A Paragem do 18 no Cabeço Verde

Este Blog é muito abrangente e heterogéneo...Destina-se aos políticos,aos cidadãos normais,aos sócios do Benfica,aos apreciadores de jaquinzinhos fritos,aos funcionários públicos,aos adeptos do Sporting,aos que pagam impostos e aos que nem sabem o que isso é,aos ouvintes da Rádio Renascença,aos descontentes com a administração do condomínio,aos internautas que acham que Linux é a Liga Internacionalista para a União dos Xiitas,aos que gastam o tempo de trabalho a ler estas coisas,aos médicos ...

terça-feira, abril 17, 2007

UM “MISTÉRIO” JÁ ESTÁ DESVENDADO. MAS FALTAM DECIFRAR OUTROS … MAIS COMPLICADOS … OLÁ SE SÃO …





Nunca gostámos de deixar assuntos pendentes por resolver. Como nunca gostámos de deixar assuntos esquecidos na “gaveta”.

Assim – e interrompendo temporariamente o tema que temos em mãos actualmente, “A URBANIZAÇÃO DO CAMPO DAS CORDOARIAS E OUTRAS URBANIZAÇÕES AFINS … Vamos pôr os Barreirenses a pensar ? “ - iremos dar a solução, para já, de um dos Mistérios que nos propusemos resolver/decifrar há uns Posts atrás, o “Mistério das Palavras Escondidas nas Perguntas do Comunicado dos Vereadores do P.S./Barreiro”, redigido em 22 de Março, pp.

Como os meus Amigos se recordarão, os vereadores eleitos pelo Partido Socialista (PS) na Câmara do Barreiro emitiram um comunicado, do qual transcrevemos os passos mais significativos e que, agora, “dentro” desse texto, iremos colocar aquilo que nos parece ser a decifração mais correcta, plausível e verdadeira possíveis.

Então, Amigos, vamos a isto.

“O Vereador Bruno Vitorino vem fazendo “os fretes políticos” ao PCP. De repente, “as comadres começam a zangar-se” [ Quais comadres ? O conjunto PSD/P.S. ou o conjunto PSD/CDU ?] e este autarca, nos últimos dias, fez afirmações estranhas (ou talvez não) a propósito do novo Fórum. Ao considerar “falaciosas” as afirmações do Presidente da Câmara sobre aquele empreendimento e ao dizer que “o que está em causa não é o negócio do Fórum, mas os negócios que estão por trás dele”, aquele Vereador mostra que sabe coisas que os eleitos do PS e a maioria dos barreirenses não sabem.”

[Ah pois sabe … Cá vai esta, para já: « ... O, então, deputado Bruno Vitorino garantiu que a Urbanização das Cordoarias tem “contornos esquisitos, do ponto de vista da legalidade e da ética”, uma vez que o construtor “viu aprovado, de um dia para o outro, o índice de construção para o dobro, na Câmara Municipal”.» ( Data - 15-12-2003 !!! )]

Continua o Comunicado: «“Aguardámos que o Sr. Presidente da Câmara (CDU) exigisse que o Sr. Bruno Vitorino se explicasse. Mas não! O Sr. Presidente, mesmo questionado, pareceu aceitar acusações que afirmam a existência de interesses muitos estranhos a mandar na Câmara”.

Afinal o que se passa? Quais são esses interesses que mandam na Câmara?

Sr.Presidente e Sr.Vereador: digam-nos! »

[ Como nem o Sr. Presidente da Câmara, nem o Sr. Vereador, ainda não vieram, até ao momento, a terreiro dizer o que quer que fosse aos Socialistas e aos Barreirenses, vamos nós, aqui, dizer algumas coisas que sabemos sobre aquilo que o vereador Bruno Vitorino sabe sobre a Urbanização do Campo das Cordoarias/Fórum Barreiro.

1. « ... O deputado Bruno Vitorino garantiu que a Urbanização das Cordoarias tem “contornos esquisitos, do ponto de vista da legalidade e da ética”, uma vez que o construtor “viu aprovado, de um dia para o outro, o índice de construção para o dobro, na Câmara Municipal”.» ( Data – 15/02/2003 !!!)

