A Paragem do 18 no Cabeço Verde

Este Blog é muito abrangente e heterogéneo...Destina-se aos políticos,aos cidadãos normais,aos sócios do Benfica,aos apreciadores de jaquinzinhos fritos,aos funcionários públicos,aos adeptos do Sporting,aos que pagam impostos e aos que nem sabem o que isso é,aos ouvintes da Rádio Renascença,aos descontentes com a administração do condomínio,aos internautas que acham que Linux é a Liga Internacionalista para a União dos Xiitas,aos que gastam o tempo de trabalho a ler estas coisas,aos médicos ...

domingo, abril 22, 2007

A URBANIZAÇÃO DO CAMPO DAS CORDOARIAS E OUTRAS URBANIZAÇÕES AFINS … Vamos pôr os Barreirenses a pensar ? … - PARTE II

Meus Amigos,

Queremos começar pelo principio para “atacar” o projecto da Urbanização do Campo da Cordoarias, actualmente chamado - e muito apropriadamente – de Rossio do Barreiro.

Todavia, o nosso “começar pelo princípio” irá reportar-se somente a partir de 1993, por entendermos não ser relevante, para o nosso estudo, abordar o PDM do Barreiro já existente em datas anteriores. É apenas um critério nosso e nada mais que isso.

Em 04 de Agosto de 1993, foi realizada uma Sessão Privada de Câmara para aprovar uma alteração ao Plano de Pormenor da Urbanização do Campo das Cordoarias. Tudo muito bem fundamentado num estudo dos Serviços da Câmara, datado de Julho de 1993.

ATENTEM, AGORA, PARA O QUE FOI APRESENTADO E DISCUTIDO, DE MAIS RELEVANTE, NESSA SESSÃO PRIVADA.

1. O mercado 1º de Maio e o mercado de peixe serão transferidos para o Campo das Cordoarias, num local junto ao Estádio do F.C. Barreirense, numa área de 2.100 m2, estando previsto um estacionamento em silo com 300 lugares.

2. O estacionamento em silo auto ( trata-se de um parque de estacionamento para automóveis em edifícios de forma circular ) está previsto em duas situações: incluído no edifício do novo mercado 1º de Maio e em cave sob uma praça pública a criar.

3. Não se fala, em ponto nenhum do Estudo da Câmara, nem do PDM, em nenhum Centro Comercial ou Fórum Barreiro ...

4. O posto de abastecimento de combustível actualmente localizado na Rua Stara Zagora, é transferido para a via de ligação entre a Av. Alfredo da Silva e a Rotunda do Lavradio e é instalado nos dois sentidos, por forma a não constituir factor de perturbação no trânsito.

5. Índices mais importantes:

Área de Construção - 38.348,95 m2

Área de Habitação - 30.110,98 m2

Área Comercial – 8.237,97 m2

Área para Equipamentos – 3.775 m2

Nº de Fogos - 542

Lugares para estacionamento - 672

Resultados da votação da Proposta:

PS – 2 votos contra. João Pintasilgo e Ramiro Antunes.

CDU - 3 votos a favor. Pedro Canário, José Gonçalves Henriques e Luís de Carvalho.

PSD - Abstenção de Mendes Costa.

Portanto, a proposta foi aprovada por maioria.

Para não vos maçar muito, hoje ficamos por aqui ... O próximo Post abordará propostas de revisão, outra vez, ao Plano de Pormenor – que irão verificar ser mato - apresentadas e aprovadas em 2003.

Caríssimos Barreirenses, pensem, atentem, fotocopiem, guardem em ficheiro, façam down loads e o mais que a vossa imaginação produzir, dos artigos que estamos e iremos publicar sobre esta matéria.

Façam como bem entenderem . MAS PELA VOSSA SAÚDE, COMECEM A ENVOLVER-SE, TAMBÉM, NESTE PROJECTO, DISCUTINDO, OPINANDO E CRITICANDO, MOSTRANDO ÀQUELES QUE NOS GOVERNAM NA AUTARQUIA, QUE ESTAMOS MUITO, MAS MESMO MUITO ATENTOS …

Bom Domingo para todos,

Zé do Barreiro.

