A Paragem do 18 no Cabeço Verde

Este Blog é muito abrangente e heterogéneo...Destina-se aos políticos,aos cidadãos normais,aos sócios do Benfica,aos apreciadores de jaquinzinhos fritos,aos funcionários públicos,aos adeptos do Sporting,aos que pagam impostos e aos que nem sabem o que isso é,aos ouvintes da Rádio Renascença,aos descontentes com a administração do condomínio,aos internautas que acham que Linux é a Liga Internacionalista para a União dos Xiitas,aos que gastam o tempo de trabalho a ler estas coisas,aos médicos ...

quarta-feira, maio 09, 2007

A URBANIZAÇÃO DO CAMPO DAS CORDOARIAS E OUTRAS URBANIZAÇÕES AFINS … Vamos pôr os Barreirenses a pensar ? - PARTE IV


Meus Amigos, vamos, então, continuar nesta saga de informar os Barreirenses, pô-los a pensar e depois ouvir e ler, nos comentários, as suas opiniões e entendimentos sobre este grande empreendimento actualmente em pleno desenvolvimento no Barreiro.

Hoje iremos debruçar-nos sobre um Estudo da Divisão de Planeamento da Câmara com data de 31 de Julho de 2003 e que serviu de suporte para uma Proposta de Alteração/Revisão do Plano de Pormenor apresentada, discutida e aprovada, pelo Executivo PS, numa Sessão de Câmara realizada em 06 de Agosto de 2003.

Duas pequenas Notas Prévias : 1ª Aqui se inicia a “romaria” de Revisões, de Alterações e de Anulações ao Plano de Pormenor da Urbanização do Campo das Cordoarias, aprovado - como divulgámos em Post anterior - em Agosto de 1993, como poderão verificar e constatar neste e nos artigos seguintes. Só visto !!!

2ª A partir deste artigo, os meus Amigos já terão termos de comparação bem definidos, os quais recomendamos que analisem, que retenham e que comparem com as informações já divulgadas no Blog.

Os principais índices, parâmetros e alterações, em relação às decisões anteriores, constantes no Estudo:

1. Área de Intervenção - 6,64 ha

2. Nº máximo de Fogos – 558 ( 84 fogos/ha )

3. Nº de fogos propostos - 550

4. Área de habitação – 45.592,62 m2 ( 30.110,98 m2 em 04 de Agosto de 1993…)

5. Área para comércio e serviços - 26.293,09 m2 ( 8.237,97 m2 em 04 de Agosto de 1993…)

Área para construção - 71.885,71 m2 ( 38.348,95 m2 em 04 de Agosto de 1993…)

7. Lugares para estacionamento – 1315 ( 2L/fogo + 1L/ 30m2 para o Comércio )

8. Área para equipamentos – 30 m2/ fogo ( 3.775 m2 em 04 de Agosto de 1993…)

9. É abandonado o Estacionamento em silo de 300 lugares, referido no PDM de 1993.

10. Passa a ser subterrâneo em duas caves.

11. O Mercado 1º de Maio e o Mercado do Peixe surgem inseridos num NÚCLEO COMERCIAL de dois pisos, com uma Área de 26.293,09 m2, que se desenvolve ao longo de um arruamento situado por cima de uma Cave de Estacionamento de dois pisos.

12. Na Sessão de Câmara de 06 de Agosto de 2003, o vereador Rui Ferrugem sugeriu que se alterasse a designação de Proposta do Plano de Pormenor para Proposta de ESTUDO URBANÍSTICO, o que mereceu a concordância dos restantes vereadores e … do Presidente Emídio Xavier. Ou seja, a partir dessa Reunião do Executivo a Proposta em discussão passou de Revisão do Plano de Pormenor para ser um ESTUDO URBANÍSTICO.

Deixo para as pessoas entendidas e especialistas no assunto, o que isto significa, abstendo-nos, nós, de emitirmos, agora, qualquer tipo de opinião.

