A Paragem do 18 no Cabeço Verde

Este Blog é muito abrangente e heterogéneo...Destina-se aos políticos,aos cidadãos normais,aos sócios do Benfica,aos apreciadores de jaquinzinhos fritos,aos funcionários públicos,aos adeptos do Sporting,aos que pagam impostos e aos que nem sabem o que isso é,aos ouvintes da Rádio Renascença,aos descontentes com a administração do condomínio,aos internautas que acham que Linux é a Liga Internacionalista para a União dos Xiitas,aos que gastam o tempo de trabalho a ler estas coisas,aos médicos ...

terça-feira, maio 29, 2007

A URBANIZAÇÃO DO CAMPO DAS CORDOARIAS E OUTRAS URBANIZAÇÕES AFINS … Vamos pôr os Barreirenses a pensar ? - PARTE V


Meus Amigos,

E devagar, muito devagarinho – como convém neste assunto - chegamos a 06 de Novembro de 2003, dia da elaboração de novo Estudo ( !!! ), pela Divisão de Planeamento da Câmara, sobre o Projecto de Loteamento do Campo das Cordoarias.

Justificação ? Reza no novo Estudo, que é, também, uma nova Proposta, que face à evolução do território e das necessidades de adequação aos padrões urbanísticos actuais, surgiu a necessidade de REVISÃO DO ESTUDO apresentado pela Divisão de Planeamento da Câmara, em Julho de 1993 e aprovado em sessão de Câmara de 04 de Agosto de 1993. Ver nosso Post anterior, onde abordamos este assunto.

Desta revisão resultou uma nova Proposta que foi aprovada em Sessão de Câmara de 06 de Agosto de 2003. Ver nosso Post anterior, onde abordamos este assunto.

Desta vez – 06 de Novembro de 2003 - é solicitada a alteração da memória descritiva e respectiva planta de síntese, tendo sido entregues, para o efeito, os referidos elementos para integração no presente Processo.

Antes de apresentarmos os novos índices deste novo Estudo para a Urbanização do Campo das Cordoarias, pretendemos destacar, por ser extremamente importante, que, na Sessão de Câmara de 06 de Agosto de 2003, o vereador Mendes Costa ( PSD ) foi quem sugeriu a existência de uma terceira cave para estacionamento, no bloco destinado ao Mercado Municipal – Lote 1.

O que foi aceite por unanimidade !!!

Ora, neste novo Estudo já está contemplado e convenientemente enquadrada a inclusão de mais um piso de estacionamento subterrâneo ( 3ª Cave )

Vamos ao resto:

# Área Total - 4,025 ha

# Superfície bruta - 40.252 m2

# Superfície Liquida - 38.252 m2

# Nº max. de fogos - 228 ( 56,64 fogos/ha )

# Área p/ Equipamentos – 7.872,29 m2

# Área p/ Comércio/Serviços - 26.648 m2

# Área de Habitação – 45.592,62 m2

# Área de Construção – 71.885,71 m2

# % de solo edificado – 43,98 %

# Índice de utilização bruto – 1,83

# Estacionamento - Habitação – 635 lugares / Comércio – 888 lugares.


Distribuição dos lugares de estacionamento pelos vários lotes da urbanização:

# À superfície – 84 lugares

# Lote 1 – em Cave – 1.174 lugares

# Lote 2 ao Lote 7 – 162 lugares

# Lote 8 - 40 lugares

# Lote 9 ao Lote 15 - 103 lugares


Um total de 1.563 lugares !!!

Se fosse aplicado o índice do PDM – ano de 1993 - seria 1L/30 m2 para Comércio + 1L/ fogo, o que corresponderia a 1.116 lugares.

Os lugares propostos neste novo Estudo permitem um rácio de 2L/fogo + 1L/30 m2 p/ Comércio, o que significa mais 407 lugares de estacionamento !!!

ATÉ AQUI O EXECUTIVO DO PARTIDO SOCIALISTA NA CÃMARA DO BARREIRO ESTAVA A TRABALHAR MUITO BEM, no que respeita ao estacionamento para esta urbanização.

Depois, bem, depois foi o que se viu …

Amigos, nesta altura já possuímos elementos suficientes que nos permitirão fazer comparações e retirar algumas conclusões.

Sugerimos que façam esse interessante exercício, consultando e analisando as Partes I, II, III E IV, já publicadas.

Todavia, esclarecemos que o ano de 2003 ainda não terminou ...

E ainda falta 2004; 2005 e … 2006. Iremos, como sempre, com muita calma, muito devagarinho … como convém.

Até à próxima 6ª Feira ou Sábado.


Zé do Barreiro.


