A Paragem do 18 no Cabeço Verde

Este Blog é muito abrangente e heterogéneo...Destina-se aos políticos,aos cidadãos normais,aos sócios do Benfica,aos apreciadores de jaquinzinhos fritos,aos funcionários públicos,aos adeptos do Sporting,aos que pagam impostos e aos que nem sabem o que isso é,aos ouvintes da Rádio Renascença,aos descontentes com a administração do condomínio,aos internautas que acham que Linux é a Liga Internacionalista para a União dos Xiitas,aos que gastam o tempo de trabalho a ler estas coisas,aos médicos ...

quarta-feira, junho 06, 2007

A TRAVESSIA DO TEJO ATRAVÉS DE UM TÚNEL FERROVIÁRIO CHELAS - MONTIJO ? Não obrigado



Meus Amigos,

Nos últimos dias tem aparecido em VÁRIOS O.C.S. - interessante, não é ? – a seguinte notícia:

«“Poceirão é «alternativa credível» à Ota, diz Ernâni Lopes

A zona do Poceirão poderá ser uma «uma alternativa credível» à Ota para se instalar o futuro aeroporto de Lisboa, disse hoje à Lusa o economista e professor universitário Ernâni Lopes.

Falando à margem de uma conferência, em Setúbal, no âmbito da Jornada «Segurança e Defesa na Economia do Mar», o antigo ministro das Finanças afirmou que o Poceirão «é uma alternativa credível» para a localização do novo aeroporto de Lisboa.

Ernâni Lopes integra uma comissão de especialistas que está a estudar uma solução sustentada de transportes para a Grande Lisboa, que passa pela articulação de vários módulos de transporte às plataformas logísticas de Castanheira do Ribatejo e do Poceirão.

O estudo, além de se debruçar sobre a alternativa à Ota, também contempla a travessia do Tejo através de um túnel ferroviário Chelas - Montijo e a possibilidade da base aérea do Montijo ser alargada à aviação comercial, nomeadamente às companhias de low cost, e complementar a Portela.”»

Iremos apenas debruçar-nos, muito rapidamente, sobre o paragrafo que diz: “O estudo, além de se debruçar sobre a alternativa à Ota, também contempla a travessia do Tejo através de um túnel ferroviário Chelas-Montijo”

Quatro notas telegráficas sobre o Senhor Professor Ernâni Lopes, nas quais pretendemos demonstrar, singelamente, a nossa enorme consideração por este Homem

1ª É um distinto Professor Universitário.

2ª Foi um competentíssimo Ministro das Finanças do nosso País.

3ª Foi o Presidente do Conselho de Administração da Portugal Telecom, em que pelo menos em duas Assembleias Gerais de Accionistas e respondendo a questões que lhe apresentámos, mantivemos interessante debate no qual demonstrou ser profundo conhecedor do Sector das Telecomunicações e daquela grande Empresa.

4ª Por ultimo e por ser, para nós, a mais importante, temos um enorme respeito pela sua grave doença, do conhecimento público.

Agora o Senhor Professor Ernâni Lopes fazer parte de uma Comissão de Especialistas que defende a travessia do Tejo através de um túnel ferroviário Chelas-Montijo, leva-nos a pensar que, esta parte do Estudo, não teve a colaboração, os conhecimentos e a mais valia do Senhor Professor.

Não acreditamos, muito sinceramente.

Para ajudar, de certa forma, os nossos Leitores a compreenderem esta questão, recomendamos que se detenham por breves momentos na figura que apresentamos para ilustrar este Post. Observem-na atentamente.

Caros Amigos, a ser realizado o Projecto desenvolvido nesse Estudo, uma coisa parece ser trágica e irremediavelmente certa:

A PONTE CHELAS- BARREIRO – T.T.T. – NUNCA TERIA A COMPONENTE RODOVIÁRIA.

Nem agora, nem daqui a 10, 20 ou 30 anos !!!

Não acredito, não acredito mesmo, que o Senhor Professor Ernâni Lopes tenha participado nessa parte do Estudo.

Mais, não pode, de todo, definitivamente, ter participado, é que, para nós, esta personalidade continua a ser total e honestamente competente !!!

Todavia, como é evidente, o Governo Socialista terá SEMPRE, a última palavra sobre esta matéria, é claro.

Bom Feriado para todos os meus Amigos,

Zé do Barreiro.

47 Comments:

  • At 06 junho, 2007 14:12, Anonymous Anónimo said…

    Noticia de hoje(06.06.2007) no jornal do Público:

    "Modelo de negócio do TGV apresentado a 21


    O modelo de negócio da rede ferroviária de alta velocidade em Portugal vai ser apresentado dentro de duas semanas, a 21 de Junho, anunciou a secretária de Estado dos Transportes. Ana Paula Vitorino, que falava na Comissão Parlamentar de Orçamento e Finanças, durante o debate sobre as Grande Opções do Plano (GOP), explicou que o modelo de negócio do TGV será apresentado pela RAVE.
    Durante a intervenção na audição no âmbito das Grandes Opções do Plano (GOP) para 2008, a secretária de Estado dos Transportes disse que os estudos técnicos para a "terceira travessia do Tejo" estão concluídos, acrescentando que a demora no anúncio das conclusões está dependente dos contactos com as autarquias de Lisboa e do Barreiro.
    "É uma matéria demasiado importante, que também é da responsabilidade dos municípios de Lisboa e do Barreiro", afirmou, acrescentando que "o dossier estará concluído assim que a Câmara Municipal de Lisboa tenha um executivo eleito". Lusa "

    Um abraço amigo Zé
    R.A.

     
  • At 06 junho, 2007 15:18, Blogger Zé do Barreiro said…

    R.A.,

    Cá vai mais um pequeno texto – FRESQUINHO - para complementar e reforçar a notícia que nos enviou:

    O Governo já concluiu os estudos para nova Ponte !!!

