondo eu.

    Zé.

     
  • At 02 abril, 2007 14:49, Anonymous Anónimo said…

    Zé,permita-me fazer um parentesis na discussão sobre o tema do post para dizer que, os anónimos disseram que o Lucho ia marcar e que o golo do SLB até poderia ser marcado pelo FCP.

    E não é que foi!!!

    Há anónimos com uma capacidade de "prever" o futuro que é, no mínimo, espantosa!

    Quem sabe se as "profecias" dos mesmos anónimos NOUTRAS MATÉRIAS não se irão, para mal de todos, cumprir no futuro ?

    Entretanto, e quanto ao tema do post, estou um pouco preocupado com o silêncio de quem deveria falar e não fala, optando por obrigar um pseudo jornalista a fazer um frete político ( acho que é assim que se diz agora...) .

    Poderia ao menos fazer como outros que, mesmo que a "brincar", afirmam estar "proibidos" de falar .

    Ou então soliciar mais esclarecimentos das suas fontes "previlegiadas" sobre as matérias em que decide, com toda a propriedade, refira-se, emitir OPINIÃO.

    Ou então ler as suas próprias opiniões sobre pessoas e factos relacionados com os temas que decide abordar...

    Fazer como fez é que não acho recomendável e, no futuro, talvez os Barreirenses não lho perdoem .

    Meras opiniões minhas, claro!

     
  • At 02 abril, 2007 18:44, Blogger Zé do Barreiro said…

    Último Anónimo,

    É verdade que isto são tudo Anónimos. Tudo Anónimos que têm comentado os Posts que publicamos. É só Anónimos e mais Anónimos, uma grande quantidade de Anónimos. Esses grandes velhacos …

    Sabe, é de propósito. Foi, é, um risco calculado que decidimos correr. Conscientemente !!!

    Compreendemos que, nos tempos que correm, infelizmente, começa a perceber-se que as pessoas ( algumas que bem sabemos quem são ) têm medo, até de emitir opiniões manifestamente válidas e coerentes …

    Mas, aquilo que nos interessa, neste espaço, é que as pessoas – os Barreirenses – comentem, opinem, escrevam, mesmo anonimamente. É a nossa estratégia.

    Uma coisa você tem razão quando escreve: «“ Quem sabe se as "profecias" dos mesmos anónimos NOUTRAS MATÉRIAS não se irão, para mal de todos, cumprir no futuro ?”»

    Pois é, meu caro, aqui é que “bate o ponto”, e se os grandes malandros dos Anónimos, também, NOUTRAS MATÉRIAS, acertarem nas suas profecias ? Vai ser um berbicacho do camandro, não vai ?

    Bom, meu caro, mesmo continuando no anonimato ( você, também, quem diria ? ) pode-nos informar – anonimamente, claro - quem será o pseudo jornalista que teria sido obrigado a fazer um frete político ?

    Ou mesmo se se estará a referir a mim próprio. É só para eu entender mais claramente a quem se refere, para podermos continuar o debate sobre o assunto do Post em análise.

    Até à sua resposta,

    Zé.

     
  • At 02 abril, 2007 20:03, Anonymous Anónimo said…

    Voz Do Barreiro
    sexta-feira,30 de Março de 2007
    pág. 2 - LOCAL

    Luís Zuzarte*

    Baixa política
    ou política baixa

    (Quer que transcreva...?)

    *Chefe de Redacção

     
  • At 02 abril, 2007 21:54, Anonymous Anónimo said…

    Caro Zé;
    Ao assistir ao frente-a-frente na SIC Noticias, pasme-se, sou confrontado com a seguinte afirmação do Comunista Ruben de Carvalho:
    O Governo é gerido pelos faustosos gabinetes de assessores;
    Sendo um comunista a fazer esta afirmação, como uma critica assaz, do governo de José Sócrates, que dizermos então da gestão comunista na Câmara do Barreiro?
    Terão seguido as pegadas do Primeiro Ministro?
    Ou só existem críticas quando são os socialistas a usar esses argumentos?
    Dá que pensar!

    Luis Santos

     
  • At 03 abril, 2007 14:40, Anonymous Anónimo said…

    Ó Luis Santos continua a comentar da maneira que tens comentado que vais longe.
    Por haver tantos Luis Santos no nosso Barreiro é que há tantos comentadores anónimos.

    "Justiceiro"

     
  • At 03 abril, 2007 16:43, Anonymous Anónimo said…

    Caro "Juticeiro"

    Devolvo-lhe a cordialidade com o maior dos prazeres.

    Luis Santos

     
  • At 03 abril, 2007 18:18, Blogger Zé do Barreiro said…

    Luís Santos,

    Sobre o número de assessores dos membros do governo e do número de assessores dos membros dos executivos da Câmaras Municipais, bem como dos seus honorários, tenho a minha opinião pessoal que, com toda a certeza, será susceptível de ser polémica – o que até convém. No entanto aqui vai.

    VÁLIDO E APLICÁVEL PARA TODOS OS PARTIDOS

    1. Esses cargos são da total confiança política e pessoal dos titulares desses cargos, os quais sabem – melhor que ninguém – quantos são necessários para o bom desempenho das suas funções governativas e autárquicas.

    2. Em principio, as pessoas nomeadas para assessores, consultores, adjuntos, chefes de gabinete, são pessoas com elevados conhecimentos técnicos e políticos, que nas empresas públicas, no sector privado ou nas Sociedades onde desempenhavam funções, teriam honorários elevados. Salvaguardando, obviamente, legitimas excepções.

    3. Concordo que sejam remunerados, no desempenho dos cargos para que foram nomeados, de modo a não ser prejudicada a sua condição financeira/remuneratória antes da ocupação dessas novas funções.

    4. Agora, também, de alguma maneira, e como se trata de funções que dizem respeito aos Cidadãos, deveria ser do conhecimento dos Portugueses, Cidadãos, Munícipes - conforme o cargo do nomeado – um relatório periódico do trabalho desenvolvido ( apenas os tópicos, os temas, os titulos dos projectos ) por esses assessores, consultores , etc.

    Esta é a minha opinião sobre este assunto, que assumo, e sei que, posso apostar, irá dar origem a um debate renhido aqui no Blog.

    Mas dos Barreirenses não é de esperar outra coisa, né verdade ?

    E, Amigos Luís Santos e “Justiceiro”, deixem-se desse tipo de “mimos”, sff.

    Saudações,

    Zé.