2. (…)”O projecto de construção do futuro fórum no Campo das Cordoarias engloba uma área comercial, que nas palavras do vereador Bruno Vitorino comporta “não os 8 mil metros quadrados, conforme previsto no início, mas sim 26 mil metros quadrado, incluindo para além da parte comercial, uma área habitacional e salienta “imagine-se, também um posto de combustíveis”. (…) ( Data – Novembro de 2004 !!! )
In: Rostos ( 6 - 3 – 2007 )

3. Segundo o Vereador, inicialmente, estaria prevista uma área de construção de 8000 m2 que passou para 26000 m2. Terá então havido um ganho de 18000 m2 ? ( Data – Novembro de 2004 !!! )

Segundo a Imométrica, a oferta em Almada andará em torno dos 1.600 euros/m2 ( no Barreiro será ligeiramente inferior ? ).

Portanto, dezoito mil metros quadrados vezes mil e seiscentos Euros é igual a …

Bom… é fazer as contas…

4. “O construtor das urbanizações Ribeira das Naus e das Cordoarias é acusado de “começar a construir, sem que as respectivas infra- estruturas tenham sido entregues e aceites pela autarquia, conseguindo mesmo assim alvará; ou então está a construir sem alvará”.( Data – 15/02/2003 !!!)

Para os deputados do PSD, “se a proposta passar, então será uma situação gravíssima”.( Data – 15/03/2003 !!!)

5. Durante a discussão de uma proposta de alteração ao alvará do Campo das Cordoarias, que incidia sobretudo NA ELIMINAÇÃO DE UM PROJECTO DA CONSTRUÇÃO DE UMA TERCEIRA CAVE DESTINADA A ESTACIONAMENTO E AO AUMENTO DO Nº DE FOGOS A SEREM CONSTRUIDOS, BEM COMO A CRIAÇÃO DE MAIS UM LOTE, o Vereador Bruno Vitorino afirmou ter algumas dúvidas sobre a mesma, sugerindo que a proposta fosse retirada para uma análise mais pormenorizada. ( Data - 20/06/2006 ).

6. Esta proposta - que não foi retirada - foi aprovada com o voto contra do Vereador Bruno Vitorino, a abstenção dos quatro Vereadores do Partido Socialista e os votos favoráveis da CDU. ( Data - 20/06/2006 ).

7. Essa proposta não fazia parte da ordem de trabalhos desse dia ( a fazer fé na informação publicada no dia anterior no site da CMB, informação essa que teria sido, mesmo, retirada do site ) o que face às dúvidas que tal projecto tem suscitado a uns ( CDU incluida...) e à grande importância para o futuro do Barreiro atribuída por outros, causa uma certa estranheza ter a mesma sido apresentada no próprio dia e ainda por cima, ter sido rejeitada a retirada da proposta, conforme sugestão do vereador Bruno Vitorino. ( Data - 20/06/2006 ). ]

E termina assim o Comunicado – de 22 de Março pp - dos vereadores do PS/Barreiro: «Porque está Bruno Vitorino tão seguro e o Sr. Presidente tão “tolerante”? Os vereadores do PS e os barreirenses exigem saber a verdade, sob pena de legitimamente poderem pensar o pior.”»

[ Pois… E O FACTO DE TER SIDO, DESTA VEZ, O PS A ABSTER-SE NÃO SERÁ, TAMBÉM, MOTIVO SUFICIENTE PARA OS BARREIRENSES SABEREM TODA A VERDADE, sob pena de legitimamente poderem pensar o pior ?]

Quem não concordar com a decifração do “Mistério” que acabámos de apresentar, que avance com outra interpretação mais convincente a fim de nos convencer.

Mas tem de ser mesmo, mais convincente e fundamentada. É que nós somos muito, mas mesmo muito difíceis de alguém nos “dar a volta”…

De que é que estão à espera ? Há outra (as) interpretações ?

Se existem, então façam o favor de se chegarem à frente …

Zé do Barreiro.

19 Comments:

  • At 17 abril, 2007 11:31, Anonymous Anónimo said…

    De referir que, na realidade, estes 18000m2 dizem respeito á área do Conjunto Comercial Fórum Barreiro, sendo comercializados como ABL - área bruta locável - a preços igualmente interessantes...