    O Governo aponta para depois das eleições intercalares em Lisboa a decisão sobre o formato da nova ponte sobre o Tejo.
    Os estudos já estão terminados, segundo garantiu a secretária de Estado dos Transportes, mas ainda falta um novo Executivo camarário.
    A ponte entre o Barreiro e Chelas vai servir o TGV, mas ainda não se sabe se será também rodoviária.
    A decisão fica para depois das intercalares na capital, aponta Ana Paula Vitorino.
    “Os estudos técnicos estão concluídos mas são matérias demasiado importantes e que têm uma extensão territorial que é também da responsabilidade dos municípios. É possível neste momento ter um diálogo técnico e político com a Câmara do Barreiro, que é um dos pontos de amarração da ponte. Do outro lado da ponte teremos Chelas, Lisboa, e neste momento não é possível concluir esse dossier. Temos que esperar que a Câmara Municipal de Lisboa tenha um executivo eleito e que seja parceiro do Governo para tomar essa decisão”, disse.

    Amigos, isto está para breve, muito breve e eu irei rebolar a rir !!!

    Zé.

    Ps: Camarada R.A., gostaríamos de contar consigo para uma coisa que temos cá na carola há muito tempo. ( Candidatos…candidaturas …listas… Concelhias… Distritais … não sei se me entende … )

     
  • At 06 junho, 2007 16:35, Anonymous Anónimo said…

    Quanto mais lutarem pelo Aeroporto no Poceirão mais o Barreiro ficará entalado. Reparem que agora já falam num túnel.

    É bom ainda haver sonhadores como o Amigo ZÉ!!!

    PS: A Vitorino disse que AS NEGOCIAÇÕES COM A cAMARA DO BARREIRO ESTÃO CONCLUIDAS, SÓ FALTA A DE LISBOA, SERÁ?

     
  • At 06 junho, 2007 18:32, Blogger Zé do Barreiro said…

    Ultimo Anónimo:

    Eh Amigo, deixe-me sonhar !!! Ainda é de borla !!!

    Mas, também, deixe-me ter total confiança no Governo P.S. que governa o nosso País !

    Olhe, quase sou obrigado a concordar consigo quando diz que “Quanto mais lutarem pelo Aeroporto no Poceirão mais o Barreiro ficará entalado “

    Como sabe, sou duplamente “suspeito”: vivo e trabalho no Barreiro e sou Militante do Partido Socialista. No entanto entendo que se está a fazer demasiado “ruído”, quando determinadas pessoas e organismos se põem a defender, AGORA, o Aeroporto no Poceirão ou no Rio Frio.

    Não será uma questão de “vingança”, não acredito nisso, mas com o “alvoroço” todo que se está a levantar com a questão do Aeroporto, o Barreiro pode vir a ser prejudicado numa situação qualquer, pode sim senhor.

    Acabe-se, rapidamente, com a fobia do Aeroporto na Margem Sul, que já começa a aborrecer.

    Quando ao seu “Post scriptum”, recomendo-lhe que faça o favor de reler o comentário das 15:18 horas. Tudo o que a Engª Ana Paula Vitorino diz sobre o assunto, está lá escrito e é perfeitamente compreensível.

    Mande sempre,

    Zé.

     
  • At 06 junho, 2007 23:54, Anonymous Anónimo said…

    Isto é mesmo uma vergonha.
    O Barreiro há-de ter sempre que esperar pelas decisões dos senhores na capital.
    Simplesmente vergonhoso senhores pseudo-socialistas.
    Começo a ter vergonha de chamar por camaradas gente escroque deste calibre.
    Já chega.

    José Miguel

     
  • At 08 junho, 2007 08:50, Anonymous Anónimo said…

    Amigo ZÉ.
    Das coisas que eu mais gosto de ler neste blog são os seus sonhos, pois também de fazem sonhar. Mas pergunto e o acordar como vai ser?

     
  • At 08 junho, 2007 16:17, Anonymous Anónimo said…

    Vai com certeza ser um pesadelo, meus amigos.
    Olhem. e dos grandes.
    E eu que pensava já ter visto tudo na vida, ainda me obrigam nesta avançada idade a ter que levar com todo este despudôr, no seio do partido em que sempre confiei, ao entregarem os desmandos políticos na infantiliadde de meia dúzia de gaiatos.

    José Miguel

     
  • At 08 junho, 2007 16:58, Anonymous Anónimo said…

    Andam para aí preocupados com os jovens turcos mas a mim o que me preocupa são os que andam nos banhos turcos!

     
  • At 08 junho, 2007 22:22, Blogger Zé do Barreiro said…

    “Anónimo” das 08:50 horas e “José Miguel”,

    Deixo-vos aqui, em antecipação, uma – eventual - excelente notícia: Sei de fonte fidedigna – do núcleo duro da sua candidatura – que o António Costa defende e sempre defendeu, que a Estação de interface do TGV SE LOCALISE EM CHELAS/OLAIAS e não na Estação Oriente.

    Como já perceberam, trata-se do outro PONTO DE AMARRAÇÃO de que fala a Engª Ana Paula Vitorino, e muito importante para a decisão desta grande infra-estrutura ( o outro Ponto de Amarração é, obviamente, no Barreiro ).

    Ora, este “pequeno” pormenor significa que a PONTE CHELAS- BARREIRO TERÁ A COMPONENTE RODOVIÁRIA !!!

    Mais, todos sabemos a grande influência, legítima, que o António Costa tem no Governo … ( o que não é nenhum “crime” ).

    Agora a parte menos agradável: coloquei a palavra EVENTUAL no inicio deste comentário, porque se o António Costa não ganhar as eleições em Lisboa, a “coisa” poderá complicar-se …

    Penso que todos os Barreirenses perceberão muito bem a importância e o significado político/estratégico do A. C. ser eleito Presidente da Câmara de Lisboa …

    Grande fim de semana para todos ( Barreirenses e Camaradas do PS/Barreiro )

    Zé.