Ps: Neste novo Estudo mantém-se as localizações da bomba de combustível e do Mercado Municipal, que mantém a área mínima de 2.700 m2. Continua a não se fazer qq referência ao Fórum/Centro Comercial, assunto que mais à frente irá dar “pano para mangas”.

24 Comments:

  • At 30 maio, 2007 14:36, Anonymous Anónimo said…

    ALVÍSSARAS!
    ALVÍSSARAS!
    AFINAL, O HOMEM FALA!!!
    E, AINDA POR CIMA, SOBRE A FREGUESIA A QUE PRESIDE!!!
    CONVÉM NÃO FICAR DE FORA DA FOTOGRAFIA…NÃO É?

     
  • At 01 junho, 2007 15:05, Anonymous Anónimo said…

    ALVÍSSARAS!

    "Alvíssaras" é uma recompensa, não é um gesto de saudação ou de saudação.

    Por exemplo, "dão-se alvíssaras" a quem encontrar um cérebro pequenino perdido num desabafo

     
  • At 01 junho, 2007 18:24, Anonymous Anónimo said…

    Em relação ao tema deste Post, vem mesmo a calhar, não vem ?

    « “João Soares afirmou ainda que não se sentia mais realizado por ter vindo ao Barreiro, apesar de não conhecer "o deserto", numa alusão às declarações do ministro Mário Lino, que considerou uma "'gaffe' lamentável".

    O autarca aproveitou ainda para criticar as autarquias comunistas da margem sul, como o caso do Barreiro, garantindo que é necessário acabar com o "mito" da imagem construída pelo PCP.

    "As câmaras do PCP na Área Metropolitana de Lisboa [AML] são as que têm maior especulação imobiliária e desordenamento do território. Temos que desfazer a imagem que construíram e isso é possível fazer analisando a Área Metropolitana", disse.”»

    Não podia ser + actual.

     
  • At 03 junho, 2007 10:37, Anonymous Anónimo said…

    Alguém me pode informar qual foi o resultado do julgamento que opunha o Faustino Mestre contra um antigo vereador da Câmara?

     
  • At 03 junho, 2007 12:02, Anonymous Anónimo said…

    O Presidente do GD Fabril, Faustino Mestre, foi inocentado da acusação que lhe fora movida pelo ex-Presidente da Câmara Municipal do Barreiro, Emídio Xavier, segundo o qual o dirigente fabril teria sido o principal responsável pela sua não reeleição nas últimas eleições.
    Ao mesmo tempo, Faustino Mestre foi condenado a pagar uma coima a Amílcar Romano, vereador do Desporto, no mesmo elenco camarário de Emídio Xavier. O Presidente do GD Fabril vai recorrer desta decisão.

     
  • At 03 junho, 2007 12:04, Anonymous Anónimo said…

    Ganhou o Vereador.
    O outro vai ter que abrir os cordões à bolsa.

     
  • At 03 junho, 2007 16:54, Blogger Bloghestral Manoueuvres in the Dark said…

    Caro Zé,

    Se me dá licença, gostaria de dizer ao senhor Justiceiro que:

    - a resposta a essa pergunta já foi dada nos comentários "desportivos" do Diário do Barreiro há alguns dias atrás, na sequência de uma pergunta que um outro Justiceiro igualmente já lá tinha formulado;

    - não se trata de um antigo vereador da câmara mas sim de um actual vereador da câmara.

     
  • At 03 junho, 2007 18:04, Blogger Zé do Barreiro said…

    Anónimo das 12:02 horas,

    Se o que escreveu é verdadeiro – e pensamos que nada impede que o seja – parece-nos que o Sr. F.M. ganhou o Processo ao Engº Emídio Xavier. Estou certo ?

    No nosso entendimento qualquer juiz perfeitamente lúcido não poderia tomar outra decisão, SE A ACUSAÇÃO FOI AQUELA QUE REFERE.

    Quanto á outra parte do Processo, vamos aguardar pelo resultado do recurso apresentado.

    Quando TUDO estiver concluído – o Processo transitar em julgado – dedicaremos um Post ( como já prometemos ) a este “filme” não só cómico, como tragicamente rocambolesco, para a família do P.S. do Barreiro.

    Uma vergonha !!!

    Zé.

     
  • At 04 junho, 2007 13:55, Anonymous Anónimo said…

    A única opinião, publicada na imprensa regional, que vi até agora sobre o assunto:

    “Mais valias urbanísticas


    Um grupo de cidadãos da Moita, constituindo-se em movimento cívico promoveu no passado fim de semana um encontro sobre política de solos, mais valias urbanísticas e ordenamento do território.

    (…)

    Perante a dimensão e o volume que esta situação vai adquirindo a cada dia, torna-se fundamental conter do ponto de vista jurídico esta escandalosa apropriação de mais valias por parte dos grandes grupos económicos, a quem são tantas vezes concedidos prerrogativas e isenções fiscais.”