     
  • At 17 abril, 2007 11:49, Anonymous Anónimo said…

    FORUM BARREIRO - 19 000 M2 - 3000 POSTOS DE TRABALHO - APRESENTADO A 19 SETEMBRO ( ... de 2005 ... )

    “(…)O Forum Barreiro envolve um investimento de aproximadamente 55 milhões de euros e permitirá criar 3.000 postos de trabalho, 1.000 dos quais directos.
    (…)
    Com 19.000 m2 de área bruta de construção, dos quais 17.500 m2 são área bruta locável (...)"

    In: http://www.cm-barreiro.pt/noticias/detalhe_noticia.asp?Id=1307

     
  • At 17 abril, 2007 12:03, Anonymous Anónimo said…

    Uma vez que, FINALMENTE, alguém dá mostras de querer abordar este TABÚ criado pelo bloco-central-dos-interesses-barreirense cá vão mais números:

    “(…)Hipers com 9% do PIB
    comércio Grandes superfícies tiveram 12,2 mil milhões de euros em volume de negócios em 2004 Salários médios abaixo dos 800 euros

    (...)

    O volume de negócios dos estabelecimentos de comércio a retalho e por grosso de dimensão relevante atingiu os 12,2 mil milhões de euros em 2004, um valor que corresponde a cerca de 8,7% do Produto Interno Bruto. Segundo um estudo do INE sobre a situação das grandes superfícies divulgado ontem, em 2004 realizaram-se 521,7 milhões de transacções nestas unidades, que se traduziram num valor médio de 23 euros por transacção.

    O volume de negócios realizado coincide, praticamente, com o volume de vendas (12,1 mil milhões de euros), sendo que a maior parte (62,9%) ocorreu em unidades de comércio a retalho com predominância alimentar (hipermercados). O comércio por grosso (ver Info), por seu turno, ficou com 21,7% das vendas.

    Os dados do INE confirmam que é também nos hipermercados onde se fazem mais transacções (86,1% do total), mas envolvendo valores mais baixos. Em média, cada transacção envolveu 17 euros, muito abaixo do valor médio das operações no comércio por grosso (244 euros). No retalho não alimentar, as transacções médias atingiram os 30 euros.

    No que diz respeito aos meios de pagamentos utilizados no retalho, os cartões de débito e crédito foram usados em 50,3% das vendas, ultrapassando a utilização de meios de pagamento tradicionais, como o cheque ou numerário (usados em 44,6% das vendas).

    Em 2004, estas unidades tinham 67 350 funcionários ao serviço, dos quais 67,1% eram mulheres e 76,4% exerceram funções a tempo inteiro. Quanto às remunerações líquidas mensais auferidas, as unidades mais "generosas" foram as de comércio por grosso (840 euros), quer pagaram quase cem euros acima da média geral (758 euros). No retalho alimentar os vencimentos líquidos atingiram os 777 euros, enquanto no não alimentar os salários não passaram dos 702 euros.

    O inquérito dá ainda conta de que 69% dos 1684 estabelecimentos deste universo têm uma área de exposição e venda (AEV) inferior a mil metros quadrados, sendo que 33% têm uma AEV inferior a 400 metros quadrados. No entanto, 49% do volume de vendas global tem origem em estabelecimentos com uma AEV superior a 2500 metros quadrados. Os estabelecimentos com AEV maior que oito mil metros quadrados asseguraram, por si só, mais de 30% do volume de vendas global.(…)”

    In: http://jn.sapo.pt/2005/12/21/economia/hipers_9_pib.html

     
  • At 17 abril, 2007 12:24, Anonymous Anónimo said…

    Para quem quiser fazer as contas:

    “(,,,) A rendas prime para centros comerciais, de sucesso comprovado, situam-se entre os 80 e os 100 euros/m2/mês para lojas com dimensão média de 100 m2. (…)”

    In: http://www.agenciafinanceira.iol.pt/noticia.php?id=508444&div_id=1730

     
  • At 17 abril, 2007 14:38, Anonymous Anónimo said…

    “(…)Esclarecimento sobre desaparecimento de 500 lugares de estacionamento

    No inícios dos trabalhos, deste Curso de Formação, Luís Ferreira, presidente da Comissão Politica do PS Barreiro, salientou - “a sua enorme preocupação com o atraso registado na Revisão do Plano Director Municipal do concelho (PDM)”, e solicitou ao actual executivo camarário que prestasse “esclarecimentos cabais sobre o desaparecimento de 500 lugares de estacionamento no empreendimento comercial que se encontra previsto para o Campo das Cordoarias”. (…)”

    in: http://www.rostos.pt/paginas/inicio2.asp?jornal=18&revista=5&cronica=21414&mostra=2

