A Paragem do 18 no Cabeço Verde

Este Blog é muito abrangente e heterogéneo...Destina-se aos políticos,aos cidadãos normais,aos sócios do Benfica,aos apreciadores de jaquinzinhos fritos,aos funcionários públicos,aos adeptos do Sporting,aos que pagam impostos e aos que nem sabem o que isso é,aos ouvintes da Rádio Renascença,aos descontentes com a administração do condomínio,aos internautas que acham que Linux é a Liga Internacionalista para a União dos Xiitas,aos que gastam o tempo de trabalho a ler estas coisas,aos médicos ...

quinta-feira, abril 12, 2007

A URBANIZAÇÃO DO CAMPO DAS CORDOARIAS E OUTRAS URBANIZAÇÕES AFINS … Vamos pôr os Barreirenses a pensar ? … - PARTE I

… bom, pelo menos iremos tentar …

Meus Amigos,

Sobre o tema que vimos tratando nos últimos Posts, a que chamámos “O MISTÉRIO DO ESTACIONAMENTO DO FUTURO FORUM DO BARREIRIO”, e que pretendemos, agora, estender à Urbanização completa/total do Campo das Cordoarias – que inclui o Fórum - e a outras urbanizações localizadas para terrenos reservados para a T.T.T. e TGV, há situações e procedimentos que achamos absolutamente difíceis de entender.

Sabemos perfeitamente que não são assuntos fáceis, nem de se tomarem de ânimo leve, não são não senhor. Entendemos que são matérias extremamente melindrosas e pertinentes, é um facto inequívoco. Mas, que diabo, porque razão o P.S., o PSD, o BE, o PCP/CDU, não se pronunciaram até ao momento sobre, por exemplo, a “provocação” dos vereadores do Partido Socialista do Barreiro do Comunicado de 22 de Março pp, os quais referem claramente a CDU e o vereador do PSD, Bruno Vitorino ?

Este tipo de procedimento - falta de esclarecimentos - dos responsáveis das forças políticas representativas da população Barreirense, não provocará dúvidas aos cidadão desta terra ?

Por aquilo que nos toca, nós tê –mo –las. E muitas.

Como entendemos que, quem tem a responsabilidade de se pronunciar, não o faz ou ainda não o fez até ao momento, decidimos tomar sobre os ombros esta complicada “empreitada“.

QUEREMOS PÔR OS BARREIRENSES A PENSAR !!!

Outra realidade é que, pe, as obras do Fórum Barreiro já se iniciaram e o/os debates e discussões sobre essa matéria deveriam ter sido realizados ANTES do inicio dos trabalhos.

É um constrangimento que iremos – e estamos - a enfrentar. Valerá a pena “mexer” nestes assuntos ? Perguntarão com toda a razão.

Mesmo assim, iremos avançar com as nossas reflexões e as nossas dúvidas, porque QUEREMOS PÔR OS BARREIRENSES A PENSAR !!!

Ora bem, neste primeiro artigo - Primeira Parte - vamos propor aos Barreirenses que atentem, com espírito critico construtivo, para algumas datas de dois documentos já publicados aqui no Blog, em anteriores Posts.

O primeiro documento é o Decreto nº 1/2007, D.R. n.º 18, I Série de 25 de Janeiro, do Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, que estabelece medidas preventivas com o objectivo de viabilizar a Terceira Travessia do Tejo, no eixo Chelas-Barreiro ( terão de ir procurá-lo no Blog ).

# Visto e aprovado em Conselho de Ministros – 30/11/2006.

# Assinado pelo Presidente da República - 06/01/2007.

# Referendado pelo Primeiro Ministro - 08/01/2007.

# Publicado no D.R. – 25/01/2007.

Nota – foi revogado o D.L. Nº 17/95 DE 30 DE Maio.


Agora, “desloquem-se” ao Post anterior e analisem o TEXTO 3 -Anúncio/Edital da C.M.B., assinado pelo vereador Joaquim Matias.

# Consulta de entidades exteriores ao município - CCDRLVT - através do ofício nº 7584 de 19/12/2006.

# A área de cedência para o domínio público municipal – 58 349,49m2 – destinada à Zona de defesa e controle urbanos, ESTÁ REGULAMENTADA PELO DECRETO Nº 17/95, ENTRETANTO REVOGADO PELO DECRETO nº 1/2007 DE 25 de JANEIRO.

# O vereador assina o Anúncio em 31/01/2007.


Meus caros Amigos, este Edital/Anúncio da Câmara do Barreiro foi publicado/legalizado, no mínimo, mesmo “à pele”, não acham ?

Dá que pensar, caríssimos Barreirenses, não dá ?


Zé do Barreiro.

9 Comments:

  • At 13 abril, 2007 18:43, Anonymous Anónimo said…

    In blog do vereador Bruno Vitorino:

    Intervenção do Vereador Bruno Vitorino em Sessão de Câmara Pública de 20/06/2006

    No período da Ordem do Dia, durante a discussão de uma proposta de alteração ao alvará do Campo das Cordoarias, que incidia sobretudo na eliminação de um projecto da construção de uma terceira cave destinada a estacionamento e no aumento do número de fogos a serem construídos, bem como a criação de mais um lote, o Vereador Bruno Vitorino afirmou ter algumas dúvidas sobre a mesma, sugerindo que fosse retirada para uma análise mais pormenorizada.