     
  • At 11 junho, 2007 15:21, Anonymous Anónimo said…

    Amigo Zé Miguel não esteja triste e encare a realidade aquele Partido Socialista que tinha pessoas a quem o amigo chamava, com orgulho, CAMARADAS já não existe e no Barreiro acabou a muito tempo. No novo "PS" a realidade é outra, agora tudo tiram aos pobres para dar aos ricos. Serão com este espirito que o Partido foi criado? Claro que não!!! No Barreiro então é uma desgraça mas, ainda há sonhadores (ainda bem que eles existem) que nos vão fazendo ter uma vaga esperança no futuro.
    No Barreiro os grande dirigentes do actual "PS" fizeram uma coisa fabulosa: Tiveram a Câmara nas mãos e entrageram-na de mão beijada ao PC (QUANDO ESTE ESTAVA MORIBUNDO) e agora aproveitam aqueles pasquins da imprensa local para destilar ódio para cima de toda a gente (quando deveriam ter defendido uma coisa que demorou trinta anos a conquistar). Mas pergunto eu, que fez o "PS", enquanto Governo, de útil ao Barreiro? Leia o Margem Sul (?) e veja a crónica de um rapazola (que se diz dirigente dos trabalhadores socialistas) que na ansia de dizer mal do Presidente da Camara só enterrra o "PS" que como é reconhecido deixou-a de rastos.
    Não tenha medo dos turcos as sim dos aprendizes.
    Um Abraço

     
  • At 11 junho, 2007 16:30, Anonymous Anónimo said…

    Andam aí uns "camaradas" a fazer lóbi pela nova ponte quando o lóbi a fazer era pela limpeza do Barreiro. Isto sim era uma grande luta. Este ano além da m**** de cão, da m**** de pombo, da m**** que toda a cambada de cavalos manda para a rua são os "espaços verdes" que estão a tomar conta da nossa pobre cidade, refiro-me às ervas que chegam a ter um metro (ou mais) e ninguém as corta. Será que querem fazer um grande pulmão e nós não estamos a perceber? Este é que era um lóbi útil nossa cidade!!!

     
  • At 11 junho, 2007 16:59, Blogger Zé do Barreiro said…

    Ultimo "Anónimo",

    Uma simples e singela sugestão:

    Contacte, apresente estes casos e esclareça-se junto dos dois vereadores reponsáveis pelos pelouros da Higiene Urbana e do Ambiente.~

    Compreenderá que, para estes casos, não é necessário constituir lobby coisa nenhuma ...

    É uma obrigação, com prioridade máxima, daqueles que governam a Autarquia e que tem o dever de servir, com excelência, os Cidadãos que neles votaram.

    E, DEPOIS, NÃO VENHAM DIZER - E ESCREVER - QUE O BARREIRO ESTÁ "AMARRADO"!!!

    Saudações,

    Zé.

     
  • At 12 junho, 2007 08:19, Anonymous Anónimo said…

    Amigo Zé:
    Isso de me dirigir aos eleitos já eu fiz várias vezes. Mas nas minhas costas de certeza que se riem. Por isso é que eu digo que é preciso fazer barulho e uma pessoa só não chega. Se se fez tanto barulho por causa dos ordenados dos assessores da Câmara porque não aproveitar este canal para fazer barulho pela limpeza da nossa terra. E SEI QUE O AMIGO ERA UMA DAS PESSOAS QUE PODERIA DAR VOZ A ESTA LUTA pelo nosso bem estar.

    PS: Escrevi que a possível vinda do aeroporto para a margem sul só entalava, mais uma vez, o Barreiro. Aí está o estudo a dizer que não é preciso uma nova transversia.

     
  • At 12 junho, 2007 11:20, Anonymous Anónimo said…

    Atenção que o Barreiro pode perder a ponte se o aeroporto for para Alcochete.....

    "Opção por Alcochete
    implica mexer no TGV"-Jn de 12/06/2007...

    "O estudo da CIP que indica Alcochete como zona preferencial para o novo aeroporto de Lisboa (NAL) pressupõe alterações ao traçado do TGV previsto pelo Executivo. A opção por este local a sul do Tejo parte do princípio que a linha Lisboa-Porto tem uma estação no NAL e circula pela margem esquerda do Tejo, por oposição à hipótese do Executivo, que aponta para uma estação na Ota e circulação pela margem direita. No modelo proposto, Santarém ganharia uma estação intermédia na ligação Lisboa-Porto.

    José Manuel Viegas, professor do Instituto Superior Técnico e autor do estudo explicou ao JN que a circulação do TGV pela margem esquerda implica custos "muitos menores" do que a opção prevista, já que os terrenos são planos. "Não seria preciso o conjunto de túneis e viadutos", disse. Também a ponte Chelas-Barreiro é posta em causa pelo professor. A travessia do Tejo, defende, pode ser feita mais a Norte, numa zona de rio mais estreita."(...)
    R.A.

     
  • At 12 junho, 2007 18:48, Blogger Zé do Barreiro said…

    “Anónimo” das 08:19 horas e R.A.,

    Quanto à limpeza das ruas do Barreiro e às ervas que chegam a ter um metro (ou mais) e ninguém as corta, o que podemos dizer e fazer sobre este assunto aqui no Blog – somos muito limitados, POR ENQUANTO mesmo muito limitados – será alertar e chamar a atenção do vereador da Higiene Urbana para o facto de, por exemplo, no que respeita ao corte das ervas e arbustos em todas as Freguesias do Barreiro, temos em nosso poder elementos/nºs das intervenções que se fizeram nessa actividade durante o ano de 2006 e podemos informar que os nºs dessas intervenções no primeiro quadrimestre de 2007 ( Jan. a Abril ) não se aproxima nem de perto nem de longe das intervenções efectuadas no mesmo período de 2006.

    Será que este ano as ervas não cresceram tanto ? Será do clima que este ano “não deixa” os arbustos crescerem ? Ou será que pura e simplesmente não os cortam com a frequência com que deveriam ser cortados ?

    Bom, Amigo “Anónimo”, foi como dissemos no inicio: não podemos, neste momento, fazer muito mais do que alertar, devido ao facto de, POR ENQUANTO, não termos qq influência e poder de decisão nessas matérias …

    Camarada R.A., o meu ilustre Amigo tirou-nos literalmente as palavras que pretendíamos dizer ao “Anónimo” sobre a questão se o Aeroporto se localizar em Alcochete, a Ponte - T.T.T. – já não será construída.

    Agora, meus Amigos, todos sabemos que neste País um sector da nossa Sociedade ( não digo qual ) está a começar a ficar preocupantemente doido. Pensamos que ninguém terá dúvidas sobre isso.

    Mas, caramba, tem que existir, em toda esta novela, um pouco de bom senso e temos de acreditar que uma parte desse sector, intelectual e político, não está ainda COMPLETAMENTE doido.