    In: http://www.sado2000.pt/opiniao.php

     
  • At 04 junho, 2007 18:58, Blogger Zé do Barreiro said…

    Caríssimo Paulo,

    Não leva a mal as minhas palavras, mas o meu amigo anda muito distraído, mesmo muito distraído.

    Explico:

    Desculpará a nossa clara imodéstia e legitima vaidade, mas neste Blog já foram publicados 6 – SEIS – Posts sobre o tema da Urbanização do Campo das Cordoarias. Acha que não é nada ?

    Bom, se ninguém liga ao assunto ( ou melhor, quem se devia pronunciar sobre o este tema, não o faz ou ainda não o fez até ao momento ) isso é outra conversa.

    Quer que lhe confidencie uma coisa, só para nós os dois, porque, é claro, ninguém lê este Blog desinteressante p´ra caraças, né verdade ?

    Vai uma aposta que, quando cá o Zé publicar aí os artigos 9º e 10º , que serão fogo, a chamada “bomba jornalística”, ( ainda vai no 5º ) sobre “A URBANIZAÇÃO DO CAMPO DAS CORDOARIAS E OUTRAS URBANIZAÇÕES AFINS … Vamos pôr os Barreirenses a pensar ?” quase de certeza irão aparecer certos “ defensores da democracia e da ética”, quais paladinos da verdade e da transparência, a organizar um grupo de pressão – “LOBBY” – para dar visibilidade a esta questão ?

    Aposto consigo um petisco no “Manuel da Galega”, aceita ?

    ( Claro que só para chatear, ninguém vai criar lobby porra nenhuma, eh,eh,eh,eh )

    Siga o debate,

    Zé.

     
  • At 04 junho, 2007 23:29, Blogger Zé do Barreiro said…

    Meus Amigos,

    Só por curiosidade ( e coincidência … ). Só:

    Mestre em planeamento regional e urbano, Pedro Bingre afirmou, recentemente, que “bastam quatro hectares [de terreno urbanizável] para fazer um milionário em Coimbra”.

    Então não é que a Área Total da URBANIZAÇÃO DO CAMPO DAS CORDOARIAS é precisamente 4,025 hectares !!!

    Ele há cada coinci … , quero dizer, cada coisa curiosa …

    Bem, vou ver o programa Prós & Contras no Canal 1.

    Boa noite e … pela vossa rica saúde, não sonhem com isto.

    Zé.

     
  • At 04 junho, 2007 23:37, Anonymous Anónimo said…

    o senhor vereador amilcar romano já pode ajudar o camarada carlos duarte nas suas dívidas à CMB, então não é que ele era chefe de divisão sem saber, não há direito...

     
  • At 05 junho, 2007 19:13, Blogger Zé do Barreiro said…

    Caros Amigos,

    INFORMAÇÃO DE ULTIMA HORA - ACTUAL E IMPORTANTÍSSIMA:


    O DEBATE DA OTA - COLÓQUIO

    O NOVO AEROPORTO INTERNACIONAL DE LISBOA

    Assembleia da República
    11 de Junho / 9h30 às 18h00
    Sala do Senado

    PROGRAMA

    09h00 - Recepção
    09h30 - Início do Colóquio
    Presidente da Comissão de Obras Públicas, Transportes e Comunicações (COPTC), Deputado Miguel Relvas
    Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Mário Lino
    10h15 às 13h00 – 1.º Painel “O novo aeroporto internacional de Lisboa: opções”
    Moderadora: Vice-Presidente da COPTC, Deputada Irene Veloso
    Dra. Paula Alves
    Eng. José Lopes
    Prof. José Manuel Palma
    Prof. Paulino Pereira
    (15 minutos por intervenção)
    11h15 - Intervalo
    11h30 - Debate
    13h00 - Almoço
    14h30 às 17h30 – 2.º Painel “Custos e modelos de financiamento e gestão do aeroporto internacional de Lisboa”
    Moderador: Deputado Jorge Costa
    Prof. Augusto Mateus
    Prof. Diogo Pinto
    Prof. Manuel Porto
    Eng. Rego Mendes
    (15 minutos por intervenção)
    15h30 - Intervalo
    15h45 - Debate
    17h15 - Intervalo
    17h30 às 18h00 - 3.º Painel
    Representante do Grupo Parlamentar do PS
    Representante do Grupo Parlamentar do PSD
    Representante do Grupo Parlamentar do PCP
    Representante do Grupo Parlamentar do CDS-PP
    Representante do Grupo Parlamentar do BE
    Representante do Grupo Parlamentar do PEV
    18h00 - Fim do Colóquio

    ENTRADA LIVRE


    O vosso Amigo Zé lá estará. Obviamente !!!