    27 - 3 – 2007


    “(…)Crónica do Pato Bravo
    A cidade está em discussão, todos devem participar.(…)

    in: http://www.rostos.pt/paginas/inicio2.asp?jornal=39&revista=5&cronica=10067&mostra=2


    “(…)Calúnias com origem em computador do Município
    Deputados Municipais solidários com Bruno Vitorino.(…)”

    in: http://www.rostos.pt/paginas/inicio2.asp?jornal=39&revista=5&cronica=20187&mostra=2


    “(…)Campo das Cordoarias – não cumpre a Lei ?

    A finalizar, o autarca social democrata, referiu que existem “graves irregularidades ao nível do procedimento adoptado” no caso do projecto do Campo das Cordoarias, dado que “não cumprem, nem respeitam a Lei” pelo que salientou – “Iremos apresentar o assunto às entidades competentes”.
    Bruno Vitorino solicitou informações sobre o estudo de “impacto de trânsito no centro da cidade” e “impacto sobre o comércio tradicional” e criticou o facto de o projecto ter sido aprovado sem que estes estudos tenham sido elaborados.
    Sobre esta matéria Emidio Xavier sublinhou que este projecto teve “o mesmo tratamento” que outros e que “não fizemos excepções”, recordando que este era um projecto que estava praticamente feito, com a gestão CDU, e que o mesmo foi reanalisado e só agora aprovado.

    Rostos


    23 - 12 – 2004 (…)”

    in: http://www.rostos.pt/paginas/inicio2.asp?jornal=39&revista=5&cronica=140020&mostra=2



    BrigadaCort&Cola

     
  • At 18 abril, 2007 10:34, Anonymous Anónimo said…

    ( Projecto - Região na mira de norte-americanos e franceses
    Beja quer Cidade Cinema

    http://www.correiomanha.pt/noticia.asp?id=238902&idselect=13&idCanal=13&p=200


    )

     
  • At 18 abril, 2007 10:37, Anonymous Anónimo said…

    Lá vai a Cidade do Cinema para Beja...

    Noticia do Jornal do Público de 18 de Abril de 2007.
    "Saleiro quer transformar Beja na Hollywood da Europa

    18.04.2007, Carlos Dias




    A instalação de uma cidade do cinema em Beja é o novo objectivo para a região baixo-alentejana e que acaba de ser anunciado pelo presidente da Associação Comercial do Distrito de Beja (ACDB), António Saleiro. O projecto está a ser dinamizado pelo actor Nicolau Breyner, natural do concelho de Serpa.
    António Saleiro disse ontem na Rádio Pax de Beja que já "convidou as forças vivas da região", sejam autarcas, empresários, agricultores e ainda a diocese de Beja para estarem presentes numa reunião que vai realizar-se no próximo sábado, para os incentivar a "abraçar o projecto liderado por Nicolau Breyner".
    O empresário está convencido do êxito da iniciativa, "se tivermos capacidade e engenho para avançar" com o projecto da instalação no concelho de Beja de uma cidade do cinema que Hollywood já anunciou querer instalar no espaço europeu, focando a grande vantagem de estar a ser construído o aeroporto de Beja, que considera "uma das melhores infra-
    -estruturas em termos de mobilidade e ligação com o mundo".
    O presidente da ACDB revelou que Nicolau Breyner lhe comunicou a intenção de poder ali instalar a cidade do cinema. Como o actor "tem uma ligação muito directa com os homens do cinema americano", António Saleiro acredita que estes possam optar pela instalação em Beja em detrimento "de Marrocos, Argélia, Espanha ou até mesmo Montijo", referiu António Saleiro, destacando a disponibilidade já manifestada pela Câmara Municipal de Beja, governador civil e diocese de Beja de "abraçar a ideia", que, só por si, justifica a "razão de existir" do aeroporto, cujas obras arrancaram na segunda-feira.
    Sintetizando o que será a cidade do cinema em Beja, Saleiro explicou que é uma infra-estrutura "onde podem ser montados cenários e onde permanentemente temos actores e actrizes de todo o mundo a fazer filmagens" coordenados a partir de Hollywood.
    A partir do momento que os americanos revelaram interesse para instalar na Europa uma cidade do cinema, e como "nós estamos em condições para o poder fazer", só falta convencê-
    -los "que é em Beja que deve ser feita", defende o presidente da associação de comerciantes de Beja.
    Saleiro enfatiza a vantagem de estar a ser construído o aeroporto de Beja, que garantirá ligação com o mundo "

    R.A.