    Para bem dos Portugueses que vivem por estas bandas.

    A questão é que serão mais seis meses que irão atrasar ainda mais a nossa Economia; mais uns milhares de euros que TODOS teremos de desembolsar para pagar os novos estudos; com os empregos a terem de esperar implacavelmente mais esse tempo e sobretudo o inicio das obras dessas duas importantíssimas infra-estruturas para o nosso País se atrasarem, na nossa modesta opinião, irreversível e injustificadamente. Lamentável …

    Grande abraço para os dois,

    Zé.

     
  • At 12 junho, 2007 23:34, Anonymous Anónimo said…

    Olá amigo Zé...
    Presidente da Republica queria alternativas...
    O governo, deu...para acalmar a oposição...e os tecnicos...
    Mas passado os seis meses...o governo....vai voltar à decisão...inicial...que agora está na gaveta.
    Passaram vários governos a bater sempre na mesma tecla...não é em 6 meses...

    um abraço....
    R.A.

     
  • At 13 junho, 2007 09:27, Blogger Zé do Barreiro said…

    R.A.,

    Pois … é que eu acredito piamente que, AINDA, aqueles que decidem estas coisas não estão COMPLETAMENTE doidos !!!

    Felicito-o pela sua perspicácia e originalidade …

    Grande abraço,

    Zé.

     
  • At 14 junho, 2007 11:15, Anonymous Anónimo said…

    Ao que eu cheguei agora já penso que quem poderia salvar o Barreiro da sua MORTE era o Alberto João Jardim e sabem porquÊ? Reparem bam companheiros:
    1- Durante anos não nos deram nada porque quem mandava eram os Comunas, levaram a ponte para outro lado. Todas as terras em volta cresceram e nós nada;
    2- Levaram as industrias e até o nosso comboio, e nós a vê-los crescer (pontes, barcos, autocarros, metros, transporte próprio etc) e nós nada. Para sair do Barreiro para Lisboa (p.ex.) vamos de Barco se este falhar vamos a pé;
    3- Deram-nos um cheirinho de comboio para Lisboa mas, quem morar nocentro Barreiro praticamente não tem hipótese de lá chegar.
    Estas são algumas coisas que se têm passado e nós cada vez mais pobres (para não dizer miseráveis).
    Quando se pensava que íamos ser tratados como gente com a esperança de ter-mos uma ponte vêm uns filhos da P*** que para fazerem politica porca F****-*** a esperança que nós tinhamos de ser tratados como gente.
    Depois do que nos tem acontecido não é de desejar um AJJardim? Podia ser que não brincassem com esta terra que foi maravilhosa e que deu de comer a tanta gente.
    Um abraço a todos

     
  • At 14 junho, 2007 11:18, Anonymous Anónimo said…

    De facto, parece que há quem esteja pior:

    A Câmara Municipal do Barreiro, que promoveu o evento, assinalou A ABERTURA DA ÉPOCA BALNEAR, no dia 9 de Junho, pelas 22h00, na praia do Clube Naval. com um concerto de Reggae .

    Meia dúzia de dias depois, a Câmara Municipal do Barreiro, informa que mantém a interdição aos banhos nas praias estuarinas do Concelho do Barreiro: Clube Naval, Barra-a-Barra e Mexilhoeiro DESACONSELHANDO OS BANHOS DE RIO NOS REFERIDOS LOCAIS, uma vez que está em causa uma situação de risco para a saúde pública.

    De referir que, tudo isto se passa em pleno período de concurso gastronómico onde se podem deglutir os seguintes “petiscos ribeirinhos”:

    “Polvo à Passagem”
    “Kamarro Tropical”
    “Cataplana Ribeirinha”
    "Choco à Mercantil"
    "Corvina à Praia Pequena" .

    Há alguma mensagem que o departamento de marketing do CC barreirense queira fazer passar com tudo isto ou trata-se apenas e só de pura idiotice?

     
  • At 14 junho, 2007 14:31, Blogger Zé do Barreiro said…

    Último “Anónimo”,

    É muito pertinente aquilo que apresentou. É sim senhor.

    Só nos resta que o peixe e os demais ingredientes que os Restaurantes eram “obrigados” a “pescar” na zona ribeirinha do Barreiro para confeccionarem os pratos a concurso, não tenham sido, de todo, retirados dessa zona ribeirinha …

    Será que foram pescar/comprar o peixe a Sesimbra ou a Setúbal ?

    Será que o Júri tem mecanismos adequados para saber onde o peixe foi pescado ?

    Se tem, o que se reconhece ser quase impossível, então teriam de ser todos os Restaurantes liminar e tacitamente eliminados/desclassificados, se o pescado não for oriundo da zona ribeirinha do Barreiro.

    Se o Júri do concurso não tem maneira de saber a origem do pescado – hipótese mais razoável – das duas, duas, ou o peixe foi pescado fora das ´”águas” do Barreiro e então há grossa batota no concurso, ou foi realmente capturado nas “águas” do Barreiro e quem comer esses “petiscos” será candidato a uma valente caganeira ( ou coisa pior !!!).

    E quem será o responsável ? O Júri do concurso ? O “malandro” do peixe ? ou as “águas” da zona ribeirinha do Barreiro ?

    Claro que os únicos que estão absolutamente “inocentes” são, sem sombra de dúvida alguma, os cozinheiros e os proprietários dos Restaurantes … Eh,eh,eh,eh,eh.

    Isto é que vai … uma … caldeirada …

    Zé.

     
  • At 14 junho, 2007 18:38, Anonymous Anónimo said…

    Cao Zé;
    Não há dúvida, nós somos e sempre fomos uns grandes artistas do prato com ascendencia para o taxo de alguns.
    Agora estamos-nos a esoecializar em caldeiradas.
    Nem capacidade já temos de mostar fazer acreditar nas nossas decisões. Onde estão elas?
    Ponte TTT?
    Aeroporto na OTA?
    Reforma do sector Público?
    Controle de fugas da Banca?
    Mada, não somos capazes de nos afimar no que quer que seja!
    Nada melhor.
    Tudo nos acontece.
    Até breve.