     
  • At 03 abril, 2007 18:18, Anonymous Anónimo said…

    Portanto, dúvidas não há de que há muita coisa para discutir...e há a coisa..e há a sua circustância.
    Sendo este, penso eu, um espaço de "excelência" para debater aquilo que se "ouve dizer" e sendo um dos temas do post do Zé o problema dos lugares de estacionamento ( ou da falta deles... ) recordo que o PDM do Barreiro, aprovado, creio eu, em 1994,fazia menção a "um silo auto" para resolver o problema.

     
  • At 03 abril, 2007 20:27, Blogger Zé do Barreiro said…

    “Anónimo” das 14:49 horas,

    Fiquei completamente esclarecido sobre quem é o pseudo jornalista, assim como esclarecido fiquei – agora - com o todo o conteúdo do seu comentário, devido à oportuna informação do “paulo”, das 20:03 horas. Assunto arrumado.

    Pode seguir o debate do Post em análise …

    “paulo”,

    Não vale a pena transcrever o artigo do Luís Zuzarte uma vez que tenho o jornal em meu poder.

    “dizquedisse”,

    Boa achega, muito boa achega para o esclarecimento do tema em análise. Irei consultar e analisar a minha documentação e depois virei aqui dizer mais qq coisa … sobre a “coisa” …

    Cumprimentos,

    Zé.

     
  • At 05 abril, 2007 10:05, Anonymous Anónimo said…

    O MISTÉRIO DA LICENCIATURA DO J. SOCRATES, não seria mmais importante para se decifrar?
    Será que o 1º Mente?
    Será que o Lino mente?
    Será que o da Saúde mente?
    Será que o Finanças mente?

    Será que o Partido Pragmático é isto. Meu querido PS onde andas?

     
  • At 05 abril, 2007 10:33, Anonymous Anónimo said…

    Só para informar que o relatório da 5.º sessão de participação pública do PMA já pode ser consultado em:

    http://www.cm-barreiro.pt/ficheiros/ficheirosassociados/Relatorio5%20Sessaodo%20PMA%20do%20Barreiro.pdf

    ...toca a queimar as pestanas!

     
  • At 05 abril, 2007 12:10, Anonymous Anónimo said…

    “(…) O Governo propôs aos municípios a transferência de competências nas áreas da Saúde, Educação e Acção Social e a Associação de Municípios mostrou vontade de assumir competências em matérias de Ambiente e Ordenamento do Território, .......áreas em que o presidente da Junta Metropolitana de Lisboa afirmou ser preciso "clarificar e agilizar e não permitir que uma multiplicidade de organismos intervenham". Segundo este autarca do Barreiro, "há decisões sobre matéria de ordenamento do território que demoram anos, vários anos" a serem tomadas.......
    Citando informações divulgadas pela ANMP na reunião de ontem, as áreas do Ambiente e Ordenamento do Território são onde "há menos propostas por parte do Governo".(…)”

    In: http://jornal.publico.clix.pt/default.asp?url=%2Fmain%2Easp%3Fpage%3D28%26dt%3D20070404%26id%3D11121288%26c%3DA%26web%3DEI

     
  • At 05 abril, 2007 19:56, Blogger Zé do Barreiro said…

    Aos dois últimos "Anónimos",

    Agradecemos os sites- e os assuntos neles referenciados - que amavelmente aqui postaram.

    Convidamos e recomendamos a cada utilizador deste blog que analise e utilize toda esta utilíssima informação como melhor o entender.

    Cá o Zé, como poderão calcular, está a dar, neste momento, total prioridade ao "silo auto de 1994" e assuntos afins.

    Mas que conclusões interessantes temos chegado sobre toda essa matéria ...

    Iremos ficar, com toda a certeza, sem pestanas, mas o que havemos de fazer ?

    Grande e feliz Feriado para todos os meus Amigos,

    Zé.

     
  • At 05 abril, 2007 22:19, Anonymous Anónimo said…

    PDM EM VIGOR PARA A ZONA DAS CORDOARIAS(ROSSIO DO BARREIRO)

    (PAG. 7 DO ANEXO I
    FICHAS DE CARACTERIZAÇÃO)-PDM.

    Freguesia: Barreiro
    Classe e Categoria: UHC
    DESIGNAÇÃO: CMB / CAMPO DAS CORDOARIAS

    Zona de habitação consolidada no centro da cidade envolvente do edifício dos Paços do Concelho e incluindo uma área livre entre a Rua Stara Zagora e o limite da Quimiparque.

    USO DOMINANTE: Habitação
    USOS COMPATÍVEIS: Comércio, Serviços, Equipamentos

    TIPO E PARÂMETROS DE GESTÃO:
    Gestão através de Plano de Pormenor observando os seguintes princípios:
    - Renovação do tecido urbano pela substituição de edifícios e pelo preenchimento de parcelas desocupadas.
    - Valorização da função terciária: comércio e serviços.
    - Reserva de terreno para a construção de um novo mercado em substituição das actuais instalações do Mercado 1º de Maio, e um silo de parqueamento automóvel.

    R.A.

     
  • At 05 abril, 2007 23:17, Blogger Zé do Barreiro said…

    “R.A.”,

    O meu Amigo continua muito bem “artilhado”. Continua sim senhor …

    Quem será, afinal, esta pessoa tão bem documentada ? Conhecemo-nos ?

    SERÁ OUTRO MISTÉRIO ???

    Caro Amigo, o Blog tem um e-mail, do que é que esta à espera ?

    Poderíamos conversar por aquela via. Que acha da sugestão ?

    O assunto está a ficar como eu gosto … A bomba poderá rebentar quando TODOS menos esperam …

    Bom, agora tenho de ir descansar a minha vista, senão ainda fico pitosga …

    Boa noite,

    Zé.

     
  • At 05 abril, 2007 23:29, Anonymous Anónimo said…

    Amigo Zé, eu já o conheço pessoalmente.
    Temos bons amigos em comum...

    Uma boa Pascoa para meu amigo...
    R.A.

     
  • At 06 abril, 2007 21:34, Anonymous Anónimo said…

    Então e a licenciatura do nosso/vosso 1º ministro ninguém comenta? Estarão voces ilustres comentadores a fazer de conta que nada existe? É uma vergonha andam os meus amigos á procuram de lugares de estacionamento e não comentam o mais importante?
    Que ricos socilaistas os camarardas me sairam!!!