    Aproveitem, se puderem.

     
  • At 05 junho, 2007 21:58, Anonymous Anónimo said…

    Para anónimo das 23.37
    Como se pode constatar no site da CMB (desactualizado, pois ainda não consta do mesmo a reestruturação), o Departamento de Educação e Cultura era composto por duas Divisões, a saber, Divisão Sócio Cultural e Divisão de Bibliotecas, o senhor em causa (Carlos Duarte) assinava como Chefe de Divisão da Educação...

    antónio

     
  • At 06 junho, 2007 09:47, Anonymous Anónimo said…

    Com a devida vénia aqui vai a "agenda complementar" para o Verão 2007:

    Dia 6 Junho, esta quarta-feira

    "Os PINs e o Ordenamento do Território"

    No próximo dia 6 de Junho, no Auditório do Metropolitano de Lisboa (estação Alto dos Moinhos), pelas 18:00h, irá decorrer o debate «Os PINs e o Ordenamento do Território», promovido pela Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza.

    Programa:

    -Cerimónia de entrega do Prémio Quercus 2007

    -Data: 6 de Junho de 2007

    -Local: Auditório do Metropolitano de Lisboa. Estação Alto dos Moinhos.

    -18:00 Abertura

    -Joaquim José de Oliveira Reis – Presidente do Metropolitano de Lisboa*
    -Hélder Spínola – Presidente da Direcção Nacional da Quercus

    -18:15 Debate: “Os PINs e o Ordenamento do Território”.

    -Basílio Horta (Presidente da Agência Portuguesa para o Investimento)
    -Miguel de Sousa Tavares (Jornalista e Escritor)*
    -Pedro Bingre (Engenheiro Florestal)
    -Henrique Pereira dos Santos (Arquitecto Paisagista)
    -João Ferrão (Secretário de Estado do Ordenamento do Território e das Cidades)*
    -Moderador: Luísa Schmidt (Socióloga)

    19:30 Cerimónia de Entrega do Prémio Quercus 2007


    ---‘’---

    4ª feira dia 6 Junho


    pelas 21h30 no Bairro Alto

    Faz-se comunicar a realização de uma Tertúlia, cujo tema será “Portugal é Lisboa, e o resto é Paisagem?” e que abordará a problemática de Planeamento Rural.

    Contará com a participação de:

    -Professor Manuel Leal da Costa Lobo,

    -Eng. José Esteves e

    -Eng. Duarte Sobral.

    Convidam-se todos os interessados a estarem presentes e contribuírem na discussão do tema.

    Mais informações: net@civil.ist.utl.pt

    Núcleo de Estudos dos alunos de Território (NET)

    ---‘’---



    Dia 6 de Junho

    "A Lei das Finanças Regionais"

    Organização NECPRI (Núcleo de Estudantes de Ciência Política e Relações Internacionais) da FCSH-UNL

    Presidida pelo professor de Economia Política Luís Filipe Oliveira Martins

    Com a presença do Vice-Presidente do Governo Regional dos Açores, responsável pela pasta das finanças regionais Dr. Sérgio Ávila.

    Às 15h00 no Auditório 2 (Avenida de Berna, Lisboa)


    ---‘’---

    Dia 12 de Junho

    "Reflexões Gerais sobre as Relações Peninsulares"

    Organização NECPRI (Núcleo de Estudantes de Ciência Política e Relações Internacionais) da FCSH-UNL

    Com a presença do Embaixador de Espanha em Portugal, D. Enrique Panes.

    ÀS 11H00 no Auditório 2 (Avenida de Berna, Lisboa)

    ---‘’---

    Dia 18 Junho

    Debate sobre o Poder Local, com os Professores Paulo Morais e Saldanha Sanches

    No Centro Comercial Colombo, em Lisboa

    ---‘’---


    Dias 28 e 29 de Junho

    "Os novos desafios do poder local"

    Organizada pelo Centro de Estudos de Geografia e Planeamento Regional da Faculdade de Ciências Socias e Humanas da UNL.

    Propinas: estudantes €10 / geral: €20 Para mais informações:

    poderlocal@fcsh.unl.pt

    (Professor Doutor José Lúcio; Dr. Bruno Pereira Marques; Professora Doutora Regina Salvador)

    ---‘’---

    Dia 4 Julho, até 2 Setembro

    "Nova Discussão Pública da Revisão do PDM / Plano Director Municipal da Moita '07"

    Iniciativa de Cidadãs e Cidadãos

    O Programa, as datas, os locais e os temas centrais por Sessão estão em preparação, e serão oportunamente divulgados.