    Zé Martins

     
  • At 14 junho, 2007 19:00, Blogger Zé do Barreiro said…

    “Anónimo” das 11:15 horas,

    Caro Amigo(a), tenha calma e esperança no futuro. Não fique assim tão desanimado(a).

    Olhe, leia com atenção e espírito aberto ( respeitando a pontuação …) o comentário das 23:34 do meu Camarada R.A.. Está lá TUDO muito bem explicadinho.

    ( neste momento não se pode explicar melhor, mais abertamente … percebe … os “outros” podem perceber os códigos … eh,eh,eh )

    Alberto João J. ?

    Livra, “pirava-me” já daqui … para o Aeroporto da … O_ _ … apanhar o avião para a Cochichina !!!

    A sua ideia não lembrava aos tipos da … CIP … nem aos profetas da desgraça da Q_e_c_s !!!

    Volte sempre aqui ao Blog, mas volte mais optimista, homem !!!

    Zé.

     
  • At 16 junho, 2007 11:48, Anonymous Anónimo said…

    Amigo Zé,

    A Noticia de hoje do DN(16 junho)
    prova que o governo não vai deixar fugir a OTA....
    Nem alterar os planos do TGV e da Ponte Chelas-Barreiro....

    "(...)Fonte do gabinete do ministro das Obras Públicas, Mário Lino, confirmou ao DN que dos 400 milhões de euros de apoios públicos para o projecto da Ota 175 milhões correspondem a apoios comunitários no âmbito das redes transeuropeias.

    Até dia 20 de Julho, o Governo português irá apresentar à Comissão Europeia, em Bruxelas, a solução Ota para se candidatar aos fundos comunitários.

    Fonte da câmara municipal de Benavente lamentou ao DN o facto do Governo ir apresentar o projecto da Ota, tanto mais que no âmbito do QREN - Quadro de Referência Estratégica Nacional (o novo Quadro Comunitário de Apoio que irá vigorar até 2013A), a área ocupada pelo futuro aeroporto da Ota "vai sair da Região de Lisboa e Vale do Tejo e passará para a região Oeste".
    (...)"
    abraço amigo Zé...
    R.A,

     
  • At 16 junho, 2007 21:25, Blogger Zé do Barreiro said…

    R.A.,

    Vale a pena dizer duas ou três coisas:

    1ª Com prazos bastante curtos a terem de ser cumpridos ( até 20 de Julho ) para apresentar candidaturas à Comissão Europeia, que envolvem verbas com valores consideráveis, o Governo para não perder esses fundos tinha de fazer o que fez: Apresentar o Projecto do Aeroporto na OTA. Elementar !!!

    Não ia apresentar um Projecto que só estará concluído em Dezembro de 2007 …

    ( As pessoas que decidem estas coisas, ainda não estão COMPLETAMENTE doidas … )

    2ª Todos nos lembramos que, aquando da construção da ponte Vasco da Gama, o tipo de decisão tomada na altura, pelo Governo PPD/PSD/Cavaco Silva/Ferreira do Amaral foi UMA DECISÃO POLÍTICA, contra tudo e contra todos.

    Esperemos que, em último caso, no limite, o nosso Governo Socialista – Primeiro Ministro - se lembre desta via - DECISÃO POLITICA - absolutamente legitima.

    3ª Pois é Camarada R.A. ainda vamos nós os dois fazer a festa.

    E que Festa iremos nós fazer por alturas da passagem do ano de 2007 para 2008 … Vai ser uma passagem da ano e peras … quero dizer … e … Pontes !!!

    Saudações,

    Zé.

     
  • At 18 junho, 2007 16:10, Anonymous Anónimo said…

    No CM,de 2007-06-18 - 00:24:00

    "Marcelo
    Isto está feito e será na Ota

    Marcelo Rebelo de Sousa defendeu ontem que a opção do Governo de pedir um estudo ao LNEC para decidir se o aeroporto será na Ota ou em Alcochete servirá apenas para “adormecer o assunto por seis meses”.


    “Isto está feito e é óbvio que será Ota”, disse na RTP 1. Marcelo afirmou ainda que a ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, “já fez asneiras a mais” e “perdeu toda a credibilidade política”.
    in Correio da Manhã"
    R.A.

     
  • At 18 junho, 2007 18:33, Blogger Zé do Barreiro said…

    R.A.,

    Quer-me parecer que o MRS anda a consultar o nosso Blog e a “beber” as considerações e analises de nós os dois … É que a análise que o Professor faz sobre este assunto, parece tirada a papel químico daqui do Blog …

    Serão apenas coincidências ?

    O que é que acha disto, caríssimo Amigo R.A. ?

    A menos que o meu Amigo esteja a passar a informação para o Centro de Pesquisas do Professor Marcelo … Eh,eh,eh.

    Abraço,

    Zé.

     
  • At 19 junho, 2007 10:41, Anonymous Anónimo said…

    Eu não fui À Universidade de 3º idade....
    O aluno Mário Soares, nunca fez nada pelo Barreiro...

     
  • At 21 junho, 2007 10:53, Anonymous Anónimo said…

    Ana Paula Vitorino, sec. de Estado dos Transportes ao jornal CM de Hoje(21 junho de 2007).

    "ALTA VELOCIDADE NÃO MUDA DE TRAÇADO

    O traçado do TGV não deverá sofrer alterações qualquer que venha a ser a localização escolhida para o novo aeroporto de Lisboa. Tanto mais que, de acordo com a secretária de Estado dos Transportes, “muito dificilmente encontraremos outro corredor que não Chelas-Barreiro” para a construção da Terceira Travessia do Tejo. Essa é também a convicção do presidente da Rede Ferroviária Nacional (RAVE), Luís Pardal, sublinhando ao Correio da Manhã que a rede de alta velocidade visa “ligar cidades e não aeroportos”. Nesse sentido, “os estudos planeados e em curso continuarão”, adiantou Luís Pardal. "

    R.A.

     
  • At 21 junho, 2007 13:46, Blogger Zé do Barreiro said…

    Caríssimo R.A.,

    Irei transcrever duas frases já repetidas nos últimos comentários e da autoria cá do rapaz:

    1. As pessoas que decidem estas coisas AINDA não estão COMPLETAMENTE doidas. Apenas, em certas alturas/ocasiões – que já começam a ser bastantes, temos de reconhecer - é que, por vezes, terão falhas ... digamos … de raciocínio … Apenas.