    O Vereador social-democrata recordou ainda que este projecto sempre lhe levantou dúvidas, sobretudo sobre qual irá ser o seu impacto no comércio local, nos problemas de estacionamento, na degradação da qualidade ambiental e no aumento dos problemas de trânsito.

    Bruno Vitorino referiu que em vez de estarem a ser tomadas medidas para reduzir o tráfego automóvel no centro da cidade, a exemplo do que está a suceder noutras zonas do pais e da Europa, no Barreiro está a ser feito exactamente o contrário, pois com este projecto o centro da cidade ficará congestionado.

    Outra questão focada pelo Vereador foi o facto de o estacionamento gratuito nesta zona passar a ser pago, sem a criação de alternativas gratuitas, o que vai trazer consequências para os munícipes.

    Esta proposta foi aprovada com o voto contra do Vereador Bruno Vitorino, a abstenção dos quatro Vereadores do Partido Socialista e os votos favoráveis da CDU.

    Info GVBV—CMB.


    Ver também o comentário que está adstrito a esta intervenção:


    Votou contra?
    Fez V.ª Ex.ª muito bem.
    Manteve a posição q tinha assumido desde sempre...

    Mas, há um aspecto q importa referir e q é capaz de ter passado despercebido aos menos atentos : essa proposta não fazia parte da ordem de trabalhos desse dia ( a fazer fé na informação publicada no dia anterior no site da CMB e que já foi retirada, como foi retirada até a informação sobre os novos horários dos TCB sendo substituídas por outras que dão conta da grande actividade participativa dentro do Concelho) o que face às dúvidas q tal projecto tem suscitado a uns ( CDU incluida...) e à grande importância para o futuro do Barreiro atribuida por outros, causa uma certa estranheza ter a mesma sido apresentada no próprio dia e ainda por cima, julgo q após instância sua, ter sido rejeitada a retirada da proposta.

    No entanto o q certa imprensa difundiu foi quase dar a entender q o seu desconhecimento da proposta se tivesse ficado a dever a desleixe da sua parte.

    Outros ainda vieram difundir uma imagem da sua pessoa "alheada" do desenrolar dos trabalhos. Mais um exemplo de Democracia, de Participação e de Cidadania e sobretudo... de Transparência!

    O facto de ter sido, desta vez, o PS a abster-se também é esclarecedor...

    Quero ver a Participação dos trabalhadores no processo classificativo imposto pelo SIADAP e quem vai integrar a CCA ...

    Se o critério for o mesmo q foi utilizado para constituir a comissão conjunta de estudo do masterplan ( onde estão incluidos 3 grandes mestres com grande currÍculo na área da participação e da transparência...) está tudo dito.

     
  • At 14 abril, 2007 10:03, Anonymous Anónimo said…

    in Diário do Barreiro

    Ilegalidades na Urbanização das Cordoarias

    Para o PSD “se a Urbanização das Cordoarias for para a frente será o mesmo que matar todo o comércio tradicional existente no Barreiro”.

    O deputado Bruno Vitorino garantiu que a Urbanização das Cordoarias tem “contornos esquisitos, do ponto de vista da legalidade e da ética”, uma vez que o construtor “viu aprovado, de um dia para o outro, o índice de construção para o dobro, na Câmara Municipal”.

    O construtor das urbanizações Ribeira das Naus e das Cordoarias é acusado de “começar a construir, sem que as respectivas infraestruturas tenham sido entregues e aceites pela autarquia, conseguindo mesmo assim alvará; ou então está a construir sem alvará”.

    Para os deputados, “se a proposta passar, então será uma situação gravíssima”.

    Carla Cerqueira

    15-12-2003 15:22

     
  • At 14 abril, 2007 13:57, Anonymous Anónimo said…

    Quem quis recordar estes dois episódios está a acompanhar com a atenção devida uma situação perceptivelmente mal esclarecida.
    Com consequências para todos.
    Alguns querem que se repita noutras situações.
    Outros não.
    Quantos são!!??Quantos são!!??
    De cada lado.
    De qualquer lado.
    De todos os lados.
    Podem ou não dar a sua opinião?
    Que cala, obviamente, consente.
    A polémica do AMAC resolveu-se com um cheque.
    O Resto...Foi ... Poesia?
    Sem rima...

     
  • At 14 abril, 2007 15:37, Blogger Zé do Barreiro said…

    Podemos compreender perfeitamente as razões e os motivos porque QUEM DEVERIA DIZER ALGUMA COISA OU JUSTIFICAR E EXPLICAR ESTES ASSUNTOS não o está a fazer. Compreendemos e lamentamos …

    Agora uma coisa é absolutamente certa: Os Barreirenses podem ler os assuntos aqui no Blog, podem retirar as suas conclusões, podem registar nas suas mentes e podem, até, a partir deste momento, possuir um Arquivo Histórico para memória futura, o qual poderão consultar sempre que quiserem.