     
  • At 07 abril, 2007 13:11, Blogger Zé do Barreiro said…

    Último “Anónimo,

    Recomendo-lhe alguma paciência para aguardar até à próxima 3ª Feira, 10 de Abril, em que o Primeiro Ministro – ele próprio – irá prestar todos os esclarecimentos sobre esse assunto.

    Pensamos que o caro amigo já entendeu que não seríamos nós a pessoa ( pessoas ) mais indicada(s) para prestar esclarecimentos sobre assuntos que digam total respeito e sejam da total responsabilidade pessoal e intima do Primeiro Ministro, o qual será a ÚNICA pessoa a quem compete pronunciar-se sobre esses mesmos assuntos. Mais ninguém.

    No mínimo, após os esclarecimentos prestados, poderemos, aqui, educadamente e com bom senso, vir dizer qq coisa.

    Desejos de uma Páscoa feliz para TODOS os meus Amigos,

    Zé.

    PS: e ala … para Torres Vedras, ver o meu FC Barreirense …

     
  • At 07 abril, 2007 16:49, Anonymous Anónimo said…

    "(...)

    Ponte trava alternativa

    (...)

    Em cima da mesa esteve, até há poucos dias e desde “há sete a oito anos”, a hipótese da cedência em direito de superfície de “um terreno na Quinta da Lagoa, junto ao Recheio”. Ultrapassados alguns problemas e quando tudo parecia crer que essa cedência ocorreria até ao final do primeiro semestre deste ano, eis que o corredor da terceira travessia do Tejo adia mais uma vez o sonho do Luso. “Neste momento, estamos um pouco apreensivos, estávamos convencidos que a cedência ia acontecer, até porque o principal proprietário tinha todas as condições para levantar o alvará [o João Manuel Duarte] mas, nos últimos 15 dias, fomos confrontados com uma decisão do Governo relativamente à construção da travessia Chelas-Barreiro”, relata.
    Com uma hipótese de terreno para o novo campo de jogos no corredor de reserva à terceira travessia sobre o Tejo, explica, “a Câmara fica proibida de dar quaisquer autorizações para construção nas áreas protegidas, até futuras decisões e feitura de projectos. Se for ferroviária, poderá ter um traçado que, provavelmente, não será tão preocupante, mas se for também rodoviária, passará, inevitavelmente, pela zona onde está também prevista a própria construção e não apenas o campo”.
    Ainda que se tratem de hipotéticas decisões, colocam todo o processo em suspenso e o Luso vê adiada aquela que acreditava ser “uma plataforma de entendimento com a outra parte”, refere-se assim à acção que os conduzirá a tribunal ainda este ano. “Na pior das hipóteses, depois de se fazer a ponte, que está prevista para 2013, será dada autorização para construir”, antevê. (...)"

    In: DIARIODOBARREIRO

    Não é demais realçar as palavras do presidente do Luso para que todos entendam as implicações desta situação, também, no FCBarreirense ( cujo presidente também já se pronunciou sobre o assunto ) e, consequentemente, nas Cordoarias e na Verderena:

    “a Câmara fica proibida de dar quaisquer autorizações para construção nas áreas protegidas, até futuras decisões e feitura de projectos. Se for ferroviária, poderá ter um traçado que, provavelmente, não será tão preocupante, mas se for também rodoviária, passará, inevitavelmente, pela zona onde está também prevista a própria construção e não apenas o campo”.

     
  • At 07 abril, 2007 22:56, Blogger Zé do Barreiro said…

    Meus Amigos,

    O Luso F. C. não merece estar a enfrentar tantos problemas por que está a passar.

    Li a entrevista do Presidente Leopoldino Machado no Diário do Barreiro e fiquei completamente estarrecido.

    São, de facto, muitas preocupações e azares para esta simpática e honesta Colectividade, que pela sua história, não merece aquilo que lhe está a acontecer, em relação aos terrenos para poder implementar o seu parque desportivo.

    Não somos ninguém com influencia e/ou com conhecimentos relevantes nos centros de decisão que tratam destas coisas.

    Mas, não podemos resistir em fazer daqui um apelo ao Dr. Eduardo Cabrita – um Barreirense genuíno – para que interceda junto do Governo e, também, em articulação com a Câmara, juntos possam ajudar o Luso a resolver este enorme problema, agora, desta vez, e embora se compreenda, prejudicado com o traçado da Ponte Chelas/Barreiro.

    Dr. Eduardo Cabrita, poderá contribuir decisivamente para dar uma agradável notícia/surpresa ao Luso F.C., já na 6ª Feira, 13 de Abril, por ocasião do seu 87º Aniversário ?

    No que me diz respeito, e se VExa o conseguisse, creia que acrescentaria grande percentagem à consideração que tenho por si.

    Aqui no Blog, não podemos nem sabemos fazer mais nada.

    Continuação de um bom fim de semana para todos,

    Zé.

     
  • At 08 abril, 2007 17:12, Anonymous Anónimo said…

    Zé;

    Sexta-feira dia 13, ,,,,,,, não acredito em milagres, muito menos vindo de onde eles deveriam neste momento vir.
    Genuínos?
    De que é que vale?
    Já alguma vez fez algo pela terra que o viu nascer?
    Não será agora com certeza, que o irá fazer.
    Por muito menos não o fez ele, quanto mais agora em que não pode nem nunca quis intervir.

    O Traquinas.

     
  • At 16 setembro, 2008 14:57, Anonymous Anónimo said…

    Pois é!! Tenho pena que os Barreirenses que aqui comentam, pelos vistos, não conhecem a dura realidade dos "centros comerciais" no Barreiro! Fazem ideia de quanto custa um arrendamento numa loja num CC no Barreiro?? Posso dizer que num CC na Av. Bocage (há cerca de 3 anos pediam mais de 1.000€/mês), acham normal? Existe MUITA especulação a este nível na nossa cidade! será uma lufada de ar fresco este CC novo, vai trazer concorrência e investimento á nossa cidade. Estão preocupados com estacionamento?!?!?!' Tenham dó, não sejam preguiçosos, gastem o vosso dinheiro nos TCB e deixem os "bebedores" de gasolina em casa, andem a pé, eu cá moro perto do Hospital e vou a pé com a familia até ao Parque Catarina Eufémia, faz bem ao corpo e ficamos mais conscientes da nossa cidade. Não passamos por ela a 60 Km/h a olhar para os sinais. Não envolvam a politica nisto. O PS teve 4 anos para mostrar que era melhor. Para os habitantes do Barreiro não foi. Vou deixar de amar a minha cidade porque os "tachos" na CMB são diferentes?? NUNCA!!