    2. Nós os dois, no fim deste ano, é que iremos fazer a “festa”. Asseguro-lhe, com toda a convicção, que iremos !!!

    Nota: E se for anunciado que a Estação de interface do TGV será localizada na zona de Chelas/Olaias, então aí é que o seu Amigo Zé irá rebolar a rir !!!

    Aguardemos calmamente.

    Saudações,

    Zé.

    Ps: Atenção que o Presidente da RAVE - Luis Pardal - é, no meu entendimento, o maior especialista do nosso País relativamente à TTT, o qual tem afirmado inumeras vezes que a Ponte Chelas/Barreiro deve ter a componente Rodoviária desde já.

     
  • At 22 junho, 2007 10:32, Anonymous Anónimo said…

    DN de 22 junho de 2007

    "(...)
    Governo admite ajustes

    Para Ana Paula Vitorino, uma eventual mudança para Alcochete do aeroporto de Lisboa não implica mudar o traçado do TGV ou da terceira travessia, embora exija ajustamentos no projecto. Mas as adaptações não podem pôr em causa a ligação a Madrid e, do seu ponto de vista, não há um corredor alternativo que permita assegurar também os serviços suburbanos e de mercadorias da ponte Chelas/Barreiro. De qualquer modo, terá de ser feito um estudo rigorosos das acessibilidades ao novo local. Uma hipótese de trabalho é a construção de um linha nova em rede convencional entre o Barreiro e Alcochete que serviria para um shuttle directo para o aeroporto.

    Apesar das críticas, Jorge Costa ressalvou, contudo, que para o PSD não está em causa a necessidade de modernizar as infra-estruturas ferroviárias, nem os acordos feitos com Espanha sobre a alta velocidade que aliás datam do tempo de Durão Barroso como primeiro-ministro. "
    R.A.

     
  • At 22 junho, 2007 11:02, Blogger Zé do Barreiro said…

    R.A.,

    «“ Uma hipótese de trabalho é a construção de um linha nova em rede convencional entre o Barreiro e Alcochete que serviria para um shuttle directo para o aeroporto.”»

    Caríssimo R.A., raciocine comigo: Os “Profetas da Desgraça” que existem no nosso País argumentam que se estão a gastar “ triliões” ( esta palavra saiu-me neste momento … ) de Euros com os Estudos, Projectos e, posteriormente, com a construção do TGV, do NAL ( concretamente na OTA ) e da TTT.

    O R.A. acha que o Governo iria decidir e aprovar um acréscimo de custos com a construção de um linha nova em rede convencional entre o Barreiro e Alcochete que serviria para um shuttle directo para o aeroporto ?

    ( se o NAL fosse construído em Alcochete/Montijo, bem entendido. )

    Deixo-lhe a pergunta, mas permita-me, também, que aqui deixe uma saudável e estridente gargalhada.

    AH,AH,AH,AH,AH.

    Zé.

     
  • At 17 agosto, 2007 02:36, Anonymous Anónimo said…

    Túnel? Porreiro... e a falha do Tejo?

     
  • At 10 setembro, 2007 12:10, Anonymous Anónimo said…

    http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=13&id_news=294193

     
  • At 10 setembro, 2007 16:56, Blogger Zé do Barreiro said…

    Caro amigo,

    Não acredite nessa notícia.

    É “bluff” dos O.C.S.. É só para lançar a confusão …

    Aguarde mais umas semanitas … Até ao fim do mês, no máximo.

    Zé.

     
  • At 10 setembro, 2007 22:59, Anonymous Anónimo said…

    Pode ser, mas entretanto recolhi mais este "indício":

    "(...)
    • TTT com uma solução rodo/ferroviária de ligação entre as duas margens (em túnel).
    (...)
    • Alcochete como localização mais favorável em termos nacionais, para o Novo Aeroporto Internacional de Lisboa com passagem do TGV (Lisboa, Alcochete, Évora, Badajoz).
    (...)"

    Rostos
    http://www.rostos.pt/paginas/inicio2.asp?jornal=18&revista=5&cronica=110539&mostra=2

    Este arquitecto parece-me que tb trabalha em planeamento na margem sul e tem sabido manter-se longe de polémicas, pelo menos aparentemente, porque motivo arriscaria um "palpite" destes nesta altura?

     
  • At 11 setembro, 2007 10:37, Blogger Zé do Barreiro said…

    Olhe, caríssimo Anónimo, irei responder-lhe muito rapidamente e desta maneira:

    A construção de um túnel é uma hipótese que levanta problemas de natureza geotécnica e de inserção na rede ferroviária, pois as linhas ferroviárias têm de ter níveis de inclinação muito pequenos, o que não é possível com a construção de um túnel.

    Não faço a mínima ideia das razões e intenções desse arquitecto vir a terreiro, nesta altura, arriscar esse “palpite”.

    Mais um a lançar a confusão ?

    Talvez, talvez …

    Cumps,

    Zé.

     
  • At 22 setembro, 2007 15:05, Anonymous Anónimo said…

    O ministro da Agricultura não quer o novo aeroporto nos terrenos do Campo de Tiro de Alcochete. Apesar de o relatório preliminar do LNEC, entregue na sexta-feira da semana passada ao ministro das Obras Públicas, confirmar Alcochete como "um local adequado" para a construção do novo aeroporto, Jaime Silva tem dúvidas e encomendou um estudo sobre o impacto que o novo aeroporto terá na Companhia das Lezírias, a maior exploração agro-industrial do país, com cerca de 22 mil hectares.
    O ministro receia que a construção do novo aeroporto no Campo de Tiro de Alcochete possa afectar a reserva de sobreiros da Companhia das Lezírias e inviabilizar o programa de investigação agrária previsto para aquela propriedade do Estado. A reserva de sobreiros e o lençol de água que existe por baixo dos terrenos da Companhia das Lezírias, o mesmo que fez chumbar a localização em Rio Frio, são também motivo de preocupação.
    Leia mais na edição do Expresso na banca
    ou em http://expresso.clix.pt/gen.pl?p=semanal
    In:
    http://expresso.clix.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=ex.stories/122534



    Novo aeroporto
    Ministro do Ambiente pediu estudo sobre mancha florestal a sul do Tejo
    22.09.2007 - 11h39 Lusa

    O ministro da Agricultura encomendou em Junho um estudo sobre a mancha florestal a sul do Tejo, que pretende ser "um contributo" para a discussão sobre a localização do futuro aeroporto de Lisboa, disse à Lusa fonte do ministério.
    O semanário "Expresso" noticia hoje que o ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas, Jaime Silva, "encomendou aos serviços do ministério um estudo sobre o impacto que o novo aeroporto terá na Companhia das Lezírias".