13. A área considerada para o Novo Mercado Municipal terá, no mínimo, 2700 m2 e é equivalente às áreas do Mercado 1º de Maio e do Mercado do Peixe com o acréscimo de 30 %, tal como havia sido solicitado pelo anterior Executivo da Câmara ( da CDU )

14. [ Ainda não se fala, em nenhum documento disponível até esta data, no Centro Comercial/Forum do Barreiro ]

15. A bomba de combustível mantém-se na localização definida no Projecto de Loteamento apresentado pela Empresa Espaço 3030 em 05 de Setembro de 2001.

16. A área destinada a habitação desenvolve-se em edifícios com uma volumetria que varia entre os 6 e os 8 pisos, nos quais o piso térreo é destinado a Comércio/Serviços, envolvendo uma Praça pedonal.

A Proposta de ESTUDO URBANÍSTICO ( atenção que esta designação é importantíssima para aquilo que pretendemos analisar e desenvolver nos Posts seguintes ) foi aprovada com Três votos a Favor, do PS; Duas Abstenções – Rui Ferrugem e Joaquim Matias da CDU e com a Abstenção do vereador Mendes Costa do PSD.

Meus Amigos, como costumamos dizer, hoje ficamos por aqui para não vos “encharcar” com a divulgação de demasiada informação que poderia ser manifestamente aborrecida. Iremos devagarinho, muito devagarinho, com a publicação dos artigos sobre um assunto que entendemos ser importantíssimo para o conhecimento da comunidade Barreirense.

No próximo Post continuaremos no ano de 2003 ( um ano extremamente fértil, em tratar desta matéria, por parte da Câmara ... ) no qual abordaremos a REVISÃO DO ESTUDO URBANÍSTICO, aprovado em 06 de Agosto de 2003 … Isso mesmo, não nos enganámos …

Talvez, até Sábado.

Zé do Barreiro.

21 Comments:

  • At 10 maio, 2007 00:10, Anonymous Anónimo said…

    O Vereador Mendes Costa não se absteve, mas antes votou contra a proposta de agosto de 2003.

     
  • At 10 maio, 2007 09:45, Blogger Zé do Barreiro said…

    Caríssimo,

    Realizaram-se, pelo menos, 4 – quatro – Sessões de Câmara sobre as Cordoarias no ano de 2003 …

    Aguarde pelos Posts seguintes, sff.

    É que eu tenho a papelada toda !!!

    Cumps,

    Zé.

     
  • At 10 maio, 2007 14:02, Blogger Zé do Barreiro said…

    Só para completar e reforçar a informação anterior: o vereador Mendes Costa absteve-se, também, na Sessão de Câmara Privada, de 22 de Dezembro de 2003. Alás, abstiveram-se também os quatro vereadores da CDU, só os quatro vereadores do PS é que votaram a favor nessa Sessão.

    O verador Mendes Costa do PSD, só votará contra na Sessão de Câmara de 10 de Novembro de 2004, conforme assunto que abordaremos e explicaremos detalhadamente, em Posts seguintes.

    Só para que conste, para memória futura ...

    Zé.

     
  • At 11 maio, 2007 13:19, Anonymous Anónimo said…

    Queria só deixar uma pergunta para os Camaradas responderem durante o fim de semana, se é que sabem?

    Se se confirmar a saída do governo de António Costa para se candidatar à Câmara de Lisboa, quem é que fica no governo que seja do Partido Socialista?
    Será o Sócrates? Será o das Finanças? Será o da Saúde? Será a da Educação? Será o Lino? Será o Pinho? Será o Mariano? Será a Pires de Lima?
    Estou muito confuso e preciso de ajuda para desvendar este mistério (misterioso) se foi o Partido Socialista que ganhou as eleições não terá direiro a lugares no Governo?
    Que eu saiba só há 2 orgãos d soberania que são eleitos pelo POVO que são a Assembleia da Republica e o P. Republica, quem foi que elegeu este governo que não tem representantes do maior partido com assento parlamentar?

    Era isto que precisava que ajudassem a esclarecer!!!
    Bom fim de semana Camaradas.
    "Justiceiro"

     
  • At 11 maio, 2007 13:57, Anonymous Anónimo said…

    E se for o Costa quem ascenderá no seu lugar?

    ( = suspiro = )

    Como gostaria de votar em Lisboa desta vez...