     
  • At 06 junho, 2007 10:27, Blogger Zé do Barreiro said…

    “Agenda do Cidadão”:

    Pessoalmente, muito agradeço esta informação.

    Este Blog pretende ser, também, um serviço público a prestar aos seus Leitores, principalmente aos Barreirenses.

    E olhe, há temas de muito interesse para esta “abandonada” Cidade …

    Agradecemos mais uma vez,

    Zé.

     
  • At 08 junho, 2007 10:44, Anonymous Anónimo said…

    13 de Junho de 2007-Sede Social do Clube

    - Reunião de SÓCIOS do Futebol Clube Barreirense:
    -Informação sobre a situação financeira do clube;
    -Esclarecimentos relativamente à construção de novas infra-estruturas desportivas


    18 de Junho de 2007- Sede Social do Clube

    -Assembleia-Geral ORDINÁRIA:
    - Apreciação, discussão e votação do relatório de contas 2006;
    - RATIFICAÇÃO DO MANDATO DOS ACTUAIS CORPOS SOCIAIS EM EXERCÍCIO POR MAIS UM ANO.


    18 de Junho de 2007- Sede Social do Clube

    - Assembleia-Geral EXTRAORDINÁRIA:
    -RECTIFICAÇÃO da deliberação tomada pela Assembleia-Geral do Clube em 23 de Maio de 2005 RELATIVAMENTE AOS TERRENOS DA VERDERENA



    PS:
    LEIAM BEM AS "ENTRELINHAS"

     
  • At 08 junho, 2007 11:45, Blogger Zé do Barreiro said…

    «LEIAM BEM AS "ENTRELINHAS" »

    Pois … Entendemos perfeitamente aquilo que o meu caríssimo consócio quis dizer.

    Lá estaremos.

    Com os agradecimentos do

    Zé.

     
  • At 18 junho, 2007 14:22, Anonymous Anónimo said…

    Jornal do Barreiro: 15-06-2007


    “Construir um novo mercado, com respectivo parque de estacionamento subterrâneo, renovar o Parque Catarina Eufémia e a praça envolvente, bem como providenciar estudos de circulação e mobilidade são as medidas apresentadas pelo executivo da Câmara Municipal do Barreiro (CMB) para “reforçar e alargar o Centro do Barreiro”.

    A VEREAÇÃO DA CDU APONTA A PROPOSTA AVANÇADA COMO “UMA MEDIDA REVOLUCIONÁRIA” E “SEM CUSTOS PARA O BARREIRO”.

    PS e PSD afirmam ter dúvidas sobre a falta de legalidade do processo e de defesa do interesse público.

    (…)

    Duvidosos em relação à legalidade do processo, PS e PSD votaram contra a proposta da CDU em reunião de Câmara.

    (…)


    - PS – “O PCP tem hoje uma opção contrária ao próprio PDM” :


    Ao expor a reacção do PS face à decisão da CDU, em reunião privada de câmara, o vereador do partido rosa, Luís Pedro Cerqueira recorda :

    - a “especial atenção já dada pelo anterior executivo à questão do centro do Barreiro”, EMBORA ESTA NÃO CONTRARIASSE o previsto no Plano Director Municipal (PDM) ;

    - a aprovação da construção do Fórum Barreiro, medida à qual se seguiu A REALIZAÇÃO DE “UM ESTUDO DE ENQUADRAMENTO DO COMÉRCIO LOCAL NO CENTRO DO BARREIRO” e o “aprofundamento da discussão do centro da cidade com um Inquérito Público que foi a base para a elaboração do Concurso de Ideias para o Mercado 1º de Maio”.

    Segundo o vereador, estas medidas foram tomadas, uma vez que O PS COMEÇOU “A SENTIR QUE O QUE OS CIDADÃOS QUERIAM PARA O BARREIRO NÃO ERA AQUILO QUE ESTAVA NO PDM”.

    EM CAUSA ESTÁ, PORÉM, A NÃO ABERTURA DA CÂMARA QUE NÃO DISCUTE PUBLICAMENTE COM OS INTERVENIENTES AS TRANSFORMAÇÕES PARA O CENTRO DO BARREIRO, NÃO ABRINDO SEQUER “UM NOVO PERÍODO DE DISCUSSÃO QUE VISA UMA DECISÃO COM OS CIDADÃOS”.