    O jornal adianta ainda que o primeiro-ministro "chamou a si a condução política" do "dossier" relativo à construção do novo aeroporto de Lisboa, uma informação desmentida hoje de manhã pelo gabinete de José Sócrates.

    "No âmbito das suas competências, a coordenação do processo da construção do novo aeroporto é feita pelo ministro das Obras Públicas, engenheiro Mário Lino, não existindo qualquer alteração deste procedimento e facto, como especula e insinua a falsa notícia do semanário 'Expresso'", adiantou à Lusa o gabinete do primeiro-ministro.

    "A notícia hoje publicada pelo 'Expresso' sob o título 'Sócrates tira aeroporto das mãos de Mário Lino' é falsa, fantasiosa nos seus pressupostos e não tem qualquer fundamento", referiu o gabinte de Sócrates.

    A notícia do semanário refere também que o ministro da Agricultura "receia que a construção do novo aeroporto no Campo de Tiro de Alcochete possa afectar a reserva de sobreiros da Companhia das Lezírias", propriedade do Estado e que tem funcionado como um "laboratório".

    Em declarações à Lusa, fonte do gabinete de Jaime Silva confirmou que o ministro pediu em Junho um estudo, que deverá estar concluído "em breve", à Direcção-Geral dos Recursos Florestais "para se conhecer em pormenor a mancha florestal a sul do Tejo", onde existe a Companhia das Lezírias e outras propriedades, como a Herdade do Canha.

    "Trata-se de um estudo que o ministro pretende que seja um contributo, mais um dado a levar em conta na discussão do aeroporto", adiantou a mesma fonte.

    O gabinete de Jaime Silva desmentiu, em comunicado, que tenha dúvidas sobre a hipótese de Alcochete, como adianta o semanário.

    "O ministro nunca afirmou ser contra ou a favor da construção do novo aeroporto em Alcohete ou na Ota. A notícia do 'Expresso' é falsa quando diz que o ministro da Agricultura não quer o aeroporto em Alcochete", sublinha.
    In:
    http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1305485&idCanal=34

     
  • At 22 setembro, 2007 17:08, Blogger Zé do Barreiro said…

    Caro Anónimo,

    Há pessoal que anda muito nervoso, ah isso há ...

    As intenções e os motivos porque certos grupos de interesses lançam a confusão, só Deus o sabe.

    O ultimo a rir é o que ri com mais gosto e ...esse vai ser cá o Zé ...

    E, parece-me que, também, o meu Amigo.

    Continue, aqui, a postar este tipo de textos. Contribuirão para memória futura e para servirem de Biblioteca ...

    O N.A.L. SERÁ NA OTA !!!

    OUVIRAM ???

    Zé.

     
  • At 22 setembro, 2007 20:04, Anonymous Anónimo said…

    pois é...

    parece que já começaram as expropriações para uma grande via de acesso ao mesmo...

    é dificil saber ao certo se esta informação é correcta pq não conheço a zona mas, o Monte Redondo é p'r'aqueles lados não é...?

     
  • At 22 setembro, 2007 20:26, Blogger Zé do Barreiro said…

    A Ota é perto de Alenquer.

    Monte Redondo é ao lado de Torres Vedras.

    Ainda é um nº de Kms de distância, com algum significado …

    Acha que faz sentido aquilo que sabe ?

    Se faz, então BINGO !!!

    ( ainda vamos os dois beber um wysquezinho “à conta” …)

    Cumps,

    Zé.