     
  • At 11 maio, 2007 15:18, Anonymous Anónimo said…

    O Am.Ro. o Ru.Ca. e a So.Ca. andam todos do mesmo lado, do lado do ViRa e do Ed.Ca.

    A 50km do Barreiro não há vergonha só intresses. Enganam os militantes de base com falsas divisões aqui no burgo...lá comem todos do mesmo prato...

     
  • At 12 maio, 2007 12:58, Blogger Zé do Barreiro said…

    Ultimo Anónimo,

    Dá para pensar aquilo que escreveu.

    Dá sim senhor.

    Vamos a ver se a "nova onda Socialista do Barreiro" se levanta e aparece o mais rapidamente possível ...

    Já falta pouco, muito pouco ...

    Zé.

    PS: Alguém foi ontem à Assembleia Municipal assistir à discussão do Relatório e Contas de 2006 ? Contem, aqui, qq coisa, se souberem.

     
  • At 12 maio, 2007 22:47, Blogger Zé do Barreiro said…

    ULTIMA HORA – ASSUNTO ACTUALÍSSIMO

    Irá realizar-se na Moita uma Conferência sobre Política dos Solos, tema que consideramos de muito interesse para os tempos que correm e deveras importantíssimo para o que se está a passar um pouco pelo nosso Distrito e no nosso País.

    Para saber mais sobre a Conferência, por favor visite Notícias síntese em Conferência da Moita sobre Política dos Solos em http://moita19maio2007.blogspot.com/. ou pesquise em www.google.pt escrevendo na janela de busca Conferência da Moita sobre Política dos Solos.

    Ou Notícias mais completas em Um Por Todos, Todos por Um em http://umportodostodosporum.blogspot.com/ ou pesquise em www.google.pt escrevendo na janela de busca Um Por Todos, Todos por Um
    Poderá sempre conhecer-nos melhor em Forum Cidadania na Várzea da Moita em http://varzeamoita.blogspot.com/ ou pesquise em www.google.pt escrevendo na janela de busca Forum Cidadania Várzea da Moita.

     
  • At 14 maio, 2007 10:56, Anonymous Anónimo said…

    “(…)Mestre em planeamento regional e urbano, Pedro Bingre afirmou, recentemente, que “bastam quatro hectares [de terreno urbanizável] para fazer um milionário em Coimbra”.(…)”

    In: http://umportodostodosporum.blogspot.com/2007/05/bastam-quatro-hectares-de-terreno.html

    SERÁ QUE, O QUE É VERDADE EM COIMBRA É MENTIRA … NO BARREIRO ?

     
  • At 14 maio, 2007 14:23, Anonymous Anónimo said…

    As declarações do "Camarada Luis Ferreira" ao CM é de fartar a rir, mais uma vez digo são estes os dignos representantes do meu Partido no Barreiro. Se vamos continuar assim vamos no bom caminho. Já agora quanto ganhava o "Camarada" Juvenal Silvestre quando estava na Câmara e foi nomeado por quem?

     
  • At 14 maio, 2007 15:06, Anonymous Anónimo said…

    http://www.correiomanha.pt/noticia.asp?id=242334&idselect=90&idCanal=90&p=200

     
  • At 14 maio, 2007 15:14, Blogger Zé do Barreiro said…

    Meus Amigos,

    Sobre este assunto torno a reescrever a minha opinião, deixada neste Blog há duas/três semanas atrás, aquando de uma resposta ao “Luís Santos”:

    Sobre o número de assessores dos membros do governo e do número de assessores dos membros dos executivos da Câmaras Municipais, bem como dos seus honorários, tenho a minha opinião pessoal que, com toda a certeza, será susceptível de ser polémica – o que até convém. No entanto aqui vai.

    VÁLIDO E APLICÁVEL PARA TODOS OS PARTIDOS

    1. Esses cargos são da total confiança política e pessoal dos titulares desses cargos, os quais sabem – melhor que ninguém – quantos são necessários para o bom desempenho das suas funções governativas e autárquicas.

    2. Em principio, as pessoas nomeadas para assessores, consultores, adjuntos, chefes de gabinete, são pessoas com elevados conhecimentos técnicos e políticos, que nas empresas públicas, no sector privado ou nas Sociedades onde desempenhavam funções, teriam honorários elevados. Salvaguardando, obviamente, legitimas excepções.