    CONFORME LUÍS PEDRO CERQUEIRA FUNDAMENTA, O VOTO CONTRA DO PS PRENDE-SE COM “UMA FRAGILIDADE DE LEGALIDADE EM RELAÇÃO À DECISÃO TOMADA AGORA NA CÂMARA”, UMA VEZ PREVISTO NO PDM A CONSTRUÇÃO DE UM MERCADO E UM SILO AUTOMÓVEL NA ZONA DO FÓRUM. NA OPINIÃO DO VEREADOR, A RETIRADA, POR PARTE DA CDU, DO TERCEIRO PISO DE ESTACIONAMENTO, COM CERCA DE 500 LUGARES, DO FÓRUM BARREIRO PÕE, DE IGUAL MODO, EM CAUSA A DEFESA DO INTERESSE PÚBLICO. COM ESTA MEDIDA, “AS NECESSIDADES DE ESTACIONAMENTO JÁ EXISTENTES VÃO CONTINUAR A EXISTIR, POIS OS DOIS PISOS QUE FICARAM VÃO SOMENTE SUPRIR AS NECESSIDADES QUE O FÓRUM E A HABITAÇÃO CONSTRUÍDOS VÃO CRIAR NA ZONA”.

    Transferir cerca de 300 lugares de estacionamento para a zona do novo mercado não é, segundo o autarca, uma ideia compensadora, visto que “o certo é que esta zona também já tem necessidades”.

    PARA LUÍS PEDRO CERQUEIRA, RETIRAR UM PISO DO FÓRUM BARREIRO VEM “PENALIZAR O BARREIRO”, BENEFICIANDO-SE, NO ENTANTO, UM PROMOTOR IMOBILIÁRIO COM UMA REDUÇÃO DE INVESTIMENTO DE “CERCA DE CINCO MILHÕES DE EUROS”.

    A esta razão junta-se o facto de “não se poder prescindir do local para o mercado no sítio onde está o fórum”, questão que já poderia ter sido resolvida com “a actual revisão do PDM”. Esta revisão é, segundo o vereador, “a chave para a criação de mecanismos legais para a concretização do processo”, embora “em ano e meio não tenha havido no executivo uma única discussão sobre o PDM”.

    Apesar de considerar que “o PCP tem hoje uma opção contrária ao próprio PDM”, LUÍS PEDRO CERQUEIRA AFIRMA QUE O PS NÃO VAI SUBMETER NENHUMA QUEIXA AO IGAT – INSPECÇÃO-GERAL DA ADMINISTRAÇÃO DO TERRITÓRIO, PREFERINDO ANTES “CRIAR TODAS AS CONDIÇÕES PARA A RESOLUÇÃO DO PROBLEMA E NÃO PARA CRIAR UM PROBLEMA”.


    - PSD – “Só defendemos o Barreiro e o interesse público se respeitarmos a lei”:


    Embora o PSD vá tomar brevemente uma oposição formal/oficial em relação à questão do centro do Barreiro, o vereador Bruno Vitorino não deixou de esclarecer ao Jornal do Barreiro as razões do seu “não” à proposta da CMB. DE ACORDO COM O AUTARCA, “EXISTEM E CONTINUAM A EXISTIR MUITAS DÚVIDAS JURÍDICAS EM RELAÇÃO À LEGALIDADE DA PROPOSTA”, RAZÃO PELA QUAL PROPÔS EM REUNIÃO PRIVADA DE CMB “O ADIAMENTO DA VOTAÇÃO, POR SER UM TEMA MUITO COMPLEXO E PARA O QUAL NÃO HOUVE MUITO TEMPO DISPONÍVEL PARA ANÁLISE”.

    (…)

    Reforçando a posição do PSD, o autarca não está contra a manutenção do mercado no local actual. A questão que levanta dúvidas prende-se, porém, com “a forma de chegar ao negócio efectuado”. “SÓ DEFENDEMOS O BARREIRO E O INTERESSE PÚBLICO SE RESPEITARMOS A LEI E ESTAMOS NA MAIOR DÚVIDA DA LEGALIDADE SOBRE SE UMA DECISÃO QUE ENVOLVE VERBAS SIGNIFICATIVAS PODE SER FEITA COM UM SIMPLES ACORDO COM UM PRIVADO”, adianta.

    A proposta do PSD passa pelo executivo “retirar a proposta, ser vista a sua legalidade e, depois de todo um mecanismo processual, cumprir a lei”. A ESTA QUESTÃO SOMA-SE A NECESSIDADE DE “ESTABELECER UM CONCURSO PÚBLICO QUE DÊ A POSSIBILIDADE DE TODOS OS PRIVADOS PODEREM CONCORRER EM PÉ DE IGUALDADE UNS COM OS OUTROS, PARA QUE OS PROJECTOS SEJAM TRANSPARENTES, SE CUMPRA A LEI E SE SALVAGUARDEM OS INTERESSES DO BARREIRO”.”

     
  • At 18 junho, 2007 14:54, Anonymous Anónimo said…

    Entrevista com Manuel Lopes em: fcbarreirense.com

    “Sexta, 15 Junho 2007

    No final da reunião, o presidente Manuel Lopes falou à comunicação social. O máximo dirigente barreirense deu uma longa entrevista, começando por afirmar que "foi uma reunião que correu bem e onde só agora houve condições para a realizar. Foi uma reunião onde queríamos ouvir opiniões e críticas dos sócios.