19 Comments:

  • At 23 abril, 2007 16:59, Blogger pirritantes said…

    Vejam:

    http://portugueses-irritantes.blogspot.com/

    e ajudem a eleger aquele que será o mais irritante de todos os portugueses para os seus próprios compatriotas.

    PARTICIPA!

     
  • At 24 abril, 2007 09:43, Anonymous Anónimo said…

    Amigo Zé: Acho que deveríamos abrir o forum a outras discusões como por exemplo: PÔR OS PORTUGUESES A PENSAR COMO O GOVERNO "socialista" VAI ARRUMAR COM VIDA A MILHARES DE FUNCIONÁRIOS!!! Perunto eu: Será que os verdadeiros SOCIALISTAS não terão vergonha do que estes gajos, oriundos do PC, do PSD e de outros partidos, estão a fazer? Daqui a 5 ou 6 anos, ou menos, mais de metade dos funcionário estão ganhar metade do ordenado.
    Era isto que nós havíamos de discutir.
    "Justiceiro"

     
  • At 24 abril, 2007 10:00, Anonymous Anónimo said…

    Atentem, Barreirenses, atentem !!!

    In “Rostos”:

    “Na reunião pública da Câmara Municipal do Barreiro realizada, hoje, no Auditório da Biblioteca Municipal do Barreiro, foi aprovada, por unanimidade – PCP/CDU, PS, PSD e Vereador Independente – a recomendação apresentada pelo Presidente da Câmara, Carlos Humberto, onde se exige que na 3ª travessia do Tejo sejam contempladas as vertentes ferroviária e rodoviária.”

    “(…) A moção apresentada pelo Vereador Bruno Vitorino foi aprovada por maioria, com os votos contra dos três vereadores do Partido Socialista.”


    In “Voz do Barreiro”, há menos de uma semana !!!:

    “A opção Algés-Trafaria para a terceira travessia do Tejo “é a melhor” defendem os sociais-democratas. Um especialista em navegação comercial vem também contrapor com os estudos realizados que a opção Chelas-Barreiro põe em causa a atracação de cruzeiros e embarcações comerciais de grande porte nas águas do Tejo. Venham as críticas e sugestões de onde vierem o tempo é de decisão vinca a titular da pasta dos Transportes.

    O PSD argumenta “ser Algés –Trafaria a melhor alternativa para descongestionar o trânsito na Ponte 25 de Abril e no troço da A2 Almada-Fogueteiro”. «Tal como a solução Chelas-Barreiro, a solução Algés-Trafaria tem de estar colocada em cima do tabuleiro e não pode ser, de modo algum descartada», afirmou o deputado Luís Rodrigues, no final de uma reunião com o presidente da Lusoponte, Ferreira do Amaral.”

     
  • At 24 abril, 2007 17:47, Anonymous Anónimo said…

    Amigo Zé....
    Ao lado do Forum Barreiro...vai estar um espaço vazio...que era destinado ao mercado 1º Maio...
    Não seria bom, esse espaço...ser destinado para uma zona verde...e estacionamento subterrâneo...
    Acho que o centro da Cidade precisa de novas zonas verdes...
    Vamos aguardar a nova revisão do PDM....

    Um abraço amigo Zé....
    R.A.

     
  • At 24 abril, 2007 19:13, Anonymous Anónimo said…

    Para meditar.

    Ainda in Voz do Barreiro ( o tal de menos de uma semana atrás !!!):

    “A solução Algés-Trafaria, porventura em túnel, recorde-se já tinha sido defendida na sequência de um encontro do grupo parlamentar do PSD, em Fevereiro, com os responsáveis da Estradas de Portugal.