    3. Concordo que sejam remunerados, no desempenho dos cargos para que foram nomeados, de modo a não ser prejudicada a sua condição financeira/remuneratória antes da ocupação dessas novas funções.

    4. Agora, também, de alguma maneira, e como se trata de funções que dizem respeito aos Cidadãos, deveria ser do conhecimento dos Portugueses, Cidadãos, Munícipes - conforme o cargo do nomeado – um relatório periódico do trabalho desenvolvido ( apenas os tópicos, os temas, os títulos dos projectos ) por esses assessores, consultores , etc.

    Esta é a minha opinião sobre este assunto, que assumo, e sei que, eventualmente, poderá vir a dar origem a um debate renhido aqui no Blog.

    Mas dos Barreirenses não é de esperar outra coisa, né verdade ?

    Saudações,

    Zé.

     
  • At 14 maio, 2007 16:16, Anonymous Anónimo said…

    São os Luis Santos e todos os Luis Santos do Barreiro que vão criar o lobY a favor da nova Ponte? Estamos feitos ao bife, de certeza que o loby é para lixarem o Barreiro para depois deitarem a culpa ao Carlos Humberto!!!

     
  • At 14 maio, 2007 19:05, Anonymous Anónimo said…

    Nós fazemos porque voçês fizeram.
    Nós não fazemos porque voçês também não fizeram.

    Resume-se a isto, a "política" barreirense?

     
  • At 16 maio, 2007 16:51, Anonymous Anónimo said…

    Será que o "PS" já tomou o poder no Barreiro tendo à frente um grande timoneiro chamado Luis Santos?
    1ª Medida tomada calar o blog do amigo Zé!!!

     
  • At 16 maio, 2007 17:38, Blogger Zé do Barreiro said…

    Ultimo Anónimo,

    Três notas telegráficas:

    1. Ele há dias/semanas que um tipo não sabe para onde se virar... e esta semana, para mim, tem sido do caraças ...

    2. O Luis Santos ( se é aquele que o Amigo está a pensar), não é o Luís Carlos santos. De todo o modo acho estranho o meu Amigo ainda não me conhecer suficientemente bem para perceber que a mim ninguém cala. NINGUÉM !!!

    3. Agradeço o seu cuidado e preocupação em reparar que, de facto, não temos postado nos últimos dias. Olhe, hoje, lá para o fim do dia/noite iremos publicar o artigo – quanto a nós actualíssimo - "A POSIÇÃO DA QUERCUS SOBRE A COMPONENTE RODOVIÁRIA NA TTT – Coerência precisa-se".

    Se o meu Amigo tem falado mais cedo...

    Abraço,

    Zé.

     
  • At 17 maio, 2007 08:16, Anonymous Anónimo said…

    Estou mais aliviado!!! Apanhei um grande susto!!!

     
  • At 17 maio, 2007 09:36, Anonymous Anónimo said…

    "Porque os conceitos vão evoluíndo", gostaria de assinalar a chegada ao vocabulário do "nosso" Vice da palavra "perequação".
    Pena que só agora apareça e ligada ao MasterPlan Mateus / Salgado.
    Agora é aguardar com impaciência a interpretação que dela é feita...

     
  • At 21 maio, 2007 13:32, Anonymous Anónimo said…

    “as sociedades evoluem no sentido de estarmos mais voltados para dentro, no momento em que esquemas oportunistas de maledicência, crítica pela crítica, individualismo exacerbado, no mundo do salve-se quem puder, baseados na mentira e na inverdade”

    in: http://www.diariodobarreiro.pt/Primeira%20Pagina/xartigo1.asp?idartigo=12320


    Que bem se canta...na Sé!!

     
  • At 23 maio, 2007 09:45, Anonymous Anónimo said…

    (...)"No seu discurso, que teve tradução simultânea para linguagem gestual, Roseta comprometeu-se a não aprovar «nenhum grande projecto» municipal «sem dar voz aos lisboetas» e afirmou que «o programa, o orçamento» e «os grandes projectos não podem ser decididos longe dos cidadãos».