    Abraços,

     
  • At 23 dezembro, 2016 16:49, Anonymous Anónimo said…

    CGD perde 278 milhões de euros na Quinta do Lago

    Construção do empreendimento de luxo The Keys está parada e empresa promotora entrou em Processo Especial de Revitalização.

    Por António Sérgio Azenha e Sónia Trigueirão|19.12.16

    •Caixa Geral de Depósitos
    •CGD
    •Quinta do Lago
    •BPN
    •Banco Português de Negócios
    •The Keys
    •Processo Especial de Revitaliz
    •Almancil
    •Carlos Olavo Mesquita
    •Fernando Fraga
    •Birchview
    •economia
    •negócios e finanças
    •serviços financeiros
    •banca
    •Informação sobre empresas
    •economia (geral)

    http://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/cgd-perde-278-milhoes-de-euros-na-quinta-do-lago
    A notícia do CM só está disponível para assinantes. Como tal atente nas palavras chave da noticia disponível no link supra. Está lá o nome do promotor do fórum barreiro. Certo?
    A idealista reproduz uma parte da mesma, mas não a parte da notícia que refere o nome do dito promotor do fórum barreiro. A parte da notícia que refere o seu nome só pode ser lida na versão em papel.

    CGD arrisca perder 278 milhões em negócio imobiliário na Quinta do Lago
    Autor: equipa
    19 dezembro 2016, 10:31
    A Caixa Geral de Depósitos (CGD) continua a somar problemas, que são tornados públicos. Agora ficou a saber-se que o banco do Estado está em risco de registar uma perda de 278 milhões de euros associada a um empreendimento de luxo na Quinta do Lago, Algarve. Em causa estão financiamentos dados à Birchview, uma imobiliária do universo BPN.
    A empresa resultou de uma sociedade offshore apanhada no ‘caso BPN’ (Banco Português de Negócios), tendo sido criada para a compra de terrenos e construção do empreendimento imobiliário The Keys e que entrou em Processo Especial de Revitalização (PER).
    De acordo com o Correio da Manhã (acesso pago), a lista provisória de credores da Birchview – Imobiliária, publicada no Portal Citius, o banco público reclama um total de créditos e juros de aproximadamente 278 milhões de euros: 247,3 milhões de euros em capital, 26,4 milhões em juros, 2,7 milhões em comissões, 1,3 milhões em impostos e 83,5 mil euros em despesas.
    Como garantia, a CGD tem uma hipoteca sobre três lotes


    (cont.)

     
  • At 23 dezembro, 2016 17:13, Anonymous Anónimo said…

    Como garantia, a CGD tem uma hipoteca sobre três lotes de terreno para construção urbana na Quinta do Lago, terrenos que pertencem a três antigas sociedades offshore que foram apanhadas na investigação ao BPN: a referida Birchview, a Chapelmoor e a Bridgedown.
    O crédito reclamado pela CGD representa 93% do total de 299 milhões de euros de créditos reclamados e reconhecidos a um conjunto de 39 credores.
    Segunda adianta ainda aquele jornal, os investidores iniciais do empreendimento The Keys estarão a tentar convencer fundos de investimento imobiliário a negociar com a Birchview e a CGD a compra daquele projeto de luxo na Quinta do Lago, tendo colocado em cima da mesa uma proposta de 100 milhões de euros, cerca de terço dos créditos reclamados pelo banco
    Artigo visto em
    Caixa com 278 milhões a arder na Quinta do Lago (Correio da Manhã)


    https://www.idealista.pt/news/financas/investimentos/2016/12/19/32306-cgd-arrisca-perder-278-milhoes-em-negocio-imobiliario-na-quinta-do-lago

    Esta é apenas uma das razões da descapitalização fraudulenta da CGD mas só aqui estão quase 300 milhões de “imparidades”
    A empresa ( do universo SLN/BPN ?) que sacou o dinheiro da CGD está insolvente e vamos pagar mais impostos porque a Caixa agora vai “receber ao totta”…
    A empresa espaço 3030 criada pelo tal promotor para o golpe do Forum Barreiro também está insolvente.
    Mas, a maravilhosa internet oferece-nos a possibilidade de saber um pouco mais sobre os bens envolvidos nessa insolvência. Veja que aparece lá o nome do mesmo promotor. Não há dúvidas de que o promotor do loteamento das cordoarias no Barreiro é o mesmo que é referido na notícia do CM

    Relatório apresentado no processo de insolvência da Espaço 3030 :
    http://www.apoliano.pt/wp-content/uploads/Rel.Liq_Part.1.pdf
    Veja também esta deliberação sobre as garantias bancárias.
    http://www.cm-barreiro.pt/uploads/document/file/1856/garantiasbancarias1.pdf

    Zé, ainda não pude confirmar mas, no terreno, fui informalmente informado, por alguém ligado à obra, que após a demolição do andar modelo aí surgirá…um parque de estacionamento (!!!) provisório no lote onde era para ser feito o hotel…
    Vamos ver se a minha fonte é credível quanto a essa informação. Uma coisa no entanto está clara: o promotor tem grandes conhecimentos na banca e na política e os muchachos do marquês devem estar metidos nisto até ao tutano.

     
  • At 10 janeiro, 2017 15:02, Anonymous Anónimo said…

    Continuo sem poder confirmar o que consta no último parágrafo. No entanto,na parte do antigo Manuel de Melo já existe um cantinho onde os moradores estão autorizados a estacionar...
    Serão sempre soluções temporárias mas também são indicios claros de que, nem com o forum nem com o estacionamento no mercado 1.º de Maio se resolveu o problema do estacionamento no centro do Barreiro.
    E são soluções precarias que continuam a encobrir o que de mal foi ali feito e acredito que o nhocas seja um dos principais interessados em continuar a ocultar

     
  • At 20 janeiro, 2017 16:03, Anonymous Anónimo said…

    Centeno esconde calotes milionários

    Ministro enviou à comissão de inquérito pareceres da IGF com devedores de risco da CGD apagados.


    http://www.cmjornal.pt/exclusivos/detalhe/centeno-esconde-calotes-milionarios?google_editors_picks=true

     
  • At 24 janeiro, 2017 19:11, Anonymous Anónimo said…

    Não é só Centeno que "esconde" tais calotes. O ministro adjunto também tem a tutela das inspecções gerais como a igf...