    De há 4/5 anos as receitas têm vindo a decrescer, principalmente as do Bingo do clube o que tem criado dificuldades e as previsões tem saído furadas por isso mesmo. NOS MOLDES QUE ESTAMOS A TRABALHAR O CLUBE ESTABILIZOU, ESTAMOS A REDUZIR OS CUSTOS E VAMOS AVANÇAR MAIS UM ANO COM O INTUITO DE OPTAR PELAS MELHORES SITUAÇÕES PARA O CLUBE. De facto, a passagem pela liga de honra acabou por ser drástica a nível financeiro e aos poucos temos estabilizado a situação.

    Depois de muitas dúvidas, IREMOS MESMO CONSTRUIR O ESTÁDIO NA VERDERENA O QUE NOS TRÁS ASPECTOS POSITIVOS MAS POR OUTRO LADO TAMBÉM TEM OS SEUS ASPECTOS NEGATIVOS, mas o que à a realçar é o facto de o campo ficar num espaço perfeitamente central e de fácil acesso aos sócios o que é muito importante.

    A questão do pavilhão já vem de à muitos anos atrás, mas depois da quebra de receitas tornou-se mais complicado a sua realização. COM A VENDA DO PATRIMÓNIO, O PAVILHÃO VOLTOU A SER UMA PRIORIDADE e vamos fazer tudo para que possamos dotar o clube com um recinto em condições para a pratica da modalidade.

    Quanto ao João "Betinho" Gomes é uma situação que ainda estamos a ver no que dá, mas que, sem dúvida, poderá ser um óptimo negócio quer para o jogador, quer para o Barreirense. No basquet, temos tudo pronto para podermos mais uma vez poder participar na Liga Portuguesa de Basquetebol.

    RELATIVAMENTE AO ESPAÇO NA QUINTA LOMBA, VAMOS FAZER UM INVESTIMENTO DE CERCA DE 140.000 EUROS E COMO TAL IRÁ SER UM LOCAL ONDE IREMOS TER AS NOSSAS EQUIPAS MAIS JOVENS. A IDEIA É LEVAR O RELVADO DO D.MANUEL DE MELLO PARA OS 2 CAMPOS DE FUTEBOL 7 e depois mais tarde podermos trocar por um relvado sintético, até PARA PODERMOS ALUGAR ESSE ESPAÇO. DE INÍCIO, iremos ter uns balneários provisórios MAS DEPOIS QUANDO ADQUIRIRMOS O TERRENO, COM DIREITO DE SUPERFÍCIE, IREMOS APRESENTAR A CANDIDATURA AOS NOVOS BALNEÁRIOS.

    Na próxima época, no futebol, alguns juniores irão subir aos seniores, pelo menos numa primeira fase. Quanto ao resto do plantel, temos tido algumas dificuldades para adaptar alguns atletas à equipa até porque não temos um espaço para treinar à noite, o que caso contrário já tínhamos as coisas arrumadas. Como temos que treinar à tarde, e com a crise no futebol, há muitos jogadores que trabalham ou estudam e por isso não é possível a sua inserção no nosso plantel.
    Iremos treinar uma vez por semana no campo do Fabril mas a preparação será feita no campo do Desportivo de Portugal, se tudo decorrer como previsto.


    Vamos agora esperar pela próxima assembleia PARA PODERMOS FAZER A ESCRITURA DO ESPAÇO DA VERDERENA PARA PODERMOS FAZER O ENCAIXE FINANCEIRO QUE NOS PERMITA FAZER, DE IMEDIATO, OS INVESTIMENTOS. Uma coisa é o que queríamos fazer, o que seria o ideal, e outra coisa é aquilo que é possível. Se olharmos para o concelho da Moita se calhar tínhamos vários hipóteses para fazer o nosso complexo todo junto, mas se olharmos para o Barreiro vemos que não encontramos esse espaço." “

     
  • At 21 junho, 2007 10:19, Anonymous Anónimo said…

    “Assembleia-geral

    Quarta, 20 Junho 2007

    Decorreu na 2ªfeira passada, as duas assembleias-gerais do clube, que voltaram a reunir perto de uma centena de associados que puderam dizer de sua justiça sobre o relatório e contas de 2006. O RELATÓRIO ACABOU POR SER APROVADO MAS MAIS POLÉMICO ACABOU POR A VOTAÇÃO PARA A RATIFICAÇÃO DOS ÓRGÃOS SOCIAIS POR MAIS UM ANO, ONDE HOUVE 42 SÓCIOS QUE CONCORDARAM COM A CONTINUIDADE, MAS 33 ASSOCIADOS, POR UM MOTIVO OU OUTRO, NÃO CONCORDARAM COM OS NOMES PRESENTES NA LISTA.