    «Quando eu falo em orçamento ou programa participativo não é necessariamente um referendo todos os dias», esclareceu, apontando «métodos de auscultação, como fóruns». «Poderá haver algumas questões sujeitas a referendo, mas vamos ver como é que os lisboetas reagem às nossas propostas», disse.

    A presidente da Ordem dos Arquitectos propôs, por outro lado, que o urbanismo seja «decidido por todas as forças políticas», recordou que fez «essa experiência» enquanto presidente da câmara de Cascais, pelo PSD.

    «A melhor forma de impedir suspeições sobre urbanismo é fazer com que esse seja um pelouro partilhado por todas as forças políticas», argumentou, defendendo também que antes de qualquer alteração urbanística sejam publicitados «os seus efeitos sobre o valor dos terrenos abrangidos» e os seus titulares."

    Diário Digital / Lusa

    22-05-2007 19:21:00

     
  • At 26 maio, 2007 19:08, Anonymous Anónimo said…

    "Abrantes: Comerciantes e autarquia criam CC ao ar livre

    Os comerciantes de Abrantes e a autarquia querem transpor o conceito dos centros comerciais em espaço fechado para o centro histórico da cidade, onde vão inaugurar, a 23 de Junho, um Centro Comercial ao Ar Livre.

    Pedro Saraiva, da Associação Centro Comercial ao Ar Livre de Abrantes, constituída no início do ano numa parceria entre a Câmara Municipal e a Associação de Comerciantes de Abrantes, Constância, Sardoal e Mação, disse hoje à agência Lusa que, na sequência da aprovação do projecto no âmbito do PRIME, o Centro Comercial ao Ar Livre vai ser inaugurado em 23 de Junho, dando início a uma fase piloto que durará um ano.

    A associação submeteu, e viu aprovadas, duas candidaturas de apoio ao seu plano de urbanismo comercial e para um trabalho junto de cerca de 300 empresários do comércio e serviços dos quatro concelhos, num valor global de 286.000 euros (174.000 euros para Abrantes e 112.000 euros para Constância, Mação e Sardoal), disse.

    Sob o mote «+ vida ao Centro Urbano», o projecto de Abrantes visa dinamizar e articular as políticas de urbanismo, cultural e económica e passará pela criação de um «fórum + vida ao centro urbano», espaço de «reflexão, discussão, criatividade, cooperação e cidadania activa a favor da dinamização da cidade», e por um modelo de gestão inspirado nos sistemas dos centros comerciais para estímulo da actividade empresarial.

    Pedro Saraiva disse à Lusa que, a partir de dia 06, a associação vai iniciar um projecto amplo de divulgação do projecto, procurando atrair para ele os 200 empresários de comércio e serviços do centro histórico de Abrantes, um espaço que beneficia do facto de ter sido revitalizado, nomeadamente em termos urbanos, nos últimos anos.

    Por outro lado, inicia nesse dia uma campanha junto dos 85.000 residentes na região.

    «O nosso objectivo é dar escala e depois dar a conhecer a qualidade das nossas lojas a uma população de 85.000 habitantes» que habita na região, afirmou.

    Pedro Saraiva afirmou que aqueles que não têm a qualidade que hoje em dia é exigida pelos consumidores serão ajudados a remodelar e modernizar os seus estabelecimentos, sendo ainda objectivo da associação encontrar investidores para espaços disponíveis.

    Segundo disse, além da parceria dos comerciantes com a autarquia, o projecto prevê o alargamento à participação de outras instituições da cidade, nomeadamente da Escola Superior de Tecnologia de Abrantes (ESTA), estando igualmente à procura de uma instituição financeira que se queira constituir como parceira nos apoios às empresas.

    Além de estudos para conhecer melhor as empresas e os estabelecimentos, bem como os hábitos de consumo no mercado alvo, a associação vai promover uma maior flexibilidade dos horários de atendimento, estimular o uso de novas tecnologias, elaborar um plano de comunicação, promover eventos e iniciar um processo de animação e dinamização e criar serviços de apoio aos clientes, aos empresários e aos residentes, acrescentou."

    Diário Digital / Lusa

    25-05-2007 19:42:00

     

Enviar um comentário

<< Home

 

Estadisticas Gratis free hit counter
free hit counter

Get Your Sign

free counter