    A administração da Caixa Geral de Depósitos recusou entregar ao Parlamento, em resposta a um requerimento do PSD, informação detalhada sobre os créditos, cujas imparidades e provisões estão por trás das necessidade de aumento de capital de 2.700 milhões de euros. A resposta, assinada por dois gestores que não se demitiram, Rui Vilar e João Tudela Martins, sublinha que o banco não pode dar informação sobre os clientes, nem sobre a vida interna do banco, porque esta está protegida pelo sigilo bancário
    (...)Depois de António Domingues ter confirmado que a sua administração reconheceu ainda imparidades da ordem dos 3.000 milhões de euros que conduziram a necessidades de entrada de capital fresco de 2.700 milhões de euros, o PSD pediu à Caixa o detalhes sobre os créditos em causa, nomeadamente o montante das dívidas, as imparidades e provisões constituídas, quem decidiu e negociou os créditos, o plano de recuperação e as garantias dadas."

    http://observador.pt/2017/01/24/caixa-continua-a-recusar-a-revelar-creditos-que-justificam-aumento-de-capital/


    "

     
  • At 24 janeiro, 2017 19:17, Anonymous Anónimo said…

    "Uma imparidade é constituída quando existem indícios de que o crédito concedido pelo banco não será pago e, por isso, é reconhecido como perdido. Com o reconhecimento da perda, o resultado é prejudicado inicialmente mas acaba depois por deixar de pesar na instituição financeira."( passando a pesar nos ombros do contribuinte!)

    "A CGD está a ser alvo de uma capitalização, acordada pelo ex-presidente António Domingues, pelo Governo e pela Comissão Europeia, de 5.160 milhões de euros, em grande medida para cobrir imparidades. Sendo o maior banco do sistema, o banco público acabou por ter influenciado a determinação das imparidades noutros bancos, nomeadamente o BCP."

    http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/banca---financas/detalhe/faria-de-oliveira-imparidades-excessivas-podem-ser-duplamente-inconvenientes?ref=DET_relacionadas

     
  • At 31 janeiro, 2017 15:44, Anonymous Anónimo said…

    "(...)III - Decisão

    Pelo exposto, quebrando-se o segredo profissional invocado nos termos decididos, acordam os Juizes deste Tribunal da Relação de Lisboa em dispensar os Requeridos - Caixa Geral de Depósitos, Banco de Portugal e Comissão do Mercado de Valores Mobiliários - da observância do sigilo, determinando que procedam à apresentação/disponibilização dos elementos e documentos solicitados pela Requerente, exceptuando:
    - relativamente à Caixa Geral de Depósitos:
    - Correspondência trocada com BdP, CMVM, Governo, DG Comp e outras instituições europeias sobre recapitalização efectuada em 2012;
    - Toda a correspondência trocada entre os vários intervenientes no processo, nomeadamente, Banco de Portugal, Ministério das Finanças, DG Comp, BCE, Comissários Europeus e Conselho de Administração, inclusivamente e-mails e ofícios, desde o ano de 2012;
    - Correspondência com o Accionista, BCE e SSM sobre o processo de capitalização e exercícios transversais;
    - relativamente ao Banco Portugal:
    - Correspondência trocada com a CGD, Governo e instituições europeias sobre plano de recapitalização de 2012 e reestruturação da CGD;
    - Toda a correspondência trocada entre os vários intervenientes no processo, nomeadamente, Banco de Portugal, Ministério das Finanças, DG Comp, BCE, Comissários Europeus e Conselho de Administração, inclusivamente e-mails e ofícios, desde o ano de 2012;

    Sem custas.
    Lisboa, 17 de Janeiro de 2017 "


    Acórdão na integra em:

    http://www.pgdlisboa.pt/jurel/jur_mostra_doc.php?nid=5181&codarea=58&

     
  • At 02 fevereiro, 2017 16:24, Anonymous Anónimo said…

    CGD pede anulação da decisão judicial que obriga a divulgar maiores credores

    Deu entrada, no Tribunal da Relação de Lisboa, um requerimento do banco público a pedir a nulidade da decisão que obriga à disponibilização de documentos como a lista de maiores créditos.

    A Caixa Geral de Depósitos está contra a decisão do Tribunal da Relação de Lisboa que obriga à divulgação dos maiores devedores à comissão parlamentar de inquérito ao banco público. E pediu a anulação do acórdão.

    Ao Negócios, o tribunal refere que "um dos requeridos apresentou requerimento invocando nulidade da decisão do Tribunal da Relação de Lisboa". O requerimento em causa, que parte da instituição financeira liderada, desde 1 de Fevereiro, por Paulo Macedo, não é um recurso para o Supremo.

    Quando saiu o acórdão da Relação, que indicou que a "relevância das informações/ documentos requisitados pela comissão parlamentar de inquérito à CGD, ao Banco de Portugal e à CMVM para a prossecução dos objectivos que lhe foram cometidos pela Assembleia da República impõe a prevalência do dever de cooperação destas entidades em detrimento do dever de sigilo a que se acham adstritas", o Negócios tinha já antecipado que o banco deveria contestar a decisão. O que agora se confirma.

    Tanto o banco como os reguladores da banca e do mercado de capitais recusaram entregar à comissão parlamentar de inquérito inúmeros documentos, incluindo a lista dos maiores credores. Os deputados levaram a questão ao Tribunal da Relação para decidir se poderia ser levantado o dever de segredo. O tribunal concordou, argumentando com o "indiscutível interesse público na aferição da real situação" do banco. Só a correspondência trocada entre as entidades e com autoridades executivas (Governo e Comissão Europeia) escapou ao levantamento.

    No Parlamento, a decisão mereceu os aplausos da direita mas, à esquerda, o PCP, teme que os documentos possam fragilizar a CGD.