    Na ocasião, os deputados ficaram a saber que os níveis de tráfego na A2, entre Almada e o Fogueteiro, ultrapassam em 26 mil veículos, desde 2001, o limite imposto por lei. «Os dados recolhidos na Lusoponte, considera Luís Rodrigues, consubstanciam a necessidade de uma terceira travessia, sendo que «a melhor opção» é, entende, entre a Trafaria e Algés.~

    «Ficámos a saber que 60 por cento do tráfego registado na Ponte 25 de Abril não tem como destino Lisboa mas sim a coroa exterior à 2ª Circular, sobretudo o eixo Cascais e Sintra, o que significa que muito desse tráfego não precisa de entrar na capital», refere o deputado laranja.”

    Jack Taxas

     
  • At 24 abril, 2007 19:56, Blogger Zé do Barreiro said…

    Meus Amigos,

    Pelos textos deixados pelo “Jack Taxas” e pelo ”Anónimo” das 10:00 horas - os quais são inequivocamente notícias do conhecimento público, das duas, uma:

    Ou o deputado do PSD, Luís Rodrigues, está a “arranjar lenha para se queimar” ( ou seja, desautorizando e contradizendo o seu líder distrital, Bruno Vitorino, e por este facto pondo em risco o seu lugar de deputado nas próximas eleições Legislativas ) ou existe grossa confusão – e descoordenação - nas hostes do PSD da Distrital de Setúbal …

    Que vos parece, Amigos ?

    Zé.

    PS: Que eu saiba os deputados de qualquer partido político, submetem-se – têm de se submeter - aos órgãos políticos desses mesmos partidos. Estou errado ? No PSD não é assim ?

     
  • At 24 abril, 2007 20:50, Blogger Bloghestral Manoueuvres in the Dark said…

    Ao lado do Forum Barreiro...vai estar um espaço vazio...? que era destinado ao mercado 1º Maio...?

    Não há espaço "vazio" nenhum...lamento informar...o 1.º de Maio seria "integrado" no edíficio do Forum ( uma fracção autónoma do dito prédio )...

    Não seria bom, esse espaço...ser destinado para uma zona verde...e estacionamento subterrâneo...? é o que está no PDM mas, optou-se por oferecer a essa zona uma rotunda monumental com ...apenas menos 10 metros de raio do que ...a do...Marquês de Pombal...

    Acha que o centro da Cidade precisa de novas zonas verdes...?
    parece-me que pensa bem...enquanto as não há, vá respirando connosco umas lufadinhas de ar puro aqui no "cabeço"...

     
  • At 25 abril, 2007 10:38, Blogger Zé do Barreiro said…

    Caríssimos Amigos "RA" e "Paulo",

    Pela vossa rica saude não me queiram "estragar" os Posts seguintes ...

    É que os meus Amigos já se estão a antecipar aos assuntos que pretentemos tratar muito brevemente ... Eh,Eh,Eh.

    Grande abraço,

    Zé.

     
  • At 25 abril, 2007 12:54, Anonymous Anónimo said…

    O Sr Paulo está mal informado...
    acerca do espaço vazio...

    Na entrevista com o Sr Vereador Luis Pedro Cerqueira no dia 18 de Abril de 2007 ao Jornal Notícias do Barreiro.

    Aqui vai a pergunta do Jornal Notícias do Barreiro ao Sr.Vereador:
    "O Mercado Municipal estava previsto mudar-se para os terrenos do Fórum, mas já foi garantido pelo presidente da Câmara que se vai manter no mesmo local.
    Concorda com a manutenção?"

    A resposta do Vereador:"-Nada, a nível legal, impede o mercado de ficar onde está, podendo mesmo haver permuta de espaços, mas os 2100 m2 para o mercado, na zona do Fórum, mais 300m2 para armazéns, vão ter de ficar sem utilização enquanto o actual PDM não for alterado."


    R.A.

     
  • At 26 abril, 2007 08:19, Anonymous Anónimo said…

    Porque será que na Sede do Partido "socialista" do Barreiro não houve uma faixa ou um cartaz a saudar o 25 de ABRIL? Será que é um sinal do que este governo pretende fazer, acabar com ele?

     
  • At 26 abril, 2007 09:28, Blogger Zé do Barreiro said…

    Presumo que foi falta de lembrança. "Apenas" e "só" ...