     
  • At 18 abril, 2007 10:46, Anonymous Anónimo said…

    Cidade do Cinema....
    No Correio da Manhã...
    2007-04-18

    "Projecto - Região na mira de norte-americanos e franceses
    Beja quer Cidade Cinema"

    "Beja poderá tornar-se na Hol-lywood europeia e receber a rodagem de filmes com actores como Tom Hanks, Brad Pitt ou Scarlett Johansson caso seja a região escolhida por um grupo de empresários franceses e norte-americanos que pretende instalar, no Sul da Europa ou no Norte de África, a Cidade Cinema, uma mega infra-estrutura destinada à criação de cenários e produção de filmes."
    "Conhecedor das intenções dos empresários da indústria cinematográfica – cuja identidade é ainda desconhecida – em instalar o projecto em Marrocos, Portugal, Espanha ou outro país com pouca chuva e muito Sol, o actor e empresário Nicolau Breyner – em conjunto com algumas entidades de Beja (região de onde é natural) – decidiu encabeçar um projecto de candidatura para convencer o grupo a investir nesta região alentejana. Um projecto semelhante esteve para ser implementado em Cascais por iniciativa de Carlos de Mattos (um português que há muito trabalha em Hollywood) e que chegou a estar anunciado para o Barreiro, tal como o empresário revelou a Correio da Manhã numa entrevista publicada em Abril de 2006. (...)"
    R.A.



    R.A.

     
  • At 18 abril, 2007 12:50, Blogger Zé do Barreiro said…

    O “comentário” cá do Zé:

    Ah, Ah, Ah, Ah, Ah …

    PS: Pois é, Amigos, só os sacanas dos números do euromilhões é que não saem ao “azarado” do Zé do Barreiro …

    Grande abraço ao “R.A. ”.

     
  • At 18 abril, 2007 13:04, Blogger Bloghestral Manoueuvres in the Dark said…

    Vereador LPC ao Notícias do Barreiro sobre a 3.ª cave no Fórum:

    "Fico preocupado com as alterações que foram feitas no projecto inicial, porque penso que foi feito um muito mau serviço aos barreirenses(...)"

    Então quando se acha que foi feito um muito mau serviço aos barreirenses NÃO SE VOTA CONTRA!!!???

     
  • At 18 abril, 2007 14:59, Blogger Zé do Barreiro said…

    “Paulo”,

    “ O rabo é o mais difícil de esfolar” – Diz o povo na sua proverbial sabedoria.

    É assim mesmo, caro “Paulo”, entendemos que este será o rabinho que falta decifrar relativamente ao nosso “Mistério”. E que, na nossa humilde opinião, NUNCA será desvendado, a menos que … as comadres, no interior da vereação do anterior executivo da Câmara, algum dia se venham a zangar …

    Se isso não acontecer, nunca se saberá as razões concretas e inequívocas porque os vereadores socialistas se abstiveram na Sessão de Câmara de 20 de Junho de 2006.

    Embora, nos nossos próximos Posts, iremos apresentar algumas pistas …

    Zé.

     
  • At 19 abril, 2007 09:05, Anonymous Anónimo said…

    Mais uma vez a VAIDADE e INVEJA tipica dos Barreirenses a funcionat. Estamos na miséria, tudo abandonado, a "vila" que era a zona mais importante da nossa cidade está arrsada, o comércio nem se fala é só chineses e quando se pensa que se vai fazer alguma coisa parecem "cães raivosos" não querem nada nem a ponte rodoviária querem.

    Pela vossa cabeça o Barreiro daqui a 5 anos é uma cidade fantasma. QUE TRISTE REPRESENTANTES QUE O POVO ESCOLHEU!!!!

    Vão pró "sexo masculino" !!!

    ( a última linha foi censurada pelo administrador do Blog )

     
  • At 19 abril, 2007 10:04, Anonymous Anónimo said…

    Governo admite fazer 2º aeroporto «antes da Ota», diz jornal


    Caso se confirme o cenário de esgotamento da capacidade do aeroporto da Portela em 2015, antes de a Ota ficar pronta, será construído outro aeroporto, refere o Diário Económico de quinta-feira com base num plano B do ministro Mário Lino.