    Esta quinta-feira, 2 de Fevereiro, há uma nova reunião da comissão de inquérito em que serão discutidos assuntos pendentes, nomeadamente as audições. Os partidos de esquerda já só querem mais quatro audições, o que faz com que, à direita, haja acusações de "boicote", com ameaças de convocatória de audições potestativas (obrigatórias, mesmo que não sejam aceites pelos partidos).



    http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/banca---financas/detalhe/cgd-pede-anulacao-da-decisao-judicial-que-obriga-a-divulgar-maiores-credores?ref=DestaquesTopo

     
  • At 02 fevereiro, 2017 16:25, Anonymous Anónimo said…

    Justiça aperta Sócrates com milhões da PT
    Circuitos de transferências de dinheiro reconstituídos coincidem temporalmente com negócios envolvendo o GES e a PT.
    (…)
    Ricardo Salgado, antigo líder do Grupo Espírito Santo, é tido pelo Ministério Público como o principal corruptor ativo de José Sócrates e foi constituído arguido no dia 18 de janeiro


    http://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/justica-aperta-socrates-com-milhoes-da-pt?google_editors_picks=true

    Nas mais recentes edições impressas, lê-se que o depoimento de Bataglia ] e o seu alegado ( e já desmentido em :
    http://observador.pt/2017/02/01/advogado-nega-que-bataglia-tenha-feito-acordo-com-mp-para-incriminar-salgado/

    “acordo” com o MP para obter depoimento incriminatório dos arguidos em julgamento] terá sido crucial para o desenvolvimento da “narrativa da corrupção” que faltaria ao MP para apresentar a sua acusação pública.

    Portanto, há que arranjar boas notícias para manter à tona a popularidade do governo e apoiantes. Cá vão dois brilharetes ( justezas dos mesmos àparte) pagos pelos otários, para ajudar o PM e o PC:

    60 mil precários entram na função pública
    Forma de vinculação divide Governo. Centeno quer concursos mas há quem defenda a solução por tribunal arbitral.


    http://www.cmjornal.pt/economia/detalhe/60-mil-precarios-entram-na-funcao-publica?google_editors_picks=true

    2017-02-02 às 14:05
    COMUNICADO DO CONSELHO DE MINISTROS DE 2 DE FEVEREIRO DE 2017
    Foi aprovado o decreto-lei que estabelece o regime de seleção, recrutamento e mobilidade do pessoal docente (…)
    Em convergência com o esforço transversal de combate à precariedade na Administração Pública, implementa-se a medida de vinculação extraordinária de mais de 3000 docentes,(…)
    A versão final do diploma reflete o conjunto de propostas negociadas entre o Ministério da Educação e parceiros sindicais.


    http://www.portugal.gov.pt/pt/o-governo/cm/comunicados/20170202-com-cm.aspx

     
  • At 06 fevereiro, 2017 12:13, Anonymous Anónimo said…

    Com o novo depoimento no inquérito-crime dado há quatro semanas por Hélder Bataglia, o homem que foi durante mais de 20 anos uma espécie de lança em África do Grupo Espírito Santo, o arco da narrativa do crime atingiu o seu clímax e aproxima-se agora de um desenlace. Havia uma tese em crescendo desde a primavera do ano passado cujo nó se desfez a 5 de janeiro, com o interrogatório complementar de Bataglia em Lisboa, depois de o empresário ter mantido um silêncio cirúrgico sobre apenas uma parte dos factos na vez em que foi questionado em Luanda, em abril de 2016, pelas autoridades locais.
    (…)
    A 5 de janeiro, Hélder Bataglia contou o seguinte ao Ministério Público: algures entre 2007 e 2008, numa data que disse não se recordar com precisão, Ricardo Salgado chamou-o para lhe pedir um favor. Queria usar uma das contas do luso-angolano na UBS para fazer chegar 12 milhões de euros a Carlos Santos Silva. Bataglia concordou, pedindo em troca que o banqueiro acrescentasse um extra de três milhões como prémio para si próprio por ter obtido anos antes a licença bancária para o BES Angola. E assim chegou-se a 15 milhões de euros
    (…)
    Esta é a parte da “vantagem patrimonial”, que se conjuga com a extensa operação de escutas e vigilância a que estiveram sujeitos Sócrates e Carlos Santos Silva, além de outras pessoas à volta deles, incluindo o ex-motorista do ex-primeiro-ministro e Gonçalo Ferreira, o advogado do seu amigo, em que foram documentadas 40 entregas em dinheiro vivo em menos de um ano e meio, entre 2013 e 2014, invariavelmente com nunca menos do que 10 mil euros de cada vez, num bolo total que o Ministério Público estima em mais de 600 mil euros. Entre envelopes de notas e toda uma coleção de férias, viagens pagas e transferências bancárias indiretas, foram identificados perto de 1,5 milhões de euros de que Sócrates usufruiu sem que, até ser preso, tivesse devolvido qualquer quantia ou, no momento em que foi interrogado, soubesse sequer quanto é que estava a dever ao amigo.
    (…)
    Orientada mais uma vez por aquilo que os fluxos financeiros pareciam estar a dizer, a equipa da ‘Operação Marquês’ desviou o foco. Hélder Bataglia e Armando Vara cruzavam-se na mesma conta? Um outro movimento bancário fez unir as pontas: entre janeiro e abril de 2008 um holandês de nome Jeroen van Dooren tinha feito três transferências bancárias no valor total de dois milhões de euros para Joaquim Barroca. Esses dois milhões tinham saído depois da conta de Barroca em datas não muito distantes: um milhão em fevereiro de 2008 para uma offshore de Carlos Santos Silva, outro milhão em junho para Vama Holding, a offshore de Vara. Ao Expresso van Dooren contou que tinha comprado um lote de terreno na altura no resort de luxo Vale do Lobo, no Algarve, e que esses dois milhões de euros tinham sido pedidos pelo diretor-geral do resort, Diogo Gaspar Ferreira, como comissão para lhe garantirem que poderia ser ele a decidir o arquiteto e o construtor da moradia. Ora, Bataglia era um acionista de Vale do Lobo. E Barroca, apertado pelo procurador, disse que o seu amigo Santos Silva lhe contara que, além de Bataglia, entre os acionistas se encontrava Armando Vara.
    (…)
    O que era certo é que Armando Vara era administrador na Caixa Geral de Depósitos (CGD) com o pelouro das participações não financeiras quando o banco público decidiu, no final de 2006, entrar para o grupo de acionistas que incluía Bataglia e emprestar mais de 200 milhões de euros para a compra do resort Vale de Lobo. O investimento, hoje considerado ruinoso, com uma dívida acumulada de 300 milhões de euros ao banco público, abriu um novo enredo e levou à constituição como arguidos de Diogo Gaspar Ferreira e de Armanda Vara.
    A guinada repentina do caso exigiu um esforço suplementar do DCIAP, que vinha a sofrer pressões crescentes da defesa de Sócrates para que o inquérito fosse concluído dentro dos prazos estimados e para que o ex-primeiro-ministro fosse libertado de imediato.