    Tal situação provocou a reacção do vice-presidente da direcção, Paulo Pardana, que fez ver aos presentes que "para que o Barreirense deixe de ter todos os anos um balanço negativo nas suas contas, teríamos que ser radicais em alguns aspectos e um desses aspectos seria, por exemplo, acabar-se com algumas das modalidades no clube".

    POR OUTRO LADO, O PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA GERAL, ANTÓNIO SARDINHA, TAMBÉM SE MOSTROU INDIGNADO COM A ACTUAL SITUAÇÃO DO CLUBE, ACABANDO POR REFERIR QUE IRÁ COLOCAR O SEU LUGAR Á DISPOSIÇÃO MUITO PROXIMAMENTE, ALGO QUE FOI SEGUIDO PELO SEU VICE-PRESIDENTE, EMBORA ESTE TENHA REFERIDO APENAS QUE A DEMISSÃO SERIA UMA DAS POSSIBILIDADES.

    No final da reunião, Manuel Lopes, disse que "iremos marcar outra assembleia-geral o mais rápido possível levando à responsabilidade os sócios para que decidam o que querem fazer com o clube. Queremos que para essa assembleia possa vir o maior número de sócios possível, pois será uma assembleia muito importante na vida do clube.

    Para a próxima temporada não poderemos ter a equipa de futebol que nós desejaríamos porque ou se investe numa equipa e não se faz as infra-estruturas ou então temos que optar por uma equipa mais modesta e ter o dinheiro para o resto. Não podemos investir o dinheiro todo em jogadores. “

    in: www.fcbarrreirense.com


    ...nem tudo está perdido...

     
  • At 21 junho, 2007 17:26, Anonymous Anónimo said…

    “ Joaquim Matias, referiu que a estratégia definida pela Câmara, “implicavam um conjunto de acções consequentes que, na sua generalidade foram aprovadas”, tendo como premissas básicas, “mantendo o mercado, sendo uma parte necessária, mas não suficiente para a revitalização do centro”.
    Recordou que o Contrato de urbanização do FÓRUM BARREIRO, “implicava a cedência ao município de uma área de 2100 m2, mais 400 m2 em cave, para cargas e descargas, uma área em tosco”
    Salientou que este contrato, é entendido, como “uma cedência em espécie, nas condições do alvará”.
    Joaquim Matias, referiu que “uma cedência em espécie pode ser dada em qualquer sitio, o essencial é a cedência em espécie”, nesse sentido, sublinhou que com base neste principio contratual e jurídico, “foi possível negociar que a cedência fosse dada no centro do Barreiro, que será uma área de construção do Mercado até 3000 m2, se for menos dado que se estima que o valor mínimo do mercado deve ser de 2600 m2, os restantes 400 m2, serão para outras construções”.
    Joaquim Matias, referiu que o novo Mercado será construído e entregue à Câmara “de chave na mão, todo construído, com as bancas, instalações, as áreas técnicas, inclusive os talhos com os acabamentos, naturalmente que não mete os frigoríficos e os balcões”

    In: Rostos-7 - 6 - 2007

     
  • At 21 junho, 2007 18:20, Anonymous Anónimo said…

    “Já o presidente da Câmara Municipal, Carlos Humberto, lamentou a condução daquela discussão a uma reunião pública. “Com base nos pareceres que tenho não tenho dúvidas”, afirmou, para defender as virtudes da renovação do centro da cidade que a aprovação da proposta vai permitir. “Já estou a perceber que o objectivo é dificultar esta estratégia e, portanto, vale tudo”, afirmou mesmo, reforçando, assim, a sua posição crítica em relação à opção de discussão da questão em reunião pública.”

    In: Diário do Barreiro, 21-06-2007

     
  • At 21 junho, 2007 19:23, Anonymous Anónimo said…

    “Quanto ao futuro do futebol sénior, Manuel Lopes foi claro, “se querem reduzir mais o défice, teremos uma equipa ainda mais modesta do que aquela que estamos a preparar”, para questionar ainda “como querem que tenhamos equipas sem gastar dinheiro”, referindo-se a quem critica essa situação de défice.
    O presidente deixou ainda um apelo aos sócios, “que apareçam, na máxima força, na próxima Assembleia Geral e digam que equipa querem ter, se a que estamos a formar, ou outra mais modesta”. “
    In: Diário do Barreiro

     

Enviar um comentário

<< Home

 

Estadisticas Gratis free hit counter
free hit counter

Get Your Sign

free counter