    Por todas estas razões, valeu e valerá sempre a pena o trabalho que estamos a fazer. O QUAL IREMOS CONTINUAR, QUE NINGUÉM DÚVIDE.

    Zé.

    PS: Ah, é verdade, QUEM CALA – OBVIAMENTE – CONSENTE. Elementar meu caro “vemosouvimoselemos..masqueremosignorar...?...”. Clarinho como água.

     
  • At 14 abril, 2007 20:55, Anonymous Anónimo said…

    Divagando sobre alguns números...

    (…)”O projecto de construção do futuro fórum no Campo das Cordoarias engloba uma área comercial, que nas palavras do vereador Bruno Vitorino comporta “não os 6 mil metros quadrados, conforme previsto no início, mas sim 26 mil metros quadrado, incluindo para além da parte comercial, uma área habitacional e salienta “imagine-se também um posto de combustíveis”. (…)

    In: Rostos ( 6 - 3 – 2007 )

    (…)”Apesar disso, Almada continua a ser o grande mercado da Margem Sul, com uma oferta que corresponde a 10% do total da AM Lisboa e com um valor de oferta em torno dos 1.600 euros/m2.”(…)

    in: Rostos ( 4 - 3 – 2007 – Pequenos almoços do imobiliário)

    (…)“Estamos a falar, não de duplicar o capital, mas de 10.000 por cento de lucro” (…)

    in: Rostos ( 4 - 3 – 2007 – F. Louçã )

    -------“--------

    Segundo o Vereador, inicialmente, estaria prevista uma área de construção de 6000 m2 que passou para 26000m2. Terá então havido um ganho de 20000m2 ?

    Segundo a Imométrica, a oferta em Almada andará em torno dos 1.600 euros/m2 ( no Barreiro será ligeiramente inferior ? ).

    Portanto, vinte mil metros quadrados vezes mil e seiscentos Euros é igual a …

    Bom…é fazer as contas…

    Inaak Unkamann, Dr.

     
  • At 14 abril, 2007 23:38, Anonymous Anónimo said…

    Por acaso alguém aqui me consegue explicar uma questão?
    Andamos todos a brincar, ou no fim de contas estaremos a dormir ou a ficar dormentes?
    6.000m2 deveriam servir, se calhar, para construir alguma árvores de natal com materiais biodegradáveis, que é a especialidade actual do DR.(vide pág. Internet CMB, Plano Municipal de Ambiente) Bruno Vitorino. 6.000m2, por favor meus senhores, os promotores do projecto Forum Barreiro, deveriam ser muito estúpidos, para aceitarem uma proposta desse calibre.
    Meus senhores, sabem por acaso para que serviriam 6.000m2??? para um fórum???
    Iriam com toda a certeza construir algumas instalações sanitárias, para as inteligencias desta terra, despejarem toda a diarreia com que estão atolados.

    Com licença......

     
  • At 15 abril, 2007 13:45, Blogger Zé do Barreiro said…

    « ... O deputado Bruno Vitorino garantiu que a Urbanização das Cordoarias tem “contornos esquisitos, do ponto de vista da legalidade e da ética”, uma vez que o construtor “viu aprovado, de um dia para o outro, o índice de construção para o dobro, na Câmara Municipal”.»

    Meus Amigos,

    Esclareçam, sff, este v/ Amigo Zé do Barreiro, que está com sérias dúvidas sobre os comentários dos “Anónimos” das 10:03 horas e das 20:55 horas.

    As declarações do vereador Bruno Vitorino, nesses comentários, dizem respeito a assuntos e decisões tomadas no mandato do executivo do P.S. na Câmara, não é verdade ?

    Se é assim e se entendi bem, então, no nosso próximo Post, estaremos em condições mais que suficientes para explicar e decifrar o “Mistério” – e as perguntas – contidos no Comunicado dos vereadores do PS de 22 de Março pp e dirigidas ao vereador B.V.

    Afinal parece que existem, sempre, respostas para tudo. Até para decifrar Mistérios … é só uma questão de tempo …

    Saudações,

    Zé.

     
  • At 16 abril, 2007 18:54, Blogger Zé do Barreiro said…

    Então, ninguém confirma se cá o Zé está “no caminho certo” ?

    Como ninguém diz nada, aplica-se a máxima: É VERDADE.

    Assim sendo, cá vai Post … Mas … somente amanhã, logo de manhanzinha, pela fresquinha, como convém …

    Deixo-vos ainda algum tempo para, se quiserem e souberem, deixarem aqui “novidades” …

    Bom, vamos, então, ver o meu S.L.B..

    Zé.

     
  • At 20 abril, 2007 10:03, Anonymous Anónimo said…

    52340 visitantes ?!

    Deve ter recebido "retroactivos" não ?

     

Enviar um comentário

<< Home

 

Estadisticas Gratis free hit counter
free hit counter

Get Your Sign

free counter