    (…)
    http://expresso.sapo.pt/sociedade/2017-02-04-O-cerco-esta-montado?google_editors_picks=true

     
  • At 09 fevereiro, 2017 17:31, Anonymous Anónimo said…

    Quinta do Lago demarca-se de promotora imobiliária que deve 278 milhões à CGD

    A empresa que gere o resort da Quinta do Lago não quer ser associada à promotora Birchview, sociedade a que a CGD recusou a recuperação. A Quinta do Lago SA lamenta que a marca e o território se confundam.

    Quinta do Lago demarca-se de promotora imobiliária que deve 278 milhões à CGD

    09 de Fevereiro de 2017 às 15:32

    A Quinta do Lago SA, que gere o empreendimento turístico no Algarve, demarca-se de qualquer ligação à Birchview Imobiliária, a promotora imobiliária que tem projectos naquela região do Algarve e que deve 278 milhões de euros à Caixa Geral de Depósitos e cuja recuperação foi chumbada pelo banco público.

    "A Quinta do Lago, SA é uma empresa e marca registada, que não possui qualquer tipo de vínculo à Birchview Imobiliária SA", ressalvou a sociedade em declarações ao Negócios. A Birchivew desenvolve um projecto imobiliário turístico na região da Quinta do Lago, em Almancil, designado por ‘The Keys’.

    A Quinta do Lago SA, que teme danos da sua imagem, também dá conta que "não existe nenhuma ligação" entre a própria e o Processo Especial de Revitalização (PER) da Birchview, que tem como accionista a Quintaudel. Segundo o Portal de Justiça, tanto a Birchview como a Quintaudel têm os mesmos dois sócios: Mark Lenherr e Carlos Olavo da Silva.

    "Com 800 hectares de terreno situados em Almancil, Algarve, a Quinta do Lago é um grupo mundialmente famoso que celebra este ano 45 anos de património, cuja elevada notoriedade tem conduzido a que muitas vezes se confunda a marca/empresa com o território – uma percepção errónea e nociva para a reputação da marca", assinala a sociedade que é presidida pelo empresário irlandês Denis O' Brien, conhecido pelo império nos media. O'Brien, considerado pela Forbes como o 219.º homem mais rico do mundo, com uma fortuna avaliada em 5,9 mil milhões de dólares, é um controverso empresário que costuma ser protagonista de notícias: ou por acções judiciais que coloca ou por acusações de ter beneficiado de ajuda governamental para a compra de uma das suas empresas.

    (…).

    http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/turismo---lazer/detalhe/quinta-do-lago-demarca-se-de-promotora-imobiliaria-que-deve-278-milhoes-a-cgd?ref=HP_Destaquesduasnotícias

     
  • At 03 março, 2017 17:02, Anonymous Anónimo said…

    "As transferências foram declaradas pelo Novo Banco após a resolução do BES a 03 de agosto de 2014. Os valores ascendem a mais de cinco mil milhões de euros e estão relacionados com três das 20 declarações apresentadas pelas instituições financeiras que não foram objecto de qualquer tratamento pela Autoridade Tributária", salienta o jornal.

    A mesma fonte adiantou ao jornal que o "BCP surge em segundo lugar no que diz respeito aos montantes transferidos para 'offshores' e que escaparam ao radar da máquina fiscal".

    Sobre o montante declarado pelo BES, a mesma fonte explicou ao económico que "o facto de os negócios de private banking do antigo BES poderem ser mais desenvolvidos, gerando maiores montantes que forma depois declarados pelos clientes, onde se incluem algumas das empresas do GES".

    O Jornal Económico contactou o Ministério das Finanças que se escusou a comentar.

    http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/banca---financas/detalhe/offshore-mais-de-metade-dos-10-mil-milhoes-transferidos-partiram-do-bes


    Foi nessa altura, Julho de 2014, logo na primeira semana depois da tomada de posse de Brigas Afonso, e numa altura em que este tirou uns dias de férias, que "um montante muito elevado ficou omisso", refere o presidente do STI. Sem adiantar valores, Paulo Ralha diz que outros se seguiram depois, mais ou menos na mesma altura e sempre em 2014. "Pelos dados que nos chegaram, as transferências ocultas são sobretudo dessa data", explica.
    (…)
    Para já sabe-se que 20 declarações das instituições financeiras escaparam ao controlo do Fisco. A elas correspondia, mais de 14 mil operações e um valor de 9,8 mil milhões de euros. Em 2014, 97% das operações que ficaram ocultas correspondiam a transferências para o Panamá e esta sexta-feira o Jornal Económico revela que mais de metade tiveram origem no BES, que enfrentou em 2014 um processo de resolução.

    http://www.jornaldenegocios.pt/economia/impostos/detalhe/presidente-do-sti-diz-que-transferencias-ocultas-para-offshores-tiveram-mao-humana?ref=DET_destaqueshomepage

     
  • At 14 março, 2017 17:41, Anonymous A Nunciatura da Virgem e os Três Pastorinhos do pós-troika said…

    Um dos argumentos dos investigadores para pedir mais um alargamento do prazo para fechar a acusação – inicialmente previsto para dia 17 de março – passa por aguardar pelas cartas rogatórias de duas instituições estrangeiras, uma da Suíça e outra de Singapura
    (…)
    O i sabe que serão ouvidos praticamente todos os arguidos do processo. Na próxima quarta-feira será ouvida a ex-mulher de José Sócrates, Sofia Fava. No mesmo dia será interrogado também Diogo Gaspar Ferreira, antigo presidente da empresa gestora do empreendimento Vale do Lobo.


    https://ionline.sapo.pt/553413?google_editors_picks=true

    A SIC dá conta das conclusões do relatório da IGF que detectou que 60% das dívidas de “grandes devedores”, contraídas entre 2012 de 2013, estão em risco de prescrever, enquanto “grande parte será mesmo incobrável”.

    https://zap.aeiou.pt/estado-arrisca-perder-82-mil-milhoes-impostos-divida-do-tempo-nuncio-152529

    Recorda-se do episódio, na AR, em que o bom homem barreirense cortou o pio ao Núncio?

    Agora, neste relatório da “sua” IGF, dá o passo seguinte…

    Se uma divida fiscal é incobrável quer dizer que a sua prescrição ou não, é despicienda, não?

    Mas, há que criar ruído

    Se 100-teno, ou o 44 caírem, Costa cai com eles e o MP parece que sabe disso e vai conseguir convencer a sua chefe a sujeitar-se às previsíveis ferocidades e acusar com total solidez e, também, no melhor momento mediático que lhe for possível.