    Mas, será que a "malta nova" sabe, convictamente, o que foi o 25 de Abril ?

    O mesmo 25 de Abril que permitiu que eles não fossem bater com os costados no Ultramar, como aconteceu com os homens da nossa geração.

    Organizar almoços e jantares é muito, mas mesmo muito mais "in", né verdade ?

    Zé.

     
  • At 26 abril, 2007 14:34, Anonymous Anónimo said…

    Amigo Zé:

    Será que o Partido "Socilista" não estará, cada vez mais, a contribuir para que esta malta nova não saiba o que foi o 25 de Abril (SEMPRE)? Ou melhor ainda: SERÁ QUE OS DIGNOS REPRESENTANTES DO PARTIDO "socialista" SABEM OU INTERESSA-LHES SABER O QUE FOI O 25 DE ABRIL (SEMPRE)??? Será que o Socrates, o T. Santos, o da Saúde, e outros sabem o que foi o 25 de ABRIL (SEMPRE)???

     
  • At 26 abril, 2007 18:01, Blogger Zé do Barreiro said…

    Caríssimo,

    Entendo que o meu Amigo não pode confundir/misturar os “jovens” que existem nos partidos políticos com o Histórico, Democrata e Credível Partido Socialista.

    Vejamos:

    O Partido Socialista é um partido que sabe melhor que ninguém o que é a Liberdade, a Democracia e … o 25 de Abril. Aqui, o caríssimo se for honesto ( que acredito que é ) terá de concordar que o P.S é uma clara referência para os Portugueses, no combate contra a ditadura e contra o fascismo, do mesmo modo que o PCP o foi e é, pretendo deixar bem claro.

    E olhe, diga-me sinceramente ( como escreveu no comentário das 08:19 horas ) acha que é este Governo que quer acabar com o 25 de Abril ?

    Quem foi que fez a intervenção sobre isso, ontem, na Assembleia da República ?

    Foi o PS ?

    Saudações,

    Zé.

     
  • At 27 abril, 2007 08:20, Anonymous Anónimo said…

    Não fez a intervenção mas quem foi que apoiou?

     
  • At 27 abril, 2007 09:34, Blogger Zé do Barreiro said…

    Caríssimo,

    Apenas lhe digo que, pessoalmente, tiro o meu chapéu ao PCP e ao BE por não terem aplaudido a intervenção … Sem qualquer rebuço.

    Zé.

     
  • At 27 abril, 2007 16:32, Anonymous Anónimo said…

    Amigo Zé:
    Será que vamos ter de tirar o chapeu muito mais vezes?

     
  • At 27 abril, 2007 21:39, Blogger Zé do Barreiro said…

    Nunca se sabe, Amigo nunca se sabe …

    Olhe, continuo a tirar o chapéu às decisões, intenções e propostas da CDU ( e do PSD ) na Câmara e na Assembleia Municipal, sobre a T.T.T. ser rodo – ferroviária … Sem espinhas !!!

    Mas atenção, caríssimo, aguarde pelos nossos próximos Posts sobre a Urbanização das Cordoarias. A continuar amanhã.

    Eventualmente já não haverá chapéu para tirar … Claro que não nos iremos zangar, né verdade ? Eh, Eh, Eh, Eh …

    Zé.

     
  • At 30 abril, 2007 08:40, Anonymous Anónimo said…

    Por acaso o amigo pensa que eu fico contente por tirar-mos o chapéu ao BE e ao PC, estámuito enganado!!!
    O que eu não queria era ficar envergonhado com o que se passa com o nosso Partido. Queria que ele fosse SOCIALISTA e tivessemos orgulho de dizer que o somos!!! Eu não queria ser era ser "socialista"!!!

     
  • At 30 abril, 2007 13:13, Blogger Zé do Barreiro said…

    Como eu o compreendo, Camarada, como eu o compreendo ...

    Zé.

     

Enviar um comentário

<< Home

 

Estadisticas Gratis free hit counter
free hit counter

Get Your Sign

free counter