     
  • At 26 setembro, 2007 10:29, Anonymous Anónimo said…

    Decreto-Lei n.º 319/2007
    de 26 de Setembro

    O processo relativo à escolha da localização do novo aeroporto de Lisboa é matéria de incontestável relevância nacional. Com efeito, a disponibilidade de uma infra-estrutura aeroportuária moderna com grande capacidade e qualidade de resposta, é hoje absolutamente vital para o sucesso de uma estratégia de desenvolvimento que valorize e potencie o nosso território e o nosso posicionamento geográfico, em condições de enfrentar os desafios da mobilidade num mundo globalizado que se apresenta cada vez mais competitivo.
    Foi neste contexto que, após 40 anos de análise de localizações alternativas, em que foram consideradas mais de uma quinzena de localizações possíveis nas duas margens do Tejo, a OTA emergiu, no âmbito de um processo de decisão sustentado, como a melhor opção, conforme resulta da Resolução do Conselho de Ministros n.º 18-B/2000, de 27 de Abril. Com base na mencionada resolução e no seu Programa, o XVII Governo Constitucional, por sua vez, promoveu o desenvolvimento do projecto do novo aeroporto de Lisboa.
    No entanto, em Junho de 2007, verificou-se a existência de um dado novo em todo este processo de análise e decisão. Um novo estudo, merecedor de atenção e credibilidade, apontou para a possibilidade de construção do novo aeroporto de Lisboa no Campo de Tiro de Alcochete ou em local muito próximo dele - isto é, num local que até agora não havia sido objecto de estudos aprofundados no âmbito do processo relativo à escolha da localização do novo aeroporto.
    Entendendo que nas actuais condições o País não deveria avançar para a construção do novo aeroporto na Ota sem fazer todos os esforços para verificar se essa é de facto, ou não, a melhor solução, de modo a procurar um consenso técnico e político tão alargado quanto possível, na defesa do interesse nacional, o Governo, através do despacho do Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações de 12 de Junho, mandatou o Laboratório Nacional de Engenharia Civil, I. P. (LNEC), para, em seis meses, elaborar um estudo que procedesse a uma análise técnica comparada das alternativas de localização do novo aeroporto de Lisboa na zona da OTA e na zona do Campo de Tiro de Alcochete.
    O referido mandato determinou ainda que o LNEC deveria recolher os contributos e os pareceres técnicos de todas as entidades competentes, podendo recorrer à colaboração dos especialistas portugueses ou estrangeiros que considere necessários.
    Tendo em conta o exposto, e atendendo à urgência na construção do novo aeroporto de Lisboa e, também nessa medida, ao prazo de seis meses estabelecido pelo despacho acima referido para o desenvolvimento e conclusão dos trabalhos do LNEC, todos os procedimentos e processos de trabalho inerentes carecem de execução célere, não se compadecendo com qualquer dilação injustificada.
    Neste contexto, justifica-se a criação de um regime excepcional e transitório de aquisição de serviços, que permita ao LNEC recorrer, de forma célere e em tempo, aos melhores especialistas disponíveis, nacionais e internacionais, tendo em vista a concretização do mandato que lhe foi atribuído.
    O presente decreto-lei visa exactamente dar cumprimento a esta determinação do Governo, no quadro da adopção das medidas consideradas adequadas a minorar os efeitos negativos do atraso no processo de decisão de construção do novo aeroporto de Lisboa.
    Assim:
    Nos termos da alínea a) do n.º 1 do artigo 198.º da Constituição, o Governo decreta o seguinte:
    Artigo 1.º
    Objecto
    O presente decreto-lei cria um regime excepcional de aquisição de serviços que tenham em vista a realização de uma análise técnica comparada das alternativas de localização do novo aeroporto de Lisboa na zona da OTA e na zona do Campo de Tiro de Alcochete.
    Artigo 2.º
    Âmbito
    1 - O Laboratório Nacional de Engenharia Civil, I. P. (LNEC), fica autorizado a proceder, até 12 de Dezembro de 2007, ao ajuste directo dos contratos que tenham por objecto a realização de estudos, pareceres ou projectos consultoria e de análise técnica comparada das alternativas de localização do novo aeroporto de Lisboa na zona da OTA e na zona do Campo de Tiro de Alcochete, cuja estimativa de custo global por contrato, não considerando o IVA, seja inferior aos limiares previstos para aplicação das directivas comunitárias sobre contratos públicos.
    2 - A celebração de contratos com recurso ao regime excepcional previsto no presente decreto-lei apenas pode ser realizada para cumprimento dos objectivos definidos no despacho do Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações de 12 de Junho, que mandatou o LNEC para a realização de um estudo contendo uma análise técnica comparada das alternativas de localização do novo aeroporto de Lisboa na zona da OTA e na zona do Campo de Tiro de Alcochete.
    3 - As adjudicações de contratos feitas ao abrigo do presente regime excepcional devem ser comunicadas ao Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, garantindo sempre o cumprimento dos princípios da publicidade e transparência dos contratos.
    Artigo 3.º
    Entrada em vigor
    O presente decreto-lei entra em vigor no dia seguinte ao da sua publicação.

    Visto e aprovado em Conselho de Ministros de 23 de Agosto de 2007.
    - José Sócrates Carvalho Pinto de Sousa - Fernando Teixeira dos Santos - Mário Lino Soares Correia - José Mariano Rebelo Pires Gago.

    Promulgado em 20 de Setembro de 2007.
    Publique-se.
    O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva.
    Referendado em 21 de Setembro de 2007.

    O Primeiro-Ministro, José Sócrates Carvalho Pinto de Sousa.

     
  • At 26 setembro, 2007 11:47, Blogger Zé do Barreiro said…

    Caro Leitor,

    Evidente e obviamente que o Governo/Primeiro Ministro estão a fazer o que lhes compete. Esgotar TODAS as hipóteses e possibilidades para que, no futuro, não existam qq dúvidas quanto a implantação do NAL.

    Agora conto-lhe dois pequeninos segredos:

    . As nossas Forças Armadas – o ramo que está no Campo de Tiro de Alcochete – disponibilizarão de “animo leve” aqueles terrenos ? Isto é, ir-se-ão embora dali sem mais nem menos ?

    . E os corredores aéreos, caro Leitor, e os corredores aéreos, que naquela zona dão acesso não só ao Aeroporto da Portela, como aos Aeroportos Militares ?

    Cumps,

    Zé.

     
  • At 01 outubro, 2007 19:34, Anonymous Anónimo said…

    sobre a ITARI:

    http://www.iambiente.pt/
    IPAMB_DPP/docs/RNT1715.pdf

     
  • At 01 outubro, 2007 19:52, Anonymous Anónimo said…

    Aviso (extracto) n.º 18665/2007, D.R. n.º 189, Série II de 2007-10-01
    Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações - Direcção-Geral dos Transportes Terrestres e Fluviais
    Autorização para celebração de um acordo de colaboração técnico-financeira entre a Direcção-Geral dos Transportes Terrestres e Fluviais e a Câmara Municipal do Barreiro ( para aquisição de 3 autocarros para os TCB )

     
  • At 02 outubro, 2007 19:50, Anonymous Anónimo said…

    "aquilo" do Monte Redondo a que me referia era isto:

    http://www.dre.pt/pdf2sdip/
    2007/10/190000001/0000200046.pdf

    Mas, é capaz de não ter nada a ver...

     
  • At 02 outubro, 2007 22:31, Blogger Zé do Barreiro said…

    Não tem realmente nada a ver, uma vez que "este" Monte Redondo é para cima de Leiria ...

    De facto, também existe uma Freguesia com o mesmo nome perto de Torres Vedras.

     
  • At 06 outubro, 2007 02:37, Anonymous Anónimo said…

    "A Confederação da Indústria Portuguesa (CIP) vai avançar também um novo traçado para o percurso do TGV, avança hoje o "Semanário Económico".

    A necessidade de alterar o percurso do comboio de alta velocidade decorre da proposta de alteração da localização do novo aeroporto de Lisboa da Ota para Alcochete. Franciso Van Zeller confirma a existência de um novo traçado, mas não quer, para já, adiantar o novo percurso do TGV.

    O estudo sobre a hipótese de aeroporto em Alcochete vai ser apresentado até dia 15. "

     

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