    E esteve quase a cair, na defunta CPI à recapitalização da CGD, que já estava a descobrir coisas demais.

    Caiu a CPI da CGD em vez deles e o PR respira de alívio por não ser obrigado a desdizer-se por ter dito que as próximas eleições seriam as autárquicas…

    Quando a nova CPI à CGD “recomeçar” a investigação, veremos o que se inventará para não se provar a mentira do MF, que não é mero mexerico, como diz o babusch e, por isso mesmo o diz.

    A Traquitana está já a envolver de tal modo o PR que este até deu uma ajuda, que só pode ter sido voluntária na criação de manobras de diversão nos OCS, colocando-se o próprio PR também sob suspeita: invocar Fátima insinuando-se junto dos fiéis eleitores, para contradizer Teodora, foi baixo demais e foi colocar-se ao nível rastejante de César e Costa.
    Diz-me com quem andas, dir-te-ei quem és…

    Afinal, Teodora afirmou o mesmo que a UTAO afirmou uma semana depois e ninguém insultou os seus técnicos, pelo menos, do modo como o fizeram à conselheira superior de finanças públicas, alguns que jamais lhe chegarão aos calcanhares:

    "Neste resultado inclui-se o efeito de medidas 'one-off', as quais têm uma natureza temporária e não recorrente, que no seu conjunto contribuíram para melhorar o défice em 0,3 pontos percentuais do PIB, ou cerca de 570 milhões de euros", afirma a UTAO.
    Entre estas medidas, dizem os especialistas, destacam-se, "pela sua dimensão", a receita do Programa Especial de Redução do Endividamento ao Estado (PERES), representando 0,2% do PIBe a devolução de 'pre-paid margins' relativas ao empréstimo obtido no âmbito do Programa de Assistência Económica e Financeira (PAEF), representando 0,15% do PIB, ambas com efeitos no quarto trimestre de 2016",.


    http://www.tsf.pt/economia/interior/utao-estima-defice-de-23-para-2016-5710284.html

    Que pena para o País não ter havido, em 2016, um …quinto trimestre.

     
  • At 15 março, 2017 16:51, Anonymous Anónimo said…

    É por isso que é tão importante ligar os pontos todos, não apenas aqueles que a Procuradoria anda a investigar. É por isso que é mesmo necessário saber o que aconteceu com os empréstimos irrecuperáveis da Caixa, aqueles que todos iremos agora pagar e que não querem que os deputados vejam. Assim como é importante conhecer o que se passou com o dinheiro que andou a vir e a ir para a Venezuela e a sua empresa de petróleos com passagem pelo Panamá.

    http://observador.pt/opiniao/o-socratismo-como-doenca-terminal-do-socialismo/

     
  • At 22 março, 2017 15:06, Anonymous Anónimo said…

    "A [petrolífera estatal] PDVSA exigiu que a empresa construtora que viesse a assumir a posição contratual dos ENVC [em extinção desde 2014] desse garantias para a construção dos navios asfalteiros e para a disponibilização imediata dos mesmos", explicou o Ministério da Defesa, em resposta a questões do DN. Ora, segundo o ministério, "é impensável" dar aquela garantia porque a EEN "teria de subcontratar" essa construção à West Sea - a empresa do grupo Martifer que ganhou a subconcessão dos Estaleiros de Viana do Castelo, instalações que ainda ontem receberam a visita da comissão parlamentar de Defesa.

    A recusa da PDVSA - empresa que tem sido relacionada ao caso dos 10 mil milhões de euros transferidos para offshores sem o fisco saber - continua por isso a ser objeto de negociações "ao mais alto nível" entre Portugal e a Venezuela, adiantou fonte oficial. Situação que impede a extinção oficial dos ENVC e leva a Comissão Europeia a manter a exigência de devolução das ajudas.

    O ministro Azeredo Lopes, na recente audição com a comissão de Defesa e quando questionado pelo PSD (que o DN não conseguiu ouvir), afirmou: "A questão, do ponto vista da concorrência, é muito delicada e ainda continua a haver diálogo com a Comissão", pelo que "prefiro prudência e caldos de galinha".


    http://www.dn.pt/portugal/interior/impasse-em-negocio-com-a-venezuela-impede-extincao-dos-estaleiros-de-viana-5740091.html

     
  • At 19 abril, 2017 16:11, Anonymous Anónimo said…

    Desenvolvimento do projeto-principal "Martinhal Sagres Family Beach Resort", em Sagres, Portugal - desenvolvimento e construção com sucesso do resort entre 2002 e 2010, apesar do início da crise financeira mundial. Depois de abrir o resort em 2010, um empreendimento com um valor bruto de 85 milhões de Euros, focado em famílias de elevado poder económico, o negócio foi expandido ao longo de um período de 6 anos para um comércio hoteleiro de um valor de 19 milhões de Euros localizado no canto mais a sudoeste do país/da Europa.
    Expansão do nome da marca "Martinhal" através de outras propriedades em Portugal:
    2014/2015 - Aquisição das instalações comerciais abandonadas do resort no Monte da Quinta Club na Quinta do Lago à Parvalorem e transformação do aldeamento turístico de 178 moradias isoladas e geminadas para "Martinhal Quinta do Lago";
    2015/2016 - Aquisição de um hotel na prestigiada área da Quinta da Marinha e, depois de renovações e rebranding, reabertura do mesmo como "Martinhal Cascais Family Hotel";
    2015/2016 - Aquisição de uma propriedade em situação de Insolvência e transformação da mesma em "Martinhal Chiado Family Suites" - "O primeiro hotel de luxo para famílias no centro de cidade, em todo o mundo" no coração do bairro do Chiado, em Lisboa;
    2017 - Aquisição de 2 terrenos para o desenvolvimento de 60.000 metros quadrados de área bruta de construção na zona do Parque das Nações em Lisboa para um projeto turístico de referência e um icónico edifício de escritórios.

    Desenvolvimento e Venda de Propriedades - vários anos de experiência no desenvolvimento, venda, administração e gestão de propriedades em regime de exploração turística com projetos em Sagres, Quinta do Lago, Cascais, Chiado, Parque das Nações.


    https://dre.pt/application/file/a/106896830

     

Enviar um comentário

<< Home

 

Estadisticas Gratis free hit counter
free hit counter

Get Your Sign

free counter