    O ministro das Obras Públicas, Mário Lino, disse ao jornal que se «a Portela esgotar em 2014 ou 2015 pode ter que se arranjar uma solução provisória, ainda que dispendiosa, mesmo depois de realizado o investimento de 350 milhões de euros», em curso, para a expansão da capacidade da Portela.
    Esta solução, que apesar do custo seria provisória, tem de se basear em estudos que confirmem o esgotamento da capacidade da Portela antes da data de inauguração da Ota, prevista para 2017, mas que Mário Lino gostaria de ver antecipada para 2016 ou 2015. De acordo com o ministro, a alternativa passaria, por exemplo, por «usar uma base aérea qualquer», acrescentou.

    A optar por uma base aérea provisória na Grande Lisboa para superar os constrangimentos da Portela, as alternativas mais faladas são Montijo ou Alverca.

    19-04-2007 8:40:58

    in: dinheirodigital

     
  • At 19 abril, 2007 10:50, Anonymous Anónimo said…

    Defesa: lei programação de infra-estruturas pronta até Julho

    A lei de programação de infra--estruturas militares estará pronta até Julho, disse ontem, à saída de um seminário em Lisboa, o ministro da Defesa Nacional, Nuno Severiano Teixeira.
    A notícia surge na edição desta quinta-feira do jornal Público, que assegura que. ao mesmo tempo, está a ser elaborada a lista dos edifícios das Forças Armadas que deverão ser vendidos.

    Durante o encontro, promovido pela revista Segurança e Defesa, o ministro explicou a uma plateia repleta de militares que a nova lei está «em fase adiantada» de elaboração, «permitirá, num período relativamente longo, 12 anos, adequar as infra-estruturas das Forças Armadas», reordená-las e «rentabilizar» as que são excedentárias.

    «Essa rentabilização permitirá financiar a modernização das estruturas que são efectivamente necessárias e garantir a sustentabilidade do fundo de pensões dos militares», disse ainda.

    Deste fundo - que recebeu há meses uma injecção de 17 milhões de euros destinados a garantir a sua viabilização - beneficiam cerca de 10 mil pessoas.

    19-04-2007 9:04:03

    in: diariodigital

     
  • At 20 abril, 2007 13:50, Anonymous Anónimo said…

    “Chelas –Barreiro” em causa

    (...)

    A hipótese Chelas-Barreiro para a terceira travessia do Tejo, conta com outro contratempo, no entendimento de Ferreira da Silva. O comandante da marinha de comércio garante que «Chelas –Barreiro põe em causa, dezasseis fundeadouros hoje existentes no Tejo, a atracação, por falta de espaço de manobra, dos navios de cruzeiro que irão demandar o futuro terminal de Santa Apolónia, a navegabilidade dos canais de acesso à antiga CUF, as regatas de vela, e a possibilidade de virem a amarar no Tejo aeronaves do tipo hidroavião, uma tecnologia que volta a ser encarada pela indústria».

    O especialista avança ainda o argumento de o local escolhido «colocar definitivamente em xeque o conceito estratégico que o estuário do Tejo detém, do ponto de vista de defesa nacional, ao inviabilizar o fundeamento de frotas de navios de guerra, compostas por embarcações de grandes dimensões». Estas afirmações seriam proferidas na presença de Ana Paula Vitorino – Secretária de Estado dos Transportes e no âmbito de um seminário em que a Terceira Travessia do Tejo seria o tema central, uma obra cujos valores ascendem a 1.200 milhões de euros (600 milhões para a ferrovia convencional, e outro tanto para o TGV). «Há um tempo para discutir e o tempo de decidir. E já não estamos em tempo de discussão» concluiu a titular da pasta dos Transportes.

    In: http://www.regiaodesetubalonline.pt/noticia.php?cod_titulo=2&codigo=462896FD56E2B

     
  • At 20 abril, 2007 17:04, Blogger Zé do Barreiro said…

    Último “Anónimo”,

    Pois. Mas atente para a resposta da Ana Paula Vitorino – “«Há um tempo para discutir e o tempo de decidir. E já não estamos em tempo de discussão».” Elucidativa, não é ?

    A grande questão, quanto a mim, é que o Governo nunca mais diz nada sobre a sua decisão final, apesar de já ter sido ultrapassado o prazo estabelecido para a sua divulgação, criando enormes e legitimas expectativas e ansiedades em pessoas e organismos que aguardam a publicação da decisão.

    Embora eu compreenda que a resposta/decisão da P.G.R. sobre aspectos legais de financiamento à LUSOPONTE, pedida pela tutela, é também importante conhecer para o normal andamento deste processo.


    “Anónimo” das 10:04 horas,

    Atente, sff, nas palavras do Ministro das Obras Públicas, Engº Mário Lino, o qual disse que “ SE a Portela esgotar em 2014 ou 2015 …”, o que significa que se baseia nos estudos que confirmem o esgotamento da capacidade da Portela antes da data de inauguração da Ota, prevista para 2017.

    É que por vezes, os estudos de planeamento de médio e longo prazo, valem o que valem …

    Ora, se forem confirmadas as palavras e desejos do Ministro Mário Lino, o qual gostaria de ver antecipada para 2016 ou 2015 a construção do aeroporto na OTA, NÃO HAVERÁ NENHUMA CONSTRUÇÃO DE UM NOVO AEROPORTO PROVISÓRIO, POR EXEMPLO NA BASE AÉREA DO MONTIJO, conforme redigido na notícia do “ Dinheiro Digital” .

    Saudações,

    Zé.

     
  • At 21 abril, 2007 14:02, Anonymous Anónimo said…

    Sr. Presidente da CMB, continua a sonhar...com a Cidade do Cinema...
    é melhor aguardar sentado...
    Aos meses que ouvimos falar que promotor iria entregar a papelada na API(Agência Portuguesa para o Investimento)...

    A Noticia para a Lusa:
    2007-04-20 20:45:01
    "Presidente da Câmara do Barreiro acredita que o concelho vai receber "Cidade do Cinema"

    O presidente da Câmara Municipal do Barreiro, Carlos Humberto (CDU), defendeu que acredita nas mais-valias do Concelho para receber o projecto "Cidade do Cinema", explicando que aguarda pela entrega do dossiê por parte do promotor.



    Durante esta semana foi apresentada pelo Município de Beja a intenção de receber o projecto "Cidade do Cinema", algo que não atemoriza Carlos Humberto.

    "Acho que todos têm o direito e o defender de fazerem o máximo pelo seu concelho. Se o Município de Beja entende que está em boas condições de se candidatar ao projecto Cidade do Cinema deve-o fazer", explicou em declarações à Lusa.

    O presidente referiu que o seu Concelho tem mais-valias que valorizam a candidatura do Barreiro em relação aos outros municípios.

    "Temos um valor acrescentado em relação às várias candidaturas de que se fala... Já se falou de Sintra, Cascais, agora é Beja, mas acredito que temos mais valias como a zona ribeirinha do Tejo, onde, como o produtor anunciou, se podem fazer estúdios ligados ao meio aquático de superfície e profundidade", disse.

    Carlos Humberto acrescentou ainda que as novas acessibilidades, como a terceira travessia sobre o Tejo e o desejo da autarquia em ajudar, "são elementos que valorizam o Barreiro".

    O autarca defendeu que aguarda há algumas semanas que o dossiê do projecto seja entregue à Câmara e à API, pois, de momento, não existe nenhuma documentação.

    "O primeiro passo tem que ser dado por alguém, e independentemente do esforço da autarquia, é preciso que o investidor apresente projecto e propostas concretas, pois ainda não temos nada. A Câmara do Barreiro fez muito do que era preciso fazer, não estamos de braços cruzados mas sem que o promotor entrega a sua candidatura junto da autarquia e da API não é possível avançar mais nada", referiu.

    O edil explicou que a iniciativa de trazer o projecto para o Barreiro vêm do mandato anterior (PS) mas garante que o actual executivo tem trabalhado nesse sentido.

    "Temos feito várias diligências não só com os promotores mas também com a administração central, em particularmente com a API, no sentido de acompanhar e incentivar para que o processo avance", Carlos Humberto referiu que não sabe quando é que o dossiê vai ser apresentado, sendo esperado a qualquer momento.

    "Tenho indicações que o promotor está preparar o dossiê para a entrega mas, o que é facto, é que já se diz isso há algumas semanas e ainda não recebemos nada, não existe uma data prevista", concluiu.
    -in Agência LUSA

    "

    R.A.

     
  • At 21 abril, 2007 14:48, Blogger Zé do Barreiro said…

    Caríssimo “R.A.” e restantes Amigos,

    Se lerem com atenção – mas mesmo com muita atenção - as declarações do Carlos Humberto, ele diz claramente quais serão as hipóteses/possibilidades da Cidade do Cinema NÃO vir para o Barreiro. Dá a entender isso inequivocamente. Curioso, muito curioso, não acham ?

    Abraço,

    Zé.

    PS: o Carlos Humberto poderá ter muitos defeitos – que os tem – mas não é parvo. É realista, muito realista …

     
  • At 23 abril, 2007 00:29, Blogger Bloghestral Manoueuvres in the Dark said…

    " Baixo Alentejo quer transformar-se em «Hollywood Europeia»

    O Baixo Alentejo quer transformar-se numa «Região do Cinema» e assumiu-se este fim-de-semana como a «zona ideal» para acolher uma espécie de «Hollywood Europeia» destinada a rodagens para produção de filmes.
    O projecto, que pretende transformar o Baixo Alentejo numa «região demarcada de cinema», é liderado pelo actor e empresário Nicolau Breyner e pelo presidente da Associação Comercial do Distrito de Beja (ACDB), António Saleiro.

    Um grupo de empresários franceses e norte-americanos ligados à indústria cinematográfica está à procura de locais para rodar filmes num país com pouca chuva e muito sol, no Sul da Europa ou Norte de África.

    Ao saber da «inclinação» dos empresários por Marrocos, Espanha ou Portugal, Nicolau Breyner (natural de Serpa, no distrito de Beja) decidiu avançar com um projecto para «convencer» o grupo a optar pelo Baixo Alentejo.

    «Esta zona é a ideal para se construir o que podemos chamar uma Região do Cinema. Todo o Baixo Alentejo pode ser um estúdio de cinema», defendeu o actor, sábado à noite, num encontro com jornalistas, em Beja.

    No encontro, que serviu para apresentar o projecto à imprensa, estiveram também presentes António Saleiro e o produtor de audiovisual, António Pereira Dias.

    Além de uma área com cerca de 100 hectares para a construção de estúdios e outras infra-estruturas de suporte à produção de filmes, que poderá nascer perto de Beja, o grupo, explicou Nicolau Breyner, «procura sobretudo cenários naturais».

    «A ideia de uma Cidade Cinema já não faz sentido. Há que evoluir para uma região demarcada de cinema», defendeu António Pereira Dias, lembrando que «existem estúdios por toda a parte e com melhores capacidades do que alguma vez teremos em Portugal».

    Observando que, actualmente, os filmes são rodados «essencialmente em exteriores» e «os produtores percorrem todo o mundo à procura de sítios», Nicolau Breyner salientou que «o Baixo Alentejo tem o que os produtores procuram e precisam».

    Entre as condições «tremendamente grandes» da região, o actor destacou a variedade de paisagens, as vilas e aldeias, «que se têm mantido quase estáticas no tempo», os castelos, Alqueva, o maior lago artificial da Europa, o rio Guadiana e as «muitas horas» de sol, além do futuro aeroporto de Beja.

    «Vão haver muitos escolhos e velhos do Restelo a dizer que este projecto é impossível, mas acho que é possível e sonho fazê-lo», frisou Nicolau Breyner, citando Walt Disney: «If you can dream it, you can do it» (Se o puder sonhar, pode fazê-lo).

    Após o encontro com os jornalistas, seguiu-se um jantar, promovido pela ACDB, que, de acordo com Nicolau Breyner, serviu para apresentar o projecto a entidades locais e «sondar» o «interesse e disponibilidade» para abraçar a «Região do Cinema».

    A Câmara Municipal de Beja, Governo Civil, Empresa de Desenvolvimento do Aeroporto de Beja, Centro Hospitalar do Baixo Alentejo (CHBA), Núcleo Empresarial da Região de Beja e Região de Turismo Planície Dourada foram algumas das entidades que se fizeram representar ao mais alto nível.

    Diário Digital / Lusa

    22-04-2007 14:28:52 "

     

Enviar um comentário

<< Home

 

Estadisticas Gratis free hit counter
free hit counter

Get Your Sign

free counter